Vous êtes sur la page 1sur 5

INTRODUAO:

A esquistossomose mansnica popularmente conhecida como barriga dgua uma doena de distribuio mundial que acomete milhares de pessoas todo ano. causada pelo agente etiolgico denominado (esquistossoma mansoni) que habita a corrente sangunea do seu hospedeiro definitivo, possui ciclo biolgico do tipo heteroxnico, dependendo de hospedeiros intermedirios para completar seu ciclo biolgico, um helminto complexo que possui duas formas larvrias, miracidio e cercarias esta patologia esta intimamente ligada com varias complicaes severas de humanos infectados pelo parasita como ascites, insuficincia heptica grave, hipertenses e hepatoesplenomegalia.
Caractersticas biolgicas: Agente etiolgico: A esquistossomose uma infeco parasitaria causada por um helminto denominado de schistossoma (schisto=fenda+soma=corpo), corpo em forma de fenda. Existem trs espcies s.japonicum, s.haematoium e s.mansoni este ltimo o principal causador da esquistossomose no brasil. O s. mansoni Pertencente a classe trematdea, ordem digenea, famlia schistossomatidae, gnero schistossoma, espcie schistossoma mansoni. Que vive e se desenvolve para sua forma adulta nos vasos sanguneos do fgado e intestino. uma complicao que se d pela localizao dos parasitos nas vnolas da parede do intestino grosso, sigmide e reto, com sintomas predominantemente intestinais. Nas formas mais graves, h hepatoesplenomegalia, hipertenso do sistema porta ou outras manifestaes patolgicas. No Brasil, a doena conhecida popularmente por xistossomose, xistosa, doena dos caramujos, molstia de Piraj da Silva, barriga dgua. Ciclo biolgico: O ciclo biolgico do tipo heteroxenico, pois o parasita necessita de hospedeiros intermedirios (caramujos) para completar seu ciclo no hospedeiro definitivo (homem) Modo de transmisso: A partir de cinco semanas aps a infeco o homem pode excretar ovos viveis de s.mansoni nas fezes, permanecendo assim durante muitos anos . Os caramujos infectados liberam cercarias durante toda sua vida, que varia de semanas ate trs meses (s v s/MS). Os ovos liberados pelo homem infectado em meio aquoso eclodem liberando uma larva ciliada com grande capacidade de locomoo chamada de miracidio, se o meio contiver caramujos os miracidios os infecta e desenvolve-se nos seus organismos para uma outra forma larvria a cercaria que deixa o caramujo e infecta o homem se o mesmo entrar em contato com o ambiente contaminado por essa larva. A cercaria penetra atravs da pele do individuo e dentro do seu corpo vai se instalar nos vasos sanguneos do fgado e intestino onde se desenvolve para sua forma adulta e gera suas principais complicaes clinicas.

Profilaxia: Varias medidas so extremamente para a preveno da esquistossomose mansonica como: tratar as guas que serviro para operaes domesticas, no defecar em lugares prximos de reservatrios de gua, controlar a populao de caramujos principalmente os intermedirios confirmados do s.mansoni como: o biomphalaria glabrata,biomphalaria straminea e biomphalaria tenagophila. Pois sem esses hospedeiros intermedirios o s.mansoni no consegue se desenvolver para sua forma infectante humana a cercaria.

Caracterstica clinica: A esquistossomose uma doena de evoluo crnica, de gravidade variadaCausada pelo trematdeo schistossoma mansoni que no homem vive nos vasos sanguneos do fgado e intestino. Fonte (secretaria de vigilncia em sade/MS) As manifestaes clinicas, so em geral causadas por diversos fatores como: a carga parasitaria,o grau de evoluo do parasita no hospedeiro,do tratamento institudo ao infectado,da sua forma de manifestao assintomtica ou sintomtica de sua resposta imunolgica contra o parasita.so fatores relativos a cada indivduo pois cada ser apresenta um quadro clinico ligeiramente diferente de outro indivduo contaminado. Clinicamente a esquistossomose mansonica e classificada em: fase aguda e crnica, posteriormente cada fase e subdividida em: Fase aguda: Dermatite cercariana: corresponde a fase de penetrao da larva (cercaria) atravs da pele do individuo, pode apresentar-se assintomtica ou com dermatite urticariforme, com erupo papular, eritema, edema e prurido podendo durar ate 5 dias aps a infeco. Esquistossomose aguda ou febre de katayama: aps trs a sete semanas de exposio o individuo pode apresentar quadro caracterizado por alteraes gerais que correspondem a sintomas com febre, anorexia, dor abdominal e cefalia. Com menor freqncia o paciente pode referir-se a diarrias, nuseas, vmitos e tosse seca. Ao exame fsico pode ser encontrado hepatoesplenomegalia e ao exame laboratorial o surgimento de eosinofilia elevada e bastante sugestiva quando esta associada a dados epidemiolgicos. Fase crnica: Esquistossomose crnica inicia-se apartir dos 6 meses aps a infeco podendo durar vrios anos.nessa fase pode aparecer os sinais que indicam a progresso da doena para diversos rgos do corpo podendo atingir graus extremos de severidade

como:hipertenso pulmonar e portal,ascite e ruptura de varizes do esfago . as manifestaes clinicas da fase crnica da esquistossomose podem aparecer de acordo com qualquer uma das seguintes formas: Tipo 1 ou fase intestinal : caracteriza-se por diarrias repetidas podendo ser mecossanguinolentas com dor ou desconforto abdominal mas tambm pode apresentar-se de maneira assintomtica; Tipo2 ou forma hepatointestinal: caracteriza-se por diarrias e epigastralgia. Ao exame fsico, o paciente apresenta hepatomegalia, podendo-se notar palpaes nodulaes que nas fases mais avanadas dessa forma clinica, correspondem a reas de fibrose decorrentes de granulomatose Peri portal ou fibrose de symmers; Tipo 3 ou forma hepatoesplenica compensada- caracteriza-se por apresentar hepatoesplenomegalia. As leses perivasculares intra- hepticas so em quantidade suficiente para gerar transtornos na circulao portal com certa hipertenso que provoca obstruo passiva do bao. Nessa fase inicia-se a formao de circulao colateral e de varizes do esfago, com o comprometimento do estado geral do paciente; Tipo 4 ou forma hepatoesplenica descompensada- e a forma mais grave da doena responsvel pela grande maioria dos bitos por esquistossomose mansoni. Caracteriza-se por fgado volumoso ou j contrado pela fibrose perivascular, esplenomegalia, ascite, circulao colateral, varizes do esfago, hematmese, anemia acentuada, desnutrio e quadro de hiperesplenismo. Formas ectpicas da esquistossomose mansoni: A esquistossomose mansoni pode atingir vrios rgos alem do fgado e intestino, como corao, pulmo, bao. A forma ectpica da esquistossomose mais perigosa e a neuroesquistossomose onde o comprometimento do sistema nervoso est na dependncia da presena dos ovos ou dos vermes adultos nos parnquimas cerebral, medular ou no espao subaracnideo. O comprometimento enceflico mais raro na esquistossomose mansnica, mais freqente na esquistossomose j a p n i c a. O schistossoma mansoni alcana o crebro quando h hipertenso portal, pois existe desvio do fluxo venoso intra-abdominal para o sistema da cava superior. Fonte (revista neurocincia, edio 2001). Complicaes: A principal complicao da esquistossomose mansoni a hipertenso portal, pois essa complicao pode gerar hemorragias ascites e insuficincia heptica severa. A hipertenso porta causada quando h uma grande intensidade de parasitas nos vasos porta sanguneos e tambm quando o individuo est infectado pelos dois sexos do schistossoma. Os ovos depositados na luz do vaso e os prprios parasitas quando em excesso eleva a presso porta culminando em vrios problemas srios.

Caractersticas epidemiolgicas: A esquistossomose mansoni endmica em cinqenta e dois pases da America do sul, do caribe, da frica e da regio oriental do mediterrneo. Constituindo grande problema de sade pblica essa endemia esta associada, pobreza e ao baixo desenvolvimento econmico que gera a necessidade de utilizao de guas naturais contaminadas para o exerccio da agricultura, trabalho domstico e/ou lazer. Estimouse o numero de portadores da infeco por schistossomose mansoni no Brasil baseando-se no resultado de exames parasitolgicos de fezes realizados pela fundao nacional de sade nos anos de 1996 e 1997 e os dados de populao de 18 estados da federao no levantamento do IBGE. Objetivos da Vigilncia epidemiolgica referente esquistossomose mansonica: Evitar a ocorrncia de formas graves da doena e bitos; reduzir a prevalncia da infeco e impedir a expanso geogrfica da endemia. A fim de se evitar a instalao de focos urbanos, importante manter a vigilncia ativa nas periferias das reas urbanas, em virtude do grande fluxo migratrio para as cidades. Fonte (revista da sociedade brasileira de medicina tropical) Definio de caso: Todo individuo residente e/ou procedente de rea endmica para esquistossomose com quadro clinico sugestivo das formas agudas, crnicas, ectpicas ou assintomtico com historia de contato com as colees de guas onde existe o caramujo eliminando cercarias. Todo suspeito deve ser submetido ao exame parasitolgico de fezes. Fonte (secretaria de vigilncia em sade/MS)

Saneamento ambiental: As aes de saneamento ambiental so reconhecidas como as de maior eficcia para as modificaes de carter permanente das condies de transmisso da esquistossomose e incluem: coleta e tratamento de dejetos, abastecimento de gua potvel, instalaes hidrulicas e sanitrias, aterros para eliminao de colees hdricas que sejam criadouros de moluscos, drenagens, limpeza e retificao de margens de crregos e canais, construes de pequenas pontes, etc. essas aes devero ser simplificadas e de baixo custo, a fim de serem realizadas em todas as reas necessrias. . Fonte (secretaria de vigilncia em sade/MS)

Consideraes finais: Conclui-se que a esquistossomose mansonica uma patologia que merece ateno especial, pois bastante endmica em vrios pases onde pode manifestar-se silenciosamente na sua forma assintomtica, tambm ocasionando varias outras complicaes srias que pode levar o infectado a bito, esta intimamente ligada a educao higinica da populao e nvel scio econmico, j que populaes menos favorecidas economicamente tende a no ter saneamento bsico adequado.

Referencias bibliogrficas: Revista da sociedade brasileira de medicina tropical Secretaria de vigilncia em sade/MS2000 Revista. Sade pblica so Paulo, 21(4)1987 Mem.int. Oswaldo cruz, rio de janeiro, vol 78 1983 Secretaria de vigilncia em sade/MS, artigo de atualizao 2003

Vous aimerez peut-être aussi