Vous êtes sur la page 1sur 12

GENESE DA SUPERFCIE EROSIVA EM AMBIENTE SEMI-RIDO MILAGRES/BA: CONSIDERAES PRELIMINARES

Jmisson Mattos dos Santos1, Andr Augusto Rodrigues Salgado2 RESUMO A gnese das superfcies de aplainamento sempre constituiu assunto polmico no mbito da geomorfologia. Tal aspecto fruto da diversidade de teorias que tentam explicar como os processos erosivos podem, ao longo do tempo geolgico/geomorfolgico, arrasar o relevo de amplas regies, criando superfcies planas ou quase planas, independente do substrato ou da estrutura das camadas. No entanto, apesar da grande variedade de teorias que tentam explicar a gnese destas superfcies, estas podem ser consideradas em dois grupos: (i) Climticos e; (ii) Estruturais. Este estudo realiza uma anlise dedutiva e preliminar da aplicabilidade de modelos tericos na explicao da gnese da paisagem de Milagres/BA. Neste contexo, o modelo que melhor explica a formao de tal paisagem a teoria do aplainamento climtico. Palavras-Chave: Superfcie de Aplainamento, Teorias Geomorfolgicas, Evoluo da Paisagem, Semi-rido. ABSTRACT The genesis of the planation surfaces has always been controversial subject in the geomorphology . This aspect is the result of the diversity of theories that attempt to explain how the erosion processes can; over time geological / geomorphologic, relief raze large areas, creating planation surfaces, independent of the substrate or the structure. However, despite the great variety of theories that attempt to explain the genesis of these surfaces, the theoretical models can be included into two major groups: (i) Climate and (ii) Structural. This study conducts a preliminary analysis to explain the genesis of the landscape of Milagres/BA. In this context, the best model to explain the formation of such landscape is the Climatic Planation Theory. Key-Words: Planation Surfaces, Geomorphological Theories, Landscape Evolution, Semi Arid.

INTRODUO A gnese das superfcies de aplainamento sempre constituiu assunto polmico no mbito da geomorfologia (ADAMS, 1976; SALGADO, 2007). Tal polmica fruto da diversidade de teorias que tentam explicar como os processos erosivos podem, ao longo do tempo geolgico/geomorfolgico, arrasar o relevo de amplas regies, criando superfcies planas ou quase planas, independente do substrato ou da estrutura das camadas. No entanto, apesar da grande variedade de teorias que tentam explicar a gnese destas superfcies, possvel agrupar os modelos tericos em dois grandes grupos (SALGADO, 2007): (i) Climticos e; (ii) Estruturais. Dentre os modelos que podem ser classificados como climticos, no Brasil, merece destaque aquele proposto por King (1953). Isto ocorreu em razo de que este pesquisador, que de origem sul-africana, esteve no Brasil em 1956 e estudou o relevo da poro oriental do pas. Neste estudo, ele identificou cinco ciclos de aplainamento (KING, 1956): (i)

Coordenador do Laboratrio de Estudos da Dinmica e Gesto do Ambiente Tropical (GEOTRPICOS) Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS/ Departamento de Geografia (meugeografo@yahoo.com.br); 2 Professor Adjunto do Departamento de Geografia - Instituto de Geocincias - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (geosalgado@ufmg.br).

236 Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. especial VIII SINAGEO, n. 1, Set. 2010

Ciclo Gondwana; (ii) Ciclo Ps-gondwana; (iii) Ciclo Sul americano; (iv) Ciclo Velhas e; (v) Ciclo Paraguau. Como o referido estudo se constituiu como o trabalho mais importante de geomorfologia realizado no Brasil no sculo XX (SALGADO et al., 2009), boa parte dos estudos geomorfolgicos nacionais posteriores foram construdos sobre os paradigmas propostos por King (1956). Tal contexto se aplica paisagem da regio de Milagres/BA (Fig. 01) ampla superfcie aplainada entrecortada por relevos residuais que foi descrita como sendo rea construda dentro do Ciclo Paraguau (KING, 1953). Para a realizao da pesquisa, optou-se metodologicamente pelos seguintes procedimentos: (1) Reviso bibliogrfica e levantamento cartogrfico e de dados secundrios; (2) trabalho de campo (3) interpretao e anlise dos dados.

Fig. 01 - Superfcie aplainada entrecortada por relevos residuais denominado Pediplano Sertanejo. Fonte: Os autores. Pesquisas feitas no Estado da Bahia revelam a partir de Santos (2007) que:
Os primeiros importantes estudos de geomorfologia climtica feitos no municpio de Milagres-BA e na regio (Bacia Mdia do Paraguau) foram elaborados por trs geomorflogos baianos e um francs, sobre a evoluo do modelado (FALK, 1977) e as relaes entre o solo e modelado em condies semi-ridas (MOTTI, P.; MOTTI, C.; SACRAMENTO, M., 1980). Os referidos pesquisadores levantam algumas concluses que permitem afirmar que certamente se alinham perfeitamente ao modelo terico proposto por King (1953), a saber, (Quadro 1):

237 Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. especial VIII SINAGEO, n. 1, Set. 2010

Quadro 1 Concluses sobre a evoluo do modelado e as relaes entre solo e modelado nos municpios de Milagres e Iau Bahia 2007. MOTTI, P.; MOTTI, C. P.; SACRAMENTO, M da G. P.(1980) - As condies climticas que determinaram a - A evoluo dos solos apenas um aspecto gnese dos pedimentos so muito rigorosas: um da dinmica da paisagem e no pode ser perodo seco, com grande poder de desagregao, interpretada isoladamente (...). Nos trechos seguido por um perodo mido de fortes mais baixos da topografia, a evoluo dos aguaceiros capazes de remover os detritos e solos corresponde com a fase mais recente de aplainar a superfcie. uma dinmica que muito mais oblqua que vertical, com os movimentos biogeoqumicos se sobrepondo a uma morfognese mecnica, anterior. - Os pedimentos e inselbergs, atestam uma forte - No trecho superior (inselbergs-tlus-inicio aridez de um clima seco, antes desse clima mido de rampa), a dinmica est relacionada com a a que nos referimos. umidade, em particular, drenagem que preside a ablao superficial e a lixiviao. No trecho inferior (pedimento-depresso), ela regida pela seca, responsvel pela concentrao das solues e a neoformao de minerais (...). As condies climticas mais semi-ridas que propriamente ridas, impedem uma maior individualizao dois meios, cujo contraste dinmico entretanto perceptvel. Elaborado por (SANTOS,J.M dos 2007). Fonte: Artigos cientficos publicados em peridicos especializados de Geografia - Esboo geomorfolgico da rea de Milagres - Ba - 1977 e Relaes dos solos com o modelado em condies semi-ridas num setor da bacia do Rio Paraguau - 1980 - (veja lista de bibliografia consultada ao fim do texto). No entanto, crucial realizar discusses e anlises cientficas mais aprofundadas para confirmar se, de fato, esta paisagem teve a gnese de acordo com o modelo de King (1953). Alm deste fato, existem modelos de evoluo do relevo que podem ser classificados como climticos e so mais recentes do que aquele proposto por King (1953). Dentre estes se destacam os de Bdel (1957, 1982) e Millot (1977, 1983). Logo, torna-se necessrio um estudo que, mesmo que de forma preliminar e dedutiva, analise a regio de Milagres/BA contrapondo os elementos de sua paisagem com os diferentes modelos que tentam decifrar a evoluo do relevo. FALK, F.H. (1977)

OS MODELOS DE KING (1953), BDEL (1957, 1977) E MILLOT (1977, 1983) O modelo de King (1953) - Teoria da pediplanao - prope que os aplainamentos ocorrem em regies que, alm de estarem submetidas a condies de relativa calmaria tectnica, esto submetidas tambm a condies climticas com tendncia a aridez ou semi-aridez. O processo de gnese de uma nova superfcie aplainada teria incio com uma inciso fluvial em razo de soerguimentos tectnicos ou rompimentos de nveis de base. Aps a dissecao/encaixamento da rede de drenagem, inicia-se o trabalho de alargamento destes vales fluviais e de retrao lateral das vertentes. Estas vertentes teriam sua cota de topo preservada, pois seria o fluxo pluvial escoando pelas laterais ngremes das mesmas 238 Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. especial VIII SINAGEO, n. 1, Set. 2010

que teriam energia suficiente para erodi-las (King, 1953). O processo de retrao lateral das vertentes tem, por conseqncia, o acmulo de material detrtico na base das mesmas. Esse material detrtico se acumular na forma de rampas suaves que se estendem da base das vertentes em direo aos leitos fluviais e so denominadas de pedimentos. A perpetuao das condies de aridez do clima favorecer a coalescncia desses pedimentos e a formao de ampla superfcie aplainada denominada de pediplano. No interior dos pediplanos se formariam pequenas depresses onde se acumulariam sais. Estas depresses so denominadas de playas. Por fim, alguns relevos residuais sobreviveriam ao processo de aplainamento. Estes morros testemunhos so denominados de inselbergs. O resultado final no relevo a formao de duas superfcies de aplainamento de idades diferentes. A mais nova com menor cota e a mais antiga preservada no topo dos inselbergs que resistiram ao processo de formao da nova superfcie. Uma nova inciso daria incio ao processo novamente, culminando com a formao de trs superfcies de aplainamento. A teoria da etchplanao foi elaborada pelo alemo Julius Bdel (1957, 1977) com base no amadurecimento das observaes realizadas pelo ingls E. J. Wayland (1976) em 1933, em Uganda na frica. Bdel (1957, 1977) props que as superfcies aplainadas seriam formadas pela eroso parcial ou total de um espesso manto de alterao que recobriria uma superfcie basal de intemperismo. Isto ocorreria atravs da conjuno de dois fatores: relativa quietude tectnica e existncia de condies climticas tropicais semi-midas. Estas condies climticas seriam ideais quando a estao seca se estende entre seis e nove meses. As condies climticas semi-midas seriam necessrias a gnese dos aplainamentos, pois somente com elas ocorre concomitantemente o intemperismo qumico e a eroso mecnica. O intemperismo qumico seria responsvel pela decomposio das rochas criando assim material frivel para a eroso mecnica carrear. Logo, para a escola da etchplanao os aplainamentos so formados e evoluem graas a um mecanismo de duplo front (Bdel, 1957): (i) superfcie exumada de lavagem (washing surface) e; (ii) superfcie basal de intemperismo (leaching surface). A superfcie de lavagem corresponde superfcie do modelado propriamente dita onde predominam os processos mecnicos de escoamento pluvial (washing). J a superfcie basal de intemperismo extremamente irregular e se localiza em subsuperfcie onde a rocha lixiviada e predomina a denudao qumica (leaching). Neste contexto, uma importante colaborao de Bdel (1957, 1977) o reconhecimento de que sob condies de aridez ou semi-aridez, a eroso mecnica no teria condies de arrasar amplas regies, pois se os sedimentos no so produzidos pelo intemperismo qumico, a eroso mecnica fica pouco potente. Logo, para Bdel (1977) regies que no possuem essas condies climticas, mas apresentam modelados aplainados, no tiveram seus aplainamentos formados nas atuais condies climticas, ou seja, no passado apresentaram condies paleoambientais semi-midas. A teoria de Millot (1977, 1983). relaciona os aplainamentos a regies onde ocorreram mudanas climticas que tornaram o clima menos mido, geralmente de tropical semi-mido para rido ou semirido. Para esta teoria, a gnese dos aplainamentos estaria na sucesso de climas ao longo do tempo 239 Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. especial VIII SINAGEO, n. 1, Set. 2010

geolgico, e no, conforme previsto na teoria da etchplanao (BDEL, 1957, 1977), na sucesso de estaes ao longo do ano. Millot (1977, 1983). defende que as superfcies de aplainamento so formadas inicialmente em condies climticas semi-midas pela juno de trs processos: (i) intemperismo da rocha fresca em subsuperfcie; (ii) transformao pedogentica do material anteriormente alterado e; (iii) eroso superficial. Porm, o intemperismo um processo isovolumtrico, ou seja, no afeta o volume da rocha alterada e, sendo assim, no produz aplainamentos. A supresso das irregularidades do relevo ocorre quando o material j anteriormente intemperizado entra em processo de desequilbrio pedobioclimtico. Esse desequilbrio favorece alteraes intempricas volumtricas que desta forma comeam a suprimir as irregularidades do relevo. Porm, estes processos geoqumicos so necessrios principalmente como um estgio preparatrio para os processos mecnicos superficiais, visto que, estes sim, quando atuam sobre material intemperizado, possuem alta capacidade de gerar aplainamentos. Esta capacidade s atinge potencial de aplainar em condies de clima rido ou semi-rido, pois nestes tipos de clima, a eroso mecnica continua forte, mas o intemperismo qumico quase cessa. Isto faz com que o manto de alterao no aprofunde e desestruture a forma plana que o relevo est adquirindo. Logo, o relevo s ser aplainado pela sucesso de climas, sendo que, os climas midos so responsveis por preparar material para que, nos climas secos, a eroso mecnica aplaine o relevo.

CARACTERIZAO GEOAMBIENTAL E ASPECTOS DA MORFODINMICA DE MILAGRES O municpio de Milagres integra a microrregio de Jequi que, por sua vez, faz parte da mesorregio do Centro-Sul Baiano (Fig. 02). Dista cerca de 230 km de Salvador e sua sede insere-se entre as coordenadas geogrficas, 125112 de latitude sul, e 395132 de longitude oeste. Encontra-se a 419m de altitude e ocupa uma rea de 3.091,22 km. O clima desta regio semi-rido com temperatura mdia anual de 23,1C e precipitaes mdias anuais de 481mm, distribudas entre os meses de novembro a abril, sucedidos por longo perodo de estiagem. Inserido no Pediplano Sertanejo, a geologia de Milagres primordialmente associada ao Complexo Jequi, no qual se visualiza uma extenso contnua desde o municpio de Jequi, prolongando-se para sul at a localidade de Poes e para norte, passando por Milagres at alcanar as cercanias de Feira de Santana. caracterizado por uma litologia do Pr-Cambriano Inferior constituda por gnaisses, migmatitos e intruses de granitos. Os solos so poucos desenvolvidos. Com maior expresso espacial notam-se Planossolos, Neossolos e, com menor expresso, Latossolos e os solos Podzlicos (BAHIA, 2000). So comuns, a ocorrncia de afloramentos rochosos e relevos residuais. Visitando o texto de Santos (2007) tem-se um detalhamento da geomorfologia da rea em foco:
(...) o municpio de Milagres est associado ao macro-compartimento das Depresses Perifricas e Interplanlticas que definida como uma superfcie de eroso do serto encontrada principalmente nas bacias dos Rios de Contas, So

240 Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. especial VIII SINAGEO, n. 1, Set. 2010

Francisco, Paraguau, Vaza-Barris, Itapicuru; elaboradas durante sucessivas fases de denudao sobre vrios tipos de rochas intensamente metamorfizadas, relevos planos, (pedimentos glacis, rampas), conservados localmente, com relevos residuais isolados ou agrupados. As Depresses Interplanlticas so subdivididas em Patamares do Mdio Rio de Contas e Pediplano Sertanejo (reas planas com inselbergs), ou seja, Milagres est regionalmente inserido entre o Planalto dos Geraizinhos e a Depresso do Rio Paraguau. E nitidamente observa-se que seu stio constitui-se uma depresso intermontana.

Fig. 02 - Localizao do Municpio de Milagres - Bahia. 2010. Fonte: adaptado de Bahia-SRH, 2003.

Alm disso, o municpio de Milagres/BA est inserido entre as bacias hidrogrficas do rio Paraguau e o Alto Jiquiria; inicialmente ao observ-lo pensa-se em um modelado caracterstico de regies semi-ridas, onde se evidenciam processos morfogenticos e pedogenticos nas rochas metamrficas sobre material do embasamento cristalino, de um modo geral. Entretanto, Santos (2007) refora a necessidade de uma anlise geomorfolgica mais detalhada:
Ao analisar cuidadosamente o modelado atual (a partir da BR-116 at alcanar a altitude mais elevada do municpio em torno de 600 m) notria a combinao da ao dos processos morfogenticos definidos pelo escoamento fluvial e pluvial que modelou vales e foram dissecando o planalto em compartimentos de dimenses menores. Mas, no atual sistema morfoclimtico a ao das trovoadas, ou seja, tecnicamente denominado de chuvas torrenciais constitui o fator preponderante de

241 Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. especial VIII SINAGEO, n. 1, Set. 2010

evoluo da morfologia da rea. As torrentes em lenol (sheetflood) retiram o material desagregado dos solos e das rochas por efeito da elevada taxa de insolao (mdia anual de 3800hs) que produz esforos mecnicos facilitado pela amplitude trmica anual (variando entre 7 a 15), que transportam os detritos minerais e fragmentos rochosos para o sop das vertentes. Numa seqncia geomorfolgica conhecida, onde inicialmente os detritos de maior calibre formam-se os depsitos de tlus; no segundo momento os detritos menores se espalham formando leques e dando origem aos cones de dejeo.

Ainda referenciado em Santos (2007) a respeito do modelado de Milagres tem-se que:


As formas mais caractersticas desse modelado so: os inselbergs, morros residuais (arredondados sem vegetao), as cristas agudas ou arredondadas, os lajedos e o rebordo do planalto. Alm disso, sobre o planalto v-se o entalhamento claramente definido sobre trechos com inexpressiva amplitude topogrfica, bem como a presena de topos arredondados, com trechos quase planos (Fig. 03). E que os pedimentos conservados representam o modelado mais caracterstico da rea de Milagres.

Fig. 03 - Modelado caracterstico do rebordo do planalto de Milagres. Fonte: os autores.

Constata-se que a rea do planalto no municpio de Milagres apresenta altitudes em torno de 440 metros no entorno do municpio que vai se elevando para o Sul (que apresenta valores topogrficos em torno de 760m). Mas, ao mudar de direo tem-se que:
Numa visada para direo Norte, percebe-se que o rebordo do planalto bastante compartimentado e entalhado por vales amplos e profundos. Nota-se a presenas de ombreiras que se esmaecem no tlus e pedimentos que se direcionam para uma rea deprimida. (...) A depresso pediplanada vai desenvolvendo-se em direo ao

242 Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. especial VIII SINAGEO, n. 1, Set. 2010

Paraguau e conecta-se com relevos residuais que vo isolando algumas reas menores mais rebaixadas, que originam as lagoas (SANTOS, 2007).

A PAISAGEM DE MILAGRES FRENTE S TEORIAS DE KING (1953), BDEL (1957, 1977) E MILLOT (1977, 1983) King (1956) identificou a regio de Milagres/BA como uma poro da Superfcie Paraguau. Para este autor, os processos que geraram o aplainamento desta superfcie seriam aqueles previstos em sua teoria de pediplanao de 1953. De fato, uma anlise superficial desta paisagem permite reconhecer uma srie de formas que levam a crer que o modelado de Milagres/BA um bom exemplo de pediplano. Entre estas formas se destacam playas e inselbergs (Fig. 04). No entanto, algumas questes e formas tornam difcil aceitar que a regio de Milagres/BA tenha sido formada atravs de processos de pediplanao.

Fig. 04 - Relevo residual revelando os Taffoni (ou Nichos) em Itatim, inserido no contexto do sistema morfogentico nas cercanias de Milagres/BA. Fonte: os autores. A primeira dentre estas questes diz respeito a real possibilidade da eroso mecnica em clima rido ou semi-rido remover as quantidades de material que foram removidas naquela regio. A eroso mecnica, mesmo em regies com clima mais seco, s realmente efetiva sobre material inconsolidado. Tal constatao foi realizada por Bdel (1957) e atualmente est consagrada nos principais manuais de geomorfologia, a exemplo do de Thomas (1994). Alm disso, uma observao da forma dos relevos residuais da regio de Milagres/BA demonstra que, de forma geral, os mesmos apresentam grau de arredondamento significativo. Por fim, os relevos residuais desta regio so ricos

243 Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. especial VIII SINAGEO, n. 1, Set. 2010

em cavidades3 (Fig. 04). Considerando-se que a rocha matriz dos mesmos granitos-gnaisses - pouco propensa a formar cavidades, levanta-se a questo de se seria possvel a formao destas grutas em ambiente rido ou semi-rido. A juno destas trs observaes j suficiente para se, no mnimo, contestar a hiptese de que o modelado de Milagres/BA seja um exemplo de pediplano. Neste contexto, torna-se necessrio se comparar a paisagem de Milagres/BA com a teoria da etchplanao de Bdel (1957, 1977). No entanto, tal comparao apresenta problemas tambm, pois embora seja possvel imaginar que os relevos residuais tenham sido expostos pela eroso de uma antiga superfcie somital que possua espesso manto de alterao, o clima da regio no tropical semi-mido. Fora isso, ao longo da superfcie os mantos de alterao so rasos, sendo comum os afloramentos rochosos (Fig. 05). Vale ressaltar ainda que os processos atualmente predominantes na rea se assemelham aos descritos por Byran em 1922 (1976) e posteriormente por King (1953). Logo, se um clima mais mido e um espesso manto de alterao foram importantes para a formao desta superfcie, isto ocorreu no passado. Atualmente os processos importantes pela formao dos etchplanos no esto mais atuando. Sendo assim, a nica possibilidade de que a paisagem de Milagres/BA seja um etchplano que, o atual clima semi-rido no tenha tido nenhuma influncia na formao desta superfcie e s esteja conservando as formas adquiridas em um passado onde o clima era tropical semi-mido. Tal possibilidade, embora no possa ser descartada, no parece ser a mais provvel em razo da existncia de playas, regresso lateral das vertentes e uma srie de outras caractersticas geomorfolgicas que so tpicas de reas ridas e semi-ridas e a paisagem da regio apresenta.

Fig. 05 - Grandes extenses de afloramentos rochosos e a formao de lajedos. Fonte: os autores.


3

AB SABER (1969), estudando as cavernas de intemperismo dos inselbergs da regio de Milagres, diz que elas aparecem em setores de diclases cruzadas descontinuas, suficientes para provocar uma bolsa de decomposio, em que os materiais reduzidos pela alterao so removidos, gradual e sucessivamente, pela ao da gravidade combinada com ventos de qualquer potncia (...) no houve no caso aes elicas tpicas de deflao (...).

244 Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. especial VIII SINAGEO, n. 1, Set. 2010

Sendo assim, dentre as trs teorias, uma anlise preliminar indica que a mais adequada a de Millot (1977, 1983). Ou seja, o clima pretrito realmente foi mais mido, algo que pode ser deduzido pelas formas arredondadas dos relevos residuais e pelo enorme volume de material erodido. No entanto, este clima foi responsvel apenas pelo primeiro estgio de aplainamento. Foi a intensa eroso mecnica, agindo conforme descreveram Byran em 1922 (1976) e King (1953), que removeu o espesso manto de alterao e aplainou a paisagem. Logo, a paisagem de Milagres/BA seria resultado da intercalao de climas mais midos com climas mais secos. Tal deduo no exclui a possibilidade de uma origem poligentica para a paisagem da regio. A prpria existncia de superfcies erosivas cada vez mais elevadas na direo de Milagres/BA at Vitria da Conquista/BA permite discutir a aplicabilidade do modelo elaborado por Penk em 1924 (1953) para elucidar a gnese do relevo de boa parte do Estado da Bahia. Este modelo prev que diferentes perodos de calmaria tectnica, geram superfcies aplainadas altimtricamente escalonadas na paisagem. Neste contexto, a paisagem de Milagres/BA poderia ser explicada pela teoria de Millot (1977, 1983). em conjunto com a elaborada por Penk em 1924 (1953).

CONSIDERAES FINAIS No presente trabalho foi realizado uma anlise dedutiva e preliminar da aplicabilidade de modelos tericos com cunho climtico na explicao da gnese da paisagem de Milagres/BA. Esta anlise demonstrou que, a princpio, o melhor modelo para explicar a formao de tal paisagem o de Millot (1977, 1983). No entanto, tal verificao apenas um primeiro passo. Qualquer concluso deve ser embasada em estudos mais aprofundados, sobretudo de pedognese para verificar se os solos da regio guardam registro de paleoclimas mais midos. Logo, a principal contribuio deste trabalho demonstrar que as observaes de King (1956) podem e devem ser contestadas O avano da geomorfologia nos ltimos cinqenta anos - novas teorias e novos mtodos laboratoriais e de anlise permitem e praticamente obrigam a atual gerao de geomorflogos brasileiros a realizarem tal tarefa. fato que analisar a origem e evoluo dos processos genticos do modelado da rea de Milagres/BA, bem como de inmeras regies do Nordeste Brasileiro ainda um desafio. Geomorfologicamente a compartimentao do relevo local exibe ntidas evidncias da estrutura geolgica - alm das marcas paleoclimticas nas superfcies de aplainamento escalonadas. Destas, a de formao mais recente e que para alguns especialistas est intimamente relacionada com climas secos a denominada de Depresso Sertaneja. Sua gnese costuma a ser correlacionada Teoria da Pediplanao (King, 1953). No entanto devem-se considerar, ainda, os reflexos da conjugao de processos morfodinmicos atuais e pretritos em sucesso climtica que foram direta ou indiretamente subordinados as alternncias peridicas de climas mido, semi-rido e rido.

AGRADECIMENTOS 245 Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. especial VIII SINAGEO, n. 1, Set. 2010

O presente estudo integra os resultados obtidos a partir da efetivao de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Geomorfologia e Recursos Hdricos e o Laboratrio de Estudos da Dinmica e Gesto do Ambiente Tropical - GEOTRPICOS das respectivas universidades dos autores mencionados. Agradecemos ao colega Professor Ms. Joo Henrique (UEFS) pelo auxlio na realizao do trabalho de campo e pelo levantamento fotogrfico. E ao mestrando Kleber Carvalho Lima (UNESP-Rio Claro) pelas suas contribuies na finalizao do texto. E, Tambm ao D.A. de Geografia/UEFS em nome do discente Raony Chaves pelo apoio logstico e a

UNIFRA/PROGRAD/UEFS pelo apoio financeiro e logstico que possibilitou a realizao da pesquisa.

REFERNCIAS ABSABER, A. N. Gnese das vertentes pendentes em inselbergs do nordeste brasileiro. Geomorfologia: So Paulo, 1969 (14). p. 6-8. ADAMS,G. Planation surfaces Dowen, Pennsylvania: Hutchinson & Ross, 1976. BAHIA, Governo do Estado da. Superintendncia de Estudos Econmicos e Sociais da Bahia (SEI), Centro de Estatstica e informaes bsicas dos municpios baianos, Regio do Paraguau, Bahia: 2000 Salvador, 2000. BAHIA. Superintendncia de Recursos Hdricos (SRH). CD-ROM, SIG - Bahia. 2003 BDEL, J. Die doppeleten Einebnungsflchen in den feuchten Tropen. Zeitschrift frr geomorphologie, Sttutgart, n.1, p. 201-228, 1957. BDEL, J. Klima-Geomorphologie. - 1-304, Berlin, Stuttgart, 1977 (darin: Spitzbergen: 37-82.). BDEL, J. Climatic geomorphologie. Traduo de L.Fischer e D. Busche. New Jersey: Princenton University Press, 1982. BYRAN, K. Erosion and sedimentation in Papago Country, Arizona. In: ADAMS, G. Planation sutjaces. Dowen, Pennsylvania: Hutchinson & Ross, 1975. p. 207-228 (Benchmark Papers in Geology, n. 22). First edition, 1922. FALK, F.H. Esboo geomorfolgico da rea de Milagres- Bahia. Notcia Geomorfolgica, Campinas, 17 (34): 104 111, dez.,1977. KING, L.C. Canons of landscape evolution. Bulletin of the Seology Society of America, Washington DC, v. 64, n. 7, p. 721-732, 1953. KING, L.C. A geomorfologia do Brasil oriental. Revista brasileira de geocincias 18 (2), 1956. p.147265. MILLOT, G. Gochemie de la surface et formes du relief. Societ gologie bulletin, Paris, v.30, n.4, p. D229-D233, 1977. MILLOT, G. Planation of continents by intertropical weathering and pedogenetic process. In: INTERNATIONAL SEMINAR ON LATERITISATION PROCESS, 2., 1982, So Paulo. Anais

246 Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. especial VIII SINAGEO, n. 1, Set. 2010

Organizao e edio de A.J. Melfi e A. Carvalho. So Paulo: IUGS; UNESCO; IGCP; IAGC, 1983. p.53-63. MOTTI, P. & MOTTI, C. P & SACRAMENTO, M da G. P. Relaes dos solos com o modelado em condies semi-ridas num setor da bacia do Rio Paraguau. Notcia Geomorfolgica, Campinas, 20 (39-40):49 60, dez.,1980. PENK, W. Morphological analisys of landforms: a contribution to physical geology. London: MacMillan, 1953. First edition, 1924. SALGADO, A. A. R. Superfcies de Aplainamento: Antigos paradigmas revistos pela tica dos novos conhecimentos geomorfolgicos. Geografias, v. 3, p. 64-78, 2007. SALGADO, A. A. R. ; BIAZINI J. M. ; AMARAL, J. CONTABILIZAO DAS CITAES BIBLIOGRFICAS DA REVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA: IDENTIFICAO DAS OBRAS E AUTORES CLSSICOS. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 10, p. 115-118, 2009. SANTOS, J.M.dos. Aspectos Fundamentais do modelado e a morfodinmica do municpio de Milagres-Ba. In: Texto didtico de Geomorfologia Climtica. Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, 2007. THOMAS, M.F. Geomorphology in the tropics: a study of weathering and denudation in low latitudes. West Sussex: John Wiley & Sons, 1994. WAYLAND, E.J. Peneplains and some other plataforms. In: ADAMS, G. Planation surfaces. Dowen, Pennsylvania: Hutchinson & Ross, 1976 p. 355-358. (Benchmark Papers in Geology, n. 22). First edition, 1933.

247 Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. especial VIII SINAGEO, n. 1, Set. 2010

Vous aimerez peut-être aussi