Vous êtes sur la page 1sur 11

Projeto: A Simplicidade est nos Valores

A Felicidade do individuo est intimamente ligada felicidade da Sociedade. A prosperidade da sociedade est estritamente conectada com a felicidade do mundo. Se desejam desfrutar uma felicidade individual, devero aceitar que tanto individuo e sociedade do mundo ter que ser felizes.
Sathya Sai Baba

JUSTIFICATIVA
O Projeto Simplicidade est nos Valores nasceu da necessidade de se privilegiar uma educao baseada em valores, de promover nos alunos a vivncia da cidadania e da participao para que se construam os princpios de respeito mtuo, justia, solidariedade e dilogo. Atravs das atividades que sero desenvolvidas, pretende-se resgatar valores atravs da conservao e valorizao do ambiente escolar, do auto-conhecimento, do respeito pelo prprio corpo, da convivncia pacfica e respeitosa com a diversidade que se apresenta atravs dos fatores tnicos-raciais, sociais, econmicos, histricos, culturais, biolgicos.

METODOLOGIA
O Projeto SIMPLICIDADE EST NOS VALORES se desenvolver em duas etapas, so elas: 1 Etapa: TEMA: PAZ - 1 semestre de 2010; 2 Etapa: TEMA: RELACIONAMENTO - 2 semestre de 2010; (Os dois projetos, referentes a cada uma das etapas, sero apresentados detalhadamente mais adiante). AVALIAO A avaliao do projeto ser baseada nos resultados alcanados nas duas etapas do projeto. Ser feita atravs de mesa redonda entre os professores os quais iro verificar se os objetivos propostos para cada etapa foram atingidos. A partir de ento, novas sugestes sero incorporadas s novas etapas do projeto. Participaro, tambm, da avaliao do projeto, alunos e comunidade escolar atravs de enquete para que se recolham crticas e sugestes.

CULMINNCIA

Haver dois momentos de culminncia, onde sero apresentados os trabalhos resultantes de cada etapa do projeto desenvolvido, estes momentos acontecero em julho e novembro. Dupla Gestora.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas.

PARTICIPANTES
* Alunos da Educao Infantil e do Ensino Fundamental (1 ao 5 ano); *Direo; *Professores; *Orientao pedaggica; *Funcionrios ( merendeiras, auxiliares de secretaria e servios gerais); *Comunidade local; *Familiares

DURAO PREVISTA
Ano letivo de 2010.

1 ETAPA DO PROJETO SIMPLICIDADE EST NOS VALORES 1 SEMESTRE TEMA: PAZ JUSTIFICATIVA
O mundo paga um preo muito alto por ausncia de paz. A histria da vida humana neste planeta dista de ns cerca de mais de dois milhes de anos, durante todo este tempo, no conseguimos viver uma hora sequer de plena Paz na face da Terra. Chegamos ao final do sculo XX e alcanamos a soma de mais de quinze mil guerras, perpetradas por todos os povos. Como se no bastasse, este sculo foi o mais sangrento de toda a nossa histria. Foi o perodo em que mais se matou seres humanos, e a maioria das vtimas foram civis inocentes. As principais naes do mundo se armaram portentosamente, com a construo de ogivas nucleares, armas qumicas e biolgicas, projetando a indstria blica como a maior potncia econmica do mundo. Ainda hoje, segundo dados da UNESCO, existem 68 (sessenta e oito) focos de guerras ativos sobre o planeta. Os gastos efetuados para a manuteno destes conflitos seriam suficientes para erradicar a fome e a misria de nosso planeta em pelo menos dez vezes. Alcanamos elevados nveis de progresso tecnolgico, conquistamos o espao e povoamos a terra com seis bilhes de habitantes, contudo, dois bilhes e seiscentos milhes de pessoas so despossudas, vivendo abaixo da linha de pobreza; Quinze milhes de pessoas morrem de fome anualmente no mundo, inclusive crianas indefesas; Quinhentos milhes so subnutridos. Estes quadros representam o paradoxo da ausncia de paz social. Destrumos as florestas, extinguimos diversas espcies vegetais e animais; secamos rios e lagos, abrimos a camada de oznio, depositando na atmosfera anualmente seis bilhes de toneladas de dixido de carbono e de outros gases que provocam o "efeito estufa", provocando alteraes climticas de conseqncias imprevisveis para a coletividade humana. Isto se agrava na medida em que estes gases levaro pelo menos 70 (setenta) anos para se dissiparem na atmosfera. Este o espelho em que se reflete a ausncia de Paz ambiental. H muitas crises e medos nossa volta. Assistimos dia a dia a ascenso da violncia urbana e no campo; a expanso do crime organizado e do narcotrfico; a prostituio infanto-juvenil; a legalizao da prtica criminosa do aborto em setenta por cento das naes do mundo, e outros terrveis subprodutos das sociedades infelizes que se integram com a misria, a agressividade e o medo... Conduzidos pela indiferena e pela omisso, a maioria das pessoas no se do conta de que tambm so responsveis pela permanncia e expanso de todas estas formas de violncia. na omisso dos bons que os maus prosperam.

Observando os altos ndices de violncia, degradaes e crueldades que no param de crescer, se faz necessrio conhecer a causa destes fenmenos em suas nascentes; mais ainda, preciso compreender e explicar como o ser humano pode ir to longe, a ponto de colocar em risco sua sobrevivncia e a do planeta em que vive. Precisamos desenrolar os emaranhados das fontes geradoras de violncia, a fim de sabermos como despertar as fontes geradoras de paz. A Escola Municipal Pedro de Alcntara Leal, dentro deste contexto, considera o convvio escolar como base para a aprendizagem dos valores ticos e morais, estimulando, assim, o processo contnuo de auto-educao, integrando, atravs de atividades didtico-pedaggicas, os agentes de educao: a escola, a famlia e a comunidade, a fim de despertar lhes a conscincia para a necessidade de paz dentro dos contextos da vida, destacando a importncia da cooperao e do amor ao prximo e, da paz mundial.

OBJETIVO GERAL
Promover na escola o desenvolvimento de uma cultura de paz.

OBJETIVOS ESPECFICOS
Despertar a conscincia dos educandos para a necessidade da paz mundial. Trabalhar aes de paz dentro dos contextos da vida, destacando a importncia da cooperao e do amor ao prximo. Destacar a importncia da convivncia solidria na famlia, na escola para a construo da paz. Refletir sobre paz na perspectiva de que um estado de conscincia vivo e construtivo, ressaltando a diferena entre ser pacfico e ser passivo. Perceber que a paz nos ambientes e no mundo depende de cada indivduo, da qualidade dos pensamentos e das aes que desempenha. Promover experimentos que propiciam a todos contato com a paz interior.

SUGESTES DE ATIVIDADES SOBRE O TEMA PAZ


A Paz Atravs da Msica. Origame, Tsuru Roda de Histrias: Tsuru, Pssaro da Paz: Confeco do pssaro que na tradio oriental est associado sade, fortuna, harmonia e principalmente a paz. Sero confeccionadas pelo menos 500 dobraduras do pssaro Tsuru aps contada a sua histria ,que ao final, sero colocados nas rvores criando um ritual de unio entre os participantes.Segundo a lenda, aps esta ao, um desejo poder ser realizado, e o desejo que o mundo consiga a paz que ele tanto procura. Vdeos e Bate- papos:

a) A Corrente do Bem Direo Mimi Leder

Filme conta a histria de um menino que faz uma proposta: observar o mundo a sua volta e mudar aquilo que no gosta atravs de uma corrente que prope transformar a realidade de outras 3 pessoas e assim sucessivamente. Aps a exibio do filme, reflexo sobre a possibilidade da promoo da paz social atravs de pequenos atos individuais. Jardim da Poesia: Mostra de poesias sobre o tema PAZ de autores consagrados. Caminhada pela Paz. Oficina de Pintura.: Vivncia e reflexo sobre o tema da paz e criao coletiva de uma Pintura, aberta a interessados de todas as geraes. O resultado da oficina ficar exposto na escola. Trocas de Paz: Troca de mensagens de paz. Painel Pela Paz: Painel com quadros representando sentimentos de paz. Desenhos (vrias tcnicas) Mural da Paz: Espao livre para depoimentos.

* Exposio de Poemas e Textos sobre a Paz. Redao (Como seria um mundo de Paz? De quem depende a Paz?)

AUTORES
Dupla Gestora.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas.

PARTICIPANTES
Alunos da Educao Infantil e do Ensino Fundamental (1 ao 5 ano); Direo; Professores; Orientao pedaggica; Funcionrios (merendeiras, auxiliares de secretaria e servios gerais); Comunidade local; Familiares.

DURAO PREVISTA
1 Semestre de 2010.

AVALIAO
A avaliao ser durante o decorrer do processo, quando sero observadas as atitudes e reaes dos alunos, como o seu desempenho nas atividades propostas.

CULMINNCIA
Caminha pela PAZ prevista para 20 de julho.

TEMA: RELACIONAMETO 2 SEMESTRE

JUSTIFICATIVA

Este projeto surgiu da necessidade de valorizao da Escola Pblica, do meio ambiente escolar e do papel do aluno como agente transformador, capaz de adotar posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relao construtiva consigo mesmo e com seu meio. Acreditamos que as aes previstas sensibilizaro os alunos, levando-os a uma mudana de atitude, na medida em que passaro a ter a exata conscincia da importncia de sua relao saudvel consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente como um todo.

OBJETIVOS

Tornar o espao escolar um local de convivncia pacfica, baseada na tolerncia, no respeito ao ambiente, a si mesmo, s diferenas individuais e aos Direitos Humanos Universais; Conscientizar-se que a sociedade brasileira caracterizada pela diversidade etnocultural que, freqentemente, alvo de preconceito e discriminao que atingem a escola e reproduzem-se no seu interior; Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminao ou preconceito; Possibilitar a Compreenso de que os problemas ambientais dizem respeito a todo o cidado e que este deve considerar-se parte integrante da natureza e, portanto, deve trat-la de forma respeitosa, responsvel e comprometida, adotando uma postura na escola, em casa, na sua comunidade que garanta um meio ambiente saudvel, de boa qualidade de vida, que possibilite a perfeita convivncia do indivduo com o seu meio, com o outro e consigo mesmo; Construir uma conscincia coletiva e individual sobre os direitos e deveres do cidado relacionado ao meio ambiente, aos valores ticos, sociais e aos bens pblicos;

METODOLOGIA
A Educao Ambiental, por ter carter humanista, interdisciplinar e participativo, pode e devem adequar os contedos a ela referentes, realidade local de modo a envolver educandos e educadores em aes concretas de modificao da realidade. Tendo os Parmetros Curriculares Nacionais como eixo condutor deste Projeto, os contedos de Meio Ambiente estaro integrados a todas s reas transversalmente, objetivando abranger toda a prtica educativa, possibilitando, assim, ao | educando uma viso global e abrangente da questo ambiental.

A escolha das atividades a serem desenvolvidas est relacionada s habilidades e competncias a serem atingidas pelos componentes curriculares integrados, transformando-se em procedimentos que devero atingir os objetivos propostos no projeto.

PARTICIPANTES
Alunos da Educao Infantil e do Ensino Fundamental (1 ao 5 ano); Direo; Professores; Orientao pedaggica; Funcionrios ( merendeiras, auxiliares de secretaria e servios gerais): Comunidade local; Familiares.

DURAO
As atividades previstas neste documento sero desenvolvidas durante o segundo semestre de 2010.

AVALIAO
O trabalho pedaggico com a questo ambiental centra-se no desenvolvimento de atitudes e postura tica, na formao de hbitos e recuperao de valores como a solidariedade e a responsabilidade social. A partir destas consideraes, sero usados os seguintes critrios para a avaliao crtica do projeto: Verificar se houve melhora na limpeza geral da Escola; Observar se houve modificao na postura e atitude dos alunos; Acompanhar o comprometimento dos alunos nas atividades extraclasse de preservao ambiental; Verificar o envolvimento de todos os professores e funcionrios no desenvolvimento do Projeto; Documentar e divulgar o projeto atravs de cartazes, livrinhos feito pelos alunos, trabalhos interdisciplinares, fotografias, filmagens, relatrios, etc.

CULMINNCIA
I Feira Cultural da Escola Pedro de Alcntara Leal prevista para 26 de novembro.

SUGESTES DE ATIVIDADES
Podemos utilizar algumas das sugestes do tema Paz como: Painel, mural,msica, etc.

OUTRAS SUGESTES DE ATIVIDADES


Atividade 1 Criando e recriando com palavras... 1. a) Levantar com os/as educandos/as uma listagem dos principais problemas ambientais locais, com alguns comentrios sobre os mesmos, diagnosticando o grau de preocupao e esclarecimento dos mesmos; 1. b) Apresentar o quadro abaixo e propor o preenchimento com palavras, em grande grupo: (preencher com palavras associadas :
Problemas ambientais Espao Animais Plantas Personagens hericos de Personagens viles de Elementos de algum conto ou lenda algum conto ou lenda cenrio

Ex:Poluio Cidade Rato; Flores; Fada; Bruxa Castelo (Esta atividade pode ser realizada no quadro negro, podendo ser em um painel de papel pardo). 1. c) Depois de preenchido o quadro, dividir o grande grupo em pequenos grupos de no mximo 5 participantes e propor elaborao uma histria utilizando 2 a 3 palavras de cada quadro. Tempo estimado para a atividade: 20 minutos, com tolerncia... 1. d) Depois de concluda a histria, trocar as histrias entre os grupos; 1. e) Cada grupo dever representar a histria, utilizando materiais que esto disposio (sucata em geral) tempo: 15 minutos; 1. f) Para fechamento, pedir que cada um relate o que foi trabalhado na atividade desenvolvida e o que sentiu em relao a ela. Atividade 2 Discutindo sobre o lixo 2. a) Formao de um grande grupo em crculo; 2. b) Exposio de lixo seco no meio do grande grupo (o lixo dever ter materiais que se sub-agrupem e que contenham o mesmo nmero que os participantes, por exemplo: 5 tampas plsticas, 5 garrafas PET, 5 caixas de suco longa vida, 5 potes de vidro, 5 copos descartveis). 2. c) A sala j dever estar previamente preparada como descrito anteriormente; 2. d) Inicia-se a aula com um texto reflexivo sobre lixo, de escolha do/a professor/a, podendo ser uma notcia, artigo ou histria sobre o assunto Lixo. Podemos fazer uso de uma boa msica para o fundo da leitura. 2. e) Propor a observao do lixo que est frente, no centro do grupo; 2. f) Cada participante convidado a escolher um dos elementos do lixo; 2. g) Distribuio em grupos de acordo com o lixo escolhido o grupo das tampinhas, o grupo das garrafas, etc... 2. h) Levantar as seguintes questes para anlise em grupo: - Tempo de decomposio; - Impacto causado pela produo da embalagem; - Anlise do rtulo da embalagem; - Qual o slogan do produto e apelo publicitrio; - Qual seria a opo para a reutilizao do material. 2. i) Apresentao das anlises ao grande grupo. Atividade 3 - Confeco de cartes com sucata: 3. a) Apresentar diversos tipos de lixo de papel e papelo: revistas, jornais, caixas de embalagens, caixas de papelo... 3. b) Cada participante escolhe materiais para elaborar um carto ambiental utilizando tcnicas sugeridas pelo/a professor/a: - Dobradura; - Recorte e colagem; - Rasgadura...

3. c) Confeco do carto propriamente dita; 3. d) Exposio e relato da confeco do carto ao grande grupo; Atividade 4 - Confeco de carimbos de cordo com restos de madeira 4. a) Colocar disposio dos/as educandos/as os materiais necessrios para a confeco dos carimbos: tocos de madeira (que podem ser solicitados em madeireiras ou fbricas de molduras, mveis) e cordo de algodo ou l (o cordo melhor). 4. b) Apresentar alguns modelos de carimbos com formatos variados (estrela, rvore, sol, lua, etc.). 4. c.) Confeco dos carimbos propriamente ditos. 4. d) Confeco de um painel em grupos, utilizando os carimbos confeccionados. Atividade 5 Confeco de mscaras com massa de papel 5. a) Preparo da massa de papel para modelar: liquidificar o papel picado para cada trs punhados de papel picado, meio copo do liquidificador com gua bater e despejar em uma bacia e ir fazendo at ter bastante polpa. Espremer o excesso de gua e adicionar uma colher de sopa de cola ou grude para cada bolo de massa de papel espremido e ir colocando em uma bacia. Quando tiver massa suficiente, s comear a confeccionar a mscara. 5. b) Para confeccionar a mscara, fazer uma bola de papel jornal amassando vrias folhas at formar uma esfera de forma ovalada. Sobre esta esfera, confeccionar a mscara. 5. c) Dias depois a mscara estar seca e poder ser pintada, de preferncia com tinta plstica ou acrlica. 5. d) Pode ser sugerida a confeco de potes, formas geomtricas, alm das mscaras, com os mesmos procedimentos. Atividade 6 Confeco de um minhocrio Materiais necessrios para cada minhocrio: Uma garrafa pet de 2 litros e uma menor de gua mineral brita ou pedrinhas, terra, saco de lixo preto, minhocas. Procedimentos: Corte a garrafa pet tirando o bocal. No fundo da garrafa pet coloque brita (no h necessidade de furar o fundo da pet). Sobre a brita coloque a garrafa menor (com gua e tampa) dentro da garrafa pet. Ao redor, despeje a terra e largue as minhocas. Aps terminar, utilize um saco de lixo escuro para envolver a garrafa, pois as minhocas no so acostumadas com claridade. No necessrio molhar, pois a garrafinha com gua fornece umidade para a terra, a no ser que seja uma regio de excessivo calor, molhe de vez em quando, podendo colocar alguns lixos orgnicos sobre a terra para alimento das minhocas. Depois de dias, ao tirar o saco de volta da garrafa poderemos observar os caminhos das minhocas bem definidos. Volte a cobris com o saco de lixo evitando a luz para as minhocas. Atividade 7 Confeco de mini-hortinhas com garrafas pet Materiais necessrios: garrafas pet, tesoura, terra, mudinhas ou sementes. Procedimentos: Deite a garrafa pet e corte um dos lados da barriga da garrafa, sem atingir o fundo nem a boca da garrafa. Faa pequenos furinhos no fundo e coloque terra. Em seguida, plante as sementes ou as mudas e s cultivar com cuidado. Como suporte podemos usar caixas de ovos para que no fiquem diretamente no cho e, de tempos em tempos, estes suportes podero ser substitudos, pois podem apodrecer com a umidade que escorre do excesso da gua pelos furinhos da garrafa. Atividade 8 Planejamento integrado para Educao Infantil Exerccio de estudo para o/a professor/a 8. a) Levantar a seguinte questo: Como globalizar a Educao Ambiental aos contedos curriculares e s atividades desenvolvidas rotineiramente na escola? Para professores da Educao Infantil poderemos apresentar alguns exemplos: Exemplo 1: Quando trabalhamos o tema TERRA, poderemos trabalhar noes de espao, tamanho, cor, motricidade fina em atividades prticas com argila ou desenhos, plantio, observao, expresso oral, etc, realizando atividades que envolvam e desperte o interesse da criana sobre o assunto trabalhado. importante disponibilizar materiais como livros e revistas para manuseio das crianas, onde podem encontrar gravuras referentes ao tema em questo. Exemplo 2: Quando trabalhamos o tema NATUREZA poderemos realizar atividades que desenvolvam noes de tamanho, forma, cor, espessura, sensibilidade - tato, olfato, viso, audio, paladar...

Atividade 9 Apresentao de sugestes sobre confeco de materiais diversos para Educao Infantil Sugestes de materiais confeccionados pelo professor ou pelas crianas, para desenvolver atividades que possibilitem trabalhar as reas (o ideal trabalhar de forma interdisciplinar onde diversas reas so envolvidas nas atividades - os exemplos so separados por rea apenas por uma questo de classificao a qual estamos acostumados e habituados - ao mesmo tempo: afetiva, vivncia em grupo, comunicao...): Afetiva: Confeco de cartes para datas comemorativas utilizando: caixas de leite ou suco e papelo de caixas enfeitando-os com cola e serragem, cola e palitinhos, colagem com papel de revista, colagem com retalhos de tecido, etc... Vivncia em Grupo: Confeco de painis sobre papel pardo utilizando colagens de gravuras, confeco de quebra-cabeas e jogos de memria, bolas de meia para brincadeiras de ovo podre ou o limo entrou na roda.... Comunicao: Confeco de microfones, confeco de fichas com gravuras grandes de pessoas realizando alguma tarefa, as quais as crianas devero interpretar o que elas esto fazendo e imita-las... Movimento: Confeco de paus com fitas de papel ou de tecido, confeco de bambols com pedaos de mangueira velha, confeco de pesos com garrafas descartveis cheias de areia para realizar diversas atividades de educao Fsica, confeco de chocalhos e tambores com latas... Necessidades: Confeco de cartazes que apresentem as necessidades bsicas dos seres vivos: alimentao, moradia, higiene. Criatividade: Atividades artsticas utilizando sucata: forrar potes com materiais variados, colagens em painis, recorte de embalagens e montagem de lbum. rea Cognitiva: Atividades de observao de elementos naturais com registro aps observao. Exemplo: observao de sementes germinando (utilizar sementes variadas que podero ser plantadas em potes de embalagens); observao da vegetao da escola percebendo classificando quanto a grande/pequeno, alto/baixo, fino/grosso, liso/spero - o registro oral ou grfico destas observaes muito importante. rea Sensorial: Confeco de saquinhos de pano contendo objetos diferentes para brincar de descobrir pelo tato - o que est no saquinho, confeco do livrinho do tato (vrias fichas de papelo com elementos colados), realizar atividades de mmicas (imitando animais, profisses, atividades de higiene), colocar em potes alguns elementos com cheiro para as crianas descobrirem o que est no pote (pote com caf, com vinagre, com ervas cheirosas). rea Espacial: Confeco de fitas com unidades de medidas (ex: 10 palmas da mo) e medir objetos diversos, medir crescimento de plantas com dedinhos, inventar mapas de tesouro (esconder algo no ptio do colgio e apresentar o mapa previamente preparado para as crianas procurarem o tesouro), contar quantos passos dados de um determinado lugar at outro, deitar no cho da sala e desenhar com giz o perfil da criana e da professora e medir... rea Temporal: Atividades que utilizem ontem, hoje e amanh - Confeco de cartazes de como estava o tempo ontem, como est o tempo hoje e como as crianas acham que estar o tempo amanh. Confeco de um calendrio mensal para ser apresentado a cada incio do ms. Observar a hora do relgio (confeccionado) quando as crianas entram em sala de aula e como est o relgio na hora em que saem (a professora o modifica). rea de Anlise e de Sntese: Confeco de dobraduras simples e observar: era assim e ficou assim, confeccionar um cartaz de animais filhotes e outro de animais adultos observando como eram e como ficaram (pode ser com gravuras de crianas e de adultos) e fazer comparaes. Confeccionar jogos com seqncia lgica classificando por tamanho, por fatos. Coletar sucata em geral e classific-la quanto ao seu material: plstico, papel, papelo, etc. Figura fundo: Confeco de um painel contendo diversas gravuras e brincar de procurar um determinado elemento ou objeto. rea Psico-Motora: Confeccionar jogos de memria, quebra-cabeas, realizar atividades de recorte, colagens, montagens em espaos predeterminados pela professora, confeccionar fichas com ordens esclarecidas s crianas e apresent-las seqencialmente para que as crianas executem (ex: fichas de bater palmas, bater o p, piscar os olhos, emitir algum som pela boca, etc.). Esquema Corporal: Confeccionar um boneco com roupas velhas preenchendo-as com jornal, confeccionar mscaras de papel para a cabea, confeccionar um grande quebra-cabea com as partes do corpo. Brincar, de dois a dois, de espelho (o que um faz o outro imita). Motricidade Ampla: Realizar atividades de corrida, competies, rodas cantadas, utilizando objetos confeccionados com sucata: corrida com garrafas de peso leve (dependendo o tamanho da criana por

pouco peso na garrafa) - jogos com bolas de meia. Motricidade Fina: Confeccionar contas com canudinhos e enfiar em cordes para fazer colares, rasgar e picar papel de revista colado-os em espaos pr-determinados, executar bordados com retalhos de l em cartes perfurados pela professora. Atividade 10 - sugestes de materiais didticos gerais com sucata: Confeco do professor: - Fantoches com caixas, massa de papel jornal, bolas de jornal forradas com meia de nylon, ps de meias velhas . Os fantoches podem ser confeccionados utilizando os materiais j citados para formar a cabea do personagem. Utiliza-se retalhos de tecido para o corpo dos fantoches. Fantoches com vara utilizando copinhos de iogurte, sacos de papel, caixinhas. - Livros com cartolina usada ou papelo de caixas contendo: gravuras, nmeros e respectivas quantidades, materiais naturais para tato (areia, folhas, razes...), linhas e formas geomtricas. - Brinquedos com caixas, garrafas plsticas, embalagens em geral - bilboqus, carrinhos, chocalhos, caixas enfeitadas. - Cartazes com cola (ou grude) com p de caf passado seco, areia, serragem. - Quebra-cabeas com gravuras de jornais ou revista. - Mini-hortinhas com garrafas descartveis. - Minhocrio com garrafas descartveis. - Jogo de boliche com bolas de meia e garrafas descartveis. - Massinha de modelar caseira. - Maquetes de casas. - Pincis com l, corda, esponja, algodo, penas de galinha. - Televiso de caixa de papelo. - Quadrinhos "negros" para uso das crianas - s pintar um retalho de chapa de eucatex com tinta preta ou verde. - Marionetes com a parte interna do rolo de papel higinico. - Carimbos com madeira e cordo; e mbiles com elementos naturais. Atividade 11 Atividade criadora - Confeccionar brinquedos com sucata Disponibilizar para os/as educandos/as sucatas em geral (lixo seco limpo) bem como materiais bsicos como cola, tesoura, arame, cordo, etc., e deixa-los livres para criarem brinquedos com sucata. Depois, realizar uma exposio

Vous aimerez peut-être aussi