Vous êtes sur la page 1sur 20

ESCOLA DE LDERES

Lio 01

O Chamado
1- O que o chamado?
Um ato divino atravs do qual Deus comissiona para uma obra especfica dentro do corpo de Cristo, porm dentro do trilho de treinamento da IBCP podemos ver que cada pessoa que est dentro de nossa igreja um lder em potencial e que, uma vez que se disponha e consiga passar pelo processo de formao (atendendo ao chamado), poder ver o fruto em sua vida em pouco tempo. Jesus deixou para seus discpulos um modelo de vida na qual poderiam projetar-se. Em Mt 28:19,20 Jesus lana um chamado a todos os seus seguidores para fazerem discpulos de todas as naes, esse chamado ao discipulado tanto um privilgio quanto uma responsabilidade de cada membro do corpo de Cristo.

2- Reconhea o chamado.
Somos chamados a ser um discpulo - O alvo do discpulo ser igual o seu mestre, em atitudes, pensamentos e carter, ou seja, ser igual a Jesus. Ele convidou e conviveu com as pessoas, foi a suas casas, comeu com elas, se relacionou no olhando a condio social, cor, ou religio permitiu que sua vida fosse observada. Ele capacitou as pessoas com treinamento, inspirou com a viso e deu autoridade para fazerem obra. Ele acreditou no potencial das pessoas. Ele enviou e deu a elas a maior responsabilidade: continuar sua misso Ele no tem um plano B, continua confiando nos seus discpulos. Somos chamados para fazer discpulos - A traduo do grego para fazer discpulos ensinar pessoas a serem seguidoras de Jesus. O plano de Deus que isto seja seu estilo de vida e no uma atividade ocasional. Somos chamados para seguir o exemplo de Jesus.

3- Postura diante do Chamado.


Fria - Totalmente aptico, faz de conta que no com voc ignorando Mt 28:18,19. Morna - Toma a liderana com leviandade. Quente - Compreende o chamado e busca uno para desenvolver de acordo com a vontade de Deus.

Concluso
Cristos maduros tm um compromisso pessoal com o evangelismo e discipulado, investem seu tempo suas vidas, so corajosos e confiantes mensageiros do evangelho levando a serio seu CHAMADO.

ESCOLA DE LDERES
Lio 02

O Que Ser Lder?


1- Definio: Existe mais de 300 definies para lder, o dicionrio Aurlio diz ser um condutor, chefe ou tipo representativo de uma sociedade, porm a mais exata a que define um lder como algum que influencia. Influncia - uma habilidade para obter seguidores, em se tratando de habilidade pode e deve ser aprendida e desenvolvida.

2- Liderana Crist:
Alm de ser a funo do lder, o dicionrio Aurlio diz: ser uma forma de dominao baseada no prestgio pessoal e aceita pelos dirigidos. Entre tantos conceitos de lder e liderana veremos a do Dr. Jhon Edmund Haggai: Liderana o esforo de exercer conscientemente influncia especial dentro de um grupo, no sentido de lev-lo a atingir metas de permanente beneficio, que atendam as nacessidades reais do grupo Esforo - Diante desse conceito, uma pessoa no nasce lder , mas torna-se lder. Existem algumas pessoas que nascem com caractersticas de um lder, mas a verdadeira capacidade de liderana obtida pelo exerccio. Conscientemente - Indica uma dedicao total da parte do lder a sua tarefa de liderar. Este compromisso deve ser de natureza espiritual, pois existem momentos de reveses dolorosos. A liderana preparada espiritualmente fornece fora e sabedoria, e nas vitrias manifesta gratido e humildade diante de Deus. Influncia Especial - A fora do verdadeiro lder deriva da profunda confiana que seus seguidores depositam nele. Por isso, o lder deve confiar acima de tudo no Senhor e procurar estar aos seus ps, sempre em orao, por si e pelos seus liderados. Permanente Beneficio - Permanentemente buscar o bem do grupo que lidera. Pode haver pessoas com muitas caractersticas de um lder, mas que no pensam no bem do grupo que lideram e at prejudicam este com suas decises. Necessidades reais do grupo - O lder deve ter uma boa compreenso das necessidades do grupo, sua percepo e sensibilidade devem ser aguadas em relao s pessoas que Deus confiou a ele. Seja qual for o conceito de lder e liderana o certo que estes sejam forjados aos ps da cruz, pois ali o homem depe o seu pecado, orgulho, soberba, egosmo, avareza, etc., s assim estar pronto para exercer influncia sobre outros. Influncia envolve 3 aspectos essenciais: Moldar o Carter e guiar Descobrir Valores e motivar Reconhecer Qualidades e impulsionar o desenvolvimento Forjar valentes e reproduzir 3- Modelos de liderana Existem dois tipos de liderana: A Natural que caracterizada por autoconfiana, ambio, satisfao em mandar, busca dos prprios interesses e exaltao prpria. A Espiritual caracteriza-se pela confiana em Deus, trabalho cristo, disposio em obedecer, busca pela vontade de Deus, exaltao a Deus e alegria em servir.
2

Concluso
A liderana consiste em exercer influncia sobre outros, para que neles ocorra uma mudana de mentalidade que ajude a melhorar seu estilo de vida, atravs de uma motivao permanente que os leve a se desenvolverem. Dentro da Viso Celular, o principal objetivo de um lder descobrir e formar outros lderes. O lder pode se empenhar em trazer convidados para a clula, mas no deve esquecer que o seu objetivo principal o de procurar novos candidatos para a liderana.

ESCOLA DE LDERES
Lio 03

Princpios Para Uma Liderana Excelente


Introduo: II Pe 1:3-11 A vida do lder deve ser uma vida com propsito. Deve ter objetivos e metas concretas que indiquem aonde quer chegar. As metas externas esto fundamentadas no que fazemos para Deus e as internas no que somos em Deus (Mt 5:48). 1- Princpios Associados Excelncia Liderana eficiente sinnima de excelncia, na liderana crist a excelncia tem a ver com a essncia do prprio lder, tanto na vida interior como a exterior, ou seja, sua relao ntima com Deus por um lado, e a maneira como esta se reflete naqueles a quem lidera. O sucesso foi planejado para ser alcanado, aceitar o fracasso negar o que a Palavra diz. A excelncia vem de Deus (Dt 32:4a; II Co 4:7) A excelncia caracterstica do homem de Deus (I Sm 16:18); A excelncia alcanada com esforo (Fp 3:7-9); A excelncia exige diligncia (Rm 12:11); A excelncia exige humildade (Rm 12:3); A excelncia busca a perfeio no que faz (Fp 1:6); A excelncia alcanada com compromisso (I Sm 22:2). 2- Caractersticas de Um Lder de Sucesso

Uma pessoa emocional (Pv 18:14) Qualquer pessoa que deseja ser um lder de sucesso deve ter um corao sarado. Lembre-se que somos capazes de perdoar as ofensas, por que nosso Pai nos d esta capacidade. Para alcanar um corao sadio necessrio: Renunciar o ressentimento, Perdoar a si mesmo, Considerar que perdo uma deciso da mente e perdoar. Uma pessoa de f A f sempre est acima das circunstncias, pois vem de cima, e o que vem de cima eterno porque provem de Deus. A f e a virtude andam juntas (II Pe 1:5). Virtude vem do grego: ARET e se refere excelncia. Algum que adquire conhecimento (Os 4:6) Podemos ter conhecimento de muitas coisas, porm quem ignora a Palavra, se perde na liderana. O conhecimento vem como resultado de uma relao ntima com Deus. Um lder deve estar sempre aberto para aprender (J 42:3-4) Uma pessoa com domnio prprio A pessoa com domno-prprio aprende a dizer no, ela no se deixa seduzir pelos seus desejos, ao contrrio, sua fora interior o ajuda a colocar freio nos impulsos carnais. O homem que se assenhoreia de seu esprito mais forte do que o que toma a cidade. C.C.

Uma pessoa fraternal (Pv 18:24) O afeto fraternal expressivo, se nosso irmo chora, choramos com ele, quando passa por provas, nos identificamos com ele. Quando manifestamos o afeto fraternal, mostramos ao mundo que somos a expresso do amor de Deus. Uma pessoa que derruba argumentos (Pv 26:2) Muitos no entendem que o pecado em si traz maldio. Temos que nos apropriar da Palavra pela f e no dar ao inimigo argumento contra ns. Uma pessoa controlada pelo Esprito Santo (Gl 5:16) Deus nos d dons, mas para que os dons no se tornem uma tragdia no mundo espiritual, devemos dar a Deus o fruto do Esprito que nos ajuda a alcanar um carter firme. Uma pessoa integra Lderes espirituais demonstram uma vida exemplar e so respeitados no apenas por seus liderados, mas, tambm pelos que no so. Lderes maduros so honestos e sinceros, dizem o que pensam e pensam o que dizem. A integridade da: Poder s palavras; Fora aos planos e impacto s aes. Quando se estabelece a Integridade muito pode ser feito. Mas se h uma dvida quanto integridade de um lder ou de uma Igreja, quase nada pode ser feito. Uma pessoa autoconfiante. (Saber confiar no potencial que Deus te deu ) Autoconfiana diferente de auto-suficincia, auto-exaltao ou querer aparecer, mas saber se defender dos que querem desacreditar do ministrio que Deus confiou a ns. E Paulo passou por isso e precisou fazer a sua defesa diante das igrejas da Galcia. (Glatas 1:11-23) e tambm ensinou a seu discpulo Timteo a no aceitar o descrdito. (II Timteo 4: 12-14) Uma pessoa Flexvel. (Saber ceder sem perder a autoridade) Paulo sabia discordar, ceder, reconhecer o erro e reconciliar para no perder a autoridade apostlica. (Atos 15: 36- 41 , II Timteo 4:11 e Filemom 24) .Seja flexvel, tenha moderao nas posturas, mas no seja flexvel com o pecado, pois agindo assim perder a sua autoridade. Uma pessoa dinmica: (Saber sair da rotina). Paulo soube sair da rotina quando estava na cidade de feso, ao pregar por trs meses em uma sinagoga sem muito resultado, retirou-se para outro lugar (Escola de Tirano) e ento os milagres aconteceram (Atos 19: 7-11). No aceite rotina em sua clula nem em sua vida ministerial.

Concluso:
O que somos em Deus refletido no que fazemos para Deus. A excelncia de Deus se reflete em todas as suas obras, e o nosso dever como seus filhos fazer as coisas com esse mesmo esprito de excelncia. O lder cristo deve procurar a excelncia para dar o melhor de si no desenvolvimento da viso que Deus lhe tem dado para sua vida e ministrio.

ESCOLA DE LDERES
Lio 04

A Personalidade do Lder
1-Traos que distinguem a personalidade de um lder: Entusiasta - II Co 4:16-18 O bom lder procura ser positivo em tudo que faz, sem se importar com as circunstncias que o rodeia, o entusiasmo do lder leva o grupo para frente, contagiante, vibrante e faz com que o grupo trabalhe com prazer. O bom lder sabe o valor de uma palavra de nimo. Integridade - Tito 2:7-8; Salmo 116:18 O lder deve ser uma pessoa de palavra, digno de confiana, com uma vida transparente; deve haver coerncia entre o que ele prega e o que vive. Ter iniciativa A indeciso em momentos de emergncia destri a capacidade do lder. Um lder no fica esperando as coisas acontecerem, deve saber prever para prover. Ter capacidade de decidir aliada a coragem de assumir responsabilidade. Coragem A coragem a capacidade de permanecer no perigo, cinco minutos a mais. Um bom lder abre mo dos seus medos. Serenidade O autocontrole fundamental para o lder enfrentar os problemas com a devida calma e segurana; o lder no deve demonstrar dvida nem desespero em determinadas situaes; fofocas, boatos e comentrios maldosos no devem ser levados ao conhecimento do grupo desnecessariamente. Um lder desorientado desorienta todo o grupo. Perseverana - Tiago 5:7 Em sua vida ministerial, voc tem que aprender a esperar no que o Esprito Santo estar fazendo no interior de sua liderana, e no tempo determinado ver o desenvolvimento da mesma com os frutos colhidos. Delegar funes No tenta abraar o mundo sozinho; busca ajuda e confia nos seus ajudantes. Deixa que cada um aprenda fazendo e no vendo. Reproduzir O trabalho deve continuar. Devemos formar discpulos quando estiverem prontos devemos encoraj-los e abeno-los para multiplicarem e serem beno.

Concluso
Voc a obra prima de Deus. O carter de Cristo precisa ser reproduzido em voc, conhea seu temperamento e o submeta ao controle do Esprito Santo, s assim voc comear a ter o fruto do Esprito Santo, necessrio para influenciar o mundo.

ESCOLA DE LDERES
Lio 05

Perigos da Liderana
Introduo: Uma situao de perigo tudo aquilo que ameaa desestabilizar a vida de uma pessoa e tudo quanto realiza. o risco iminente de que algo d errado. Em geral todo lder est constantemente exposto a este tipo de situao, porque o inimigo sabe perfeitamente que se trata de uma pessoa escolhida para influenciar outras pessoas e resgat-las do inferno. Podemos dizer que os perigos da liderana se apresentam quando deixamos de depender de Deus e confiamos em ns mesmos. Paulo sugeriu a Timteo: I Tm 6:11-16 Pelejar a Batalha da F - H dias em que nos sentimos como gigantes na f e em outros totalmente vazios, porque isto acontece? Porque estamos em guerra diria e nossa vitria depende da nossa relao com Deus e sua Palavra. Lanar Mo - Isto equivale a ter que apropriar-se da vida eterna que o Senhor lhe deu e no se expor a perder a salvao namorando o pecado. Havendo Feito a Confisso - Confisso declarao pblica de que Jesus o Senhor de nossa vida, em toda e qualquer situao. 1- Perigos a enfrentar e vencer: Orgulho - Rm 12:3 A posio de liderana eleva naturalmente o indivduo, posio de proeminncia e importncia aos olhos de muitos. O orgulho muito ilusrio e difcil de detectar por aquele que o possui. Os verdadeiros lderes esto sempre conscientes de que so privilegiados em servir e devem cada parcela do sucesso ou realizao a Deus e a cooperao de outros. Os autnticos lderes nunca se esquecem de onde vieram, e vivem para trazer outros ao ponto onde esto. Antdoto - pensar de si com sobriedade. Acreditar que so indispensveis. Um dos maiores perigos para os lderes a convico de que eles so indispensveis, insubstituveis e que o sucesso de tudo depende somente deles. Pelo contrrio os verdadeiros lderes reconhecem que receberam o privilgio e a breve oportunidade de servir a sua gerao com os dons que receberam e tem a obrigao de preparar outros para substitu-los. Antdoto - no esquecer quem o Senhor da seara Cime. H uma tentao de medir o prprio sucesso em comparao com xito dos outros. Isto perigoso, pois o incio do nascimento de um esprito ciumento. O verdadeiro lder no mede o seu sucesso, comparando-se aos outros, mas com a sua viso e propsito. Deus no recompensar voc pela competio, mas sim pela obedincia a sua prpria viso. Rebelio - I Sm 15:23 A rebelio como o pecado da feitiaria. Antdoto - obedincia irrestrita a Deus e sua Palavra. Murmurao - Tg 4:11,12 Antdoto - saber que seremos julgados com a mesma medida com que julgarmos. Falsas Revelaes - I Tm 4:1-5 Antdoto - conhecimento da Palavra e comunho com o Esprito Santo. Desnimo - Dt 20:3-4

Quando enfrentamos grandes alvos, nossa tendncia tirar os olhos de Deus e olharmos para as circunstncias, isto permite que, nosso corao desanime; venha o medo; fiquemos confusos e o desnimo predomina. Antdoto - temos a promessa de alvio (Mt 11:28). Negligncia - Pv 10:4,5 Antdoto - ser diligente. Inveja - Ec 4:4 Antdoto - fazer tudo com excelncia, se alegrar com o sucesso do prximo. Medo - Pv 29:25 Antdoto - ser ministrado, rejeitar o medo, tomar posse da Palavra (II Tm 1:7).

2- Erros que um lder deve evitar: Super proteo - Ficar vigiando o discpulo o tempo todo compromete a vida espiritual dele. De modo geral, os discpulos super-protegidos so inseguros no seu caminhar; necessitam constantemente de "mamadeira" espiritual. O acompanhamento espiritual do discpulo fundamental, porm com moderao. comum o lder empenhar-se com zelo exagerado. A conseqncia disso sempre foi e ser que o seguidor se cansa no s do mestre, mas, tambm de seus ensinamentos. Sufocado pela presso foge e o inimigo pode arrast-lo de volta aos caminhos de antes. Tentar ocupar o lugar de Deus - Tomar a iniciativa de suprir as necessidades de um recm convertido flui quase que automaticamente de um corao paterno e amoroso. Os exageros nesse aspecto ocorrem quando se perde a noo de limite. Por "noo de limite" entende-se a convico interior de no querer fazer s vezes de Deus. necessrio, por exemplo, reconhecer que no temos resposta para tudo. O envolvimento exagerado s vezes acaba por interferir no que Deus deseja realizar na vida do discpulo. Adotar conceitos humanistas - A grande influncia da psiquiatria, psicologia e as idias de liberdade defendidas hoje so alguns dos inimigos que enfrentamos no processo de exercer liderana. O lder deve adotar uma postura totalmente bblica, tanto em conselhos como em conduta. Um lder deve pr de lado convices pessoais e rejeitar toda influncia secular. Violar a privacidade do liderado - Esse tipo de situao requer muita sabedoria. Deus nos criou com livre-arbtrio, ou seja, capacidade escolha. O lder que ignora esse fato tende a ultrapassar os limites da privacidade do discpulo. Tem havido muito abuso por parte de lideres que no esperam que o outro voluntariamente se abra e exponha problemas ntimos. Esse o tipo de situao que, na maioria das vezes, deixa o discpulo constrangido. Uma coisa o discpulo espontaneamente contar, confessar, confidenciar algo de sua intimidade; outra bem diferente o lder forar a entrada ou invadir a privacidade. Quando a convico de pecado provm da atuao do Esprito Santo, naturalmente o discpulo busca ajuda do mestre em quem confia.

Concluso
Ser lder cristo sria responsabilidade, o lder ensina atravs de sua vida e palavras (Tg 3:1). Conhea as normas da justia, os avisos de perigo, e seja protegido pela simples obedincia Palavra (II Pe 1:8).

ESCOLA DE LDERES
Lio 06

O Preo da Liderana
Introduo: Lucas 14:26-33 Para ser um lder cristo eficiente necessrio pagar um preo alto. A liderana crist no acontece por acaso, demanda esforo constante, exige completa dependncia de Deus. Hudson Taylor depois de 30 anos como missionrio disse: Deus me escolheu porque eu era bastante fraco. Ele no realiza sua obra com grandes equipes. Ele treina algum at ser manso e humilde o suficiente para ento poder us-lo.

1- Preparados para Suportar


Como lderes, temos que suportar com maturidade alguns aspectos que se soubermos lidar com eles, no causaro qualquer efeito negativo. Os lderes de nossos dias podero se deparar com situaes como: A Crtica A crtica o maior teste da maturidade de um lder. Se voc no estiver pronto e aberto para receber a crtica, no estar pronto para ser um lder. (Jr 20:11 / Is 42:19,20). Se voc no quer ser criticado, melhor no fazer nada. O Cansao - A liderana faz pesadas exigncias ao lder. No h meio de se tornar um lder eficaz sem ser s vezes afetado pelo estresse, e o cansao fsico e mental. Todo lder deve cuidar bem da sade para suportar as cargas que exige uma liderana eficaz.. Um lder sbio procura encontrar o equilbrio para no se desgastar tanto, mas se acontecer sabe onde achar descanso (Mt 11:28 / Ex 18:18). A Solido - Mesmo o Senhor Jesus, s vezes se afastava das pessoas para estar s. Moiss ficava muito tempo longe do povo a ss com o Senhor no alto do monte, mas em compensao viu a glria de Deus (Sl 55:17-18). Decises Desagradveis - Todo lder tem que tomar decises que podem ferir algum, por isso mesmo, precisa sempre consultar o Senhor e ser cheio da graa, para no abrir mo de seu ministrio por covardia (II Co 2:1). Tempo - Um lder precisa de tempo para trabalhar e refletir que o sucesso est em trabalhar mais habilmente do que intensamente. Quando o tempo mal utilizado, no damos conta dos compromissos, nos cansamos e no atingimos bons resultados (Ef 5: 15-16). Rejeio - O lder deve estar preparado para a rejeio pessoal. preciso ser maduro emocionalmente para enfrentar a rejeio, pois prprio da natureza humana o querer ser aceito. No se esquea: O prprio Jesus foi rejeitado. (Jo 1:11). Sacrifcio Pessoal - Os verdadeiros lderes esto sempre dispostos a dar a sua vida por objetivos que so maiores do que seu prprio bem-estar. Voc jamais ter um grande trabalho na igreja, se no estiver disposto a pagar o preo pela conquista. (Mt 10:39). Concluso: Nascemos para liderar e influenciar os outros. No importa o preo que tenhamos que pagar, o esforo que tenhamos que fazer, as batalhas que tenhamos que vencer, sabemos que Deus nos chamou para o Seu servio e nos apoiar completamente, guardar nossa alma da angstia e frutificar nosso ministrio. Para Jesus o preo foi sua prpria vida. E para voc?
9

ESCOLA DE LDERES
Lio 07

Relao Entre Lderes e seus Discpulos


Introduo: Joo 17:6-26 O sucesso do ministrio de Jesus fundamenta-se na disposio que ele sempre teve para manter-se em contato permanente com o Pai atravs da orao, e tambm no sustentar de uma relao de amizade e companheirismo incondicional com seus discpulos. este o modelo que voc lder deve ter como referencial, para liderar sua clula. Voc ver nesta lio alguns passos para alcanar a excelncia deste relacionamento. A unidade de pensamentos, de sentimentos e de compromisso, a caracterstica que reflete a solidez de sua clula. Estar em Unidade, no mesmo sentir o reflexo da maturidade espiritual (Filipenses 3.15,16). 2- Relacione-se em fidelidade O discurso corrente deste mundo moderno valoriza a individualidade ao extremo. Minha viso, meu chamado, minha uno, so apenas algumas expresses que podem indicar o quanto estamos influenciados por essa mentalidade. Sigo meu lder somente at quando for conveniente, partindo para seguir meu caminho. A base bblica do relacionamento deve ser a aliana. A atitude decorrente deve ser a fidelidade. Pois afinal somos ns, pelo Reino. Jesus valorizou o servo bom e fiel (Mt 25.21) pela obedincia e cumprimento de suas orientaes. Jesus requisita fidelidade, pois ele foi fiel em seu propsito. Assim tambm deve ser o relacionamento lder e liderado, como um s corpo e famlia. 3- Forme os melhores: E formar os melhores uma responsabilidade do lder. Do mesmo modo que Jesus, o lder deve manter uma excelente relao com seus discpulos valorizando-os como pessoa e atendendo suas necessidades. Isto os motivar a crescer. Os seguintes fatores so importantes para alcanar este propsito:
1-

D Importncia a Unidade de sua Clula

Ensine-os a crescer - Os discpulos crescem em graa, conhecimento e autoridade espiritual, atravs de um processo de ensino transmitido pelo lder, que deve instruir os membros do grupo da mesma maneira que um pai instrui a seus filhos. O lder deve contar com uma motivao permanente para o crescimento, sendo o prprio exemplo (Filipenses 3.8). Forme lderes exemplares - Os lderes e discpulos brilhantes so os que formam igrejas brilhantes. As pessoas chegam a igreja em trapos e os lderes tm o compromisso de mold-las e poli-las, sendo instrumento nas mos de Deus para isso. Paulo se preocupou neste aspecto. Chegando a descer de posio a fim de alcanar a transformao das pessoas (1 Co 9.19). O lder tem que estar disposto a servir a seus discpulos, porque algum que no esteja disposto a servir, no pode ser servido. Guie-os ao sucesso - o lder quem d as normas aos discpulos, para que tomem conscincia de que o sucesso no est destinado para uns poucos, e sim que devem lutar para alcan-lo. Levar a equipe de discpulos ao sucesso consiste em gui-los a ganhar outros por meio de um trabalho de colaborao, evitando cimes e competio sem sentido. Paulo ensina que uns pregam, outros colhem, mas Deus d o crescimento. Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento (1 Co 3.6).
10

Ensine as disciplinas espirituais - A maior dimenso de crescimento do grupo se d no plano espiritual, de modo que o lder dever crescer em tal sentido, aprendendo disciplinas que logo haver de ensinar aqueles que o rodeiam. As disciplinas de Deus no so pesadas, porque no produzem escravido, e sim do plena liberdade. Porque o Meu jugo suave, e o meu fardo leve. (Mt 11.30). Crie um ambiente que atraia os outros - O ambiente que o lder desenvolve com seus discpulos, deve estar carregado de motivao suficiente para que outros se envolvam nessa liderana. O lder e seu grupo devem contar com recursos e estratgias, que facilitem suas projees pessoais e ministeriais. (Atos 5.14) Desafie-os com um grande modelo de crescimento O Trilho de Treinamento da Ibcp no admite esquema de conformismo. O lder deve relacionar-se como os seus discpulos atravs de grandes desafios, de metas elevadas que permitam aproveitar o imenso potencial das pessoas. O nvel mais elevado de liderana o que se move com grande autoridade espiritual (Atos 5.16). Tambm um elevado nvel de liderana se caracteriza pelo domnio da viso. No h liderana sem viso, como tampouco h viso sem liderana. O apstolo Paulo chegou a dominar plenamente a viso de Jesus (2 Co 11.5-6). Os discpulos devem saber que voc no est apenas envolvido, mas, comprometido e tem uma uno de multiplicao definida. 4-

Relacionamento de modelo de vida. Talvez nesse ponto tenhamos o maior


desafio de todos. H muito j no se aceitam lderes com palavras e contedos diferentes do que vivem. Algum disse no consigo ouvir o que voc diz, pois suas atitudes falam mais alto. O apstolo Paulo desafiou e orientou seus liderados a imitarem seus procedimentos (2 Tm 3.10; 1 Co 4.16, 11.1). assim mesmo. Nosso relacionamento transmite nosso modelo de vida. No significa que o lder deva ser perfeito. Alis, medida que o liderado cresce espiritualmente, igualmente poder influenciar seu lder nas reas que consegue andar no padro de Cristo. Nessa caminhada de imitao, ambos tm o maior modelo de todos: Jesus Cristo. Jesus d o melhor exemplo de unidade com seus discpulos O verdadeiro lder aquele que est disposto a lutar por seus discpulos e preocupar-se com eles da mesma maneira que Jesus fez. O Mestre no parou de orar por seus discpulos, o fez antes de selecion-los, durante Seu ministrio, e especialmente no momento em que se preparava para deix-los. Em Joo captulo 17. 6-26 encontramos a orao de Jesus por seus discpulos, distinguindo-se nela as qualidades que deve ter um verdadeiro lder e o nvel de relacionamento em que deve se mover.

Concluso
A viso celular est fundamentada em um processo de relacionamento entre lderes e discpulos. O lder de sucesso o que pode mostrar um fruto slido, o qual est representado nos que crescem, a partir de seu exemplo, seu testemunho e seus ensinos. Jesus deu claro exemplo de unidade com Seus discpulos e de preocupao por eles, atravs da orao que fez ao Senhor em Joo captulo 17.

11

ESCOLA DE LDERES
Lio 08

Como Solucionar os Problemas na Clula


Introduo: Tiago 1:5 e Josu 7 O funcionamento de uma clula algo muito simples, mas podem surgir alguns problemas que voc lder deve estar preparado para saber resolv-los. Conhea os problemas mais comuns e quais as atitudes que voc deve assumir diante deles.

1. Problemas que Podem Afetar a Clula



2.

Falta de compromisso; Monotonia na realizao das reunies; Esfriamento Espiritual; Pecado oculto; Falta de projetos e viso; Murmurao; Rebelio.

Influncia do Carter Diante dos Problemas


Quando voc lder, se enfraquecer em seu carter, o sucesso alcanado por voc perde o sentido, porque o seu carter exerce uma influncia sobrenatural na liderana que voc desenvolve. Portanto para a sua edificao, veremos algumas dicas para que voc tenha o carter de Cristo. Esteja aberto para o trabalho de Deus, em moldar a sua vida. Isto requer um trabalho intenso e diferenciado em cada pessoa; Busque equilbrio, domnio prprio e ponha sua vida em ordem; (vida financeira, emocional e espiritual) Tenha uma meta, busque a perfeio de Deus para tudo que voc for fazer.

3. Parmetros Para Resolver os Problemas


Intercesso: Buscar a direo de Deus, pois isto um sinal de maturidade e dependncia. (Js. 7:6-9). Revelao: Para tal imprescindvel a dependncia do Esprito Santo. Deus sempre revela algo especfico ao problema e o que devemos fazer (Js. 7:13-15). Obedincia: Por em prtica o que Deus nos mostrou (Js 7:16-18). Consultar os Lideres: Eles daro orientao e ajudaro na soluo do problema.

4. Dicas para evitar problemas Evite:


Que algum que no esteja autorizado ministre libertao ou imponha mos; Que os assistentes tomem a palavra fazendo com que o lder perca o controle da reunio; Que sejam geradas discusses; Descuidar do novo ou de qualquer participante;
12

Demorar-se mais tempo que o estipulado (no mximo1 hora e meia); No confrontar quando necessrio. Mudar continuamente o local, dia e horrio da reunio.

CONCLUSO
Existem problemas que se tornam comuns dentro das clulas e diante dos quais o lder deve agir com prudncia e sabedoria de acordo com os parmetros divinos ensinados na lio.Assim alcanaro a maturidade e tero uma clula prospera e sadia.

13

ESCOLA DE LDERES
Lio 09

O Lder e a Intercesso
1.

Intercesso: o ato de ir a Deus em favor de outro, pleitear a causa de algum


como se fosse sua. fazer da causa de Deus a sua causa. De acordo com Dicionrio e enciclopdia Webster interceder significa: ir ou passar entre; atuar entre dois partidos com a inteno de reconciliar aqueles que divergem ou contendem; interpor-se; mediar. A palavra Hebraica para intercesso : PAGA, que significa encontrar. Como j vimos, ao estudar a palavra em portugus, intercesso no simplesmente orao, mas algo que voc faz atravs da orao. A intercesso cria um encontro. Os intercessores se encontram com Deus, mas tambm se encontram com os poderes das trevas.

2. As duas faces da intercesso:


a) Encontro - Vamos at Deus em atitude de quebrantamento e submisso I Tm 2:1 b) Confronto - Confrontamos Satans que se ope aos planos de Deus na vida dos filhos dos homens.

3. A Intercesso do Esprito Santo (Rm 8:26,27)


O Esprito Santo deseja que sua vida de orao seja poderosa e eficaz, por isso Ele: Aumenta o seu desejo de orar; Traz a memria a Palavra enquanto voc ora; Torna voc consciente das metas espirituais que deve alcanar; Chama-te a orao nos momentos de crise; Da profundidade, poder e f a sua vida de orao; Traz-lhe um peso de orao. Portanto Jesus intercede por ns no cu, e o Esprito Santo intercede dentro de ns, na terra.

4. A Intercesso do Crente
O individualismo e a indiferena da nossa natureza terrena nos tornam incapazes de enxergar e intervir na necessidade do prximo. Nossa orao precisa ser conduzida pelo Esprito Santo e no por nossas emoes. Ele quem nos torna conscientes das necessidades que devem ser supridas e das metas de Deus que devemos alcanar.

5. Jejum
O que , como, quando e porque jejuar? Jejum no apenas privao de alimentos. A credibilidade do jejum no est na abstinncia pura e simples; mas na sinceridade, humildade, no arrependimento e na maneira de viver daquele que o pratica (2:12-16). Jejuar envolve orar, arrepender, sondar o corao. Porque Jejuar O jejum torna mais eficaz nossa intercesso em tempos de aflio (I Rs 21:27-29); Atravs do jejum podemos buscar orientao de Deus nas decises (At 13:2,3);
14

O jejum fortalece nosso esprito, aumenta a percepo espiritual, pois nossa comunho com o Pai aumenta; Podemos jejuar individualmente ou em grupo, como manifestao conjunta de f e reconhecimento de Deus. Quando jejuamos, demonstramos nossa f e firmeza de propsitos. Planeje seu jejum de acordo com suas limitaes e cumpra seu propsito. No jejum deve-se fazer plano de gastar tempo de orao, estudo e meditao, um tempo dedicado a buscar a face de Deus. Desfrute da comunho com o Senhor. Alimente-se de Jesus no dia de seu Jejum.

Concluso
Pergunte a Deus o que Ele deseja que voc faa em relao ao jejum. Acredito que isso lhe ser uma bno espiritual, fsica, mental e financeira. Muitos de nossos fardos so vencidos por meio de jejum, a sabedoria obtida pelo jejum (Dn 10). O povo obteve a proteo de Deus contra o perigo, pela prtica do jejum (I Rs 21:27-29) e Jesus deu incio ao seu ministrio com jejum (Mt 4:2).

15

ESCOLA DE LDERES
Lio 10

O Lder e a Intercesso II (Conhecendo seu Inimigo)


Introduo: Para vencer uma guerra muito importante conhecer o inimigo. Nesta lio vamos estudar as estratgias de Satans. Ele tem atuado nas reas de prostituio, roubo, mentiras, jogos de azar, problemas de famlia etc. Mas quem Satans?

1- As Foras Satnicas:
Em (Ef 6:12) encontramos os quatro nveis de autoridade do reino das trevas: Principados: So espritos poderosos do 1 escalo recebendo ordens direto de satans, operam e dominam nos lugares celestiais. So chamados prncipes (Dn 10:13-20). Potestades: Possuem poderes executivos, recebendo autoridade e poder dos principados. Prncipes do mundo das trevas: So responsveis pela luta contra a verdadeira luz e levam o povo s trevas, cegando-lhes os olhos e enviando trevas as almas dos homens. Foras espirituais da maldade: Tropa, exercito, fora de carter

2- Nomes que Descrevem sua Posio:


Prncipe deste mundo (Jo 12:31 e 16:11); Prncipe das Potestades (Ef 2:2); O deus deste sculo (II Co 4:4); Prncipe dos demnios (Mt 12:24 / Lc 11:15). Satans = adversrio ou opositor Diabo = caluniador, difamador, no grego DIABOLOS (II Co 11:3) Antiga serpente = principal caracterstica, engano, astcia (Ap 12:4,9,17) Grande drago = apresenta um dio destruidor contra Deus e seu povo Belzebu = prncipe dos demnios (Mt 10:25) Maligno = no grego HOPONROS e refere-se a algum de natureza m, no se satisfaz em ser corrupto, em si mesmo, mas busca corromper a outros (Jo 17:15) Destruidor = no grego APOLION (Ap 9:11)

3- Nomes que Refletem seu Carter:

4- Suas Atividade e Caractersticas:


Tentador (Mt 4:3; I Ts 3:5) Acusador (Ap 12:10; J 1:8-11) Homicida e Mentiroso (Jo 8:44) Esprito que opera dos filhos da desobedincia (Ef 2:2) Firmado na prtica do pecado (I Jo 3:8)
16

Opositor dos justos (I Pe 5:8)

5- O Presente Poder e Atividade:


a) Em Relao a Deus Opositor da pessoa de Deus Opositor dos planos de Deus - falsifica a verdade de Deus e promove um sistema de mentira Falsifica religies, faz surgir falsos ministros e doutrinas e falsos seguidores de Cristo (Mt 13:38,39) Contraria o governo de Deus - leva as pessoas a trocarem a submisso pela rebelio

b) Em Relao as naes

Engana as naes (Ap 20:3 e 7-10) Influencia os governos (Dn 10:13) Dirige os governantes (Ap 17:12)

c) Em Relao aos No-cristos


Impede a aceitao da verdade, tirando a semente da Palavra (I Co 8:13) Promove uma atrao falsidade, o que certo ele diz que errado e vice-versa Cega as mentes das pessoas ao evangelho (II Co 4:3,4)

d) Em Relao aos Cristos


Promove lutas, contendas, divises etc (II Co 2:10,11) Acusa e calunia (Ap 12:10) Traz dvida (Gn 3:1-5) Tenta levar os irmos a cometer pecados como mentira (At 5:1-3), na rea sexual (I Co 7:5), ocupao com as coisas do mundo (I Jo 2:15-17), de dependncia da sabedoria e fora humana (I Cr 21:1-8), orgulho em questes espirituais (I Tm 3:6) Incita perseguies (Ap 2:10) Impede o trabalho cristo (I Ts 2:18) Infiltra na igreja atravs de falsos mestres (II Co 11:13-15) e falsos discpulos (Mt 13:38,39). Seduz as falsas doutrinas e religies.

17

ESCOLA DE LDERES
Lio 11

O Lder e a Intercesso lll (Batalha Espiritual)


Introduo: II Co 2:11
Uma batalha est sendo travada neste momento contra nossas vidas. Entender esta batalha de grande valor pra voc. Batalha um combate, travado durante uma guerra, em que se usam diversas armas. Guerra uma luta armada entre naes. Existem guerras psicolgicas nucleares, civil, santa e outras. No nosso caso : Guerra Espiritual. Satans quer que os filhos de Deus sejam seus sditos, pelo que entrou em guerra com Deus para tentar possuir o trono e a glria de Deus. Ele tenta vencer o homem com suas artimanhas, atravs das batalhas da nossa vida. Quando conhecemos a existncia desta guerra, e como ela acontece nos preparamos melhor para a Batalha.

1- Nossa Luta Diria (Ef 6:12)


Segundo o texto nossa luta acontece nas regies celestiais e lutamos diariamente contra principados e potestades. So 3 as reas principais onde o inimigo atua: * Lbios (palavra) * Mente (pensamentos) *Corao (emoes) Precisamos lutar diariamente para no pecar nessas 3 reas e a medida que nos deixamos ser vencidos por alguma delas, estamos perdendo a batalha.

2- Como Agir em Guerra?


No se expor ao perigo (Dt 2:4) Ser valente (I Cr 5:24) Devemos nos fazer guerreiros pela f (Hb 11;34) Estar sempre com a armadura de Deus (Ef 6:13-18)

3- As Armas da Guerra:
Se realmente estamos em guerra contra satans e seus anjos, tambm necessitamos das armas que o Senhor para lutar. Essas armas so espirituais e esto altamente relacionadas com nossa vida prtica e diria: Ser santo, dizer no ao pecado (I Jo 5:18) Ser obediente a Deus, Ter um carter ntegro (Dn 6:22) Conhecer a Palavra de Deus; Ela nossa espada, Jesus a usou dizendo ao diabo: Est escrito... Orar sempre (Mt 21;22 / Ef 6:18) Usar o nome de Jesus Ser fiel (Tt 2:10)

CONCLUSO
18

Voc pode simplesmente aprender sobre a guerra contra o inimigo e assistir a essa guerra, nunca sendo vitorioso, at que resolva participar para vencer. Use a autoridade que Jesus deu a todo aquele que nEle crer.

ESCOLA DE LDERES
Lio 12

O Lder e o Esprito Santo


1. Porque Precisamos Ser Cheios do Esprito Santo?
Se Cristo e os Apstolos precisam, ns tambm precisamos (Mt 3:16). Somos discpulos e seguimos a Jesus nosso exemplo supremo. O Esprito Santo d poder para testemunhar (At 1:8), para Ter uma vida crist vitoriosa, precisamos poder, e o poder do Esprito que nos transforma de pessoas simples em valentes do Senhor (At 4:13). O Esprito Santo nos d poder para viver em santidade (Rm 8:1,2 e 13). Ele nos liberta da lei do pecado e da morte, sem Ele nosso esforo humano em tentar ser santos em vo, cairemos vez aps vez, pois nossa justia como trapo de imundcia, o Esprito Santo quem nos capacita a viver em santidade. O Esprito Santo nos guiar em toda verdade (Jo 16:12,13). A Palavra afirma que Ele que testifica como o nosso esprito que somo filhos de Deus (Rm 8:16).

2. Condies Para Ser Cheio do Esprito Santo


Uma vida dedicada - A submisso ao controle do Esprito, embora ordenada, voluntria e exige atos de dedicao no momento da converso e depois dia aps dia, numa dedicao contnua (Rm 8:14). Uma vida vitoriosa - Vitria diria sobre o pecado no cotidiano uma necessidade para ter o controle do Esprito Santo (Ef 4:30). Isto significa agir luz da Palavra de Deus (Rm 6:13), no entregar o corpo para o pecado. Uma vida de dependncia - depender de Deus andar no Esprito. Devemos depender dEle para ter um carter igual ao de Jesus (Gl 5:22-24), para louvar e Adorar (Ef 5:18-20), para ser submisses (Ef 5:21). Para servio (Jo 7:37-39).

3. Revestindo-se do Esprito Santo


A Palavra nos traz vrias promessas do derramamento do Esprito Santo sobre a forma de batismo. No batismo com Esprito Santo, Deus vem sobre o crente, enche-o plenamente e apodera-se dele como propriedade exclusiva Sua. Ele d a seus filhos dons e ou ministrios de acordo com sua vontade soberana. Dota o crente de poder para testemunhar de Cristo e por Cristo, na proclamao das boas novas do Reino de Deus. De acordo com (Atos 1:8), o principal propsito do enchimento de Esprito Santo seria nos tornarmos testemunhas de Jesus em toda terra.

4. Como Receber?
Ter fome e sede (Jo 7:37-39) Pedir em orao (Lc 11:13) Crer (Gl 3:2,22) Obedecer e submeter-se ao Senhor (At 5:32)
19

Concluso: Voc j recebeu o enchimento do Esprito Santo? Se no faa agora conforme (Atos 8:15-17), para voc receber e ser cheio do Esprito Santo. Em Apocalipse, a Palavra de Deus diz que o Esprito e a noiva dizem vem... Ns somos a noiva do Senhor, devemos ser cheios do Esprito, para junto com Ele, tambm ansiarmos por Jesus e dizer: MARANATA!!! Vem Senhor Jesus vem.

20

Vous aimerez peut-être aussi