Vous êtes sur la page 1sur 3

" NO ME LEMBRO DE NADA " O assunto objeto desta matria com certeza trar para alguns bastante dissabor

e repulsa, pois tocar na vaidade e no ego daqueles que no querem que venham baila determinadas verdades atinentes ao fenmeno da incorporao. No entanto, como o compromisso do Jornal Umbanda Hoje ver os adeptos da religio mais esclarecidos e livres de determinados mitos que tanto prejudicam os iniciantes no culto, resta-nos to somente esclarecermos um ponto nevrlgico sobre o presente tema. Sabemos que na Umbanda fala-se muito em mediunidade de incorporao semiconsciente e inconsciente, que, via de regra, ensejam verdadeiras discusses doutrinrias a respeito. No vamos nos ater a explicarmos o processo de acoplamento de um esprito aos chakras e centros nervosos do mdium, sendo tema para o futuro. As incorporaes em que os espritos deixam completamente inconsciente o mdium, com tomada integral de todas as faculdades biopsicomotoras, fenmeno rarssimo nas religies medinicas. Em tempos imemoriais, foi a forma encontrada pelos espritos para cumprirem suas misses no plano fsico sem que o medianeiro pudesse interferir em suas tarefas, pois muitas pessoas no acreditavam na ao dos espritos sobre o corpo humano e, por isto, se tivessem alguma porcentagem de conscincia, acabariam por intervir, voluntria ou involuntariamente, no labor dos amigos espirituais. Com o passar do tempo, e atravs de um maior estudo e consequente entendimento do que ocorria, a inconscincia dos mdiuns foi pouco a pouco sendo elevada semiconscincia, fenmeno pelo qual os espritos agem conjuntamente com a psiqu do mdium, que, mesmo manifestados, sabem de quase tudo o que se passa a seu redor, inclusive que esto sob o domnio parcial de uma fora externa. Este tipo de incorporao (semiconsciente) predomina quase que inteiramente nos segmentos espiritualistas, porque a que melhor se adequa s necessidades atuais. Atravs da semiconscincia h uma interao entre o medianeiro e o esprito atuante, que so doutrinador e doutrinado ao mesmo tempo. Alm disto, esta espcie de incorporao faz com que o mdium seja co-responsvel pela mensagem transmitida por um Caboclo, Preto-Velho, Exu etc. O fato que, na mediunidade de incorporao semiconsciente, que, diga-se de passagem, tambm tem seus graus de variao, o esprito ao desprender-se do mdium com o qual trabalha, deixa neste quase que a totalidade das informaes recebidas ou transmitidas durante uma sesso. Caso haja alguma necessidade, o esprito, atuando no sistema nervoso central e tambm no crebro, pode fazer com que o mdium deixe de lembrar de alguma coisa, mas isto exceo. A regra o mdium lembrar-se de quase tudo que foi dito pelo esprito trabalhador.

Neste sentido, muito importante o respeito e a obedincia que os mdiuns devem ter para com o segredo de sacerdcio, tpico que analisaremos oportunamente. Infelizmente alguns mdiuns que trabalham semiconscientemente insistem em dizer que no se lembram de nada depois que o esprito interventor se afasta. E o fazem por duas razes bsicas: primeiro, querem dar um maior valor a sua mediunidade, dizendo: " eu sou especial porque trabalho sem conscincia"; segundo, para se eximirem de responsabilidade, caso haja alguma comunicao equivocada, por influncia do prprio mdium, dizendo este depois: " eu sou inconsciente, quem errou foi o esprito". Repito: a mediunidade de incorporao inconsciente ainda existe, mas rarssima, e quem a tem geralmente no fala, porque assunto pessoal, e tambm circunstncia difcil de ser provada. Na atualidade, no se concebe deixar os iniciantes com a falsa idia de que, incorporados por um esprito, sua mente se apagar temporariamente. Muitos mdiuns sob a ao dos espritos acham que no esto incorporados, visto terem ouvido de outros que, durante a manifestao dos espritos, no h conscincia no mdium. Criam com isto uma srie de dvidas na mente dos iniciantes, fazendo com que muitos pensem at no serem mdiuns de incorporao. A Umbanda vai crescer. E crescer atravs de mdiuns mais preparados, mais esclarecidos em relao aos fenmenos medinicos. Desta forma, faro cair por terra falsas verdades que esto, infelizmente, ainda sendo difundidas irresponsavelmente por alguns.

TICA NA UMBANDA A Umbanda foi anunciada no plano fsico atravs do iluminado esprito que se nominou Caboclo das Sete Encruzilhadas, em 15 de novembro de 1908, em Neves, Niteri RJ. fato. A Umbanda religio crist e genuinamente brasileira. Usa vestimenta branca, smbolo de igualdade e cor de Oxal, encerrando em si todas as demais cores representativas dos demais Orixs. No cobra por caridade, no sacrifica animais em suas ritualsticas e evangeliza. Isto fato. par destes princpios sadios e bsicos que norteiam a religio, muitas pessoas, desde o incio do culto, sempre pugnaram pela elevao de nossa querida Umbanda nos mais diferentes aspectos. Dentre eles, o de cunho subjetivo (pessoal) sempre foi alvo das mais contundentes discusses.

Temas como moral, tica, conduta medinica etc., sempre foram objetos de polmicas, onde cada um, de per si, tenta fazer ver aos outros que tal ou qual conduta certa ou errada. No entanto, por trs destas discusses comportamentais, existiam e existem duas foras antagnicas digladiando-se incessantemente: a fora da moral, dos bons costumes, da tica, da espiritualidade superior, da verdade; e a fora da subjugao, da mentira, da permissividade, da parcialidade, da imoralidade. No Movimento Umbandista, como em outros segmentos religiosos, h uma pluralidade de idias, de ideais, um heterogeneidade de interesses em relao religio. Existem aqueles que apenas servem-se ou tentam servir-se da religio para seus prprios interesses. No esclarecem nem difundem os sublimes ensinamentos e metas do astral superior; pregam ritualsticas sem base moral, sem fundamento; sustentam-se materialmente do que praticam; fazem dos terreiros de Umbanda seu ganha-po dirio, como se fosse uma empresa comercial; no discutem abertamente os problemas na religio, porque, se discutirem, colocaro sob avaliao suas condutas distorcidas e eivadas de mculas. Outros mais corajosos e comprometidos com o aperfeioamento daqueles que militam na seara umbandista, esto sempre a comentar e orientar outros irmos quanto aos fenmenos negativos que ora se apresentam, mostrando o caminho diante das mazelas emergentes. A tica por exemplo, conjunto de princpios e deveres morais que o homem tem para com Deus e sociedade, fator que deve preponderar em qualquer pessoa que queira ver a Umbanda fortalecer-se moralmente, intelectualmente. Para que tal progresso ocorra preciso, inexoravelmente, trazermos tona os focos destoantes de comportamento. A partir da, veremos melhor quem so aqueles realmente comprometidos com as diretrizes de Oxal. Visualizaremos tambm outros tantos que esto somente preocupados em sedimentar a obscuridade, a confuso, a permissividade. Os verdadeiros umbandistas no temem discutir os aspectos subjetivos e materiais da religio, pois so sabedores que tal ao s melhorar a nossa religio, fazendo com que no futuro tenhamos um Movimento Umbandista melhor, mais moralizado, mais elevado, de melhores mdiuns e assistentes. Quanto queles que insistem em esconder os problemas na religio, fazem-no porque, ocultando os focos destoantes, estaro camuflando as aberraes tico-morais de si mesmos, contaminados que esto de condutas que os costumes, o carter e a honestidade sempre repeliram e repeliro. Para estes, s a misericrdia de Deus. Sarav Umbanda !!!

Vous aimerez peut-être aussi