Vous êtes sur la page 1sur 2

PARAMAGNETISMO E DIAMAGNETISMO Todo matria exibe propriedades magnticas quando submetida a um campo magntico externo .

At mesmo substncias como cobre e alumnio, que normalmente so livres de propriedades magnticas, so afetadas pela presena de um campo magntico produzido por qualquer plo de um im de barra. Dependendo se h uma atrao ou repulso pelo plo de um m, a matria classificada como sendo paramagntica ou diamagntica, respectivamente. Alguns materiais, notavelmente o ferro, mostram uma atrao muito grande para o plo de uma barra permanente de m; materiais deste so chamados ferromagnticos. Paramagnticos - so materiais que possuem eltrons desemparelhados e que quando na presena de um campo magntico os mesmos se alinham, fazendo surgir dessa forma um m que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magntico em um ponto qualquer. Esses materiais so fracamente atrados pelos ms. So materiais paramagnticos: o alumnio, o magnsio, o sulfato de cobre, etc.

Diamagnticos so materiais que se colocados na presena de um campo magntico tem seus ms elementares orientados no sentido contrrio ao sentido do campo magntico aplicado. Assim, estabelece-se um campo magntico na substncia que possui sentido contrrio ao campo aplicado. So substncias diamagnticas: o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo, etc.

Ferromagnticos as substncias que compem esse grupo apresentam caractersticas bem diferentes das caractersticas dos materiais paramagnticos e diamagnticos. Esses materiais se imantam fortemente se colocados na presena de um campo magntico. possvel

verificar, experimentalmente, que a presena de um material ferromagntico altera fortemente o valor da intensidade do campo magntico. So substncias ferromagnticas somente o ferro, o cobalto, o nquel e as ligas que so formadas por essas substncias. Os materiais ferromagnticos so muito utilizados quando se deseja obter campos magnticos de altas intensidades.

Nos materiais paramagnticos quando se introduzem em um campo magntico se induz outro campo interior que trata de anular o exterior, portanto o sentido contrrio. Nos materiais diamagnticos o campo que se induz tem o mesmo sentido que o exterior, portanto criam-se foras de repulso.

http://quimica-dicas.blogspot.com/2009/07/paramagnetismo-e-diamagnetismo.html

Vous aimerez peut-être aussi