Vous êtes sur la page 1sur 5

1

CASOS CLNICOS GASOMETRIA


PARMETROS DA GASOMETRIA ARTERIAL pH pCO2 [HCO3-] (bicarbonato) VALORES DE REFERNCIA 7,35 - 7,45 35 - 45 mmHg 21 28 mEq/l

1 - Um paciente ingressa em coma na U.T.I. de um hospital. Apresenta-se hiperventilando e seus exames laboratoriais indicam: Glicemia: 800 mg/dl (normal de 70 - 110 mg/dl) pH: 7,1 pCO2: 20 mmHg Foi administrado bicarbonato I.V. e observou-se a melhoria da hiperventilao. a) Que distrbio do equilbrio cido-bsico tinha o paciente? Como voc chegou a esta concluso? b) Qual a relao do achado de hiperglicemia com o quadro clnico? c) Por que o paciente apresentava-se hiperventilando e melhou o quadro aps a administrao do bicarbonato I.V.? 2 - A gasometria arterial de um paciente apresentando D.P.O.C. (doena pulmonar obstrutiva crnica) indica os seguintes resultados: pH: 7,1 pCO2: 68 mmHg [HCO3-]: 27 mEq/l a) Qual a justificativa para este valor de pH observado?A administrao de bicarbonato faria algum efeito neste paciente?

3 - Os astronautas da nave Apollo 13 estiveram perdidos no espao durante mais de 24 horas, sem um tanque de O2 e com avarias em seu sistema de exausto de CO 2. Apesar de ser grande o perigo de ficarem sem ar para respirar, a principal preocupao do controle da NASA em Huston era evitar uma atmosfera saturada de CO 2 devido possibilidade de um distrbio do equilbrio cido-bsico. Qual era essa possibilidade?

2 4 - Durante os processos anestsicos na sala de cirurgia, um paciente desenvolveu um episdio de intolerncia anestesia que, devido ser droga depressora do sistema respiratrio, induziu uma parada respiratria, possibilitando um quadro de hipxia que poder deixar seqelas neuronais permanentes. Entretanto, um distrbio do equilbrio cido-bsico deve ter ocorrido paralelo a este incidente. Qual foi este distrbio e qual a sua origem? 5 - Um paciente com esquizofrenia (doena psiquitrica em que o doente perde o contato com a realidade e vive em um mundo atpico, ouvindo vozes e vendo imagens inexistentes) est excitado com a sensao de estar sendo perseguido e entra em estado adrenrgico intenso (hiperproduo de epinefrina) ficando agitado e ofegante. Sabendo-se que a epinefrina estimulante do sistema respiratrio, pode-se esperar que este paciente venha a apresentar um quadro de desiquilbrio cido bsico caso persista a excitao? Justifique sua resposta. 6 - Jnior, o filho do gato Frajola (personagem de Looney Tunes, Warner Bross ) costumava colocar um saco de papel na cabea por vergonha de seu pai ter levado uma surra de um pequeno ratinho (na verdade, um canguru). Esta atitude, alm de entristecer o Frajola, poderia levar Jnior a qual distrbio do equilbrio cido bsico? Por qu?

7 - Ao ser orientado como tornar a gua potvel protegida do vibrio colrico, um paciente no entendeu as recomendaes de um agente de sade e colocou 3 frascos inteiros (100 ml cada) de hipoclorito de sdio em um litro de gua, ao invs de apenas 3 gotas. Aps a ingesto desta soluo extremamente alcalina, deu entrada no hospital com hipopnia (diminuio dos movimentos respiratrios), sendo foi feita a lavagem gstrica, apesar de grande parte do hipoclorito j ter sido absorvida. O resultado da gasometria arterial demonstrou os seguintes resultados: pCO2: 49,5 mmHg pH: 7,4 [HCO3-]: 39 mEq/l a) Qual a sua opinio diagnstica para este paciente, no que diz respeito ao equilbrio cido-bsico? b) Correlacione os dados da gasometria arterial com os clnicos. Por que o paciente encontrava-se hipoventilando? 8 - Aps terminar em terceiro lugar a maratona de Los Angeles em 1984, a atleta portuguesa Rosa Maria cruzou a linha de chegada trpega, com intensa fadiga muscular devido ao esforo intenso realizado. Rapidamente foi socorrida sendo-lhe administrada oxignio puro. Entretanto, mesmo aps a inalao de oxignio suficiente para repor as suas necessidades, permaneceu ofegante. a) Que distrbio do equilbrio cido-bsico ela apresentava? b) Em termos gerais, que resultados voc esperaria na gasometria arterial caso ela fosse realizada nesta atleta?

3 c) Como voc justificaria a permanncia da hiperventilao? 9 - Um paciente desacordado d entrada na UTI de um hospital sob fortes suspeitas de coma diabtico, devido a famlia relatar que o paciente diabtico e os mdicos terem a mesma impresso pelo diagnstico clnico. Um estagirio, aluno de bioqumica, que acompanha a coleta de sangue arterial para a realizao de gasometria arterial faz o seguinte comentrio: - Este paciente deve estar com uma alcalose, pois est nitidamente hiperventilando! O bioqumico e os mdicos do UTI olham para o estagirio e perguntam em unssono: - Quem foi que te ensinou isto, menino? a) claro que o estagirio no era voc (ufa!), pois se fosse, como voc justificaria a hiperventilao? b) Qual a possvel causa do distrbio do equilbrio cido-bsico que deve ter levado ao coma diabtico? 10 - Um paciente diabtico de 90 anos d entrada no CTI de um hospital hiperventilando. Porm apresenta uma DPOC (doena pulmonar obstrutiva crnica) devido a muitos anos de tabagismo, o que diminui a capacidade das trocas gasosas pulmonares. A realizao da gasometria arterial revelou o seguinte quadro: pH = 7,0 [HCO3 ]= 25 mEq/l pCO2 = 48 mmHg Classifique o distrbio do equilbrio cido-bsico encontrado: Qual a sua opinio sobre o valor de pCO2 encontrado? Deveria estar aumentado ou diminudo? Qual a causa primria do distrbio e qual seria o mecanismo fisiolgico de compensao neste caso? Ele est sendo eficaz? 11 - Durante uma batalha naval na segunda guerra mundial, um submarino americano sofreu srias avarias no mecanismo de filtrao de gs carbnico e precisava emergir para que fosse liberado o CO2 que se acumulava perigosamente, mesmo tendo reservas suficientes de oxignio. Porm, o mar estava cercado de navios de guerra alemes e o sistema de torpedos estava danificado. Se decidissem permanecer mais tempo submerso, qual seria o perigo que correria a tripulao no que diz respeito a um distrbio do equilbrio cido-bsico? Se decidissem emergir, caso escapasse da artilharia alem, como esta estratgia salvaria sua tripulao se havia oxignio suficiente para mais tempo? A administrao de bicarbonato IV na tripulao poderia fazer com o distrbio fosse controlado?

4 12 - Um paciente com overdose de barbitricos (depressor do sistema respiratrio) deu entrada em um hospital em parada respiratria. O mdico de planto, dentre outras medidas teraputicas, injetou bicarbonato IV, pois sups, devido um diagnstico preliminar, que havia uma acidose respiratria instalada. Quando o paciente retornou a seus movimentos respiratrios normais e saiu do risco de morte, o mdico solicitou uma gasometria para confirmao diagnstica. O resultado revelou os seguintes valores: pH= 7,4 pCO2 = 52 mmHg [HCO3-]= 38 mEq/l Voc acha que o diagnstico do mdico foi errado, uma vez que a gasometria no revelou mudana do pH? Qual a inteno do mdico ao proceder a administrao de bicarbonato? Ela foi bemsucedida? 13 - Apareceu um resultado de uma gasometria com o nmero de registro, mas sem o nome do paciente colhido na UTI do hospital em que voc estagia. O resultado do exame o seguinte: pH: 7,0 [HCO3-]: 29,5 mEql/l pCO2: 80 mmHg Ento, voc vai UTI para tentar esclarecer de qual o nome do paciente o qual foi coletado o exame e descobre que s existem dois pacientes na UTI, Joo e Jos, e ambos acabaram de falecer. O mdico, amigo seu, na confuso que impera na UTI devido ao falecimento duplo, no consegue lhe dizer, no momento, qual o paciente que realizou a gasometria, j que solicitou vrios exames para ambos os pacientes, porm pergunta a voc qual o resultado da gasometria para ver se consegue esclarecer de quem se trata. Joo era diabtico e seu bito deveu-se ao coma hiperglicmico enquanto que o Jos morreu de overdose de barbitricos. A qual paciente voc arriscaria pertencer o exame? Justifique a resposta, apesar de poder se esquivar dessa responsabilidade e dar uma olhada no pronturio dos pacientes para ver a quem foi solicitado a gasometria, mas "pagar o mico" junto ao corpo clnico por preferir no arriscar um palpite. 14 - Aps a realizao de maratona, um atleta d entrada no hospital e o exame de gasometria laboratorial realizado imediatamente, antes do efeito da medicao aplicada o seguinte: pH: 7,14 pCO2: 30 mmHg [HCO3]: 10 mEql/l Baseado neste resultado, voc acha que a administrao de bicarbonato endovenoso far algum efeito para reverter esse quadro? Discuta os resultados apresentados e sugira as razes para este quadro.

5 15 - Um homem de 25 anos sofreu um acidente rodovirio e foi socorrido aps 5 horas preso nas ferragens de seu carro. Possua fratura, escoriaes e leses nos membros superiores e inferiores. Quando chegou a unidade de emergncia seu pulso era de 140 bmp, encontrava-se em hipotenso arterial, aparentemente estava desidratado e possua um hlito cetnico. As dosagens bioqumicas mostraram o seguinte: (2 pt) Glicose= 440 mg/dL (70 100 mg/dL) Corpos cetnicos = ++ (ausente) Creatinina= 2,5 mg/dL (0,7 1,3 mg/dL) Uria= 50 mg/dL (15 39 mg/dL) Na= 148 mEq/L (137 145 mEq/L) K= 7,8 mEq/L (3,8 5,0 mEq/L) Cl= 99 mEq/L (95 105 mEq/L) HCO3=10 mmol/L (21 28 mmol/L) Quais os problemas metablicos que este paciente apresenta? Justifique. Qual o primeiro tratamento que deve ser institudo a este paciente? Se a primeira alternativa de tratamento no normalizar a concentrao de potssio do paciente, que outra alternativa teramos?

17 - Um homem de 25 anos chega ao P.S em estado de coma (pupilas dilatadas e ausncia de reflexos). Seus acompanhantes relataram que o paciente ingeriu grandes quantidades de bebida alcolica e vomitou bastante. Clinicamente o paciente tambm apresentada sinais de desidratao (diminuio do tugor da pele). Exames laboratoriais mostraram os seguintes resultados: Glicose= 50 mg/dL (70 100 mg/dL) Corpos cetnicos = + (ausente) pH sanguneo= 7,1 (7,35 7,45) Na= 153 mEq/L (137 145 mEq/L) K= 5,9 mEq/L (3,8 5,0 mEq/L) HCO3=13 mmol/L (21 28 mmol/L) Aps infuso de glucose e medicamentos (plasil, analgsicos, epinefrina) o paciente saiu do estado de coma e obteve boa recuperao. Observando os resultados, qual o problema mais provvel que o mdico observou? Este tratamento exige urgncia ou no? Justifique com mecanismos bioqumicos do controle de glicemia sangunea.

Vous aimerez peut-être aussi