Vous êtes sur la page 1sur 9

COMIT DE PRONUNCIAMENTOS CONTBEIS INTERPRETAO TCNICA ICPC 12 Mudanas em Passivos por Desativao, Restaurao e Outros Passivos Similares

Correlao s Normas Internacionais de Contabilidade IFRIC 1

ndice CONTEXTO ALCANCE QUESTO CONSENSO EXEMPLOS ILUSTRATIVOS Fatos comuns Exemplo 1: Modelo de custo Exemplo 2: Modelo de reavaliao Exemplo 3: Transio

Item 1 2 3 48 EI1 EI2 EI5 EI6 EI12 EI13 EI18

ICPC_12

Contexto
1. Muitas entidades tm obrigaes para desmontar, retirar e restaurar itens do imobilizado. Nesta Interpretao, essas obrigaes so referidas como passivos por desativao, restaurao e outros passivos similares. De acordo com o Pronunciamento Tcnico CPC 27 Ativo Imobilizado, o custo de um item do imobilizado inclui a estimativa inicial dos custos de desmontagem e retirada do item e restaurao do local em que est localizado, em cuja obrigao uma entidade incorre, quando o item adquirido ou como consequncia de ter usado o item durante um perodo especfico para fins que no sejam o de produzir estoques durante esse perodo. O Pronunciamento Tcnico CPC 25 Provises, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes contm requisitos sobre como mensurar passivos por desativao, restaurao e outros passivos similares. Esta Interpretao fornece orientao sobre como contabilizar o efeito das mudanas na mensurao dos passivos por desativao, restaurao e outros passivos similares.

Alcance
2. Esta Interpretao aplicvel s mudanas na mensurao de qualquer passivo por desativao, restaurao ou outro passivo similar que: (a) seja reconhecido como parte do custo de item do imobilizado de acordo com o Pronunciamento Tcnico CPC 27 Ativo Imobilizado; e (b) seja reconhecido como passivo de acordo com o Pronunciamento Tcnico CPC 25 Provises, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes. Por exemplo, um passivo por desativao, restaurao ou outro passivo similar pode existir pela desativao de uma fbrica, reabilitao de danos ambientais em indstrias extrativas ou remoo do equipamento.

Questo
3. Esta Interpretao trata sobre como o efeito dos seguintes eventos que mudam a mensurao de passivo por desativao, restaurao ou outro passivo similar deve ser contabilizado para: (a) mudana no fluxo de sada estimado de recursos que incorporam benefcios econmicos (por exemplo, fluxos de caixa) necessrios para liquidar a obrigao; (b) mudana na taxa de desconto corrente baseada em mercado, conforme
ICPC_12

definida no item 47 do Pronunciamento Tcnico CPC 25 Provises, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes (isso inclui mudanas no valor temporal do dinheiro e os riscos especficos do passivo); e (c) aumento que reflete a passagem do tempo (tambm referido como a reverso do desconto).

Consenso
4. As mudanas na mensurao de passivo por desativao, restaurao e outros passivos similares que resultam das alteraes nas estimativas do valor ou perodo do fluxo de sada de recursos que incorporam benefcios econmicos necessrios para liquidar a obrigao, ou uma mudana na taxa de desconto, so contabilizadas de acordo com os itens 5 a 7. Se o respectivo ativo for mensurado utilizando o mtodo de custo: (a) sujeitas ao item (b), as mudanas no passivo sero adicionadas ao/deduzidas do custo do respectivo ativo no perodo corrente; (b) o valor deduzido do custo do ativo no exceder o seu valor contbil. Se a reduo no passivo exceder o valor contbil do ativo, o excedente reconhecido imediatamente no resultado; (c) se o ajuste resultar na adio ao custo do ativo, a entidade considera se essa uma indicao de que o novo valor contbil do ativo pode no ser plenamente recupervel. Se houver tal indicao, a entidade testa o ativo quanto reduo no valor recupervel estimando o seu valor recupervel e contabiliza qualquer perda por reduo ao valor recupervel, de acordo com o Pronunciamento Tcnico CPC 01 Reduo ao Valor Recupervel de Ativos. 6. Se o respectivo ativo tiver sido mensurado utilizando o mtodo de reavaliao (quando legalmente possvel): (a) as mudanas no passivo alteram a reserva de reavaliao anteriormente reconhecida desse ativo, de modo que: (i) a reduo no passivo (sujeita ao item (b)) reconhecida em outros resultados abrangentes e aumenta a reserva de reavaliao no patrimnio lquido, mas reconhecida no resultado na medida em que reverter a reduo da reavaliao no ativo que tenha sido previamente reconhecida no resultado; o aumento no passivo reconhecido no resultado, exceto aquele reconhecido em outros resultados abrangentes e reduzir a reserva
ICPC_12

5.

(ii)

de reavaliao no patrimnio lquido at o limite de qualquer saldo credor existente na reserva em relao a esse ativo; (b) caso uma reduo no passivo exceda o valor contbil que teria sido reconhecido caso o ativo tivesse sido registrado de acordo com o mtodo do custo, o excedente ser reconhecido imediatamente no resultado; (c) uma mudana no passivo uma indicao de que o ativo pode ter que ser reavaliado (se for permitido legalmente) para garantir que o valor contbil no difira significativamente daquele que seria determinado utilizando o valor justo no final do perodo de relatrio. Qualquer reavaliao ser levada em considerao na determinao dos valores a serem reconhecidos no resultado ou em outros resultados abrangentes de acordo com a alnea (a). Se a reavaliao for necessria, todos os ativos dessa classe sero reavaliados; (d) o Pronunciamento Tcnico CPC 26 Apresentao das Demonstraes Contbeis exige a divulgao na demonstrao do resultado abrangente de cada componente de outra receita ou despesa abrangente. Ao cumprir esse requisito, a mudana na reserva de reavaliao resultante de mudana no passivo ser identificada e divulgada separadamente como tal. 7. O valor deprecivel ajustado do ativo depreciado ao longo de sua vida til. Portanto, uma vez que o respectivo ativo tenha chegado ao fim de sua vida til, todas as mudanas subsequentes no passivo so reconhecidas no resultado medida que ocorrerem. Isso aplicvel tanto no mtodo de custo quanto no mtodo de reavaliao. A reverso peridica do desconto dever ser reconhecida no resultado como custo de financiamento medida que ocorrer. A capitalizao prevista no Pronunciamento Tcnico CPC 20 Custos dos Emprstimos no permitida.

8.

ICPC_12

Exemplos ilustrativos
Estes exemplos acompanham, porm no fazem parte da Interpretao.

Fatos comuns
EI1 Uma entidade possui uma usina de energia nuclear e um respectivo passivo por desativao. A usina nuclear iniciou as operaes em 1 de janeiro de 2000. A usina tem vida til de 40 anos. Seu custo inicial foi de $ 120.000; isso incluiu o valor dos custos de desativao de $ 10.000 que representava $ 70.400 em fluxos de caixa estimados pagveis em 40 anos descontados a uma taxa ajustada de risco de 5 por cento. O exerccio financeiro da entidade encerrado em 31 de dezembro.

Exemplo 1: Modelo de custo


EI2 Em 31 de dezembro de 2009, a usina tem 10 anos de idade. A depreciao acumulada de $ 30.000 ($ 120.000 x 10/40 anos). Por causa da reverso do desconto (5%) ao longo de 10 anos, o passivo por desativao cresceu de $ 10.000 para $ 16.300. Em 31 de dezembro de 2009, a taxa de desconto no se alterou. Entretanto, a entidade estima que, como resultado dos avanos tecnolgicos, o valor presente lquido do passivo por desativao tenha diminudo em $ 8.000. Consequentemente, a entidade ajusta o passivo por desativao de $ 16.300 para $ 8.300. Nessa data, a entidade realiza o seguinte lanamento para refletir a mudana:
$ 8.000 $ 8.000

EI3

D Passivo por desativao C Custo do ativo

EI4

Aps esse ajuste, o valor contbil do ativo de $ 82.000 ($ 120.000 $ 8.000 $ 30.000), que ser depreciado ao longo dos 30 anos restantes da vida do ativo, resultando na despesa de depreciao para o prximo exerccio de $ 2.733 ($ 82.000 30). O custo financeiro da reverso do desconto para o prximo exerccio ser de $ 415 ($ 8.300 x 5%). Se a mudana no passivo tivesse resultado da mudana na taxa de desconto, em vez da mudana nos fluxos de caixa estimados, a contabilizao da mudana teria sido a mesma, porm o custo financeiro do prximo exerccio teria refletido a nova taxa de desconto.

EI5

ICPC_12

Exemplo 2: Modelo de reavaliao


EI6 A entidade adota o mtodo de reavaliao citado no Pronunciamento Tcnico CPC 27 Ativo Imobilizado, em que a usina reavaliada com regularidade suficiente de modo que o valor contbil no difira significativamente do valor justo. A poltica da entidade eliminar a depreciao acumulada na data de reavaliao contra o valor contbil bruto do ativo. Ao contabilizar ativos reavaliados aos quais correspondem passivos por desativao, importante compreender a base da avaliao obtida. Por exemplo: (a) se um ativo for avaliado com base no fluxo de caixa descontado, alguns avaliadores podem avaliar o ativo sem deduzir nenhuma proviso para custos de desativao (avaliao bruta), enquanto outros podem avaliar o ativo aps a deduo da proviso para custos de desativao (avaliao lquida), pois a entidade que adquire o ativo geralmente tambm assume a obrigao por desativao. Para fins de demonstraes contbeis, a obrigao por desativao reconhecida como passivo separado, e no deduzida do ativo. Consequentemente, se o ativo for avaliado em base lquida, necessrio ajustar a avaliao obtida, adicionando de volta a proviso para o passivo, de modo que o passivo no seja contado duas vezes;1 (b) se um ativo for avaliado com base no custo de reposio depreciado, a avaliao obtida pode no incluir o valor para o componente de desativao do ativo. Se no incluir, necessrio adicionar o valor adequado avaliao para refletir o custo de reposio depreciado desse componente. EI8 Assuma-se que a avaliao de fluxo de caixa descontado com base em mercado de $ 115.000 seja obtida em 31 de dezembro de 2002. Ela inclui a proviso de $ 11.600 para custos de desativao, o que no representa nenhuma alterao estimativa original, aps a reverso do desconto de trs anos. Os valores includos no balano patrimonial em 31 de dezembro de 2002 so, portanto:
Ativo (1) Depreciao acumulada Passivo por desativao Ativos lquidos Lucros acumulados (2) Reserva de reavaliao (3) $ 126.600 Nada (11.600) 115.000 (10.600) 15.600

EI7

Para exemplos desse princpio, ver Pronunciamento Tcnico CPC 01 Reduo no Valor Recupervel de Ativos e Pronunciamento Tcnico CPC 28 Propriedade para Investimento.
ICPC_12

Notas: (1) Avaliao obtida de $ 115.000 mais custos de desativao de $ 11.600 considerada na avaliao, porm reconhecida como passivo separado = $ 126.600. (2) Depreciao de trs anos sobre o custo original $ 120.000 x 3/40 = $ 9.000 mais desconto acumulado em $ 10.000 a 5% composto = $ 1.600; total $ 10.600. (3) Valor reavaliado $ 126.600 menos valor contbil lquido anterior de $ 111.000 (custo $ 120.000 menos depreciao acumulada de $ 9.000). EI9 A despesa de depreciao de 2003 , portanto, $ 3.420 ($ 126.600 x 1/37) e a taxa de desconto para 2003 $ 600 (5% de $ 11.600). Em 31 de dezembro de 2003, o passivo por desativao (antes de qualquer ajuste) de $ 12.200 e a taxa de desconto no se alterou. Entretanto, nessa data a entidade estima que, como resultado dos avanos tecnolgicos, o valor presente lquido do passivo por desativao tenha diminudo em $ 5.000. Consequentemente, a entidade ajusta o passivo por desativao de $ 12.200 para $ 7.200. O total desse ajuste lanado em reserva de reavaliao, pois ele no excede o valor contbil que teria sido reconhecido caso o ativo tivesse sido lanado de acordo com o mtodo do custo. Se isso tivesse ocorrido, o excedente teria sido lanado no resultado de acordo com o item 6(b). A entidade faz o seguinte lanamento para refletir a mudana:
D Passivo por desativao C Reserva de reavaliao $ 5.000 $ 5.000

EI10

EI11

A entidade decide que uma avaliao total do ativo necessria em 31 de dezembro de 2003, para garantir que o valor contbil no difira significativamente do valor justo. Suponha-se que o ativo agora seja avaliado em $ 107.000, que lquido da proviso de $ 7.200 para a obrigao por desativao reduzida que deve ser reconhecida como passivo separado. A avaliao do ativo para fins de demonstraes contbeis, antes de deduzir essa proviso, , portanto, $ 114.200. necessrio o seguinte lanamento adicional:
$ 3.420 8.980 8.980 $ 3.420

Depreciao acumulada (1) C Ativo D Reserva de reavaliao (2) C Ativo (3)

Notas: (1) Eliminando depreciao acumulada de $ 3.420, de acordo com a poltica


ICPC_12

contbil da entidade. (2) O dbito feito reserva de reavaliao, pois a reduo que surge na reavaliao no excede o saldo positivo existente na reserva de reavaliao em relao ao ativo. (3) Avaliao anterior (antes da proviso para custos de desativao) de $ 126.600, menos depreciao acumulada de $ 3.420, menos nova avaliao (antes da proviso para custos de desativao) de $ 114.200. EI12 Aps essa avaliao, os valores includos no balano patrimonial so:
$ Ativo Depreciao acumulada Passivo por desativao Ativos lquidos Lucros acumulados (1) Reserva de reavaliao (2) 114.200 nada (7.200) 107.000 (14.620) 11.620

Notas: (1) $ 10.600 em 31 de dezembro de 2002 mais despesa de depreciao em 2003 de $ 3.420 e taxa de desconto de $ 600 = $ 14.620. (2) $ 15.600 em 31 de dezembro de 2002, mais $ 5.000 proveniente da reduo do passivo, menos $ 8.980 de reduo na reavaliao = $ 11.620.

Exemplo 3: Transio
EI13 A aplicao retrospectiva exigida pelo Pronunciamento Tcnico CPC 23 Polticas Contbeis, Mudana de Estimativa e Retificao de Erro, quando praticvel. O exemplo seguinte ilustra a aplicao retrospectiva da Interpretao para preparador que: (a) adota a Interpretao em 1. de janeiro de 2010; e (b) antes da adoo da Interpretao, reconheceu mudanas nos fluxos de caixa estimados para liquidar os passivos por desativao como receita ou despesa. EI14 Em 31 de dezembro de 2005, por causa da reverso do desconto (5%) por um ano, o passivo por desativao cresceu de $ 10.000 para $ 10.500. Alm disso, com base em fatos recentes, a entidade estima que o valor presente do passivo por desativao aumentou em $ 1.500 e, consequentemente, o ajusta de $ 10.500 para $ 12.000. De acordo com sua poltica ento em vigor, o aumento no
ICPC_12

passivo reconhecido no resultado. EI15 Em 1 de janeiro de 2010, a entidade faz o seguinte lanamento para refletir a adoo da Interpretao:
D Ativo C Depreciao acumulada C Lucros ou prejuzos acumulados $ 1.500 $ 154 1.346

EI16

O custo do ativo ajustado para o que teria sido se o aumento no valor estimado de custos de desativao em 31 de dezembro de 2005 tivesse sido capitalizado nessa data. Esse custo adicional seria depreciado ao longo de 39 anos. Portanto, a depreciao acumulada sobre esse valor em 31 de dezembro de 2009 seria $ 154 ($ 1.500 x 4/39 anos). Considerando que, antes de adotar a Interpretao em 1 de janeiro de 2010, a entidade reconheceu mudanas no passivo por desativao no resultado, o ajuste lquido de $ 1.346 reconhecido como crdito aos lucros acumulados de abertura. Esse crdito no precisa ser divulgado nas demonstraes contbeis, por causa da reapresentao descrita abaixo. O Pronunciamento Tcnico CPC 23 Polticas Contbeis, Mudana de Estimativa e Retificao de Erro requer que as demonstraes contbeis comparativas sejam reapresentadas e os ajustes aos lucros acumulados de abertura no incio do perodo comparativo sejam divulgados. Os lanamentos equivalentes em 1 de janeiro de 2009 so mostrados abaixo. Alm disso, a despesa de depreciao para o exerccio findo em 31 de dezembro de 2009 aumentada em $ 39 em relao ao valor informado anteriormente:
$ 1.500 C C Depreciao acumulada Lucros ou prejuzos acumulados $ 115 1.385

EI17

EI18

D Ativo

ICPC_12

Vous aimerez peut-être aussi