Vous êtes sur la page 1sur 32

CARTILHA DO(A) TRABALHADOR(A) DOMSTICO(A)

Perguntas e Respostas para Trabalhadores (as) e Empregadores (as) 1. Quem o Empregado(a) Domstico(a)? 2. Quais so as ocupaes que caracterizam o Emprego Domstico? 3. Qual a diferena entre Empregado(a) Domstico(a) e Diarista? 4. Como se realiza a contratao do(a) Empregado(a) Domstico(a)? 5. Quais so as obrigaes do(a) Empregador(a)? 6. Quais so os documentos a serem apresentados pelo(a) Empregado(a) Domstico(a) para admisso ao emprego? 7. Quais os documentos necessrios e onde tirar a Carteira de Trabalho? 8. necessrio elaborar um contrato de trabalho? 9. Como deve ser feita a inscrio na Previdncia Social? 10. Quais so os direitos trabalhistas do(a) Empregado(a) Domstico(a)? 11. Quais so os direitos previdencirios do(a) Empregado(a) Domstico(a)? 12. Quais so os benefcios dos(as) dependentes do(a) Empregado(a) Domstico(a)? 13. Como comprovar o recebimento do salrio? 14. Quais os descontos que o(a) Empregador(a) poder fazer sobre o salrio do(a) Empregado(a) Domstico(a)? 15. Como calcular a contribuio previdenciria? 16. Como proceder com o Aviso Prvio? 17. Como rescindir o contrato de trabalho do(a) Empregado(a) Domstico(a)? 18. O que deve ser pago por ocasio da Resciso de Contrato? 19. Quando pagar as verbas rescisrias? 20. Quais so os documentos apresentados na Demisso? 21. Quando considerado abandono de emprego? 22. Condies Mnimas de Segurana, Sade, Conforto e Alimentao. 23. Assdio Moral e Assdio Sexual - Como agir? 24. Qual o papel dos sindicatos de trabalhadores domsticos?

ANEXOS: 1. Instrues para o preenchimento da Carteira de Trabalho. 2. Modelo de Contrato de Trabalho. 3. Modelo de Recibo de Pagamento de Salrio. 4. Modelo de Carta de Demisso. 5. Modelo de Aviso Prvio. 6. Como preencher a Guia da Previdncia Social GPS

INTRODUO O trabalho domstico, suas relaes, direitos, deveres e legislao aplicada so assunto principal desta Cartilha. A ideia esclarecer as dvidas mais frequentes dos Empregadores e dos(as) Trabalhadores(as) Domsticos(as), conforme prev a Constituio Federal. No Brasil so milhes de trabalhadores(as) domsticos(as). Este fato, por si s, demonstra a necessidade da regularizao da atividade. No entanto, o trabalho domstico ainda tem uma relao pouco profissional, na qual direitos so muitas vezes desrespeitados. Conhecer e aplicar as normas que regulamentam as relaes de trabalho do(a) Empregado(a) Domstico(a) o primeiro passo para valorizar esta atividade, respeitando o(a) Empregado(a) e o(a) Empregador(a). A elaborao deste manual foi produto da discusso do poder pblico (INSS/ MPS, SRTE/MTE, SETS e SMTE), dos representantes sindicais dos empregadores e dos empregados domsticos (SEDEP, SINDIDOM e SINTRADOM) e de entidades da sociedade organizada (DIEESE, Pastoral da Criana e AAPEZI).

1. Quem o(a) EMPREGADO(A) DOMSTICO(A)?


a pessoa maior de 18 anos que presta servios de forma contnua (frequente, constante) e de finalidade no lucrativa pessoa ou famlia, no mbito residencial.

2. Quais so as ocupaes que caracterizam o Emprego Domstico?*


Cozinheiro(a), governanta, bab, lavadeira, faxineiro(a), vigia, mordomo, jardineiro, caseiro(a), motorista particular, cuidador(a) de idoso, auxiliar de enfermagem que trabalha no domiclio, entre outros.
*Obs.: O empregado que presta seus servios para condomnios residenciais no empregado domstico.

3. Qual a diferena entre EMPREGADO(A) DOMSTICO(A) E DIARISTA?


O(A) Empregado(a) Domstico(a) presta servios de natureza contnua a uma outra pessoa ou famlia, possuindo vnculo empregatcio. O(a) Diarista um(a) prestador(a) de servio eventual, e no possui vnculo empregatcio com a pessoa que contrata seus servios; exerce suas atividades por risco e conta prpria. Para fins de Previdncia Social o(a) diarista considerado(a) segurado(a) obrigatrio(a) na categoria de Contribuinte Individual, sendo o prprio trabalhador responsvel pelo recolhimento de 20% sobre a remunerao recebida no perodo de um ms, atravs da Guia da Previdncia Social. Em muitos casos, quando comprovado que a prestao de servio tornou-se habitual, criando um vnculo empregatcio, a Justia do Trabalho tem reconhecido o(a) Diarista como Empregado(a) Domstico(a), normalmente quando essa atividade supera 2 (dois) dias por semana ou quando estende-se por mais de 5 (cinco) anos ininterruptos.

4. Como proceder na CONTRATAO do Empregado(a) Domstico(a)? O(A) Empregador(a) deve efetuar o registro do contrato na Carteira de Trabalho, constando: Data da admisso; Cargo (Empregado Domstico) e a funo (jardineiro, motorista, cozinheiro, bab, entre outros); Salrio mensal (nunca inferior ao salrio mnimo regional vigente); Nome e endereo residencial do Empregador;

CPF ou matrcula CEI do empregador Cadastro especfico do INSS; Assinatura do Empregador.

O(A) Empregador(a) deve solicitar ao() Empregado(a) a apresentao da inscrio no INSS, equivalente ao PIS/PASEP.
A Carteira de Trabalho deve ser entregue ao() Empregador(a) mediante recibo, e o(a) Empregador(a) deve devolv-la, no mximo em 48 horas, tambm mediante recibo, para plena segurana de ambos.

5. Quais as OBRIGAES do(a) EMPREGADOR(A)?

Manter a carteira de trabalho atualizada com as seguintes anotaes: - cargo ou funo; - salrio mensal ajustado e posteriores alteraes salariais; - incio e trmino das frias e o perodo a que se referem;

Preencher devidamente os recibos de pagamento de salrios, frias e 13 salrio, solicitando assinatura do(a) Empregado(a) no ato do pagamento e fornecer cpias dos recibos; Efetuar o recolhimento da contribuio previdenciria, 12 % a cargo do(a) Empregador(a), alm da contribuio do(a) empregado(a), conforme alquota correspondente faixa salarial, que ser descontada de seu salrio. Pagar o salrio do ms corrente at o 5 dia til do ms seguinte. Se o(a) Empregado(a) for admitido no correr do ms, contar os dias trabalhados at fechar o ms e fazer o pagamento at o 5 dia til do ms seguinte.

Preencher a data de sada somente quando o(a) empregado(a) for desligado.

6. Quais so os documentos a serem apresentados pelo Empregado(a) Domstico(a) para ADMISSO AO EMPREGO?

Carteira de Trabalho e Previdncia Social; Atestado de sade (quando solicitado, o exame deve ser pago pelo empregador); Atestado de boa conduta (quando solicitado); Referncias de empregos anteriores (quando solicitado); Comprovante de endereo;

Cpias da Carteira de Identidade e do CPF; Comprovante de inscrio no INSS, ou PIS/PASEP, se for cadastrado(a).

7. Quais os documentos necessrios e onde tirar a CARTEIRA DE TRABALHO?


A emisso deste documento gratuita pela Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego. Basta dirigir-se s Agncias do Trabalhador, Centros de Referncia do Trabalhador nas Ruas da Cidadania, Prefeituras Municipais e Sindicatos patronais e de trabalhadores. Documentos necessrios:

Documento de identificao, original e fotocpia legvel: identidade ou certido de nascimento ou casamento; Certificado de reservista (para homens); CPF; Comprovante de residncia (conta de gua, luz ou telefone) Extrato do PIS/PASEP atualizado junto Caixa Econmica Federal; Uma foto 3X4 recente, colorida, com fundo branco (dependendo do local no necessrio levar a foto confirmar a necessidade).

8. necessrio elaborar um CONTRATO DE TRABALHO?


recomendvel a elaborao de contrato de experincia, cujo prazo pode ser de 30 dias, no mnimo, at 90 dias, no mximo (exemplo: 30+60 ou 45+45). Este contrato, aps 90 dias, passar a vigorar por tempo indeterminado e, por isso, conveniente que nele constem as condies para a continuidade da prestao dos servios, tais como: carga horria, descontos, folgas, etc.

9. Como deve ser feita a INSCRIO na Previdncia Social?*


Se o(a) Empregado(a) Domstico(a) j possui nmero do PIS/PASEP ou Nmero de Inscrio do Trabalhador NIT, deve inform-lo(a) ao() Empregador(a), no sendo necessrio fazer uma nova inscrio. Neste caso, o(a) Empregador(a) far o recolhimento utilizando o nmero apresentado, informando o cdigo de pagamento como empregado(a) domstico(a) (1600 recolhimento mensal ou 1651 recolhimento trimestral).

Quando o(a) segurado(a) no tem inscrio, pode inscrever-se pelo portal da Previdncia Social na internet (www.previdencia.gov.br), pela Central de Atendimento 135, ou ainda nas Agncias da Previdncia Social. Documentos necessrios: Carteira de Trabalho, Empregador(a); devidamente assinada e anotada pelo(a)

Carteira de Identidade ou Certido de Nascimento/Casamento; CPF, obrigatrio; Comprovante de residncia (conta de gua, luz ou telefone).
*Obs.: O Empregado Domstico deve manter seus dados cadastrais atualizados, bastando para isso comparecer a uma Agncia da Previdncia Social com a Carteira de Trabalho e todos os seus documentos pessoais, mediante agendamento pela Central 135.

10. Quais so os DIREITOS TRABALHISTAS do(a) Empregado(a) Domstico(a)?


Carteira de Trabalho e Previdncia Social, devidamente anotada e assinada; Salrio mensal, nunca inferior ao salrio mnimo fixado em Lei. No Paran deve ser seguido o piso regional; Irredutibilidade salarial; Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; Folga nos feriados civis e religiosos Caso haja necessidade do(a) Empregado(a) Domstico(a) trabalhar em feriado civil ou religioso, o(a) Empregador(a) dever proceder o pagamento do dia em dobro, ou conceder uma folga em outro dia da semana escolha do(a) trabalhador(a) (Lei 605/1949 art. 9); 13 Salrio: gratificao devida a todos os trabalhadores brasileiros e paga por ms trabalhado ou frao de ms igual ou superior a 15 dias. O valor do 13 salrio calculado com base no valor integral do salrio devido ao(a) trabalhador(a). Este clculo simples: basta dividir o valor do salrio por 12 meses do ano e depois multiplicar pelo nmero de meses trabalhados. Mesmo que o(a) trabalhador(a) tenha menos de 1 (um) ano no emprego, ter direito a receber o 13 salrio. Neste caso, o 13 proporcional ao nmero de meses trabalhados. Por exemplo: um(a) trabalhador(a) que recebe salrio de R$ 815,00 e entrou no servio no dia 1 de julho, ter direito a 6/12 avos, o que equivale metade do 13 salrio. Portanto receber 407,50. Pode ser pago em duas parcelas de 50%. A primeira

parcela entre os meses de fevereiro a novembro, e a segunda at o dia 20 (vinte) de dezembro.

Frias anuais remuneradas: O(A) Trabalhador(a) Domstico(a) tem direito a frias remuneradas aps cada perodo de 12 meses de servio prestado mesma pessoa ou famlia contado da data de admisso. O valor das frias igual soma do salrio mais 1/3 (um tero). Por exemplo: O(A) trabalhador(a)que recebe R$ 815,00 tem direito a frias remuneradas de R$ 1.086,66 que a soma de R$ 815,00 mais R$ 271,66 (correspondente a 1/3 do salrio). A concesso pode ser feita em at 02 (duas) parcelas. O perodo de gozo das frias ser concedido, a critrio do(a) empregador(a), dentro dos 12 meses subsequentes data em que o(a) trabalhador(a) tiver adquirido o direito. O(A) trabalhador(a) pode negociar 1/3 do perodo de suas frias e receber o equivalente em dinheiro (abono de frias). Frias proporcionais, no trmino do contrato de trabalho; Abono de frias: facultativo ao() empregado(a) converter 1/3 do perodo de frias em ABONO PECUNIRIO, no valor da remunerao que lhe seria devida nos dias correspondentes; Licena para a gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de 120 dias; Licena-Paternidade: de 5 (cinco) dias corridos; Estabilidade no emprego em razo de gravidez, desde o incio at 5 meses aps o parto; Vale-transporte; Aviso prvio de no mnimo, 30 dias, em caso de demisso sem justa causa ou receber a indenizao correspondente (03 dias a mais por ano de contrato, a partir de dois anos, at o limite de 90 dias (Lei 12.506/2011); Licena de dois dias por falecimento de pessoa da famlia, em 1 grau; Integrao Previdncia Social; Fundo de Garantia sobre o Tempo de Servio (FGTS), benefcio opcional;*

*Obs.: O recolhimento para o(a) Empregador(a) de 8% sobre o salrio pago ao() Empregado(a) Domstico(a), no podendo ser interrompido durante a vigncia do contrato. Para tanto necessrio preencher o Cadastro Especfico do INSS (CEI) e a Guia de Recolhimento do FGTS e Informaes Previdncia Social (GFIP). Consulte o portal da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Seguro-desemprego, para o(a) Empregado(a) Domstico(a) desempregado, inscrito no FGTS, dispensado sem justa causa, com pelo

menos 15 (quinze) meses de contribuio nos ltimos 24 (vinte e quatro) meses que antecedem a data da dispensa.

11. Quais so os DIREITOS PREVIDENCIRIOS do(a) Empregado(a) Domstico(a)?

Aposentadoria por idade*

o benefcio a que tm direito os trabalhadores urbanos aos 65 anos de idade (homens) e aos 60 anos de idade (mulheres), quando cumprida a carncia mnima.

Aposentadoria por tempo de contribuio*

o benefcio a que tm direito a segurada da Previdncia Social aos 30 anos de contribuio, e o segurado, aos 35 anos de contribuio, independentemente da idade. O segurado(a) que se encontrava filiado(a) Previdncia Social em 16/12/1998 poder requerer aposentadoria por tempo de contribuio proporcional, devendo combinar dois requisitos: tempo de contribuio e idade mnima, conforme estabelecido na legislao. Os homens podem requerer aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade e 30 anos de contribuio, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuio. As mulheres tm direito proporcional aos 48 anos de idade e 25 de contribuio, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuio.

*Obs.: Os trabalhadores(as) urbanos filiados(as) Previdncia Social a partir de 25/07/1991 precisam comprovar 180 contribuies mensais. Os(as) filiados(as) anteriormente devem comprovar o nmero mnimo de contribuies estabelecido na legislao. O benefcio tem incio a partir da data do desligamento do emprego, quando requerido at 90 dias depois do desligamento; ou a partir da data da entrada do requerimento, quando no houver desligamento do emprego ou quando for requerido aps 90 dias do desligamento. A Aposentadoria por Idade e a Aposentdoria por Tempo de Contribuio irreversvel e irrenuncivel: depois que receber o primeiro pagamento, sacar o PIS ou o Fundo de Garantia (o que ocorrer primeiro), o segurado no poder desistir do benefcio. O trabalhador no precisa sair do emprego para requerer a aposentadoria. O benefcio pode ser solicitado pelo telefone 135, pelo portal da Previdncia Social na Internet ou nas Agncias da Previdncia Social, mediante o cumprimento das exigncias legais.

Auxlio-doena*

o benefcio que todo segurado(a) da Previdncia Social recebe, mensalmente, ao ficar temporariamente incapacitado para o trabalho, por motivo de doena ou acidente. O INSS paga todo o perodo de afastamento, a contar da data do incio da incapacidade; ou da data de entrada do requerimento, quando o benefcio for solicitado aps o 30 dia do incio da incapacidade. necessria a comprovao da incapacidade em exame realizado pela percia mdica do INSS. Para ter direito ao benefcio, o(a) Empregado(a) Domstico(a) tem de contribuir para a Previdncia Social por, no mnimo 12 meses. Esse prazo no ser exigido em caso de acidente de qualquer natureza ou de doenas previstas em Lei, desde que comprove o vnculo Previdncia Social. No tem direito ao Auxlio-doena quem, ao se filiar Previdncia Social, j tiver doena ou leso que geraria o benefcio, a no ser quando a incapacidade resulta do agravamento da enfermidade. O auxlio-doena deixa de ser pago quando o segurado recupera a capacidade e retorna ao trabalho ou quando o benefcio se transforma em Aposentadoria por Invalidez.
*Obs.: O benefcio pode ser solicitado pelo telefone 135, pelo portal da Previdncia Social na Internet ou nas Agncias da Previdncia Social, mediante o cumprimento das exigncias legais.

Aposentadoria por Invalidez*

o benefcio concedido aos segurados incapacitados definitivamente (por doena ou acidente) para exercer suas atividades ou outro tipo de servio que lhes garanta o sustento. A incapacidade precisa ser confirmada pela percia mdica do INSS. Se o trabalhador estiver recebendo auxlio-doena, a aposentadoria por invalidez ser paga a partir do dia imediatamente posterior ao da cessao do auxlio-doena. Caso contrrio ser pago a partir da data da incapacidade ou a partir da data de entrada do requerimento, quando solicitado aps o 30 dia de afastamento do trabalho. O(A) Empregado(a) Domstico(a) que vier a se aposentar por invalidez ter o Contrato de Trabalho suspenso. Essa aposentadoria ser automaticamente o(a)aposentado(a) retornar ao trabalho. cancelada quando

Salrio Maternidade*

o benefcio devido a toda segurada, por ocasio do parto, inclusive o natimorto, aborto no criminoso, adoo ou guarda judicial para fins de adoo. O benefcio ser pago durante 120 dias e poder ter incio at 28 dias antes do parto. Nos abortos espontneos ou previstos em lei (estupro ou risco de vida para a me), ser pago o salrio-maternidade por duas semanas. Se concedido antes do nascimento da criana, a comprovao ser por atestado mdico, se posterior ao parto, a prova ser a Certido de Nascimento. No exigido tempo mnimo de contribuio da segurada Empregada Domstica, desde que comprove filiao nesta condio na data do afastamento para fins de salrio maternidade ou na data do parto. Durante este perodo devida a contribuio previdenciria, sendo a parte da Empregada Domstica deduzida pela Previdncia Social diretamente do benefcio recebido pela segurada e a parte que compete ao() Empregador(a), recolhida em Guia da Previdncia Social.

Adoo: segurada da Previdncia Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoo de criana, devido salrio-maternidade durante os seguintes perodos: 120 dias, se a criana tiver at 1 ano completo de idade; 60 dias, se a criana tiver de 1 at 4 anos completos de idade; 30 dias, se a criana tiver de 4 at completar 8 anos de idade.

No caso de adoo de mais de uma criana, simultaneamente, a segurada ter direito somente ao pagamento de um salrio-maternidade, observando-se o direito segundo a idade da criana mais nova. Segurada desempregada: Para a criana nascida ou adotada a partir de 14.06.2007, o benefcio tambm ser devido segurada desempregada (empregada, trabalhadora avulsa e domstica), para a que cessou as contribuies (contribuinte individual ou facultativa) e para a segurada especial, desde que o nascimento ou adoo tenham ocorrido dentro do perodo de manuteno da qualidade de segurada. A segurada desempregada ter direito ao salrio-maternidade nos casos de

demisso antes da gravidez ou, caso a gravidez tenha ocorrido enquanto ainda estava empregada, desde que a dispensa tenha sido por justa causa ou a pedido.
*Obs.: O benefcio pode ser solicitado pelo portal da Previdncia Social na Internet, pelo telefone 135 ou nas Agncias da Previdncia Social, mediante o cumprimento das exigncias legais.

12. Quais so os BENEFCIOS aos dependentes do(a) Empregado(a) Domstico(a)?

Penso por morte*

o benefcio a que tm direito os(as) dependentes do(a) segurado(a) Empregado(a) Domstico(a) que falecer. O benefcio tem incio a contar da data do falecimento do(a) segurado(a) Empregado(a) Domstico(a), quando requerido dentro do prazo de 30 dias, ou a partir da data do requerimento, quando requerido aps 30 dias do falecimento.

Auxlio-recluso*

o benefcio a que tm direito os dependentes do(a) segurado(a) que se encontra preso sob regime fechado ou semi-aberto, durante o perodo de recluso ou deteno. No devido nos casos de liberdade condicional ou cumprimento de pena em regime aberto. O(A) segurado(a) que tiver sido preso(a) no poder estar recebendo salrio onde trabalhava, nem estar em gozo de auxlio-doena, aposentadoria ou abono de permanncia em servio. O benefcio ser pago durante todo o perodo da recluso, desde que o seu ltimo salrio de contribuio no ultrapasse valor definido anualmente em Portaria Ministerial. Informe-se sobre o valor pelo portal da Previdncia Social na Internet (www.previdencia.gov.br), pelo telefone 135 ou nas Agncias da Previdncia Social.
*Obs.: Para a Penso por Morte e Auxlio-recluso no exigido tempo mnimo de contribuio para que os dependentes tenham direito. Contudo, na data do bito o segurado deveria estar contribuindo para a Previdncia Social ou ter qualidade de segurado perodo em que, mesmo sem contribuir, mantido o direito proteo da Previdncia Social. O valor destes benefcios dividido igualmente entre os dependentes. Os dependentes do segurado so divididos em trs grupos: 1. Cnjuge, companheiro ou companheira (necessria comprovao de unio estvel), filho no emancipado, at 21 anos de idade, ou filho invlido de qualquer idade; 2. Pais** (no caso de no existir os dependentes da classe 1); 3. Irmo no emancipado, de qualquer condio, at 21 anos de idade, ou invlido de qualquer idade** (no caso de no existir os dependentes da classe 1 e 2).

** Dependentes do segundo e terceiro grupos devem comprovar que dependiam economicamente do segurado falecido.

13. Como comprovar o RECEBIMENTO DE SALRIO?


O(A) Empregado(a) Domstico(a) ao receber o salrio dever assinar recibo em 2 (duas) vias, dando quitao do valor recebido e ficar com uma cpia. O(A) Empregador(a) que no pegar recibo do pagamento, corre o risco de ter de pagar novamente o valor, caso reclamado.

14. Quais os DESCONTOS que o(a) Empregador(a) poder fazer sobre o salrio do(a) Empregado(a) Domstico(a)?*

Previdncia Social: o desconto do(a) Empregado(a) deve seguir a tabela de contribuio, cujo percentual varia de acordo com o salrio. Consulte o portal da Previdncia Social na internet (www.previdencia.gov.br) ou a Central de Atendimento 135. Vale-transporte: pode ser descontado at 6% do salrio do Empregado. Faltas ao servio: podem ser descontadas desde que no sejam justificadas com atestado mdico ou que no tenham sido autorizadas pelo(a) Empregador(a). Adiantamentos: concedidos mediante recibos.

*Obs.: O(A) Empregador(a) no pode efetuar descontos no salrio do(a) Empregado(a) por fornecimento de alimentao, vesturio, higiene ou moradia, conforme disciplina a Lei n 11.324, de 19 de julho de 2006.

15. Como calcular a CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA?


A contribuio calculada mediante a aplicao da correspondente alquota (8%, 9% ou 11%), de forma no cumulativa, sobre o seu salrio-de-contribuio mensal, de acordo com a tabela disponvel no portal da Previdncia Social na Internet (www.previdencia.gov.br), ou pelo telefone 135. O(A) Empregador(a) paga mensalmente 12% sobre o salrio de contribuio do(a) Empregado(a) Domstico(a), e cabe a ele(a) recolher mensalmente Previdncia Social a sua parte e a do(a) trabalhador(a), descontada do salrio mensal. O recolhimento das contribuies do(a) Empregador(a) e do(a) Empregado(a) Domstico(a) dever ser feito em guia prpria (Guia da Previdncia Social GPS), observados os cdigos de pagamento, que deve ser paga at o dia 15 de cada ms, referente contribuio do ms anterior. Caso no haja expediente bancrio

no dia do vencimento, prorroga-se o recolhimento para o dia imediatamente posterior. O pagamento pode ser feito, tambm, nas casas lotricas. E quem contribui sobre um salrio mnimo pode fazer pagamentos trimestrais. Entende-se por salrio-de-contribuio para o(a) segurado(a) Empregado(a) Domstico(a) a remunerao registrada em sua Carteira de Trabalho ou comprovada mediante recibos de pagamento, observados os limites mnimo e mximo. O limite mnimo do salrio-de-contribuio para o(a) segurado(a) Empregado(a) Domstico(a) corresponde ao piso estadual conforme definido na Lei Complementar n 103, de 2000, ou, inexistindo este, ao salrio mnimo, tomados nos seus valores mensal, dirio ou horrio, conforme o ajustado, e o tempo de trabalho efetivo durante o ms. O limite mximo do salrio-de-contribuio o valor definido, periodicamente, em ato conjunto do Ministrio da Fazenda (MF) e do Ministrio da Previdncia Social (MPS) e reajustado na mesma data e com os mesmos ndices usados para o reajustamento dos benefcios de prestao continuada da Previdncia Social.
Obs.: O(A) segurado(a) Empregado(a) Domstico(a) dever comunicar o encerramento da atividade, em qualquer Agncia da Previdncia Social, mediante a apresentao da Carteira de Trabalho, com o devido registro do encerramento do contrato.

16. Como proceder com o AVISO PRVIO?


O aviso prvio um direito tanto do(a) Empregado(a) como do(a) Empregador(a), quando qualquer das partes quiser rescindir o contrato de trabalho.

Se o(a) Empregador(a) dispensar o(a) Empregado(a) sem justa causa, dever avisar com antecedncia de 30 (trinta) dias, reduzindo o horrio normal de trabalho em 2 (duas) horas dirias, ou se trabalhar sem reduo dessas 2 (duas) horas dirias, pode encerrar o servio 7 (sete) dias antes ou ainda, indeniz-lo(a) no valor de 30 (trinta) dias de salrio, no caso de dispensa imediata dos servios, com 03 dias a mais por ano de contrato, a partir de dois anos, at o limite de 90 dias (Lei 12.506/2011); Se for da iniciativa do(a) Empregado(a) deixar o emprego, dever comunicar o Empregador(a) com antecedncia de 30 (trinta) dias ou pagar o equivalente a 30 (trinta) dias de salrio se quiser se desligar imediatamente do emprego.

17. Como RESCINDIR o contrato de trabalho do(a) Empregado(a) Domstico(a)?

O(A) Empregador(a) deve fazer a resciso elaborando um Termo de Resciso, onde constem todos os proventos que esto sendo pagos ao Empregado em razo do fim do contrato.

18. O que deve ser PAGO por ocasio da RESCISO DE CONTRATO?


Menos de 1 ano de Trabalho Demisso sem Justa Causa Aviso Prvio (se indenizado); Dcimo Terceiro Salrio proporcional; Frias Proporcionais; 1/3 sobre as Frias; Saldo do Salrio.

Mais de 1 ano de Trabalho

Aviso Prvio (se indenizado); Dcimo Terceiro Salrio; Frias Vencidas; Frias Proporcionais; 1/3 sobre as Frias; Saldo do Salrio. Saldo do Salrio; Frias Proporcionais; 1/3 sobre as Frias. Saldo de Salrio; Frias Vencidas; Frias Proporcionais. 1/3 sobre as Frias. Saldo de Salrio; Frias Proporcionais; 1/3 sobre as Frias; Dcimo Terceiro Salrio proporcional. Dcimo Terceiro Salrio; Frias Vencidas; Frias Proporcionais; 1/3 sobre as Frias; Saldo do Salrio.

Menos de 1 ano de Trabalho Demisso por Justa Causa Mais de 1 ano de Trabalho

Menos de 1 ano de Trabalho Pedido de Demisso

Mais de 1 ano de Trabalho

19. Quando pagar as verbas rescisrias?


a) Quando for dado o aviso prvio por qualquer das partes e o Empregado cumpri-lo no trabalho, o(a) Empregador(a) tem um dia aps o vencimento para devida quitao. b) Quando o(a) Empregado(a) demitido(a) ou pede demisso, saindo imediatamente do trabalho, o(a) Empregador(a) tem 10 (dez) dias para devida

quitao das verbas rescisrias, a contar da data em que o(a) empregado(a) se desligou do contrato.
Obs.: O(A) Empregador(a), tem dois dias teis para fazer a baixa na Carteira de Trabalho a contar da data da demisso. O(a) Empregado(a) que no obtiver a baixa do Contrato de Trabalho, no prazo de dois dias dever procurar a Superintendncia Regional do Trabalho, Gerncias Regionais do Trabalho e Emprego/SRTE e/ou Sindicato representativo da categoria para comunicar o atraso da baixa da Carteira de Trabalho.

20. Quais so os DOCUMENTOS apresentados na DEMISSO?


Quando for demitido ou pedir demisso, o(a) empregado(a) dever apresentar sua Carteira de Trabalho a fim de que o(a) Empregador(a) proceda as competentes anotaes. O Empregado Domstico dever comunicar ao() Empregador(a) sua demisso, com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias, por escrito em em (excluir) 2 (duas) vias, ficando com uma assinada pelo(a) Empregador(a).

21. Quando considerado ABANDONO DE EMPREGO?


considerado abandono de emprego 30 (trinta) dias de faltas consecutivas sem justificativas. O(A) Empregador(a) dever convocar o(a) Empregado(a) mediante carta registrada com aviso de recebimento, telegrama, ou publicao em jornal de circulao estadual.

22. Condies Mnimas de Segurana, Sade, Conforto e Alimentao

Alimentao Deve ser fornecida em quantidade e qualidade compatveis com a necessidade nutricional e a atividade desenvolvida, sendo vedado qualquer desconto do(a) Empregador(a) por fornecimento dessa parcela que no possui carter salarial. Habitao Deve ter capacidade dimensionada de acordo com o nmero de moradores e possuir:
o o o o

ventilao e iluminao suficientes; rede de energia eltrica devidamente protegida; pisos, paredes e cobertura adequados; instalaes sanitrias abastecidas por rede e servidas por sistema de esgotos; portas e janelas capazes de proporcionar vedao suficiente.

A moradia somente poder ser descontada quando sua localizao for diversa da residncia em que ocorrer a prestao do servio e desde que houver acordo expresso entre as partes.

Trabalho em altura A limpeza da face externa de janelas e fachadas de edifcios pode expor o(a) Empregado(a) Domstico(a) ao risco de queda de altura. A tarefa somente deve ser executada de forma totalmente segura. Levantamento e transporte de cargas O(A) Empregador(a) no deve exigir do(a) Empregado(a) Domstico(a) o levantamento ou transporte manual de carga, cujo peso seja capaz de comprometer sua sade ou sua segurana. Riscos ambientais As atividades domsticas expem os trabalhadores a diversos agentes fsicos, qumicos e biolgicos que podem prejudicar a sua sade. Dentre os principais agentes, destacam-se os microorganismos presentes nas instalaes sanitrias e no lixo, produtos de limpeza, umidade e calor.

O(A) Empregador(a) responsvel pela adoo de medidas de proteo, como a reduo do tempo de exposio, e deve disponibilizar equipamentos (calados e luvas impermeveis) para reduzir o contato do trabalhador com os agentes ambientais nocivos sade. Nas atividades de higienizao, o(a) Empregador(a) deve cuidar para o(a) trabalhador(a) utilize apenas produtos qumicos destinados ao uso domstico. importante ler e cumprir as recomendaes contidas nos rtulos.

que

Riscos de acidentes Os Empregados Domsticos tambm esto sujeitos a diversos tipos de acidentes, como: queimaduras, quedas, cortes e choques eltricos. Para a reduo dos riscos, o(a) Empregador(a) deve adotar uma srie de medidas de proteo, tais como:

exigir ritmo de trabalho compatvel com a natureza da atividade e a capacidade do trabalhador; fornecer material de trabalho adequado tarefa a ser executada e em boas condies de uso; orientar permanentemente o(a) Empregado(a) sobre a tarefa e seus riscos; manter instalaes eltricas e de gs em boas condies de uso; proibir trabalho em altura com risco de queda.

Acompanhamento mdico - aconselhvel que o(a) Empregado(a) Domstico(a), assim como os demais trabalhadores, seja submetido a acompanhamento mdico peridico, com o objetivo de preveno e diagnstico precoce de danos sade relacionados ao trabalho.

23. Assdio Moral e Assdio Sexual - Como agir?


A violncia moral e a sexual no ambiente do trabalho no so um fenmeno novo. As leis que tratam do assunto ajudaram a atenuar a existncia do problema, mas no o resolveram de todo. H a necessidade de conscientizao da vtima e do agressor, bem como a identificao das aes e atitudes, de modo a serem adotadas posturas que resgatem o respeito e a dignidade, criando um ambiente de trabalho gratificante e propcio a gerar produtividade. Assdio moral toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, escritos, comportamento, atitude, etc.) que, intencional e frequentemente, fira a dignidade e a integridade fsica ou psquica de uma pessoa, ameaando seu emprego ou degradando o clima de trabalho. As condutas mais comuns so:

instrues confusas e imprecisas ao trabalhador; dificultar o trabalho; atribuir erros imaginrios ao trabalhador; exigir, sem necessidade, trabalhos urgentes; sobrecarga de tarefas; ignorar a presena do trabalhador, ou no cumpriment-lo ou, ainda, no lhe dirigir a palavra na frente dos outros, deliberadamente; fazer crticas ou brincadeiras de mau gosto ao trabalhador; impor horrios injustificados; retirar-lhe, injustificadamente, os instrumentos de trabalho; agresso fsica ou verbal, quando esto ss o assediador e a vtima; revista vexatria; restrio ao uso de sanitrios; ameaas; insultos;

isolamento.

Assdio sexual a abordagem, no desejada pelo outro, com inteno sexual ou insistncia inoportuna de algum em posio privilegiada que usa dessa vantagem para obter favores sexuais de subalternos ou dependentes. Para sua perfeita caracterizao, o constrangimento deve ser causado por quem se prevalea de sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de emprego, cargo ou funo. Assdio Sexual crime (art. 216-A, do Cdigo Penal, com redao dada pela Lei n 10.224, de 15 de maio de 1991).

24. Qual o papel dos Sindicatos de Trabalhadores Domsticos?


Cabe aos Sindicatos de Trabalhadores Domsticos a funo constitucional de defesa dos interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas. Tanto quanto os rgos pblicos, os sindicatos devero encaminhar as situaes a si levadas pelos trabalhadores, prestando assistncia e fornecendo informaes relativas aos contratos e s rescises dos contratos de trabalho. Podero tambm promover campanhas em prol dos trabalhadores domsticos, buscando a constante melhoria das condies de trabalho, e negociar com os sindicatos de empregadores direitos como reajustes salariais e a fixao de pisos mnimos, entre outros benefcios. Devero, ainda, prestar assistncia jurdica, quando houver necessidade dos trabalhadores. Os trabalhadores domsticos, por sua vez, podero, de forma livre e espontnea, filiar-se ao(s) sindicato(s), passando a contribuir com a sua manuteno e funcionamento, e desfrutar de convnios e benefcios por ele(s) mantido(s).

FIQUE ATENTO(A) A ESSAS DICAS


FGTS: ainda opo do(a) Empregador(a) conceder ou no ao() Empregado(a) Domstico(a) este beneficio. Est para ser aprovada a Emenda Constitucional que ir igualar os direitos trabalhistas dos Empregados Domsticos aos demais trabalhadores. A OIT (Organizao Internacional do Trabalho) assinou o acordo com o Brasil, que prev estas mudanas. Com isso, a partir do momento em que for emendada a Constituio, o FGTS ser um beneficio obrigatrio que os(as) Empregadores(as) tero que conceder aos seus Empregados Domsticos. Enquanto isso, ainda opcional, ou seja, o(a) Empregador(a) tem a escolha de dar ou no este beneficio ao() Empregado(a) Domstico(a).

DOCUMENTOS: ao assinar qualquer documento, certifique-se de que no est sendo lesado. Leia atentamente o que est assinando, e em caso de dvida, pea o auxilio de algum de sua confiana, ou ainda, ligue no Sindicato da sua categoria ou no Teleconsulta Trabalhista, antes de assin-los. Jamais assine qualquer papel, ou documento em branco, isso pela sua segurana e para evitar incmodos futuros. Todos os documentos como:

Aviso Prvio; Termo de Resciso de Contrato de Trabalho; Carta de Demisso; Recibo de Salrio.

Devero ser assinados, ao menos em duas vias, pelo(a) Empregador(a) e pelo(a) Empregado(a) Domstico(a), pois uma ficar com o(a) Empregador(a) e o outro ficar com o(a) Empregado(a) Domstico(a).

CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA: o(a) Empregador(a) deve fornecer ao empregado cpia do recolhimento mensal do INSS.

CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDNCIA SOCIAL: o(a) Empregador(a) no pode escrever na Carteira de Trabalho qualquer anotao que manche a reputao do trabalhador.

ANEXOS: 1. INSTRUES PARA PREENCHIMENTO DA CARTEIRA DE TRABALHO CONTRATO DE TRABALHO


Empregador: Preencher com o nome completo do empregador. CNPJ/CPF: Por se tratar de emprego domstico, deve ser informado o nmero do Cadastro das Pessoas Fsicas (CPF) do empregador; havendo opo pelo regime do FGTS, dever, tambm, ser informado o nmero do CEI junto ao INSS, na parte de anotaes gerais da CTPS. Espcie de estabelecimento: Residncia, stio, chcara, outros. Cargo ou funo: Discriminar a funo (empregado domstico nos servios gerais, cozinheiro do servio domstico, motorista no servio domstico, outros); mesmo que especifique a funo, deve-se identific-la como de trabalho domstico. Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO) [1]: 5121-05 Empregado domstico nos servios gerais Caseiro; 5121-10 Empregado domstico arrumador Arrumador no servio domstico; 5121-15 Empregado domstico faxineiro Faxineiro no servio domstico; 5121-20 Empregado domstico diarista Empregado domstico diarista; 5162-10 Cuidador de idosos Acompanhante de idosos, cuidador de pessoas idosas e dependentes, cuidador de idosos domiciliar, cuidador institucional. Data da admisso: A data do incio das atividades. Salrio ajustado: No poder ser inferior ao mnimo fixado por lei, devendo ser, tambm, colocado por extenso. Frias: Perodo aquisitivo (exemplo: empregado admitido em 15.6.2011 ter seu primeiro perodo aquisitivo: 15.6.2011 / 14.6.2012. Perodo de gozo: (Exemplo: dadas as frias ao empregado no perodo de 02.08.2011 a 31.08.2011, este ser o perodo de gozo das mesmas).

2. MODELO DE CONTRATO DE TRABALHO


CONTRATO DE TRABALHO Empregador ................................................................................... CNPJ/CPF/CEI............................................................................... Rua............................................................No:................................ Municpio..................................................Estado............................. Estabelecimento ............................................................................... Cargo......................................................CBO n............................... Data Admisso.............de...............................................de ............. Remunerao Especificada........................................................................................ ____________________________. Assinatura do(a) empregador(a) ou a rogo com testemunhas.

1o ................................................ 2o .............................................

Data sada............de...................................................de............... _______________________________. Assinatura do(a) empregador(a) ou a rogo com testemunhas

1o ................................................ 2o .............................................

Com Dispensa CD n ....................................................................... (a preencher somente em cas de concesso de seguro desemprego)

ANOTAO DE FRIAS Gozou frias relativas ao perodo de ............................................ De.............../.............../............... a .............../.............../.............. ________________________________ Assinatura do(a) empregador(a)

3. MODELO DE RECIBO PARA PAGAMENTO DE SALRIO


RECIBO DE PAGAMENTO DE SALRIO Salrio mensal............................................................................................R$ Total Bruto...................................................................................................R$

Dedues:

INSS............................................................................................................R$ Adiantamento de salrio..............................................................................R$ Outros (especificar).....................................................................................R$ Liquido a receber.........................................................................................R$

Curitiba,__ de_________de 2012.

___________________________ Assinatura do(a) empregado(a)

* MODELO DE RECIBO DE ADIANTAMENTO DE SALRIO: Recibo de Pagamento de Adiantamento Salarial

Recebi do (a) Sr (a)......................................................................, a importncia de R$ .........(po extenso), a ttulo de adiantamento de salrio do ms de ..............., a ser descontado do prxim pagamento.

Curitiba, ___ de _________de 2.012

_____________________________. Assinatura do(a) empregado(a)

4. MODELO DE CARTA DE DEMISSO

Do(a) Empregado(a) para o(a) Empregador(a), com Aviso Prvio:

Curitiba,___de________de 20

Ilmo. (a). Sr.(a) ...................................................

Comunico-lhe que dentro de 30 (trinta) dias, no mais prestarei servios a V Sa., por motivo de ordem particular.

Terminado o prazo, considerarei extinto o meu contrato, retirando-me do emprego.

Atenciosamente,

______________________. Assinatura do(a) empregado(a).

Ciente:____________________. Assinatura do(a) empregador(a) (colocar a data ao lado).

*** Os 30 (trinta) dias sero contados a partir da data em que o empregador tomar conhecimento assinar o seu ciente na cpia da carta que deve ficar em poder do(a) empregado(a).

Do Empregado(a) para o(a) Empregador(a), sem Aviso Prvio

Curitiba, ___ de ______de 20

Ilmo. (a) Sr. (a) ........................................

Comunico-lhe que a partir desta data, deixarei de prestar servios a V. Sa., por motivos particulares.

Por outro lado, solicito-lhe a dispensa do aviso prvio, esperando ser atendido, sem prejuzo do pagamento dos meus haveres rescisrios.

Atenciosamente,

__________________. Assinatura do(a) empregado(a)

Ciente:____________________. Assinatura do(a) empregador(a) (colocar a data ao lado).

5. MODELO DE AVISO PRVIO


Do(a) Empregador(a) para o(a) Empregado(a), com Aviso Prvio

Curitiba, __ de ______de 2.0

Imo.(a) Sr. (a) ...............................................

Com o presente, nos termos da legislao, estou comunicando a V. Sa., qu aps 30 (trinta) dias do recebimento desta, no mais utilizarei dos seus servios (observar se o trabalhador no tem direito a aviso prvio estendido Lei 12.506/2011).

Durante o perodo do aviso prvio, V. Sa. Trabalhar duas horas a menos p dia (ou sete dias consecutivos a menos no prazo do aviso), para procurar outro emprego.

Atenciosamente,

____________________________. Assinatura do(a) empregador(a).

Ciente:_______________________. Assinatura do(a) empregado(a) (colocar a data ao lado).

*** Os 30 ou mais dias sero contados a partir da data em que o(a) empregado(a) tomar cincia carta do aviso prvio e assin-la.

Do(a) Empregador(a) para o(a) Empregado(a), sem Aviso Prvio

Curitiba, __ de_______de 2.0

Ilmo.(a) Sr.(a). .................................

Comunico V. Sa., que a partir desta data no mais utilizarei os seus servio ficando o contrato que mantnhamos rescindido sem justa causa.

Por consequncia, ser-lhe-o pagos o aviso prvio de ... dias e demais verbas a que se faz jus.

Atenciosamente, ______________________. Assinatura do(a) empregador(a).

6. Como preencher a Guia da Previdncia Social GPS:

MINISTRIO DA PREVIDNCIA SOCIAL-MPS SECRETARIA DA RECEITA PREVIDENCIRIA - SRP INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS

3. CDIGO DE PAGAMENTO

4. COMPETNCIA

GUIA DA PREVIDNCIA SOCIAL GPS

5. IDENTIFICADOR

1. NOME OU RAZO SOCIAL/FONE/ENDEREO:

6. VALOR DO INSS

7.

8.

2.VENCIMENTO (Uso exclusivo INSS)

9. VALOR DE OUTRAS ENTIDADES

ATENCO: vedada a utilizao de GPS para recolhimento de receita de valor inferior ao estipulado em Resoluo publicada pelo INSS. A receita que resultar valor inferior dever ser adicionada contribuio ou importncia correspondente nos meses subseqentes, at que o total seja igual ou superior ao valor mnimo fixado.

10. ATM/MULTA E JUROS

11. TOTAL

12. AUTENTICAO BANCR

Instrues para preenchimento no verso.

Obs.: Esta guia poder ser adquirida no comrcio (papelarias, bancas de jornais) ou impressa atravs do Portal da Previdncia Social na Internet.

A GPS ser preenchida em duas vias (INSS/contribuinte) de acordo com o que se segue: Campo 1 Nome do contribuinte, Fone e Endereo Dados para identificao do contribuinte.

Campo 2 (No preencher)

Campo 3 Cdigo de pagamento Relao de Cdigos de Pagamento: 1600 Segurado empregado Domstico Recolhimento mensal. 1651 Segurado empregado Domstico - Recolhimento trimestral.

Campo 4 Competncia Informao no formato MM/AAAA da competncia objeto do recolhimento. caso de recolhimento trimestral, registrar como competncia o ltimo ms do trimestre.

Campo 5 Identificador Nmero do CNPJ/CEI/NIT/PIS/PASEP do contribuinte.

Campo 6 Valor do INSS Valor devido ao INSS pelo contribuinte, obtido pela aplicao da alquota sobre o valor do salrio-de-contribuio.

Campos 7, 8 e 9 - (No preencher)

Campo 10 Atualizao monetria, Multa e Juros Valor devido a ttulo de atualizao monetria e acrscimos legais, quando for o caso, sobre recolhimentos em atraso.

Campo 11 Total Valor total a recolher ao INSS.


Obs.: Contribuies incidentes sobre o 13 salrio (para empregadores domsticos), at o dia 20 de dezembro, antecipando-se o vencimento para o dia til imediatamente anterior, quando no houver expediente bancrio na data do vencimento. Nota: a contribuio do empregado domstico referente ao ms de novembro pode ser recolhida at o dia 20 de dezembro juntamente com a contribuio referente ao 13 (dcimo terceiro) salrio, utilizando-se um nico documento de arrecadao. Nessa hiptese o contribuinte dever adicionar o valor da contribuio relativa ao 13 salrio ao valor da contribuio referente competncia novembro e informar a competncia 11/AAAA no campo 4 da GPS.

Fundamentao Legal

Constituio Federal. Consolidao das Leis do Trabalho. Lei n 5.859, de 11 de dezembro de 1972. Leis n 8.212/91, de 24 de julho de 1991 e alteraes posteriores. Lei 8.213/91, de 24 de julho de 1991 e alteraes posteriores. Decreto n 3.048, de 06 de maio de 1999 e alteraes posteriores. Lei n 11.324, de 19 de julho de 2006. Lei n 10.208, de 23 de maro de 2001. Lei n 12.506, de 11 de outubro de 2011.

Entidades e rgos
INSS - Instituto Nacional do Seguro Social Gerncia Executiva em Curitiba - Programa de Educao Previdenciria Rua Joo Negro, n 11, 4 andar, Centro CEP 80010-200 - Curitiba-PR Telefone: (41)3616-9445 Central de Atendimento: 135 Ligao gratuita de telefone fixo ou pblico.

SRTE Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego Rua Jos Loureiro, n 574, Centro CEP 80010-924 - Curitiba-PR Telefone: (41)3901-7522 Central de Atendimento: 158 Ligao gratuita de telefone fixo ou pblico. SETS - Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidria Rua Pedro Ivo, n 750, Centro - CEP 80010-020 - Curitiba-PR Teleconsulta Trabalhista: 0800 41 01 41 Ligao gratuita.

SMTE Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego Rua Baro do Rio Branco, 45, 9 andar, Centro CEP 80010-180 Curitiba-PR Telefone: (41)3221-9950 Central de Atendimento: 156

DIEESE Departamento Intersindical de Estatsticas e Estudos ScioEconmicos Rua Treze de Maio, 778, sala 5, So Francisco CEP 80510-030 - Curitiba-PR Telefone: (41)3225-2279

SEDEP Sindicato dos Empregadores de Empregados e Empregadas Domsticos no Estado do Paran. Av. Mal. Floriano Peixoto, 6691, conj 02, Hauer CEP 81650-000 - Curitiba-PR Telefone: (41)3284-2892

SINTRADOM - Sindicato dos Trabalhadores Domsticos do Estado do Paran Rua XV de Novembro, n 279, 3 andar, sala 303, Centro CEP 80020-310 Curitiba-PR Telefone: (41)3225-4144

SINDIDOM - Sindicato dos Trabalhadores Domsticos de Curitiba e Regio Av. Mal. Floriano Peixoto, 5725, sobreloja, Hauer CEP 81610-000 - Curitiba-PR Telefone: (41)3276-9661

PASTORAL DA CRIANA - PROJETO TRABALHO E RENDA EM SERVIOS DOMSTICOS Rua Jacarezinho, 1691, Mercs CEP 80810-900 Curitiba-PR Telefone: (41)2105-0250 2105-0262

AAPEZI - ASSOCIAO DE APOIO AS EMPREGADAS DOMSTICAS DE SANTA ZITA Rua Tucun, 14, Uberaba de Cima CEP 81550-160 Curitiba-PR Telefone: (41)3266-8544

Vous aimerez peut-être aussi