Vous êtes sur la page 1sur 9

07/03/2012

AULA 01: CONSTRUO CIVIL NO BRASIL


Disciplina: Construo Civil

Prof. Celso Bastos

PANORMA ECONMICO NACIONAL


o Inflao controlada; o Taxa de desemprego nos menores patamares da histria; o Recorde na gerao de vagas formais; o Rendimento mdio do trabalhador com resultados positivos; o Crescimento da massa salarial em termos reais, confirmando os bons resultados do mercado de trabalho; o Crescimento dos investimentos;

07/03/2012

PANORMA ECONMICO NACIONAL


o Aumento da proporo do crdito imobilirio em relao ao Produto Interno Bruto (PIB); o Reservas internacionais robustas; o Classe mdia representando 50% da populao brasileira; o Operaes de credito alcanando nveis expressivos; o Consumidor e empresrio demonstrando confiana na economia;

PANORMA ECONMICO NACIONAL


Esses so alguns dos indicadores positivos que delinearam o cenrio econmico em 2010 e que surpreenderam por corresponderem ao primeiro ano aps uma grande crise financeira internacional (2009). A formao de um forte mercado consumidor interno, tambm exerceu um papel de protagonista no desempenho econmico nos ltimos anos. De acordo com o os resultados do PIB, divulgados pelo IBGE, o Brasil registrou um crescimento de 8,4% no acumulado dos primeiros nove meses de 2010. Os resultados do PIB demonstraram que o consumo das famlias foi um fator importante para impulsionar as atividades produtivas do pas. Eng. Paulo Safady CBIC

07/03/2012

A CONSTRUO CIVIL
o Crescimento do PIB setorial acima de 11% em 2010, melhor resultado dos ltimos 24 anos, gerao de mais de 340 mil vagas formais em todo pas nos primeiros dez meses do ano, crdito imobilirio em expanso, indstrias de materiais de construo com utilizao de 87% da capacidade instalada de acordo com dados da Associao Brasileira da Indstria de Materiais de Construo (Abramat).

A CONSTRUO CIVIL
o A opo da utilizao da construo, para alavancar o desenvolvimento econmico tem importante destaque do ponto de vista socioeconmico: ajuda a enfrentar uma das maiores mazelas sociais do pas, que o dficit habitacional, alm de contribuir para que se encaminhe na direo da soluo de grandes gargalos na infraestrutura, o que restringe o crescimento mais acelerado.

07/03/2012

A CONSTRUO CIVIL
o O desenvolvimento esperado para o pas nos prximos anos passa, necessariamente, pela construo. As perspectivas positivas encontram-se fundamentadas em vrios fatores: a necessidade de continuidade de crescimento do crdito imobilirio, e do mercado habitacional, para atender ao dficit e a demanda crescente por moradia, o Programa Minha Casa Minha Vida, Minha Vida 2, o Programa de Acelerao do Crescimento 2, a realizao da Copa do Mundo em 2014, a realizao das Olimpadas em 2016 e os investimentos previstos para o pr-sal certamente movimentaro a extensa cadeia produtiva do setor, gerando empregos e distribuindo renda por toda economia.

PRODUO DE MATERIAIS DE CONSTRUO


o De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Produo Fsica (PIM-PF) realizada pelo IBGE, a produo fsica de insumos tpicos da construo no pas aumentou 12,89% nos primeiros dez meses de 2010, em relao a igual perodo do ano anterior. Esse resultado reflete o bom dinamismo das atividades da construo. o Outro indicador que tambm evidencia o desempenho da construo a produo de minerais no metlicos, que contem vrios produtos relacionados ao setor, como cimento Portland, tijolo, argamassa, vidro, ladrilhos e cermicas, telhas cermicas, cal hidratada, etc.

07/03/2012

PRODUO DE MATERIAIS DE CONSTRUO

o O ndice demonstrou, nos ltimos dez meses do ano de 2010, em relao a igual perodo de 2009, crescimento de 10,11%. Nesse contexto, destacase a importncia da reduo do IPI para alguns materiais de construo como: cimento,tintas, argamassas, dobradias, chuveiros, grades de ao , pia, louas de banheiro e outros, o que melhorou as expectativas nesse seguimento.

FATURAMENTO DA INDSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUO


o Dados da Abramat revelam que faturamento total deflacionado das vendas de materiais de construo para o mercado interno (vendas da indstria para o comercio, construtoras ou grandes distribuidoras, ou seja, vendas totais da indstria), de janeiro a outubro de 2010 foi de 13,95 superior ao observado em igual perodo do ano anterior, confirmando os bons resultados do setor.

07/03/2012

CONSUMO E PRODUO DE CIMENTO


o Dados do Sindicato Nacional da Indstria do Cimento (SNIC) indicam que o consumo de cimento no pas cresceu 15,78% nos primeiros oito meses de 2010 em relao a igual perodo de 2009. Isso significa dizer que enquanto de janeiro a agosto de 2010 foram consumidos 38,876 milhes de toneladas do produto em igual perodo de 2009 esse nmero correspondeu 33,579 milhes de toneladas. o A produo do insumo no pas totalizou 38,255 milhes de tonelada no perodo de janeiro a agosto de 2010, indicando um aumento de 14,59% em relao a quantidade produzida no mesmo perodo do ano anterior (33,385milhes).

O DESEMVOLVIMENTO DA CONSTRUO CIVIL E OS SEUS DESAFIOS


o Para um pas que passou por um longo perodo de estagnao econmica, descontrole inflacionrio, mirabolantes planos econmicos e modificaes na sua unidade monetria em um passado no muito distante, a situao econmica atual satisfatria e demonstra como o pas avanou. o Os nmeros sinalizam que bons ventos sopraram em 2010. estimativas que o PIB nacional dever crescer cerca de 7,5%, a maior alta dos ltimos 25 anos.

07/03/2012

O DESEMVOLVIMENTO DA CONSTRUO CIVIL E OS SEUS DESAFIOS


o As conquistas alcanadas no aconteceram da noite para o dia. O processo de desenvolvimento comeou a ser desenhado com o Plano Real, que trouxe para o pas a estabilidade necessria para se alcanar os avanos aps vencer a hiper inflao o Brasil esta no caminho para ser uma das maiores economias do mundo. Recentemente tomou o lugar da Espanha e agora ocupa o posto de oitava maior economia mundial.

O DESEMVOLVIMENTO DA CONSTRUO CIVIL E OS SEUS DESAFIOS


o Pode-se dizer que hoje a construo a grande protagonista do desenvolvimento nacional. O setor que at pouco tempo andava de lado, mostrou, mais uma vez, a fora de seus mais excelentes predicados, como, por exemplo, a sua extensa cadeia produtiva (8,3% do PIB total do pas), imensa capacidade de absoro de mo de obra, alm da extraordinria capacidade de gerar renda por toda economia. o As empresas tem ampliado seus processo de fabricao at mesmo dentro dos canteiros de obra, nos cursos do SENAI, em parcerias com as universidade etc.

07/03/2012

O DESEMVOLVIMENTO DA CONSTRUO CIVIL E OS SEUS DESAFIOS


o Novas tcnicas construtivas, novos materiais, equipamentos, gesto dos processos, industrializao, so alguns dos recursos utilizados pelo seguimento para se alcanar a excelncia das atividades. o Outro grande desafio para o setor torna-se sustentvel. Aumentar a produo de edificaes inteligentes ou de obras verdes, contribuindo ao mximo para preservao da natureza e o direito vida das geraes futuras um caminho que se deve, necessariamente, percorrer. O uso eficiente de energia, da gua, o uso racional dos materiais e a gesto de resduos, so somente alguns dos princpios que devem ser observados nesse processo.

O DESEMVOLVIMENTO DA CONSTRUO CIVIL E OS SEUS DESAFIOS


o Mais um obstculo a escassez de terrenos nos grandes centros urbanos, condies de infra-estrutura bsica como acesso a rede de gua e esgoto, e a criao de novas fontes de financiamento para atender a demanda habitacional. o Investir na construo significa solidificar as bases para o prprio crescimento da economia.

(Dados disponveis at 14 de dezembro de 2010)

07/03/2012

CRESCIMENTO DA CONSTRUO CIVIL


Construo civil prev crescimento acima do PIB brasileiro em 2011.

Investimentos em construo civil entre 2011 e 2014 sero de R$ 137 bilhes anuais. Mercado imobilirio e as perspectivas para o setor em 2012: A previso que o setor de construo civil cresa entre 7% e 10%.

Vous aimerez peut-être aussi