Vous êtes sur la page 1sur 5

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE

Biologia Celular, Molecular e Gentica. Roteiro de Estudo Clula Eucaritica

Tamanho das clulas


Clulas Macroscpicas observadas a olho nu (ovo). Clulas Microscpicas - observada ao microscpio (Hemcias).

Organizao estrutural dos seres pluricelulares.

Clulas Tecidos rgo Sistemas Organismo

De acordo com o seu ciclo de vida as clulas so classificadas em trs tipos: Clulas lbeis: por dividirem constantemente, possuem um ciclo de vida curto. Ex: espermatozides, vulos, hemcias. Clulas estveis: so aquelas que duram meses e at anos. S se dividem, originando outras, se for preciso. Ex.: clulas sseas Clulas permanentes: so aquelas que se dividem apenas durante a formao embrionria. Ex.: msculo esqueltico cardaco e tecido nervoso.

Clula Eucaritica Animal Trs componentes principais: Ncleo Que constitui um compartimento limitado por um envoltrio nuclear. Citoplasma Outro compartimento envolvido por membrana plasmtica. Membrana plasmtica e suas diferenciaes.

Membrana plasmtica Caractersticas: Dupla camada de fosfolipdeos com protenas inseridas. Permevel e seletiva Proteo da clula.

O Citoplasma Maior poro da clula. Constitudo por um material semifluido, gelatinoso, chamado hialoplasma. Ficam imersas as organelas celulares, estruturas que desempenham funes vitais diversas, como digesto, respirao, excreo e circulao. A substncia mais abundante do hialoplasma a gua. O ncleo da clula Botnico escocs Robert Brown (1773 -1858) Observou um corpsculo chamou de ncleo (do grego nux = semente ). Maior estrutura da clula animal. Cromossomos - genes (material gentico). Portador dos fatores hereditrios(transmitidos de pais para filhos) e o regulador das atividades metablicas da clula.

Organelas citoplasmticas

As mitocndrias
Forma de basto. Funo respirao celular e a produo de energia. Equao do processo da respirao celular: Glicose + gs oxignio gs carbnico + gua + energia

Os ribossomos
Estrutura Globosa, no-membranosa. Maiores que os das clulas procariticas, mas realizam a mesma funo. Funo produo (sntese) de protenas. Eles tanto aparecem isolados no citoplasma, como aderidos ao retculo endoplasmtico.

O reticulo endoplasmtico
Estrutura constituda por um sistema de canais e bolsas achatadas. Tipos: Retculo endoplasmtico rugoso (RER). Responsvel pelo transporte de substncias e produo de protenas, uma vez que apresenta ribossomos aderidos ao longo de suas paredes. Retculo endoplasmtico Liso (REL).

Conjunto de canais, sem ribossomos, responsvel pelo transporte de substncias e produo de lipdios.

Complexo golgiense

Estrutura Conjunto de bolsas membranosas. Funo Recebe e armazena substncia. Ex: protenas

Os centrolos
Estrutura Dupla no membranosa em forma de cilindro, sendo um perpendicular ao outro. Os cilindros so formados por microtbulos. Funo Diviso celular. Durante esse processo os centrolos orientam o deslocamento dos cromossomos, eles tambm so responsveis pela formao de clios e flagelos das clulas.

Os lisossomos

Estrutura - globosa e membranosa. Funo digesto celular. Quando a clula engloba uma partcula alimentar que precisa ser digerida, os lisossomos se dirigem at ela e liberam as enzimas lisossomais que contm. Veja o esquema abaixo.

Variabilidade na forma das clulas eucariticas


Determinante da forma de uma clula sua funo especfica. Outros determinantes: Citoesqueleto presente em seu citoplasma, A ao mecnica exercida por clulas adjacentes e a Rigidez da membrana plasmtica

Vous aimerez peut-être aussi