Vous êtes sur la page 1sur 11

CNEPC

Centro Nacional de Estudos em Psicanlise Clnica http://cnepc.blogspot.com

CURSO DE PSICANLISE

Disciplina

ACONSELHAMENTO TERAPUTICO

Introduo ao Aconselhamento Indiretivo

Assunto da aula

Professor

Dr. David J. P. Pecis


Psiclogo Clnico de abordagem Psicanaltica Especialista em Terapias Integrativas e Complementares http://davidpecis.blogspot.com davidpecis@hotmail.com

CNEPC - Curso de Formao em Psicanlise Clnica Aconselhamento Teraputico


Rio de Janeiro, 2012.

Prof. Dr. David J. P. Pecis, Psiclogo Clnico, Psicanalista e Terapeuta Natural.

CNEPC - Curso de Formao em Psicanlise Clnica Aconselhamento Teraputico


INTRODUO AO ACONSELHAMENTO TERAPUTICO O ato de dar e receber conselhos muito antigo e remonta os primrdios da vida em sociedade. Esta prtica no passado era desempenhada pelos ancios, pelos sbios da tribo, que aconselhavam os mais novos, orientando-lhes em suas dificuldades e limitaes para que conseguissem superar os obstculos inerentes a vida. Ainda hoje vemos esta prtica muito comum e bem difundida em todas as sociedades humanas, sobretudo no Brasil, que devido as suas caractersticas de proximidade entre as pessoas, o que no se v em outros pases, as pessoas acabam exacerbando esta caracterstica de contar suas vidas pra outrem e esperar destes um bom conselho. O conselheiro por sua vez precisa estar numa esfera a qual convencionaremos chamar de campo do suposto saber, afinal, ningum em s conscincia pediria conselhos aquele que sabidamente acreditamos no ter condies de nos orientar. Este campo do suposto saber o local ideal onde se encontram os mdicos, os psiclogos, os psicanalistas, os pastores e todos os outros profissionais aos quais recorremos quando estamos com conflitos ou dificuldades. No necessariamente eles possuem este conhecimento, ou tm a resposta que procuramos, mas precisamos acreditar que eles possuem, e isso ameniza nossa angstia. Muitas vezes imputamos sobre eles a funo de nos dar uma idia brilhante ou mostrar um caminho que ns no conhecamos para podermos sair daquela situao conflitante. Para que sejam bons conselheiros de extrema relevncia que procurem manter uma conduta que reforce este status de suposto saber, para tal, se espera do que aconselha, que ele (ou ela) seja integro, sbio, tenha habilidades para o ouvir, que seja paciente, honesto e respeitoso. Dar conselhos faz parte do processo psicoteraputico praticado por Psiclogos e Psicanalistas, inclusive sendo utilizada na teraputica Freudiana. O aconselhamento representa em si uma sntese de vrias diretrizes correlatas que se desenvolveram nos campos da educao, sade mental, servio social e psicologia. Entre as vrias definies dadas por diferentes autores, eles parecem concordar que o aconselhamento se destina a proporcionar ajuda a indivduos normais, a fim de remover obstculos ao seu timo desenvolvimento. O aconselhamento pretende ajudar o indivduo a lidar

Prof. Dr. David J. P. Pecis, Psiclogo Clnico, Psicanalista e Terapeuta Natural.

CNEPC - Curso de Formao em Psicanlise Clnica Aconselhamento Teraputico


satisfatoriamente com os problemas reais, a soluo para conflitos plenamente conscientes, acompanhados da chamada ansiedade normal. Neste aspecto devemos ter em mente que o aconselhamento s ser eficaz para tratar de contedos conscientes, e jamais ser empregada com sucesso num processo mental inconsciente.

TIPOS DE ACONSELHAMENTO Dentre os mais diversos tipos de aconselhamento existentes, que envolve desde ordenar, proibir, exortar, sugerir e orientar, as formas mais comuns de aplicao so: MTODO DIRETIVO: O orientador dirige a entrevista, seleciona os tpicos, define os problemas, sugere solues e planos de ao, sendo o indivduo agente expectador de seu prprio aconselhamento. Este modelo no se faz o mais indicado se aplicado terapeuticamente, pois facilita a dependncia do sujeito figura do conselheiro, perdendo, ao longo do tempo, a capacidade de resolver seus problemas sozinhos. MTODO INDIRETIVO (ou no diretivo): O conselheiro/orientador dirige a entrevista que visa o amadurecimento emocional e no apenas solues de problemas imediatos, focaliza o contedo emocional expresso pelo cliente, proporciona atmosfera propcia para autodeterminao por parte do orientado. Nada impede que durante o curso normal de um aconselhamento, um ou outro mtodo seja empregado de acordo com situaes reais para o momento, todavia, extremamente indicado que a nfase do processo se d no mtodo indiretivo.

FUNDAMENTAO TERICA DO ACONSELHAMENTO O Aconselhamento como forma de terapia (Aconselhamento Teraputico) baseia-se nos estudos e nas obras de Kurt Lewin em sua Psicologia Topolgica, em Allport e sua Interpretao Social no desenvolvimento da personalidade e no conceito bio-social da personalidade (Situacionismo) proposto por Gardner Murphy.

Prof. Dr. David J. P. Pecis, Psiclogo Clnico, Psicanalista e Terapeuta Natural.

CNEPC - Curso de Formao em Psicanlise Clnica Aconselhamento Teraputico


ATUAO DO ORIENTADOR O orientador/conselheiro deve afastar-se do autoritarismo e da vaidade, ambos so enganos que corrompem a essncia do aconselhamento e cegam aquele que orienta. A neutralidade deve ser praticada, de modo que as decises sejam tomadas pelo orientando e respeitadas pelo orientador. No cabe ao orientador dizer faa ou no faa, estas concluses devem ser alcanadas pelo prprio sujeito que est sendo orientado. No cabendo em hiptese alguma, qualquer interferncia do conselheiro, que baseando-se em suas opinies pessoais contrarie as decises do orientando, ainda que naquele momento, a deciso lhe parea negativa. Por exemplo, se o orientando concluir que ira divorciar-se, no cabe ao terapeuta, nem ao Psiclogo ou Psicanalista dizer no faa isso ou induzir que no faa, impondo o que achamos que seria o melhor para o cliente. Espera-se que o orientador tenha uma atitude de gestor, onde ele quem administra a sesso, investigando as causas dos problemas, sugerindo pausas, argumentando, expondo possveis solues etc, porm jamais colocando sua opinio ou sua vontade diante da do orientando.

ETAPAS DO ACONSELHAMENTO 1 Rapport o ponto de partida. 2 Obteno de auto-conhecimento orientando atravs dos testes feitos pelo orientador conhece suas limitaes, fraquezas, etc. 3 Conselho de Planos de Ao O orientador s da sua opinio se o orientando pedir, ou quando este toma um caminho prejudicial a ele. 4 Encaminhamento Indicao de Instituio especializada para melhor ajustar o indivduo.

TECNICAS APLICADAS 1- PERSUASIVAS 2- INTERPRETATIVAS 3- EXPLANATRIAS 4- INFORMATIVAS

Prof. Dr. David J. P. Pecis, Psiclogo Clnico, Psicanalista e Terapeuta Natural.

CNEPC - Curso de Formao em Psicanlise Clnica Aconselhamento Teraputico


DESENVOLVIMENTO DO ACONSELHAMENTO TERAPEUTICO Obteno exaustiva de dados, interpretao dos dados pelo orientador, nfase no diagnstico e prognstico.

FASES a) b) c) d) e) f) Anlise Sntese Diagnstico Prognstico Aconselhamento Seguimento

CARACTERSTICAS Sequncia flexvel, interdependncia.

TCNICAS ANALTICAS Recursos usados para colher dados de vrias fontes do orientando. Neste caso, nossa principal tcnica analtica ser a escuta Psicanaltica.

FONTES Questionrios, testes de conhecimentos gerais ou especficos, informaes de professores, pais, colegas e do prprio orientando.

INSTRUMENTOS Fichas cumulativas, autobiografias, entrevistas e questionrios

AVALIAO o processo de procura de um padro de caractersticas. Estabelece relaes significativas entre os dados coletados; formula interpretaes, investiga fatores etiolgicos em caso de desajustamento.

Prof. Dr. David J. P. Pecis, Psiclogo Clnico, Psicanalista e Terapeuta Natural.

CNEPC - Curso de Formao em Psicanlise Clnica Aconselhamento Teraputico


FASES DA AVALIAO Identificao de problemtica, descobertas das causas, indicao de ao.

PROBLEMTICAS Problemas Profissionais, educacionais, pessoais, familiares, econmicos, dependncia fsica/qumica/afetiva, conflitos psquicos, falta de conhecimento, angstia da escolha e outros.

ERROS DA AVALIAO Conhecimento inadequado da natureza do comportamento, erros de mensurao, ou de interpretao dos instrumentos, influncia das condies pessoais do orientador.

OBJETIVOS DO ACONSELHAMENTO NO-DIRETIVO 1 Lidar com o orientando como pessoa e no como problema. 2 Proporcionar maior independncia, integrao e amadurecimento.

FUNDAMENTOS BSICOS DO ACONSELHAMENTO 1 Concepo filosfica positiva e otimista da natureza humana. 2 Concepo filosfica democrtica no setor das relaes humanas. 3 Convico nos recursos do indivduo para solucionar seus prprios problemas. CARACTERSTICAS: 1 O orientando assume a responsabilidade. 2- O orientando dirige a entrevista. 3 Segue-se o centro de referncia do orientando. 4 nfase no contedo emocional e na relao (rapport)

Prof. Dr. David J. P. Pecis, Psiclogo Clnico, Psicanalista e Terapeuta Natural.

CNEPC - Curso de Formao em Psicanlise Clnica Aconselhamento Teraputico


ATITUDE DO ORIENTADOR: Aceitao Compreenso Respeito Permissiva Objetivando confiana orientando.

nas

possibilidades

de

autodeterminao

do

ATUAO DO ORIENTADOR: Compreende Clarifica Sente e percebe com o orientando Reflete o contedo emocional Penetra no mundo psicolgico do orientando UTILIZA-SE QUANDO O ORIENTANDO APRESENTA: 1 Estado de tenso emocional 2 Capacidade de lidar com os elementos de sua situao vital 3 Desejo de receber ajuda 4 Inexistncia de deficincias orgnicas

CAMPOS DE APLICAO DA ORIENTAO NO-DIRETIVA 123456Administrao Ensino Psicoterapia Individual Psicoterapia em grupo Ludoterapia Aconselhamento Profissional, Educacional e Vital

CATEGORIA DAS RESPOSTAS DO ORIENTADOR E REFORAMENTO As respostas dadas pelo Orientador/Conselheiro no devem ser dadas ao acaso, pois elas constituem parte vital do aconselhamento e devem ser empregadas meticulosamente com fins de promover reflexes e estimular o cliente a encontrar a soluo do problema.

Prof. Dr. David J. P. Pecis, Psiclogo Clnico, Psicanalista e Terapeuta Natural.

CNEPC - Curso de Formao em Psicanlise Clnica Aconselhamento Teraputico


AS RESPOSTAS PODEM SER CLASSIFICADAS COMO: AVALIATIVAS Expem a avaliao do orientador sobre o contedo apresentado pelo cliente. INTERPRETATIVAS Auxiliam o cliente a interpretar uma situao ou questionamento. INTERROGATIVAS Promovem o prolongamento do debate e levam o cliente a buscar uma resposta a questo proposta pelo orientador. ANIMATIVAS / SUPORTATIVAS Promovem nimo no cliente. COMPREENSIVAS Transmitem sua compreenso ao que o cliente est passando, vivendo ou relatando.

REFORAMENTO Segundo a teoria de Skinner, pai do comportamentalismo, comportamentos adequados necessitam ser reforados e comportamentos inadequados necessitam ser punidos, a fim de condicionar-mos algum a reproduzir os comportamentos que desejamos. Skinner criou a teoria do estmulo-resposta em Psicologia e, apesar de suas idias estarem um tanto quanto ultrapassadas, ainda podem ser utilizadas para compreender o mecanismo mais rudimentar do aprendizado e, a idia do reforamento ainda se mostra bastante eficaz na educao. Um reforo pode ser: Positivo ou Negativo, e visam atenuar um comportamento, enquanto que a punio sempre negativa e visa reduzir um comportamento. Num exemplo de uma criana que no quer comer sua comida, podemos empregar um reforo positivo dando a ela uma bala caso ela coma tudo, ou podemos dar uma chinelada caso ela no coma. Em ambos os casos buscamos que ela realize a ao de comer. A punio comumente associada ao reforo negativo, pois ambos so vinculados estmulos negativos, todavia, a finalidade do reforo negativo reproduzir um comportamento, enquanto que a punio busca reduzi-lo. Este conceito de REFORAMENTO pode e deve ser empregado como ferramenta do aconselhamento, levando o cliente a compreender os comportamentos que ele precisa evidenciar e reproduzir, ao mesmo tempo que evidencia aqueles que ele precisa evitar ou suprimir. Exemplo de resposta INDIRETIVA INTERROGATIVA que visa promover um reforo negativo:

Prof. Dr. David J. P. Pecis, Psiclogo Clnico, Psicanalista e Terapeuta Natural.

CNEPC - Curso de Formao em Psicanlise Clnica Aconselhamento Teraputico


Ento segundo o que voc est me dizendo voc um incapaz, ou seja, fraco demais para conseguir superar essa dor? Exemplo de resposta INDIRETIVA ANIMATIVA que visa promover reforo positivo: Parabns! isso a, eu tenho certeza que voc consegue! A PUNIO A PARTE DA TEORIA COMPORTAMENTALISTA DE SKINNER QUE NO DEVE SER EMPREGADA NUM ACONSELHAMENTO INDIRETIVO, PELO SIMPLES FATO DE QUE NO MODO INDIRETIVO O ORIENTADOR EXPECTADOR DA RELAO E NO DEVE JAMAIS ORDENAR, MANDAR OU PUNIR. DIAGNSTICO E TESTES PSICOLGICOS Em alguns pases do mundo, sobretudo na Europa, a questo do DIAGNSTICO no se evidencia prelazia de nenhuma categoria profissional, sendo permitido ao Psicanalista diagnosticar NEUROSES, PSICOSES e PERVERSES, todavia no Brasil, essa questo bastante polmica, pois ainda que exista este direito, outras classes, sobretudo a dos mdicos e psiclogos, tentam a todo custo limitar a ao dos demais profissionais, que acabam por se tornar subordinados deles. O Projeto de Lei do Ato Mdico, Projeto de Lei do Senado N 268/2002 (PLC n 7.703-C/2006) diz o seguinte: Art. 4 - So atividades privativas do mdico: 1 Diagnstico nosolgico privativo do mdico, para os efeitos desta Lei, restringe-se determinao da doena que acomete o ser humano, aqui definida como interrupo, cessao ou distrbio da funo do corpo, sistema ou rgo, caracterizada por no mnimo 2 (dois) dos seguintes critrios: I agente etiolgico reconhecido; II grupo identificvel de sinais ou sintomas; III alteraes anatmicas ou psicopatolgicas. 2 No so privativos do mdico os diagnsticos funcional, cinsiofuncional, psicolgico, nutricional e ambiental, e as avaliaes comportamental e das capacidades mental, sensorial e perceptocognitiva. 7 O disposto neste artigo ser aplicado de forma que sejam resguardadas as competncias prprias das profisses de assistente social, bilogo, biomdico, enfermeiro, farmacutico, fisioterapeuta, fonoaudilogo, nutricionista, profissional de educao fsica, psiclogo, terapeuta ocupacional e tcnico e tecnlogo de radiologia. No Brasil, o uso de testes psicolgicos e o diagnstico psicolgico constituem funes privativas do psiclogo, conforme dispe a lei 4.119/62.

Prof. Dr. David J. P. Pecis, Psiclogo Clnico, Psicanalista e Terapeuta Natural.

10

CNEPC - Curso de Formao em Psicanlise Clnica Aconselhamento Teraputico

Desse modo, a fim de evitar problemas jurdicos aconselhvel ao Psicanalista e ao Terapeuta de modo geral, no realizar Diagnstico nem Aplicar Testes Psicolgicos para qualquer fim. Ao invs de empregar a palavra DIAGNSTICO sugerimos o termo substituto AVALIAO ou ANAMNESE.

ALGUNS PROBLEMAS E POSSVEIS SUGESTES A entrevista de aconselhamento representa uma relao sui generis, cujo significado para cliente pode ter inmeras conotaes; dessas dependem, frequentemente, o sucesso ou o fracasso do caso. As percepes do indivduo com relao a pessoa do orientador, o significado das suas comunicaes no-verbais e a simbolizao de suas experincias devem ser considerados e compreendidos. O conhecimento a respeito do responsvel pela indicao ou encaminhamento fornecem uma pista para se conhecerem as expectativas do cliente. PROBLEMAS: Pessoas que trazem expectativas positivas, tendo como exemplo o tratamento de algum conhecido; Estudante mandado pelo Diretor do colgio por causa de indisciplina; Pessoas com fracasso amoroso, traz consigo medo, apreenso etc; Indivduos dependentes, se o conselho o agrada ento seguido, seno desprezado e o orientador passa a ser visto como incapaz; Pais que esperam receber uma frmula mgica para transformarem seus filhos d noite para o dia.

SUGESTES: Seja discreto; Fale somente o necessrio; Oua com ateno; Procure deixar o orientando vontade; Conquiste paulatinamente a confiana do orientando antes de dar-lhe conselhos; Mantenha uma postura imparcial e de aceitao do problema trazido pelo orientando; Seja sbio e sobretudo; Jamais aconselhe com base no faa o que eu falo mas no faa o que eu fao, seja o exemplo.

Prof. Dr. David J. P. Pecis, Psiclogo Clnico, Psicanalista e Terapeuta Natural.

11

Vous aimerez peut-être aussi