Vous êtes sur la page 1sur 4

DECOMPOSITORES

1) A Biosfera 1.1) Diversidade biolgica e a sua organizao


H cerca de 4 mil milhes de anos, na Terra (um planeta que at ao momento era inabitado) comeou a aparecer vida, que ao longo dos milhes de anos seguintes evoluiu e diversificou-se. Comeou ento a ser necessrio a criao de novos conceitos: Biodiversidade: multiplicidade dos seres vivos presentes na biosfera. Diversidade ecolgica: diversidade de comunidades presentes nos diferentes ecossistemas. Diversidade de espcies: variedade entre espcies dos diversos habitats. Diversidade gentica: variedade gentica entre as populaes da mesma espcie. Espcie: conjunto de indivduos com morfologia semelhante que ao cruzarem-se entre si originam descendncia frtil. A organizao biolgica ocorre a vrios nveis, desde a nvel microscpio at escala global: Molcula Organelo Clula Tecido rgo - Sistemas de rgos Organismo Populao Comunidade Ecossistema Comunidade Quanto cadeia alimentar, a transferncia de matria cclica, porque os nutrientes circulam continuamente, de nvel trfico para nvel trfico. Por sua vez os ciclos de energia so unidireccionais, pois ao passar de nvel trfico para nvel trfico a energia dissipada em forma de calor.

A extino de espcie tem como causa diversos factores humanos, tais como a poluio, destruio de habitats e caa excessiva. Para prevenir o desaparecimento de algumas espcies so utilizados reas verdes e parques naturais, que protegem e ajudam os animais a sobreviverem em segurana.

1.2) A base celular da vida


A clula a unidade bsica da estrutura e funo dos seres vivos. Existem assim seres: Unicelulares constitudos por uma nica clula. Pluricelulares constitudos por vrias clulas.

Os componentes principais dos seres vivos so: Carbono (C ), Azoto (N), oxignio (O)e o hidrognio (H). A principal molcula que faz parte da composio dos seres vivos a da gua H2O. Esta tem como funes: Reguladora; Excelente solvente; Intervm em reaces de hidrlise e qumicas; Meio de difuso de muitas substncias.

1.3) Compostos orgnicos Hidratos de carbono


Unidades estruturais - Monossacardeos (aucares simples) formados por essencialmente carbono. Ex: Ribose e Desoxirribose, Glicose, Frutose e Galactose. Oligossacardeos duas a dez molculas de monossacardeos Ex: Sacarose, Maltose e Lactose Polissacardeos: hidratos de carbono complexos formados por cadeias de monmeros. Ex: Amido, Glicognio e Celulose. Funo energtica e estrutural.

Polipptidos ligaes de 3-100 aminocidos. Protena ligaes de mais de 100 aminocidos. A estrutura primria das protenas sai dos ribossomas, de seguida existem duas estruturas primrias: a hlice em que a protena enrolada; e em folha pregueada onde as cadeias polipeptdicas esto separadas ou dobram-se sobre si mesmo. A estrutura terciria ocorre quando as cadeias enrolam-se e dobram-se tornando-se globular. Na estrutura quaternria as vrias cadeia globulares organizam-se e interagem. Quando uma protena fica desnaturada perde a sua funo biolgica. Tm funo estrutural, enzimtica, de transporte, hormonal, imunolgica, motora e de reserva alimentar.

cidos nucleicos
Os cidos nucleicos so polmeros constitudos por nucletidos, formados por fosfato, pentose, e base azotada. So o suporte universal da informao gentica, da biodiversidade e da produo de protenas.

Lpidos
Triglicerdeos Uma molcula de Glicerol + 3 molculas de cidos gordos Fosfolpidos Ligao entre duas molculas de cidos gordos, uma molcula de glicerol (apolar +), um cido fosfrico e um composto azotado (polar -). Funo energtica, estrutural, protectora, vitamnica e hormonal.

Prtidos
Unidade estrutural: aminocidos Aminocido: composto por um grupo amina e carboxilo. Dipptido ligao de dois aminocidos.

2) A Obteno de matria Heterotrofia e Autotrofia 2.1) Membrana celular


As membranas so compostas principalmente por lpidos e protenas, que variam consoante o tipo de membrana, sendo os lpidos presentes na membrana, essencialmente fosfolpidos. Os fosfolpidos formam uma bicamada, cuja extremidade hidrofbica dos mesmos estaria virada para o interior. Esta bicamada interrompida por protenas intrnsecas e extrnsecas por onde circulam substncias polares e ies. Desta forma a membrana plasmtica possui uma permeabilidade selectiva, uma vez que facilita, dificulta ou impede a passagem de algumas substncias.

2.2) Transporte no mediado


DIFUSO SIMPLES: O transporte no mediado ocorre quando as substncias atravessam a membrana a favor do gradiente de concentrao, ou seja, do meio em que se encontram em maior concentrao para o meio com menor concentrao. Quando as concentraes ficam equilibradas o movimento das partculas continua mas de forma equilibrada para os dois sentidos. No existe gasto de energia. OSMOSE: A osmose ocorre quando o movimento da gua, atravs de uma membrana selectivamente permevel, ocorre do meio menos concentrado (hipotnico) para o meio mais concentrado (hipertnico) de forma a equilibrar a concentrao das duas solues. No existe gasto de energia. Por vezes devido entrada de gua, a presso to elevada que ocorre turgescncia da clula. Isto ocorre quando o meio que envolve a clula esta menos concentrado que o da clula. Nas clulas animais denomina-se de lise celular. Quando o oposto ocorre e a clula se encontra envolvida por um meio mais concentrado que o seu interior, esta perde gua por osmose e fica plasmolisada. Nas clulas animais devido ausncia de parede celular, estes processos so irreversveis, enquanto as clulas vegetais devido presena de parede celular aguentam a presso a que ficam submetidas.

Vous aimerez peut-être aussi