Vous êtes sur la page 1sur 11

EDUCAO A DISTNCIA: REFLEXES ACERCA DO

PAPEL DO TUTOR NA MEDIAO DO CONHECIMENTO

Ccero Ferreira da Silva 1 RESUMO A educao a distncia, nem sempre foi vista com bons olhos, no entanto a sua necessidade foi to gritante que hoje no pode-se pensar em educao sem esquecer desta modalidade to essencial dentro do campo de conhecimento.O presente artigo surge com a proposta no de um aprofundamento sobre o ensino a distncia mais, sim acerca do profissional que media e atende fazendo a mediao entre professor- aluno, assim o professor tutor, tem tido um papel relevante de modo a dar a qualidade e mesmo a orientar e garantir que dvidas sejam sanadas e que de fato o aprendizado venha acontecer. O principal objetivo desta pesquisa e fazer algumas reflexes sobre a funo do tutor nos ambientes de aprendizagem virtuais, assim por meio de um estudo bibliogrfico, buscou-se conhecer melhor as atribuies e tambm as competncias que cabe a este profissional, alm claro de se ver a grande importncia no cenrio de ensino a distncia, de modo a garantir mediaes, aprendizados e sobretudo a qualidade do ensino que est sendo ofertado. Palavras- chave: Aprendizagem.Conhecimento. Mediao.

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL, e-mail

1. INTRODUO

Nos ltimos anos o ensino distncia tem sido algo bastante procurado tendo um expanso nacional e possibilitando as comunidades mais distantes de centros urbanos o acesso ao conhecimento em vrias modalidades de ensino, principalmente ao ensino superior. Num passado no muito distante entrar em uma universidade e ter a oportunidade de cursar qualquer graduao eram uma impossibilidade, devido a falta de recursos financeiros e mesmo as distncias em que se encontravam, no entanto com o avano das tecnologias as distncias tem sido relativas, e o que antes era visto como algo impossvel com a internet e as grandes redes de comunicao possibilitou, aos professores dos centros universitrios o contato com diversas comunidades, sendo as mais longnquas. Segundo BERNAL (2008)

A incorporao da tutoria s atividades acadmicas para a educao a distncia responde a objetivos de carter institucional e a opes metodolgicas no acompanhamento do estudante. Na educao presencial, a tutoria consiste em um processo de acompanhamento dos alunos durante a formao que se concretiza pela ateno personalizada ou a um grupo reduzido de estudantes, por parte de acadmicos competentes e formados para essa funo, apoiando-se conceitualmente mais nas teorias de aprendizagem do que no de ensino. A misso primordial da tutoria prover orientao sistemtica ao estudante, realizando-a ao longo do processo formativo para acompanh-lo na tomada de decises sobre os caminhos da aprendizagem e da construo do conhecimento.( BERNAL,2008,p.60)

Assim com base nas consideraes da autora buscou-se no presente estudo um aprofundamento sobre o tutor em salas com ambientes de aprendizagens virtuais, visto que existem inmeros tutores nos diversos espaos de ensino a distncia, no entanto nos deteremos aos que se encontram nas salas de aula com os alunos, ou seja onde o professor/tutor atende de forma pessoal, com contatos diretos os alunos e faz toda a interao deste com os ambientes de aprendizagem, mediando assim as tecnologias de aprendizagem, tendo um contato direto com o aluno e o conhecimento.

O tutor deve ser um mediador capaz de criar condies que permitam que os saberes tenham sentido para os estudantes, o que lhe exige um amplo conhecimento das dimenses epistemolgicas, sociais e histricas do conhecimento com o fim de que possam tematiz-lo ou envolv-lo com seus contextos scio-culturais para facilitar os processos de apropriao e gerao de novos saberes. Deve ser um formador em permanente processo de formao, possibilitador de encontros, gerador de espaos para a aprendizagem, formador de valores, responsvel, de equilbrio intelectual e emocional, coerente entre o que se vive e o que se ensina, cooperador na busca de superao, capacidade de compreenso, sinceridade e honestidade para reconhecer os limites do saber, comprometido com os processos de aprendizagem, no como o guia, mas como o acompanhante disposto a desaparecer e que conhea a metodologia distncia e os processos implicados nela. (UNAD, 2002, p. 35).

O objetivo deste trabalho refletir sobre as novas tecnologias aplicadas na rea educacional, dando um destaque a didtica do profissional/tutor do ensino distncia, assim atravs de uma analise de como as utilizaes das tecnologias computacionais podem oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional na perspectiva da construo do conhecimento. O presente estudo busca atravs de uma abordagem bibliogrfica entender o papel e tambm a necessidade do professor/tutor nos ambientes de Educao a Distncia, alm de que entende a necessidade deste profissional em se aperfeioar em conhecimento tecnolgicos a fim de favorecer e mediar aes de interaes da sua sala aos ambientes virtuais de aprendizagens, promovendo assim o contato do professor-aluno- aluno-professor. De acordo com Bernal (2008) enfatiza que:

No modelo pedaggico de Educao a Distncia, o papel do tutor ocupa um lugar destacado. Portanto, sua formao se v influenciada por um componente pedaggico e tecnolgico que lhe permite manter e aumentar a comunicao com seus estudantes; dispor-se, por autodeterminao, a gerar mudanas libertadoras que abrem espaos de transformao e de novos conhecimentos (BERNAL 2008,p.69)

Ao se buscar conhecer mais acerca do papel do tutor vemos uma grande pesquisa na rea onde estudos tem buscado difundir e mesmo explicar que este profissional no algo novo das novas concepes de aprendizagem, pelo contrrio tem sua funo h sculos passados, mais com o crescimento dos cursos on-line ou mesmo dos ambientes virtuais propostos pela EaD, vem ganhando um amplo espao dentro do cenrio educacional.

2. AS NOVAS TECNOLOGIAS E O CONHECIMENTO

Num passado no muito distante ao se imaginar as salas de aula de uma educao sistematizada, pensava-se em uma escola com professores transmitindo algum conhecimento e alunos enfileirados, copiando ou respondendo provas. Hoje com o mundo globalizado o conhecimento foi o primeiro a se democratizar, de modo que o computador ligado a redes tem possibilitado alunos adquirem conhecimentos sem sair de casa, em espaos mais alternativos com as diversas paisagens possveis, a internet com a sua gama de informaes tem dado a quem procura as diversas oportunidades do saber e do conhecimento global. Assim viajar por museus, entrar em bibliotecas e ler obrar distintas no mais privilgios de quem mora em centros urbanos.O uso da internet tem sido algo to dinmico que atualmente no precisa de computador para se ter acesso a rede, um bom celular garante voc se conectar com o mundo. Sendo assim nesta viso os grandes centros universitrios, associou s grandes redes a possibilidade de instruo e favoreceram aos alunos em conhecimento e formao. A Educao a Distancia tem o objetivo de capacitar, aperfeioar e aprimorar o conhecimento dos estudantes, do ensino superior, preparando-os para o mercado de trabalho e reforando nos mesmos as habilidades mais valorizadas nos processos seletivos e no ambiente profissional. Lvy (1996) afirma que o papel do professor no contexto das tecnologias ,

Sua competncia deve deslocar-se no sentido de incentivar a aprendizagem e o pensamento. O professor torna-se um animador da inteligncia coletiva dos grupos que esto a seu encargo. Sua atividade ser centrada no acompanhamento e na gesto das aprendizagens: o incitamento troca dos saberes, a mediao relacional e simblica, a pilotagem personalizada dos percursos de aprendizagem, etc. (LVY 1996 p.171)

Para Moran (2007, p. 129), o semipresencial tende a avanar, porque crianas e jovens j tm uma relao com a Internet, redes, celulares e multimdia. Eles j vivem o semipresencial em muitas outras situaes. Diferentes tipos de ambientes virtuais de aprendizagem tm sido apresentados, com suas vantagens e caractersticas de uso. Alguns so de domnio pblico como o caso do Moodle. O Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment oferece inmeros recursos online. Segundo Moran:

A forma de conquistar o aluno para que permanea entretido na Moodlesfera de seu curso atravs do uso integrado dos recursos que o professor dispe: a modelagem do ambiente, sua mediao pedaggica constante e um planejamento de atividades que sero desenvolvidas dentro e fora dos ambientes. Essa estratgica representa a metodologia de uso do ambiente virtual. (MORAN 2007, p. 258)

A organizao das atividades desenvolvidas no presencialmente deve fazer parte de um planejamento pedaggico geral, no sentido de complementar e promover a melhoria de qualidade do processo de ensino-aprendizagem, de forma diferenciada de recursos utilizados em cursos presenciais, em que possam apresentar articulao com os contedos apresentados no processo de ensino, mantendo-se o dilogo entre educador-educando-objetos do conhecimento. Segundo Moran ( 2002) as tecnologias iro abrir diversas possibilidades de formao como ele explica ao afirmar que:

... possvel avanar rapidamente, trocar experincias, esclarecer dvidas e inferir resultados. De agora em diante, as prticas educativas, cada vez mais, vo combinar cursos presenciais com virtuais, uma parte dos cursos presenciais ser feita virtualmente, uma parte dos cursos a distncia ser feita de forma presencial ou virtual-presencial, ou seja, vendo-nos e ouvindo-nos, intercalando perodos de pesquisa individual com outros de pesquisa e comunicao conjunta. Alguns cursos poderemos faz-los sozinhos, com a orientao virtual de um tutor, e em outros ser importante compartilhar vivncias, experincias, idias. (MORAN,2002, p. 39)

Nesse contexto de interao reside o papel imprescindvel do tutor na modalidade distncia, assim a possibilidade de crescimento de informao mais tambm a interao e a mediao so pontos chaves para o sucesso desta modalidade de ensino seja semi-presencial ou totalmente a distancia. De acordo com GREEN; GILBERT( 1995 apud Bernal 2008)
As novas tecnologias por si s no do qualidade, so simples meios para se alcanar um fim. A qualidade depender, em grande parte, da qualidade humana de quem elabora e assume o processo de formao [] a tecnologia uma forma de conhecimento [] os objetos tecnolgicos carecem de significado se no h destreza para us-los, repar-los, desenh-los e faz-los. Essa destreza, a rigor, no pode ser posta em palavras. visual, inclui o tato, mais que verbal ou matemtica. (BERNAL 2008, p. 79).

Desta forma entende-se que as tecnologias do conhecimento no podem ser vistas somente a utilizao de artefatos, como computadores e equipamentos, seno fundamentalmente uma forma de pensar, conceitualizar e teorizar a educao na qual os meios tecnolgicos podem auxiliar no xito dos objetivos. De acordo com Moran ( 2003 apud Loch 2009 )

Com a educao on-line os papis do professor se multiplicam,diferenciam-se e complementam-se exigindo uma grande capacidade de adaptao e criatividade diante de novas situaes propostas, atividades[...]O professor on-line esta comeando a aprender a trabalhar em situaes muito diferentes :com poucos e muitos alunos, com mais ou mesnos encontros presenciais, com um processo personalizado (professor auto-gestor ) ou mais despersonalizado (separao entre o autor e o gestor de aprendizagem .( LOCH 2009, p. 25)

Uma das vantagens das tecnologias de informao, est justamente em permitir incorporar aos processos educativos uma srie de ferramentas que ofeream a possibilidade de interao, comunicao, criao de redes e comunidades virtuais de aprendizagem, que facilitam adiantar processos de construo de conhecimento enquanto se pode partir de situaes experienciais e conjecturais dos estudantes para favorecer o desenvolvimento de suas capacidades.

3. ENTENDENDO O PAPEL DO TUTOR DENTRO DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

Como j exposto que indiscutvel que na atualidade a modalidade de teleducao est em total expanso em todo o territrio brasileiro e at internacionalmente,assim esta nova realidade de educao permite uma interao entre o aprendiz e toda a estrutura fsica, mesmo que estejam separados, ou seja, a comunicao ocorre em um ambiente virtual na maioria das vezes, no deixando de existir, porm o ambiente real, em que atuam os professores, tutores e outros. Ao se buscar entender mais acerca dos tutores, encontra-se dentro da histria da educao a presenas destes profissionais a muitos anos antes como explica Loch (2009)

No sculo XIX o tutor passa a ser visto como aquele que continua a apoiar o aluno individualmente,porm, no apenas do ponto de vista de uma cultura religiosa, mas tambm do ponto de vista moral. Desse sucesso advindo do tutor dependia, tambm, o sucesso da universidade, porm mesmo nesse sentido, a funo era apenas complementar as informaes educacionais recebidas presencialmente na universidade. (LOCH,2009,p. 12)

Com base nas palavras da autora entende-se que esta funo tem sua importncia aos longos dos sculos, e que ainda nos dias atuais o curso mesmo gerenciado precisa de profissionais competentes, que faam mediao e busquem motivar, tirar as dvidas, fazer novos contatos de modo que os cursos tenham xitos e aprendizagens significantes na vida do aluno. As autoras Jaeger & Accorssi (2006), fazem uma grande abordagem no papel do tutor ao expor que:
[...] tem como papel central o apoio docente a um professor. Esse apoio geralmente se d em uma das disciplinas de um curso, na sua preparao de material didtico e no acompanhamento das atividades desenvolvidas. Espera-se tambm que este seja responsvel pelas ferramentas de avaliao, assim como, na anlise dos trabalhos dos alunos. Alm disso, tem por tarefa o encaminhamento de dvidas dos alunos aos professores, promovendo maior interatividade entre os mesmos, e com o corpo docente. Atua, ainda, no esclarecimento de dvidas dos alunos atravs de e-mail, frum, telefone ou pessoalmente, no recebimento e controle de entrega dos trabalhos. [...] Um ponto fundamental estar atento as necessidades do aluno, fazendo pontes entre as demandas dos alunos e propostas do professor, podendo agir de maneira a solucionar as questes tanto tericas quanto de situaes do dia-adia. Isso quer dizer que o tutor dever estar atento no nvel de interatividade dos alunos, para ento identificar quais alunos no esto interagindo e tentar resgatar a relao interativa. (JAEGER; ACCORSSI, 2006,p.34).

Por meio das colocaes acima entende-se que a tutoria em ambientes de aprendizagem imprescindvel para o sucesso e a mediao de modo a fazer mais que a ponte

mais sobretudo garante aos alunos uma ampliao de conhecimentos de modo a gerar satisfao e fluidez durante a formao. De acordo com Edith Litwin( 2001,apud Loch 2009,p.15), afirma que:

...quem um bom docente ser tambm um bom tutor.Um bom docente cria propostas de atividades para a reflexo, apia sua resoluo ,sugere fontes de informao alternativas, oferece explicaes ,facilita os processos de compreenso;isto , guia, orienta,apia,e nisso consiste o seu ensino.Da mesma forma o bom tutor deve promover a realizao de atividades e apoiar sua resoluo e no apenas mostra a resposta correta;oferecer novas fontes de informao e favorecer sua compreenso,guiar, orientar, apoiar devem se referir a promoo de uma compreenso profunda,a estes atos so de responsabilidade tanto do docente no ambiente presencial como do tutor na modalidade a distncia ( LOCH,2009,p.15)

Sabe-se que o objetivo principal da educao a distancia sem dvida fazer chegar aos alunos que tm alguma dificuldade e que no podem ou no conseguem chegar sala de aula convencional. Faze-se necessrio uma educao de qualidade,para isso o papel da formao do tutor imprescindvel de modo que este lidar diretamente com os alunos e que far a conexo com o professor formador, assim entende-se que as instituies de ensino a distncia deve ter uma preocupao na preparao, adequao e formao continuada dos seus funcionrios (professores/tutores) para que sempre exista interesse por parte do pblico alvo em buscar nesta instituio os seus servios. Outro ponto que precisa ser discutido justamente do aluno a distncia entender a postura e o papel do tutor, pois estes muitas vezes vem no tutor o professor com respostas das questes relativas ao que esta sendo ensinado, preciso saber separar as atribuies e posies como coloca Loch( 2009) ao afirmar que:

O papel do tutor precisa ser repensado para que no se reproduzam nos atuais ambientes de educao a distncia concepes tradicionais das figuras do professor/aluno. preciso ainda superar a postura ainda existente do professor transmissor de conhecimentos (Loch,2009,p.15)

Sendo assim preciso ver o professor/ tutor no como o que domina todo o contedo dos cursos a distncia mais sim como o mediador para o professor da rea especfica, de modo que o tutor dos ambientes de aprendizagem virtual, so de fato destinados a dar o suporte tcnico aos alunos que ainda no tem grande familiaridade com o uso da internet e dos ambientes virtuais. Desta forma entendemos que a Educao a distancia ( EaD cresce rapidamente em um mundo, o qual o contedo de conhecimento cientifico, humano e artstico cada vez mais modular, compartilhado, atendendo demandas de uma sociedade que necessita de sistemas flexveis e eficazes para a aprendizagem.

No h uma mo nica para o conhecimento, visto que este tem se tornado a cada dia mais amplo e abrangente.Precisa-se sim que haja um espao maior para se preparar o aprendiz para essa nova forma de navegar dentro do universo de conhecimento atravs de um trabalho integrado, cooperativo com os papis definidos em busca de alternativas eficazes para a construo e mediao do conhecimento nos ambientes virtuais que promovam de fato uma educao a distancia com responsabilidade e qualidade. A este respeito Bernal( 2008 ) enfatiza que :

Atualmente, a formao do tutor se caracteriza por dar maior nfase na formao de um profissional comprometido com a educao a distncia, mediante o desenvolvimento de sua autonomia pessoal e profissional, entendida a partir do domnio de conhecimentos, habilidades e tcnicas articuladas a sua prtica educativa. Assim mesmo, pretende-se que o tutor possua ampla formao cultural, com um nvel de compreenso de seu tempo e de seu contexto de maneira que possa enfrentar os desafios culturais e os fatos que apresentam os novos paradigmas pedaggicos.(BERNAL 2008,p.71)

Entende-se desta forma que o tutor precisa estar em continua formao de modo a garantir dentro da rea dos conhecimentos tecnolgicos o acesso dos formandos aos seus ambientes virtuais, alm de dar atravs de uma linguagem mais acessvel as garantias de interlocuo. Assim em suma vamos entender que a caracterstica do tutor em salas e ambientes de aprendizagem a distancia ser de um profissional comprometido e sobretudo que entenda e tenha pleno domnio do seu papel frente as novas tecnologias de informao de modo a favorecer o contato do aluno com o mundo virtual de aprendizagem

CONSIDERAES FINAIS

REFERENCIAS

BERNAL, E. G. Formao do tutor para a Educao a Distncia: fundamentos epistemolgicos. EccoS, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-88, jan./jun. 2008. JAEGER, F. P.; ACCORSSI, A.Tutoria em educao a distncia. Disponvel em: < http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=86>. Acessado em: 08 de abril de 2012.
LEVY, P. O que o virtual? So Paulo: Ed. 34, 1996

LOCH, Mrcia. Tutoria na Educao a Distncia.Centro Universitrio Leonardo Da Vinci Indaial: Grupo UNIASSELVI,2009. MORAN, J. M. A educao que desejamos: novos desafios e como chegar l. Campinas: Papirus, 2007 _______, Home: Comunicao pessoal, Educao, Educao na Educao distncia: Identidade Comunicao pessoal Aprendendo a viver Educao e Tecnologias: Mudar para valer. No site http://www.scielo.br/scielo.php Acessado em 6 de maro de 2012. _______. Novos caminhos do ensino a distncia, no Informe CEAD Centro de Educao a Distncia. SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n.5, out-dezembro de 1994, pginas 1-3. Foi atualizado tanto o texto como a bibliografia em 2002. Disponvel em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso: 5/03/2012

Vous aimerez peut-être aussi