Vous êtes sur la page 1sur 36

MAIO/2012 | INFORMTICAEMREVISTA 1

EDITORIAL
jaeciocarlos@gmail.com @infoemrevista

JACIO CARLOS

Oportunidades
INFORMTICA EM REVISTA E PRMIO DESTAQUES DO MERCADO INFORMTICA so marcas de Jacio de Oliveira Carlos - ME CNPJ 10.693.613/0001-05 I.Municipal 171.294-2 Rua das Orqudeas, 765 Conj. Mirassol Capim Macio CEP.59078-170 Natal/RN Fones: (84) 3206.1756 / 9444.6831 (Claro) 8863-3963 (OI) / 9617.1305 (TIM - iPhone) DIRETOR / EDITOR JACIO DE OLIVEIRA CARLOS jaeciocarlos@gmail.com informaticaemrevista@gmail.com jaecio@informaticaemrevista.com.br ADRIANO MOTTA ahmotta@gmail.com ASTNIO ARAJO astenio.araujo@gmail.com DEBORAH MASSUD deborahm@livrariasaraiva.com.br EDUARDO COELHO eduardo.coelho@itcursos.com.br FRANCISCO FERREIRA fcoferreira_ti@hotmail.com GUSTAVO RIBEIRO gustavo.ribeiro@veezor.com JARISON MELO jarisonmelo@hotmail.com LEONARDO ANNES leonardo@interativadigital.com.br LORSCHEIDER SANTIAGO santiago@mmdumar.com LUIZ GUIMARES luiz@aliancaconsultoria.com.br MANOEL VERAS manoel@manoelveras.com.br RODRIGO JORGE rodrigojorge@qualitek.com SELSO RODRIGUES NETO selsonet@hotmail.com SILVIO NASCIMENTO silviocap_36@hotmail.com FOTOS INFORMTICA EM REVISTA / ROSI NASCIMENTO DESIGNER GRFICO Henriette Cortez e Maurifran Galvo CAPA BORA COMUNICAO/ JOSIANE MACEDO hjdesign2011@gmail.com MANUTENO DO SITE NEW SYSTEM newsystemrn@newsystemrn.com.br www.newsystemrn.com.br ASSESSORIA JURDICA Dr. Pedro Ribeiro OAB/RN 1608 pedro.lira@natal-rn.gov.br IMPRESSO

PROJETO GRFICO E DIAGRAMAO (84) 3086.4815 facarn@facarn.com www.facarn.com

Os profissionais de TI de Natal tm a grande oportunidade de trocar ideias, conversar sobre suas atividades e ainda fazer parcerias, no jantar-adeso que a Informtica em Revista promove desde 2007, atendendo a uma sugesto de Roberto Viana, da 2RV Consultoria. Naquela poca era almoo e o primeiro foi no Buongustaio da Afonso Pena, depois passamos para o Barreira Roxa e o Restaurante do Iate Clube. No almoo o tempo era curto e ai foi sugerido que noite seria melhor e o jantar ficou acertado, desde 2008 na Churrascaria Sal e Brasa. Acontece, na maioria das vezes, s primeiras teras-feiras do ms onde coincide com o lanamento da revista. Nesses jantares, agradveis bate papos, confraternizaes e realizao de parcerias em negcios, so constantes. A maioria composta do pessoal de TI. As lojas de informtica, que so poucas, Ibyte, Miranda e Texas so as mais constantes presenas. A gente costuma dizer que quem da informtica e no est na Informtica em Revista nem no Prmio Destaques do Mercado Informtica, alguma coisa est errada. Mdicos, advogados, engenheiros, enfermeiros, entre outras profisses, tem suas associaes e a informtica tambm tem, a Assespro, a Aneinfo e o Setirn, que so nossos colaboradores assduos, sempre esto presentes com representantes para manter a chama acesa das suas entidades. Acho que os profissionais de TI deveriam aproveitar essa oportunidade de se reunir pelo uma vez por ms, nesses jantares, para trocar ideias e fazer negcios. Eu s no venho quando um motivo maior, impede comenta Adriano Motta, profissional de TI e colaborador da Informtica em Revista. Gosto desses jantares. Aqui consegui fazer negcios com pessoas que conhecia somente de nome. Na maioria das vezes a gente se comunica por e-mail, twitter, facebook, e nesses jantares a presena muito importante Kleber Fernandes, da Facex.

Venho desde o incio, em 2007, a essas reunies informais. Realizo negcios e parcerias e ainda saio com a revista do ms, fresquinha Marcelo Varela, Lgica Treinamentos. Quando no posso estar presente, envio um representante Afrnio Miranda, da Miranda Computao. Gosto demais. Ajudou muito na minha carreira de vendas Mercia Dantas, da Peres & Peres. Fao relatrio dos jantares para levar ao pessoal da minha empresa, juntamente com as revistas que recebo Manoel Junior, da Peggasus. Acho que o pessoal deveria levar presentes para sortear entre os que forem ao jantar. uma oportunidade de conversarmos mais livremente, depois do trabalho. Gosto muito. S no vou quando estou fora de Natal Vansia Bezerra, Cosern. Sempre que posso, levo brindes para sortear. Gosto muito desse convvio Selso Rodrigues. Acho essa ideia do jantar muito interessante. Juntar os profissionais que tem algo em comum: a informtica. Virei sempre Andr Gomes, da Suporte Informtica. Desde o incio sempre achei uma brilhante ideia esses jantares-adeso. Vinha sempre quando morava aqui. Depois fui pra Fortaleza e agora estou em Recife. S em Natal tem isso. Parabns Jarison Melo, Totvs. No deixo de participar. Aqui eu descontraio e divulgo o trabalho da minha empresa Leonardo Annes, Interativa Digital. Muitas e muitas pessoas se expressam positivamente sobre essas reunies mensais e fica aqui aqui a minha observao: o twitter, o facebook, o MSN, Orkut, essas mdias sociais so importantes, mas no h nada que seja melhor do que a presena. Que Deus nos abenoe, sempre! At junho.
MAIO/2012 | INFORMTICAEMREVISTA 3

E-MAIL DOS LEITORES

Gostaria de fazer oramento e saber o prazo de entrega para aquisio dos exemplares de 2009 a 2011. Precisamos da resposta o mais breve possvel. Aguardo retorno, Sabrina Souza biblioteca@fasem.edu.br R-Iremos fazer um levantamento para ver o que temos em arquivo e informaremos. ************************************* Ns, da Escola Natasha Franco Vieira, somos uma ONG, na qual oferecemos cursos tcnicos como: Administrao, Edificaes, Enfermagem, Eletroeletrnica e Informtica. Pudemos perceber que a Informtica em Revista seria de grande serventia para nossos alunos. Por isso venho atravs deste e-mail solicitar Cortesia (doao) de algumas revistas para o acervo de nossa biblioteca. Agradecemos a ateno. Dbora Cristina Gonalves/SP estagiobiblio@escolanatasha.com.br R-A exemplo do que fazemos com bibliotecas de escolas que nos pedem a Informtica em Revista e algumas at so assinantes, iremos enviar as ltimas 12 revistas, gratuitamente, para o acervo da biblioteca. ************************************* Muito feliz pelo crescimento e pela consolidao da Informtica em Revista. Vocs esto de parabns pela publicao da edio 69 (abril 2012). Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se existe a possibilidade de publicao de artigos de terceiros. Se sim, como devo proceder para tentar uma publicao minha? Diego da Silva Pereira diego.pereira@ifrn.edu.br R-Sim, mande artigo em 40 linhas de texto, em Word, 300dpi de resoluo e em jpg, com uma foto e dados profissionais.

evista. Gosto muito da Informtica em Revista. o possvel voc me mandar a edio do ms de abril,maro e fevereiro? Estarei esperando a resposta. Ewerton Nascimento ewertonprog@gmail.com ************************************* A matria de capa da edio de abril com a Cabo Telecom, foi muito importante para nossa empresa. Estamos deixando a que trabalhamos, com falhas e vamos fazer uma experincia com a Cabo. Ronaldo Vespasiano ronald@yahoo.com.br ************************************* Muito boa a sacada da Edio Temtica. O anunciante tem direito ao destaque na capa, duas pginas internas de matria, anncio de 1 pgina interna e mais 100 revistas ensacadas para distribuio. Parabns pela ideia. Antonio Sergio da Silva assilva63@hotmail.com R-Pois , de 12 edies, 9 so temticas. ************************************* No vi nesses ltimos dois anos em que sou assinante, matria ou anncio da UnP, na Informtica em Revista. Luiz Medeiros de Moura lumedeiros@gmail.com R-Segundo Caio Junior, do marketing da UnP, a escola no anuncia em revistas. ************************************* Como fao para ter os ltimos exemplares da Informtica em Revista? Moro em Campina Grande e vi uns exemplares na Faculdade onde estudo e gostei do contedo, da forma, do papel, da diagramao. Show de bola.

Lourival Santiago/PB ls72@hotmail.com R-Voce acessa www.informaticaemrevista.com.br, vai ao link Edio on line e v e l as revistas de maio de 2011 a abril de 2012, na ntegra e de graa. ************************************* A Informtica em Revista no apoia mais a Bienal de Informtica? S vi as de 2007 e 2009. O que houve? Luciana Santos luciana.santos@yahoo.com.br R-O formato de bienal mudou e aqui em Natal no tem empresa especializada em evento com capacidade de promover uma exposio de tamanha grandiosidade como a Bienal de Informtica. ************************************* Como est o projeto Informtica na TV? Vi pelo You Tube uma sinopse de 10 minutos e achei interessante. Tem ideia de quando vocs vo lanar o programa? Vinicius Oliveira Moura vomoura@hotmail.com R-Realmente fizemos um demo de 30 minutos e apresentamos a Rede Sim Tv, TV Ponta Negra e Bandeirantes Natal. Apesar de terem gostado do formato e do oportunismo do programa, s h interesse em vender o espao, que seria de 30 minutos, semanais, para exibio aos sbados.A Informtica em Revista no tem como trabalhar com essa condio de comercializao. Estamos vendo a possibilidade de produzir um programa de 5 minutos para colocar no site.

4 INFORMTICAEMREVISTA |MAIO/2012

ARTIGO
WEB MASTER leonardo@interativadigital.com.br

LEONARDO ANNES

Quem precisa de associaes de TIC ?


- Afinal, para que serve uma associao onde todos, ou quase todos so concorrentes? - Quem ganha com isso? - Que inconfessveis interesses podem estar por trs disto? Este monte de bobagens acima, serve para ilustrar a desinformao que rondam as associaes, a nica forma de combater a ignorncia a informao, divulgando os reais benefcios desta prtica, que vem dos tempos da Roma antiga. Uma associao congrega pessoas e empresas com objetivos ou dificuldades comuns, que, com a fora da unio, tem maior possibilidade de sucesso conjunto. O RN, com algum atraso em relao aos seus estados vizinhos, finalmente est criando suas associaes em torno da TIC (Tecnologia da Informao e Comunicao) e j colhe os bons frutos desta prtica. H alguns anos, na falta de entidades representativas, o setor de TIC se encontrava na CDL Natal - www.cdlnatal.com.br ou no CDL Jovem - www.cdljovemnatal.com. br a nica forma de encontrar os empreendedores do setor para troca de ideias. SEBRAE/RN - www.rn.sebrae.com.br foi o catalisador do setor quando lanou o ProTIC, que entre outras aes, organizou viagens dentro e fora do pas, possibilitando empresrios visitar plos como o Porto Digital em Recife e o Vale do Silcio na Califrnia. Produziu um catlogo impresso com empresas de TIC que hoje, sob seu patrocnio, culminou com o Portal InfoRN - www. Inforn.com.br onde as empresas de TIC podem se cadastrar gratuitamente. A ANEINFO - www.aneinfo.com.br desde 2008 congrega, principalmente, as empresas de comrcio de Informtica e, unidas, conseguiram reduo do ICMS antecipado, chegando assim a equiparar a carga tributria a j existente nos estados vizinhos ao RN. O sistema ASSESPRO/SETIRN - www. assesprorn.org que est comeando suas atividades no Estado, rene as empresas de Software que hoje sofrem com a maluca legislao sobre PAF-ECF. Nestas reunies, podem trocar ideias, partilhar solues e lutar por uma legislao mais coerente. Graas as reunies da ASSESPRO, a www.Interativadigital.com.br hoje desenvolve, em parceria com a Tec-Soft www.tecsoft.info, uma plataforma para reservas e pagamento de Hotis, onde uma aplicao j existente da Tec-Soft (GER Hotel) ser incrementada com pagamento Web, especialidade da Interativa. O Portal www.gerhotel.com.br tem seu lanamento previsto para o segundo semestre de 2012.

MAIO/2012 | INFORMTICAEMREVISTA 5

PARCERIA

Citrix chega ao RN pelas

mos da Veezor
No ltimo dia 18 de abril, a Veezor Network realizou, no auditrio da Peggasus, evento para seus clientes e convidados a fim de anunciar a parceria com a empresa cearense Mmdumar e apresentar as solues Citrix que sero oferecidas no mercado potiguar, com palestra e exposio de Lorscheider Santiago, durante a manh. A Citrix lder mundial em virtualizao de desktops e oferece o melhor custo/benefcio nessa rea, alm de solues em redes, nuvem e colaborao. A Mmdumar, a nica empresa que representa a Citrix no Norte/Nordeste e tem o foco voltado para as solues de virtualizao de datacenter, desktops e aplicaes. A parceria Veezor/Mmdumar visa trazer para o Rio Grande do Norte o poder surpreendente da virtualizao de datacenter do XenServer, soluo que tem como base o hypervisor Xen, preferido dos principais servios de computao em nuvem do mercado, e a incomparvel tecnologia do XenApp, XenDesktop e VDI-in-a-box, que brilha os olhos de quem conhece essas solues de virtualizao de desktop e aplicativos, possibilitando entrega para qualquer tipo de dispositivos como iPhone, iPads, Androids (tablets e celulares) e thin clients.

Grandes desafios esto colocados no mercado, como computao em nuvem, consumerizao, TI verde e a Veezor est sempre buscando oferecer ao mercado, opes que possam ultrapasp p sar esses desafios e superar expectativas.

Lorscheider Santiago

A parceria Veezor/ Mmdumar visa trazer para o RN o poder surpreendente da virtualizao


6 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

TECNOLOGIA

AR-Consultoria desenvolve softwares sob medida


Cedida

A AR-Consultoria em Informtica foi fundada em 2004 pelo empresrio e analista de sistemas Alan Ricarte. E como toda empresa pequena em seu estgio inicial de desenvolvimento passou por algumas dificuldades, principalmente com relao a sua entrada neste ramo de atividade to concorrido. A empresa funcionava, nessa poca, em uma pequena sala comercial alugada na Av. Romualdo Galvo em Lagoa Nova. Contava com apenas um nico membro em sua equipe, o prprio dono, que alm de gerenciar sua empresa tambm dava aulas de programao no Senac para ajudar a custear as despesas. Com o passar do tempo a empresa foi crescendo e logo apareceram boas oportunidades como a parceria feita em 2006 entre a AR-Consultoria e Cardoso Neto. Esta parceria durou aproximadamente trs anos e propiciou o surgimento da Delphi Sistemas, hoje presidida por esse antigo scio. Em 2009 a A-R conseguiu realizar um de seus maiores sonhos, o de ter uma sede prpria e bem localizada no bairro de Petrpolis. Conta tambm com uma equipe de dez profissionais especializados nas reas de desenvolvimento de software, criao e manuteno de banco de dados, suporte tcnico, assessoria contbil e gesto de empresas. Por isso, consegue atender com qualidade e eficincia os, at o presente, 110 clientes que esto distribudos em vinte municpios pelo Estado do Rio Grande do Norte. Para agilizar as aes desenvolvidas e dar melhor assistncia aos clientes da regio do Serid, fechou parceria com a Support Informtica em Caic, obtendo resultados importantes. Podemos dizer que o nosso maior objetivo transformar operaes tidas como complicadas pelos nossos clientes e torn-las fceis e prticas de gerenciar. Para tanto, criamos um sistema repleto de ferramentas capazes de cadastrar clientes, fornecedo-

Tiago, Clean, Alan, Wesley, Wagner - Em p Joseph, Isabelly, Anderson, Marcelly, Jeorge - Sentados res e produtos, enviar NF-e, gerar Sped, emitir boletos e cupom fiscal, calcular custos, lanar nota fiscal de entrada, dentre outros, com eficincia Informa Alan Ricarte executivo da empresa. Todos esses servios ora disponibilizados nos prprios sistemas foram desenvolvidos de acordo as exigncias que o mercado impe. Por esse motivo, hoje a A-R faz parte de um grupo seleto de empresas que se encontram devidamente homologadas com relao ao PAF-ECF e TEF. Dessa forma, a AR-Consultoria em Informtica tornou-se uma referncia no Estado Rio Grande do Norte no desenvolvimento de sistemas voltados para lojas de material para construo, distribuidoras e oficinas mecnicas. A maior prova disto a parceria com lojistas que fazem parte da Redecon e da Rede Fcil Construir.

MAIO/2012 | INFORMTICAEMREVISTA 7

GESTO

Sistemas Horus desenvolvidos pela Techvirtual

Techvirtual desenvolve solues

acadmicas para escolas


A Techvirtual dedica-se ao desenvolvimento de Softwares para a Gesto Acadmica e oferece consultoria na rea educacional, com enfoque em legislao educacional. A empresa busca de forma permanente e determinada, estar sempre atualizada com as novas tcnicas e tecnologias para dar aos clientes, escolas, cursinhos pr-vestibular, faculdades e instituies de ps-graduao, solues cada vez melhores e seguras. com esse pensamento que procuramos desenvolver nossos projetos, visando facilitar as tomadas de decises, oferecendo ferramentas que permitam um crescimento contnuo na cultura da informtica para o constante crescimento das instituies de ensino, resultando em melhor desempenho em todos os procedimentos, aliado a reduo dos custos diretos e indiretos informa Kinara Falco, diretora executiva.

Os sistemas Horus, desenvolvidos pela Techvirtual, podem ser adaptados para atender plenamente a realidade das empresas de ensino/educao. A equipe est pronta para identificar as necessidades e transform-las em solues. Garantimos que ao contratar nossos produtos e servios, a Instituio ter o que ela realmente necessita, uma ferramenta adequada a sua realidade com uma tima relao custo/benefcio finaliza Kinara.

8 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

JANTAR

Conversa em dia
O jantar-adeso de abril mostrou um grupo de profissionais interessados em conhecer cada vez mais a Informtica em Revista e fazer parcerias com os colegas. Boa oportunidade de fazer e rever amigos. O formato segue o mesmo h mais de 4 anos: bate papo informal e muitas conversas de negcios e parcerias. J sugeriram trazer palestrantes importantes para falar durante o jantar pelo menos uns 15 minutos, mas vimos que foge o objetivo. A distribuio gratuita da Informtica em Revista feita no dia do jantar na recepo da Churrascaria Sal e Brasa, nossa parceira desde 2008 e aos presentes que levam para suas empresas revistas para serem distribudas aos colegas. A cada reunio dessas, as pessoas se renovam e algumas levam brindes para distribuir e sortear.

Profissionais reunem-se todos os meses, em Natal

10 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

ARTIGO
Elpdio Jnior

SILVIO NASCIMENTO
PROFESSOR DE PORTUGUS silviocap_36@hotmail.com

Revoluo lingustico-ciberntica:

Tempo de expresso!
Desde cedo, sabe-se j h muito tempo que bebs so estimulados a expressarem suas necessidades. Alguns, inclusive, conseguem estabelecer uma relao de comunicao cuja decodificao requer familiaridade e pacincia da parte daqueles que com eles convivem. A criao, no entanto, de um vocabulrio a partir da infncia deve ser promovida, pois poder ser um fator determinante para a fluncia deles aolongo da vida. O mundo espera que a natureza fique encarregada de muitas misses, entre elas, a de ampliar as condies de sobrevivncia de todos, mas isso desafio de cada um de ns. Considero como desafiante a obra de preservar uma linguagem saudvel e eficiente entre seres to desiguais, mas no reputo como impossvel, at porque estamos sobrevivendo assim j h vrios sculos. interessante renovar possibilidades de manuteno de vrios recursos lingusticos de aplicabilidade real em nosso cotidiano, e isso inclui as redes sociais to necessrias hoje, indiscutivelmente. Nessa perspectiva, ns passamos a entender bem o papel miditico exercido pelas novidades na rea ciberntica, com seus tantos tentculos de comunicao. Crianas, jovens e adultos em suas mais diversas esferas de atuao so protagonistas desse movimento, irreversvel e sedutor. O lxico adquirido vai-se tornando diversificado pela necessidade de atualizao e por emergentes situaes de interao e uso acelerado de contatos novos. a ebulio lingustico-cibrntica! Se, de s conscincia, podemos fechar os nossos olhos e ver um Universo em plena atividade, de forma ininterrupta; no de estranhar que neste momento estejam ocorrendo inmeras evolues e involues e, por que no REVOLUES, no ritmo que se impe a todos ns. J houve pocas em

que as descobertas s vinham daqueles que mergulhavam em profundas pesquisas em laboratrios; hoje ns somos os descobridores de um novo sistema de coisas, pela vivncia e experimentao cotidiana. At onde iremos, ou qual o resultado dessa odisseia, o futuro nos dir. Assim, nesta senda de anlise, cabe-nos a grandeza de prosseguirmos desbravando este horizonte que nos aponta para mais descobertas no mundo da linguagem. Somos, como disse Jean Paul Sartre, testemunhas de um tempo, considerados artistas de uma arte cuja virtude a prpria comunicao. Continuo crendo que veremos ao longo dos prximos anos muitas novidades no campo da linguagem e, incontestavelmente, o papel das redes sociais e da mdia eletrnica ter o mais alto grau de influncia em todas essas transformaes. Nem precisaremos pagar muito para vermos tudo isso; bastar que vivamos!

12 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

AVANO

Seminrio Potiguar de Mdias Sociais acontece em Mossor


Foto: Marcelo Bento

Com renomados palestrantes, o Seminrio Potiguar de Mdias Sociais acontece de dias15 a 17 deste ms no Garbos Recepes e Eventos em Mossor. Ser uma vitrine das transformaes que acontecero durante o perodo eleitoral de2012. So nove palestrantes que mostraro como utilizar as redes sociais de uma forma mais profissional, abordando vrios aspectos, o que segundo a prefeita da cidade de Stio Novo, regio do Trairi, advogada Wanira de Holanda Brasil, muito importante presena de prefeitos, vereadores e vice-prefeitos para estarem cada vez mais atualizados com as redes sociais, e principalmente quanto ao processo eleitoral que vamos vivenciar esse ano, ressaltou ela ir prestigiar o evento acompanhada de uma comitiva de prefeitos. Considerado por especialistas em redes sociais como um dos maiores seminrios de pelos nveis dos palestrantes, o evento tem despertado a ateno de pblicos de vrios segmentos sociais, desde universitrios, polticos, profissionais da imprensa e personalidades do meio artstico potiguar, como o do cantor e compositor Amazan e da cantora Tet Pessoa que estaro presentes. Segundo eles, que so usurios das redes sociais como facebook e twitter, que, ao

receber o convite sobre a interao que tm com os seus seguidores e da dimenso que as mdias sociais tm feito em relao aos seus trabalhos, como os compartilhamentos de agendas de shows, fotos, vdeos e notcias relacionadas carreira deles, os resultados so excelentes. Durante o Seminrio os participantes estaro concorrendo a prmios, como dois fins de semana nas cidades tursticas de Martins e Tibau do Sul, e a dois tablets Samsung Galaxy P7500 c/Android 3.1, Tela 10, Wi-Fi 3G e 16GB, alm de receberem certificados de presena. Midias Sociais tem o apoio institucional da Informtica em Revista e parceiros como CK Comunicao Visual (Apodi), FM Vida (Martins) Harabello Turismo (Natal) e de Mossor: Bravo Turismo e Eventos, Hotel Garbos, Hotel Thermas, Hotel Villa Oeste, TCM-Tva Cabo e Garbos Recepes e Eventos. Para inscrever-se basta acessar o site da Associao Brasileira de Imprensa de Mdia Eletrnica (ABIME-RN) no www.abimern.com.br Segundo o criador e idealizador do Seminrio, Salomo Medeiros, acredito no sucesso desse empreendimento que, em muito, ir levar conhecimento e prtica aos que usam as mdias sociais.

Salomo Medeiros, coordenador do ciclo de mdias sociais

14 INFORMTICAEMREVISTA | ABR/2012

ARTIGO
ARQUITETO DE SOLUES DA ALIANA TI luiz@aliancaconsultoria.com.br

LUIZ GUIMARES

As transformaes do EMC World 2012


Nos prximos dias 21 a 24 de maio, estar ocorrendo em Las Vegas, o EMC World2012. A EMC um dos principais parceiros da Aliana TI e estarei presente ao evento pela primeira vez. Para se ter uma ideia do porte do EMC World, ano passado circularam pelo Hotel Venetian, onde tradicionalmente realizado o evento, mais de dez mil pessoas para discutir temas relacionados com a nuvem e big data. Alm, claro, de toda interao via internet e redes sociais potencializadas pela EMC. O evento um espetculo que congrega conhecimento, entretenimento e interatividade e um dos mais aguardados no mundo todo pela indstria de TI. Para este ano, o tema principal do EMC World ser Transformar a TI, os negcios e a si mesmo. O tema uma evoluo das discusses dos anos anteriores e um chamado para clientes, parceiros e a prpria EMC. Como sabemos, est ocorrendo uma grande transformao ao nosso redor, desde os recursos que temos nossa disposio at a forma como abordamos a prestao de servios e alocao de recursos. Computao em nuvem e virtualizao so grandes condutores de tais mudanas, mas existem muitas outras foras que precisam ser discutidas. A EMC j consciente que a discusso no mais se a nuvem vai transformar a TI, mas sim quando e como. Ao mesmo tempo, a EMC acredita realmente que a exploso do volume de dados, o chamado Big Data, ir transformar completamente os negcios. Logotipo do Evento Internacional

O evento um espetculo que congrega conhecimento, entretenimento e interatividade e um dos mais aguardados no mundo todo pela indstria de TI

Mesmo essa tendncia sendo menos comentada que a nuvem, alguns estudiosos apontam que o seu impacto possa ser to grande quanto a nuvem. Ou maior. Para dar resposta a essas tendncias, a EMC acredita que ter que TRANSFORMAR sua equipe, seus processos, seus parceiros e em algumas reas, o prprio modelo de negcio. E o EMC World o grande evento de discusso e apresentao dessas mudanas. Com 500 ou mais sesses e laboratrios que abordam temas como Big Data, armazenamento e anlise, Backup, Recuperao e Arquivamento, Segurana eConformidade e Cloud Computing, sero quatro dias de imerso e treinamentos hands-on nas habilidades em que a TI precisa de evoluo. Eu vou experimentar todas as mais recentes solues integradas da EMC no Pavilho de Solues, com mais de cem expositores envolvidos, dentre eles, VMware, Dell, Oracle, Cisco, Intel, etc. Esta uma tima maneira de separar o que boataria da realidade para que possamos, aqui no nordeste, apresentar as melhores decises de compra possveis para nossos clientes. Teremos a oportunidade de discutir as prioridades da TI com especialistas da indstria e construir a nossa rede de relacionamentos para aconselhamento e discusso de melhores prticas. No prximo ms, trarei nossas impresses sobre o que ter sido o EMC World e as novidades que certamente iro influenciar os rumos da TI para os prximos doze meses.
MAIO/2012 | INFORMTICAEMREVISTA 15

ARTIGO ASTNIO ARAJO


PRES. DA INOVAI CONSULTORIA astenio.araujo@gmail.com

O grande segredo
ao longo do tempo
Certa vez Simplorim foi procurado por um empresrio com a seguinte questo: Como fazer para sempre ter produtos vencedores? - Por que alguns produtos do certo e outros fracassam? Simplorim ouviu tudo com um leve sorriso nos lbios. Depois comeou a falar: - Ento voc no sabe grande segredo? - No... E tem um segredo? Perguntou o empresrio. - Nostradamim j contava o segredo em seus Versos da Iluminao, disse. Ele falava assim: O grande segredo ao longo do tempo, ningum nunca descobriu nada, que resolver a questo do tempo, a meta a ser conquistada.... - Legal, disse o empresrio, mas eu no entendi nada. - Ora essa, disse Simplorim, est muito claro. - O grande segredo do sucesso de um produto resolver a questo do tempo. Produtos vencedores fazem as pessoas pouparem tempo. Tudo que poupar tempo em relao ao que esta estabelecido ter sucesso. - Algum que compra uma roupa pronta poupa o tempo enorme de fazer uma?. Imagine ento se tivssemos que plantar algodo, para depois colher, fazer o fio, produzir o tecido, e depois costur-lo! - Assim, todo produto em que ganhamos tempo na execuo de uma tarefa, quando comparado com outro, ter grande aceitao. - Pense a respeito, concluiu Simplorim.

16 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

ARTIGO
CONSULTOR E PROFESSOR UNIVERSITRIO manoel@manoelveras.com.br

MANOEL VERAS

Consumerizao da TI
pessoal e corporativa com o novo ambiente se misturam. Sem dvida, um n para quem administra a TI dentro da empresa. Pesquisa realizada pelo IDC, com CIOs ou diretores de TI, apontam alguns desafios que precisam ser superados pelas reas de TI, neste novo ambiente, como: Conformidade haver uma redefinio de papeis e responsabilidades. Est claro que as empresas so as responsveis pela segurana e privacidade dos seus dados, mesmo em um ambiente de nuvem, mas como separar dados corporativos de dados pessoais, envolvendo onde processa e armazena dados que esto vinculados a interesses distintos? Segurana precisa mudar o foco da proteo de equipamentos para a proteo da informao. Essa a maior preocupao dos CIOs segundo o IDC. Que informao? O que pblico e o que privado? Como controlar o acesso a aplicaes empresariais considerando que o usurio pode estar em qualquer lugar? Custo para metade dos CIOs ouvidos pela IDC, conviver e suportar essa variedade de equipamentos vai aumentar os custos da rea moderadamente ou drasticamente. Envolve maiores custos de administrao da rede, priorizao de banda, adequao de perfis, maior segurana e ai vai. Cultura - como ensinar as pessoas a usar estes novos dispositivos? O que acontece se alguns tiverem permisso para utilizar um dispositivo destes dentro da empresa e outros no? Quem o responsvel pela manuteno do tal dispositivo em caso de quebra? Qual o suporte adequado para estes aparelhos? Ser utilizado o mesmo service desk utilizado para equipamentos corporativos? A notcia boa: Cargos de gerncia e diretoria em TI neste novo ambiente continuaram existindo e foraram cada vez mais que pessoas que queiram ocupar estes cargos tenham um perfil administrativo.

Setores de TI de organizaes de uma forma geral tero que se adequar cada vez mais a presena de dispositivos mveis de uso pessoal dentro da empresa, a tal consumerizao da TI. Este movimento traz uma serie de implicaes para a turma que administra a TI interna e um custo associado . Por outro lado fator de motivao e de reteno de talentos. Ou seja, no bastar proibir. Ser necessrio gerenciar a tendncia! Empresas de uma forma geral fizeram um grande esforo em disciplinar o uso da TI depois do surgimento da computao cliente-servidor. Conceitos como Custo Total de Propriedade (TCO) emergiram buscando ajudar a definir e entender o novo custo da TI agora com o mainframe desligado e o avano da computao distribuda. Com a Internet, a nuvem e a proliferao de dispositivos mveis dos dias atuais aparece um novo problema a ser resolvido. O desktop do usurio no mais um desktop configurado e formatado para executar funes especficas com TCO reduzido, o remdio encontrado para os altos custos da computao cliente-servidor. O usurio agora quer que o seu iPAD, pessoal, possa ser utilizado para receber e enviar e-mails, acessar redes sociais e rodar os mais diversos aplicativos empresariais. Ou seja, computao

MAIO/2012 | INFORMTICAEMREVISTA 17

MOBILIDADE

O Arena das Dunas ter capacidade para 45 mil pessoas e, segundo o governo, custar 400 milhes de reais, utilizando o dinheiro da iniciativa privada.

Natal tem esse desao para a Copa de 2014


Toda a sociedade potiguar est preocupada se teremos a Copa de 2014 em Natal. inegvel essa preocupao. Se dependermos somente do governo vai ficar difcil essa realizao. O governo geralmente muito burocrtico, deixar para depois do limite dos prazos suas explicaes e bl, bl, bls. Apenas duas preocupaes, ao meu ver, esto sendo relevantes aos homens do governo e da Fifa: o Aeroporto de So Gonalo do Amarante e a Arena das Dunas. preciso que Fiern, Sebrae e Fecomercio entrem pra valer nessas negociaes exigindo o cumprimento de prazos e recursos para implantar a mobilidade urbana e a mobilidade tecnolgica em
18 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

Natal e cidades prximas e oferecendo seus servios. Amaro Sales, da Fiern, conclamou o povo a entrar no clima da copa, assim como o Banco Itau pede vamos jogar bola. Duas coisas importantes, mas Natal est um caos. Enquanto Micarla, a prefeita, no deixar o cargo e entreg-lo a um novo governante, em janeiro de 2013, nada pode ser feito, nada. Ento a gente fica merc de achismos, reunies, seminrios e eventos que no levam a nada. Depois do Seminrio Motores do Desenvolvimento, acontecido recentemente com a presena do ministro dos esportes (cargo meramente poltico), o que de fato ocorreu? Que providencias

foram tomadas e quais as aes efetivamente foram acionadas? O que resultou do passeio a Braslia e Mato Grosso do secretrio municipal da Copa, Jean Valrio? Fui ao Google e procurei Mobilidade Siemens. Um mundo de solues prticas que podem ser implantadas em Natal. Os responsveis pela nossa mobilidade podem passear pelas inmeras opes que a Siemens oferece e tomar decises.

Solues Rodovirias
Sistemas de trfego ideais so aqueles que se adaptam s mudanas de volume imediatamente. So dinmicos, rpidos, garantem que as centrais de controle

MOBILIDADE

Adriano Abreu

tenham informaes precisas em tempo real e que seus comandos sejam executados imediatamente. Contribuem com a segurana de todos. necessrio o fornecimento de todos os elementos necessrios para este controle a partir de uma nica fonte, possibilitando que o trfego urbano ou de longa distncia permanea sempre em movimento.

Gesto de Estacionamento
Muitas reas urbanas sofrem com o grande volume de veculos procura de vagas de estacionamento, um dos principais causadores do trnsito em reas centrais das cidades.

Sistemas de Pedgio
As solues atuais para pedgios podem fazer muito mais do que ajudar a financiar uma infraestrutura onerosa: elas podem devolver a mobilidade a reas cronicamente congestionadas e fornecer servios de valor agregado pertinentes ao transporte comercial. Trnsito adaptado as necessidades do fluxo virio

Informao sobre o trnsito


Sistemas de informao auxiliam o controle de trfego e otimizam seu fluxo. Informaes orientadas ao trfego guiam o os fluxos de veculos de forma hbil, mantendo-os nas condies estipuladas.

Controle de fluxos de Trfego


Os fluxos de trfego esto sempre crescendo e se diversificando, e o estresse resultante sempre crescente. Em muitas cidades, o trfego exige um novo planejamento. Para implementar a nova situao, um controle, que faa mais sentido estratgico e que se adeque situao essencial.

Viaduto da Urbana ser totalmente reformulado

Otimizao de Fluxo de Trfego


Junto ao controle de trfego puro, a otimizao orientada ao fluxo est se tornando cada vez mais importante. O objetivo: a utilizao maximizada das infraestruturas j existentes e a otimizao dos fluxos de trfego, apesar do

Nova frota de nibus

Frota atual ser trocada


MAIO/2012 | INFORMTICAEMREVISTA 19

MOBILIDADE

congestionamento e de outras influncias. O portflio da Siemens contm um largo espectro de solues inteligentes para este propsito.

Planejamento de Trfego
Os sistemas de trfego em cidades e centros urbanos, com suas interdependncias multifacetadas e processos complexos, exigem um trabalho eficiente de planejamento e desenvolvimento a fim de atingir a excelncia.

Mobilidade tecnolgica
Telefone celular um aparelho de comunicao por ondas eletromagnticas que permite a transmisso bidirecional de voz e dados utilizveis em uma rea geogrfica que se encontra dividida em clulas (de onde provm a nomencla-

tura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. A inveno do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratrio Bell doa EUA. H diferentes tecnologias para a difuso das ondas eletromagnticas nos telefones mveis, baseadas na compresso das informaes ou na sua distribuio: na primeira gerao 1G (a analgica, desenvolvida no incio dos anos 80, com os sistemas NTM Eamps; na segunda gerao (2G) (digital, desenvolvida no final dos anos 80 e incio dos anos 90:GSM, CDMA e TDMA; na segunda gerao e meia 2,5G (uma evoluo 2G, com melhorias significativas em capacidade de transmisso de dados e na adoo da tecnologia de pacotes e no mais comutao de circuitos), presente nas tecnologias GPRS, EDGE, HSCSD e 1xrtt; na terceira gerao 3G (digital, com mais recursos, em desenvolvimento desde o final dos anos 90, como UMTS e EVDO; na terceira gerao e meia 3,5G, como HSDPA, HSPA e HSUPA. J em desenvolvimento a 4G (quarta gerao). Nos dias 26 e 27 de Abril de 2011, aconteceu o Frum Internacional sobre Mobilidade Urbana, com o apoio institucional do Ministrio das Cidades e do Governo do Estado de Santa Catarina, Brasil. A realizao foi chancelada pela Rede Mundial Cities for Mobility, sediada em Stuttgart Alemanha, maior entidade do planeta que trata sobre Mobilidade Urbana, e que realiza anualmente um Congresso mundial sobre Mobilidade Urbana World Congress - (http://www. cities-for-mobility.net/) que tambm tratou de toda a parte Conceitual e do Programa do Evento, seguido dos convites internacio-

preciso que Fiern, Sebrae e Fecomercio entrem pra valer nessas negociaes exigindo o cumprimento de prazos e recursos para implantar a mobilidade urbana e a mobilidade tecnolgica em Natal
nais aos especialistas previstos. O evento serviu como uma plataforma de comunicao e informao que reuniu lideranas e gestores pblicos do Brasil, onde foram convidados mais de 600 associados do Cities for Mobility de todo mundo, representaes do setor privado, civil, tcnicos e profissionais atuantes da rea, alm do meio acadmico em geral. Foi, certamente, uma oportunidade nica de debate e promoo globalizada de informaes que resultem em solues sustentveis e eficientes entre sociedade, mobilidade e tecnologia. Com a participao estimada de quase mil congressistas, pblico este de extrema qualificao, o Frum proporcionou um encontro nico entre os maiores representantes e interessados no assunto, com posicionamento frente a um mercado discutido mundialmente em busca de novas opes e solues inteligentes e que demandem amplo planejamento. Natal pode organizar um evento nos moldes do Frum Internacional sobre Mobilidade Urbana como esse que aconteceu em Curitiba, contando com apoios dos governos, Sebrae, Fecomercio e Fiern, ainda este ano, cobrando resultados. S assim d pra vencer esse desafio e mudar a cidade que todos ns amamos.

20 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

PERFIL

Carlos Salamanca
Carlos Salamanca Fresno, espanhol nascido em Madri, Engenheiro Agrnomo pela Universidade Politcnica de Madri (UPM) e Mestre em Energia Renovvel pela Escola Tcnica de Organizao Industrial de Madri (EOI). Para o engenheiro, a escolha, a princpio pela agronomia, deve-se ao carinho que sente pelo campo e pela importncia que a atividade representa para o desenvolvimento de setor agrcola, que durante muitos anos foi o mais promissor em seu pas. Porm sua especializao foi baseada no estudo das Energias Renovveis, um segmento que vem ganhando notoriedade entre a populao, devido ao crescente apelo pelas atividades sustentveis para o meio ambiente. Quando cursava a especializao em Energias Renovveis, sabia que a biomassa como energia renovvel e a agronomia estavam intrinsecamente relacionadas, por isso meu projeto de concluso foi construdo a partir de uma planta de bioetanol a base de milho. Foi maravilhoso para mim, pois compreendi que a partir de todas as tecnologias: elica, fotovoltaica, termosolar, biomassa, hidroeltrica, entre outras, possvel ter um mix energtico capaz de gerar energia limpa, sem agresses a natureza, revela. Salamanca ressalta que a energia limpa a ser utilizada no pode ser qualquer uma, dependendo principalmente do local onde ir ser aplicada. Por exemplo, a Espanha um lugar de muito sol. lgico pensar que as energias fotovoltaicas e termosolar sero bem utilizadas na regio. Igualmente, lgico pensar que no Rio Grande do Norte a energia elica tenha um longo futuro, porque a constncia dos ventos faz vivel essa tecnologia por aqui, conclui. O engenheiro tem larga experincia nessa rea, sendo responsvel pelo projeto e construo de quatro parques fotovoltaicos na Espanha. Sendo um na provncia de Badajoz (7MW), outros em Crdoba (1MW) e Valladolid (2MW), e finalmente em vila (2MW). Foi uma experincia indescritvel, no s pelo projeto em sim, mas por sua aplicao. Muitas vezes preciso fazer as mudanas durante a construo, e preciso saber lidar com essas dificuldades, se aprende muito com esses desafios, refora. Carlos enxerga no Brasil a oportunidade de desenvolver suas habilidades, tendo em vista que o pas tem grande potencial para o desenvolvimento das energias sustentveis. O que est acontecendo aqui maravilhoso, especialmente no Rio Grande do Norte. normal que muitas pessoas queiram fazer parte disso. Para mim um desafio particular, especialmente por estar to longe do meu pas, para tocar adiante meus objetivos, finaliza.

MAIO/2012 | INFORMTICAEMREVISTA 21

ARTIGO ADRIANO MOTTA


CONSULTOR DE TI ahmotta@gmail.com

Informao: a questo
Todos ns temos que tomar decises todos os dias. Algumas decises so relativamente simples e outras so bastante complexas. Decises simples geralmente precisam de um processo de tomada de deciso simples. Mas, as decises difceis geralmente envolvem questes como: incerteza, complexidade, diversas alternativas, alto riscos das consequncias e at aspectos interpessoais. Por isso, a informao confivel e a tempo um fator primordial para a tomada de deciso. A questo que para muitas pessoas a informao passou a ser um fardo, tornando cada vez mais complexo o gerenciamento das informaes, bem como fazer com que a informao confivel chegue a tempo para a tomada de deciso. Cada vez mais aumenta a sobrecarga de informao. Entretanto, o maior problema no se concreta na sobrecarga e sim na nossa incapacidade de saber o que fazer com ela. A era em que vivemos exige uma maior habilidade para gerenciar informaes, pois a capacidade de organizar e gerenciar a informao impactante para o sucesso, tanto pessoal e profissional, como das organizaes. na gesto da informao, que determinante para a produtividade diria, que buscamos encontrar as melhores prticas de lidar e organizar as informaes, encontrando ou criando tcnicas eficazes e que faam a diferena. Uma das tarefas mais importantes que podemos fazer para gerenciar melhor a informao estabelecer um fluxo de entrada de informaes relevantes, colocando em primeiro plano as informaes fundamentais, mas tambm precisamos aprender a arquivar ou eliminar as informaes que no so mais teis, retirando do nosso caminho um volume enorme de

saber o que fazer com ela


informaes. Assim, podemos melhorar nossa habilidade de gerenciar o enorme volume de informaes que a cada dia invadem nosso caminho. Em relao a informao, a qualidade mais importante que a quantidade. O excesso pode ser mais danoso do que a escassez. preciso ter em mente que a velocidade de mudana e de transformao, aliada ao tempo, muda constantemente o que importante e o valor da informao, fazendo com que reestruturemos a informao para apoio tomada de deciso nos cenrios futuros. A todo momento estamos lidando com informaes, que nos possibilita aprender algo novo. Necessitamos otimizar nosso tempo na busca e tratamento da informao para que ela seja uma aliada e a posterior tomada de deciso seja tempestiva, a partir de informaes de qualidade e confiveis.

22 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

PALESTRA

Qualitek Security Tour 2012


Cedida

Mrcio Silva, engenheiro de sistemas da Kaspersky Lab Brasil Evento reuniu profissionais de renome nacional e internacional para falar sobre segurana da Informao. Depois de conquistar a confiana do potiguar e incrementar sua carta com clientes em mais de vinte estados do Brasil, com escritrios em Natal, Braslia, So Paulo, Manaus e Recife, a Qualitek Tecnologia resolveu promover um evento que tem como objetivo apresentar para os Gestores de TI, as mais novas solues de segurana da informao e redes sem fio. O Qualitek Security Tour 2012 ocorreu em Natal no ltimo dia 11 de abril e em Recife no dia 12 abril e contou com a presena de profissionais de renome, como o vice-presidente da Barracuda Networks, Jos Luiz Snchez, que veio dos Estados Unidos especialmente para o evento e ainda o engenheiro de sistemas da Kaspersky Lab Brasil, Mrcio Silva e o da Barracuda Networks, Aldir Falheiros. O evento contou com apoio dos parceiros Kaspersky, Barracuda Networks, Meraki, Sonicwall, Software One, dentre outros. Durante o evento, Aldir Falheiros falou sobre uma importante ferramenta para conter a ao dos hackers nos websites, o Barracuda Web Application Firewal, um dispositivo de fcil manuseio que rene dezesseis camadas de alto nvel de segurana para proteger servidores web e de aplicao. Hoje em dia com os constantes ataques aos websites, imprescindvel contar com este tipo de ferramenta, que protege contra invases, pixaes e roubos de informaes, situaes estas podem deixar uma empresa de saia justa e trazer muitos prejuzos, explica Aldir Falheiros. J o vice-presidente da Barracuda Networks, Jos Luis Snchez, falou que uma empresa no pode parar por problemas tcnicos. Com um Backup Service possvel recuperar dados e dar continuidade ao trabalho. O Barracuda Backup Service armazena dados em locais externos que podem ser na Nuvem ou no Datacenter da Qualitek, complementa. Quanto proteo das empresas contra os malwares - vrus, cavalos de tria e etc, que ataca os servidores e as estaes de trabalho, quem falou foi Marcio Silva. O antivrus sozinho no oferece segurana. preciso ter um arsenal complemento para conseguir proteger completamente uma rede de trabalho, uma estao ou ainda um smartphone e prevenir problemas. Outro poblema a falta de atualizao regular dos softwares. Se eles no atualizados constantemente, ficam expostos a ataques, enfatiza Marcio. A empresa Kaspersky Lab oferece complementos ao tradicional antivrus e dentre eles, um que consegue controlar uma apli-

cao desatualizada, previdindo incidentes de segurana e citou como aplicativos campees de vulnerabilidade o Adobe Reader Leitor de arquivos PDF, o Flash (que permite assistir vdeos do Youtube) e Java (programa de interatividade) conntantemente utilizado nos navegadores. Trata-se de uma nova tecnologia para produtos corporativos que facilita o trabalho e evita ataques. Quem quiser adquirir o produto, basta procurar a Qualitek, que conta com profissionais certificados para este tipo de atendimento e que foi escolhida como como a revenda destaque em 2011, ou seja, a revenda do Brasil pela Kaspersky entre duas mil que temos, sugere. Para finalizar o empresrio da Qualitek, Rodrigo Jorge, falou um pouco de cada um dos servios oferecidos e disse que h soluo para prevenir todo tipo de problema existente, porm as empresas decidem de forma racional. preciso pensar no tamanho do prejuzo que a empresa pode ter, caso seja invadida, para ento saber que tipo de investimento deve haver para garantir a proteo. Por isso procuramos conhecer a fundo o perfil do cliente antes de fechar qualquer negcio, finaliza. Achei o evento muito bom. A Qualitek como sempre oferecendo servio de qualidade, tanto na apresentao, quanto na execuo dos servios. Ennio Machado (assessor de TI da Unimed). Este um dos poucos eventos que serve de inspirao para aquele que visionrio. A Qualitek uma empresa que vem crescendo muito, graas a sua credibilidade e confiana. Joo Elias (gestor de TI do Natal Shopping). A cidade precisa de eventos deste porte para divulgar os servios oferecidos por empresas locais. Muitas vezes contratamos servios de fora por no saber que existe aqui. Xankleber Cruz (gerente executivo de TI da Ale Combustveis)
MAIO/2012 | INFORMTICAEMREVISTA 23

ARTIGO RODRIGO JORGE


CEO QUALITEK @rodrigojorge

O ciclo do Software Inseguro


Os cursos e treinamentos so sempre voltados para programar atendendo os requisitos do negcio
A humanidade est vivenciando um momento nico e indito nas comunicaes atravs do avano da Internet com a massificao do uso de aplicaes web, Redes sociais,comunicadores, etc. Como o aumento do consumo por produtos e servios relacionados Internet, empresas e pessoas tem buscado e encontrado diversas possibilidades de negcio atravs do desenvolvimento de softwares voltados para a web. As Instituies de ensino tem se empenhado em formar desenvolvedores a todo custo e mesmo assim, so milhares as vagas em aberto para contratao de desenvolvedores que no so preenchidas por falta desses profissionais. Porm, os cursos e treinamentos so sempre voltados para programar atendendo os requisitos do negcio. Para isso estudam quase sempre diversas linguagens de programao e sempre acabam optando por seguir naquela que mais se identifica ou ainda, a que oferecer melhores oportunidades profissionais. Porm, venho atuando como profissional ligado a rea de Segurana da Informao e o que tenho visto alarmante na minha rea. H trs aspectos que gostaria de pedir ao leitor para responder rapidamente: 1) Qual a instituio de ensino que possu dentro da grade, assuntos relacionados ao desenvolvimento de cdigo seguro com boas prticas e testes de segurana? 2) Qual software house insveste na formao de desenvolvedores em cdigo seguro atravs de reinamentos relacionados ao assunto e realiza testes de segurana em suas aplicaes? 3) Qual organizao que, ao contratar software, est preocupada com a segurana do mesmo e exige que o fornecedor siga as boas prticas de segurana, passando contratualmente para este, a responsabilidade sobre incidentes de segurana do seu produto? Garanto que para a maioria dos leitores, todas as respostas so negativas. Dessa forma, estamos diante de trs problemas: 1) As instituies de ensino esto formando inadequadamente seus alunos; 2) As software houses podem no estar suficientemente preocupadas em entregar aplicaes inseguras para seus clientes; 3) Os clientes no sabem contratar ou no esto preocupados com os riscos de adquirirem softwares inseguros. Dessa maneira, vemos que o problema comea na formao dos desenvolvedores de software. Comea e termina nos clientes. Para isso, preciso que haja uma mudana na base e isso s vai ocorrer se houver mudana na parte final do ciclo. Tudo acontece em funo do mercado, ou seja, as mudanas e evolues acontecero de acordo com as exigncias dos clientes. H algum tempo, muitas Software Houses tiveram que investir pesado em formao profissional, pois saram da plataforma cliente servidor e foram para a Web. Agora, o mercado precisa passar a exigir Segurana nas Aplicaes e com isso, as software houses sero foradas a buscar profissionais que conheam de cdigo seguro. Finalmente, as instituies de ensino precisaro melhorar seus programas de formao para atender as exigncias, ou seus egressos podero ficar sem oportunidade. Vivemos ento uma fase de grande mudana e evoluo, porm, preciso muita responsabilidade de quem participa das trs fases do ciclo, pois cada um tem sua importncia. S assim, poderemos atingir um nvel de maturidade em desenvolvimento de cdigo inseguro e diminuirmos a quantidade de incidentes de segurana, tais quais as recentes invases aos governos e empresas que temos acompanhado. Provoco ento que todos os envolvidos com o assunto, busquem evoluir no aspecto da segurana da informao.

24 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

LIVROS
ASSESSORA DE COMUNICAO deborahm@livrariasaraiva.com.br

DBORAH MASSUD

O Monstro dos e-mails


Editora: Lidel - Zamboni Fernando Santos 140 pginas, R$ 59,80 Atualmente, nas empresas, os sistemas de correio eletrnico tornaram-se a principal ferramenta de comunicao empresarial. Se, por um lado, estas ferramentas ajudam a aumentar a produtividade, por outro, o elevado nmero de mensagens diariamente transacionadas cria, simultaneamente, um problema de gesto. O elevado tempo despendido no seu tratamento e na execuo das tarefas provoca stress, o que acaba por afetar, inevitavelmente, a produtividade. Se, em mdia, despender 3 minutos na gesto de cada mensagem, para um nmero de 100 mensagens dirias, despenderamos 300 minutos - 5 horas dirias. Utilizando as ferramentas e tcnicas descritas neste livro, possvel reduzir, em mdia, a sua gesto at 1 minuto por mensagem, o que corresponderia a uma poupana de tempo de cerca de 1 hora e 40 minutos. Imagine, ento, o resultado que poder alcanar com um maior nmero de mensagens! A propsito, o autor refere (...) desde que comecei a utilizar as metodologias e o software mencionados neste livro, no final do dia, a minha caixa de entrada fica vazia. Consequentemente, a minha produtividade subiu em flecha.

Programando Microcontroladores PIC


Esditora: Ensino Profissional Carlos Eduardo Sandrini Luz 252 pginas, R$ 65,50 Este livro baseado no PIC18F4520 e no compilador MPLAB C18 e destina-se a estudantes, tcnicos, tecnlogos, engenheiros e profissionais da rea que desejam conhecer e programar este microcontrolador. Os recursos principais do PIC18F4520 so apresentados atravs de exemplos prticos onde o leitor pode acompanhar e/ou montar os circuitos propostos e programar o microcontrolador em linguagem C. Recursos como I/O, display de cristal lquido, displays multiplexados, converso A/D, comunicao serial (UART, I2CTM), EEPROM e PWM so todos abordados desde seus conceitos tericos. A verso do compilador, utilizada para a programao dos exemplos, foi a verso MPLAB C18 v3.34 executada junto ao MPLAB IDE v8.60. Softwares distribudos pelo fabricante. Os exemplos permitem, por exemplo, a criao de aplicativos e hardwares que podem ser utilizados e supervisrios e robtica. O livro no tem a inteno de aprofundar-se na linguagem de programao utilizada, apresentada, como de pequenos mquinas, CLPs, IHMs equipamentos porm a sua teoria bsica apresentada.

Shopping Midway Mall 84 3222.4722

Natal Shopping 84 3235.8188

Mossor West Shopping 84 3422.7201

MAIO/2012 | INFORMTICAEMREVISTA 25

MARKETING

Senac oferece cursos de


Para os profissionais graduados que querem continuar seus estudos, o Senac/ RN est com inscries abertas para os seus cursos de ps-graduao a distncia. As opes so para Educao Ambiental, Gesto da Segurana de Alimentos, Educao a Distncia e Artes Visuais: Cultura e Criao. Os interessados devem fazer a inscrio gratuita atravs do site www.pos-ead. senac.br e, logo aps, recebero email com as informaes sobre documentos necessrios para a realizao da matrcula. O modelo de ps-graduao adotado pelo Senac credenciado pelo Ministrio da Educao (MEC) e objetiva formar especialistas capacitados nas reas estudadas, alm de proporcionaruma possibilidade de obter essa formao, aos que no dispem de tempo para o ensino presencial. Os alunos realizam os estudos atravs da internet, com trs momentos presenciaisobrigatrios: aula inaugural, prova final e defesa do Projeto de Concluso de Curso. H tambm uma equipe multidisciplinar de tutores especializados e capacitados, formada por mestres e doutores, que ficam disposio dos alunos por meio de internet, telefone e fax,alm de realizar plantes na sede para eventuais dvidas e necessidades. A instituio considerada a maior rede brasileira de educao profissional a distncia, com cerca de 20 pontos espalhados pelo pas, que permite os momentos presenciais dos alunos. Tem, ainda, tecnologia educacional avanada e materiais didticos elaborados em diversas mdias. Outras informaes sobre os cursos podem ser obtidas no telefone (84) 400526 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

ps-graduao a distncia
A instituio considerada a maior rede brasileira de educao prossional a distncia
1000 e www.pos-ead.senac.br. Saiba mais sobre os cursos: Educao Ambiental: Para se inscrever nessa especializao necessrio ter diploma de nvel superior em qualquer rea de conhecimento. O curso tem como objetivo desenvolver competncias que permitam ao aluno dominar os contedos e as metodologias especficas deEducao Ambiental, assim como capacit-lo para uma interveno na realidade, por meio daelaborao de projetos socioambientais. Educao a Distncia: Este curso visa responder diversidade e ao avano da demanda por profissionais necessrios ao atendimento adequado das atividades fundamentais da Educao a Distncia em suas dimenses de tutoria, gesto, planejamento e produo de cursos. Os profissionais formados neste curso podero atuar em organizaes educacionais e corporativas que acompanham, planejam e/ou desenvolvem projetos de educao a distncia. Para fazer este curso, o aluno precisa ter diploma de nvel superior em qualquer rea de conhecimento. Artes Visuais: Cultura e Criao: um curso direcionado para profissionais que atuam no amplo campo da visualidade e que necessitem avanar em sua atividade profissional. Sua proposta instigar a imaginao formal desses profissionais, por meio da observao, da pesquisa, da experimentao e da anlise de obras visuais modernas e contemporneas, reunindo Artes Visuais, Arquitetura, Cinema, Fotografia, Design, Moda e Figurino. Destina-se a portadores de diploma de nvel superior e profissionais atuantes nas reas de Artes Visuais,Arquitetura, Cinema, Comunicao, Fotografia, Design, Moda e Figurino, e reas afins. Gesto da Segurana de Alimentos: Para fazer este curso, o aluno precisa ter diploma de nvel superior com atuao nas reas de Produo, Processamento e Servios de Alimentao, entre os quais se encontram nutricionistas, gastrnomos, agrnomos, mdicos veterinrios, bilogos, engenheiros de alimentos, bem como advogados, administradores de empresas,agentes da administrao pblica e demais profissionais que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos sobre os sistemas de Gesto da Segurana de Alimentos, expandindo, assim, seu campo de atuao profissional. Esta especializao qualifica para desenvolver atividades em gesto e controle de perigos nos alimentos, minimizando ou eliminando os agentes responsveis pela deteriorao ou transmisso de doenas nas cadeias de produo, armazenamento e processamento de alimentos. Os concluintes podem atuar em setores pblicos e privados, como gestores da Segurana nos diversos elos da cadeia produtiva dos alimentos.

ARTIGO
DIRETOR IT CURSOS eduardo.coelho@itcursos.com.br | @eduardocoelho

EDUARDO COELHO

Gesto do Lazer
Estudo h um certo tempo sobre um tema que acho fascinante, gosto de cham-lo de gesto do tempo. Ele pode ser resumido como uma reado conhecimento que se preocupa em otimizar o esforo, estabelecer controles e desenvolver modelos que tragam mais produtividade. Em outras palavras: usar o tempo da forma mais racional possvel, maximizando o retorno sobre ele. Produtividade algo difcil de se conceituar, talvez porque muitas pessoas misturam o esforo com a produo. Esforar-se est relacionado a gastar energia e tempo em atividades. Produzir algo diferente, mas que surge como uma consequncia do esforo. Voc precisa se esforar para produzir, mas o esforo no possui uma relao direta com este ltimo. Em bom portugus: nada garante que o esforo ir ser produtivo. E quando eu me refiro produo, me refiro ao sentido o mais amplo possvel, ou seja, qualquer coisa que possa ser fruto de trabalho ou que se possa atribuir valor. Partindo do pressuposto que todos ns temos exatamente o mesmo tempo disponvel, fica claro que alguns conseguem usar o tempo de forma melhor, j que conseguem produzir mais. por isso que algumas pessoas so mais produtivas que outras, uma questo matemtica! Se todos temos o mesmo tempo, usar melhor este tempo equivale a ser mais produtivo. Eu devo admitir que sou, por vezes, fantico por otimizar o uso do meu tempo. E j li muito a respeito. Li e reli clssicos como o livro Getting Things Done, fora as milhares de horas investidas pesquisando sobre isto na internet, com direito s diversas adaptaes ao mtodo clssico proposto David Allen no livro citado, por vezes referenciado como mtodo GTD. Uma coisa que a maioria dos autores talvez falhe em abordar sobre a questo da produtividade, a meu ver, se refere ao tempo em que voc no est disposto a trabalhar. E este ponto o ponto principal que eu gostaria tratar. Acredito que no pode haver trabalho sem cio. No me entenda errado. Eu gosto de trabalhar. Fica cada vez claro pra mim, entretanto, que o nvel de qualidade do trabalho est intimamente conectado com a qualidade do seu cio ou lazer. Em outras palavras: se voc consegue curtir o seu tempo de cio ou de lazer, o seu trabalho ir render mais. do profissional e tambm na sua produtividade. Faz sentido pra mim. E h quem defenda que a empresa deva ajudar o trabalhador neste caminho de equilbrio, mas eu acredito mais na viso oposta, de que isto uma coisa personalssima, ou seja, uma responsabilidade que no deve ou sequer pode ser transferida a um terceiro. Certamente so ideias que merecem uma boa dose de reflexo. Equilibrar estas duas foras pode ser o grande segredo para ter sucesso, profissional e pessoal.

Cada um de ns quem escolhe o que faz com seu tempo livre: dar ateno famlia, se divertir...
Cada um de ns quem escolhe o que faz com seu tempo livre: dar ateno famlia, se divertir, descansar, ir praia, a lista pode crescer indefinidamente. O problema que o cio e o trabalho competem pelo seu tempo. difcil dizer no quando existe necessidade de atividades a serem desenvolvidas no trabalho. Igualmente difcil dizer no ida ao parque com o filho, ou o cinema com o companheiro. E a, mais uma vez, cabe tentar usar a razo para organizar o tempo que voc vai dedicar a suas atividades, quer sejam de trabalho ou de lazer. Vejam que interessante idia apareceu em outro livro que li, Voc est Louco, de Ricardo Semler: o autor sugere que ser dispensado na quarta-feira pode trazer enormes ganhos na qualidade de vida
MAIO/2012 | INFORMTICAEMREVISTA 27

ARTIGO FRANCISCO FERREIRA


CONSULTOR EM T.I.

fcoferreira_ti@hotmail.com | @ferreirafco

Microsoft anuncia as verses do Windows 8


Em relao a atualizao cou bem simples
No dia 17 de abril, a Microsoft, anunciou as novas verses do seu novo sistema operacional. Quatro verses do software foram anunciadas. As vrias verses anteriores deixaram de existir (Home, Home Premium e Ultimate), em seu lugar entraro, uma verso domstica, simplesmente chamada de Windows 8, uma verso de uso profissional, com vrios recursos incluindo criptografia e virtualizao (Hyper-V Client), que ser chamada de Windows 8 Pro; o Windows 8 RT, que ser disponibilizado apenas para tablets e notebooks, essa verso anteriormente era chamada de Windows On ARM ou WOA, ser pr-instalada nesses dispositivos; e o Windows 8 Enterprise, para uso em clientes corporativos de grande porte. Em relao a atualizao ficou bem simples: quem possui Windows 7 Starter, Home Basic ou Home Premium faz o upgrade para Windows 8 ou Windows 8 Pro, j os usurios de Windows 7 Professional e Ultimate b s podero realizar o upgrade para Windows 8 Pro. Datas de lanamento no foram divulgadas, mas o produto que j se encontra em verso Beta,deve sair at o final do ano. A verso para servidores (anteriormente batizada de Windows 8 Server) ser chamada de Windows Server 2012, e ainda no foram divulgadas informaes sobre versionamento, mas tudo indica que sero apenas duas verses, o sistema ser totalmente otimizado para nuvem. Vejam mais informaes sobre as diferenas entre as verses Windows 8, Window 8 Pro e Windows 8 RT no site do MVP Daniel Donda: http://bit.ly/IwGuSc.

28 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

ARTIGO
PROFISSIONAL DE T.I. santiago@mmdumar.com | @lsantiagos

LORSCHEIDER SANTIAGO

Novos Estilos de Trabalho


No mundo globalizado, executivos viajam cada vez mais para outros estados do pas e ao redor do globo, graas economia brasileira que est em pleno desenvolvimento, possibilitando diversos investimentos externos, que ampliam as nossas fronteiras comerciais. Os empregados trabalham cada vez mais remotamente, utilizando seus equipamentos (notebook, smartphone, tablet). Como a TI pode garantir disponibilidade aos recursos para essas novas formas de trabalho? Neste artigo vou destacar dois novos termos que esto em alta no mundo da TI, no que se referem mobilidade de trabalho. Segue abaixo uma descrio deles: Bring-your-own-device (BYOD ou Consumerizao): Os funcionrios gostam da liberdade de trabalhar em seus dispositivos. Em diversas empresas BYOD j est bem estabelecido, conduzindo a contnua transformao de negcios e modelos de TI nos prximos anos. Aderindo a essa tendncia, adotando os dispositivos trazidos pelos seus funcionrios, as organizaes melhoram a produtividade e a satisfao. Workshifting: Funcionrios trabalhando remotamente esto transformando as relaes de trabalho nas empresas. O workshifting fornece uma experincia de trabalho mais atraente para os empregados, pois eles, pessoas podem escolher o horrio, lugar e dispositivo que vo usar para trabalhar. Libertando o funcionrio das restries de escritrios fsicos e horrios de trabalho tradicionais, as organizaes reduzem custos. Com toda essa mobilidade, como proteger as informaes e minimizar o risco? Esse o grande desafio. Workshifting e BYOD (consumerizao) permitem que mais pessoas acessem os dados corporativos e aplicativos de lugares antes nunca imaginados. Com novas ameaas surgindo a cada dia, a TI tem um papel fundamental neste processo, simplificando a segurana, protegendo a propriedade intelectual, garantindo a privacidade dos dados e atendendo as exigncias de conformidade. Ai voc deve est se preguntando. Qual ferramenta devo usar para garantir disponibilidade e segurana no meu ambiente? A ferramenta precisa ter: Suporte a workshifting, garantindo disponibilidade e acesso seguro a qualquer hora, emqualquer lugar, permitindo que os funcionrios trabalhem em seus dispositivos mveis dispersos geograficamente sem problemas. Permita consumerizao, garantindo a portabilidade das aplicaes sem esquecer que a entrega das informaes deve ser criptografada em qualquer dispositivo. Fiscalize a conformidade, privacidade e proteo de dados, de forma abrangente e granular, com auditoria aos dados. Reduza custos de manuteno e de gerenciamento dos aplicativos, atualizaes e patches. Flexvel, aplicaes e servios baseados em nuvem. Esse o caminho a ser seguido.

MAIO/2012 | INFORMTICAEMREVISTA 29

PREMIAO

Inscries ao prmio Destaques do Mercado

Informtica 2012
Nas edies de maio e junho a Informtica em Revista estar recebendo inscries de Profissionais, Empresrios, professores, instrutores da informtica ao Prmio Destaques do Mercado Informtica 2012, atravs de acesso ao site www.informaticaemrevista.com.br no link PREMIAO, gratuitamente. Os interessados podem escolher at duas categorias para concorrer. A votao ser nos meses de julho a outubro, onde, mensalmente, apresentaremos os dois primeiros colocados de acordo com o resultado da votao exclusivamente atravs de e-mails, um por ms. A entrega solene ser no dia 22 de novembro. Este ano teremos trs novas categorias: 13 Help Desk; 16 Outsourcing de impresso e 18 - Profissional de T.I. Esta a 7. Edio do Prmio que dignifica tambm quem o recebe. Participe!
01) ASSISTNCIA TCNICA 02) AUTOMAO 03) COLUNISTA DE INFORMTICA 04) CONSULTORIA EM TI (EMPRESA) 05) CONSULTORIA EM T. I. (PROFISSIONAL) 06) CONSULTORIA EM VENDAS (GERNCIA) 07) CONSULTORIA EM VENDAS 08) CURSO SUPERIOR DE INFORMTICA 09) CURSO TCNICO PROFISSIONALIZANTE 10) DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES 11) DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES

CATEGORIAS DO INFORMTICA 2012

12) EMPRESRIO DE INFORMTICA 13) HELP DESK (ATENDIMENTO) 14) INSTRUTOR DE INFORMTICA 15) LOJA DE INFORMTICA (VAREJO) 16) OUTSORCING DE IMPRESSO 17) PROFESSOR DE INFORMTICA 18) PROFISSIONAL DE T.I. 19) REMANUFATURA DE CARTUCHOS DE IMPRESSO 20) TCNICO EM ASSISTNCIA

30 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

ARTIGO
ANALISTA DE INFRAESTRUTURA gustavo.ribeiro@veezor.com

GUSTAVO RIBEIRO

Os mitos da
muito comum, principalmente na rea da informtica, a utilizao de uma prtica de marketing que consiste em desacreditar um concorrente espalhando desinformao, chamada de FUD(Fear, Uncertainty and Doubt/Medo, incerteza e dvida). A Microsoft se utilizou dessa prtica por muitos anos contra o software livre. A Apple j usou contra a prpria Microsoft com a campanha Get a Mac e hoje h uma campanha muito forte de FUD contra a computao em nuvem, principalmente a nuvem pblica. Os principais argumentos utilizados so que a nuvem no confivel, privacidade/segurana no adequada, teria os mesmos benefcios com minha prpria nuvem/datacenter, no d pra migrar tudo para a nuvem e o custo a nica vantagem. Vamos desmistificar cada um deles ? Hoje o maior fornecedor de ser-

computao em nuvem
vios de cloud computing, disparado, a Amazon, atravs do AWS(Amazon Web Services), e vou pegar o caso deles para quebrar o argumento desinformativo: - A nuvem no confivel : O AWS possui datacenters espalhados em todo mundo, e em cada regio possui subdivises independente para garantir disponibilidade do servio. Existem acordos de nvel de servio (SLA). A durabilidade de um objeto no Amazon S3, servio de armazenamento na nuvem, 99.999999999% - Privacidade/Segurana no adequada : Segurana a prioridade nmero 1 no AWS, tanto que a possui a ISO 27001, PCI-DSS-1, alm de outra certificaes importantes. O Amazon.com, maior portal de e-commerce da internet usa o AWS. Auditorias constantes e uso encriptao de dados em seus servios. - Teria os mesmo benefcios com minha prpria nuvem/datacenter : No tem investimento inicial no AWS. Na nuvem voc paga o que voc usa. Deploy de milhares de servidores em minutos. Na nuvem voc tem elasticidade real. - No d pra migrar tudo para a nuvem : Sim, d para existir uma infraestrutura hbrida(pblica/privada). Pode iniciar com pequenos projetos. - O custo a nica vantagem : Melhores recursos de gerenciamento. Tempo de lanamento de um produto mais curto(Time to market). Permite focar mais no seu negcio. A nuvem aparenta ser mais uma onda dessas que surgem no mundo de TI, mas quando voc olha para Netflix, Foursquare e Twitter, v que o negcio deles est baseado exatamente nessa onda. algo pelo menos a se pensar !

MAIO/2012 | INFORMTICAEMREVISTA 31

ARTIGO JARISON MELO


CONSULTOR DE EMPRESAS jarisonmelo@hotmail.com | @jarisonmelo

Bolha imobiliria no Brasil:

Fato ou Mito?
Muito tem se falado a respeito dessa pergunta. Primeiro o que uma Bolha? Em termos econmicos, uma bolha um evento atpico, originado em um mercado em que o preo de um determinado bem passa a no obedecer mais a Lei da Oferta e da Demanda, tomando a especulao o seu lugar como fator determinante e onde a cotao de seus ativos (na maior parte dos casos sem lastro) mantida pela entrada contnua de investidores digamos, nem sempre ticos. Em princpio, podemos dizer que generalizando como querem alguns, de forma conjuntural, temos a manuteno do mercado interno aquecido em virtude de: a) Disponibilidade de crdito imobilirio de longo prazo; b) Aumentos demogrficos (gerando municpios com crescimentos dinmicos); c) Elevao da renda familiar observada desde a estabilizao de 1994; d) Taxas de desemprego apresentando ndices, no timos, mas interessantes; e) Baixa relao crdito imobilirio/PIB (menos que 5%, o que revela segurana nas hipotecas); f) Que apesar dos cortes na Selic a taxa de juros real ainda das mais altas do mundo; g) Da estagnao do mercado imobilirio dos ltimos 20 anos at a dcada de 90; e h) O ainda elevado dficit habitacional, algo torno de 5 milhes de moradias/ano. (O governo e a inciativa privada, s conseguem entregar juntos, 1,5 milhes/ano. Isso justifica a chamada confiana do consumidor na no existncia de Bolha e lhe mostra que investir em imveis uma das melhores, e porque no dizer, das mais seguras aplicaes depois da crise mundial de 2008. Um sonho de opo para quem tem capital e procura onde por
32 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

seu dinheiro. Contudo, os fundamentos da economia, bem como seus indicadores histricos, no confirmam essa afirmao. A confiana do consumidor revela-se quando este encontra-se empregado, com maior estabilidade, renda em perspectiva de aumento, possibilidade de idealizar planos de endividamento para alguns anos. Neste ponto, ele toma a deciso de comprar um imvel com parcelas a perder de vista de 15, 20, 30 ou at mais anos. Do lado do sistema financeiro, a confiana vem da anlise e avaliao da demanda reprimida, que dar margem nos dois sentidos da palavra: o de proporcionar ensejo do interesse de se voltar as atenes e esforos para a construo e, de Lucro, pois naturalmente esse movimento ocasiona inflao de preos no setor, como j percebemos nos valores dos imveis nos ltimos tempos. Mas o que tem de mal em investir num setor pujante, que apresenta excelente crescimentode longo prazo? Voc, leitor, poderia me perguntar. De mal nada teria, eu diria, se o investimento fosse feito no setor, tambm, com a inteno de ganho no longo prazo e desejo real de produo imobiliria. O problema est justamente no fato das coisas no ocorrerem assim. Os investidores que alocam recursos para o mercado imobilirio objetivam um lucro rpido (no produtivo). Eles exploram o setor como alternativa ao mercado de capitais ou como uma fonte de investimento meramente especulativa. Essa atividade aumenta artificialmente o valor do imvel com o consequente desequilbrio entre oferta e demanda. (Vejam o primeiro pargrafo). No concordo que esta valorizao es-

tpida que testemunhamos, reflita apenas o crescimento e estabilizao da economia brasileira, juntamente com o aumento populacional, com a capacidade e consumo das classes D e E, e da facilidade de tomada de crdito e que a inflao, mesmo controlada, ainda impacte nos aumentos dos custos de matria prima e mo-de-obra. Fcil e usar estes argumentos quando os participantes do mercado financeiro-imobilirio, inclusive o consumidor, no possuem instrumentos claros e definidos para avaliao quantitativa da evoluo dos preos dos imveis e possam denunciar os excessos de valorao gananciosa e artificial dos ativos imobilirios. Qualquer expanso monetria rapidamente gerada num setor de uma economia durante certo espao de tempo por especulao gera uma Bolha, isso fato! E que para no estourar necessita que esta expanso se mantenha a taxas cada vez maiores. Nossa expanso do mercado imobilirio pode at estar se mantendo, ainda, pelos fatores que descrevemos mais acima, e porque at agora existem pessoas (presas desavisadas) dispostas a pagar pelo preo dos imveis como esto no mercado hoje, porm tudo tem limites e no permanecer assim para sempre. Quando ela estoura? Eu no sei e ningum sabe. Posso apenas projetar cenrios para isso, por enquanto. Sou um economista, no um vidente. Mas os especuladores sabem que basta apenas um, um nico perodo de contrao significativa no crdito (digamos pela elevao da taxa de juros pelo Banco Central) e bumm, a festa acaba, porque eles mesmos vo rapidamente retirar seus recursos.

ARTIGO SELSO RODRIGUES NETO


ADMINISTRADOR DE VENDAS selsonet@hotmail.com

Venda com Atitudes e Tcnicas Avanadas


Para crescer e at mesmo para sobreviver em mercados super competitivos como os atuais, indispensvel proporcionar aos que entram no seu estabelecimento, um excelente atendimento, que v alm da satisfao das necessidades, supere suas expectativas e gere encantamento. Como ningum nasce sabendo, alm de admitir pessoas com o perfil adequado, preciso investir na sua qualificao. Para que o aprendizado seja constante, cabe ao gerente ou proprietrio avaliar e, de preferncia, ensinar aos vendedores a se autoavaliarem aps cada abordagem perguntando-se: 1) Cumprimentei o cliente olhando nos seus olhos, com um sorriso? 2) Me identifiquei e perguntei qual o seu nome? 3) Ofereci ajuda? 4) Fiz perguntas para atender melhor suas necessidades e desejos? 5) Respondi as perguntas com objetividade? 6) Mostrei alternativas de produtos? 7) Ofereci produtos, acessrios e complementares fiz venda adicional? Tambm algumas atitudes e caractersticas precisam ser melhor avaliadas: ENTUSIASMO Otimismo e pessimismo contagiam mais do que o vrus da gripe H1N1. Um profissional de vendas deve ser simptico e ter uma postura animada. indispensvel ter brilho nos olhos, sorriso no rosto e eletricidade no corpo. CORDIALIDADE Vai muito alm do Bom dia,Boa Tarde e Boa Noite. Refere-se a manifestaes de cortesia e educao, como pedir licena quando necessrio e agradecer pela visita. Tambm se expressa atravs das expresses lubrificantes das relaes humanas, tais como: Com licena, Por gentileza, Por favor, Muito obrigado. COMUNICAO Tenha um tom de voz audvel, simptico e adequado ao pblico. Procure falar, sempre que possvel, na mesma altura e velocidade de voz de seu interlocutor, para ser melhor entendido. Evite usar termos tcnicos com as pessoas leigas - se usar, explique o significado. O uso de linguagem de baixo nvel, nem pensar! Elas so totalmente reprovadas no contexto das vendas BOA VONTADE Deve ser constante em um profissional de atendimento. Ela percebida pela disposio, motivao e presteza em atender e servir a todos que o procuram. Revela-se na busca incansvel de produtos nos estoques, nas prateleiras de difcil acesso e na busca de informaes junto aos superiores e colegas para melhor esclarecer as dvidas dos clientes APARNCIA Capriche nos cuidados pessoais. V ao cabeleireiro e ao dentista regularmente. Profissionais mulheres devem primar pela discrio na roupa, acessrios e bijuterias. Utilize sapatos confortveis e em bom estado, pois impactam na aparncia e no seu bom humor. E, por favor, no passe a impresso de desnimo, no se escore em
MAIO/2012 | INFORMTICAEMREVISTA 33

colunas, paredes e balces. No masque chiclete, nem faa lanchinhos no ponto de venda. A utilizao de uniforme e crach contribui para a formao da imagem de uma empresa organizada e confivel e devem estar em perfeito estado. Afinal, antes de vender um produto ou servio, voc vende a si mesmo.

LTIMA PGINA

DIGITALIZAO

NOVO LIVRO
Esta a capa que foi escolhida, entre cinco leiau tes, para o prximo livro da poeta Suzana Galvo, Nau de Espe ranas que est sendo produzido por Jacio Carlos Edies com lanamento previsto para 11 de agos to deste ano, data do aniversrio da poeta. Angela Agos tinho, autora do trabalho, design grfico da H2A Desig n, e mora atualmente no Rio de Janeiro.

os Autor do projeto que determina que os document protocolados na Cmara Municipal de Natal, sejam erdigitalizados, o vereador Assis Oliveira vem conv ins para que ele sando com o presidente Edvan Mart rtanimplante esse servio que vem a ser muito impo segute para o bom andamento dos servios, com Acredito que antes do rana e informaes on line. a incio da campanha eleitoral deste ano, a CMN estej ntada com a digitalizao de documentos, impla disse Assis.

PRESENA
PLUGTECH
Desde o incio deste ano a Plugtech vem reformulando suas aes, a partir do momento em que desativou a indstria de montagem de computadores e notebooks em Macaiba. Funcionando num moderno escritrio em Tirol a empresa de Rose Grayse est dando nfase a outras aes e uma delas Outsourcing de Impresso, tendo frente Wladimir dos Anjos Alencar no desenvolvimento do projeto

works, Jos Luiz O vice -presidente da Barracuda Net especialmente Snchez, veio dos Estados Unidos Tour 2012, prestigiar para o evento Qualitek Securit y ologia, Rodrigo o amigo e diretor da Qualitek Tecn al e Recife conJorge. O seminrio realizado em Nat da Tecnologia tou com a presena de profissionais s dessas duas cida Informao de vrias empresa il, especialmente dades. Gosto muito de vir ao Bras tados-comentou Natal, onde estamos bem represen Snches.

34 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

36 INFORMTICAEMREVISTA | MAIO/2012

Vous aimerez peut-être aussi