Vous êtes sur la page 1sur 6

Aula 08 29 Introduo ao tratado da natureza humana

Conhecimento possvel? Resposta herica sim, a condio de conhecimento esta e ela satisfeita. Descartes, Kant Resposta esquivadora a pergunta no importante. Sabemos que temos conhecimento. FSC Resposta ctica no possvel responder a questo. Ou 1- ns sabemos que no h como responder a questo 2 no sabemos se podemos respondla. O ceticismo pode tomar duas formas. Compara com os Tipos de filsofos pra sexto emprico Dogmticos hericos e pra sexto emprico tambm os esquivadores. Acadmicos Pirrnico no sabemos se podemos ter conhecimento Ceticismo teraputico (pirrnico) Desenvolvem uma teoria do conhecimento pra poder afirmar que temos conhecimento mas eventualmente por ela mesmo chegamos negativa. Aplico o ceticismo filosofia, pra negar a supracitada concluso. O ceticismo no se aplica vida comum mas filosofia. Uso que hume faz do ceticismo teraputico. Uma das maneiras de entender as discusses de causa-e-efeito Hume tenta mostrar que as crenas sobre elas no so produto da razo. Qual a maneira pela qual vai mostrar-no-lo? A razo seria um dos critrios pra satisfazer a noo de conhecimento Aplica o ceticismo Mostra que no satisfaz Mas no diz que nosso conhecimento das relaes de causa-efeito so quimricas Diz apenas que essa no a maneira como devemos entender o conhecimento O enfoque do ceticismo teraputico so as teorias sobre o conhecimento.

Impresso cognitiva dos esticos A teoria estica do conhecimento As impresses so causadas pelos objetos reais que elas esto representando Mas algumas no so causadas por objetos reais Nos interessam as primeiras Que aparecem clara e distintamente Que so funes do objeto real causando em ns a impresso

As 3 condies nos do critrio para conhecimento A causado por objeto real B apresentando o objeto clara e distintamente C clareza e distino so funes de como as coisas so Objetione Uma coisa o sujeito ter a impresso clara e distinta, que bem diferente de seu assentimento. Entre t-la e d-la, o ctico produz vrias circunstncias em que posso falhar no meu reconhecimento de quais impresses so claras e distintas.

As teorias prope critrio e dizem que o sujeito conhece quando o satisfaz. O ctico se dirige contra isso. O ceticismo pirrnico. MATES, Benson. The skeptic way: sextus empiricus outlines of pyrrhonism.

Seno passemos a Hume. TRATADO DA NATUREZA HUMANA Tentativa de introduzir o mtodo experimental de raciocnio nos assuntos morais. Berkeley, Locke, j houveram comeado essa tentativa... Por que pensamos, julgamos da maneira como fazemos? Por que, colocados em dada circunstncia, aparecem-nos e entendemos os objetos, e por que homens diferentes fariam o mesmo entendimento? Comea a detectar em Locke mas quer levar aos assuntos morais (j que o mtodo experimental funcionou na filosofia natural) (donald livingston?) Apresenta 3 princpios pra situar a filosofia de hume A filosofia seria concebida a partir dos 3 Hume marca sua posio ao negar os 3 princpios Princpio da autonomia, que afirma que a filosofia autnoma em relao aos outros discursos (porque estabelece critrios pro conhecimento filosfico, pra ela mesma). Razo VS eloquncia (estamos na introduo do tratado, como leste) O que falta a essa batalha sfara uma investigao sobre nossas capacidades cognitivas.

O terceiro princpio: da dominao Filosofia 1 Autnoma 2 sistemtica (descobre princpios ltimos) Se satisfaz um e dois, pode se impor Temos o tropo da discrdia, a averso ao raciocnio metafsico.... Prepara-se o terreno pro ceticismo Que hume rejeita Rejeio do ceticismo positivo

Apresentao da cincia da natureza humana Que dependncia essa (da matemtica, por exemplo, cincia do homem)? A prtica matemtica, investigada pelo filsofo, quer saber o que est por trs dos juzos emitidos. Como funciona a mente, quais so as capacidades cognitivas, como nos relacionamos com os objetos matemticos... precisamos conhecer as capacidades pra saber se o que eles esto gerando conhecimento. Pra ele o problema com a cincia dos assuntos morais, no com a matemtica, fsica... O que significa dizer que as outras dependem da cincia do homem? Em que sentido funda? Paralelo com descartes Descobrimos proposies indubitveis E partimos delas No nesse sentido que a cincia do homem como a quer hume central e fundante. Mas porque o conhecimento que aprendo dos meus recursos cognitivos mais geral. O que pode fazer com que reforme algumas dvidas. Ento reformo minha disciplina. o ponto fundamental: o conhecimento que adquirimos na c. do homem no mais certo que o da fsica, qumica... novamente diferindo de descartes, que acredita muito mais em si... Razo muito simples pra termos o mesmo grau de certeza: vamos usar o mesmo mtodo. O papel da c. do homem. 4, p.20 teoria das ideias, entendimento... Como a cincia do homem nos d o tal conhecimento geral, podemos eventualmente reformar nossas disciplinas particulares. Contraponto. Em Kant obtemos o conhecimento apriorstico a respeito das capacidades cognitivas. Isso hume no est fazendo.

Como conhecemos a natureza? Como vamos investigar, qual o processo por meio do qual vamos descobrir nossos recursos cognitivos? Aplicando o mtodo experimental aos assuntos da natureza humana. Experincia e observao, no h outro jeito. Hume tem a distino de conhecimento a priori- posteriori. Est dizendo que no basta apelar aos nossos recursos apriorsticos pra conhecer nossas capacidades cognitivas. J no h aqui uma autonomia completa da filosofia. Est adotando um mtodo que a cincia j aplicava Alguns diro que j no filosofia. Quine tentar provar que essa diferena de grau: grau de generalidade... Ao lado das demais cincias, no acima delas como em hume. Hume nega pois o princpio da autonomia ao aplicar o mtodo experimental que acabou com a discrdia entre os filsofos da natureza Newton usa a mesma expresso: filosofia experimental. Hiptese nesse tempo significava um raciocnio sem a observao, com conotao negativa. J entendemos hiptese com base no experimento. E no invento hipteses[...] Nesta filosofia, proposies particulares so inferidas dos fenmenos e posteriormente generalizadas por induo (principia m.) 1 fsico alega kpf, uma proposio qualquer 2 filosofia se pergunta se o conhecimento alegado genuno. 3 filosofia investiga nossos poderes cognitivos para saber se o fsico poderia conhecer e como poderia conhecer o que alega. 4 estamos admirados com o sucesso da nova 5 para 3, a filosofia recorre ao mesmo mtodo usado pelo fsico < --------No quero negar que no haja circularidade, mas uma virtuosa... Pra no haver circularidade, teramos que ter uma filosofia autnoma. Que consegue sozinha verificar se uma prtica atende os critrios, e valid-los Hume diz que a filosofia sozinha no consegue fazer. Disso no se segue que no podemos reformar a filosofia e o prprio mtodo experimental, pro qual prope uma srie de regras. O vulgo j se baseia no mtodo experimental, que desenvolveremos, por meio dessa circularidade virtuosa (no-revolucionria, mas reformadora). A c. do homem apia as demais cincias: o mais geral sobre como conhecemos Extrai sua solidez do mtodo experimental. De onde provm a solidez do mtodo experimental? Provm das prticas cientficas, se mostrando bem sucedidas nos ltimos 100 anos... Os que acham que a filosofia pode se sair muito melhor vo cair no ceticismo... Tento me apoiar na razo pra julgar independentemente se o mtodo experimental funciona; mas a filosofia no consegue. A entra o ceticismo teraputico.

Por que estou legitimado a aplicar o mt. experimental ao homem? Porque fazemos parte da natureza. O tema da liberdade um complicador: poderamos alegar que no estamos submetidos a leis, motivo por que no haveria uma cincia propriamente para o homem. Hume usa outra noo de liberdade (a da vontade: agir em conformidade com elas, que so determinadas por paixes e desejos, e estes pelas condies em que nos encontramos, na natureza...). H variaes culturais, mas nas culturas distintas encontramos novas regularidades, e por isso mesmo aplica-se o mt. experimental para entender por que julgamos como julgamos.

A mente humana faz parte da natureza suficiente para meu propsito... qualquer parte da filosofia natural (181, dissertao sobre as paixes) Por isso a teoria das ideias importante pra ele: por elas mantemos regularidades em nosso entendimento. Mecanismos explicativos de nosso pensamento. Liberdade. Do lado de fora, no h liberdade nenhuma: homem submetido s leis. Internamente, pode-se continuar julgando como se fssemos livres. H uma regularidade constante entre motivos e aes. O mtodo experimental explicita as __________ que h no mundo Regularidades? Mesmas circunstncias desencadeiam mais ou menos as mesmas reaes nos homens. Ganho conhecimento detectando as regularidades, que ensinam as capacidades. O mtodo ele mesmo, contudo, tem uma limitao. A entra o terceiro princpio: da ultimidade. Satisfazendo esse princpio, ela tem o conhecimento mais fundamental sobre o mundo, o homem... No sabemos, limitados que estamos ao mtodo experimental, se chegamos nos princpios ltimos. Chegamos a regularidades cada vez mais gerais pelas quais explicamos os fenmenos particulares. Mas nunca dizemos que este o ltimo nvel. Pois esta no uma proposio que podemos obter do mtodo. Hipteses no fazemos... Quando conscientes da limitao do mtodo, entendemos uma nossa limitao. No significa porm que iremos parar; mas que buscaremos princpios mais gerais. Ficaremos satisfeitos avanando o mximo que o mtodo permite. A pretenso de ultimidade no atingvel pra hume. Por isso no ttulo pe a palavra tentativa. Pode ser que tenhamos que reformar o que sabemos sobre nossos recursos cognitivos. At podemos alcanar, mas no saberemos que alcancemos.

Pode ser que passemos mil anos sem encontrar novos princpios. Mas o mtodo no permite o estabelecimento ptreo dos atuais. 9, p.23 As concluses que chegamos na c. do homem sempre so passveis de modificao. Filsofos que pretendem o contrrio caem no tropo da discrdia. Princpio da dominao uma das conseqncias de no estar consciente das limitaes do mtodo experimental. Uma das conseqncias positivas da conscincia de nossa ignorncia a prudncia adquirida em nossas alegaes enfraquecidas por no contarem com o princpio de dominao. Quem tenta a todo custo atender o princpio da ultimidade no se satisfaz ainda que cheguemos ao mximo que podemos entender. Desesperado, impe.

Como abordar a natureza humana? Mtodo experimental, mas mais especificamente H diferena: Na filosofia natural : observao (eventos que no se pode repetir) e experimentao (eventos repetveis) Na filosofia moral : observao. Sujeito e objeto de estudo. Observam-se os seres humanos nas mais variadas aes. Como suas aes esto operando pra que respondam assim? (10, p.24, comportamento dos homens em sociedade....) 1 No a priori, pelo mtodo experimental. 2 no exclusivamente pela introspeco. Examinam-se os outros indivduos em sociedade. Hume adotando um programa fenomenolgico. Quais os dados com que construmos...? dados imediatos, impresses internas. Essa no me parece, com livingston, uma leitura acertada de hume. Observamos outras pessoas para adquirir conhecimento de fato do homem. H um certo fenomenalismo mas no uma perspectiva reducionista com respeito aos fenmenos. Os outros seres humanos observados no se resumem s nossas impresses, aos fenmenos que nos aparecem. Quando virmos a teoria das ideias veremos isto melhor... Tenho que construir todo o resto de minhas prprias sensaes... o conhecimento mais inicial, mais primrio, seria o de mim mesmo. Esta a perspectiva fenomenalista. Prxima aula: introduo do tratado.

Vous aimerez peut-être aussi