Vous êtes sur la page 1sur 18

AADM55 ADMINISTRAO GERAL

INSTRUES GERAIS O candidato receber do fiscal: - Um caderno de questes contendo 80 (oitenta) questes objetivas de mltipla escolha e 2 (duas) questes discursivas; - Um carto de respostas personalizado para a Prova Objetiva; - Um caderno de respostas personalizado para a Prova Discursiva. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no caderno de questes se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Voc dispe de 5 (cinco) horas para fazer a Prova Objetiva e a Prova Discursiva. Faa-as com tranqilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcao do carto de respostas da Prova Objetiva e o preenchimento do caderno de respostas da Prova Discursiva. No ser permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no carto de respostas da Prova Objetiva ou no caderno de respostas da Prova Discursiva. (Edital 01/2008 - Item 9.9 alinea e) Ao candidato somente ser permitido levar seu caderno de questes faltando uma hora para o trmino da prova e desde que permanea em sala at este momento (Edital 01/2008 Item 9.9 alnea d). Somente aps decorrida uma hora do incio da prova, o candidato poder entregar seu carto de respostas da Prova Objetiva e seu caderno de respostas da Prova Discursiva e retirar-se da sala de prova (Edital 01/2008 Item 9.9 alnea c). Aps o trmino de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o carto de respostas da Prova Objetiva devidamente assinado e o caderno de respostas da Prova Discursiva. Aps o incio da prova, ser efetuada a coleta da impresso digital de cada candidato (Edital 01/2008 Item 9.9 alnea a). Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos (Edital 01/2008 Item 9.9 alnea g). Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite a presena do responsvel pelo local. INSTRUES - PROVA OBJETIVA Verifique se os seus dados esto corretos no carto de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata da Prova. Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O carto de respostas NO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas cobrindo, fortemente, com caneta esferogrfica azul ou preta, o espao a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

A
INSTRUES - PROVA DISCURSIVA

Verifique se os seus dados esto corretos no caderno de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata da Prova. Efetue a desidentificao do caderno de respostas destacando a parte onde esto contidos os seus dados. Somente ser objeto de correo da Discursiva o que estiver contido na rea reservada para a resposta. O caderno de respostas NO pode ser dobrado, amassado, manchado, rasgado ou conter qualquer forma de identificao do candidato. Use somente caneta esferogrfica azul ou preta.

Divulgao do gabarito - Prova Objetiva (PO) Interposio de recursos contra o gabarito (RG) da PO Divulgao do resultado final da Prova Objetiva e relao dos candidatos que tero a Discursiva corrigida Divulgao do resultado preliminar da Discursiva Interposio de recursos contra o resultado preliminar da Discursiva

02/06/2008 03 e 04/06/2008 12/06/2008 07/07/2008 10 e 11/07/2008

www.nce.ufrj.br/concurs os www.nce.ufrj.br/concurs os Fax: (21) 2598-3300 www.nce.ufrj.br/concurs os www.nce.ufrj.br/concurs os www.nce.ufrj.br/concurs os Fax: (21) 2598-3300

Demais atividades consultar Manual do Candidato ou pelo endereo eletrnico www.nce.ufrj.br/concursos

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2008

2 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2008

LNGUA PORTUGUESA
EXTERMNIO SEM PRECEDENTES O nmero de animais na Terra tem sido reduzido num ritmo dez mil vezes maior do que o natural. De 1970 a 2005, o mundo sofreu uma reduo de um tero da diversidade animal devido ao humana. Como as grandes foras naturais, a exemplo de quedas de asterides e erupes vulcnicas cataclsmicas, o homem se transformou numa fora capaz de alterar a vida na Terra. De acordo com o relatrio da Sociedade Zoolgica de Londres, o planeta no via nada assim, desde a grande onda de extino h 65 milhes de anos, que varreu 95% das formas de vida e ps fim era dos dinossauros. Acredita-se que ela tenha sido provocada pela queda de um asteride. (....) Esse mesmo estudo lista cinco razes para o declnio das espcies, todas relacionadas ao ser humano: mudanas climticas, poluio, destruio de habitats de animais, invaso de espcies exticas e super explorao de espcies. O golfinho do rio Yangtze, na China, considerado um caso emblemtico. Ele foi considerado extinto no ano passado, aps sucessivas buscas terem se mostrado infrutferas. H muitas razes para o desaparecimento: colises com barcos, perda de habitat e poluio, todas ligadas ao homem. A perda da biodiversidade ter conseqncias. Plantaes podero se tornar vulnerveis a pragas com o desaparecimento dos animais que mantm o equilbrio ambiental. Outro problema a diminuio de recursos pesqueiros.
O Globo, 9-5-2008

04. Assinale a opo que completa corretamente as lacunas da frase abaixo: As transformaes ____ tem passado o equilbrio ecolgico parecem condenar o homem __ existncia num mundo deserto. (A) porque / ; (B) porqu / ; (C) por que / a; (D) porque / a; (E) por que / . 05. Metonmia uma construo textual em que ocorre uma substituio de um termo que representa a parte por um outro termo que representa o todo; essa figura aparece no texto em: (A) Como as grandes foras naturais, a exemplo de quedas de asterides e erupes vulcnicas cataclsmicas, o homem se transformou numa fora capaz de alterar a vida na Terra; (B) De acordo com o relatrio da Sociedade Zoolgica de Londres, o planeta no via nada assim, desde a grande onda de extino h 65 milhes de anos...; (C) ...que varreu 95% das formas de vida e ps fim era dos dinossauros; (D) Acredita-se que ela tenha sido provocada pela queda de um asteride; (E) Extermnio sem precedentes. 06. Na frase: Em pouco tempo, em virtude da sua falta de sensibilidade e inteligncia, o homem deixar de ouvir o doce som dos pssaros, o murmrio das primeiras guas, e os ltimos animais sobreviventes certamente sentiro pena. As expresses doce som e primeiras guas representam, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem: (A) metonmia e metfora; (B) comparao e anttese; (C) sinestesia e metonmia; (D) metonmia e personificao; (E) hiprbole e metfora. 07. Ao comparar os diversos animais do mundo com os da Amaznia, os brasileiros defendem a proeminncia ___ sobre ___. Assinale a opo que completa corretamente as lacunas: (A) desses / aqueles; (B) desses / estes; (C) daqueles / esse; (D) destes / aqueles; (E) destes / esses. 08. Um caador, ao ser acusado de ter atirado em determinado animal ameaado de extino, declarou, de forma enftica: Eu no reconheo minha culpa, eu no reconheo minha culpa! A orao repetida, de acordo com a norma padro, deveria assumir a seguinte forma: (A) eu no a reconheo; (B) eu no reconheo-lhe; (C) eu no reconheo ela; (D) eu no lhe reconheo; (E) eu no reconheo-la.

01. O ttulo dado ao texto - extermnio sem precedentes : (A) funciona como um alerta contra a extino da vida humana; (B) destaca um fato sensacionalista, manipulando dados; (C) afirma algo que no pode comprovar; (D) no tem apoio no que dito no texto; (E) contraria o relatrio citado no corpo do texto. 02. ...o mundo sofreu uma reduo de um tero da diversidade animal devido ao humana; nesse caso, correto o emprego do acento grave indicativo da crase, pois ocorre a unio da preposio a com o artigo a. Assinale a opo em que o uso do acento grave indicativo da crase constituiria erro: (A) uma ameaa as espcies; (B) uma ameaa a espcie; (C) uma ameaa a nossa espcie; (D) uma ameaa a esta espcie; (E) uma ameaa as principais espcies. 03. ...o mundo sofreu uma reduo de um tero da diversidade animal devido ao humana; a frase abaixo em que a palavra devido deve ser obrigatoriamente flexionada em gnero : (A) Devido ao do homem, os animais vo desaparecer; (B) Devido escassez de inteligncia, as espcies animais desaparecero; (C) Animais morrem, devido irresponsabilidade humana; (D) A extino dos animais devido m gesto dos bens naturais; (E) Perderam-se as espcies devido falta de sensibilidade.

3 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2008 09. Assinale a opo em que houve erro, ao se substituir a expresso sublinhada pelo pronome oblquo: (A) varreu 95% das formas de vida / varreu-as; (B) O estudo lista cinco razes / as lista; (C) A perda da biodiversidade ter conseqncias / as ter; (D) mantm o equilbrio ambiental / mantm-no; (E) o mundo sofreu uma reduo / sofreu-la. 10. Assinale a opo em que o pronome se tem valor reflexivo, como na frase do texto o homem se transformou numa fora capaz de alterar a vida...: (A) O homem deve arrepender-se futuramente de seus atos atuais; (B) Os animais se escondem dos homens; (C) Destri-se todo o meio ambiente natural do planeta; (D) Viu-se, nos ltimos anos, uma destruio sem igual; (E) Todos se queixam dos homens. 11. Assinale a alternativa em que o pronome colocado entre parnteses no preenche corretamente a lacuna: (A) A destruio _____ prejudicou demais. (os) (B) Os animais no sero extintos: ns ______ ajudaremos. (lhes) (C) Na verdade, em muito pouco ______ ajudaramos. (as) (D) Admiro ______ a dedicao para com os animais. (lhe) (E) Posso dizer que ainda no ______ conheo bem. (a) 12. Assinale a opo que completa corretamente a lacuna da frase: Eram alces _____ chifres mais pareciam pontos de interrogao: (A) cujos; (B) de cujos; (C) os quais; (D) dos quais; (E) cujas. 13. Assinale a frase que no se completa adequadamente com a forma colocada entre parnteses: (A) Trata-se de situao especial, ___ convm Antropologia estudar. (que) (B) Trata-se de situao especial, ___ estudo ser feito pela Antropologia. (cujo) (C) Trata-se de situao especial, ___ deve cuidar a Antropologia. (de que) (D) Trata-se de situao especial, ___ deve ser investigada pela Antropologia. (que) (E) Trata-se de situao especial, ___ a Antropologia far referncia. (que) 14. Das transformaes a que se submeteu a frase d s espcies a proteo necessria, assinale o nico caso em que no houve processo de passivao: (A) Deu-se-lhes a proteo necessria; (B) A proteo necessria lhes ser dada; (C) Tem-lhes dado a proteo necessria; (D) Seja-lhes dada a proteo necessria; (E) A proteo necessria lhes teria sido dada. 15. A forma verbal negativa que corresponderia a Pe na lei toda a proteo possvel, : (A) No pem; (B) No ponhas; (C) No pe; (D) No ponho; (E) No pondes. 16. Assinale a opo que completa corretamente as lacunas da frase a seguir: Enquanto no _____ a obra divina, para em seguida refaz-la, o homem no ter ____ inteiramente sua vontade o planeta. (A) desfizer / submisso; (B) desfazer / submetida; (C) desfazer / submetido; (D) desfazer / submisso; (E) desfizer / submetido. 17. O elemento sublinhado que representa o paciente do termo anterior : (A) perda da biodiversidade; (B) desaparecimento dos animais; (C) animais da Terra; (D) queda de asterides; (E) era dos dinossauros. 18. O ltimo pargrafo do texto apela, argumentativamente, para: (A) a seduo; (B) a intimidao; (C) a tentao; (D) a provocao; (E) a coao. 19. Tendo em vista as regras de concordncia, assinale a opo em que a forma entre parnteses no completa corretamente a lacuna da frase: (A) So bastante ____ tais idias e opinies sobre a ecologia. (difundidas) (B) Sero ________ tanto os animais quanto os homens. (prejudicados) (C) Torna-se muito ____ a rea e os meios de atuao dos fiscais. (reduzidas) (D) Podem ser neste ponto ____ a morte dos dinossauros e a atual extino das espcies. (comparadas) (E) Ficam _______ nas mos de poucos todos os conhecimentos e habilidades. (concentrados) 20. H erro de concordncia na opo: (A) baleias e golfinho extintas; (B) golfinho e baleia extinta; (C) golfinhos e baleia extintos; (D) golfinhos e baleia extinta; (E) golfinhos e baleias extintos.

4 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2008

CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS
21. Ressalvados os casos previstos na Constituio Federal de 1988, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria: (A)aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo; (B) incorporao e compatibilizao dos planos nacionais e regionais de desenvolvimento; (C) represso do abuso do poder econmico que vise eliminao da concorrncia; (D) realizao das diretrizes e bases do planejamento do desenvolvimento nacional equilibrado; (E) proteo do meio ambiente, ao consumidor e livre concorrncia. 22. O Estado, como agente normativo e regulador da atividade econmica, exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, sendo este _______________ para o setor pblico e _________________ para o setor privado, respectivamente. As lacunas so corretamente preenchidas por: (A) indicativo / interventivo; (B) constitutivo / ordenador; (C) determinante / interventivo; (D) determinante / indicativo; (E) interventivo / indicativo. 23. No que se refere s disposies constitucionais acerca da explorao direta de atividade econmica pelo Estado, est incorreto afirmar que: (A) a lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica que explore atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre os mandatos, a avaliao de desempenho e a responsabilidade dos administradores; (B) a lei estabelecer o estatuto jurdico da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre a constituio e o funcionamento dos conselhos de administrao e fiscal, com a participao de acionistas minoritrios; (C) a lei regulamentar a forma como as empresas pblicas e as sociedades de economia mista podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado; (D) a lei reprimir o abuso do poder econmico que vise dominao dos mercados, eliminao da concorrncia e ao aumento arbitrrio dos lucros; (E) a lei estabelecer, sem prejuzo da responsabilidade individual dos dirigentes da pessoa jurdica, a responsabilidade das empresas pblicas, sujeitando-as s punies compatveis com sua natureza, nos atos praticados contra a ordem econmica e financeira e contra a economia popular.

24. Entre os princpios constitucionais da ordem econmica de integrao, no se inclui: (A)livre concorrncia; (B) defesa do meio ambiente; (C) reduo das desigualdades sociais; (D) busca do pleno emprego; (E) defesa do consumidor. 25. A Constituio Federal de 1988 assegura a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, consubstanciada em uma ordem econmica: (A)capitalista; (B) democrtica; (C) socialista; (D) estatista; (E) emergente. 26. O reajuste de tarifa, no mbito da Agncia Nacional de Transportes Terrestres ANTT, compreende: (A)a correo do valor da tarifa, que pode ocorrer a qualquer momento, conforme ndice de Reviso de Tarifa; (B) o aumento ou diminuio do valor da tarifa, em decorrncia de alteraes de encargos para a concessionria pela incluso ou retirada de obras ou servios; (C) o processo de atualizao do valor da tarifa, mediante a considerao dos ndices especificados em contrato; (D) o aumento ou diminuio do valor da tarifa, com o objetivo de manter o equilbrio econmico-financeiro do contrato; (E) o ajuste do valor da tarifa, previsto em contrato, pelo nvel de desempenho, segundo parmetro da tabela de ndices de Desempenho estabelecidos pela Agncia Reguladora. 27. Por expressa determinao da Lei n. 8.987/95, incumbe concessionria de servios pblicos, exceto: (A)manter em dia o inventrio e o registro dos bens vinculados concesso; (B) prestar contas da gesto do servio aos usurios, nos termos definidos no contrato; (C) zelar pela integridade dos bens vinculados prestao do servio, bem como segur-los adequadamente; (D) captar, aplicar e gerir os recursos financeiros necessrios prestao do servio; (E) zelar pela boa qualidade do servio, receber, apurar e solucionar queixas e reclamaes dos usurios, que sero cientificados, em at trinta dias, das providncias tomadas. 28. Independe de concesso, permisso ou autorizao, nos termos da Lei n 9.074/95, o seguinte servio de competncia da Unio: (A)estaes aduaneiras e outros terminais alfandegados de uso pblico, no instalados em rea de porto ou aeroporto, precedidos ou no de obras pblicas; (B) explorao de obras ou servios federais de barragens, contenes, eclusas, diques e irrigaes, precedidas ou no da execuo de obras pblicas; (C) vias federais, precedidas ou no da execuo de obra pblica; (D) transporte de cargas pelos meios rodovirio e aquavirio; (E) servios postais.

5 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2008 29. O motivo que enseja a extino da concesso de servio pblico por encampao ser: (A)a inadequao na prestao do servio pela concessionria; (B) o descumprimento de normas legais e regulamentos ou de clusulas contratuais; (C) o interesse da Administrao em retomar o servio; (D) o descumprimento de penalidade nos prazos fixados; (E) a paralisao do servio sem justa causa. 30. Considere as seguintes afirmativas sobre o tema Administrao Pblica: I O direito de greve do servidor pblico civil ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar. II Nos termos da Constituio Federal/88, a investidura em emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e demisso. III Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a disponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, sem prejuzo da ao penal cabvel. Est incorreto o que se afirma em: (A)I, apenas; (B) II, apenas; (C) III, apenas; (D) II e III, apenas; (E) I, II e III. 31. Constituem elementos do ato administrativo: (A)presuno de legitimidade e imperatividade; (B) tipicidade e objetividade; (C) discricionariedade e motivao; (D) competncia e finalidade; (E) exeqibilidade e validade. 32. Entre os critrios de julgamento nas licitaes para concesso de servio pblico, nos termos da Lei n 8.987/95, no se inclui: (A) a maior oferta pela outorga da concesso, nos casos de pagamento ao poder concedente; (B) a melhor proposta tcnica, com preo fixado no edital; (C) a melhor proposta tcnica, combinada com maior valor de tarifa; (D) o menor valor de tarifa do servio pblico, combinado com a maior oferta de pagamento pela outorga da concesso; (E) a melhor oferta de pagamento pela outorga, aps qualificao de propostas tcnicas. 33. Sobre o tema Concesso de Servios Pblicos, considere as seguintes assertivas. I O poder concedente pode intervir na concesso para assegurar a continuidade do servio e apurar irregularidades, sem prejuzo do carter punitivo da interveno. (A)finalidade/objeto; (B) sujeito/finalidade; (C) competncia/forma; (D) objeto/forma; (E) competncia/objeto. 35. exemplo de ato administrativo declaratrio e constitutivo, respectivamente: (A)licena/admisso; (B) admisso/autorizao; (C) autorizao/revogao; (D) aplicao de penalidade/iseno; (E) homologao/admisso. 36. Assinale a alternativa que apresenta de forma completa a funo dos transportes de carga: (A) vencer a separao, no tempo e no espao e com menor custo, entre o produtor e o consumidor; (B) agregar valor carga no processo produtivo; (C) entregar a quantidade certa, no tempo certo e com a qualidade desejada pelo cliente; (D) diluir o custo fixo; (E) adequar o volume demandado s modalidades existentes. 37. A poltica nacional de transportes ferrovirio e rodovirio de competncia: (A) da ANTT; (B) do DNIT; (C) da Cmara dos Deputados; (D) do Ministrio dos Transportes; (E) do Congresso Nacional. II A anulao do contrato de concesso decretada em razo da ocorrncia de fato superveniente celebrao do contrato, cabendo a reverso dos bens do concessionrio para o patrimnio do concedente mediante encampao. III O edital de licitao pode prever a possibilidade de o concessionrio receber receitas alternativas com a finalidade de favorecer a modicidade da tarifa. IV A extino da concesso por ato do poder concedente em virtude do inadimplemento contratual do concessionrio denominada caducidade. V O estatuto de concesses define servio adequado como aquele que satisfaz as condies de regularidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas. So falsas: (A)apenas uma assertiva; (B) apenas duas assertivas; (C) apenas trs assertivas; (D) apenas quatro assertivas; (E) todas as assertivas. 34. A usurpao de funo e a nomeao para um cargo inexistente so vcios, respectivamente, quanto ao ():

6 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2008 38. Sobre a evoluo do transporte rodovirio no Brasil associe corretamente a coluna da esquerda com os fatos apresentados direita: ANO I- 1937 II- 1945 III- 1957 IV- 1960 V- 1996 VI- 2005 FATOS a) Criao do Plano Nacional de Viao b) Criao do Fundo Rodovirio Nacional c) Incio do programa de concesses d) Criao do DNER 41. A relao da Agncia Nacional de Transportes Terrestres ANTT com o Ministrio dos Transportes e o status da ANTT so, respectivamente: (A) rgo de assistncia direta e imediata ao Ministro de Estado / autarquia; (B) rgo de assistncia direta e imediata ao Ministro de Estado / empresa pblica; (C) rgo de assistncia direta e imediata ao Ministro de Estado / sociedade de economia mista; (D) entidade vinculada / autarquia; (E) entidade vinculada / empresa pblica. 42. Em relao aos objetivos essenciais do Sistema Nacional de Viao avalie as afirmativas a seguir: I Dotar o Pas de infra-estrutura viria adequada. II Garantir a operao racional e segura dos transportes de pessoas e bens. III Promover o desenvolvimento social e econmico e a integrao nacional. IV - Aprovar as revises peridicas das redes de transporte que contemplam as diversas regies do Pas, propondo ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional as reformulaes do Sistema Nacional de Viao que atendam ao interesse nacional. V - Harmonizar as polticas nacionais de transporte com as polticas de transporte dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, visando articulao dos rgos encarregados do gerenciamento dos sistemas virios e da regulao dos transportes interestaduais, intermunicipais e urbanos. Assinale apenas as afirmativas corretas: (A) I, IV e V; (B) I, II, III e IV; (C) I, II e III; (D) II, III, IV e V; (E) III, IV e V. 43. De acordo com o Sistema Nacional de Viao (SNV), definese como infra-estrutura viria adequada: (A)a que se caracteriza pela gerncia eficiente das vias, dos terminais, dos equipamentos e dos veculos, objetivando tornar mnimos os custos operacionais e, conseqentemente, os fretes e as tarifas, e garantir a segurana e a confiabilidade do transporte; (B) a que torna mnimo o custo total do transporte, entendido como a soma dos custos de investimentos, de manuteno e de operao dos sistemas; (C) a que se apresenta com o nvel de servio aceitvel pelos usurios em termos de qualidade do pavimento e dos dispositivos de segurana; (D) a que apresenta um volume de servio de acordo com a classe de projeto; (E) a que apresenta os mnimos custos operacionais e adequadas condies de conforto e segurana.

(A) I-a, II-d, III-b e IV-c; (B) I-b, III-c, IV-d e VI-a; (C) I-c, II-a, V-b e VI-d; (D) I-d, II-b, IV-a e V-c; (E) II-c, III-a, IV-b e V-d. 39. Segundo a CNT, o movimento do transporte rodovirio de cargas no Brasil, em 2005, foi de 485.625 milhes de tku. Isto equivale: (A) a transportar 485.625 milhes de toneladas teis por um quilmetro da rede rodoviria; (B) a transportar 485.625 milhes de toneladas teis pela quilometragem total da rede rodoviria; (C) a transportar 485.625 milhes de toneladas teis pela quilometragem mdia da rede rodoviria; (D) a transportar 485.625 milhes de toneladas teis independente da quilometragem; (E) quantidade total de carga que foi transportada por 485.625 milhes de quilmetros. 40. Analise o grfico da matriz de transportes de carga brasileira, no ano de 2006.
13% b 4% c d 25%

58%

Fonte: ANTT 2006

Assinale a alternativa que associa corretamente as modalidades listadas a seguir com os percentuais apresentados no grfico: I- rodoviria; II- ferroviria; III- dutoviria e area; IV- aquaviria. (A) I-a, II-c, III-d e IV-b; (B) I-b, II-a, III-c e IV-d; (C) I-d, II-a, III-b e IV-c; (D) I-d, II-b, III-c e IV-a; (E) I-a, II-d, III-c e IV-b.

7 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2008 44. Avalie as afirmativas a seguir: I. A privatizao das malhas ferrovirias criou condies para o aumento de investimentos, aumentando a competitividade deste subsetor. II. Os investimentos do Governo Federal no subsetor hidrovirio melhoraram as condies de navegabilidade dos rios. III. Os arrendamentos de reas porturias reduziram os custos porturios, viabilizando a navegao de cabotagem. Assinale a alternativa que faz a anlise correta dessas afirmativas: (A) apesar dos investimentos nas modalidades aquaviria e ferroviria, a matriz de transporte brasileira dever permanecer inalterada; (B) apesar dos investimentos nas modalidades aquaviria e ferroviria, a participao destas modalidades na matriz de transporte brasileira dever diminuir devido melhoria da qualidade das rodovias aps as privatizaes; (C) os investimentos do setor privado na modalidade ferroviria e do setor pblico no subsetor hidrovirio no devem aumentar a participao destas modalidades na matriz de transporte; (D) a participao das modalidades aquaviria e ferroviria na matriz de transportes brasileira dever aumentar; (E) a participao das modalidades aquaviria e ferroviria na matriz de transportes brasileira dever diminuir devido alta competitividade da modalidade rodoviria. 45. O item Transportes no est includo no item ________ que por sua vez est includo no item _________. As lacunas so corretamente preenchidas por: (A) rendas / resultado do balano de pagamentos; (B) transferncias correntes / conta capital; (C) servios / transaes correntes; (D) balana comercial / conta financeira; (E) investimento direto / conta capital. 46. Em relao oferta e demanda por transporte analise as afirmativas a seguir: I - Na conduo da atividade de transporte h uma preocupao constante, seja por parte do transportador seja por parte do Poder Pblico, em definir o tamanho da demanda para adequar a capacidade da estrutura de transportes; no primeiro caso representado pela frota da empresa e no segundo pela infraestrutura de transportes da nao. II - Um excesso de oferta por parte do transporte implicar em capacidade ociosa, maior ou menor, e, portanto custos maiores. III O tamanho da demanda por transportes definido pelo tamanho do mercado de transportes. IV - O Poder Pblico deve avaliar as necessidades futuras de transporte a partir das previses de comportamento das atividades econmicas, geralmente traduzidas pela evoluo do PNB. V Excetuando o caso em que um pas absolutamente carente de um determinado recurso, as trocas entre pases de economia aberta tendem a um equilbrio em razo da produtividade marginal decrescente. (A) uma contribuio da TMC introduzir a grande empresa na teoria microeconmica, aumentando sua capacidade de generalizao; (B) o mercado perfeitamente contestvel definido como aquele em que tanto os concorrentes efetivos como os potenciais tm acesso s mesmas tecnologias e consumidores e onde no existem barreiras entrada e nem custos de sada; (C) em um mercado perfeitamente contestvel um entrante potencial que deseje estabelecer-se na indstria ter acesso demanda de mercado, a partir da tecnologia que est sendo utilizada, em igualdade de condies com as firmas j estabelecidas; (D) em um mercado perfeitamente contestvel, se existe um vetor de produo lucrativo, os entrantes potenciais podem ingressar e sair do mercado, mesmo que transitoriamente, antes que as empresas estabelecidas possam reagir entrada; (E) um mercado perfeitamente contestvel quando os concorrentes potenciais no esto aptos a impugnar efetivamente as prticas das firmas j estabelecidas no ramo. 48. Com relao ao Mercado Monopolstico assinale a alternativa incorreta: (A)a situao em que h apenas um produtor e onde existem barreiras entrada devido, principalmente, s economias de escala caracteriza um monoplio; (B) segundo o pensamento neoclssico, a dimenso do mercado e as caractersticas da tecnologia so tais que, na situao de monoplio, foram a empresa a produzir no segmento ascendente de sua curva de custo mdio; (C) quando o custo mdio decrescente, o custo marginal correspondente menor e, portanto, a firma no pode cobrar um preo que seja igual ao custo marginal, pois isto a tornaria insolvente; (D) se o objetivo da firma a maximizao do lucro, ela vai produzir onde o custo marginal iguala a receita marginal, sendo o preo estabelecido ao nvel da demanda. Neste ponto ocorrem lucros econmicos que so preservados pela presena de barreiras entrada; (E) ao se comparar o monoplio com a concorrncia perfeita constata-se que sob o primeiro, a empresa produz um volume de produo menor e um nvel de preo maior do que prevaleceria em mercados perfeitamente competitivos. Assinale apenas as afirmativas corretas: (A) I, II, III e IV; (B) II, III, IV e V; (C) I, III, IV e V; (D) I, II, IV e V; (E) I, II, III e V. 47. Com relao Teoria dos Mercados Contestveis (TMC) assinala a afirmativa incorreta:

8 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2008 49. Entre as competncias atribudas ao Ministrio dos Transportes, relativas poltica nacional de transportes ferrovirio, rodovirio e aquavirio e marinha mercante, portos e vias navegveis, no se inclui: (A) a formulao, coordenao e superviso dessas polticas; (B) a participao no planejamento estratgico, o estabelecimento de diretrizes para sua implementao e a definio das prioridades dos programas de investimentos; (C) a aprovao dos planos de outorgas; (D) o estabelecimento de diretrizes para a representao do Brasil nos organismos internacionais e em convenes, acordos e tratados referentes aos meios de transportes; (E) a concesso de ferrovias, rodovias e transporte ferrovirio associada explorao da infra-estrutura. 50. Com relao tarifa de pedgio nas rodovias e suas determinantes, incorreto afirmar: (A) tarifa bsica de pedgio a tarifa de pedgio para o(s) veculo(s) de categoria 1 da Classificao de Veculos para cobrana de pedgio, e cujo fator multiplicador de tarifa igual a 1,0; (B) a tarifa mdia por km obtida pela soma de tarifas cobradas por posto de pedagiamento dividida pela quantidade de quilmetros no trecho concessionado; (C) total de veculos equivalentes corresponde ao nmero total de veculos pedagiados, considerando seus respectivos fatores multiplicadores de tarifa. Assim o total de veculos equivalentes x a tarifa bsica de pedgio, resulta no total de receita arrecadado em determinada praa de pedgio; (D) a reduo da tarifa pode acontecer a qualquer momento conforme as regras de reviso de tarifa; (E) o aumento da tarifa somente pode ocorrer pelo reajustamento anual da tarifa.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
51. Todo e qualquer armazenamento de material gera determinados custos, como por exemplo os custos de manuteno, que podem ser representados por: (A)obsolescncia; (B) depreciao; (C) salrios; (D) juros; (E) luz. 52. Tanto estoques excessivos como insuficientes podem acarretar perdas na lucratividade de uma empresa. Por esse motivo procura-se manter os estoques em nveis otimizados. O modelo que representa a quantidade tima ou de menor custo de estoque denominado: (A)peps; (B) just-in-time; (C) lote econmico de compra; (D) otimizao das compras; (E) ponto de ruptura ou reabastecimento. 53. O tipo de transporte a ser utilizado na distribuio de carga com volumes menores ou produtos de maior sofisticao que exigem prazos relativamente rpidos de entrega : (A)aerovirio; (B) rodovirio; (C) hidrovirio; (D) ferrovirio; (E) martimo. 54. O processo administrativo unilateral destinado a selecionar um contratante com a Administrao Pblica para a aquisio ou a alienao de bens, a prestao de servios e a execuo de obras, mediante escolha da melhor proposta apresentada o/a: (A)leilo; (B) prego; (C) concurso; (D) dispensa; (E) licitao. 55. A licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual afixar em local apropriado cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas de apresentao das propostas, denominada: (A)concorrncia; (B) prego; (C) tomada de preos; (D) convite; (E) compra dispensada.

9 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2008 56. Representa uma oportunidade para a reduo dos custos da distribuio: (A) ampliao dos canais de distribuio; (B) aumento do nmero de inventrios; (C) ampliao do estoque; (D) financiamento dos fretes de compras e de vendas; (E) utilizao de inovaes tecnolgicas. 57. A via de distribuio direta aconselhvel quando: (A)h um nmero elevado de compradores e no concentrados; (B) no h estrutura de distribuio, uma via capaz ou disposta; (C) no se deseja manter o domnio da via; (D) o produto pouco sujeito moda ou obsolescncia; (E) o produto for de baixo valor unitrio e com alta freqncia de compra. 58. Em empresas com uma grande variedade de itens de estoque de valores diferentes e com utilizao sujeita a variaes freqentes, o processo recomendvel para o controle de estoques, em que os produtos de estoque so divididos em nveis de importncia, conhecido pela sigla: (A) UEPS; (B) PEPS; (C) ABC; (D) MRP; (E) LEC. 59. Analise o grfico a seguir: (C) obsolescncia das instalaes; (D) ambiente de trabalho inadequado; (E) modificao do produto. 62. O processo adotado na fabricao da embalagem de resina onde a mesma fundida dentro de um molde que lhe d forma, permitindo a fabricao de peas de grandes dimenses, denominado de: (A) injeo; (B) termofuso; (C) termocompresso; (D) vcuo; (E) sopro. 63. A soluo para a estocagem de barras, tubos e feixes a utilizao do sistema denominado: (A) cantilever; (B) skid; (C) blocagem; (D) pallets; (E) gaiolas. 64. O mtodo de distribuio pela prpria organizao de vendas indicado para: (A)produtos especializados para uso tcnico; (B) produtos de transformao destinados s indstrias; (C) produo em massa para distribuio em ritmo acelerado de bens de consumo; (D) distribuio de produtos manufaturados, assumindo a venda de uma infinidade de produtos diferentes; (E) produtos conhecidos de venda no varejo, ou seja, de consumo popular e acelerado. 65. Um exemplo de custo unitrio que inversamente proporcional ao aumento do nmero de rotas de transporte de peas e materiais : (A)combustvel; (B) manuteno corretiva; (C) pneus; (D) depreciao; (E) mo-de-obra direta. 66. O modelo de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), desenvolvido por Hackman e Oldhan, ressalta que determinadas dimenses do cargo produzem estados psicolgicos crticos que conduzem a resultados pessoais e de trabalho significativos. As trs dimenses do modelo citado so: (A)aluguel de parque industrial; (B) IPTU; (C) IPVA; (D) depreciao de mquinas; (E) frete para entrega. 61. A situao que origina a mudana de layout por conta do estudo e da disposio das estaes de trabalho, acesso a materiais e ferramental, faz parte do tpico denominado: (A) mudana na localizao do mercado consumidor; (B) reduo de custos; (A)significado da tarefa, exigncia de uma variedade de habilidades e retroao do prprio trabalho; (B) compensao justa e adequada, constitucionalismo e liderana democrtica; (C) participao dos funcionrios nas decises da empresa, inovao no sistema de recompensa e relevncia social da vida no trabalho; (D) oportunidades de crescimento contnuo, condies de segurana e flexibilidade no horrio; (E) eliminao das barreiras hierrquicas, eqidade interna e melhoria das condies fsicas.

2 1 3 4 5
O custo fixo representado no grfico pela linha de nmero: (A) 5; (B) 4; (C) 3; (D) 2; (E) 1. 60. Representa um gasto varivel pelo volume de vendas:

10 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2008 67. O presidente do Conselho Deliberativo do Instituto ETHOS afirma que Responsabilidade Social um diferencial de mercado das empresas. Responsabilidade Social refere-se s aes que: (A)so desenvolvidas por uma empresa para aprimorar as relaes interpessoais entre seus membros; (B) mantm um compromisso com a preservao do ambiente com uma postura de integrao social; (C) visem qualidade do produto oferecido sociedade; (D) contribuem para um elevado padro tico no relacionamento com os clientes; (E) todas as afirmativas esto corretas. 68. Uma das competncias que o profissional de Recursos Humanos deve ter para o planejamento de programas de treinamento a habilidade de disseminar valores, como o da cooperao. A tcnica de desenvolvimento organizacional, tipo desenvolvimento de equipes, tem as seguintes caractersticas: (A)reune grupos chamados T-Groups (grupos de treinamento) que so treinados para aumentar a capacidade quanto s suas habilidades de relacionamento interpessoal; seu nvel de interveno intrapessoal; (B) envolve uma modificao comportamental na qual funcionrios de vrios nveis e reas da organizao se renem sob a coordenao de um lder e criticam-se mutuamente; implica no envolvimento com a filosofia, as polticas e a misso da organizao; (C) visa ao autodiagnstico das relaes interpessoais e concentra-se nos estilos e contedos das comunicaes; seu objetivo identificar hbitos destrutivos de comunicao; (D) envolve uma retroinformao a respeito da mudana alcanada em um setor; parte do princpio de que o indivduo que recebe maior quantidade de dados ter maior criatividade; (E) consiste em uma investigao sistemtica e conjunta sobre certo problema gerencial; aplicado de cima para baixo, comeando na cpula da organizao. 69. Um programa de desenvolvimento gerencial pautou seu planejamento nos aspectos motivacionais do trabalho. A concepo adotada afirma que os fatores motivacionais devem incluir, alm de recompensas como segurana, a necessidade de reconhecimento social e de afeto. Esse projeto baseou-se na teoria: (A) da motivao-higiene de Herzberg; (B) da expectativa; (C) do reforo; (D) da hierarquia das necessidades de Maslow; (E) da auto-eficcia. 70. Em tempos de transformao e instabilidade, a avaliao de desempenho pode ser considerada um dos mais importantes instrumentos de que dispe a administrao de uma empresa para analisar sua fora de trabalho e prever posicionamentos futuros. Sobre a avaliao de desempenho, considerando as tendncias atuais, avalie as afirmativas a seguir: I- A ferramenta mais atual a avaliao 360 graus, por meio de feedback em rede. II- Na avaliao participativa por objetivos (APPO), os objetivos so formulados entre subordinados e seu gerente. III- A avaliao de desempenho deve ser de responsabilidade e centralizada no setor de RH, a partir das informaes passadas das pessoas com cada gerente. Assinale: (A) se somente as afirmativas I e II esto corretas; (B) se somente a afirmativa I est correta; (C) se somente as afirmativas II e III esto corretas; (D) se todas as afirmativas esto corretas; (E) se somente as afirmativas I e III esto corretas. 71. As mudanas pessoais e profissionais podem abranger diferentes tipos de aprendizagem: emocionais (sentimentos, gostos), atitudinais (percepes, conhecimentos, emoes e predisposio para a ao integrada) e comportamentais (atuao e competncia). Sobre o Feedback, um processo de ajuda para mudana de comportamento, correto afirmar: (A) o instrumento que possibilita uma comunicao precisa; (B) o instrumento que permite unicamente a auto-anlise do funcionrio; (C) o instrumento que permite comunicar a uma pessoa ou a um grupo como sua situao est afetando outras pessoas; (D) o instrumento que permite obter as necessidades estratgicas e o diagnstico organizacional; (E) o instrumento que fornece dados concretos e medidas de resultados, como o nmero de clientes satisfeitos. 72. As organizaes esto sempre agregando pessoas para integrar seus quadros em pocas de expanso e de crescimento. Podemos considerar que o calcanhar de Aquiles das organizaes o seu ponto nevrlgico a qualidade das pessoas que nela trabalham. (Chiavenato, 1999). Em relao ao processo de seleo, considere as afirmativas a seguir: I - O processo de seleo deve ser iniciado com a descrio e anlise do cargo a ser preenchido. II - A seleo uma responsabilidade de linha e uma funo de staff, ou seja, o rgo de RH aplica provas, testes, mas no deve tomar decises a respeito do candidato. III - O ponto de partida para a seleo a coleta de informao sobre o candidato. IV - A tcnica dos incidentes crticos na coleta de informaes sobre o cargo visa localizar quais as caractersticas desejveis. Assinale as afirmativas corretas: (A) somente I e II; (B) somente II; (C) somente III e IV; (D) somente II e III; (E) I, II, III e IV.

11 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2008 73. Os padres reais de comunicao nas organizaes so mais complexos e mais sutis que os representados nos organogramas. Tanto a estrutura formal como a informal podem moldar ou limitar os padres de comunicao. A partir do texto acima, avalie as afirmativas: I - As necessidades e as influncias culturais e sociais das pessoas interagem para determinar quais informaes so importantes. II - Redes de comunicao descentralizadas ou completamente conectadas so mais eficientes para as tarefas de grande complexidade. III - O padro de comunicao denominado roda eficiente para tarefas simples, mas a satisfao dos membros tende a ser baixa. IV - Nas redes informais de comunicao a tendncia acreditar em algumas pessoas com mais credibilidade e status que outras. Assinale: (A) se somente as afirmativas I, II e III esto corretas; (B) se somente a afirmativa II est correta; (C) se somente as afirmativas III e IV esto corretas; (D) se todas as afirmativas esto corretas; (E) se somente as afirmativas I e III esto corretas. 74. O ambiente de trabalho contribui de vrias maneiras para a sade fsica e o bem-estar emocional dos funcionrios. No desenvolvimento de um programa de higiene no trabalho devem ser considerados os princpios de ergonomia. Assinale a alternativa que se relaciona, especificamente, com a aplicao dos princpios de ergonomia: (A)remoo de gases, fumaa e odores desagradveis, luminosidade adequada a cada tipo de atividade e estilo de gerncia democrtico; (B) promoo de autonomia no desenvolvimento das tarefas, gesto democrtica no processo decisrio e evitar movimentos repetitivos; (C) manuteno de nveis adequados de temperatura, remoo de rudos e relacionamentos humanos agradveis; (D) uso de ferramentas que reduzam a necessidade de esforo fsico humano, equipamento e instalaes ajustadas ao tamanho das pessoas e mquinas e equipamentos adequados s caractersticas humanas; (E) priorizar o instrumental e o previsvel na abordagem do comportamento, evitar a ambigidade e o conflito de papis e minimizar a carga quantitativa de trabalho. 75. Na sociedade do conhecimento, o capital intelectual o principal diferencial competitivo das organizaes. O setor de Treinamento lida com pessoas, isto , com aprendizagem no nvel individual. As quatro etapas de um processo de treinamento sistemtico e contnuo, so: (A)definio da misso, escolha dos objetivos pelas equipes, reforo e alinhamento organizacional para melhoria; (B) criao de um sentimento de mudana, implementao da mudana, estabilizao da mudana e avaliao da mudana; (C) levantamento das necessidades, elaborao do programa, implementao e avaliao; (D) anlise organizacional, anlise dos recursos humanos, anlise dos cargos e anlise do treinamento; (E) motivao do time de trabalho, retroao, aplicao da filosofia adotada e avaliao dos resultados. 76. A questo da responsabilidade social inerente sociedade de organizaes. Muitas empresas esto publicando espontaneamente seus balanos sociais colocando em evidncia a responsabilidade social. Sobre o Balano Social correto afirmar que: (A) o processo que guia a atividade para um fim desejado, reduzindo custos e melhorando o fluxo do trabalho; (B) uma tcnica desenvolvida para o autocontrole e a autodisciplina ao invs do controle externo ou da disciplina imposta pela fora; (C) uma pesquisa para avaliar produtos, servios e processos sociais que so reconhecidos como lderes empresariais; (D) uma tcnica de controle global utilizada para medir o sucesso absoluto ou relativo da organizao; (E) o documento que avalia a situao da empresa no domnio social, registrando realizaes no campo da educao, cultura e qualidade de vida. 77. Com a revoluo nas telecomunicaes, os sistemas de informao passaram a representar um investimento em termos de software, equipamentos, instalaes, treinamento e custos de manuteno. Assim transformar informaes dispersas em conhecimento produtivo tornou-se um desafio. Sobre os sistemas de informaes gerenciais analise as afirmativas a seguir: I - Uma significativa estratgia para gesto de pessoas a intensa comunicao com os funcionrios restringindo a retroao sobre seus desempenhos. II - A disseminao da intranet e softs para trabalhos em grupo so prticas bastante atuais. III - O acesso a um nmero maior de informaes diminui a incerteza quanto s decises a tomar. Assinale: (A) se somente as afirmativas I e II esto corretas; (B) se somente a afirmativa II est correta; (C) se somente as afirmativas II e III esto corretas; (D) se somente as afirmativas I e III esto corretas; (E) se todas as afirmativas esto corretas. 78. Toda organizao deve ser construda sobre uma slida base de informao e de comunicao. Todos os funcionrios, desde a base at a cpula, devem assumir suas responsabilidades pela disseminao da informao. Um dos mtodos de avaliao e monitoramento do Sistema de Informao Gerencial (SIG) o seguinte: (A) registro da freqncia de utilizao dos usurios; (B) aprendizagem prtica; (C) instruo programada; (D) empowerment (empoderamento); (E) tutoria ou coaching.

12 www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico - 2008 79. No contexto organizacional contemporneo, o capital financeiro est cedendo lugar ao capital intelectual que est transformando o mundo dos negcios. Isto significa que o conhecimento que as pessoas possuem sobre produtos, servios, clientes e tcnicas deve ser monitorado. Marque a alternativa que no se refere a um item de um sistema de avaliao de ativos intangveis: (A)foco humano atravs do ndice de rotatividade de pessoal; (B) foco no cliente atravs do nmero de contas e clientes perdidos; (C) foco no desenvolvimento atravs do ndice de clima organizacional; (D) foco na renovao atravs das despesas de marketing por cliente; (E) foco no lucro operacional atravs dos ndices das aes no mercado. 80. O mais recente instrumento para obteno de informao sobre produtividade o benchmarking, um processo contnuo e sistemtico que visa ao aprimoramento organizacional. O benchmarking consiste em: (A) informaes sobre competncias essenciais; (B) uma divulgao sistemtica do produto ou servio de uma organizao; (C) um instrumento para avaliar produtos, servios e processos que so reconhecidos como lderes empresariais; (D) uma forma de controle externo dos processos e relaes interpessoais; (E) uma estratgia especfica de marketing.

QUESTES DISCURSIVAS
QUESTO 01: A funo primordial dos rgos de transporte otimizar trs itens importantes na ampliao das possibilidades de mercado. Identifique esses itens e analise a ao de cada um deles na ampliao dos mercados.

QUESTO 02: A higiene est relacionada com as condies ambientais de trabalho visando assegurar a sade fsica e mental dos trabalhadores. Nesse sentido, responsabilidade legal e moral dos gerentes de linha e dos especialistas em RH assegurar um ambiente que evite prejuzos sade dos trabalhadores. Apresente um programa de higiene do trabalho, analisando as etapas e os itens fundamentais.

13 www.pciconcursos.com.br

INFORMAES ADICIONAIS
Ncleo de Computao Eletrnica Diviso de Concursos

Endereo: Prdio do CCMN, Bloco C Ilha do Fundo - Cidade Universitria - Rio de Janeiro/RJ Caixa Postal: 2324 - CEP 20010-974 Central de Atendimento: (21) 2598-3333 Informaes: Dias teis, de 8 h s 17 h (horrio de Braslia) Site: www.nce.ufrj.br/concursos Email: concursoufrj@nce.ufrj.br

www.pciconcursos.com.br

F V 3 7 Y -= -= -= -=

Y Y] V -= -= -= -=

w ww.pciconcursos.com.br

3 M -= -= -= -=

Y -= -= -= -=

Y] -= -= -= -=

w ww.pciconcursos.com.br

Y _ -= -= -= -=

Y _ -= -= -= -=

Y] L -= -= -= -=

w ww.pciconcursos.com.br

Y] -= -= -= -=

Y] Y_ -= -= -= -=

Y] -= -= -= -=

w ww.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi