Vous êtes sur la page 1sur 13

Anlise de projetos para unidades de conservao, usando lgica fuzzy

SANDRO MEDEIROS
FUNASA

RENATO

DE

MELLO

FAPESC

PIO CAMPOS FILHO


UDESC

Resumo
Este trabalho apresenta um mtodo para a anlise de projetos candidatos implantao em Unidades de Conservao, que usa a operao dos principais indicadores da economia, sociologia e ecologia, por meio da lgica fuzzy. So estruturadas rvores de deciso no modo top-down, onde as entradas so os indicadores primrios e cada output resultado de operaes lgicas em um bloco de regras do tipo se, e, ou, ento. A lgica fuzzy foi escolhida em funo da sua transparncia para operar as informaes, permitindo aos decisores uma clara compreenso sobre as conseqncias decorrentes das decises tomadas ao longo do processo de anlise. Como objeto de anlise, foi considerada a possibilidade da implantao de um projeto turstico em uma rea de restinga pertencente ao Estado de Santa Catarina. O resultado da aplicao do mtodo mostra que ele capaz de indicar aos decisores os nveis de apropriao de um projeto especfico s condies dadas.

Palavras-chave
Anlise de projetos, apoio deciso, lgica fuzzy, Unidades de Conservao, indicadores.

Analysis of projects in conservation units, using fuzzy logic


Abstract
This work presents a method for projects analyses, which are applying for implantation in Conservation Units, which operates economics, sociology, and ecology indicators by fuzzy logic. Top-down decision trees are structured, where the entries are the primary indicators and each output is the result of logic operations in a block of rules with operators if, and, or, so. The fuzzy logic was chosen due to its transparency when operating the information, allowing the stakeholders to clearly understand the consequences caused by the decisions made throughout the analysis process. The possibility of implanting a tourist project was considered as object of analysis, in an area that belongs to the state of Santa Catarina, Brazil. The State government has already showed the intention of building a ecological park in such area. The result of the utilization of the method shows that it can show the stakeholders the levels of adequacy of a specific project to the given conditions.

Key words
Project analysis, decision support, fuzzy logic, Conservation Units, indicators.

Produo, v. 17, n. 2, p. 317-329, Maio/Ago. 2007

317

Sandro Medeiros; Renato de Mello; Pio Campos Filho

INTRODUO
A avaliao de sustentabilidade ambiental de um empreendimento considera como os aspectos econmicos e sociais deste empreendimento interferem no ambiente fsico e ecolgico em que est inserido. Nas avaliaes de viabilidade de implantaes de projetos em Unidades de Conservao (UCs), a vericao da apropriao de cada projeto, e do conjunto de projetos, envolve analisar individualmente cada aspecto que possa ser impactado e tambm os resultados previstos das combinaes destes efeitos. As decises sobre aceitar ou no as implantaes dos projetos devem ser tomadas com base em critrios claros e denidos democraticamente. Este trabalho pretende contribuir para apoiar este tipo de deciso, com um modelo de organizao e operao de critrios que torne a deciso convel, baseada em indicadores abrangentes e inteligveis para decisores no especialistas. Os mtodos atuais de anlise de projetos buscam diminuir as incertezas das decises, principalmente quanto alocao de recursos e retorno de investimentos. Como essas incertezas ocorrem tanto no ambiente econmico, como no social e no ecolgico, verica-se a necessidade de integrar todo o contexto da avaliao do projeto. Estes mtodos de apoio deciso so, em sua maioria, de difcil operao e entendimento por parte dos decisores no especialistas. Entender tambm os custos e benefcios socioambientais envolvidos acaba se tornando uma questo vital para aqueles que tm a tarefa de tomar a deciso, tanto no mbito dos interesses privados como para os gestores dos servios e bens pblicos. No processo de anlise de projetos de investimento prtica corrente considerar os indicadores ambientais e sociais como critrios acessrios ou secundrios. A anlise socioambiental feita ainda de forma esttica, como uma avaliao momentnea sobre os dos impactos do empreendimento. O modelo aqui apresentado foi desenvolvido para atender necessidade de se avaliar de forma transparente tanto as questes ambientais, econmicas e sociais como tambm a inevitvel interdependncia que cada um destes critrios exerce sobre os demais, fornecendo assim uma viso de futuro mais prxima da realidade que os projetos devem enfrentar. A questo central que se busca entender a vericao do nvel de apropriao de um empreendimento, que foi proposto para implantao em uma Unidade de Conservao do Estado de Santa Catarina. O estudo de caso para validao do modelo a anlise da implantao de complexo turstico no Parque do Rio Vermelho, rea pertencente ao Estado de Santa Catarina. Os fatores ambientais e sociais relativos ao projeto so avaliados conjuntamente com o fator econmico, tornando possvel minimizar as incertezas inerentes sua implantao e possibilitando uma deciso mais segura.
318
Produo, v. 17, n. 2, p. 317-329, Maio/Ago. 2007

A crescente demanda por planos de manejo das Unidades de Conservao (UCs) traz consigo a necessidade de se planejar no s a infra-estrutura dos servios disponveis, mas a prpria razo de sustentabilidade do sistema em funo da capacidade de suporte de cada UC. No caso do Parque do Rio Vermelho, a implantao do projeto implica em exercer presso sobre reas ambientalmente ainda preservadas que sofrem demanda social e econmica por seu uso. Inmeros trechos de litoral brasileiro j perderam atrativos ecolgicos que constituiriam atrativos para projetos tursticos e de preservao, resultando no s na degradao do ecossistema, mas tambm extinguindo as potencialidades econmicas e sociais que poderiam advir com a realizao de empreendimentos. Normalmente, isto ocorre devido falta de uma anlise acerca do nvel de apropriao do projeto ao ecossistema, economia e sociedade local e regional. Os projetos que esto dentro de condies de sustentabilidade podem facilitar o desenvolvimento econmico de uma regio e tambm proteger o ecossistema.

O FUTURO DAS UNIDADES DE CONSERVAO


Nos processos usuais de avaliao de investimentos, a anlise de um projeto implica em avaliar as incertezas quanto ao seu retorno e seus impactos. Essas incertezas podem ser tanto de carter nanceiro (anlise tradicional) como tambm de carter ambiental e social, tais como atualmente se requer em agncias de fomento. A deciso sobre o investir ou no, por sua vez, se baseia num criterioso estudo das condies internas e externas inerentes a cada projeto. Por isso, a anlise de projetos se torna um problema ainda mais relevante e complexo quando se percebe que existe uma ampla gama de indicadores alm daqueles de carter econmico. Isso pressupe que os mtodos tradicionalmente empregados na avaliao do investimento desconsideram parte do amplo espectro de informaes que verdadeiramente fazem parte de cada projeto. Dentro do critrio nanceiro, os mtodos tradicionalmente empregados so; o Valor Presente Lquido (VPL), o Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE) e a Taxa Interna de Retorno (TIR), que buscam basicamente reetir o retorno do uxo de caixa. Para uma anlise mais apurada das condies econmicas do empreendimento deve ser realizada uma abordagem mais criteriosa sobre os campos: Custo do Investimento; Economia Local; Sustentabilidade; e Receita Operacional. A utilizao combinada de critrios ambientais e sociais visa desenvolver uma anlise de projetos mais abrangente e prxima da realidade. Quanto ao critrio ambiental, devem ser considerados conjuntamente os

Anlise de projetos para Unidades de Conservao, usando lgica fuzzy

trs campos para anlise: Riscos ao Meio Ambiente; O mtodo que mostra melhor capacidade de tratar Suporte Bitico e Aspecto Fsico. Quanto ao critrio variveis difusas, em ambiente de informaes incomsocial, devem ser considerados trs campos: Educao; pletas, de baixa qualidade e com variveis fortemente Emprego e Grau de Humanizao. A verificao da aprodependentes, aquele da rvore de deciso top-down, priao de um projeto permite que se olhe para o futuro com operaes entre variveis nos ns feitas por lgica do empreendimento no s em termos econmicos, mas fuzzy (soft decision trees), como proposto originalmente tambm em termos ambientais e sociais no que se refere por Wehenkel (2003). s conseqncias sobre a rea escolhida para implantao. nmeros trechos de litoral brasileiro Para validar o modelo foi feita uma anlise de um projeto turstico, proposta j perderam atrativos ecolgicos que encaminhada ao governo do Estado de Santa Catarina por uma empresa privada. O estudo constituiriam atrativos para projetos aqui apresentado analisa se um projeto est, ou no, apropriado para implantao na UC tursticos e de preservao, resultando para a qual foi desenvolvido.

O MTODO DE ANLISE DA APROPRIAO DE PROJETO

Os mtodos multicriteriais das famlias de programaes matemticas multiobjetivo, de teorias de utilidades multiatributos, de aproximaes hierrquicas e de desagregao de preferncias no permitem operaes com bases mltiplas e representaes difusas, como tambm aponta Zuffo (1998, p. 54-78). Entre as principais correntes multicriteriais, aquelas que obtm melhores resultados nas operaes com variveis difusas so os mtodos de programao estocstica, tais como os Chance-constrained programing (e os de goal programing), ainda que apresentem problemas de formulao do modelo em sistemas complexos e com informaes incompletas, como mostrado por Takyi (1999). Os mtodos que obtm melhores resultados de apoio aos decisores, e que esto sendo mais utilizados, so aqueles da famlia dos Analitic hierarchy process, tais como o prprio AHP, o AHP multiaplicativo e o Expert choice, cujos resultados das snteses de prioridades so as alternativas hierarquizadas. Os processamentos so feitos por estimativas de valores denidos pelos decisores e por comparao de pares de dados, oferecendo resultados prontos aos decisores. restrito quanto s possibilidades de anlises parciais das variveis temticas e em casos de variveis dependentes. Os mtodos baseados nas relaes hierrquicas, tais como os da famlia PROMETHEE, ordenam e buscam otimizaes por meio de relaes de restries, com as mesmas diculdades de operaes de variveis dependentes e com informaes difusas. Os mtodos da famlia ELECTRE tambm tratam os dados como pesos em pares e procuram relaes de concordncia, oferecendo resultados calculados como preferncias hierarquizadas.

no s na degradao do ecossistema, mas tambm extinguindo as potencialidades econmicas e sociais que poderiam advir com a realizao de empreendimentos.

No desenvolvimento e validao do modelo aqui apresentado optou-se pelo aprimoramento deste mtodo. A estrutura foi construda em forma de rvore, onde se procurou primeiramente buscar qual a questo principal a ser respondida e que gera a incerteza. Esta questo ento subdividida em partes componentes e assim em diante, at que as variveis possam ser estimadas diretamente por medies ou avaliaes de especialistas. Diferentemente do mtodo proposto por Wehenkel (2003), que tem os crescimentos e podas de ramos particionados automaticamente, procurou-se uma estruturao do crescimento da rvore em que os critrios de denio de cada n so feitos pelos stakeholders, assim como as podas. Este modelo aqui apresentado trata a deciso como uma combinao de critrios temticos. Cada critrio resultado de combinaes de indicadores, que vo sendo desdobrados em forma de uma rvore de decises, at que um determinado aspecto possa ser avaliado diretamente por especialistas ou por stakeholders. A estruturao da rvore feita no sentido top-down, como apresentada por Janikow (1998), Kothari (2001) e Wehenkel (2003). Os indicadores so avaliados nas suas prprias mtricas e podem assumir formas de variveis lingsticas. As avaliaes de todos os indicadores so transformadas em funes de pertinncia, sendo que as operaes entre critrios diversos (indicadores temticos e de avaliao direta) so realizadas por meio de blocos de regras (se, e, ou, ento), como apresentadas em Troya (1996), Bueno (2003) e Prabhu (2004).
Produo, v. 17, n. 2, p. 317-329, Maio/Ago. 2007

319

Sandro Medeiros; Renato de Mello; Pio Campos Filho

A rvore formada por trs temas: ambiental, econmico e social. Cada um destes temas vai formar os ramos da rvore. Estes ramos, por sua vez, se prolongam quando se trabalha a informa-

o at seu nvel de maior detalhamento. A seguir mostrada, na Figura 1, a rvore desenvolvida para anlise de implantao deste projeto especco no Parque do Rio Vermelho.

Figura 1: rvore de deciso projeto turstico no Parque do Rio Vermelho.

320

Produo, v. 17, n. 2, p. 317-329, Maio/Ago. 2007

Anlise de projetos para Unidades de Conservao, usando lgica fuzzy

A operao de combinao dos indicadores pela lgica fuzzy permite trabalhar as informaes de forma qualitativa, em seus diversos nveis. Isto gera uma transparncia no s na estrutura do mtodo, mas tambm na vericao das possveis interferncias que os dados de entrada exercem sobre o resultado nal. A lgica fuzzy, por sua vez, possibilita gerar e disponibilizar informao aos decisores sem, contudo, determinar uma soluo tima ou a melhor de todas, trabalhando com a informao dos diversos atores ou intervenientes e permitindo vericaes passo a passo do processo. Os indicadores so variveis lingsticas que podem assumir possveis posies em funes de pertinncia, cujas mtricas so denidas pelos decisores em formatos difusos ou discretos, tais como ruim, razovel, bom, e em espaos entre zero e um, como demonstrado por Zimmermann (1996). Indicadores lingsticos so usados para transformar valores reais em valores lingsticos. Os valores possveis de um indicador lingstico no so nmeros, mas simplesmente termos lingsticos. Cada termo lingstico denido por uma funo de pertinncia que associa para qualquer valor do indicador de entrada a sua associao ao termo lingstico. A Figura 2, a seguir, mostra um exemplo de funes de pertinncias de varivel de trabalho. A inferncia fuzzy realizada em blocos de regras que relacionam as operaes de interseo ou unio entre os conjuntos, combinando os critrios de entradas na conformao dos resultados de sada do n. A sada deste bloco de regras um indicador lingstico. A desfuzicao do indicador de sada destes blocos de regras transforma os indicadores de volta ao modo discreto. A escolha do mtodo de desfuzicao depende do contexto da deciso, neste caso de projeto optou-se

pelo mtodo de centro de mximos, que mais recomendado para decises qualitativas. Este mtodo apresenta resultados prximos ao de centro de rea, oferecendo a possibilidade de melhor interpretao grca aos decisores no especialistas. Os blocos de regras contm o controle estratgico do sistema lgico fuzzy. Cada bloco de regras conna todas as regras para um mesmo contexto. Um contexto denido pelas mesmas regras nos indicadores de entrada e de sada. A parte da regra SE descreve a situao, para a qual a regra designada. A parte ENTO descreve a resposta do sistema fuzzy nesta situao. O processamento das regras comea com o clculo da parte SE. O operador tipo do bloco de regras determina qual mtodo usado. Os operadores usualmente utilizados so do tipo MIN-MAX, MIN-AVG e GAMMA. Neste trabalho adotou-se o operador tipo MIN-MAX, pois as restries de entradas so todas de combinaes de conjuntos do tipo E, ou de MNIMOS, com todos os critrios sendo contemplados. No existe a opo OU. As operaes de denio de quais regras sero acionadas so do tipo MXIMOS, buscando as regras que obtiverem os maiores valores. As regras de deciso que combinam os indicadores diretos e temticos so geradas de acordo com as importncias que a varivel de entrada tem na denio da varivel de sada, estabelecidas dentro de uma escala qualitativa e prxima da linguagem humana. Com isso, a anlise ca prxima do que stakeholders e populao em geral encaram como suas prprias verdades. As entradas das informaes sobre como devem ser as inuncias das entradas sobre as sadas so feitas por meio de deslizadores, como na Figura 3. A seguir est um exemplo de bloco de regras gerado, na Figura 4.

Figura 2: Exemplo de funes de pertinncias dos termos e intervalos de discurso de indicadores temticos e do indicador sistmico.

Produo, v. 17, n. 2, p. 317-329, Maio/Ago. 2007

321

Sandro Medeiros; Renato de Mello; Pio Campos Filho

Os resultados obtidos das operaes podem ser representados em formas de funes de pertinncia aos termos predenidos, ou desfuzicados. A opo deste trabalho foi pela desfuzicao usando o mtodo de centro de mximos, como no exemplo da Figura 5. Este mtodo usa apenas os pontos mximos das funes de pertinncia. O valor da desfuzicao determinado ao se encontrar o fulcro onde os pesos so balanceados.

O PARQUE DO RIO VERMELHO


Localizado em uma restinga, na regio norte da ilha de Santa Catarina, o Parque do Rio Vermelho constitui uma rea pblica pertencente ao governo do Estado de Santa Catarina. Ao longo dos seus muitos anos de existncia, o parque teve garantida a manuteno de uma grande rea livre de invases e da expanso imobiliria. Hoje, a rea, candidata a Unidade de Conservao, passa por

presses para que seus espaos tenham uma utilidade ou funo social. H um interesse manifestado, por parte de ONGs e do governo do Estado de Santa Catarina, para que o Parque do Rio Vermelho passe por melhorias para manter-se livre da degradao ambiental. Essas melhorias incluem desde a retirada de contaminaes por espcies exticas, caso dos pinheiros, e replantio de espcies nativas, como a disponibilidade de reas para lazer, esporte e cultura populao. Dentre os projetos que foram apresentados administrao do Parque, foi selecionado um que permitisse a anlise clara dos aspectos ambientais, econmicos e sociais, por ser o que causaria os maiores impactos. O projeto em questo trata-se da implantao de equipamentos e servios orientados para o turismo, em uma parte da rea de onde seriam retirados os pinheiros exticos. Este projeto pode gerar polmicas entre os decisores

Figura 3: Exemplo de entradas para definio de influncias dos indicadores de entrada sobre os de sada.

Figura 4: Regras do Bloco Apropriao do Custo Operacional.

322

Produo, v. 17, n. 2, p. 317-329, Maio/Ago. 2007

Anlise de projetos para Unidades de Conservao, usando lgica fuzzy

e inquietao na populao local e regional, por destinar recursos ambientais pblicos de tima qualidade para usos em atividades empresariais privadas, ainda que apresentem intenes de gerar melhorias na qualidade de vida local, empregos e estmulos econmicos relevantes. Os decisores em questo so os administradores e responsveis pblicos estaduais, municipais, federais, Ministrio Pblico, ONGs de atuao regional e local, bem como os empresrios que apresentam os projetos.

os graus de inuncia estabelecidos em funo da importncia que cada indicador de entrada tem sobre o indicador de sada. Analise Econmica Este indicador temtico da apropriao quanto anlise econmico-nanceira resultado da operao entre os indicadores diretos da Taxa Interna de Retorno (TIR), do Valor Presente Lquido (VPL) e do Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE). Para a TIR, a avaliao do projeto cou em 0,2 baixo, 0,6 mdio e 0,2 alto. Considerando a TIR de outros empreendimentos similares, o projeto em questo prev um valor prximo mdia de mercado. Para o VPL o projeto recebeu as avaliaes de 0,1 baixo, 0,3 mdio e 0,6 alto. Em funo das condies econmicas de queda estimada da inao e previso de aquecimento da economia, o empreendimento projeta um valor presente lquido maior. A avaliao do VAUE foi de 0,1 baixo, 0,5 mdio e 0,4 alto. Uma anlise comparativa do VAUE do projeto com o de outros empreendimentos de mesma categoria e porte mostrou que seus valores esto numa posio de intermediria a alta. O resultado da apropriao quanto anlise econmico-nanceira de 0,6125, que ajustado gera o valor de 65%. Esse resultado mostra que o projeto apropriado em termos do retorno nanceiro pelo investimento feito no empreendimento. O projeto constitui, enm, um bom investimento no que se refere ao retorno de investimentos a serem realizados. Aspecto Fsico O indicador da apropriao quanto ao aspecto fsico

ANLISE DE RESULTADOS
Na anlise da vericao da apropriao do projeto feita a operao entre os conjuntos de pertinncia dos indicadores de entrada (diretos), para denir seus correspondentes indicadores de sada (temticos). Os indicadores de entrada foram obtidos por intermdio da anlise conjunta de pesquisadores e representantes da administrao do Parque Florestal do Rio Vermelho, como teste para o modelo. Em uma situao de aplicao prtica do modelo para suporte deciso, os decisores a serem consultados e que participariam da elaborao e denio das importncias relativas entre variveis, da avaliao dos indicadores diretos e da prpria estruturao da rvore, deveriam ser todos aqueles descritos anteriormente. Os indicadores diretos tiveram seus valores estimados em funo das aes previstas em projeto, denidas com base em informaes fornecidas pela empresa proponente sobre as caractersticas do projeto. As comunidades do entorno foram consideradas, para efeito de teste do modelo, como aquelas presentes na Barra da Lagoa, na Costa da Lagoa e no Rio Vermelho, em Florianpolis, SC. So apresentados a seguir os indicadores de sada, com

Figura 5: Apropriao quanto anlise econmico-financeira.

Produo, v. 17, n. 2, p. 317-329, Maio/Ago. 2007

323

Sandro Medeiros; Renato de Mello; Pio Campos Filho

queles vericados em outros empreendimentos de mesma categoria e porte. A avaliao da atrao de capital privado foi de 0,1 baixo, 0,2 mdio e 0,7 alto. Por se tratar de um setor em franca expanso, o setor turstico tem atrado grande ateno de investidores, principalmente devido ao fato de prever instalao em rea com enormes atrativos ambientais, razoavelmente preservada e livre de invases. Apesar de o setor turstico compreender uma atividade econmica em franca operao de combinao dos indicadores expanso, na regio de implantao no h uma tradio turstica para este pela lgica fuzzy permite trabalhar as tipo de empreendimento. O resultado de 43,74% indica baixa atratividade de informaes de forma qualitativa, em seus investimentos.

obtido da operao fuzzy entre os indicadores diretos dos aspectos da gua, do ar e do solo. O aspecto da gua foi avaliado em 0,1 baixo, 0,3 mdio e 0,6 alto. Existe a possibilidade de contaminao das guas subterrneas e superciais em funo da intensicao do uso da rea, ainda que projeto tenha contemplado as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA, 1999) para atividades em UCs.

diversos nveis. Isto gera uma transparncia no s na estrutura do mtodo, mas tambm na verificao das possveis interferncias que os dados de entrada exercem sobre o resultado final.
A avaliao da apropriao quanto ao aspecto do ar foi de 0,6 baixo, 0,3 mdio e 0,1 alto. Em funo do tipo de empreendimento, turstico, e das caractersticas do parque, foi identicada pouca possibilidade de o empreendimento afetar as condies do ar. O aspecto do solo foi avaliado em 0,1 baixo, 0,2 mdio e 0,7 alto. Como a implantao do projeto est prevista para ocorrer numa rea onde hoje existem espcies exticas, que devero ser erradicadas, e o mesmo prev o plantio de rvores nativas, as condies do solo tendem a melhorar. O indicador apropriao quanto ao aspecto fsico, resultante da operao entre os indicadores aspecto do ar, da gua e do solo apresenta como resultado o valor de 75%. Este resultado mostra que o projeto est apropriado quanto ao aspecto fsico, sendo capaz de minimizar os impactos devidos sua implantao e operao. Atrao de Investimentos A vericao da apropriao quanto atrao de investimentos resultante da operao fuzzy entre indicadores de apropriao em relao ao capital pblico e capital privado. O indicador de capital pblico foi avaliado em 0,4 baixo, 0,5 mdio e 0,1 alto. Como a rea em questo constitui-se numa rea pblica, a sua cesso pode ocorrer somente na forma de comodato. Levando esse fato em questo, espera-se que o investimento de capital pblico deva ocorrer de maneira no muito expressiva, com valores prximos
324
Produo, v. 17, n. 2, p. 317-329, Maio/Ago. 2007

Custo do Investimento O indicador da apropriao quanto ao custo do investimento resultado da operao fuzzy entre indicadores diretos de capital de giro e capital inicial e o indicador temtico da apropriao quanto atrao de investimentos. O indicador de capital inicial avaliado como 0,1 baixo, 0,2 mdio e 0,7 alto. Ao mesmo tempo em que as UCs se constituem de reas privilegiadas para a implantao de empreendimentos do setor turstico, estas passam a exigir um alto custo de investimento para a proteo dos ecossistemas ainda preservados. O indicador de capital de giro avaliado em 0,2 baixo, 0,6 mdio e 0,2 alto. Uma vez implantado o projeto, os custos devidos operacionalizao do empreendimento mantm-se prximos daqueles valores praticados por outros empreendimentos de mesma categoria e porte. Os valores encontrados um pouco acima da mdia so devidos manuteno de uma estrutura excedente para proteo dos ecossistemas associados ao empreendimento. Muito embora o investimento atraia recursos pblicos e privados, a apropriao quanto aos custos do investimento mostra que os altos custos para adequar a implantao do projeto condies ambientais e sociais da rea escolhida, assim como para operar a estrutura apresentada pelo projeto, resultam no valor deste indicador em 43,74%, abaixo do nvel mdio.

Custo Operacional Este indicador temtico resultado da operao fuzzy entre os indicadores diretos de custo de produo e de despesas gerais. O indicador de custo de produo foi avaliado em 0,1 baixo, 0,4 mdio e 0,5 alto. Os custos de produo so

Anlise de projetos para Unidades de Conservao, usando lgica fuzzy

maiores que os custos apresentados por outros empreendimentos de mesma categoria e porte. Estes custos so devidos aos custos diretos e indiretos envolvidos com a operacionalizao do empreendimento acrescidos queles necessrios preservao das caractersticas ambientais do parque. A avaliao do indicador de despesas gerais foi de 0,5 baixo, 0,4 mdio e 0,1 alto. As despesas gerais envolvem despesas nanceiras e administrativas, impostos municipais, dentre outros. Como a rea prevista para implantao constitui-se numa rea pblica e deve atender aos interesses sociais, tais como a disponibilizao de reas de lazer para o pblico, o projeto pleiteia a iseno parcial de impostos municipais. As despesas gerais devem car abaixo dos valores realizados em outros empreendimentos de mesma categoria e porte. O valor alcanado pelo indicador de apropriao quanto ao custo operacional foi de 30%. Este valor indica que os custos necessrios operacionalizao do empreendimento esto muito ruins em comparao com outros empreendimentos de mesma categoria e porte. Os custos devidos aos custos de produo tornaram-se superiores queles vericados em outros empreendimentos similares.

mento espera receber, assim como a inexpressiva gerao e distribuio de renda acabam minimizando a apropriao sobre a economia local. O projeto ca ento com resultado de avaliao deste indicador temtico muito prximo do valor crtico, com 56,25%. Isto indica que o projeto precisa ser melhorado, por exemplo, atravs da garantia de uma remunerao superior quela praticada por outros empreendimentos na regio de inuncia. Educao O indicador temtico da educao resultado da operao fuzzy entre os indicadores diretos de atendimento formal, atendimento informal e cultura local. Para o indicador de atendimento formal so utilizados os valores de 0,3 baixo, 0,5 mdio e 0,2 alto. O atendimento formal seria feito atravs de formao de instrutores, oferecimento de palestras e atividades educativas sobre meio ambiente e turismo. Para o atendimento informal so utilizados os valores de 0,3 baixo, 0,3 mdio e 0,4 alto. O empreendimento prev um grande auxo de usurios e visitantes, disponibilizando parte de sua estrutura ao atendimento informal de turistas, escolas e interessados. A avaliao do indicador de apropriao quanto cultura local foi de 0,2 baixo, 0,5 mdio e 0,3 alto. O projeto pretende se instalar numa rea com forte inuncia da cultura aoriana.

Economia Local Este indicador temtico, que trata da apropriao do projeto economia local, resultado das operaes entre os indicadores diretos de gerao e distribuio de renda, incremento em impostos e induo de novos negcios. uito embora a induo de novos negcios Para a gerao e distribuio de seja significativa, os benefcios fiscais renda so utilizadas as avaliaes de 0,5 baixo, 0,3 mdio e 0,2 alto. Os empreendimentos do setor turstico, e tributrios que o empreendimento espera muito embora gerem uma quantidade receber, assim como a inexpressiva gerao signicativa de empregos diretos e indiretos, no pagam altos salrios e distribuio de renda acabam minimizando a grande maioria de seus trabalhadores. Dessa maneira, no possibilita uma apropriao sobre a economia local. efetiva distribuio de renda. Para o incremento em impostos so O resultado da avaliao do indicador de apropriao utilizados os valores de 0,6 baixo, 0,3 mdio e 0,1 alto. Em quanto educao atingiu um valor de 55%. Isto mostra funo da rea utilizada pelo projeto compreender uma rea que o projeto no contempla de forma satisfatria o atenpblica, estima-se que haver iseno de alguns impostos. dimento formal, o atendimento informal e a cultura local. Para a induo em novos negcios so utilizados os O empreendimento precisaria aumentar a estrutura necesvalores de 0,1 baixo, 0,1 mdio e 0,8 alto. Tanto no parque sria ao atendimento s demandas educacionais, alm de quanto em seu entorno existe uma carncia por servios. Um contemplar melhor a cultura local. empreendimento do porte do projeto em anlise pode gerar um auxo de pessoas na regio, tornando possvel o fomento de pequenos negcios. Empregos Muito embora a induo de novos negcios seja signiEste indicador temtico de apropriao do projeto quanto cativa, os benefcios scais e tributrios que o empreendi gerao de empregos resultado da operao fuzzy entre

Produo, v. 17, n. 2, p. 317-329, Maio/Ago. 2007

325

Sandro Medeiros; Renato de Mello; Pio Campos Filho

os indicadores de gerao de empregos diretos e empregos indiretos. Para avaliar a gerao de empregos diretos so utilizados os valores de 0,1 baixo, 0,3 mdio e 0,6 alto. Em funo das caractersticas de projeto o nvel de empregos diretos alto para os padres estabelecidos por outros empreendimentos de mesma categoria e porte. Estas caractersticas dizem respeito tambm necessidade de manuteno de extensas reas compreendidas pelo empreendimento.

projeto candidato a ser Parque Florestal do Rio condies previstas pelos pesquisadores e representantes da administrao do Parque Florestal do Rio Vermelho, apresenta uma condio insuficiente, que sugere melhorias.

empreendimento privado. Seu envolvimento previsto com a comunidade de disponibilizao de reas de lazer e colocao de posto de sade para atendimento emergencial. Para o indicador de apropriao quanto sade de funcionrios, clientes e populao so utilizados os valores de 0,3 baixo, 0,5 mdio e 0,2 alto. O projeto oferece condies prximas da mdia do setor, disponibilizando um posto de sade emergencial. Muito embora disponibilize amplas reas de lazer, este indicador da apropriao quanto ao grau de humanizao encontra-se crtico em 50%, principalmente devido insucinimplantado no cia tanto no envolvimento com a comuVermelho, nas nidade, quanto no atendimento a grupos especiais. Riscos Ambientais O indicador de apropriao quanto aos riscos ao meio ambiente resultado da operao fuzzy entre os indicadores de riscos biolgicos, riscos fsicos e riscos qumicos. Para avaliar os riscos biolgicos so utilizados os valores de 0,5 baixo, 0,4 mdio e 0,1 alto. O empreendimento constitui-se basicamente de atividades relacionadas a servios. Por isso, muito pequena a possibilidade de que o projeto oferea riscos biolgicos rea escolhida para implantao, alm da questo de contaminao do parque com espcies exticas e dos inerentes riscos que a intensicao do uso antrpico causa. A avaliao dos riscos fsicos foi de 0,3 baixo, 0,5 mdio e 0,2 alto. Estes podem ser considerados de condio mediana, j que na etapa de implantao podero ocorrer agresses ao meio ambiente devido principalmente aos desmatamentos. Os riscos qumicos foram avaliados em 0,3 baixo, 0,5 mdio e 0,2 alto. Estes valores esto relacionados principalmente ocorrncia de liberaes acidentais de produtos qumicos utilizados em servios, materiais de limpeza, agrotxicos e fertilizantes. O valor de 61,1% obtido para este indicador mostra que os riscos fsico e qumico promovidos pelo empreendimento so apenas razoveis.

A avaliao de desempenho de gerao de empregos indiretos foi de 0,1 baixo, 0,7 mdio e 0,2 alto. Comparativamente a outros empreendimentos de mesma categoria e porte, o projeto demanda um nvel de mo-de-obra prximo da mdia de mercado. Em funo da grande demanda de mo-de-obra direta e indireta, gerada pelo empreendimento, este indicador obteve a avaliao de 75%, que representa um projeto signicativamente apropriado em termos de gerao de empregos. Grau de Humanizao O indicador da apropriao do projeto quanto ao grau de humanizao resultado da operao fuzzy entre os indicadores de atendimento aos grupos especiais, de disponibilizao de reas de lazer, de envolvimento com a comunidade e da sade de funcionrios e populao. Para avaliar o atendimento aos grupos especiais so utilizados os valores de 0,4 baixo, 0,4 mdio e 0,2 alto. Os grupos especiais, aqui representados pelos decientes fsicos e mentais, alm de idosos, no so sucientemente atendidos pelo projeto. A avaliao da disponibilizao de reas de lazer foi de 0,2 baixo, 0,2 mdio e 0,6 alto. A rea na qual ser estabelecido o empreendimento constitui-se numa rea pblica, com amplas reas de lazer disponveis tanto aos clientes quanto aos visitantes de um modo geral. O indicador do envolvimento com a comunidade foi de 0,1 baixo, 0,7 mdio e 0,2 alto. O projeto, muito embora estabelecido sobre uma rea pblica, constitui-se num
326
Produo, v. 17, n. 2, p. 317-329, Maio/Ago. 2007

Suporte ao Meio Bitico Este indicador temtico da apropriao quanto ao suporte ao meio bitico resultado da operao fuzzy entre os indicadores de apropriao do projeto aos aspectos da fauna e da ora. Para avaliar o indicador de fauna so utilizados os valores 0,2 baixo, 0,5 mdio e 0,2 alto. Com a implantao do empreendimento, a rea car mais suscetvel a visitaes,

Anlise de projetos para Unidades de Conservao, usando lgica fuzzy

possibilitando a ocorrncia de mau uso antrpico de intruses para roubo de recursos naturais. Entretanto, podem ser viabilizadas melhorias na scalizao e nas condies futuras da fauna do parque. Para o indicador da ora so utilizados os valores de 0,3 baixo, 0,5 mdio e 0,2 alto. Da mesma forma que a fauna, a ora sofrer as conseqncias do aumento do nmero de visitaes. O valor de 0,2 alto em razo da substituio dos pinheiros por vegetao nativa e 0,3 baixo em razo de que o projeto prev o plantio de grama extica nas reas destinadas a parte das atividades previstas. O resultado da vericao da apropriao quanto ao suporte ao meio bitico foi da ordem de 45%, abaixo da situao crtica. Sustentabilidade Econmica O indicador temtico da apropriao do projeto em relao sustentabilidade econmica obtido na operao entre os indicadores da receita operacional, indicadores de anlise econmica e de custo operacional. Para a receita operacional so utilizados os valores de 0,0 baixo, 0,1 mdio e 0,9 alto. O empreendimento poder se tornar um plo turstico da regio e atrair uma quantidade expressiva de turistas, visitantes e esportistas. Como resultado da anlise econmico-nanceira, custo operacional e receita operacional o empreendimento mostra-se apropriado quanto sustentabilidade econmica em 72,21%. Apropriao Ambiental O indicador temtico da apropriao ambiental do projeto resultado da operao entre os indicadores de suporte bitico, fsico e riscos ambientais. Em termos da apropriao ambiental o projeto alcana 50%, mostrando que o projeto ambientalmente crtico. En-

tretanto, importante ressaltar que apesar dos riscos ambientais e do suporte bitico, o projeto est em posio segura no que se refere e apropriao quanto ao aspecto fsico. Apropriao Econmica A avaliao de apropriao econmica obtida pela operao entre os indicadores de custo do investimento, da economia local e de sustentabilidade. O indicador apropriao econmica mostra que o projeto tem uma apropriao quanto ao custo do investimento praticamente crtico e apropriao quanto economia local ligeiramente superior ao valor crtico. A apropriao quanto sustentabilidade do empreendimento garante a apropriao econmica do projeto da ordem de 65%. Apropriao Social O indicador da apropriao social resultado da operao entre os indicadores de educao, de empregos e de grau de humanizao. O indicador apropriao social apresenta-se com valor de 68,74%. Apesar de o projeto apresentar carncias quanto a educao e grau de humanizao, podendo dessa forma melhor-los, este indicador temtico mostra-se apropriado quanto gerao de empregos. Verificao de Apropriao do Projeto Atribuindo um grau de inuncia positivo para a apropriao ambiental, positivo para o critrio de apropriao econmica e positivo para menos para a apropriao social, o resultado da vericao da apropriao do projeto ca com valor de 0,5937, como na Figura 6 abaixo, que corrigido para escala percentual tem o valor de 62,49%. Foram feitas simulaes anlises de diferentes graus de inuncias dos aspectos ambientais, econmicos e sociais na

Figura 6: Apropriao do projeto.

Produo, v. 17, n. 2, p. 317-329, Maio/Ago. 2007

327

Sandro Medeiros; Renato de Mello; Pio Campos Filho

denio dos valores da apropriao sistmica do projeto, com os resultados seguintes: O resultado obtido de 66,66% mostra que a apropriao do projeto cou melhor, em funo de que o critrio econmico, que j era bom, elevou o nvel de apropriao do projeto. O resultado de 50% mostra um grau crtico de apropriao de projeto. Da mesma forma que na situao anterior, o indicador econmico pouco inuiu sobre a resposta do

pesquisadores e representantes da administrao do Parque Florestal do Rio Vermelho, apresenta uma condio insuciente, que sugere melhorias.

CONCLUSES

O uso de lgica fuzzy em soft decision trees fornece meios para a representao e desenho das combinaes de critrios para decises, quando os indicadores e ndices de avaliao de sistemas so coms resultados obtidos nas simulaes plexos e difusos, gerando a transparncia ao longo das diferentes etapas da deciso. para anlise do projeto turstico O mtodo apresentado mostra uma mtrica de atribuies de valores em avaliao candidato implantao no Parque do Rio lingstica dos indicadores, que fornece Vermelho mostram que o mtodo capaz de condio para a montagem de blocos de regras de operaes entre conjuntos de manter transparncia aos decisores frente a pertinncia. O mtodo possibilita que os decisores visualizem as respostas obtidas quaisquer alteraes que venham a ocorrer, ao longo do modelo, facilitando assim o de valores tanto no que se refere aos dados de entrada entendimento sobre atribuiesadotados e de entrada, graus de inuncia sobre os resultados de indicadores temtiquanto aos graus de influncia adotados. cos parciais. O apoio deciso com o uso da lgica fuzzy capacita os stakeholders modelo. O indicador ambiental continua inuenciando mais e participantes no especialistas e amplia as possibilidades intensamente a resposta obtida com as interaes. O indide aes destes nos mecanismos decisrios das denies de cador social, com valor signicativo, deixou de inuenciar relevncias, dos aspectos e dos valores envolvidos. positivamente a apropriao de projeto, reduzindo dessa Os resultados obtidos nas simulaes para anlise do maneira o grau de apropriao vericado. projeto turstico candidato implantao no Parque do Rio As simulaes com diferentes graus de inuncia mosVermelho mostram que o mtodo capaz de manter transtram que a apropriao do projeto pode variar de 66,66% parncia aos decisores frente a quaisquer alteraes que at 50%. O projeto candidato a ser implantado no Parque venham a ocorrer, tanto no que se refere aos dados de entrada Florestal do Rio Vermelho, nas condies previstas pelos quanto aos graus de inuncia adotados.

Simulao 1
INDICADOR Econmico Ambiental Social Positivo Mximo Positivo para Menos Positivo para Menos GRAU DE INFLUNCIA

Simulao 2
INDICADOR Ambiental Econmico Social Positivo Mximo Positivo No Influi GRAU DE INFLUNCIA

328

Produo, v. 17, n. 2, p. 317-329, Maio/Ago. 2007

Anlise de projetos para Unidades de Conservao, usando lgica fuzzy

Artigo recebido em 01/10/2004 Aprovado para publicao em 29/03/2007

Referncias
BUENO, M. C. D. Utilizao de redes de dependncia e lgica nebulosa em estudos de avaliao ambiental. Dissertao de Mestrado em Engenharia de Computao. Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Computao. UERJ. 2003. Systems, Man, and Cybernetics, v. 28, n. 1, p. 1-14. 1998. International Symposium on Intelligent Control. Dearborn, MI. September 15-18, 1996, p. 127-132. ZIMMERMANN, H. J. Fuzzy set theory and its applications. 3. ed. USA: Kluwer Academic Publishers, 1996.

KOTHARI, Ravi; Dong, Ming. Look-Ahead Based Fuzzy Decision Tree Induction. IEEE Transactions on fuzzy systems, v. 9, n. 3, June 2001.

C O N A M A . Re s o l u o n 2 6 1 , d e 30.05.1999. Conselho Nacional do Meio Ambiente Conama. CONAMA BRAZIL, 1999

PRABHU, R.; MENDOZA, G. A. Fuzzy methods for assessing criteria and indicators of sustainable forest management. Ecological Indicators, v. 3, n. 4, jan. 2004, p. 227-236.

OECD. Key environmental indicators. OECD Environment Directorate, 2001. TAKYI, ANDREWS K.; LENCE, BARBARA J. Surface water quality management using a multiple-realization chance constraint method. Water Resources Research, v. 35, n. 5, p. 16571670, 1999.

ZUFFO, A. C. Seleo e Aplicao de Mtodos Multicriteriais ao Planejamento Ambiental de Recursos Hdricos. 1998. 302 p. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) Universidade de So Paulo, So Carlos, 1998.

JANIKOW, C. Z. Fuzzy Decision Trees: Issues and Methods. IEEE Transactions on

TROYA, J. M. C.; CARLOS; ALBA, E. Evolutionary design of fuzzy logic controllers. Proceedings of the 1996 IEEE

Wehenkel, L.; Olaru, C. A complete fuzzy decision tree technique. Fuzzy Sets and Systems, v. 138, n. 2, p. 221-254. Elsevier Pub., 2003.

Sobre os autores Pio Campos Filho Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Professor Universitrio Doutor em Engenharia de Produo. Universidade Federal de Santa Catarina E-mail: pio@sbs.udesc.br Renato de Mello Fundao de Apoio Pesquisa Cientca e Tecnolgica do Estado de Santa Catarina FAPESC Coordenador de Projetos Doutor em Cincias da Engenharia Ambiental. EESC Universidade de So Paulo E-mail: renatoindio@terra.com.br Sandro Medeiros Fundao Nacional de Sade FUNASA Engenheiro Sanitarista Mestre em Engenharia de Produo. Universidade Federal de Santa Catarina E-mail: sandro_m@yahoo.com

Produo, v. 17, n. 2, p. 317-329, Maio/Ago. 2007

329

Vous aimerez peut-être aussi