Vous êtes sur la page 1sur 13

A baixa qualidade da educao no Brasil e seus impactos na inovao e na competitividade do pas.

Leonardo Junior Ecco


1

Escritrio de Inovao Tecnolgica(EIT) Universidade Federal de Mato Grosso Cuiab MT Brasil

Instituto de Computao Universidade Federal de Mato Grosso Cuiab MT Brasil

Resumo: A prtica da inovao no ambiente empresarial traduz o esforo gerencial em competitividade e resultado. No Brasil a baixa qualidade da Educao formal vem comprometendo no s a competitividade do pas, mas, principalmente a prtica da inovao dentro das empresas. O objetivo deste trabalho apresentar, por meio da anlise de diversos autores, como o quadro atual da educao no Brasil vem comprometendo a produtividade das empresas e interferindo na qualidade dos processos inovativos, que advm da produo de conhecimento e at mesmo da absoro de conhecimento externo nas empresas. 1. Introduo 1.1 Conceituao da inovao e a relevncia da educao bsica para os processos inovativos A inovao constitui um dos mais importantes pilares da competitividade das empresas. Existem diversas instituies que conceituam e descrevem a inovao no nvel empresarial. Universalmente aceito o conceito desenvolvido pela Organizao para Cooperao Econmica e Desenvolvimento no Manual de Oslo, no Brasil traduzido pela FINEP. O Manual de Oslo a principal fonte internacional de diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras da indstria. Inovao, segundo a definio contida no Manual, :
(...) a implementao de um produto (bem ou servio) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo mtodo de marketing (mercadolgico), ou um novo mtodo organizacional nas prticas de negcios, na organizao do local de trabalho ou nas relaes externas.

Derivando deste conceito as diversas instituies que trabalham a temtica no mbito das empresas trazem tambm seus conceitos e derivaes: Para o SEBRAE, segundo seu Guia de Diretrizes de 2007 para atuao na rea (Inovao e Tecnologia) inovao
a concepo de novo produto ou processo de produo, bem como a agregao de novas funcionalidades ou caractersticas ao produto ou processo que implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado.

J em sua Cartilha do programa FAA DIFERENTE lanada em 2009 a inovao uma forma de as empresas se tornarem mais competitivas no mercado e mais lucrativas para o empresrio e sua equipe de colaboradores. Percebe-se cada vez mais uma aproximao da conceituao com a percepo dos empresrios demonstrando a preocupao das entidades em desmistificar o tema, seno vejamos, o que foi possvel perceber do depoimento de um empresrio (Haroldo Cabral, empresa EMBAFORT, 2009)1:
Inovao criar algo til, novo e diferente e que d resultados para a empresa. Ela acontece quando o conhecimento aplicado na prtica (tecnologia), quando h interesse econmico. Existe o foco em melhoria continua para agregao de valor. Ela parte da curiosidade em buscar a melhoria, da criatividade que deve encontrar um ambiente propicio onde o risco e o erro sejam permitidos e aceitveis.

Inovar sob essa tica gerar ou encontrar ideias, selecion-las, implement-las e comercializ-las. Para que a inovao acontea consenso de um dos principais seno, o principal insumo, o capital humano, ou seja, a atuao intelectual e cognitiva dos colaboradores, absorvendo conhecimento, gerando e reproduzindo ideias. Rodrigues, Dahlman & Salmi, apontam que quanto mais inovadora a empresa mais ela dependente do capital humano para gerao de solues e produtos. E quanto mais ela investe e capacita seu capital humano, mais inovadora e competitiva se torna:
Uma empresa que usa tecnologias avanadas tende a empregar trabalhadores mais qualificados, que compreendem e podem operar as novas tcnicas. Ao mesmo tempo, empregados capacitados podem melhorar o desempenho tecnolgico e a competitividade da firma, contribuindo assim para o seu potencial criativo.

E na educao bsica, especialmente quanto aos anos de escolaridade que aparece o grande diferencial do capital humano para as empresas que so inovadoras:
Nas firmas que se caracterizam pela adoo de estratgias competitivas com base em inovao e na diferenciao dos produtos, a mdia de formao escolar quase dois anos maior do que nas empresas especializadas em produtos padronizados. Por sua vez, a mdia de escolaridade dos trabalhadores na segunda categoria est um ano acima da mdia nas empresas que no diferenciam os seus produtos e tm menor produtividade. (Rodrigues, Dahlman & Salmi),

Entrevista com Haroldo Cabral, proprietrio da empresa EMBAFORT em depoimento disponvel em vdeo no ano de 2009, Acervo SEBRAE

Abaixo segue tabela comparativa capturada no mesmo estudo com trs tipos de empresas pesquisadas pelo IPEA em 2005 na qual aparece a diferenciao relativa ao nvel de escolaridade entre as empresas inovadoras e aquelas que no inovam:

Figura 1: Mdia de salrios, escolaridade e permanncia de trabalhadores nas empresas brasileiras por tipo de grupo competitivo em 2000 (Capturada em Rodrigues, Dahlman & Salmi, 2008) 2. Fundamentao Terica 2.1 A relao entre Educao e Inovao O diagrama, apresentado por Cavalcanti (2005) correspondente uma parte do Mapa estratgico da Industria 2007-2015 demonstra a relao de causa e efeito entre uma slida base educacional e o desenvolvimento da inovao nas empresas.

Figura 2 Diagrama Educao vs Inovao (Cavalcanti, 2005)


3

Em sntese, um dos principais fatores para a prtica inovadora a existncia de profissionais altamente capacitados nas indstrias. Rodrigues, Dahlman & Salmi (2008) afirmam que para qualquer tipo de inovao, o capital humano e a qualificao do trabalhador representam claramente um insumo essencial para estimular a novidade, produtividade e a competitividade. 2.2 A situao atual da Educao brasileira Considerando que o capital humano o insumo bsico da inovao e que o nvel de educao est diretamente relacionado com a qualidade dos profissionais disponveis para as empresas, percebe-se que nesse ponto que o Brasil vem perdendo competitividade com pases que disputam conosco posies de destaque no mercado global. Dados da UNESCO apontam que a educao bsica no Brasil, apesar de muitos avanos nas ltimas dcadas, especialmente quanto a universalizao do acesso, ainda encontrase muito aqum do aceitvel para um pas que pretende ser competitivo. Dados do Relatrio de Monitoramento de Educao para Todos de 2010, apresentados sucintamente por Akita (2010) em peridico de So Paulo demonstram a atual situao:
...apesar da melhora apresentada entre 1999 e 2007, o ndice de repetncia no ensino fundamental brasileiro (18,7%) o mais elevado na Amrica Latina e fica expressivamente acima da mdia mundial (2,9%). O alto ndice de abandono nos primeiros anos de educao tambm alimenta a fragilidade do sistema educacional do Brasil. Cerca de 13,8% dos brasileiros largam os estudos j no primeiro ano no ensino bsico. Neste quesito, o Pas s fica frente da Nicargua (26,2%) na Amrica Latina e, mais uma vez, bem acima da mdia mundial (2,2%). Na avaliao da Unesco, o Brasil poderia se encontrar em uma situao melhor se no fosse a baixa qualidade do seu ensino. Das quatro metas quantificveis usadas pela organizao, o Pas registra altos ndices em trs (atendimento universal, igualdade de gnero e analfabetismo), mas um indicador muito baixo no porcentual de crianas que ultrapassa o 5 ano. Problemas que a educao brasileira ainda enfrenta, a estrutura fsica precria das escolas e o nmero baixo de horas em sala de aula so apontados pelos tcnicos da Unesco como fatores determinantes para a avaliao da qualidade do ensino.

Se comparado a outros pases, a escolaridade mdia dos brasileiros a partir dos 15 anos muito baixa, mesmo entre pases da Amrica Latina. O grfico apresentado na figura 3 apresenta o nmero mdio de anos de escolaridade de diversos pases, o que confirma a atual situao no Brasil:

Figura 3 - Escolaridade mdia dos brasileiros a partir de 15 anos, 1960 e 2000 (BID, 2006 capturado em Rodrigues, Dahlman & Salmi, 2008) 2.3 O dficit educacional no Brasil como limitador da inovao Dada a relevncia da inovao para a promoo da competitividade em nvel macro do Brasil em relao ao mercado internacional e micro para a crescimento sustentado das empresas faremos uma breve anlise de uma das principais dificuldades verificadas entre as empresas inovadoras ou que pretendem inovar que o dficit qualitativo existente na educao da mo-de-obra disponvel hoje no Brasil. Tendo em vista que a principal atividade empresarial que leva a inovao a de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) h que se considerar que este relativamente baixo no Brasil em relao a outros pases. Quando se aprofunda nos motivos deste baixo investimento, percebe-se que h no Brasil um dficit muito alto entre a necessidade das empresas e a disponibilidade de profissionais qualificados para atuarem em tais atividades. Se considerarmos as empresas que possuem atividades de P&D, segundo Arruda, Vermulm & Hollanda, apenas metade dos trabalhadores envolvidos com tais atividades possui curso superior e somente 7% tem ps-graduao. Percebe-se segundo os autores, que a dotao de pessoal qualificado dedicado s atividades de P&D, mesmo em grandes empresas e empresas transnacionais revela modstia nos investimentos em tais atividades e pouca ambio quanto aos seus resultados. Devido a revoluo nos sistemas fabris de diversas empresas no mundo nos ltimos anos, h uma exigncia intelectual crescente, onde a contribuio dos empregados inovao passa a depender no s do treinamento formal, mas tambm do conhecimento emprico adquirido no prprio trabalho, o que subjetivamente, indica a necessidade de
5

uma melhor educao formal, para entendimento de manuais, interpretao de procedimentos e atuao crtica na eficincia dos processos. Negri (2006), aponta em seu estudo que:
as caractersticas relacionadas mo-de-obra, tais como escolaridade, experincia e diversidade de formaes dentro da firma possuem influncia significativa sobre a inovao tecnolgica das firmas e sobre sua capacidade em assimilar conhecimentos produzidos externamente.

Alm disso os resultados obtidos por meio do seu estudo evidenciaram o fato de que:
...a transferncia de tecnologia seja entre pases ou entre firmas depende no apenas da existncia de oportunidades tecnolgicas, mas tambm da capacidade de aprendizado das firmas ou dos pases receptores da tecnologia. Essa capacidade, por sua vez, tem estreita relao com o perfil da mo-de-obra, especialmente com a qualificao, e com os esforos tecnolgicos prprios das firmas.

Desta forma, Negri formulou o esquema abaixo, indicativo sobre a capacidade de absoro de conhecimento nas empresas brasileiras, fator este considerado preponderante para a inovao:

Figura 4. Quadro - Capacidade de Absoro: Definio e fatores determinantes (Negri, 2006) Percebe-se analisando o esquema apresentado pela autora que existe uma relao direta entre a capacidade inovativa da empresa e a qualificao da mo-de-obra utilizada. Esta capacidade de absoro e especialmente de produo do conhecimento advm, em grande parte, da capacidade cognitiva desenvolvida pela mo-de-obra ao longo dos ensinos fundamental, mdio e superior. A qualidade da educao formal, desde o ensino bsico de fundamental importncia para preparar os trabalhadores para inovar. Rodrigues, Dahlman & Salmi (2008) apontam que embora existam outras maneiras de formar o capital humano, como o
6

treinamento desenvolvido pelas empresas, a inovao depende em grau muito elevado da educao ministrada aos empregados pelo sistema pblico.
O treinamento (costumeiramente) usado para nivelar o campo de atuao em vez de expandir a produtividade e a eficincia dos trabalhadores com relao outras empresas do mesmo setor ou de outros pases. Um sistema educacional mais competente, que proporcionasse uma slida formao bsica, permitiria s empresas redirecionar seus recursos e treinamentos para o aperfeioamento de habilidades tcnicas especficas que pudessem estimular um maior grau de inovao no local de trabalho.

Dados da Pesquisa industrial de Inovao Tecnolgica PINTEC 2008 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos FINEP, do Ministrio da Cincia e Tecnologia demonstram que, dentre as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas que implementaram inovaes est a falta de pessoal qualificado conforme apresenta o grfico abaixo, extrado integralmente da pesquisa:

Figura 5. Problemas e obstculos das empresas que implementaram inovaes, por atividade no Brasil entre 2006-2008 (PINTEC 2008) Por fim, corroborando com os dados e estudos acima mencionados, analisa-se uma pesquisa elaborada pela Confederao Nacional da Industria (CNI) de abril de 2011 denominada Sondagem Especial Falta de Trabalhador Qualificado para a Industria cujo objetivo foi apresentar como o problema da educao formal tem impactos negativos sob o desempenho e consequente inovao das industrias nacionais. A
7

pesquisa mostrou que 69% das indstrias passam pelo problema de qualificao do trabalhador. Dentre os principais problemas desta falta de qualificao esto os abaixo relacionados:

Figura 6. Principal efeito da falta de trabalhadores qualificados* (SONDAGEM ESPECIAL | Publicao da Confederao Nacional da Indstria CNI, Publicao Abril de 2011) * Percentual sobre o total de empresas que tm problemas com a
falta de trabalhadores qualificados

Alm dos impactos diretamente relacionados com a Inovao radical (desenvolver novos produtos 23% e adquirir e absorver novas tecnologias 21%) percebe-se que os itens mais indicados pelos empresrios pesquisados buscar eficincia e reduzir desperdcios 70% e garantir e melhorar a qualidade dos produtos fabricados 63% impactam at mesmo a inovao incremental em produtos e processos. Tal cenrio alm de comprometer a competitividade da indstria nacional no curto prazo, submete as empresas brasileiras a um quadro de baixa produo intelectual, gerando um crculo vicioso de aquisio de tecnologia e conhecimento estrangeiro a prpria empresa comprometendo sua sustentabilidade e tornando-a eternamente dependente de produo e aquisio de conhecimento externo. A Pesquisa tambm apontou as principais providncias adotadas pelos empresrios para compensar a falta de qualificao dos trabalhadores:

Figura 7. Aes para enfrentar a falta de trabalhador qualificado* (SONDAGEM ESPECIAL | Publicao da Confederao Nacional da Indstria CNI, Publicao Abril de 2011) * Percentual sobre o total de empresas que tm problemas
com a falta de trabalhadores qualificados e possuem mecanismos para enfrentar o problema

Ao realizar a qualificao do trabalhador na prpria empresa, surge novamente o impacto negativo da m qualidade da educao formal existente no pas:

Figura 8. Principais dificuldades para qualificar os trabalhadores* (SONDAGEM ESPECIAL | Publicao da Confederao Nacional da Indstria CNI, Publicao Abril de 2011) * Percentual sobre o total de empresas que tm dificuldade para qualificar os trabalhadores 9

Desta forma, percebe-se que o impacto da falta de qualidade do ensino no Brasil determinante para limitar o desempenho das empresas nacionais e consequentemente a capacidade inovativa no Brasil. 3. Anlise comparativa Para Arruda, Vermulm & Hollanda, para potencializar a inovao no Brasil necessrio que haja mais investimentos e o estmulo em atividades de P&D no mbito das empresas. Todavia, estas atividades necessitam de pessoal qualificado, escasso e caro no mercado de mo-de-obra nacional. Percebe-se segundo os autores, que a dotao de pessoal qualificado dedicado s atividades de P&D, mesmo em grandes empresas e empresas transnacionais revela modstia nos investimentos em tais atividades e pouca ambio quanto aos seus resultados. A limitao imposta pela qualidade do ensino no Brasil juntamente com a diversidade de formaes dos trabalhadores e do tempo de experincia que possuem, impacta a absoro de tecnologias estrangeiras conforme releva Negri e esta limitao est diretamente relacionada com a capacidade de aprendizado dos trabalhadores . Quanto ao treinamento aplicado nas prprias empresas, independente do nvel e quantidade aplicados, uma educao fundamental, mdia e superior de qualidade essencial para a formao de uma massa de mo-de-obra capaz de promover o desenvolvimento e as inovaes em produtos e processos, tal como apontam Rodrigues, Dahlman & Salmi. A falta de qualidade do ensino no Brasil histrica e crnica e dentre outros fatores ocorre pela falta de sinergia entre as polticas pblicas desenvolvidas pelo ministrio da educao, cincia e tecnologia e de desenvolvimento. Alm disso, falta, segundo Ioshpe, um projeto estratgico de nao que se d de duas maneiras:
A primeira que a viso de futuro que essas naes (que possuem um projeto estratgico que envolve a educao) perseguem o elemento primeiro e fundamental a nortear as aes de governantes e lideranas da sociedade civil da rea educacional. Assim como a infraestrutura, a tributao, as relaes exteriores e muitas das demais reas que so responsabilidade de governantes, a educao no funciona autonomamente: ela se subordina a um projeto de pas. A segunda que no apenas o objetivo educacional est atrelado ao objetivo econmicoestratgico, mas tambm o tipo de educao priorizada determinado pelo caminho escolhido pelo pas para atingir seu objetivo de crescimento. Esse modelo de crescimento, por sua vez, deriva de uma srie de caractersticas e vantagens comparativas especficas do pas em questo.

Para exemplificar a adoo de estratgias nacionais de educao, o autor apresenta os casos da China e da Irlanda no desenvolvimento de polticas pblicas de educao vinculadas com o plano de desenvolvimento destes pases:
Tanto a China quanto a Irlanda (por exemplo) buscam se desenvolver, mas optando por caminhos bastante distintos. A China, com seu enorme territrio e populao, quer ser a fbrica do mundo, comeando pelos itens de baixo valor agregado e gradualmente subindo os degraus necessrios rumo s indstrias mais desenvolvidas. Seu sistema educacional acompanha e abastece a empreitada: a educao bsica da provncia de Xangai recentemente ficou em primeiro lugar no mundo no teste Pisa, e nas universidades o governo faz um esforo concentrado para repatriar os cientistas de origem chinesa que hoje trabalham nas grandes

10

universidades ocidentais. A China preserva sua indstria, interfere no cmbio e exporta para o mundo. A educao chinesa rgida, tradicionalista, competitiva. J a Irlanda um pas pequeno demais para adotar estratgia semelhante. No fim dos anos 80, transformou-se em uma nao de grande abertura para o mundo e com baixos impostos. Valeuse de um ativo importante falar ingls para atrair empresas globais. Preocupou-se em ter uma populao qualificada em todos os nveis: at hoje, tanto no ensino secundrio quanto no universitrio, o aluno pode escolher entre uma escola acadmica, que leva universidade, e uma escola vocacional profissionalizante, que leva, tambm no ensino superior, a institutos tcnicos. O jovem sai do sistema educacional com uma educao de ponta, quer ele v ser cientista e advogado ou gerente de banco e agente de viagens. Poder trabalhar, com competncia e criatividade, nas empresas estrangeiras que adotam a Irlanda como base europeia.

Todos os estudos apresentados apontam para um consenso de que, definitivamente, para potencializar a presena do Brasil dentre as naes que contribuem para o mercado global como fornecedor de solues e conhecimentos, necessria uma reformulao na qualidade do ensino, desde as sries iniciais at os cursos de ps-graduao. Esta reformulao imperativa no s para aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras a nvel mundial, mas tambm para que os processos inovativos estejam presentes de maneira mais constante e permanente. 4. Concluses e opinies Este artigo buscou analisar as relaes existentes entre inovao e educao no Brasil. Analisando os estudos apresentados foi possvel verificar que a qualidade educacional essencial para a produo de capital humano e deste advm a principal matria-prima para a inovao que o conhecimento. A educao oferecida hoje no Brasil no vem contribuindo nem para os nveis de desempenho exigidos pelas empresas nacionais, muito menos para fazer frente a competio em nvel mundial. H que se reconhecer que nas ultimas dcadas houveram muitas evolues, porm aqum das necessidades exigidas conforme confirmam os estudos realizados pela Confederao Nacional das Indstrias. Desta forma, o Sistema Nacional de Inovao, deve considerar a possibilidade de incluir de forma efetiva a participao do Ministrio da Educao e seus rgos subordinados de forma a propor um projeto estratgico de pas, tal como vem sendo praticado em outros pases em igual nvel de desenvolvimento do Brasil, conforme aponta Ioschpe. A construo deste projeto estratgico para a educao tal como vem sendo realizada a muito tempo em outros pases, fundamental para que o Brasil a longo prazo possa alavancar a qualidade da mo-de-obra disponibilizada hoje s empresas e diversos estudos das entidades patronais como a Confederao Nacional da Industria, Confederao Nacional do Comercio, etc. apontam para esta direo. A nfase dada neste artigo educao como fator preponderante para a inovao feita, pois entendemos que, somente uma pessoa bem formada, com alto conhecimento cognitivo, clareza de ideias e com bons conhecimentos multidisciplinares ter as competncias bsicas para analisar criticamente a sua realidade.
11

Seja no trabalho, em casa, em sua comunidade, no pas e no mundo, com uma base educacional de qualidade ela ter condies de propor novas ideias, novas realidades, enfim gerar a inovao imprescindvel para o futuro de qualquer empresa e para os desafios presentes e futuros para o mundo no sculo que se inicia. Este artigo no pretende esgotar as possibilidades de anlise que o tema proporciona, devendo ser tratado de maneira mais abrangente e conclusiva em trabalhos posteriores. 5. Referncias AKITA, ERIC. Qualidade da educao no Brasil ainda baixa, aponta Unesco. Estado, So Paulo-SP, 19/01/2010. Capturado em
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,qualidade-da-educacao-no-brasil-ainda-e-baixa-apontaunesco,498175,0.htm . Acessado em 08/04/2012.

ARRUDA, M.; VERMULM, R.; HOLLANDA, S. Inovao tecnolgica no Brasil: a indstria em busca da competitividade global. So Paulo: Anpei, 2006. 115 pginas CAVALCANTE , CARLOS ROBERTO ROCHA. Educao e inovao: o papel e o desafio das engenharias na promoo do desenvolvimento industrial, cientfico e tecnolgico. Parcerias Estratgicas, Volume 10, N 21, 2005 Capturado em: seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/view/.../255 . Acessado em 24/03/2012 CONFEDERAO NACIONAL DA INDSTRIA (CNI). Sondagem Especial: Falta de trabalhador Qualificado na Indstria. Brasilia-DF, Ano 9 N 02, Abril/2009 IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Pesquisa Industrial de Inovao Tecnolgica: Anlise dos Resultados. Rio de Janeiro: IBGE, 2008. IOSCHPE, Gustavo. O que o Brasil quer ser quando crescer? Disponvel em: http://www.imil.org.br/artigos/o-brasil-quer-ser-quando-crescer/. Acessado em 09/04/2012 NEGRI, FERNANDA DE. Capitulo 4 - Determinantes da inovao e da capacidade de absoro nas firmas brasileiras: qual a influncia do perfil da mo-de-obra?. In: Instituto de Pesquisa Economica Aplicada (IPEA),Organizadores: De Negri, J. A.; Negri, F. de; Coelho, D. Trabalho, Emprego e Exportao. Brasilia-DF: IPEA, 2006, data de publicao. 101. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS PARA A EDUCAO, A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), REPRESENTAO NO BRASIL. Monitoramento dos Objetivos de Educao para Todos no Brasil. Brasilia-DF, Editora Moderna, 2010. 36 pginas
12

ORGANIZAO PARA COOPERAO ECONMICA E DESENVOLVIMENTO DEPARTAMENTO ESTATSTICO DA COMUNIDADE EUROPIA. TRADUO: PAULO GARCHET. Manual de Oslo: Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretao de Dados sobre Inovao Tecnolgica. Brasilia-DF: Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, 2004. 136 pginas. RODRIGUEZ, A.; DAHLMAN, C.; SALMI, J. Conhecimento e inovao para a competitividade. Braslia: Banco Mundial; Confederao Nacional da Indstria (CNI), 2008. 334 pginas. SERVIO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE - Termo de Referncia: Atuao do Sistema SEBRAE em acesso Inovao e Tecnologia, 1 Edio. Brasilia-DF, Editora SEBRAE, 2007. 28 pginas SERVIO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE / ASSOCIAO NACIONAL DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS INOVADORAS ANPEI Cartilha Faa Diferente: Inovar um timo negcio, 1 Edio. Brasilia-DF, Editora SEBRAE, 2009. 32 pginas

13

Vous aimerez peut-être aussi