Vous êtes sur la page 1sur 7

Fim da Repblica e incio do Imprio Romano

Em 44 a. C., Jlio Csar foi assassinado a punhaladas em pleno Senado. Sua morte gerou uma grande revolta na populao, fato habilmente explorado por Marco Antnio, um dos fortes generais de Jlio Csar que, juntamente com Otvio e Lpido derrotaram os assassinos de Csar, e formaram o Segundo Triunvirato. Aps eliminarem os opositores de Csar, os novos trinviros iniciaram suas disputas internas. Otvio, aproveitando-se da ausncia de Marco Antnio, que se encontrava no Egito, tentou ampliar seus poderes. Desconsiderou Lpido e declarou guerra a Marco Antnio, o qual foi derrotado na batalha naval de Actium, em 31 a. C. Em seguida, Otvio recebeu do Senado o ttulo de primeiro cidado, primeira etapa para obter o ttulo de imperador. Sobrinho e filho adotivo de Jlio Csar, Otvio foi agraciado pelo exrcito com o ttulo de Imperator, aclamado Sumo Pontfice. Recebeu tambm o ttulo de Augusto, reservado para os deuses, o qual era to importante que ele passou a ser chamado simplesmente de Augusto. O fato marca o fim da Repblica e o comeo do Imprio Romano.

(Imagem 1 - Mxima extenso do Imprio Romano)

Com o advento do Imprio, reorganizou-se a estrutura poltica romana, concentrando toda a autoridade nas mos do imperador. Esse passou a deter um poder politico superior ao do
3

Senado. Cabia a ele nomear magistrados, controlar os exrcitos, a economia, interferindo, at mesmo, em questes religiosas. O Estado fundado por Augusto manteve a mesma estrutura econmico-social estabelecida durante a Repblica, porm, promoveu algumas reformas. Segundo o historiador brasileiro Pedro Funari (1), em seu livro Roma: Vida Pblica e Vida Privada ele escreve:
A partir de Augusto, os imperadores, que eram generais do exrcito, passaram a exercer grande poder. Tudo isso demonstra como a elaborao da Constituio romana perfeita correspondia a um ideal num mundo real, no qual os grupos no se limitavam a controlar o poder dos outros agentes sociais. (...) Formalmente, os poderes continuavam divididos, mas a introduo da figura do prncipe ou Imperador alterou estas reaes de maneira significativa, Ele prprio queria manter a aparncia de ser um restaurador da liberdade republicana. As instituies tradicionais, como o Senado e o povo, com seus comcios continuaram a existir, mas passaram a conviver com o poder pessoal do prncipe do Senado, o Imperador.

Durante quatro dcadas de seu governo, Augusto promoveu diversas reformas na sociedade romana: Abandonou a poltica agressiva de conquistas e aperfeioou a administrao das provncias; Restituiu do cargo senados acusados de corrupo, e abriu o acesso ao Senado e aos altos cargos pblicos para as famlias de outras regies da pennsula Itlica; Libertou os camponeses das obrigaes do servio militar e perdoou as dividas com o governo. Promoveu a construo de vrias obras pblicas, inclusive nas provncias, empregando muitos cidados desempregados; Criou um tribunal de pequenas causas para dar maior agilidade Justia; Distribuiu alimentos e dinheiro para o povo em momentos de crise; Incentivou os espetculos pblicos; Reduziu os poderes de magistrados e senadores; Passou a ter poder para autorizar a emisso de moedas de ouro e de prata e controlar o tesouro imperial. O perodo em que Augusto reinou considerado pelos historiadores como um dos mais prsperos do Imprio Romano, tanto no tocante ao desenvolvimento econmico quanto ao cultural.

A Pax Romana
Foi graas ao poder e estabilidade iniciada por Augusto, que o imprio pode viver um longo perodo marcado pela relativa paz interna, estabilidade das instituies e riqueza econmica e cultural, que se tornou conhecido como pax romana - paz romana significando o apogeu e a prosperidade de Roma, e se estendeu pelos dois primeiros sculos da era crist (aproximadamente de 27 a.C 193 d.C). Ao mesmo tempo, procurando reduzir as tenses sociais, Augusto promoveu a aliana entre a nobreza e os cavalheiros e apaziguou a plebe romana com a famosa poltica do Po e Circo.

Po e Circo
muito citada a expresso do satirista latino Juvenal
(2)

(60 140 d.C.) de que o povo da

cidade de Roma vivia de po e circo (panem et circenses) fornecido pelos imperadores, que assim promoviam uma estabilidade social. O po fazia referncia distribuio gratuita de cereais populao romana que ocorria no perodo imperial. O circo representava os espetculos pblicos, dos quais faziam parte as lutas de gladiadores e as corridas de biga. Mas a situao no era bem essa. A frase de Juvenal traduz determinada viso que as elites tinham da populao e nos faz esquecer a dura realidade de vida dos pobres na cidade de Roma, marcada por condies precrias de habitao e alimentao. Com cerca de um milho de habitantes, apenas uma pequena parcela dos romanos pobres tinha direito ao trigo gratuito do Estado e parte considervel da populao no tinha acesso aos espetculos, os quais aconteciam no Coliseu, e esse comportava 50 mil pessoas e o Circo Mximo, 250 mil. errado afirmar que a simples promoo de espetculos pelo imperador garantia a ausncia de rebelies sociais. Era justamente no circo ou no anfiteatro que o povo demonstrava sua insatisfao, por exemplo, em relao aos impostos ou ao preo do trigo. Para Paul Veyne (3), esta poltica de realizao de espetculos grandiosos servia para desviar a ateno do povo dos principais problemas poltico-sociais do Estado Romano, como mostra o trecho tirado de seu livro: Histria da Vida Privada.
(...)A paixo pelas corridas do Circo e pelas lutas de arena, lamenta Tcito, ocorre com o aprendizado da eloquncia junto aos jovens de boa famlia. Pois os espetculos interessavam a todos, inclusive a senadores e pensadores; os gladiadores e os carros no eram prazeres unicamente populares. (...) tais espetculos resultavam da tendncia humana a complicar a natureza simples e a preocupar-se com futilidades. (...) No espetculo o prazer torna-se uma paixo cujo excesso os sbios reprovam, como tambm o faro os cristos: O teatro lascvia, o Circo excitao e a arena, crueldade. (...)

Durante o governo de Otvio nasceu Jesus Cristo, Galilia, o fundador de uma nova religio, o cristianismo, h qual pouco a pouco foi ganhando seguidores em todo o Imprio. Depois de sua morte seus discpulos espalharam o cristianismo por toda a Europa.

Alto Imprio
Da morte de Augusto, em 14 da era crist, assumiu em seu lugar seu genro Tibrio. Data de aproximadamente 37 a.C. ao fim do sculo III. Basicamente, esse o perodo de consolidao e apogeu do poder romano. Sucederam-se nele quatro dinastias de imperadores, denominada Alto Imprio: 1) Dinastia dos Jlio-Claudius (14 68) Tibrio, Calgula, Cludio e Nero; 2) Dinastia dos Flvios (69 96) Vespasiano e Domiciano; 3) Dinastia dos Antoninos (96 192) Nerva, Trajano, Adriano, Marco Aurlio, Antonino Pio e Cmodo; 4) Dinastia dos Severos (193 235) Stimo Severo, Caracala, Macrino, Heliogbalo e Severo Alexandre. Essa fase conheceu governantes como Calgula, Nero e Cmodo, que tinham forte apelo popular. Calgula (37 - 41) condenou inmeras pessoas morte e confiscou bens. Assinado em 41, teve como sucessor seu tio Claudio (41-54), que acabou sendo envenenado por sua prpria mulher, para que seu filho Nero, de outro casamento, assumisse o poder. Com Nero (54 - 68) as famlias Jlio e Cludio saem do poder. Assassino da prpria me, Nero foi um perseguidor implacvel dos cristos. Em linhas gerais, foi um perodo caracterizado pela crescente integrao politica das aristocracias das vrias religies do imprio. Essa integrao era feita principalmente pela concesso de cidadania romana s lideranas provinciais, que lhes dava direito de ingressarem nas instituies politicas de Roma, como o Senado, por exemplo. Durante o alto imprio, existiu ainda um estimulo urbanizao das cidades, por meio da reforma e da construo de edifcios pblicos.

Estrutura Social e Econmica


A estratificao social do Imprio diferencia um pouco da estrutura encontrada no final da Republica.

A sociedade romana imperial estava dividida em duas principais partes: a camada superior e a inferior. Apesar de teoricamente todos os cidados serem considerados iguais pela lei, as penas aplicadas as camadas inferiores eram particularmente mais rgidas que as aplicadas quelas mais altas.

(Imagem 2)

Em termos econmicos, o Imprio assentava-se sobre o trabalho escravo e o domnio das provncias. O escravo era base de toda a produo romana, tanto na agricultura quanto na minerao. Era tambm largamente empregado em atividades no produtivas, notadamente urbanas: professores, serviais domsticos, msicos, etc. Quanto s provncias, eram fundamentais no apenas pelos tributos que pagavam, mas tambm pelo comrcio altamente lucrativo que Roma mantinha com elas, permitindo o escoamento da vasta produo dos latifndios escravistas.

Crise e Baixo Imprio


O baixo imprio foi um perodo de mudanas politicas em Roma. Desde o inicio do sculo III, uma crise generalizada se abateu sobre as instituies. Para guarnecer as fronteiras e conservar o controle das provncias habitadas por povos de origens diversas, os governos tiveram de manter grandes contingentes militares, o que gerou enormes despesas para o Estado. O desequilbrio entre a receita e a despesa publica provocou a desvalorizao da moeda, a alta dos preos e um violento processo inflacionrio. A crise se acentuou graas ao colapso do escravismo, devido diminuio das guerras de conquista, e sua gradual substituio pelo sistema de colonato. Ao mesmo tempo, ocorria um processo de ruralizao da sociedade: as cidades se despovoavam, o comrcio decaia e os metais preciosos escasseavam.
7

O que foi o sistema de colonato? Sistema de trabalho compulsrio que se desenvolveu no perodo de desagregao do Imprio Romano, quando camponeses empobrecidos passaram a trabalhar como colonos nos domnios dos grandes proprietrios. Esses latifundirios ofereciam terra, proteo e parte dos rendimentos da produo aos colonos, que no podiam abandona a propriedade e transmitiam aos filhos a condio de servios.

Em 284, para tentar facilitar a administrao do imprio, Diocleciano introduziu uma reforma conhecida como tetrarquia. Haveria dois coimperadores, os Augustos, que governariam as metades oriental e ocidental do Imprio Romano. Cada um teria seu auxiliar direto, que receberia o ttulo de Csar e mais tarde se tornaria coimperador. Na prtica, era a diviso do imprio em duas pores diferenciadas: a ocidental, cada vez mais pobre e a oriental, ainda mais prspera. Menos de 50 anos depois, tiveram inicio as chamadas grandes migraes dos povos brbaros. Pressionados pelos hunos, os grupos germnicos dos ostrogodos e visigodos cruzaram as fronteiras do Danbio e se estabeleceram no territrio do imprio. Era a intensificao de um processo que havia conduzido povos germnicos como os francos, para dentro das fronteiras romanas. De inicio a penetrao ocorreu pacificamente. Porm, entre os sculos IV e V, as invases se tornaram frequentes e agressivas.

(Imagem 3 - Diviso do Imprio em 395)

Para fugir do invasor, muitos se refugiaram no campo. A produo agrcola voltou-se para a autossuficincia e progressivamente deixou de visar ao mercado externo. Alm disso, disputas internas entre os chefes militares romanos geravam indisciplina no exrcito e desestruturavam o comando central de Roma.
8

Fim do Imprio
O imperador Constantino, sucessor de Diocleciano restabeleceu a unidade do poder. Mas, consciente de que a fora do imprio dependia cada vez mais das provncias do oriente, estabeleceu em 330 sua capital na cidade de Constantinopla (atual Istambul, Turquia) fundada por ele no local onde existia a antiga colnia grega de Bizncio. Imperador Teodsio conseguiu pacificar os visigodos, cedendo-lhes territrios e colocandoos a servio da defesa do imprio. Sua ultima medida, no ano 395, foi diviso do Imprio Romano em Imprio do Oriente, como capital Constantinopla, e Imprio do Ocidente, como capital Milo. Ruralizado, fragmentado e enfraquecido por sucessivas invases, o Imprio do Ocidente recebeu o golpe fatal em 476, ano em que foi deposto Rmulo Augstulo, seu ltimo soberano. O Imprio do Oriente manteve-se ainda, por centenas de anos, forte e centralizado, vivendo em era de grande esplendor. No ano de 1453 os turcos conquistaram Constantinopla.
(Imagem 4)

Vous aimerez peut-être aussi