Vous êtes sur la page 1sur 30

1.

Fontes e Detectores de Luz


1.1. O Espectro de Radiao Eletromagntica

As ondas eletromagnticas so oscilaes sincronizadas de campos eltricos e magnticos, que se propagam livremente no vcuo a distncias infinitas das fontes que a geraram. A velocidade de propagao destas oscilaes no vcuo, independentemente do referencial, uma constante universal c = 2,998X108m/s. Nenhum sinal, fora, ou interao pode se propagar a uma velocidade maior que esta. A freqncia destas oscilaes (f) pode variar continuamente de zero a infinito e a distribuio das ondas eletromagnticas em funo da freqncia recebe o nome de espectro eletromagntico. Cada regio de freqncias recebe um nome diferente, conforme mostrado na Figura 1.1 A luz visvel corresponde apenas uma estreita faixa que vai de f= 1012 Hz f=1016 Hz.

Figura 1.1: Espectro de Radiao Eletromagntica

Segundo a teoria quntica de Einstein, cada freqncia est associada a uma quantidade elementar de energia chamado quantum cujo valor dado por:

E = hf

[1.1]

com h sendo a constante de Planck (h= 6,626X10-34J.s= 4,136X10-15eV.s) Assim cada faixa de freqncia pode ser associada a uma faixa de energia dada pela Equao [1.1.] (Figura 1.1). Chamamos de perodo T, o tempo decorrido para uma oscilao completa. Assim,

T=1/f

[1.2]

Quando estas oscilaes se propagam em um determinado meio, durante o tempo correspondente a um perodo T, os campos percorrem uma distncia chamada de comprimento de onda:
= vT = v/f
8

[1.3]

onde v a velocidade de propagao da oscilao no meio, no vcuo: v=c= 3 10 m/s. Desta forma cada faixa de freqncia pode ser tambm associada uma faixa de comprimentos de onda dada pela Equao [1.3] ( Figura 1.1).

1.2.

Fontes de Luz

Podemos classificar as fontes de radiao, segundo o espectro que elas emitem, em 3 tipos: fontes contnuas ou trmicas, fontes espectrais ou discretas e fontes monocromticas (lasers).

1.2.1. Fontes contnuas ou trmicas

ambiente ~ 300o K) est na faixa de comprimentos de onda que compreende entre = 8 14 m. Entretanto, o nosso olho no sensvel nesta faixa de comprimentos de onda. Como as ondas mais intensas na Terra so provenientes do sol, nosso olho est adaptado para enxergar (detectar) a parte do espectro correspondente ao pico de emisso do sol (Figura 1.2). Esta faixa de radiao chamada de espectro visvel ou luz. Por este motivo no enxergamos diretamente a radiao emitida pelos corpos, e sim, a radiao do sol (ou lmpadas) refletida ou espalhada por eles.

Todos os corpos emitem radiao (ondas eletromagnticas) por estarem a uma temperatura maior que zero absoluto (0oK). Isto ocorre porque todos os corpos contm cargas que esto em movimento trmico, e cargas aceleradas irradiam. Esta mesma irradiao o mecanismo pelo qual ocorre troca de calor, uma vez que os corpos emitem e absorvem energia, at entrarem em equilbrio trmico, quando a taxa de emisso se iguala taxa de absoro de radiao. A maior parte da radiao emitida pelos corpos que esto nossa volta (a temperatura

Figura 1.2: Espectro de Emisso Solar

A densidade de energia emitida ou irradiada pelos corpos depende do comprimento de onda e da temperatura. Quanto mais alta a temperatura, maior a intensidade emitida.
1.2.1.1. Radiao de corpo negro

O espectro de emisso depende geralmente da composio do corpo. Entretanto, existem alguns tipos de corpos cuja emisso no depende de sua composio, apenas de sua temperatura. Este tipo de corpo chamado de corpo negro. O espectro de emisso de um corpo negro, em funo do comprimento de onda, apresenta um pico e tem a forma caracterstica mostrada na Figura 1.3.

Figura 1.3: Espectro de Emisso de um Corpo Negro

A radiao total emitida por um corpo negro (M), definida como a integral da emitncia M() e depende fortemente da temperatura segundo a lei de Stefan-Boltzmann:
M = M ()d =T 4 [1.4]

com = 5.67X10-8 W/(m2K4), chamada de constante de Stefan-Boltzmann e = emissividade variando de 0 1.

Por outro lado, a posio em comprimento de onda ( m ) de pico de emisso (Figura 1.3), varia com a temperatura segundo a lei de Wien:

m T = 2.88 10 3 (m K )

[1.5]

Quando =1 dizemos que o corpo um emissor ideal. No equilbrio trmico, ele tambm um absorvedor ideal ( =1). Como, pela conservao de energia:

+ R + T = 1, =1 R = T = 0 , com R = refletncia e T = transmitncia.

Portanto este corpo no deve nem refletir nem transmitir nenhuma radiao. Por este motivo chamamos este corpo emissor ideal de corpo negro ideal, que poderia ser uma superfcie fechada oca, com um pequeno buraco semelhante ao e mostrado na Figura 1.4. Na realidade, o corpo negro ideal no existe, mas h muitos corpos que tm o espectro independente de sua composio com <1 (corpos cinzas). Os corpos que apresentam independente de emitem um espectro contnuo de radiao, e por isto so chamadas de fontes trmicas. Alguns exemplos destas fontes so: - sol - metais aquecidos

lmpadas de filamento lmpadas de descarga com alta presso e alta corrente

Fig.1.4: Esquema ilustrativo de um Corpo Negro Ideal

Utilizando-se a lei de Wien (Equao 1.5), podemos estimar a temperatura destas fontes a partir da medida do comprimento de onda de pico de sua emisso. Por exemplo, para o sol temos T~5700o K, para uma lmpada incandescente T~2000o K, e ainda podemos associar as cores de algumas fontes com sua temperatura: vermelho escuro 800o-1000 o K vermelho vivo 1200 o K amarelo 1400 o K branco 3000 o -5000 o K azul claro 8000 o -10000 o K
1.2.2. Fontes Espectrais

Por outro lado, existem outros tipos de materiais que apresentam um espectro de emisso bem diferente das fontes trmicas. Como por exemplo, as fontes de gases a baixa presso e os LEDs (Ligth-Emitting Diodes), etc.
1.2.2.1. Fontes de gases a baixa presso

Os gases baixa presso se comportam como tomos isolados com pouca interao entre eles, como por exemplo, os tubos de Nenio, lmpadas de sdio e mercrio. Quando os eltrons destes tomos so excitados (eletricamente), eles passam para nveis de maior energia e espontaneamente voltam ao seu nvel de energia inicial emitindo um fton, cuja energia igual diferena entre os nveis de energia do eltron. Como esta diferena de energia entre os nveis igual para todos os tomos de um mesmo gs, os ftons emitidos tero todos sempre a mesma energia. Ou em termos de ondas eletromagnticas, a radiao emitida ter sempre a mesma freqncia. Desta forma o espectro de emisso destes gases ser formado por picos em frequncias discretas, como pode ser visto na Figura 1.5a. Cada pico corresponde a uma transio entre dois determinados nveis.

Figura 1.5a: Espectro de Emisso de uma Lmpada de Mercrio (Hg) a baixa Presso

Figura 1.5 b: Espectro de Emisso de uma Lmpada de Xenono (Xe) de alta Presso

Segundo este princpio, estes picos deveriam ser extremamente finos, pois dependeriam apenas das larguras dos nveis qunticos. Entretanto, estes picos so muito mais largos porque os tomos dos gases esto em movimento. O movimento dos tomos produz um alargamento por efeito Doppler e pelas colises entre as molculas. Quanto maior a presso e mais alta a temperatura, maior a velocidade mdia dos tomos e maior o nmero de colises. Portanto quanto maior a temperatura e a presso, maior ser o alargamento das linhas e o espectro da lmpada se aproxima do espectro de um corpo negro (espectro contnuo) conforme mostrado na Figura 1.5b.
1.2.2.2. LEDs

Um outro tipo interessante de fonte espectral o diodo emissor de luz ou LED. Estes dispositivos so formados por uma juno semicondutora p-n polarizada diretamente. Devido estreita espessura regio de depleo (juno), uma grande quantidade de eltrons consegue cruzar faixa da juno produzindo uma alta taxa de recombinao dos pares eltron-buraco. Na recombinao os eltrons e buracos se aniquilam, emitindo ftons cuja energia corresponde

diferena de energia entre estes dois nveis de energia. A Figura 1.6 mostra um esquema da juno p-n, e a Figura 1.7 mostra um espectro caracterstico de um LED de GaAs.

Figura 1.6: Esquema da Juno de um Diodo (LED)

Figura 1.7: Espectro de Emisso tpico de um LED de GaAs 1.2.3. Fontes estritamente monocromticas: Lasers

Antes do advento do laser, as nicas fontes monocromticas eram as lmpadas de baixa presso, nas quais se colocavam filtros para selecionar apenas um dos picos de emisso. Com a construo do laser foi possvel se obter uma fonte de largura espectral ordens de grandeza menor, o que possibilitou um enorme avano em diversos campos da cincia. muito mais fcil estudar e entender a resposta da matria quando excitada por uma onda estritamente monocromtica (mais elementar). O efeito laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation), baseado no fenmeno da emisso estimulada, previsto por Einstein no incio do sculo XX. A emisso estimulada, esquematizada na Figura 1.8, o decaimento do eltron de um nvel para outro, estimulado pela presena de um fton de energia exatamente igual diferena de energia entre os nveis. Quando este decaimento estimulado e no espontneo, o fton emitido est exatamente em fase com o fton que provocou a emisso. Em termos de ondas eletromagnticas, podemos pensar que o pulso emitido est exatamente em fase com a onda inicial. Isto faz com que ambos os pulsos

se emendem formando um pulso mais longo, e reduzindo desta forma a largura espectral (em freqncia) do pulso.

Figura 1.8: Esquema do Diagrama de Dois Nveis e Emisso Estimulada

Embora este efeito fosse esperado, a construo do primeiro laser s foi possvel na dcada de 60, porque para que a emisso estimulada fosse expressiva era necessrio manter a condio de inverso de populao, ou seja necessrio manter o nvel mais alto mais populado que o nvel fundamental. Para resolver este problema a soluo foi construir um sistema fechado, onde a radiao emitida ficasse confinada, estimulando assim novas emisses. Isto foi feito atravs de uma cavidade de espelhos, dentro da qual colocado um meio ativo, que estimulado continuamente para manter uma inverso de populao. Um esquema deste sistema aparece na Figura 1.9.

Figura 1.9: Esquema de uma Cavidade Laser

O meio ativo pode ser slido, lquido ou gasoso, e sua excitao pode ser feita atravs de descarga eltrica, ou luminosa. A parte da radiao que vaza atravs de um dos espelhos (menor refletividade) a radiao til. Os lasers de gs so geralmente muito potentes, entretanto pouco eficientes (apenas cerca de 5% da energia utilizada convertida em luz), por outro lado os lasers de estado slido podem atingir cerca de 40 % de eficincia. Atualmente existem lasers em toda faixa do espectro visvel se estendendo do ultra-violeta ao infra-vermelho e o uso de cristais no lineares permitiu a construo de lasers de estado slido de alta potncia. O espectro de emisso de um laser depende do meio ativo e da cavidade formada pelos espelhos. Assim o espectro resultante uma superposio destes dois efeitos, conforme mostrado na Figura 1.10. Os picos dentro da curva de emisso so chamados modos longitudinais do laser e podem ser eliminados utilizando-se dispositivos especiais introduzidos dentro da cavidade como o caso do Fabry-Perot etalon.

Figura 1.10: Espectro de Emisso de um Laser (modos longitudinais)

Alm dos modos longitudinais (que determinam o espectro de freqncias) emitidos pelo laser, o laser apresenta tambm uma distribuio espacial de luz caracterstica dentro e fora da cavidade de espelhos. Se a cavidade for feita de espelhos cncavos, h uma tendncia de focalizao do feixe no centro. Desta forma o feixe apresenta uma distribuio caracterstica dentro da cavidade, semelhante ao mostrado na Figura 1.9. A menor largura do feixe (cintura) no centro da cavidade definida como:
Wo = ( d ) 2

[1.6]

onde d = distncia entre os espelhos. Numa cavidade confocal, d=R(raio dos espelhos). A divergncia do feixe () dada pelo limite de difrao:
1,27 Wo [1.7]

Os lasers podem ainda apresentar modos transversais conforme mostrados na Figura 1.11 que podem ser alterados introduzindo-se diafragmas dentro da cavidade. No modo TEM00, a distribuio de intensidade de luz no homognea dentro da rea circular mostrada na Figura 1.11, porm segue uma distribuio gaussiana em funo do raio.

Figura 1.11: Modos Transversais de um Laser

1.3.

Detectores

No tpico anterior ns vimos que existem trs tipos de fontes de luz: as trmicas (que emitem um espectro contnuo), as fontes espectrais que emitem linhas discretas e o laser que so fontes estritamente quase monocromticas. Neste tpico vamos tratar da medida da radiao emitida por estas fontes. Em principio qualquer dispositivo que produza uma resposta radiao incidente um detector. O mais comum (que todos possumos) o olho, pois no seu existem clulas fotoreceptoras sobre as quais so as imagens. Entretanto, este tipo de receptor fornece uma resposta qualitativa subjetiva, e o que queremos quando falamos de medio justamente o contrrio: medidas quantitativas. Os detectores que podem fornecer uma medida objetiva e quantitativa de luz podem ser divididos em dois grupos: detectores trmicos e detectores qunticos.
1.3.1. Detectores trmicos

So chamados assim, pois a resposta do detector radiao um aumento em sua temperatura e geralmente tem uma banda de resposta muito larga (micro-onda/UV). Entre eles podemos citar:
1.3.1.1. Termopares ou termopilhas

So formados por duas junes entre dois metais ou semicondutores. Quando a juno est em equilbrio trmico e h o aparecimento de uma barreira entre um metal para outro, como mostrado na Figura 1.12. A altura desta barreira depende da temperatura. Quando a luz incide sobre uma das junes, absorvida causando um aumento de temperatura. Quando a outra juno est a uma temperatura diferente da primeira, h um fluxo de eltrons entre as duas junes, de forma a equilibrar a diferena entre as barreiras e portanto h o aparecimento de uma d.d.p. entre os terminais V1 e V2 como mostrado na Figura 1.12a). Uma termopilha um conjunto de termopares que tendem a aumentar a eficincia do dispositivo, pois as d.d.p se somam (Figura 1.12 b).

Figura 1.12: a) Termo-Par, b) Termo-Pilha 1.3.1.2. Termistores ou bolmetros

H materiais, entretanto, que quando so aquecidos variam sua resistncia, estes so chamados de bolmetros quando so metais ou termistores quando so semicondutores. Normalmente para melhorar a preciso da medida so utilizados em uma ponte e a mudana de resistncia monitorada por um galvanmetro( de 10ms), e ainda, so os mais rpidos de todos os detectores trmicos.
1.3.1.3. Pirmetros

No caso do pirmetro, o aumento de temperatura produzido pela radiao (luz) causa uma mudana na carga superficial, chamado de efeito piroeltrico. Assim o detector funciona como um capacitor cuja carga funo da temperatura.
1.3.1.4. Clula de Golay ou Radimetro

formado por placas metlicas, posicionadas como um corroussel em torno de um eixo, cada placa tendo uma face branca e outra preta. O calor absorvido pela membrana preta transmitido ao ar de uma cmara de baixa presso que aumenta a energia cintica em relao outra face, fazendo com que o sistema gire. Quanto maior a intensidade da luz maior velocidade de rotao (radimetro). Embora os detectores trmicos sejam sensveis em uma larga faixa de comprimento de onda, sua resposta geralmente muito lenta o que no os torna apropriados para medidas de variaes rpidas de luz.
1.3.2. Detectores Qunticos

Os detectores que respondem taxa de ftons incidentes, ao invs de medirem o aquecimento do elemento devido radiao incidente, so chamados de detectores qunticos.
1.3.2.1. Fotoemissores (fotomultiplicadora e fotoclulas)

Funcionam baseados no efeito fotoeltrico: quando a luz incide em certas superfcies (abaixo de determinado ) geralmente formadas por metais alcalinos, os ftons so absorvidos liberando eltrons que conseguem vencer a funo trabalho do material. Se os eltrons forem coletados em tubo evacuado por um anodo positivo, pode-se medir uma corrente de eltrons arrancados. Portanto pode-se medir uma quantidade infinitesimal de luz (Figura 1.13 a). Se o sinal amplificado pelo uso de emisses secundrias de eltrons o dispositivo recebe o nome de fotomultiplicadora, mostrado na Figura 1.13 b.

Figura 1.13: a) Foto-Emissor

Figura 1.13: b) Fotomultiplicadora..............

Cada coliso multiplica a corrente, assim para cada fotoeltron, 105 a 107 eltrons podem ser coletados no anodo com tempos de resposta baixssimos ( 10ms ). Uma outra forma de amplificar os fotoeltrons utilizar uma clula preenchida com gs a baixa presso. Os eltrons adicionais so obtidos atravs da ionizao do gs. Para < 550mm a sensibilidade dos detectores via fotoemisso muito alta a ponto de ser possvel medir ftons individuais (contar ftons) Para > 1m os fotoemissores no funcionam (porque no h gerao de foto-eltrons nesta faixa).
1.3.2.2. Fotocondutores

Fotocondutores so materiais cuja condutividade varia com a incidncia de luz (ftons). Por exemplo um semicondutor: quando incidimos um fton de energia maior que a energia da banda proibida gap gerado um par eltron-buraco. O circuito utilizado semelhante ao da medida de fotoemissores ou efeito fotoeltrico: (Figura 1.14)

Figura 1.14: Esquema de Circuito para Medida com Fotocondutores

O efeito semelhante ao efeito-eletrico s que no h energia suficiente para liberar os eltrons apenas para lev-los da banda de Valencia banda de conduo. Os fotocondutores mais comuns so o sulfeto de chumbo e o sulfeto de cdmio, ( de 1 s).
1.3.2.3. Fotovoltaicos (Fotodetectores)

Os detectores fotovoltaicos mais comuns so os fotodiodos: junes p-n polarizadas com tenso reversa. Uma juno p-n formada quando colocamos um semicondutor do tipo p em contato com o tipo n, como mostrado na Figura 1.15. Sob polarizao direta h uma pequena reduo na barreira (alta corrente) e sob polarizao reversa h um aumento da barreira (no h

corrente). Quando irradiamos a juno so criados eltrons-buraco que se deslocam sob ao do campo (barreira de potencial) na juno, produzindo uma variao na voltagem e uma corrente. Este efeito chamado de efeito fotovoltaico. Quando a energia luminosa incidente convertida em potncia eltrica o dispositivo chamado de clula solar. O fotodiodo ou clula solar feito de forma que a juno fique localizada o mais prximo possvel da superfcie e tenta-se aumentar a largura da regio de depleo para melhorar a coletagem de cargas fotogeradas. Os diodos do tipo p in (i=intrnseco) aumentam a largura da regio de depleo melhorando a eficincia. Alm disso, quando a tenso reversa suficientemente grande, h a emisso secundria de fotoeltrons produzindo um efeito de avalanche. Os fotodiodos de avalanche so rpidos e sensveis, mas tm alto rudo para baixas irradianas. Para aumentar a eficincia so utilizados amplificadores operacionais integrados com alto ganho, podendo substituir fotomultiplicadores com maior estabilidade e menores tenses (6 -15V) e com regulagem menos crtica.

Figura 1.15: Esquema da Juno p-n de um Foto-diodo

A faixa de sensibilidade espectral dos fotodiodos depende do tipo de material conforme a Tabela 1.1:
Material Silcio (Si) Germnio (Ge) Arseneto de Indio (InAs) Antimoneto de ndio Antimoneto de ndio (77K) Telureto de Cdmio Mercrio

(m) 0,2-1,1 0,4-1,8 1,0-3,8 1,0-7,0 1,0-5,6 1,0-25

Tabela 1.1. Sensibilidade Espectral dos Foto-diodos

medida que vamos para IV(infra-vermelho) os efeitos trmicos comeam a dominar e necessrio reduzir a temperatura do semicondutor (tambm dos fotocondutores) para termos comportamentos qunticos. Atualmente arranjos de fotodiodos (P.A.D) so construdos integrados e tm atingido dimenses to pequenas que podem ser utilizados em cmeras para coletar imagens em cmeras de vdeo ou fotogrficas digitais formando matrizes de fotodiodos. Os CCD (charge coupled devices) operam por principio diferente dos fotodiodos, mas utilizam ainda semicondutores. J no CCD um arranjo de capacitores acumula carga quando a luz

gera pares de eltrons-buraco. A carga vai se acumulando e lida a determinados intervalos sendo muito mais sensveis que os arranjos de fotodiodos. Para caracterizar o comportamento de um detector, o principal parmetro a Responsividade, definida como: R=sinal de sada (volts ou ampre) / sinal de entrada(W). A responsividade depende geralmente da intensidade luminosa incidente e tambm do comprimento de onda R ( ) , chamada de resposta espectral. Os detectores qunticos R dependem tambm da eficincia quntica (nmero de fotoeltrons gerados/ fton incidente ou nmero ou nmero de pares eltron-buraco gerados/ fton incidente). Nos fotoemissores < 10% nos fotodetectores ~100%. Alm da responsividade (que engloba a linearidade R (I ) e a sensibilidade ou resposta espectral R ( ) )e da eficincia quntica, o bom funcionamento de um sistema de deteco depende tambm: 1 -Detectividade, o inverso da menor potencia detectvel D = NEP -Tempo de resposta, a maioria dos detectores tem resposta exponencial:
R (f ) =

(1 + 4 f )
2 2 2

R 0 (c )

1 2

= Tempo de resposta

[1.8]

fc =
1.3.2.4. Filmes Fotogrficos

1 2

= Freqncia de corte

[1.9]

Embora haja uma tendncia em substituir os filmes fotogrficos por arranjos de fotodiodos e CCDs, eles ainda so muito utilizados e se extendem do IV ao Raio-X. O material fotossensvel uma emulso contendo gros ou cristais de halogeneto de prata. Os ftons incidentes arrancam o eltron do halognio que se combinam com o on de prata formando um tomo de prata neutro. Mesmo antes da revelao j existe uma imagem latente. A revelao apenas amplifica esta imagem, gerando mais eltrons livres para continuar o processo de reduo nas regies expostas. Assim a densidade de prata proporcional a irradiana e ao tempo de exposio. Ao contrrio dos outros detectores e similarmente ao CCD o sinal integrado no tempo de exposio.
1.3.3. O Olho Humano

O olho humano capta a luz do ambiente transformando-a em impulsos eltricos que so enviados ao crebro. A Figura 1.16 uma ilustrao mostrando algumas partes principais do olho humano.

Figura 1.16: Olho Humano

A luz atravessa a crnea, que membrana transparente de formato arredondado situada na frente do olho. Em virtude de sua forma arredondada, a crnea desvia a luz para a retina funcionando como uma lente convergente. Atrs da crnea, a ris controla a quantidade de luz que entra no olho, atravs da pupila (orifcio circular situado no centro da ris) que se abre e fecha automaticamente. A luz que atravessa a pupila chega at o cristalino que, atravs do msculo ciliar, pode alterar sua forma visando focalizar corretamente a luz na retina. A figura 1.17 mostra a projeo da imagem de um objeto sobre a retina, em duas diferentes situaes. Quando o objeto encontra-se distante do observador o msculo ciliar encontra-se descontrado, a medida que o objeto se aproxima do observador o msculo ciliar se contrai. Com esta contrao, ocorre um aumento da curvatura da superfcie do cristalino, conseqentemente sua convergncia ser maior o que permite a formao da imagem de um objeto prximo sobre a retina.

Figura 1.17: Projeo da imagem sobre a retina. a)par um objeto distante o cristalino encontra-se relaxado, b) para objetos prximos o cristalino se contrai alterando a curvatura de sua superfcie.

A retina composta por um emaranhado de clulas fotoreceptoras chamadas de cones e bastonetes (Figura 1.18). Os bastonetes se situam na periferia da retina, j os cones so clulas maiores localizadas no centro da retina (mcula 3mm).

Figura 1.18: Viso ampliada da retina mostrando as clulas cone e bastonetes.

A coride e a ris so supridas de vasos sanguneos e nutrem o olho, assim como o humor aquoso que banha a frente do olho entre a crnea e o cristalino. O humor vtreo, um lquido mais viscoso e transparente, tem como funo preencher o interior do globo evitando alteraes na sua forma.
1.3.3.1 Sensibilidade Espectral relativa do olho humano

As clulas fotossensveis presentes na retina realizam diferentes funes no processo de percepo visual. As clulas do tipo bastonetes no so sensveis cores e so responsveis pela viso humana para baixos nveis de iluminao, da ordem de 0,001 cd/m2. As clulas cones so sensveis luz e a cor, sendo responsveis pela viso para altos nveis de iluminao, da ordem de 3 cd/m2 . A Figura 1.19 (curva contnua) indica como varia a sensibilidade mdia do olha humano em funo do comprimento de onda (cor). Note que o pico de sensibilidade ocorre para 555nm, correspondente ao amarelo-esverdeado. Esta curva denominada Curva Internacional de Luminosidade Espectral Relativa de um Olho Padro. interessante notar que o pico de sensibilidade coincide com o pico de emisso do espectro de luz solar.

Figura 1.19: Curva Internacional de Luminosidade Espectral Relativa de um olho humano padro.

Na figura 1.19, a curva tracejada corresponde sensibilidade espectral relativa do olho para baixos nveis de iluminao (clulas bastonete). Nota-se que ocorre um deslocamento, no pico de sensibilidade para 508nm para baixos nveis de iluminao.

1.4.

Tipos de medidas

J tratamos das fontes de radiao e dos medidores, entretanto importante analisar de que forma podemos realizar a medio da radiao.
1.4.1. Radiometria

Radiometria a medida da energia associada a radiao eletromagntica. Quando falamos em radiometria estamos tratando geralmente de um nico comprimento de onda (ou soma integral de todos eles com igual peso). Radimetro o nome do instrumento que mede a irradiana ou o fluxode energia radiante que incide no detector. Sua unidade W/cm2 . Ele feito para medida de luz monocromtica, pois no existe nenhum detector com resposta idntica para todos os s. As grandezas radiomtricas que utilizamos para caracterizar uma dada onda eletromagntica ou fonte so as seguintes:

Qe

Grandeza
Energia total irradiada Densidade de energia irradiada Potencia total irradiada Emitncia radiante Irradiana Intensidade radiante Radiana

Definio
Qe V Qe e = t e Me = S e Ee = A

Unidade
J J/m3 J/S=W W/m2 W/m2 W/sr W/(m2sr)

e e
Me Ee Ie Le

e =

Ie = Le =

e I = e S S

Onde A = rea de deteco (detector) enquanto que S = rea da fonte (emissor).

Note que a irradina emitida por uma fonte puntual E e cai com 1/r2 onde r igual distncia fonte enquanto que a intensidade radiante I e independente de r:
Ee = Ie = e A

[1.10]

e se a irradiana for homognea, teremos e = constante , em que 4 o ngulo slido 4 Ee = I e 4 4r 2

total. [1.11]

em que I e 4 a potncia total e 4r 2 a rea total da esfera


Ee = Ie r2

[1.12]

Note tambm que a radiana calculada para a superfcie emissora perpendicular direo do ngulo slido:

Figura 1.20: Esquema para Clculo da Radiana


Le = e Ie = A cos A cos

[1.13]

Portanto I e ( ) = Le A cos = I ( = 0) cos . A intensidade radiante de uma superfcie cai com o cos : lei do cosseno de Lambert. Ie I( = 0 ) = = constante, ou seja s ocorrer I = I( = 0 ) cos se a lei de Se L e = A cos A Lambert for obedecida. A superfcie dita um difusor ou difusor lambertiano.
Exemplo de problema 1) Supondo que a potncia irradiada homogeneamente em todas as direes, para um bulbo de uma lmpada, de 0,5 cm de raio, operando numa tenso de 2,4V e consumindo uma corrente de 0,7A, calcule: A) O Fluxo radiante e ou potncia emitida pelo bulbo. Supondo que toda potncia eltrica convertida em luz (o que no verdade pois o percentual de converso em luz da potncia eltrica cerca de 6-8% nas lmpadas incandescentes e de 15-30% nas lmpadas fluorescentes). e =P eltrica = 2.4 0.7=1.68W B) A intensidade radiante I e e 1.68 = = 0.134 W / sr Ie = 4sr C) A emitncia radiante M e e 1.68 Me = = = 0.54W / cm 2 2 S 4 (0.5) D) A radiana Le e 0.54 Le = = = 0.043W / cm 2 sr S 4sr

E) A energia radiante Qe

Qe = e t = 1.68 t ( seg ) = 504 J


F) A potncia que incide num olho situado a um metro da lmpada. 2 Supondo que a rea da pupila do olho r 2 = (0.6cm ) . Esta rea corresponde a um ngulo slido de: 2 2 4 2 (0.6 ) A (0.6 ) = = = 2 A 4 (100 )2 4 (100 )

= 1.13 10 4 sr = ngulo slido compreendido pela pupila do olho, portanto a potencia irradiada neste ngulo slido ser: e = I e = 0.134W / sr 1.13 10 4 sr = 0,151X 10 5 W G) A irradiana incidente no olho: Ela ser de :
e 0.151 10 5 W Ee = = A (0.6)2 E e = 1.34 10 5 W / cm 2

Alternativamente,

e = 1.68W
1.4.2. Fotometria

e
A =1

1.68 4r
2

= 1.34 10 5 W / cm 2

A fotometria a medida da radiao eletromagntica na faixa de resposta ao olho humano, ou seja, medida apenas a energia eletromagntica que sensibiliza o olho humano (ou que til viso). Portanto, ela muito importante para definir padres de iluminao ambiente, sinais luminosos de aviso, alertas, etc, onde a viso humana necessria. Por exemplo se tivermos trs fontes com a mesma irradiana: uma azul, uma amarela e uma vermelha. A amarela parecer para ns mais brilhante (intensa) e isto refletido nas medidas fotomtricas. Como nem todos os olhos tm a mesma resposta, um padro (mostrado na Figura 1.195) foi levantada na dcada de 40 pela Comisso Internacional de Iluminao (CIE). A baixas intensidades, o olho no percebe as cores. Um exemplo disto que as cores das estrelas so mais evidentes quando fotografadas. Quando entramos num cinema escuro enxergamos tudo cinza.Por outro lado uma radiao muito intensa fora da curva pode ser observada se suficientemente intensa ( = 900nm) . No geral as grandezas fotomtricas esto relacionadas com as medidas radiomtricas pela curva de resposta do olho:
F = K ( )R = 685 V( )

[1.14]

Para diferenciar das grandezas radiomtricas, as medidas fotomtricas tm unidades diferentes e em vez de irradiana utilizamos o termo iluminna.

Qn

Grandeza Energia luminosa Potncia luminosa Emitncia luminosa Iluminana Intensidade luminosa Luminana

Definio
Qn t n Mn = S n En = A n In = n Ln = S

Unidade Talbot Talbot/seg= Lumen Lumen/m2=lux Lumen/m2=lux Lumen /sr= candelas Lmen /m2sr

n
Mn En In
Ln

n =

O instrumento utilizado para medir iluminncia o Fotmetro ou Luxmetro que contm um fotodetector, um filtro fotomtrico (que segue a curva do olho) e um difusor cossenoidal lambertiano (para ficar menos sensvel direo de incidncia).
1.4.3. Espectrometria

o estudo da composio espectral de uma fonte ou da Intensidade emitida por uma fonte em funo do comprimento de onda. Para identificarmos a composio espectral de uma fonte precisamos separar suas componentes ou separar fisicamente as cores geradas por uma dada fonte. Isto pode ser feito utilizando-se um prisma ou uma rede de difrao.
1.4.3.1. Prisma

O ndice de refrao dos vidros, assim como de qualquer material diferente para cada comprimento de onda. Um exemplo tpico desta curva de disperso mostrado na Figura 1.21. Desta forma, o desvio ou refrao dos raios no interior do prisma ser diferente para cada tambm (dividindo o feixe em diversas cores) como mostrado na Figura 1.22. Na sada do prisma cada cor deve sair em um ngulo diferente permitindo assim sua medida.

Figura 1.2:1 Curva Tpica de Disperso dos Vidros

Figura 1.22: Disperso da Luz por um Prisma Entretanto para que haja uma separao fsica o feixe incidente no pode ser largo se no haver superposio das cores. Assim necessrio se utilizar uma fenda e um sistema ptico chamado espectrmetro. O espectrmetro, mostrado na Figura 1.23, consiste em um gonimetro para medida do ngulo, no centro do qual colocado um prisma, e dois sistemas pticos: o primeiro que colima a luz emitida pela fenda de entrada sobre o prisma e um segundo sistema ptico, aps passar pelo prisma, que focaliza a luz sobre a fenda sada ou no olho. Girando-se o primas obtm-se uma imagem da fenda de entrada para cada cor emitida em diferentes ngulos (cada cor est associada um ngulo). A disperso depende, entretanto, do ngulo de entrada, da disperso do prisma e do seu vrtice. Se ao invs do olho humano colocarmos um detector para medida da intensidade luminosa teremos um aparelho chamado de espectrofotmetro.

Figura 1.23: Esquema de um Espectrmetro


1.4.3.2. Rede de Difrao

Outra forma de separar as componentes da luz, obtendo-se altssima disperso atravs do uso de uma rede de difrao. Uma rede de difrao um conjunto de fendas separadas por um espaamento constante (perodo da rede).

Figura 1.24: Esquema de uma Rede de Difrao Cada fenda pode ser pensada como uma fonte puntual de luz (que emite luz em todas as direes). Supondo que todas as fontes esto em fase, haver interferncia construtiva para os pontos do espao onde a diferena de fase entre as ondas um mltiplo de 2 enquanto que haver interferncia destrutiva para os pontos do espao onde a diferena fase entre as ondas que se superpem so mltiplos de . A diferena de caminho entre as ondas de fontes consecutivas( = d sen ) haver interferncia construtiva para = n , e assim, temos: d sen n = n Portanto para cada direo n sen n = [1.15] n haver interferncia construtiva. d Incidindo-se um laser de conhecido pode-se calcular d medindo-se ns ( direo das ordens de difrao). Por outro lado, se incidirmos luz branca nesta rede, cada ordem de difrao deve-se abrir um arco-ris por n ( ) . sen n = n d [1.16]

d sen n d sen n d d n = = cos = d d d d d

[1.17]

d n disperso = d cos d

[1.18]

A disperso angular das cores cresce quanto maior n ordem de difrao. Obtm-se com redes de disperso que com prismas mais controlados, pois no depende praticamente do ngulo de incidncia. Entretanto a resoluo no depende apenas da disperso, mas tambm da rea iluminada da rede, e do tamanho da fenda de entrada do espectrmetro conforme mostrado na Figura 1.25.

Figura 1.25: Esquema de um Espectrmetro a Rede de Difrao por Transmisso

Para que duas cores sejam resolvidas (possam ser separadas), segundo o critrio de Rayleigh, necessrio que a separao entre o centro dos picos correspondentes a duas cores seja que metade da largura de cada pico. =
n ( separao)= = metade da largura cos d Nd cos

[1.19]

Em que n = ordem de difrao e N = nmero total de linhas (fendas da rede)

= n N

[1.20]

Pode ser a resoluo da rede. Quanto maior a densidade de linhas (nmero de linhas por mm) maior N para uma mesma rea iluminada. Assim, utilizando-se uma rede de difrao com perodo conhecido poderemos conhecer os comprimentos de onda de uma fonte medindo o ngulo correspondente a cada cor.
1.4.4. Colorimetria

Colorimetria a medida quantitativa das cores atravs de normas definidas pela Comisso Internacional de Iluminao (CIE) que desde 1931 estabelece parmetros para a classificao e medio das cores. A percepo das cores um processo complexo que depende de diferentes fatores fsicos, fisiolgicos e psicolgicos. O olho humano capaz de diferenciar cores devido existncia de trs tipos diferentes de clulas cones, cada tipo sendo sensvel a uma faixa de comprimentos de onda diferente, centradas respectivamente no vermelho, verde e azul (RGB). A partir desta fundamentao a CIE (Comisso Internacional de Iluminao) decidiu exprimir a medida de uma cor em funo de trs componentes chamadas tristmulus que correspondem respectivamente aos sinais relativos produzidos por esta cor nestes 3 tipos de clulas cone. A Figura 1.26 representa a resposta em comprimento de onda dos trs tipos de cones presentes no olho humano. Os tristmulos (RGB) so representados por 3 valores x , y e z , que correspondem respectivamente a medida dos sinais produzidos por uma dada cor nestes 3 detectores. Assim, em termos dos tristmulus, uma dada cor F seria representada pela equao:
_ _ _

F = x R + yG + zB

[1.21]

Figura 1.26: Variaes dos tristmulus com os comprimentos de onda.

Logo, para a representao de uma cor F, precisaramos de um sistema cartesiano com trs dimenses. Para viabilizar a representao de uma cor em um sistema cartesiano com duas dimenses podemos utilizar a seguinte normalizao:
X = x x+ y + z Y= y x+ y + z Z= z x+ y + z
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

[1.22]

[1.23]

[1.24]

com X+Y+Z=1 [1.25] Com isto, precisamos de apenas dois dos coeficientes tricomticos para representar qualquer cor do espectro, que o terceiro fica determinado por [1.25]. Por exemplo, para a luz monocromtica de comprimento de onda =500nm, temos os seguintes valores de tristmulus (vide Figura 1.26.): x = 0,0049, y = 0,3230, z = 0,2720 logo,
_ _ _

X = 0,0082, Y = 0,5384 e Z = 0,4534 Assim, esta cor pode ser representada em um diagrama bidimensional cartesiano pelas coordenadas X=0,0082 e Y=0,5384. Os coeficientes tricomticos para todas as cores foram arranjados pela CIE em um diagrama cartesiano bidimensional conhecido como Diagrama de Cromaticidade (Figura 1.27). O lugar geomtrico de cada cor neste diagrama chamado de locus. A curva slida que envolve todo o diagrama chamada de Spectrum Lcus e corresponde s coordenadas das cores espectrais puras sendo os valores X,Y dos tristmulos obtidos a partir do grfico da Figura 1.26 (similar ao exemplo feito para =500nm). O ponto C, com coordenadas X = 1/3 e Y = 1/3, representa a luz solar ou luz branca (igual peso para as 3 componentes RGB). Um dado ponto F no diagrama representa uma cor obtida atravs da adio do branco (C) com uma cor espectral (G). Prolongando a reta que passa pelos pontos C e F at a fronteira do Spectrum Locus obtm-se o ponto G. Logo, a cor correspondente coordenada do ponto G a cor predominate em F (Matiz). No exemplo traado o ponto G corresponde ao comprimento de onda 600nm, portanto o ponto F alaranjado. A reta CG representa o lugar geomtrico das cores que podem ser obtidas pela mistura aditiva das cores que vo desde C (branco total) at o G laranja (puro). A pureza (Saturao) da cor F ser expressa, em porcentagem, pela relao dos comprimentos CF/CG = CF/(CF + FG). Logo, a pureza espectral da cor G 100% e da cor C 0%, enquanto que da cor F 77%. Dadas duas cores representadas pelos pontos M e N no diagrama de cromaticidade, a mistura aditiva destas cores resulta numa terceira cor O cujas coordenadas encontram-se no segmento de reta MN. Da mesma forma, dado um ponto P no diagrama de cromaticidade dizemos que Q a cor complementar de P, se Q encontra-se na reta que passa pelos pontos P e C situado simetricamente em reao C (Figura 1.27). A reta HJ que liga as extremidades do Spectrum Locus denominada Fronteira da Purpurina. As cores contidas no tringulo HCJ no podem ser obtidas pela combinao do branco com uma das cores espectrais, pois as retas que passam por C que se encontram no interior deste tringulo, no cortam o Spectrum Lcus sendo secantes Fronteira da Purpurina. Essas cores, que correspondem aos magentas, ciano ou prpuras, so denominadas cores no espectrais. A curva cheia inserida dentro do diagrama corresponde posio da cor da radiao emitida por um corpo negro para diversas temperaturas (indicadas na prpria curva).

Figura 1.27: Diagrama de Cromaticidade CIE

1.4.4.1. Colormetro

Um colormetro um equipamento capaz de medir os coeficientes tricomticos de uma dada cor. Este equipamento composto de um sistema ptico para a captao da luz e de fotodetectores que convertem a luz em sinal eltrico Sobre cada um destes fotodetectores encontra-se superposto um filtro de forma que a resposta de cada conjunto filtro/fotodetector se assemelhe a cada uma das curvas de variao de um tristimulu (Figura 1.28). Cada conjunto mede um valor correspondente a cada um dos tristmulus. Alm da necessidade da utilizao de filtros adequados e de uma calibrao cuidadosa deste equipamento, os colormetros digitais inserem funes de correo nas respostas dos conjuntos filtro/fotodetector realizando um ajuste preciso curva do correspondente tristimulus.

Figura 1.28: Representao esquemtica de um colormetro.


1.4.4.2. Composio de Cores

1.4.4.2.1. Processo Aditivo de Cores ou Fontes

Pelo fato da resposta dos trs tipos de cones do olho humano serem centrados respectivamente nas cores: vermelho, verde e azul (RGB), estas cores so denominadas cores primrias e, a partir da superposio destas cores, pode-se compor as demais cores. Por exemplo, a adio de uma luz vermelha e outra verde menos intensa (ausncia de azul) produz o marrom, visto que este nada mais do que um tom de amarelo com baixa intensidade. Da mesma forma, a cor de rosa pode ser obtida pela adio do verde, azul e vermelho, sendo este ltimo mais intenso. Este processo de obteno de cores atravs das cores primrias chamado processo aditivo e amplamente empregado na iluminao de ambientes, shows, vitrines, etc, assim como para a formao das cores em aparelhos televisores. A Figura 1.29 ilustra a mistura aditiva das trs cores primrias, na regio onde ocorre a superposio dos trs feixes, com mesmas intensidade, forma-se o branco.

Ciano

Magenta

Amarelo

Figura 1.29: Ilustrao da mistura aditiva das trs cores primrias.

Quando projetamos sobre um anteparo branco as trs cores bsicas, nas interaes duas a duas produzimos outras trs cores: ciano, magenta e amarelo. Luz verde + luz azul = luz ciano; Luz azul + luz vermelha = luz magenta; Luz verde + luz vermelha = luz amarela. Estas 3 cores so denominadas de cores complementares, porque cada uma delas superposta cor primria faltante resulta no branco. Por exemplo, a cor amarela (verde+vermelho) a cor complementar do azul, pois a superposio destas cores resulta no branco.
1.4.4.2.1. Processo Subtrativo de Cores ou Pigmentos

A cor da luz ou da fonte, no entanto, no suficiente para determinar a cor dos objetos, pois o que o olho percebe o resultado da interao entre a luz (de iluminao) e o material do qual o objeto feito. Os pigmentos presentes nos materiais coloridos geralmente absorvem determinadas faixas de comprimentos de onda (ou cores). Por este motivo, as cores bsicas dos pigmentos (supondo iluminao com luz branca) so: ciano, magenta e amarelo. O ciano est presente em pigmentos que absorvem o vermelho, o magenta nos pigmentos que absorvem o verde e o amarelo est presente nos pigmentos que absorvem o azul. As cores obtidas pela interao entre luz e pigmento colorido so definidas ento pelo processo subtrativo. Desta forma, a mistura de pigmentos coloridos no o mesmo para a mistura de luzes coloridas. Por exemplo, o pigmento amarelo, absorve a cor azul refletindo o verde e o vermelho, enquanto que o pigmento ciano absorve o vermelho refletindo o azul e o verde. Misturando estes dois pigmentos teremos o azul e o vermelho sendo absorvidos, restando apenas o verde que refletido. Portanto esta mistura de pigmentos amarelo e ciano resulta num objeto da cor verde (que reflete apenas o verde), desde que ele seja iluminado com luz branca. Desta forma, combinando os trs pigmentos bsicos em iguais propores e utilizando a luz branca na iluminao, obteremos o preto, pois todas as cores primrias so absorvidas cada uma por um dos pigmentos primrios. Na Figura 1.30 aparece uma srie de filtros que ilustram o processo subtrativo de formao de cores. Os filtros da primeira coluna demonstram como duas cores so absorvidas por diferentes filtros, vermelho, azul e verde, sendo que somente uma das cores primrias atravessa o filtro. Os

filtros da segunda coluna subtraem apenas uma das cores primrias, so os filtros magenta, ciano e amarelo. A terceira coluna ilustra a combinao dos filtros presentes nas duas colunas anteriores. No caso em que os filtros, amarelo, magenta e ciano so combinados, todas as cores so absorvidas.

Figura 1.30: Ilustrao do processo subtrativo de formao de cores utilizando-se diferentes filtros e combinaes.

Vous aimerez peut-être aussi