Vous êtes sur la page 1sur 3

I.N.R.

I e seus muitos significados


Publicado: setembro 4, 2012 em Conhecimento Antigo, Teorias da Conspirao Tags:Cristianismo, INRI, teorias da conspirao

Um dos mais conhecidos simbolos do cristianismo sem dvida a cruz, no vou me prender ao significado da cruz nessa matria, deixando isso para um prximo tpico, hoje iremos juntos pesquisar sobre as origens de um outro simbolo ou representao que est quase sempre presente ao simbolo da cruz, a inscrio I.N.R.I. Todo cristo sabe que o seu significado judico-cristo : Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum Ou seja, Jesus de Nazar Rei dos Judeus , isso o que nos ensinado atravz dos vrios anos e pelas mais diferentes autoridades do clero . O que no nos ensinado que as iniciais I.N.R.I j eram usadas a muito tempo,bem antes do incio da era crist. I.N.R.I um tetragrama que pode ter vrios significados dentro dos diversos nveis hierrquicos existem dentro dos ensinamentos da gnose ou sociedades de conhecimento, e vem de tempos muito antigos, e seguramente uma palavra de significados hermticos . Apenas para citar alguns desses vrios significados e para entender melhor suas origens e seus prpositos, um dos mais conhecidos talvz seja o termo usado pelos Rosa-Cruz : Igne Natura Renovatur Integra o qual traduzido do Latin vem a ser : A Natureza Totalmente Renovada pelo Fogo, para alguns esotricos o fogo muitas vezes representado pelo Sol. Esse significado Rosa-Cruz apenas um de vrios existentes. alegado que os persas antigos usavam o tetragrama INRI como uma definio ou aforismos diferenciados :

Ignem Natura Regenerando Integrat. , Igne Natura Renovatur Integrat e Igne Nitrum Roris Invenitur Aparentemente a sigla INRI no foi uma inveno judico-crist ( alis, como muitas outras ) , o uso do tetragrama j era conhecido e usado pelos antigos egpcios, entre os pris e at mesmo entre os maias e astecas onde curiosamente o deus Sol era conhecido como INTI. Alguns estudiosos do as mais diversas explicaes sobre o tetragrama, cada qual querendo vender o seu peixe , como Eliphas Levi que afirmava INRI ser um mantra sagrado onde se entendia Isis Naturae Regina Ineffabilis . No livro Christianity and American Freemasonry, de W.J Whalen , existe uma citao ao tetragrama em um grau do Rito Escocs Antigo e Aceito que diz : Da palavra INRI, escrita na Crux Ansata sobre o assento do Mestre, muitos significados so atribudos ( traduo livre chaos d.c ). Curiosamente Crux Ansata no um simbolo com origens judico-crist, suas origens remotam o antigo egto, onde ela mais conhecida como Ankh , e vista em quase todas as representaes religiosas egpcias at agora conhecidas. Um outro significado de origens no totalmente esclarecidas seria um onde o tetragrama INRI seria usado como a representao em hebrico dos quatro elementos : Iam (gua), Nour (fogo), Ruach (ar) e Iabeshah (terra). Como podemos analizar, as incias I.N.R.I tem origens e significados variados e at mesmo controverso no que diz respeito ao seu uso judico-cristo, de todos os significados conhecidos ( provavl que existam muitos mais ) talvz o que mais chama ateno seja o usado pelos jesutas que diz : Justum Necare Regis Impios , que significa : Justo Matar os Reis mpios.

Essa matria foi compilada a partir de vrios livros, textos e escritos facilmente encontrados na internet, dos quais eu cito como principais fontes de pesquisas : http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/ensaios/thor_4.htm http://www.archeo.uj.edu.pl/saac/12/12.8.pdf http://www.ceismael.com.br/oratoria/dicionario-de-latim.htm#INRI Livro : Christianity and American Freemasonry, William Joseph Whalen,1958

Vous aimerez peut-être aussi