Vous êtes sur la page 1sur 7

RECUPERAO E INFLEXO DA POLTICA ECONMICA BRASILEIRA: 19841985. 1. INTRODUO Em 1984, o Brasil vivia um momento peculiar de sua histria.

Aps 20 anos de Regime Militar, ao poucos ganhava fora o movimento por eleies Diretas J. No imaginrio de milhes de brasileiros que iam s manifestaes pelo direito de eleger o presidente da Repblica, a democracia no apenas traria de volta as liberdades civis e polticas, como tambm o fim da inflao, o retorno do crescimento e a sonhada redistribuio da renda. O ambiente nacional, em suma, era de esperana e confiana na introduo de profundas mudanas. Aps amargar uma recesso em 1981-83, a economia parecia, em 1984, ter reencontrado a trajetria de crescimento que a havia caracterizado por vrios anos. De fato em 1984, a economia atingiria um crescimento de 5,4% do PIB e, em 1985, crescera nada menos que 7,8% conforme a TABELA 1. Diferentemente do ocorrido em perodos anteriores, entretanto, o crescimento parecia vir acompanhado de uma melhora substancial das contas externas e de uma reduo do desequilbrio das contas pblicas. O problema mais visvel da economia brasileira era, dessa forma, a inflao que, mesmo nos anos de fraco do PIB (1981-83), no cedia.
TABELA 1: BRASIL: VARIVEIS MACROECMICAS INTERNAS 1978-1985 (%) Ano 1978 1979 1980 1981 1982 1983 1984 1985 PIB 5,0 6,8 9,2 -4,3 0,8 -2,9 5,4 7,9 Investimento/PIB (FBCF) 22,3 23,4 22,9 24,3 23,0 19,9 18,9 18,0 IGP-DE 40,5 77,2 110,2 95,2 99,7 211,0 223,8 235,1 Dficit Pblico 5,7 8,3 6,7 6,0 7,3 4,4 2,7 4,3

Fontes: Banco Central e Conjuntura Econmica.

A recuperao da economia norte-americana a parir de 1984 foi de fundamental importncia para a retomada do crescimento da economia brasileira, apoiada no aumento das exportaes e no crescimento da renda agrcola, em funo de uma forte alta nos preos dos produtos primrios, que repercutiram em compras de insumos e maquinrios.

Em 1984 houve crescimento positivo na produo industrial, apresentando um crescimento de 7%; na indstria de transformao se expandindo 6,1%; e na indstria extrativa mineral que cresceu 27,3%, em decorrncia da contnua expanso da produo do petrleo1. A produo agrcola, aps o binio anterior desfavorvel, cresceu 7,9% com um grande aumento na produo de alimentos para o mercado interno. J a indstria de bens de consumo durvel sofreu nova queda, de 7,5%, em relao a 1983. A produo de bens no durveis cresceu 2,5% em funo de uma pequena recuperao salarial. O setor de bens de capital cresceu 14,8%, em funo da demanda proveniente dos setores agrcolas e de produtos de exportao e do crescimento da indstria mineral. Mas, mesmo com o choque agrcola positivo, a taxa de inflao manteve-se no mesmo patamar por um dado tempo atingindo 235% em 1985, contra 224% em 1984, conforme vid. TABELA 2.
TABELA 2: TAXA DE INFLAO ANUAL ( 1977-1985) Anos 1977 1978 1979 1980 1981 1982 1983 1984 1985 % 38,8 40,8 77,2 110,2 95,2 99,7 211,0 223,8 235,1 Fontes: Conjuntura Econmica, ndice Geral de Preos IGP-DI-FGV.

A inflao j se vinha acelerando desde meados da dcada de anterior (70), mas essa tendncia realmente se acentuou a partir do incio dos anos 80. No perodo da grande crise, a inflao, de carter essencialmente inercial, aumentou por patamares, ameaando tornar-se explosiva em determinados momentos, surgindo no Brasil uma nova batalha: A TENTATIVA DE DECIFRAR A INFLAO E DECIFRANDO-A ENCONTRAR UM MEIO DE COMBAT-LA. Assim, esta batalha veio marcar os anos de 1984-85, na busca incessante pela recuperao da poltica econmica brasileira. 2. A TENTATIVA DE DECIFRAR A INFLAO BRASILEIRA DIAGNSTICO DA INFLAO INERCIAL.
1

A participao do petrleo nacional no consumo passou de 21% em 1981 para 42% em 1984, resultando em uma reduo de US$ 4 bilhes nas despesas com importaes no perodo. (CARNEIRO, D. D.; MODIANO, E. In: ABREU, 1990).

O desenvolvimento econmico, entretanto, parecia ter sido retomado em 1984, quando as exportaes brasileiras, favorecidas pela expanso da economia mundial e pela desvalorizao do cruzeiro no ano anterior, aumentaram substancialmente e as taxas de crescimento do PIB voltaram a ser positivas. Mas, o grande supervit comercial sugeria enganosamente que o problema da dvida externa havia sido contornado. Bastaria ainda um problema controlar a inflao, e a retomada do desenvolvimento estaria consolidado! Assim, o problema fundamental de 1984 passava a ser justamente este: COMO CONTROLAR A INFLAO? O forte ajuste fiscal de 1983 levou o dficit pblico para perto de zero, mas no conseguira estabilizar os preos. Surpreendendo a muitas correntes de economistas como: os economistas monetaristas que haviam aplicado a terapia ortodoxa, de controle da inflao (ajuste fiscal e poltica monetria rgida) estavam perplexos; j os neo-estruturalistas apresentavam-se com uma nova teoria para explicar a inflao no Brasil, teria esta que surgira na Amrica Latina no incio dos anos 1980, a teoria da inflao autnoma inercial, que apenas no decifrava uma questo importante, como tambm alegava que seria difcil a soluo para este problema, mas no to custosa quanto o que pretendia a teoria econmica ortodoxa. Assim como os estruturalistas acreditavam que a inflao tivesse origem em pontos de estrangulamento na oferta de certos bens, Bresser, aceitava esta mesma idia porm deu uma nfase claramente distinta sobre esta. Orientado pelo livro A inflao brasileira de Rangel, Bresser tinha idias que representava um verdadeiro avano nas teorias estruturalistas. Enquanto a teoria convencional da inflao, monetaristas ou keynesiana, supe que a inflao seja em princpio causada pela demanda, acelerando-se nos momentos de expanso da economia, Rangel dava nfase ao lado da oferta e considerava a inflao brasileira no como consequncia da demanda em ascenso, mas como resultado dos desequilbrios da economia, que se manifestavam por meio da recesso e da prpria inflao, a inflao se acelerava na recesso para acomodar as demandas dos agentes econmicos, principalmente daqueles com poder monopolista (das grandes empresas, em particular dos grandes intermedirios de bens agrcolas), que relutavam em aceitar uma diminuio de sua renda. Dessa forma, e ao contrrio do proposto pela economia convencional, para Rangel, a inflao acelerava-se nos momentos de crise e reduzia seu ritmo quando a economia voltava a crescer. Rangem foi extremamente brilhante em suas idias para a poca, aprofundando a idia estruturalista de que a oferta de moeda endgena, passiva, no era o aumento de moeda que explicava a inflao, mas o

aumento da inflao, provocado pelo poder de monoplio e pela necessidade de reduzir as crises cclicas, que induzia o aumento da oferta monetria. Contudo, durante os anos 1960 e 1970, o inercialista Bresser adotou esta viso de inflao, acrescentando apenas que, o conflito distributivo tinha papel essencial na explicao do processo inflacionrio. Porm havia um fato que nem as teorias convencionais nem a teoria de Rangel explicavam, que era justamente a estabilidade da inflao em determinados patamares. As idias de Rangel explicavam apenas a dinmica de acelerao e desacelerao da inflao, mas no as razes pelas quais a inflao mantinha-se estvel (em um mesmo patamar, independente do mercado). Em 1980, surgiu uma intuio pelos inercialista que acompanharam nesta poca a inflao dar um salto de 50% para 100% ao ano. A defasagem nos aumentos de preos das empresas, o que levava ao repasse automtico dos aumentos de custos para preos independentemente da demanda: a elevao de custos e preos no ocorrem todas ao mesmo tempo em todas as empresas, ocorrem de modo alternado em uma e outra empresa. Suponha trs empresas A, B e C, no sistema. Se essas trs empresas aplicam rigorosa e alternadamente a poltica de margem fixa sobre o custo com reajustamentos alternados de preos no leva necessariamente a um aumento da taxa de inflao, mas manuteno dos nveis de inflao em um determinado patamar. Um artigo de Bresser e Nakano de 1983 foi um dos pilares da inflao inercial, cujo objetivo era explicar uma inflao que permanecia estvel por vrios anos em patamares elevados, independente da existncia de excesso de demanda. Para isso o que estes dois fizeram foi distinguir, inovando na literatura econmica, os fatores aceleradores, mantedores e sancionadores da inflao, porm o que ir nos importar para inferir a respeito da realidade do Brasil em 1985-84, so justamente os fatores mantedores, que o que vamos nos deter, veremos quais so os fatores mantedores e depois o que ocorreu no Brasil.
Fatores Mantedores: o fator mantedor da inflao o conflito distributivo, pois os

agentes tenderiam a recuperar as perdas causadas pelas defasagens inflacionrias, ou seja, capitalistas e trabalhadores buscariam formas de manter sua participao relativa na renda. Para os autores, tal fato no tem capa cidade para acelerar a inflao, o que poder ocorrer se a periodicidade das correes for reduzida, ou se houver erro quanto s expectativas em relao inflao futura. Alegam ainda que esse conflito distributivo implica uma grande rigidez para baixo do nvel inflacionrio.

Descobrir quais eram os fatores que faziam a inflao se manter estvel em determinado patamar, ou seja, quais os fatores mantedores da inflao o que mais se esperava no Brasil em 1984-85, e foi isto proposto neste artigo de Bresser e Nakano. Os agentes econmicos da poca para manter sua participao na renda, se deparavam com o aumento defasado de preos, e assim repassavam aumento de custos sobre os preos, repetindo a inflao passada, indexando informalmente seus preos. Assim, ficando evidente que a inflao inercial torna-se o resultado do conflito distributivo entre empresas, capitalistas, burocratas e trabalhadores para que consigam manter sua participao na renda, pois os agentes econmicos estariam satisfeitos com os preos e, portanto, com sua participao na renda. Como no Brasil a indexao nos preos era formal, facilitava, pois, a inercializao dos preos. Com a existncia de uma grande quantidade de empresas monopolistas e oligopolistas nesta poca (atividade agrria) usava-se uma poltica de preos baseada em margens (Mark-ups) relativamente fixas, tornando assim a inercializao um processo ainda mais vigoroso. Enfim primeiro conseguiram decifrar a inflao brasileira com o diagnstico da inflao inercial e ainda posteriormente conseguiram encontrar o principal fator que provocavam a inflao no mesmo patamar, que era justamente o conflito distributivo existente na poca alimentado pela indexao formal e informal dos preos. 3. UMA NOVA ESTRATGIA DE COMBATE INFLAO AS PROPOSTAS DE CHOQUE HETERODOXO E DE MOEDA INDEXADA. Atravs de estudos realizados pode se observar que no caso brasileiro no fazia sentido restringir a de manda quando a economia j estava em recesso, to pouco controlar a oferta de moeda, a qual era endgena. Tambm no era possvel conviver com a inflao inercial, ou seja, a variao passava a ser de 5%, 10%, 20%, 30% ao ms. Em 1983, o Brasil se encontrava diante de uma situao intermediaria entre inflao moderna e uma hiperinflao. Tendo como alternativa controlar administrativamente (controle de preo) e para controlar indiretamente (poltica fiscal e monetria). Para controle de preo das empresas oligopolistas tem duas opes: a montagem de um sistema de prefixao gradual, baseado na previso de inflao futura declinante, onde se estabelece orientaes para os agentes econmicos aumentando seus preos a taxas decrescentes, e outra alternativa era imposio de um congelamento geral e rpido dos preos e salrios, neutralizando a inrcia. Em agosto de 1984, publicou-se um artigo de Francisco Lopes com uma proposta firme e corajosa de congelamento, choque heterodoxo. A essncia da idia de plano heterodoxo era

mostrar que as estratgias convencionais ou ortodoxas para combater a inrcia inflacionria eram ineficientes, e que a situao exigia uma soluo inovadora, que neutralizasse essa inrcia. Com o artigo de Andr Lara A Moeda Indexada, vinha a proposta de uma reforma monetria que, por algum tempo, permitia a convivncia entre duas moedas. Conseguindo uma estabilidade sem maiores trauma, quando a reforma monetria eliminasse a moeda antiga. A teoria da inflao inercial foi discutida e ficou conhecida aps um artigo chamado inertial inflation and monetary reform, que apresentava uma proposta de congelamento com tabelas de converso para neutralizar as defasagens de preos existentes na inflao inercial. A proposta Larida, supunha para os agentes econmicos que adotassem a nova moeda, os ajustes de preos da moeda antiga passariam a ser dirios, e sincronizados. Quando a reforma monetria eliminasse a moeda antiga, a ncora nominal representada pela nova moeda teria a capacidade de eliminar a inflao. A alternativa Larida serviria de base para o Plano Real, e continuou a ser desenvolvida por Andr Lara Resende, mediante sua proposta da criao de um currency board e da convivncia de uma moeda conversvel em dlar com o velho cruzeiro, por algum tempo. O que Lara Resende e Arida pretendiam era criar uma situao de dolarizao de fato ou de hiperinflao artificial, em que os preos seriam modificados diariamente, sem incorrer em hiperinflao real. A perspectiva monetria, a qual se permite pensar em um equilbrio macroeconmico com alta inflao, com expectativas de aumento de preo e da oferta de moeda, mas recai em um erro bsico ao imaginar que os desequilbrios recorrentes de preos relativos presentes na inrcia inflacionria possam ser corrigidos com uma simples mudana de expectativas. 4. O FRACASSO DAS TENTATIVAS ORTODOXAS DE ESTABILIZAO.

AQUI ASSUNTO DO LIVRO E OK. Imediatamente aps o anncio da nova poltica econmica, a inflao caiu significativamente, principalmente devido ao congelamento de produtos siderrgicos e derivados de petrleo. Apesar do nus para o setor pblico, o governo optou por estender a durao do congelamento de preos. Com o passar do tempo o congelamento de preos foi sendo colocado "contra a parede". O governo passou a conceder reajustes a alguns produtos e servios pblicos e privados.

At agosto de 1985, aumentaram as tenses dentro da equipe econmica do governo brasileiro. O Ministro da Fazenda Francisco Dornelles liderava a corrente ortodoxa enquanto o Ministro do Planejamento Joo Sayad identificava-se como heterodoxo. A recomposio dos preos foi surpreendida por choques de oferta e entressafras. O fracasso do pacote antiinflacionrio de maro de 1985 marcou, com a substituio do Ministro da Fazenda, o final da primeira fase da poltica econmica da Nova Repblica. Com o novo Ministro da Fazenda Dlson Funaro, pretendia-se alcanar metas mais modestas como, por exemplo, uma inflao de 10% ao ms. A ttica inicial de Funaro foi de uma poltica monetria menos restritiva e uma maior indexao da economia. Na direo de uma "moeda indexada", os preos, os ativos e a taxa de cmbio convergiam s variaes mensais da ORTN. Frente a uma necessidade de reajuste dos salrios num perodo inferior aos 6 meses estabelecidos, o governo permitiu a livre negociao de abonos, o que provocou um leve aumento no poder de compra dos salrios no perodo. A inflao manteve-se contida por certo tempo, graas s quedas nas vendas ao exterior e sintonia fina dos reajustes de preos administrativos. Essa inflao reprimida, associada a um choque de oferta agrcola devido seca, levou a um salto inflacionrio para a casa dos 15% ao ms em novembro de 1985. Imediatamente, o governo abandonou o IGP-DI, ndice que registrara tal ndice, e transferiu a responsabilidade de medir a inflao para o IPCA do IBGE, que registrava 11,1% no mesmo perodo. Embora esse ltimo ndice seja pouco influenciado pelos choques de oferta agrcola e cambial, ele extremamente atrelado aos preos ao consumidor, os quais o governo tem pouco controle. Com o passar dos meses o choque que refletira no IGP-DI passou a influenciar o IPCA que registrou 16,2% em janeiro de 86. Sabia-se que com a indexao generalizada da economia a taxa de inflao tenderia rapidamente para o novo patamar de 400 a 500% ao ano. Diante dessa situao, o Presidente Jos Sarney decretou o novo programa de estabilizao: o Plano Cruzado.

Vous aimerez peut-être aussi