Vous êtes sur la page 1sur 13

UNIVERSIDADE SALVADOR CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAO

JORGE LUIS SOARES DE MIRANDA

LABORATRIOS DE INFORMTICA E TELECENTROS DIGITAIS: UMA FORMA DE EDUCAO DIFERENCIADA

Feira de Santana 2011

JORGE LUIS SOARES DE MIRANDA

LABORATRIOS DE INFORMTICA E TELECENTROS DIGITAIS: UMA FORMA DE EDUCAO DIFERENCIADA

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Sistemas de Informao da Universidade Salvador, como avaliao parcial da disciplina: Introduo ao Trabalho Cientfico.

Flvia Aninger Orientador.

Feira de Santana 2011

SUMRIO

1. 2. 3. 4. 5. 6. 6.1. 6.2.

INTRODUO ..................................................................................................................................... 4 FUNDAMENTAO TERICA ....................................................................................................... 6 PROBLEMA ......................................................................................................................................... 9 JUSTIFICATIVA................................................................................................................................. 10 SITUAO ATUAL........................................................................................................................... 11 OBJETIVO .......................................................................................................................................... 12 OBJETIVO GERAL ............................................................................................................................ 12 OBJETIVOS ESPECIFICOS ............................................................................................................ 12 REFERNCIAS ................................................................................................................................. 13

1. INTRODUO A Informtica vem adquirindo cada vez mais relevncia no cenrio educacional. Sua utilizao como instrumento de aprendizagem e sua ao no meio social vem melhorando o processo de aquisio do conhecimento. Esta ferramenta exige um usurio crtico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivduo. No entanto, a educao capaz de formar esse profissional no pode mais ser baseada na instruo que o professor transmite ao aluno, mas na construo do conhecimento e no desenvolvimento dessas novas competncias. Uma das tentativas de se repensar a educao tem sido feita por intermdio da introduo do computador na escola. Entretanto, a utilizao do computador na educao no significa, necessariamente, o repensar da educao. O computador usado como meio de passar a informao ao aluno mantm a abordagem pedaggica vigente, informatizando o processo instrucional e, portanto, mantendo o mesmo processo de aprendizagem. Era necessrio desenvolver medidas de incluses digitais para auxiliar os usurios neste contexto de ensino e, principalmente, diminuir o nmero de pessoas que no tinham acesso rede mundial de computadores. Foram criados programas como: Proinfo1 Programa Nacional de Informtica na Educao e PBLE2 - Programa Banda Larga nas Escolas para auxiliar a implantao dos Programas de Incluso Digital do Governo Federal. Houve a participao das escolas e prefeituras beneficiadas na instalao de laboratrios para que a acessibilidade tecnologia fosse facilitada e Telecentros Digitais de acesso pblico nos centros das cidades a fim de fornecer servios de informtica para a comunidade, respectivamente. Tambm foram criados mtodos para facilitar a obteno de equipamentos de informtica para famlias carentes, com liberao de crdito e diminuio dos impostos com a criao do Programa Computador para todos3.

Proinfo - um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedaggico da informtica na rede pblica de educao bsica. O programa leva s escolas computadores, recursos digitais e contedos educacionais. (Ministrio da Educao, 2011).

O Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) tem como objetivo conectar todas as escolas pblicas urbanas internet, rede mundial de computadores, por meio de tecnologias que propiciem qualidade, velocidade e servios para incrementar o ensino pblico no Pas. (Ministrio da Educao, 2011).
3

O Computador para Todos tem como objetivo principal possibilitar que a populao que no tem acesso ao computador possa adquirir um equipamento de qualidade, com sistema operacional e aplicativos em software livre, que atendam ao mximo s demandas de usurios, alm de permitir acesso Internet com linhas de financiamento vantajosas.

implantao

de

laboratrio

de

informtica

na

escola

uma

maneira

de promover a incluso. Segundo Lopes (2004), a Informtica uma das peas principais para um mundo tecnolgico. Conceber a Informtica como apenas uma ferramenta no faz mudar a perspectiva de ensino que se pretende com sua implantao. Borba (2001) vai um pouco mais alm, quando coloca seres-humanos-com-mdias dizendo que os seres humanos so constitudos por tcnicas que estendem e modificam o seu raciocnio e, ao mesmo tempo, esses mesmo seres humanos esto constantemente transformando essas tcnicas. (p.46). Portanto, quando usamos a informtica, estamos sendo modificados por ela e um gerenciamento de todo o processo de inovao e implantao na educao deve ser estruturado para que haja bons resultados.

2. FUNDAMENTAO TERICA A tecnologia sempre se integrou s atividades humanas e consegue substitu-lo em algumas das suas funes. Com a informtica no diferente, ela passa a estar presente cada vez na vida do Homem. Segundo Froes (2002, pag.1): A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extenses do corpo, mquina a vapor, que mudou hbitos e instituies, ao computador que trouxe novas e profundas mudanas sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia. Facilitando nossas aes, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnolgicos ora nos fascinam, ora nos assustam [...]. (FROES, 2002, pag1). A Tecnologia no causa mudanas apenas no que fazemos, aprimorando cada vez mais e nos poupando principalmente do esforo fsico, mas tambm em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. As mdias eletrnicas j fazem parte do nosso sistema nervoso, no qual elaboramos nossas respostas e aes em cima de todo aparato tecnolgico que dispomos. De acordo com Fres: Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimdia, a Internet, a telemtica trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como algum pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como consequncia, a um pensar diferente. (FROES, 2002, pag1). A informtica torna-se um recurso fundamental para a formao intelectual dos alunos no ambiente escolar, alm de auxiliar os docentes no fornecimento de informao necessria para elaborao de atividades em sala de aula. comum a existncia de laboratrios que possibilitam a incluso dos alunos para o mundo digital, porm falta um acompanhamento pedaggico no qual rege a importncia da existncia dessas salas nas escolas pblicas. No processo de unio da informtica com as escolas necessrio que os professores participem, segundo Gouva: O professor ser mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de comear a lidar de modo diferente com o conhecimento sem deixar as outras tecnologias de comunicao de lado. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoo, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televiso, mas agora tambm pelo computador, pela informao em tempo real, pela tela em camadas, em janelas que vo se aprofundando s nossas vistas [...]. (GOUVA, 1999 apud LOPES, 2002, pag. 4). O professor deve ser constantemente estimulado a modificar sua ao pedaggica. Neste momento entra a figura do coordenador de Informtica, que est constantemente

sugerindo, incentivando e mobilizando o professor. No basta haver um laboratrio equipado e software disposio do professor; precisa haver o facilitador que gerencie o processo o pedaggico. A falta de uma estrutura organizada nas escolas pblicas faz com que no exista a figura de um coordenador de informtica que auxilie os professores na utilizao dos recursos disponveis pela informtica e a contextualize com as demais disciplinas. Mas o objetivo no tornar o professor um especialista na rea de informtica, e sim, de criar condies para que se aproprie dentro do processo de construo de sua competncia, da utilizao gradativa dos referidos recursos informatizados: somente tal apropriao da utilizao da tecnologia pelos educadores poder gerar novas possibilidades de sua utilizao educacional. Tornando a informtica uma facilitadora do processo de ensino/aprendizagem: Aprender a partir da tecnologia (learning from), em que a tecnologia apresenta o conhecimento, e o papel do aluno receber esse conhecimento, como se ele fosse apresentado pelo prprio professor; Aprender acerca da tecnologia (learning about), em que a prpria tecnologia objeto de aprendizagem; Aprender atravs da tecnologia (learning by), em que o aluno aprende ensinando o computador (programando o computador atravs de linguagens de programao); Aprender com a tecnologia (learning with), em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apoiam no processo de reflexo e de construo do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questo determinante no a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a, sobretudo, como estratgia cognitiva de aprendizagem (JONASSEN, 1996 apud LOPES, 2003, p. 3). Num primeiro momento de utilizao e de como regido a administrao dos centros de informtica na sociedade, a internet limitada apenas para pesquisa de informao. Os usurios esquecem que o grande potencial da internet a comunicao. Entretanto, dentro da viso de um processo educacional, isso totalmente aceito. No inicio utilizamos esta ferramenta e sua maior caracterstica o acesso informao. Aps um processo de maturao e gerenciamento do projeto, percebemos que a informtica muito mais que isso: Passamos a usa-la como uma rede de comunicao. Acessibilidade a cursos fora do ambiente da sala de aula e eventos de suma importncia para a carreira profissional do usurio, alm de gerir um networking entre os envolvidos para a formao intelectual e tornar um veculo de expresso poltica e social de maior alcance. Os investimentos do Governo Federal continuam a todo o momento, entre 2008 e 2011 mudou o paradigma social em que se tornou acessvel, a qualquer pessoa, a utilizao de equipamentos tecnolgicos em sua residncia, como tambm grandes investimentos

feito no ambiente EAD (Ensino Distncia) por termos uma cultura onde a leitura no algo comum. Segundo a Revista The Economist (2006): [...] Muitos brasileiros no sabem ler. Em 2000, um quarto da populao com 15 anos ou mais eram analfabetos funcionais. Apenas um adulto alfabetizado em cada trs l livros. O brasileiro mdio l 1,8 livros no acadmicos por ano --menos da metade do que se l nos EUA ou na Europa. Em uma pesquisa recente sobre hbitos de leitura, os brasileiros ficaram em 27 em um ranking de 30 pases, gastando 5,2 horas por semana com um livro. Os argentinos, vizinhos, ficaram em 18 [...]. Graas aos investimentos em bibliotecas digitais, ensino EAD e no ambiente acadmico, o Brasil j possui outra cultura diante da tecnologia aplicada. Segundo Agncia Brasil: O ndice de leitura no Brasil aumentou 150% nos ltimos dez anos. Passou de 1,8 livros por ano em mdia, para 4,7. Apesar do aumento, a presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Snia Machado Jardim, disse que o ndice de leitura anual no Brasil ainda pequeno comparado ao de pases mais desenvolvidos [...] (AGENCIA BRASIL, 2010, p. O dia a dia da cultura). Levamos em considerao que o Brasil um pas emergente que est em constante desenvolvimento. A informtica educacional torna-se indispensvel para o desenvolvimento dos indivduos e fornece com maior facilidade e a baixo custo informaes necessrias para o seu desenvolvimento, portanto, deve estar presente no projeto poltico pedaggico, projeto que define todas as diretrizes da escola em sua proposta educacional. Os recursos de software e Hardware esto sendo implantados e uma nova perspectiva de gerenciamento dos laboratrios e telecentros, como presena do coordenador de informtica, devem ser realizadas para que aja maior aproveitamento de tudo que disponibilizado no ambiente pblico.

3. PROBLEMA

Esta pesquisa cientfica consistiu sob uma viso metodolgica e essencial referente implantao de laboratrios de informtica realizada pelo governo e como o trabalho aps essa implantao realizado, bem como a exposio de problemas gerados atualmente e como uma proposta de projeto pode minimizar os problemas existentes. Como feito o trabalho de implantao? Sabe-se que disponibilizado pela escola contemplada a funo de disponibilizar o espao no qual o laboratrio ser instalado, porm aps a estruturao fsica no realizado nenhum acompanhamento do progresso e finalidade do programa. Que atividades eles desenvolvem com os recursos fornecidos pelo laboratrio de informtica? A falta de acompanhamento com os alunos e corpo docente faz com que seja apenas uma sala lotada de computadores. Como sanar os problemas com a gesto da tecnologia e integrar a informtica no ambiente escolar? A estruturao de uma nova rotina de trabalho para o acompanhamento socioeducativo dos alunos. Influencia do programa de informtica para minimizar o ndice de analfabetismo digital no Pas.

10

4. JUSTIFICATIVA

A educao est introduzida na utilizao de tcnicas e recursos tecnolgicos, fazendo do computador uma ferramenta essencial para o processo de ensino/aprendizagem nas questes do cotidiano trazidas at a sala de aula. Atravs das relaes dirias que o ser universal (o homem) pensa, sente e age a todo instante atravs das relaes sociais de que fazem parte, por isso preciso haver uma educao voltada para a cidadania. O Governo vem fazendo grandes investimentos na Cultura de Educao Brasileira, trazendo cada vez mais tecnologia para dentro das escolas de forma a aprimorar os recursos existentes, como bibliotecas fixas instaladas nas escolares e em pontos estratgicos da cidade. Foi percebido que o investimento em tecnologia voltada para a educao traz timos retornos para nosso pas. Desde 2008 o governo vem realizando investimento cada vez mais no setor de pesquisa e capacitao cientifica na qual inclui a formao dos estudantes da rede de ensino pblico no Pas. Para Lula, (2007): [...] quando se fala de cincia, tecnologia e inovao precisamos ver isso como investimento que vai trazer retorno, no apenas na produo de novos cientistas, mas vai trazer retorno do ponto de vista de melhorar a vida do povo brasileiro, melhorar a indstria brasileira, melhorar a qualidade do nosso produto [...]. Estamos enfrentando um problema comum de qualquer pas em desenvolvimento, a falta de capacitao profissional para suprir a demanda do mercado. Neste contexto, os laboratrios e Telecentros possuem uma misso muito importante no desenvolvimento profissional dos estudantes e futuros profissionais no mercado de trabalho. Segundo Borba (2001): O acesso Informtica deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas pblicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educao que no momento atual inclua, no mnimo, uma alfabetizao tecnolgica [...]. Tal alfabetizao deve ser vista no como um simples curso de Informtica, mas, sim, como um aprender a ler essa nova mdia. Assim, o computador deve estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender grficos, desenvolver noes espaciais, etc. E, nesse sentido, a Informtica na escola passa a ser parte da resposta a questes ligadas cidadania. Portanto, torna-se necessrio, alm do investimento existente de capital para obteno de equipamentos tecnolgicos disposio da comunidade em geral, a presena de profissionais com empenho em suas competncias e habilidades a fim de fornecer um grau de ensino digno para os estudantes da rede de ensino pblico atravs dos laboratrios e para pessoas que

11

esto fora das escolas como uma forma de qualificao profissional e incluso no mercado de trabalho atravs dos telecentros digitais.

5. SITUAO ATUAL

possvel encontrar, na maioria das escolas pblicas estaduais, a implantao de laboratrios de informtica que foram introduzidos com o propsito de mudar uma perspectiva de ensino, para que esta esteja adequada para os avanos tecnolgicos na sociedade. Os programas do governo para erradicar a incluso digital no Brasil, citados anteriormente, seguem um padro de aes na qual devem ser desenvolvidas, ora pelo Governo Federal, ora pela Escola responsvel: a) Implantao de ambientes tecnolgicos equipados com computadores e recursos

digitais nas escolas pblicas de educao bsica;

b)

Capacitao dos professores, gestores e outros agentes educacionais para a

utilizao pedaggica das tecnologias nas escolas e incluso digital;

c)

Oferta de contedos educacionais multimdia e digitais, solues e sistemas de

informao disponibilizados pela SEED-MEC.

Os pontos (a) e (c), que so de responsabilidade do Governo Federal, esto sendo executados perfeitamente, de forma a fortalecer a rede de ensino do Pas. O ponto (b), de responsabilidade do MEC e das instituies de ensino, est sendo executado de forma ineficiente, no qual no decorre de um comit organizacional voltado para a realizao e execuo dos ponto pr-estabelecidos. possvel encontrar nesses laboratrios equipamentos empoeirados e envelhecidos, salas trancadas e abandonadas, vtimas de algum projeto passado de informatizao sem critrios e da consequente falta de manuteno peridica e de cuidados adequados. Outro aspecto, vital para o sucesso do projeto, a presena de educadores que precisariam estimular seus alunos para a utilizao dos equipamentos informatizados e demonstrar disposio para a execuo desta atividade. A figura de um coordenador torna-se necessria para que todos os pontos sejam executados, mediante os atributos estipulados e um acompanhamento pedaggico para que haja o aporte de conhecimento necessrio para que seja feito a implantao dos cursos de informtica com o objetivo de alterar o currculo educacional vigente.

12

6. OBJETIVO

6.1. OBJETIVO GERAL

Identificar os obstculos encontrados pela educao pblica com o gerenciamento e implantao de laboratrios de informtica nas escolas pblicas e pelas prefeituras na implantao dos telecentros digitais na comunidade.

6.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS Aplicar os conceitos de incluso digital informadas pelos Programas do Governo e identificar pontos crticos que impeam a continuidade do trabalho. Aplicao da figura de um coordenador para que seja feito um levantamento das dificuldades encontradas pelas instituies pblicas na execuo dos objetivos definidos pelo governo. Capacitar os educadores para a utilizao do computador como ferramenta de auxilio ao ensino. Torna-se necessrio que o trabalho em conjunto com diretores, coordenadores e professora esteja totalmente alinhado para que seja disponibilizada para os alunos uma perspectiva de utilizao dos benefcios ofertados pela informtica. Gerir cursos para a qualificao profissional dos usurios. Esquematizar cursos especficos para que seja implementado no currculo de acordo com o objetivo de cada participante diante do mercado de trabalho. Estabelecer parceria com empresas privadas para o fornecimento de bolsas de estgio. Localizar instituies privadas para que sejam realizadas parcerias, semelhante ao Programa Jovem Aprendiz (Governo Federal), para que os alunos possam praticar o conhecimento aprendido em sala de aula.

13

REFERNCIAS LOPES, Jos Junio - A Introduo Da Informtica No Ambiente Escola disponvel: http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.pdf. Acesso em 20 de Nov. de 2011.

MINISTRIO das Comunicaes Secretaria de Telecomunicaes Departamento de Servios e de Universalizao de Telecomunicaes Aes Governamentais em Incluso Digital: Anlise de Utilizao do FUST disponvel: <http://www.

efsul.org/portal/pls/portal/docs/670102.PDF>. Acesso em 05 de Mai. de 2011.

LULA,

Lus

Incio

da

Silva

Pesquisa

Inovao

Disponvel:

<http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2007-11-26/para-lula-investir-em-ciencia-e-tecnologiada-retorno>. Acesso em 25 de Nov. de 2011.

DALAPOSSA,

Karen

Chaiane

Tecnologia

na

Educao

Disponvel:

<http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/tecnologia-na-educacao.htm>. Acesso em 20 de Nov. de 2011.

BRASIL,

Agncia

Portal

da

Cultura

Disponvel:

<http://www.cultura.gov.br/site/2010/08/11/indice-de-leitura-no-brasil-cresce-mais-de-150-emdez-anos-mas-ainda-e-pequeno-segundo-editores/>. Acesso em 20 de Nov. de 2011.

VALENTE, Jose A. Informtica na Educao Disponvel: <http://www.nte-jgs.rctsc.br/valente.htm>. Acesso em 23 de Nov. de 2011.

EDUCAO,

Ministrio

da

Portal

MEC

Disponvel:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=462&id=244&option=com_content&view=article>. Acesso em 23 de Nov. de 2011. BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam Godoy - Informtica e Educao Matemtica coleo tendncias em Educao Matemtica - Autntica Belo Horizonte - 2001

Vous aimerez peut-être aussi