Vous êtes sur la page 1sur 12

1.

Introduo
Este trabalho prope-se a analisar a dicotomia cidade versus campo na obra A cidade e as serras de Ea de Queiroz. Os discursos das personagens Jacinto e Jos Fernandes foram usados como referncia a essa dicotomia. O romance est claramente centrado na oposio civilizao versus natureza representados, respectivamente, pela cidade e as serras. H um discurso bem elaborado sobre modelos comportamentais baseados na cultura, esta simbolizada como tudo que criado pelo homem e fundamentada na artificialidade (personificado em Jacinto), e no cultura, a natureza instintiva e hereditria (representada na personagem Jos Fernandes).

2. Na cidade
Jos Fernandes o narrador e deixa claro, desde o incio, sua posio secundria frente a Jacinto, que por ele descrito como o Prncipe da GrVentura, conforme apelido estudantil do protagonista. Embora secundrio Jos Fernandes o responsvel pela transformao de Jacinto. Jacinto , no incio, excessivamente civilizado e nutre a idia de que quanto mais civilizado e ligado s inovaes tecnolgicas o homem for, mais feliz e pleno ser. Na casa parisiense de Jacinto proliferam as mais espetaculares inovaes tecnolgicas, com o objetivo de facilitar a vida ao ser humano e poupar-lhe ao mximo o esforo despendido e so, em sua maioria, estmulos preguia (ex: a referncia ao aparelho para abotoar as ceroulas). Os amigos de Jacinto so os intelectuais de vanguarda, em cuja casa se organizam tertlias onde se discutem as idias de Schopenhauer a Kierkgaard e as ltimas novidades em termos de tecnologia que fazem parte da sua infindvel coleo de brinquedos. As mais variadas e vanguardistas obras literrias amontoam-se, tambm, um pouco por todo o lado:
Este Prncipe concebera a idia de que o homem s superiormente feliz quando superiormente civilizado. E pr homem civilizado o meu camarada entendia aquele que,

robustecendo a sua fora pensante com todas as noes adquiridas desde Aristteles, e multiplicando a potncia corporal dos seus rgos com todos os mecanismos inventados desde Termenes, criador da roda, se torna um magnfico Ado, quase onipotente, quase onisciente, e apto portanto a recolher dentro duma sociedade, e nos limites do Progresso (tal como ele se comportava em 1875) todos os gozos e todos os proveitos que resultam de Saber e Poder... Pelo menos assim Jacinto formulava copiosamente a sua idia, quando conversvamos de fins e destinos humanos, sorvendo bocks poeirentos, sob o toldo das cervejarias filosficas, no Boulevard Saint-Michel. (p. ?)

A natureza , em oposio, o instintivo e est representada na figura de Jos Fernandes que a ponte que liga Jacinto s suas origens:
Toda a intelectualidade, nos campos, se esteriliza, e s resta a bestialidade. Nesses reinos crassos do Vegetal e do animal duas nicas funes se mantm vivas, a nutritiva e a procriadora. Isolada, sem ocupao, entre focinhos e razes que no cessam de sugar e de pastar, sufocando no clido bafo da universal fecundao, a sua pobre alma toda se engelhava, se reduzia a uma migalha de alma, uma fagulhazinha espiritual a tremeluzir, como morta, sobre um naco de matria; e nessa matria dois instintos surdiam, imperiosos e pungentes, o de devorar e o de gerar. Ao cabo duma semana rural, de todo o seu ser to nobremente composto s restava um estmago e por baixo um falo! A alma? Sumida sob a besta. E necessitava correr, reentrar na Cidade, mergulhar nas ondas lustrais da Civilizao, para largar nelas a crosta vegetativa, e ressurgir reumanizado, de novo espiritual e Jacntico! (p. ?)

Jacinto v a natureza como a representao dos instintos humanos bsicos que os aproximam dos animais, como demonstrado no passeio de Jacinto num bosque nos arredores de Paris. Logo que se afasta dos pavimentos, qualquer cho que pisa enche-o de medo e insegurana.
Depois duma hora, naquele honesto bosque de Montmorency, o meu pobre amigo abafava, apavorado, experimentando j esse lento minguar e sumir de alma que o tornava como um bicho entre bichos. S desanuviou quando penetramos no lajedo e no gs de Paris e a nossa vitria quase se despedaou contra um nibus retumbante, atulhado de cidados. Mandou descer pelos Boulevards, para dissipar, na sua grossa sociabilidade, aquela materializao em que sentia a cabea pesada e vaga como a dum boi. (p. ?)

O que o aterroriza a idia de caos da natureza, pois os sentimentos humanos so frutos da ordenao da civilizao. Ordem e caos encontram-se figurado pelo jardim e pelos bosques. Todas as flores que no tivesse j

encontrado em jardins, domesticadas por longos sculos de servido ornamental, o inquietavam como venenosas (p.380) Para Jacinto, o homem s existe enquanto homem inserido numa organizao chamada civilizao. A natureza , segundo seus conceitos, o caos humano onde de nada servia seus conhecimentos acadmicos. Nela impera o instintivo e o grotesco:
...s a Cidade lhe dava a sensao, to necessria vida como o calor, da solidariedade humana. E no 202, quando considerava em redor, nas densas massas do casario de Paris, dois milhes de seres arquejando na obra da Civilizao (para manter na natureza o domnio dos Jacintos!), sentia um sossego, um aconchego, s comparveis ao do peregrino, que, ao atravessar o deserto, se ergue no seu dromedrio, e avista a longa fila da caravana marchando, cheia de lumes e de armas... (p. ?) Ao contrrio no campo, entre a inconscincia e a impassibilidade da Natureza, ele tremia com o terror da sua fragilidade e da sua solido. Estava a como perdido num mundo que lhe no fosse fraternal; nenhum silvado encolheria os espinhos para que ele passasse; se gemesse com fome nenhuma rvore, pr mais carregada, lhe estenderia o seu fruto na ponta compassiva dum ramo. Depois, em meio da Natureza, ele assistia sbita e humilhante inutilizao de todas as suas faculdades superiores. De que servia, entre plantas e bichos ser um Gnio ou ser um Santo? As searas no compreendem as Gergicas, e fora necessrio o socorro ansioso de Deus, e a inverso de todas as leis naturais, e um violento milagre para que o lobo de Agubio no devorasse S. Francisco de Assis, que lhe sorria e lhe estendia os braos e lhe chamava meu irmo lobo! Toda a intelectualidade, nos campos, se esteriliza, e s resta a bestialidade. (p. ?)

No apenas as cidades mas tambm o progresso, fruto da civilizao, visto como um movimento de aprimoramento infinito. Neste contexto o futuro tido como melhor que o presente e o passado pior. Em oposio ao discurso de Jacinto, Jos Fernandes vai, aos poucos, inserindo referncias negativas civilizao; figuras demonstram aspectos feios e degradantes, responsveis por corromperem o homem. No meio da descrio da cidade aparecem canos de gases e canos de fezes, termos que indicam putrefao, deteriorao. Assim sua viso da ao da cidade nos homens. Seu discurso mostra que a cidade nada, iluso e fonte da misria humana. Na cidade o homem perde sua alma e seu corpo, tornando-se ser disforme, longe da harmonia natural, de ossos moles como trapos, de nervos

trmulos como arames, com cangalhas, com chins, com dentaduras de chumbo, sem sangue, sem febra, sem vio, torto, corcunda (p.426-427) Na cidade a liberdade moral cerceada pelas necessidades e caprichos urbanos: cada manh ela lhe impe uma necessidade, e cada necessidade o arremessa para uma dependncia; pobre e subalterno, a sua vida um constante solicitar, adular, vergar, rastejar, rico e superior como um Jacinto, a sociedade logo o enreda em tradies, preceitos, etiquetas, cerimnias, praxes, ritos, servios mais disciplinares que os dum crcere ou dum quartel...(p.427) A cidade se apodera da tranqilidade humana na batalha pelo po, fama, poder, e desumaniza as amizades com alianas de interesses. Nem o amor dela escapa e reduzido a meros favores sexuais acessveis a quem puder pagar. Fonte de desarmonia social, a cidade a guardi da ordem injusta onde o luxo das classes dominantes mantido s custas da misria das massas. Nota-se claro discurso poltico-social de Jos Fernandes.
Jacinto! a tua Civilizao reclama insaciavelmente regalos e pompas, que s obter, nesta amarga desarmonia social, se o Capital der Trabalho, pr cada arquejante esforo, uma migalha ratinhada. Irremedivel, , pois, que incessantemente a plebe sirva, a plebe pene! A sua esfalfada misria a condio do esplendor sereno da Cidade. Se nas suas tigelas fumegasse a justa rao de caldo no poderia aparecer nas baixelas de prata a luxuosa poro de foie-gras e tbaras que so o orgulho da Civilizao. H andrajos em trapeiras para que as belas Madamas de Oriol, resplandecentes de sedas e rendas, subam em doce ondulao, a escadaria da pera. H mos regeladas que se estendem e beios sumidos que agradecem o dom magnnimo dum sou - para que os Efrains tenham dez milhes no Banco de Frana, se aqueam chama rica da lenha aromtica, e surtam de colares de safiras as suas concubinas, netas dos duques de Atenas. E um povo chora de fome, e da fome dos seus pequeninos para que os Jacintos, em Janeiro, debiquem, bocejando, sobre pratos de Saxe, morangos gelados em Champanhe e avivados dum fio de ter! (p. ?)

No discurso de Jacinto, na natureza, as nicas funes que se mantm vivas so a devoradora e a procriadora, reduzindo o homem a falo e estmago. No contra discurso de Jos Fernandes, o apetite da cidade saciado pelo lucro e pelo regojizo. Tudo o que o homem urbano quer saciar a carne e encher os bolsos.Essa concepo de mundo produz tdio e desinteresse, pois a excesso cria a busca insacivel por aquilo de que no se tem; tendo tudo nada h para se buscar. Aos poucos, Jacinto j no se entusiasma mais com as facilidades que

encontra na cidade e comea a perder o apetite e passa a alimentar-se do pessimismo. Sua doena reflexo do excesso de civilidade e sua depresso alimentada pelos conceitos do filsofo pessimista Schopenhauer. Nestas leituras, encontrava um certo amparo aos comprovar que todo mal era resultante de uma Lei Universal e, a partir da, encontrou uma grata ocupao - maldizer a vida:
Foi ento que meu prncipe comeou a ler apaixonadamente desde o Eclesiastes at Schopenhauer, todos os lricos e todos os tericos do pessimismo. Nessas leituras encontrava a reconfortante comprovao de que o seu mal no era mesquinhamente Jacntico mas grandiosamente resultante de uma lei universal. J h quatro mil anos, na remota Jerusalm, a vida, mesmo nas delcias mais triunfantes, se resumia em iluso. (p. ?)

3. Nas serras
Separado da civilizao, Jacinto, em contato com a natureza, assume um discurso no qual a natureza no mais vista como o caos e sim como a salvao para o homem. Nesse espao discursivo Jacinto reconcilia-se com a natureza e renuncia s mentiras da civilizao. Jacinto vai descobrindo que a natureza regenera o homem e somente nela ele pode, de fato, ser feliz. Na primeira parte do romance Jos Fernandes conta um sonho, em que os livros invadem tudo, em que a natureza desaparece coberta por livros e at o Criador diverte-se lendo Voltaire. Jacinto nunca lera nenhum de seus inmeros volumes. Nas serras passa a ler obras que representam as realidades da vida, as paixes humanas: Dom Quixote, a Odissia, Virglio, jornais de agricultura. As Gergicas so um bom livro, porque ensinam o que realmente importa: como se produzem as risonhas messes, e sob que signo se casa a vinha ao olmo, e que cuidados necessita a abelha provida (p.475). Todo conhecimento que no incide sobre as realidades bsicas da vida intil. O excesso de palavras armazenadas em sua biblioteca o distancia da ??, pois a verdadeira comunicao extra verbal. Na natureza a inteligncia libertase, pois tudo animado de uma vida forte e profunda. A vida no se limita a pensar e a cumular livros numa prateleira, essencialmente vontade e movimento. Num pedao de terra,plantado de milho, vai todo um mundo de 5

impulsos, de foras que se revelam, e que atingem a sua expresso suprema,que a forma. O homem volta a suas origens e reencontra seu verdadeiro eu em contato com a natureza:
-Fiz toda a sorte de cursos, passei pelos professores mais ilustres da Europa, tenho trinta mil volumes, e no sei se aquele senhor alm um amieiro ou um sobreiro. - um azinheiro, Jacinto. (p. ?)

Nesse discurso tem valor as coisas que representam a si mesmas e nele encontramos um novo Jacinto,ressuscitado em oposio ao discurso do Jacinto da Cidade, entediado e sem gosto pela vida. Temos aqui uma viso bem distinta daquela que mostrava o homem como um ser frgil e solitrio na natureza hostil. Neste contexto encontramos um Jacinto reconciliado com a natureza e que abdicou e renunciou s mentiras da civilizao.
Era o meu Prncipe. E muito decididamente, depois de me soltar do seu rijo abrao, o comparei a uma planta estiolada, emurchecida na escurido, entre tapetes e sedas, que, levada para o vento e o sol, profusamente regada, reverdece, desabrocha e honra a Natureza! Jacinto j no corcovava. Sobre a sua arrefecida palidez de supercivilizado, o ar montesino, ou vida mais verdadeira, espalhara um rubor trigueiro e quente de sangue renovado que o virilizava soberbamente. Dos olhos, que na Cidade andavam sempre to crepusculares e desviados do Mundo, saltava agora um brilho de meio-dia, resoluto e largo, contente em se embeber na beleza das coisas. At o bigode se lhe encrespara. E j no deslizava a mo desencantada sobre a face mas batia com ela triunfalmente na coxa. Que sei? Era Jacinto novssimo. (p. ?)

O deslumbramento de Jacinto o leva a uma viso idlica das serras e com o passar do tempo, este xtase d lugar a um discurso da ao do homem sobre o mundo.
Durante essas semanas que preguicei em Tormes, eu assisti, com enternecido interesse, a uma considervel evoluo de Jacinto nas suas relaes com a Natureza. Daquele perodo sentimental de contemplao, em que colhia teorias nos ramos de qualquer cerejeira, e edificava sistemas sobre o espumar das levadas, o meu Prncipe lentamente passava para o desejo da Ao... E duma ao direta e material, em que a sua mo, enfim restituda a uma funo superior, revolvesse o torro. Depois de tanto comentar, o meu Prncipe, evidentemente, aspirava a criar. (p. ?)

Jacinto pretende fazer algumas melhorias em sua propriedade, mas no tem nenhuma noo de custos. Por fim descobre,chocado, que h pessoas em sua propriedade que passam fome; tem uma cndida ignorncia das realidades da serra (p. ?). Jos Fernandes mostra que a organizao social est fundamentada na desigualdade, na explorao de uns homens pelos outros e que esse discurso de deslumbramento com a natureza, de esttica do prazer, s pode existir quando fundado em certas realidades sociais, por exemplo, viver num mosteiro, com o temperamento de S. Bruno, ou ter cento e quarenta contos de renda e o desplante de certos Jacintos (p.478)

-Homem! Est claro que h fome! Tu imaginavas talvez que o Paraso se tinha perpetuado aqui nas serras, sem trabalho e sem misria... Em toda a parte h pobres, at na Austrlia, nas minas de ouro. Onde h trabalho h proletariado, seja em Paris, seja no Douro... (p. ?)

Jacinto percebe que a condio dos dominados pode ser mudada atravs da ao dos dominantes e que as mudanas sociais ocorrem com a participao de cada indivduo. Em seu discurso,nada mais tem do homem cheio de fantasias e deslumbrado com a vida simples. Perdeu o fanatismo da simplicidade e resolveu valer-se dos instrumentos realmente teis da civilizao. um homem equilibrado, pois abandonou os discursos de exaltao da cultura em detrimento da natureza, o da supercivilizao, e o de recusa de todas as conquistas da civilizao. Assume um discurso marcado por uma tica da responsabilidade, do trabalho transformador, que busca no o luxo desnecessrio e exagerado, mas sim o que necessrio para prover todos do mnimo indispensvel para uma vida digna, que busca uma perfeio moral. Nesse discurso, exaltam-se a famlia, a educao e o trabalho. Jos Fernandes observa que na relao homem/natureza preciso ter categorias utilitrias e no estticas:
Para mim no se trata de saber se a terra linda, mas se a terra boa. Olha o que diz a Bblia! Trabalhars a Quinta com o suor do teu rosto! E no diz contemplars a Quinta com o enlevo da tua imaginao! (p. ?)

O narrador, no entanto, no preconiza o fim da civilizao em seu discurso, mas o excesso de civilizao cujas nicas funes so o gozo, o encher a bolsa, o saciar a carne e a degenerao dos costumes. Por outro lado, o narrador recrimina o ardente fanatismo da simplicidade e considera que algumas invenes da civilizao so realmente teis e necessrias. A virtude central desse discurso o equilbrio, a moderao, a sensatez. O ideal a absoro da civilizao pela natureza, desde que esta predomine e que seja conservado apenas o que de bom a civilizao tem a oferecer.

4. Concluso
O romance A Cidade e as Serras no postula um discurso em apologia vida simples no campo, e sim um consenso entre o que de melhor existe nos dois mundos. O excesso de civilizao corrompe a natureza humana e somente no retorno ao equilbrio da vida simples possvel encontrar a verdadeira felicidade. Os avanos da civilizao podem ser usados em benefcio da humanidade com o intuito de proporcionar condies mais dignas de vida a todos. Vale ressaltar que no discurso final de Jacinto h uma clara defesa da participao das classes dominantes no processo de construo de uma sociedade mais justa a todos.

5. Referncias Bibliogrficas

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: Hucitec,1979. BAKHTIN, M. Questes de literatura e esttica (a teoria do romance). So Paulo: Hucitec/ Editora da UNESP,1988. BRAIT, Beth. Bakhtin: outros conceitos-chave. So Paulo: Contexto, 2006. QUEIROZ, Ea de. A cidade e as serras. Porto, 1996.

PUC So Paulo
Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo

A dicotomia cidade versus campo no discurso personagens Jos Fernandes e Jacinto no romance A Cidade e as Serras de Ea de Queiroz.

dos

Maria Stella Pizzolatto

Campinas Novembro de 2008.

10

MARIA STELLA PIZZOLATTO

A dicotomia cidade versus campo no discurso dos personagens Jos Fernandes e Jacinto no romance A Cidade e as Serras de Ea de Queiroz.

Trabalho apresentado ao professor Dr. Eduino Jos Orione da disciplina de literatura portuguesa turma B do curso de especializao em Literatura.

11

PUC Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo Campinas, Novembro de 2008.

12

Vous aimerez peut-être aussi