Vous êtes sur la page 1sur 83

2

PREFCIO
Obrigado por adquirir este produto Icom. O transceptor VHF FM IC-V8000 foi projetado e construdo com a tecnologia superior e a habilidade da Icom. Com o devido cuidado, este produto deve lhe permitir oper-lo durante anos sem nenhum problema. Ns queremos tomar um pouco de seu tempo para lhe agradecer por escolher o IC-V8000 como seu rdio, e esperamos que voc concorde com a filosofia da Icom: Tecnologia em primeiro lugar.

CARACTERSTICAS
75W de sada em potncia alta. Alto-falante frontal montado para que haja clareza de udio Tone Squelch (Silenciamento Codificado por Tom), padro de squelch DTCS Luz de fundo dupla (laranja & verde) no display Microfone disponvel para controle remoto (opcional de algumas verses) Decodificador DTMF opcional

IMPORTANTE
LEIA TODAS AS INSTRUES cuidadosamente antes de usar este transceptor. GUARDE ESTE MANUAL DE INSTRUES Ele contem importante instrues de operao para o IC-V8000.

DEFINIES DESTE MANUAL


PALAVRA AVISO CUIDADO OBSERVAO DEFINIO Ferimentos pessoais, risco de incndio ou choque eltrico podem ocorrer. O equipamento pode ser danificado. Recomendado para que seja obtido melhor uso. No haver risco de ferimentos pessoais, fogo ou choque eltrico.

Icom, Icom Inc, e a logomarca so marcas registradas da Icom Incorporated (Japo) nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Alemanha, na Frana, na Rssia e/ou em outros pases.

CUIDADO
EXPOSIO RF! Este equipamento emite energia de Rdio Freqncia (RF). Tome muito cuidado ao oper-lo. Se voc tiver alguma dvida sobre exposio RF e padres de segurana, por favor consulte o relatrio da Federal Communications Commission (FCC) sobre Avaliao da Conformidade das Diretrizes da FCC para Exposio Humana a Campos Eletromagnticos de Rdio Freqncia (OET Boletim 65). CUIDADO! NUNCA conecte este transceptor a uma sada de corrente alternada (AC). Isto pode provocar incndio ou choque eltrico. CUIDADO! NUNCA opere este transceptor enquanto dirige um veculo. A direo segura requer toda sua ateno para evitar acidentes.

3
NUNCA conecte este transceptor a uma fonte de alimentao com mais de 16V DC (Corrente Contnua), porque isto danificar o mesmo. NUNCA conecte este transceptor a uma fonte de alimentao usando polaridade invertida, porque isto danificar o mesmo. NUNCA corte o cabo de fora DC entre o plugue e o suporte do fusvel. Se uma conexo errada for feita depois do corte, o transceptor ser danificado. NUNCA exponha o transceptor chuva, neve ou qualquer lquido, porque ele ser danificado. NUNCA opere ou toque o transceptor com mos molhadas. Isto resultar em choque eltrico ou danificar o transceptor. NUNCA coloque o transceptor onde a operao normal do veculo possa ser prejudicada, ou onde possam ocorrer ferimentos corporais. NUNCA deixe objetos impedirem a operao do ventilador no painel traseiro. NO aperte a tecla PTT do microfone se voc no for transmitir. NO permita que crianas brinquem com qualquer equipamento que tenha um transmissor. Durante uma operao mvel, NO opere o transceptor sem ligar o motor do veculo. Se o transceptor estiver ligado e o motor do seu veculo desligado, a bateria do veculo se desgastar mais rapidamente. CUIDADO! O transceptor ficar quente quando for operado continuamente durante longos perodos de tempo. EVITE usar ou colocar o transceptor em luz solar direta ou reas com temperaturas abaixo de 10 C (+14 F) ou acima de +60 C (+140 F). EVITE o uso de agentes qumicos como benzina ou lcool para limpar o transceptor, porque eles danificam as superfcies do mesmo. USE somente microfones da Icom (fornecidos ou opcionais). Microfones de outros fabricantes possuem diferentes sistemas de pinos, e podem danificar o transceptor se forem conectados a ele.

ACESSRIOS FORNECIDOS

1) Cabo de fora DC (3m) 2) Suporte para montagem mvel 3) Microfone (HM-133V)* 4) Fusvel (20A) 5) Parafusos, arruelas e porcas para montagem 6) Suporte de microfone *As verses fornecidas de MICROFONE DE MO HM-118N 118TN/TAN tambm esto disponveis. Depende da verso.

1 1 1 1 1 jogo 1 ou MICROFONE DTMF HM-

NDICE
PREFCIO IMPORTANTE DEFINIES DESTE MANUAL CUIDADO ACESSRIOS FORNECIDOS NDICE GUIA RPIDO DE REFERNCIA Instalao Seu Primeiro Contato Operao Via Repetidora Programando Canais de Memria 1 DESCRIO DO PAINEL Painel Frontal Display de Funes Painel Traseiro Microfone (HM-133V) Teclado do Microfone 2 AJUSTE DE FREQNCIA Preparao Usando o Dial (sintonizador) Usando o Teclado Usando as Teclas Seleo do Passo de Sintonia 3 OPERAES BSICAS Recepo Monitoramento Silenciamento de udio Atenuador de Squelch (Silenciador) Transmisso Seleo da Potncia de Sada Funo PTT com um Toque 4 OPERAES VIA REPETIDORA Acessando uma Repetidora Tons Subaudveis Freqncia de Offset Trava de Repetidora Modo Duplex Reverso Auto-Repetidora 5 OPERAES DE MEMRIA Descrio Geral Seleo do Canal de Memria Programao de um Canal de Memria Transferindo Contedos de Memria Apagando Contedos de Memrias Programando Nomes Para Canais Seleo de Banco de Memria Ajuste de Banco de Memria Transferindo Contedos de Banco 6 OPERAES DO CANAL DE CHAMADA Seleo do Canal de Chamada Transferindo Contedos de Canal de Chamada Programando um Canal de Chamada

02 02 02 02 04 05 07 07 10 11 12 13 13 15 16 17 19 20 20 20 21 21 22 23 23 24 24 25 25 25 26 27 27 28 30 31 32 32 33 33 34 34 36 38 38 40 41 42 43 43 43 44

6
7 VARREDURAS Tipos de Varredura Incio e/ou Trmino de Varredura Programando Limites de Varredura Ajuste da Varredura Para Pular Canais Opes de Continuao de Varredura 8 MONITORAMENTO PRIORITRIO Tipos de Monitoramento Prioritrio Operando o Monitoramento Prioritrio 9 CODIFICADOR DE MEMRIA DTMF Programando um cdigo DTMF Transmitindo um cdigo DTMF Velocidade de DTMF 10 BEEP DE BOLSO E SQUELCH DE TOM Funo Beep de Bolso Squelch de Tom/DTCS Varredura de Tom 11 PAGER / SILENCIADOR DE CDIGO (CODE SQUELCH) Funo Pager Programando um Cdigo Operao com Pager Silenciador de Cdigo (Code Squelch) 12 OUTRAS FUNES Modo de Ajuste Modo de Ajuste Inicial Canal do Tempo Teclas do Microfone Reajuste (Reset) Parcial Reajuste (Reset) Total Clonagem de Dados 13 MANUTENO Problemas e Solues Substituio de Fusvel Instalao da Unidade Opcional 14 ESPECIFICAES E OPCIONAIS 15 ORGANIZAO DE MODO

44 44 45 46 47 48 49 49 50 51 51 52 53 54 54 56 57 58 58 59 61 64 64 64 68 72 73 74 74 74 76 76 77 78 79 81

GUIA RPIDO DE REFERNCIA


Instalao 
Localizao
Escolha um lugar que suporte o peso do transceptor, e que no atrapalhe a direo do veculo. Ns recomendamos os locais mostrados na figura a seguir. NUNCA coloque o transceptor onde a operao normal do veculo possa ser prejudicada, ou onde possam ocorrer ferimentos corporais. NUNCA coloque o transceptor onde o funcionamento do air bag possa ser impedido. NO coloque o transceptor onde o ar frio ou quente o atinja diretamente. EVITE colocar o transceptor em luz solar direta.

Usando o Suporte Para Montagem


1) Com uma furadeira, faa 4 furos onde o suporte para montagem ser instalado. Aproximadamente 5.5-6mm (1/4 polegada) se forem usadas porcas; aproximadamente 2-3mm (1/8 polegadas) se forem usados parafusos autorosqueantes. 2) Insira os parafusos, as porcas e as arruelas fornecidas no suporte e aperte todos. 3) Ajuste o ngulo para que seja obtida a melhor viso do display de funes.

Conexo da Bateria
NUNCA conecte o transceptor diretamente a uma bateria de 24V. NO use o soquete do acendedor de cigarros em conexes de fora. Coloque um passa-fios quando for passar o cabo de fora DC atravs de uma placa metlica para evitar curto-circuitos.

Conexo da Fonte de Alimentao DC (Corrente Contnua)


Use uma fonte de alimentao de 13.8V DC com capacidade para, pelo menos, 15Ah. Verifique se o terminal terra da fonte de alimentao DC est aterrado.

9
Localizao da Antena Para obter o melhor desempenho do transceptor, escolha uma antena de alta qualidade e a monte em um bom local. Uma antena no-radial deve ser usada no caso de uma montagem magntica.

Instalao da Antena

Conector da Antena A antena usa um conector PL-259. CONECTOR PL-259

OBSERVAO: H muitas publicaes sobre antenas e suas instalaes. Pea ao seu revendedor local maiores informaes e recomendaes.

10

Conectando um Microfone
Conecte um microfone no conector modular de 8 pinos no painel frontal do transceptor.

Seu Primeiro Contato 


Agora que seu IC-V8000 est instalado em seu carro ou em sua estao, voc provavelmente est ansioso para entrar no ar. Ns gostaramos de lhe ensinar alguns passos de operao bsicos para tornar agradvel o seu primeiro QSO com o IC-V8000. 1) Ligando o Transceptor Antes de ligar seu IC-V8000, veja se os controles de volume de udio e nvel de squelch esto ajustados nas posies de 9-10 horas.

Embora voc tenha comprado um transceptor novo, alguns ajustes padro de fbrica podem ser alterados por causa do processo QC. necessrio reajustar (reset) a CPU para iniciar os ajustes de fbrica.

2) Sintonize a Freqncia Desejada O dial lhe permite sintonizar a freqncia na qual voc quer operar. Voc aprender mais adiante como ajustar a velocidade da sintonizao.

Enquanto voc aperta as teclas SET(LOCK) e MW(S.MW), pressione a tecla PWR por 1 segundo para resetar a CPU.

11

Ns esperamos que estas instrues tenham sido teis. Agora, voc est pronto para emitir uma chamada CQ.

Operao Via Repetidora

1) Ajuste do Modo Duplex Aperte a tecla LOW(DUP) por 1 segundo 1 ou 2 vezes para selecionar duplex- ou duplex+. As verses dos EUA e CSA possuem uma funo auto-repetidora, portanto, no preciso ajustar o modo duplex.

2) Tom de Repetidora Aperte a tecla TONE(T-SCAN) vrias vezes at que aparea um subaudvel para ser acessada. , se a repetidora requerer

12

Programando Canais de Memria 


O IC-V8000 tem 200 canais de memria (incluindo 6 com limites de varredura e 1 canal de chamada) para armazenar as freqncias de operao, os ajustes para repetidora, etc. que so mais freqentemente usados. 1) Ajustando uma Freqncia No modo VFO, ajuste a freqncia desejada com repetidora, tom e passos de sintonia, etc. 2) Selecionando um Canal de Memria Momentaneamente, aperte a tecla MW(S.MW), e depois gire o dial para selecionar o canal de memria desejado. O indicador e o nmero do canal de memria piscaro.

3) Programando um Canal de Memria Aperte e mantenha pressionada a tecla MW(S.MW) para programar. O nmero do canal de memria automaticamente aumentar se voc continuar pressionando a tecla MW(S.MW) aps a programao.

13

1 DESCRIO DO PAINEL
Painel Frontal 

1) TECLA [PWR] (LIGA/DESLIGA) Liga e desliga o transceptor quando pressionada por 1 segundo. 2) TECLA [M/CALL(PRIO)] Aperte esta tecla para selecionar e alternar entre os modos de memria, chamada e canal do tempo*. * Os canais do tempo esto disponveis apenas nas verses dos EUA. Inicia o monitoramento prioritrio quando pressionada por 1 segundo.

14
3) CONECTOR DE MICROFONE Conecta o microfone fornecido. 4) CONTROLE DE SQUELCH [SQL] Varia o nvel do squelch (silenciador). O atenuador de RF ativa e aumenta a atenuao quando girado no sentido horrio at a posio central e mais alm da mesma. 5) CONTROLE DE VOLUME [VOL] Ajusta o nvel de udio. 6) TECLA [BANK(OPT)] Aperte esta tecla para selecionar a condio do banco de memria durante o modo de memria. Aperte esta tecla por 1 segundo para selecionar e alternar entre as funes Pager e Code Squelch (Squelch de Cdigo) quando a unidade UT-108 estiver instalada. 7) TECLA [SET(LOCK)] Entra no modo de ajuste quando pressionada. Ativa e desativa a funo de trava quando pressionada por 1 segundo. 8) DIAL (SINTONIZADOR) Seleciona freqncia de operao, canal de memria, o ajuste do item no modo de ajuste e a direo de varredura. 9) TECLA [MW(S.MW)] Seleciona um canal de memria para programao. Programa o canal de memria selecionado quando pressionada por 1 segundo. Continue segurando esta tecla para incrementar automaticamente o canal de memria. 10) TECLA [MONI(ANM)] Aperte esta tecla para ativar e desativar a funo de monitoramento. No modo de memria e canal de chamada, ativa e desativa os nomes ou nmeros do canal. 11) TECLA [LOW(DUP)] Cada vez que pressionada muda a seleo de potncia de sada. Seleciona DUP-, DUP+ e simplex quando pressionada por 1 segundo. 12) TECLA [TONE(T-SCAN)] Cada vez que pressionada seleciona uma funo de tom. Codificador de tom, funo beep de bolso, squelch de tom ou funo de tom podem ser selecionados. Aperte por 1 segundo para iniciar/finalizar a varredura de tom. 13) TECLA [V/MHz(SCAN)] Pressiona esta tecla para selecionar e alternar entre modo VFO e sintonia de 1MHz (ou 10MHz em algumas verses). Inicia a varredura quando pressionada por 1 segundo.

15

Display de Funes 

1) INDICADOR DE TRANSMISSO Aparece durante uma transmisso. Pisca enquanto estiver sendo feita uma transmisso com a funo de PTT com um toque. 2) VISUALIZAO DE FREQNCIA Mostra a freqncia de operao, os nomes dos canais, os contedos do modo de ajuste, etc. O ponto decimal de freqncia piscar durante uma varredura. O smbolo d aparecer no lugar do primeiro dgito enquanto a funo de memria DTMF estiver sendo usada. 3) INDICADORES DE POTNCIA DE SADA O smbolo LOW aparecer quando for selecionada potncia baixa de sada; os smbolos LOW e MID aparecero quando for selecionada potncia de sada mdia baixa; o smbolo MID aparecer quando for selecionada potncia mdia de sada. 4) INDICADOR DE OCUPADO (BUSY) Aparecer quando um sinal estiver sendo recebido ou o squelch estiver aberto. Piscar enquanto a funo de monitoramento estiver ativada. 5) INDICADOR DE SILENCIAMENTO DE UDIO Aparecer quando for ativada a funo de silenciamento de udio atravs do controle do microfone.

16
6) INDICADORES S/RF Mostrar a potncia relativa de sinal enquanto estiver recebendo sinais. Mostrar o nvel da potncia de sinal enquanto estiver transmitindo. 7) INDICADOR DE SALTO (SKIP) Aparecer quando o canal de memria mostrado no display for especificado como um canal que dever ser pulado durante uma varredura. 8) INDICADOR DE MEMRIA Aparecer quando for selecionado o modo de memria. 9) INDICADORES DO NMERO DE CANAL DE MEMRIA Mostra o nmero do canal de memria selecionado. O smbolo C aparecer quando o canal de memria for selecionado. 10) INDICADOR DE MONITORAMENTO PRIORITRIO Aparecer enquanto o monitoramento prioritrio estiver ativado; piscar enquanto o monitoramento estiver pausado. 11) INDICADOR DE TRAVA Aparecer quando a funo de trava estiver ativada. 12) INDICADORES DE TOM

O indicador

aparecer enquanto o codificador de tom subaudvel estiver em uso. aparecer enquanto a funo de squelch de tom (CTCSS) estiver em aparecer enquanto a funo de squelch de tom (DTCS) estiver em ou enquanto a funo beep de

O indicador uso. O indicador uso.

O indicador aparecer com o indicador bolso (CTCSS ou DTCS) estiver em uso.

13) INDICADORES DE DUPLEX O smbolo + aparecer quando for selecionado duplex+, e o smbolo - aparecer quando for selecionado duplex-. 14) INDICADOR DE DESLIGAMENTO AUTOMTICO Aparecer quando a funo de desligamento automtico estiver sendo usada. 15) INDICADOR DE MODO ESTREITO Aparecer quando o modo estreito for selecionado. O modo estreito est disponvel apenas em algumas verses dos EUA.

Painel Traseiro 

17
1) [SP] ENTRADA PARA ALTO-FALANTE Serve para um alto-falante de 8 ohms. A potncia de sada de udio maior que 2.0W. 2) [DC13.8V] CONECTOR DE FORA Serve para 13.8V DC (Corrente Contnua) com o cabo de fora DC fornecido. OBSERVAO: NO use o soquete do acendedor de cigarros como fonte de alimentao quando for operar o rdio em um veculo. O plugue pode causar quedas de tenso e o rudo da ignio pode ser sobreposto no udio de transmisso e recepo. 3) VENTILADOR Gira durante uma transmisso. Gira tambm durante recepo, dependendo da opo selecionada no modo de ajuste e da temperatura do transceptor. 4) [ANT] CONECTOR DE ANTENA Conecta uma antena de 50 ohms com um conector PL-259 e um cabo coaxial de 50 ohms.

Microfone (HM-133V*) 

1) TECLA [VFO/LOCK] Aperte esta tecla para selecionar o modo VFO. Aperte esta tecla por 1 segundo para ativar e desativar a funo de trava. 2) TECLA PTT Aperte e mantenha pressionada esta tecla para transmitir; solte-a para receber. Alternar entre transmisso e recepo enquanto a funo de PTT com um toque estiver sendo usada. 3) TECLAS (ACIMA/ABAIXO) Aperte qualquer uma destas 2 teclas para mudar freqncias de operao, o canais de memria, ajustes do modo de ajuste, etc. Aperte qualquer uma destas 2 teclas por 1 segundo para iniciar a varredura. 4) INDICADOR DE ATIVIDADE A luz vermelha acender enquanto qualquer tecla, exceto [FUNC] e [DTMF-S], estiver sendo pressionada ou durante uma transmisso. A luz verde acender enquanto a funo de PTT com um toque estiver sendo usada.

18
5) TECLADO (pginas 19 e 20) 6) INDICADOR DE FUNO Acender a luz laranja enquanto a tecla [FUNC] estiver ativada indica que a funo secundria das teclas pode ser acessada. Acender a luz verde quando a tecla [DTMF-S] estiver ativada os sinais DTMF podem ser transmitidos atravs do teclado. 7) TECLA [FUNC] (pginas 19 e 20) 8) TECLA [DTMF-S] SELEO DE MEMRIA DTMF (pgina 50) 9) TECLAS DE FUNO [F-1]/[F-2] Programa e re-chama as condies desejadas de seu transceptor. 10) TECLA [BANK/OPTION] Aperte esta tecla para selecionar a condio do banco de memria durante o modo de memria. Aperte esta tecla por 1 segundo para selecionar e alternar entre as funes Pager e Code Squelch (Squelch de Cdigo) quando a unidade UT-108 opcional estiver instalada e ativada. 11) TECLA [MR/CALL] Aperte esta tecla para selecionar o modo de memria. Aperte esta tecla por 1 segundo para selecionar o canal de chamada.

Teclado do Microfone 
FUNO
Abre e fecha o squelch.

19
FUNO SECUNDRIA ( + TECLA ) OUTRAS FUNES

No modo de memria, ativa e desativa a indicao de nomes ou nmero de canais. Inicia e finaliza uma varredura de tom. Ativa e desativa a funo PTT com um toque. Ativa o squelch DTCS. Ativa a funo beep de bolso DTCS. Transmitir o cdigo DTMF adequado. Quando o codificador de memria DTMF estiver ativado, aperte [0] a [9] para transmitir os contedos de memria DTMF adequados. Depois de apertar

Inicia e finaliza uma varredura.

Inicia e finaliza o monitoramento prioritrio. Seleciona a potncia alta de sada. Seleciona a potncia mdia de sada. Seleciona a potncia baixa de sada. Seleciona a operao duplex- . Seleciona a operao duplex+ . Seleciona a operao simplex. Nenhuma funo primria.

Ativa a funo do codificador de memria DTMF. Ativa o codificador de tom subaudvel. Ativa a funo beep de bolso CTCSS. Ativa a funo squelch de tom (tone squelch). Enviar um sinal de tom 1750Hz enquanto for mantida pressionada. Seleciona um canal de memria para ser programado. Avanar o nmero do canal de memria quando pressionada continuamente depois que a programao estiver concluda. Memria DTMF desligada.

Cancela a entrada de freqncia. Cancela varredura ou monitoramento prioritrio. Sai do modo de ajuste.

Entra no modo de ajuste. Avana a ordem da seleo do modo de ajuste depois de entrar no mesmo. Ajusta o teclado para entrada de nmero. Reverte a ordem da seleo do modo de ajuste depois de entrar no mesmo. Ajusta os incrementos de nvel do squelch.

Depois de apertar Desativa codificador de tom subaudvel, beep de bolso ou squelch de tom CTCSS/DTCS. Transmitir o cdigo DTMF adequado.

Silencia o udio. A funo de silenciamento ser liberada quando qualquer operao for executada.

Nenhuma funo primria.

Trava as teclas de dgito do teclado (inclusive as teclas A a D, # e *). Ajusta o decremento de nvel Envia um sinal de tom 1750Hz do squelch. durante 0.5 segundos.

20

2 AJUSTE DE FREQNCIA
Preparao 

Usando o Dial (Sintonizador) 

21

Usando o Teclado 
A freqncia pode ser diretamente ajustada nas teclas numricas do microfone.

Usando as Teclas 

Seleo do Passo de Sintonia 

22

Passos de sintonia so os incrementos mnimos da mudana de freqncia quando voc gira o dial ou aperta as teclas do microfone. Os seguintes passos de sintonia esto disponveis:

OBSERVAO: Por razes de convenincia, escolha um passo de sintonia que combine com os intervalos de freqncia das repetidoras em sua rea.

Funes de Trava 
Para evitar mudanas acidentais de canal e acesso desnecessrio s funes, use a funo de trava. Este transceptor tem 2 funes de trava diferentes.

Trava de Freqncia
Esta funo eletronicamente trava o dial e as teclas, e pode ser usada junto com a funo de trava do microfone.

23

Travar o Teclado do Microfone


Esta funo trava o teclado do microfone.

Aperte a tecla [FUNC] e depois [SQL D(16KEY-L)] para ativar e desativar a funo de trava do teclado do microfone.

, , [F As teclas [PTT], [VFO/LOCK], [MR/CALL], [BANK/OPTION], 1], [F-2], [DTMF-S] e [FUNC] do microfone podem ser usadas. Todas as teclas e controles do transceptor podem ser usados. A funo de trava do teclado ser desativada quando o rdio for desligado e ligado novamente.

3 OPERAES BSICAS
Recepo 
1) Aperte [PWR] por 1 segundo para ligar o transceptor. 2) Ajuste o nvel de udio. Aperte [MONI(ANM)] para abrir o squelch. Gire o controle [VOL] para ajustar o nvel de sada do udio. Aperte [MONI(ANM)] novamente para fechar o squelch. 3) Ajuste o nvel do squelch. Gire o controle [SQL] totalmente no sentido anti-horrio. Gire o controle [SQL] no sentido horrio at que o rudo desaparea. Quando for recebida uma interferncia, gire o controle [SQL] no sentido horrio novamente para operar o atenuador. 4) Ajuste a freqncia de operao. 5) Quando um sinal for recebido na freqncia ajustada, o squelch abrir e o transceptor emitir udio.

24

Monitoramento 
Esta funo usada para escutar sinais fracos sem alterar o ajuste do squelch, ou abrir o mesmo manualmente mesmo quando as funes de silenciamento, tais como o squelch de tom, estiverem sendo usadas.

Silenciamento de udio 
Esta funo temporariamente silencia o udio sem alterar o ajuste de volume.

Aperte a [FUNC] e depois para silenciar sinais de udio. Aparecer MUTE. Aperte [CLR A(MW)] (ou qualquer outra tecla) para cancelar a funo.

Atenuador de Squelch (Silenciador) 


Este transceptor tem um atenuador de RF relacionado ao ajuste de nvel do squelch. Uma atenuao de 10dB obtida no ajuste mximo.

25

Gire o controle [SQL] no sentido horrio alm da posio de 12 horas para ativar o atenuador de squelch. O nvel de atenuao pode ser ajustado em at 10dB (aproximadamente) entre a posio de 12 horas e o total sentido horrio. Ao ajustar o squelch do microfone, um nvel maior que 19 ativar o atenuador de squelch.

Transmisso 
CUIDADO: Transmitir sem uma antena danifica o transceptor. OBSERVAO: Para evitar interferncias, escute o canal antes de transmitir apertando a tecla [MONI(ANM)] ou [MONI 1(ANM)] no microfone. 1) Ajuste a freqncia de operao. Selecione a potncia de sada desejada. Veja a seo a seguir para obter detalhes. 2) Aperte e mantenha pressionada a tecla [PTT] para transmitir. . Aparecer O indicador S/RF mostrar a seleo de potncia de sada. Est disponvel a funo de [PTT] com um toque. 3) Fale no microfone com seu nvel normal de voz. NO segure o microfone muito perto de sua boca ou fale muito alto. Isto pode distorcer o sinal. 4) Solte a tecla [PTT] para voltar recepo. IMPORTANTE! (para transmisso de 75W): O IC-V8000 equipado com um circuito que protege o circuito do amplificador de potncia contra ROE (Relao de Ondas Estacionrias) e temperaturas elevadas. Quando uma antena estiver com ROE elevada, nenhuma antena estiver conectada, ou quando a temperatura do transceptor ficar extremamente alta, ele automaticamente reduzir a potncia de sada de transmisso para 25W (aproximadamente).

Seleo da Potncia de Sada 


Este transceptor tem 4* nveis de potncia de sada para satisfazer suas necessidades operacionais. Potncias baixas de sada durante comunicaes em curta distncia podem reduzir a possibilidade de interferncia em outras estaes e reduzir o consumo de corrente. * A verso Tailandesa tem apenas 3 nveis.

26

O microfone tambm pode ser usado para selecionar a potncia de sada.

Aperte [HIGH 4(DTCS)] para obter potncia alta de sada;


para obter potncia mdia de sada; e [LOW 6(DTMF)] para obter potncia baixa de sada. A potncia de sada pode ser mudada atravs do microfone apenas durante a recepo.

Funo PTT com um Toque 


A tecla PTT pode ser operada com apenas um toque (cada vez que for pressionada, alternar entre transmisso e recepo). Usando esta funo, voc poder transmitir sem precisar apertar e manter pressionada a tecla PTT. Para evitar transmisses contnuas acidentais quando esta funo for usada, o transceptor tem um Temporizador de Limite de Tempo. Veja detalhes mais adiante. Aperte [FUNC] e depois [PRIO 3(PTT-M)] para ativar a funo de PTT com um toque. O indicador de atividade acender sua luz verde. Aperte a tecla [PTT] para transmitir e a aperte novamente para receber. Voc ouvir 2 beeps quando comear a transmisso, e um beep longo quando voltar recepo. piscar quando voc estiver transmitindo usando a funo de PTT com um toque.

Aperte [FUNC] e depois [PRIO 3(PTT-M)] para desativar a funo de PTT com um toque. O indicador de atividade apagar.

27

4 OPERAES VIA REPETIDORA


Acessando uma Repetidora 
1) Ajuste a freqncia de recepo (freqncia de sada da repetidora). 2) Aperte a tecla [LOW(DUP)] por 1 segundo, uma ou mais vezes, para selecionar duplexou duplex+ . - ou + aparecero para indicar a freqncia de transmisso para menos desvio ou mais desvio, respectivamente. Quando a funo auto-repetidora estiver ativada (disponvel nas verses dos EUA e CSA), os passos (2) e (3) no sero necessrios.

3) Aperte a tecla [TONE(T-SCAN)] vrias vezes para ativar o codificador de tom subaudivel, de acordo com os requerimentos da repetidora. Aparecer . 88.5Hz est ajustado como padro; consulte a seo Tons Subaudveis para ver os detalhes sobre ajustes de freqncia de tom. Quando a repetidora pedir um sistema de tom diferente.

4) Aperte e mantenha pressionada a tecla [PTT] para transmitir. A freqncia mostrada no display automaticamente mudar para freqncia de transmisso (freqncia de entrada da repetidora). Se aparecer OFF, confirme se a freqncia de offset est ajustada corretamente. 5) Solte a tecla [PTT] para receber.

6) Aperte a tecla [MONI(ANM)] para verificar se o sinal de transmisso da outra estao pode ser recebido diretamente. 7) Para voltar operao simplex, aperte a tecla [LOW(DUP)] por 1 segundo, uma ou mais vezes, para apagar o indicador - ou +. 8) Para desativar o decodificador de tom subaudvel, aperte a tecla [TONE(T-SCAN)] vrias vezes at no aparecer mais nenhum indicador de tom.

28
Ajuste a freqncia de recepo (freqncia de entrada da repetidora). Aperte a tecla [DUP- 7(TONE)] para selecionar duplex- ; e a tecla para selecionar duplex+ .

Aperte [FUNC] e depois [DUP- 7(TONE)] para ativar o codificador de tom subaudvel, de acordo com os requerimentos da repetidora. Consulte a seo Tons Subaudveis a seguir para ver os detalhes sobre ajustes de freqncia de tom. Quando a repetidora pedir um sistema de tom diferente.

Aperte e mantenha pressionada a tecla [PTT] para transmitir. Solte a tecla [PTT] para receber. Aperte a tecla [MONI 1(ANM)] para verificar se o sinal de transmisso da outra estao pode ser recebido diretamente. Aperte a tecla [SIMP 9(TSQL)] para voltar operao simplex. Para desativar o codificador de tom subaudvel, aperte [FUNC] e depois [ENT C(T-OFF)].

Tons Subaudveis 
(Codificador)

Tons Subaudveis
1) Selecione o modo/canal, modo VFO ou canal de memria/chamada, para os quais voc quer ajustar os tons subaudveis. 2) Aperte a tecla [SET(LOCK)] para entrar no modo de ajuste. 3) Aperte a tecla [SET(LOCK)] ou [MONI(ANM)] vrias vezes at aparecer ou rt; ou at aparecer e Ct para o uso de squelch de tom ou beep de bolso. Quando for mostrado d no lugar do dgito de 100MHz, cancele o codificador de memria DTMF.

29

4) Gire o dial para selecionar e ajustar a freqncia subaudvel desejada. 5) Aperte a tecla [TONE(T-SCAN)] para sair do modo de ajuste. OBSERVAO: A freqncia do codificador de tom subaudvel pode ser ajustada temporariamente em um canal de memria/chamada. Porm, a freqncia ajustada ser apagada quando for selecionado outro canal de memria ou modo VFO. Para armazenar permanentemente a freqncia, sobrescreva as informaes do canal. Ajuste o modo/canal, modo VFO ou canal de memria/chamada, para o qual voc quer ajustar os tons subaudveis. A freqncia de tom subaudvel ser independentemente programada em cada modo ou canal. Aperte a tecla [SET B(D-OFF)] para entrar no modo de ajuste. Aperte [SET B(D-OFF)] ou [ENT C(T-OFF)] vrias vezes at aparecer ou rt; ou at aparecer e Ct para o uso de squelch de tom ou beep de bolso. Quando for mostrado d no lugar do dgito de 100MHz, cancele o codificador de memria DTMF.

Aperte ou para selecionar e ajustar a freqncia de tom subaudvel desejada. para mudar continuamente os tons Aperte e mantenha pressionada acima. Aperte a tecla [CLR A(MW)] para sair do modo de ajuste.

30

Tons DTMF
Aperte a tecla [DTMF-S], e depois aperte as teclas com os dgitos DTMF desejados. O indicador de funo acender sua luz verde. Esto disponveis tambm 0-9, A-D, * (E) e #(F). Quando for mostrado d no lugar do dgito de 100MHz, cancele o codificador de memria DTMF. Aperte [DTMF-S] novamente para voltar ao controle de funo normal do teclado. Este transceptor tem 10 canais de memria DTMF para operao com autopatch (conexo com rede telefnica).

Tom de 1750Hz
O microfone tem capacidade para o tom de 1750Hz, usado como toque numa chamada, etc. Aperte [FUNC]. O indicador de funo acender sua luz laranja. Aperte a tecla para transmitir um sinal de chamada com tom de 1750Hz por 0.5 segundos; aperte e mantenha pressionada a tecla [0(TONE-2)] para transmitir um sinal de chamada com tom de 1750Hz durante perodo indeterminado. O indicador de funo automaticamente apagar.

Freqncia de Offset 
Numa comunicao via repetidora, a freqncia de transmisso desviada da freqncia de recepo numa quantidade determinada pela freqncia de offset (diferena entre freqncias de transmisso e recepo). 1) Aperte a tecla [SET9LOCK)] para entrar no modo de ajuste. 2) Aperte a tecla [SET9LOCK)] ou [MW(S.MW)] at aparecerem e a freqncia de offset.

31
3) Gire o dial para selecionar a freqncia de offset desejada. 4) Aperte a tecla [TONE(T-SCAN)] para sair do modo de ajuste. Aperte a tecla [SET B(D-OFF)] para entrar no modo de ajuste. Aperte a tecla [SET B(D-OFF)] ou [ENT C(T-OFF)] at aparecerem e a freqncia de offset.

Aperte ou para ajustar o offset desejado. No possvel digitar a freqncia diretamente pelo teclado. Aperte a tecla [CLR A(MW)] para sair do modo de ajuste.

Trava de Repetidora 
Esta funo ajuda a evitar interferncias em outras estaes porque inibe sua transmisso quando um sinal recebido. Este transceptor tem 2 opes de inibio: repetidora e ocupado. 1) Aperte a tecla [PWR] para desligar o transceptor. 2) Enquanto aperta a tecla [SET(LOCK)], ligue o transceptor para entrar no modo de ajuste inicial.

3) Aperte a tecla [SET(LOCK)] ou [MW(S.MW)] vrias vezes at aparecer RLO no display, conforme mostra a figura abaixo. 4) Gire o dial para selecionar a funo de trava entre RP, BU ou OFF (Desativada).

5) Aperte a tecla [PWR] para sair do modo de ajuste inicial.

32

Modo Duplex Reverso 


Quando o modo duplex reverso for selecionado, a freqncia de recepo se desviar. (A freqncia de transmisso se desvia no modo duplex normal). Cada freqncia de recepo e transmisso pode ser vista na tabela abaixo com as seguintes condies:

1) Aperte a tecla [SET(LOCK)] para entrar no modo de ajuste. 2) Aperte a tecla [SET(LOCK)] ou [MW(S.MW)] vrias vezes at aparecer REV no display, conforme figura a seguir. 3) Gire o dial para ativar ou desativar a funo de trava da repetidora.

4) Aperte a tecla [TONE(T-SCAN)] para sair do modo de ajuste. Aperte a tecla [SET B(D-OFF)] para entrar no modo de ajuste. Aperte a tecla [SET B(D-OFF)] ou [ENT C(T-OFF)] at aparecer REV.

Aperte ou para ativar e desativar o modo duplex reverso. Aperte a tecla [CLR A(MW)] para sair do modo de ajuste.

Auto-Repetidora 
(Apenas nas Verses EUA e CSA) As verses EUA e CSA automaticamente ativam os ajustes para repetidora (DUP- ou DUP+ e codificador de tom ON/OFF (ativado/desativado) quando a freqncia de operao cai dentro da faixa de freqncia de sada geral da repetidora e os desativam quando fora da faixa.

33

Ativando e Desativando a Funo Auto-Repetidora


1) Aperte a tecla [PWR] para desligar o transceptor. 2) Enquanto aperta a tecla [SET(LOCK)], ligue o transceptor para entrar no modo de ajuste inicial.

3) Aperte a tecla [SET(LOCK)] vrias vezes at aparecer RPT no display, conforme figura a seguir. 4) Gire o dial para selecionar a funo auto-repetidora entre R1, R2 ou OFF (desativada).

5) Aperte a tecla [PWR] para sair do modo de ajuste inicial.

5 OPERAES DE MEMRIA
Descrio Geral 
Este transceptor tem 207 canais de memria incluindo 6 canais de memria com limites de varredura (3 pares) e 1 canal de chamada. Cada um destes canais pode ser individualmente programado com freqncia de operao, direo e offset de duplex, codificador de tom subaudvel ou squelch de tom com sua freqncia de tom e informao sobre canal pulado numa varredura*. Alm disso, 10 bancos de memria, A a J, podem ser usados por grupo, etc. *exceto nos canais de memria com limites de varredura

Seleo do Canal de Memria 


Usando o Dial (Sintonizador)

34

1) Aperte a tecla [M/CALL(PRIO)] 1 o 2 vezes para selecionar o modo de memria. O indicador aparecer.

2) Gire o dial para selecionar o canal de memria desejado. Apenas canais de memria programados podem ser selecionados.

Usando as Teclas
Aperte a tecla [MR/CALL] para selecionar o modo de memria. Aperte ou para selecionar e ajustar o canal de memria desejado. por 1 segundo para iniciar uma varredura. Aperte novamente ou aperte [CLR A(MW)] Se ela for iniciada, aperte para interromp-la.

Usando o Teclado
Aperte a tecla [MR/CALL] para selecionar o modo de memria. Aperte [ENT C(T-OFF)] para ativar o teclado para a entrada de nmeros. Aperte 3 teclas adequadas para inserir um nmero de canal. Quando forem inseridos nmeros de canais no programados, o canal de memria anterior aparecer. Aperte apenas 1 tecla adequada, [MONI 1(ANM)], [SCAN 2(T-SCAN)] ou [PRIO 3(PTT-M)], e depois aperte ou para selecionar os canais com limites de varredura. e # podem ser usadas para A e b, respectivamente.

Programando um Canal de Memria 


Os ajustes do VFO, inclusive os contedos do modo de ajuste tais como freqncia de tom subaudvel, etc., podem ser programados em um canal de memria. 1) Ajuste a freqncia desejada no modo VFO. Aperte a tecla [V/MHz(SCAN)] para selecionar o modo VFO. Ajuste a freqncia usando o modo dial. Ajuste outros dados (ex: freqncia de tom, dados de duplex, etc.) se necessrio. 2) Aperte a tecla [MW(S.MW)] momentaneamente. e o nmero do canal de memria piscaro. O indicador 3) Gire o dial para selecionar o canal de memria que ser programado. Os canais de memria ainda no programados estaro vazios. 4) Aperte a tecla [MW(S.MW)] por 1 segundo para programar.

35
Voc ouvir 3 beeps. O nmero do canal de memria automaticamente aumentar se a tecla [MW(S.MW)] continuar a ser pressionada depois da programao.

Programando um Canal de Memria com o Microfone


O microfone tambm pode ser usado para programar canais de memria.

1) Ajuste a freqncia desejada no modo VFO. Aperte a tecla [VFO/LOCK] para selecionar o modo VFO. Ajuste a freqncia usando o teclado. Ajuste outros dados (ex: freqncia de tom, dados de duplex, codificador de tom subaudvel ON/OFF (ativado/desativado) e sua freqncia), se necessrio. 2) Aperte [FUNC] e depois [CLR A(MW)] momentaneamente. 3) Selecione o canal de memria que ser programado. Aperte ou para selecionar o canal de memria (nmeros no podem ser diretamente inseridos). 4) Aperte [FUNC] e depois [CLR A(MW)] por 1 segundo para programar. Voc poder ouvir 3 beeps e os contedos do VFO (inclusive a freqncia de tom subaudvel, etc) estaro programados. O nmero do canal de memria aumentar se a tecla [CLR A(MW)] continuar a ser pressionada depois da programao.

36

Transferindo Contedos de Memria 


Esta funo transfere os contedos de um canal de memria para o VFO (ou outro canal de memria/chamada). Ela bastante til para procurar sinais numa freqncia de canal de memria e para re-chamar a freqncia de offset, a freqncia de tom subaudvel, etc.

Memria/Chamada VFO
1) Selecione o canal de memria/chamada cujos contedos sero transferidos. Aperte a tecla [M/CALL(PRIO)] para selecionar o modo de memria, e depois gire o dial para selecionar o canal de memria desejado. Aperte a tecla [M/CALL(PRIO)] por 1 segundo para selecionar o canal de chamada. 2) Aperte [MW(S.MW)] por 1 segundo para transferir para o VFO os contedos do canal de memria/chamada selecionado. O modo VFO ser automaticamente selecionado.

Selecione o canal de memria/chamada cujos contedos sero transferidos. Aperte a tecla [MR/CALL] para selecionar o modo de memria, e depois selecione o canal de memria desejado usando as teclas ou o teclado. Aperte a tecla [MR/CALL] por 1 segundo para selecionar o canal de chamada. Aperte [FUNC], e depois [CLR A(MW)] por 1 segundo para transferir para o VFO os contedos do canal de memria/chamada selecionado. O modo VFO ser automaticamente selecionado.

37

Memria/Chamada Chamada/Memria
1) Selecione o canal de memria/chamada cujos contedos sero transferidos. Aperte a tecla [M/CALL(PRIO)] para selecionar o modo de memria, e depois gire o dial para selecionar o canal de memria desejado. Aperte a tecla [M/CALL(PRIO)] por 1 segundo para selecionar o canal de chamada. 2) Aperte a tecla [MW(S.MW)] momentaneamente. e piscaro e mostraro a condio do VFO. Os indicadores 3) Gire o dial para selecionar o canal de memria alvo. C piscar quando o canal for selecionado. Os canais com limites de varredura, 1A/1b, 2A/2b, 3A/3b, tambm podem ser selecionados. 4) Aperte a tecla [MW(S.MW)] pr 1 segundo para transferir os contedos do canal de memria/chamada selecionado para a memria alvo. A memria alvo e os contedos transferidos sero indicados. Selecione o canal de memria/chamada cujos contedos sero transferidos. Aperte a tecla [MR/CALL] para selecionar o modo de memria, e depois selecione o canal de memria desejado usando as teclas ou o teclado. Aperte a tecla [MR/CALL] por 1 segundo para selecionar o canal de chamada. Aperte [FUNC], e depois [CLR A(MW)] momentaneamente. e piscaro e mostraro a condio do VFO. Os indicadores Aperte para selecionar o canal de memria alvo. C piscar quando o canal de chamada for selecionado. Os canais com limites de varredura tambm podem ser selecionados. O teclado no pode ser usado para fazer a seleo. Aperte [FUNC] e depois [CLR A(MW)] por 1 segundo para transferir os contedos do canal de memria/chamada selecionado para a memria alvo. A memria alvo e os contedos transferidos sero indicados.

38

Apagando Contedos de Memrias 


Os contedos das memrias programadas podem ser apagados (esvaziados), se voc quiser. 1) Aperte a tecla [V/MHz(SCAN)] para selecionar o modo VFO. 2) Aperte a tecla [MW(S.MW)] momentaneamente. e o nmero do canal de memria piscaro. O indicador 3) Gire o dial para selecionar o canal de memria cujos contedos sero apagados. Os canais de memria ainda no programados estaro vazios. 4) Aperte a tecla [MW(S.MW)] momentaneamente, e depois a aperte novamente por 1 segundo. Esta operao deve ver executada dentro de 1.5 segundos. Voc ouvir 3 beeps, e ento a freqncia estar apagada. O indicador piscar continuamente. Quando forem apagados os contedos do canal de chamada, os ajustes atuais do VFO sero automaticamente re-programados no canal de chamada. 5) Aperte qualquer tecla, exceto [MW(S.MW)], para voltar ao modo VFO. OBSERVAO: Cuidado! os contedos das memrias que forem apagados NO podero ser recuperados.

Programando Nomes Para Canais 


Cada canal de memria e canal de chamada pode ser programado com um nome alfanumrico para que possa ser facilmente identificado e indicado independentemente por canal. Os nomes podem ter no mximo 6 caracteres veja os caracteres disponveis na tabela abaixo.

39
1) Aperte a tecla [M/CALL(PRIO)] para selecionar o modo de memria. 2) Gire o dial para selecionar o canal de memria desejado. 3) Aperte a tecla [MONI(ANM)] por 1 segundo para selecionar o modo de indicao do nome do canal. Voc ouvir 1 beep curto e um beep longo. 4) Aperte a tecla [SET(LOCK)] para selecionar o modo de programao de nome de canal. A leitura de freqncia sumir do display. 5) Gire o dial para selecionar o caractere desejado. O caractere selecionado piscar. 6) Aperte a tecla [SET(LOCK)] ou [MW(S.MW)] para mover o cursor para esquerda ou direita, respectivamente. 7) Repita os passo (5) e (6) at que sejam mostrados os nomes desejados. 8) Aperte a tecla [V/MHz(SCAN)] para programar o nome e sair do modo de programao. 9) Aperte a tecla [MONI 1(ANM)] por 1 segundo para voltar indicao de freqncia, se voc quiser. IMPORTANTE! : Depois que o modo de indicao de nome de canal for selecionado, o modo de programao de nome de canal sempre acessado quando a tecla [SET(LOCK)] for pressionada. Quando for necessrio acessar o modo de ajuste, cancele a indicao de nome de canal apertando a tecla [MONI 1(ANM)] por 1 segundo, e depois acesse o modo de ajuste.

Os nomes de canais podem ser programados tambm atravs do microfone. Selecione o canal de memria/chamada que receber um nome. Aperte a tecla [MR/CALL] para selecionar o modo de memria, e depois selecione o canal de memria desejado usando ou o teclado. Os canais com limites de varredura tambm podem ser selecionados. Aperte [FUNC], e depois a tecla [MONI 1(ANM)] momentaneamente. Aperte a tecla [SET B(D-OFF)]. A leitura de freqncia sumir do display. Aperte para selecionar o caractere desejado. O caractere selecionado piscar. Aperte a tecla [SET B(D-OFF)] ou [ENT C(T-OFF)] para mover o cursor para esquerda ou direita, respectivamente. Repita os passos (4) e (5) at que sejam mostrados os nomes de canais desejados. Aperte a tecla [CLR A(MW)] para programar o nome e sair do modo de programao. Aperte [FUNC], e depois [MONI 1(ANM)] para voltar indicao de freqncia, se voc quiser.

40

Seleo de Banco de Memria 

1) Aperte [M/CALL(PRIO)] para selecionar o modo de memria, se desejado. 2) Aperte [BANK(OPT)] para selecionar o modo de banco de memria. A inicial do banco piscar. 3) Gire o dial para selecionar o banco desejado, de A at J. Os bancos que no tiverem nenhum contedo programado sero pulados. 4) Aperte a tecla [BANK(OPT)] para ajustar o banco. A inicial do banco parar de piscar. 5) Gire o dial para selecionar os contedos do banco. Nenhum nmero de canal ser mostrado para a operao de banco de memria. 6) Para voltar ao modo normal de memria, aperte [BANK(OPT)] 2 vezes. Aperte [MR/CALL] para selecionar o modo de memria, se desejado. Aperte a tecla [MR/CALL] por 1 segundo para selecionar o canal de chamada. Aperte [BANK/OPTION] para selecionar o modo de banco de memria. A inicial do banco piscar. Aperte para selecionar o banco desejado, de A a J. Somente um banco de memria programado poder ser selecionado. Aperte [BANK/OPTION] para ajustar o banco. A inicial do banco parar de piscar. Aperte para selecionar os contedos desejados do banco. Nenhum nmero de canal ser mostrado para a operao de banco de memria. Para voltar ao modo normal de memria, aperte [BANK/OPTION] 2 vezes.

41

Ajuste de Banco de Memria 


1) Aperte [M/CALL(PRIO)] para selecionar o modo de memria, e depois selecione o canal de memria desejado usando o dial. 2) Aperte [BANK(OPT)]. piscar, como mostra a figura abaixo. O indicador

3) Aperte [BANK(OPT)] novamente para ajustar o canal no modo stand-by para ajuste. parar de piscar. O indicador 4) Aperte [MW(S.MW)], e depois gire o dial para selecionar o banco que ser ajustado. e a inicial do banco piscaro, como mostra a figura abaixo.

5) Aperte [MW(S.MW)] novamente para ajustar o canal no banco. e a inicial do banco pararo de piscar. 6) Aperte [BANK(OPT)] 2 vezes para voltar ao modo normal de memria. 7) Repita os passos (1) a (6) para ajustar outro canal de memria no mesmo (ou em outro) banco. Aperte [MR/CALL], e depois selecione o canal de memria desejado usando ou o teclado. Aperte [BANK/OPTION]. piscar. O indicador Aperte [BANK/OPTION] novamente para ajustar o canal no modo stand-by para ajuste. parar de piscar. O indicador Aperte [FUNC], depois [CLR A(MW)] e para selecionar o banco que ser ajustado. e a inicial do banco piscaro. Aperte [CLR A(MW)] para ajustar o canal no banco. e a inicial do banco pararo de piscar. Aperte [BANK/OPTION] 2 vezes para voltar ao modo normal de canal de memria. Repita os passos (1) a (6) para ajustar outro canal de memria no mesmo (ou em outro) banco.

42

Transferindo Contedos de Banco 


Os contedos dos bancos de memria programados podem ser apagados ou transferidos para outro banco. INFORMAO: Mesmo se os contedos do banco de memria forem apagados, os contedos do canal de memria ainda permanecero programados. 1) Selecione os contedos do banco que sero transferidos o apagados. Aperte [M/CALL(PRIO)] para selecionar o modo de memria. Aperte [BANK(OPT)], e depois gire o dial para selecionar o banco de memria desejado. A inicial do banco piscar. Aperte [BANK(OPT)] para selecionar o banco, e gire o dial para selecionar os contedos. A inicial do banco parar de piscar. 2) Aperte [MW(S.MW)] momentaneamente.

e a inicial do banco piscaro.

3) Gire o dial para selecionar a inicial do banco cujos contedos sero transferidos ou apagados. quando for apagar os contedos do banco. Selecione 4) Aperte [MW(S.MW)] novamente. e a inicial do banco ou pararo de piscar. 5) Aperte [BANK(OPT)] 2 vezes para voltar ao modo normal de memria. 6) Repita os passos (1) a (5) para transferir ou apagar os contedos de outros bancos.

Selecione os contedos do banco desejados. Aperte [MR/CALL] para selecionar o modo de memria. Aperte [BANK/OPTION], e depois selecione o banco de memria desejado usando . Aperte [BANK/OPTION] para selecionar o banco, e depois selecione os contedos desejados usando . Aperte [FUNC] e depois [CLR A(MW)]. e a inicial do banco piscaro. Aperte para selecionar a inicial do banco cujos contedos sero transferidos ou apagados. quando for apagar os contedos do banco. Selecione Aperte [CLR A(MW)]. e a inicial do banco ou pararo de piscar. Aperte [BANK/OPTION] 2 vezes para voltar ao modo normal de memria. Repita os passos (1) a (5) para transferir ou apagar os contedos de outros bancos.

43

6 OPERAES DO CANAL DE CHAMADA


Seleo do Canal de Chamada 
Aperte [M/CALL(PRIO)] vrias vezes para selecionar o
canal de chamada. Aparecer C ao invs da indicao de nmero do canal de memria. Aperte [M/CALL(PRIO)] 1 ou 2 vezes para selecionar o modo de memria, ou aperte [V/MHz(SCAN)] para selecionar o modo VFO.

Aperte [MR/CALL] por 1 segundo para selecionar o canal de chamada.


Aperte [MR/CALL] para selecionar o modo de memria, ou aperte [VFO/LOCK] para selecionar o modo VFO.

Transferindo Contedos de Canal de Chamada 


1) Aperte [M/CALL(PRIO)] vrias vezes para selecionar o canal de chamada. Aparecer C. 2) Aperte [MW(S.MW)] momentaneamente, e depois gire o dial para selecionar o canal de memria para o qual sero transferidos os contedos. e o nmero do canal de memria piscaro. O indicador Para transferir para o VFO, aperte [MW(S.MW)] por 1 segundo. 3) Aperte [MW(S.MW)] por 1 segundo para transferir se um pressionamento momentneo foi feito no passo anterior. Se nomes de canais foram programados no canal de chamada, os nomes tambm sero transferidos.

44
Aperte [MR/CALL] por 1 segundo para selecionar o canal de chamada. Aperte [FUNC], [CLR A(MW)] momentaneamente, e depois para selecionar o canal de memria para o qual sero transferidos os contedos. Para transferir para o VFO, aperte [FUNC], e depois [CLR A(MW)] por 1 segundo. Aperte [FUNC], e depois [CLR A(MW)] por 1 segundo para transferir se um pressionamento momentneo foi feito no passo anterior. Se nomes de canais foram programados no canal de chamada, os nomes tambm sero transferidos.

Programando um Canal de Chamada 


Freqncia de operao, dados de duplex, dados de tom subaudvel (codificador de tom ou squelch de tom ON/OFF (ativado/desativado) e sua freqncia), alm de nomes de canais alfanumricos tambm podem ser programados no canal de chamada. 1) Ajuste a freqncia desejada no modo VFO. Aperte [V/MHz(SCAN)] para selecionar o modo VFO. Ajuste a freqncia usando o dial. Ajuste outros dados, conforme desejado. 2) Aperte [MW(S.MW)] momentaneamente. 3) Gire o dial para selecionar o canal de chamada. e C piscaro. Os indicadores 4) Aperte [MW(S.MW)] por 1 segundo para programar. Voc ouvir 3 beeps, e a unidade voltar automaticamente ao modo VFO. Ajuste a freqncia desejada no modo VFO. Aperte [VFO/LOCK] para selecionar o modo VFO. Ajuste a freqncia. Ajuste outros dados, conforme desejado. Aperte [FUNC], e depois [CLR A(MW)] momentaneamente. Selecione o canal de chamada usando ou . Aperte [FUNC], e depois [CLR A(MW)] por 1 segundo para programar. Voc ouvir 3 beeps, e a unidade voltar automaticamente ao modo VFO.

7 VARREDURAS
Tipos de Varredura 
A varredura automaticamente busca sinais, e torna fcil localizar novas estaes para fins de contatos ou escuta. H 3 tipos de varredura e 4 opes de continuao de varredura para satisfazer suas necessidades operacionais.

45

OBSERVAO: Uma funo de varredura de tom est disponvel para rastrear tons subaudveis (ex: quando voc quiser achar uma freqncia de tom subaudvel necessria para abrir uma repetidora). Detalhes mais adiante no item Tom para Squelch de Tom.

Inicio e/ou Trmino de Varredura 


Preparao
Opes de continuao de varredura; programe limites para a varredura; programe 2 ou mais canais de memria; faa os ajuste para pular canais durante uma varredura.

Operao
1) Selecione o modo VFO para varredura completa/programada usando [V/MHz(SCAN)]; ou para varredura de memria no modo de memria usando [M/CALL(PRIO)]. Selecione o banco desejado com [BANK(OPT)] para varredura de banco. 2) Ajuste o squelch (silenciador) no ponto onde o rudo seja silenciado. 3) Aperte [V/MHz(SCAN)] por 1 segundo para comear a varredura. Para mudar a direo da varredura, gire o dial. Na leitura do canal de memria, piscar o tipo de varredura. 4) Aperte [SET(LOCK)] para alternar entre varredura completa e programada (P1, P2 e P3). 5) Para terminar a varredura, aperte [V/MHz(SCAN)] .

Aperte [VFO/LOCK] para selecionar o modo VFO para varredura completa/programada; aperte [MR/CALL] para selecionar o modo de memria para varredura de memria. Aperte [BANK/OPTION] para selecionar um banco para varredura. Ajuste o squelch (silenciador) no ponto onde o rudo sumir. Aperte [SCAN 2(T-SCAN)] para comear a varredura. ou por 1 segundo para come-la. Voc pode tambm apertar Aperte [SET B(D-OFF)] para alternar entre varredura completa e programada (P1, P2 e P3). Para terminar a varredura, aperte [SCAN 2(T-SCAN)] ou [CLR A(MW)].

46

Programando Limites de Varredura 


Limites de varredura podem ser programados da mesma maneira usada nos canais de memria. Os limites de varredura, 1A/1b a 3A/3b, so programados em canais de memria. 1) Ajuste a freqncia de limite da faixa de freqncia desejada no modo VFO: Ajuste a freqncia usando o dial. Ajuste outros dados (ajuste de repetidora, etc) se voc quiser. 2) Aperte [MW(S.MW)] momentaneamente. e o nmero do canal piscaro. O indicador 3) Gire o dial para selecionar um dos canais com limites de varredura, 1A, 2A ou 3A. 4) Aperte [MW(S.MW)] por 1 segundo para programar. Voc ouvir 3 beeps e o VFO ser automaticamente selecionado. Os limites de varredura 1b, 2b ou 3b sero automaticamente selecionados se [MW(S.MW)] continuar a ser pressionada depois da programao. 5) Para programar uma freqncia para o outro par de limites de varredura, 1b, 2b ou 3b, repita os passos (1) e (4). Se a mesma freqncia for programada em um par de limites de varredura, a varredura programada no funcionar.

Programando Limites de Varredura com o Microfone


Ajuste a freqncia desejada no modo VFO. Aperte [VFO/LOCK] para selecionar o VFO. Ajuste a freqncia usando o teclado ou . Aperte [FUNC] e depois [CLR A(MW)] momentaneamente. Aperte ou para selecionar os canais 1A, 2A ou 3A. Aperte [FUNC], e depois [CLR A(MW)] por 1 segundo para programar. Voc ouvir 3 beeps e o VFO ser automaticamente selecionado. O nmero do canal de memria avanar para o prximo canal com limites de varredura, 1b, 2b ou 3b, se [CLR A(MW)] continuar a ser pressionada depois da programao. Para programar uma freqncia para os outros canais com limites de varredura, repita os passos (1) a (4).

47

Ajuste

de

Varredura

Para

Pular

Canais

A funo que pula canais de memria acelera a varredura porque checa apenas os canais que no foram ajustados como canais que sero pulados. Ajuste os canais que sero pulados durante a varredura da seguinte maneira.

1) Selecione um canal de memria. Aperte [M/CALL(PRIO)] para selecionar o modo de memria. Gire o dial para selecionar o canal que ser pulado. 2) Aperte [SET(LOCK)] para entrar no modo de ajuste. 3) Aperte [SET(LOCK)] ou [MW(S.MW)] vrias vezes at aparecer CHS, como na figura acima. 4) Gire o dial para ativar e desativar a funo que pular o canal selecionado. : O canal ser pulado durante a varredura. (CHS-ON) Aparecer sumir: O canal ser rastreado durante a varredura. (CHS-OFF) 5) Aperte [TONE(T-SCAN)] para sair do modo de ajuste.

Selecione um canal de memria. Selecione o modo de memria apertando [MR/CALL].


Aperte ou para selecionar o canal que ser pulado na varredura. Aperte [SET B(D-OFF)] para entrar no modo de ajuste. Aperte [SET B(D-OFF)] ou [ENT C(T-OFF)] vrias vezes at aparecer CHS, como na figura anterior. Aperte ou para ajustar ou cancelar o ajuste de pulo de canal. Veja detalhes sobre o indicador de pulo de canal no item (4) anterior. Aperte [CLR A(MW)] para sair do modo de ajuste.

OBSERVAES: Apesar de os canais com limites de varredura no poderem ser ajustados como canais que sero pulados, eles SERO pulados durante a varredura de memria.

48
O modo de ajuste no poder ser acessado quando os nomes de memria forem mostrados no display. Para ajustar a opo de continuao de varredura, volte indicao de freqncia apertando [MONI 1(ANM)] no painel frontal por 1 segundo, ou aperte [FUNC] e depois [MONI 1(ANM)] (HM-133V) para cancelar a indicao de nome de canal, ajustado conforme foi mostrado nesta pgina.

Opes 

de

Continuao

de

Varredura

A opo de continuao de varredura pode ser selecionada com varredura com timer ou pausa. A opo de continuao de varredura selecionada usada tambm para monitoramento prioritrio.

1) Aperte [SET(LOCK)] para entrar no modo de ajuste. 2) Aperte [SET(LOCK)] ou [MW(S.MW)] vrias vezes at aparecer SCT ou SCP, conforme a figura acima. Quando d for mostrado ao invs do dgito de 100MHz, cancele o codificador de memria DTMF. 3) Gire o dial para ajustar a opo de timer desejada: SCT-15: A varredura pausar por 15 segundos enquanto estiver recebendo um sinal. SCT-10: A varredura pausar por 10 segundos enquanto estiver recebendo um sinal. SCT-5: A varredura pausar por 5 segundos enquanto estiver recebendo um sinal. SCP-2: A varredura pausar at que o sinal desaparea, e continuar aps 2 segundos. 4) Aperte [TONE(T-SCAN)] para sair do modo de ajuste. Aperte [SET B(D-OFF)] para entrar no modo de ajuste. Aperte [SET B(D-OFF)] ou [ENT C(T-OFF)] vrias vezes at aparecer SCT ou SCP, conforme foi mostrado antes. Aperte ou para selecionar a opo de continuao de varredura. Veja os detalhes sobre opes de continuao de varredura no item (3) acima. Aperte [CLR A(MW)] para sair do modo de ajuste.

OBSERVAO: O modo de ajuste no poder ser acessado quando os nomes de memria forem mostrados no display. Para ajustar a opo de continuao de varredura, volte indicao de freqncia apertando [MONI 1(ANM)] no painel frontal por 1 segundo, ou aperte [FUNC] e depois [MONI 1(ANM)] (HM-133V) para cancelar a indicao de nome de canal, ajustado conforme foi mostrado nesta pgina.

49

8 MONITORAMENTO PRIORITRIO
Tipos de Monitoramento Prioritrio 
O monitoramento prioritrio checa os sinais de uma freqncia de VFO a cada 5 segundos, enquanto opera em um canal de memria. Este transceptor tem 3 tipos de monitoramento prioritrio para suprir suas necessidades. Voc pode transmitir na freqncia de VFO enquanto o monitoramento prioritrio opera. O monitoramento continuar de acordo com a opo de continuao de varredura selecionada. Veja detalhes na pgina anterior. OBSERVAO: Se a funo beep de bolso estiver ativada, o transceptor automaticamente selecionar a funo squelch de tom quando o monitoramento prioritrio comear.

 Operando o Monitoramento Prioritrio


1) Selecione o modo VFO; depois ajuste a freqncia de operao. 2) Ajuste o(s) canal/canais de monitoramento. Para monitoramento de canal de memria: Selecione o canal de memria desejado. Para monitoramento de varredura de memria: Selecione o modo de memria; depois aperte [V/MHz(SCAN)] por 1 segundo para comear a varredura de memria. Para monitoramento de canal de chamada: Selecione o canal de chamada apertando [M/CALL(PRIO)] vrias vezes. 3) Aperte [M/CALL(PRIO)] por 1 segundo para comear o monitoramento. O transceptor checar o canal de memria ou de chamada a cada 5 segundos. O monitoramento continuar de acordo com a opo de continuao de varredura selecionada. Quando o monitoramento estiver pausado, aperte [M/CALL(PRIO)] para continu-lo manualmente. 4) Para terminar o monitoramento, aperte [M/CALL(PRIO)] enquanto o display mostrar o canal de memria.

50

Selecione o modo VFO; depois ajuste uma freqncia de operao. Ajuste o(s) canal/canais de monitoramento. Para monitoramento de canal de memria: Aperte [MR/CALL] e depois ou para selecionar um canal de memria. Para monitoramento de varredura de memria: Aperte [MR/CALL], e depois aperte [SCAN 2] para comear a varredura de memria. Para monitoramento de canal de chamada: Aperte [MR/CALL] por 1 segundo para selecionar o canal de chamada. Aperte [PRIO 3(PTT-M)] para iniciar o monitoramento. O transceptor checar o canal de memria ou de chamada a cada 5 segundos. O monitoramento continuar de acordo com a opo de continuao de varredura selecionada. Para continuar o monitoramento manualmente quando ele estiver pausado, aperte [PRIO 3(PTT-M)] ou [CLR A(MW)]. Para terminar o monitoramento, aperte [CLR A(MW)] uma vez (ou 2 vezes enquanto o monitoramento estiver pausado).

51

9 CODIFICADOR DE MEMRIA DTMF


Programando um Cdigo DTMF 
Os cdigos DTMF (Duplo Tom Multi-Frequncia) so usados para Autopatch (conexo com rede telefnica), para controlar outro equipamento, etc. Este transceptor tem 10 canais de memria DTMF (d0 d9) para armazenar os cdigos DTMF com at 24 dgitos que so mais usados. Aperte [FUNC] e depois [LOW 6(DTMF)] para ativar o codificador DTMF. Aperte [SET B(D-OFF)] para entrar no modo de programao de memria DTMF. Aperte ou para selecionar o canal de memria DTMF desejado. Aperte as tecla com os dgitos desejados. Quando o primeiro digito for inserido, os contedos de memria anteriores sero automaticamente apagados. e F representa # . E representa e repita este passo caso cometa algum erro. Aperte O indicador S/RF mostrar o grupo do dgito. A indicao aumentar a cada 6 dgitos. Aperte [VFO/LOCK] para sair do modo de programao. A tecla [CLR A(MW)] no pode ser usada para sair. Se for pressionada, o cdigo A ser inserido, e o dado programado antes ser apagado. Reprograme se for o caso.

52

Transmitindo um Cdigo DTMF 


Transmisso Automtica (Memria DTMF)
Aperte [FUNC] e depois [LOW 6(DTMF)] para ativar o codificador de memria DTMF. Aparecer d no lugar do dgito de 100MHz. Aperte [SET B(D-OFF)] para entrar no modo de programao de memria DTMF. Aperte ou para selecionar o canal desejado. Aperte [PTT] para transmitir a memria selecionada. Sai automaticamente do modo de programao. Cada vez que [PTT] for pressionada, transmitir o cdigo DTMF. Aperte [FUNC] e depois [SET B(D-OFF)] para cancelar o codificador de memria DTMF. Quando o codificador de memria DTMF for ativado continuamente, cada vez que [PTT] for pressionada transmitir o cdigo DTMF selecionado antes.

Transmitindo uma Memria DTMF Diretamente


Aperte [FUNC] e depois [LOW 6(DTMF)] para ativar o codificador de memria DTMF. Aparecer d no lugar do dgito de 100MHz. Aperte [DTMF-S] para ativar a seleo direta de memria DTMF. O indicador de funo (microfone) acender sua luz verde. Aperte o nmero de canal DTMF desejado. 0 a 9 esto disponveis para nmeros de canais. O cdigo DTMF selecionado ser automaticamente transmitido sem ser pressionada a tecla PTT. OBSERVAO: Se nenhum nmero de canal programado com cdigo DTMF for pressionado, ser transmitido o cdigo de memria DTMF que foi transmitido anteriormente. Aperte [DTMF-S] novamente para desativar a seleo direta de memria DTMF. Aperte [FUNC] e depois [SET B(D-OFF)] para cancelar o codificador de memria DTMF.

53

Transmisso Manual
Aperte [FUNC] e depois [SET B(D-OFF)] para desativar o codificador de memria DTMD. Aperte [DTMF-S] para ativar a seleo direta de DTMF. O indicador de funo (microfone) acender sua luz verde. Aperte uma das teclas A at F momentaneamente, e depois aperte as teclas DTMF desejadas, 0-9 e A at F. B: [SET B(D-OFF)] A: [CLR A(MW)] C: [ENT C(T-OFF)] D: E: F: Transmite automaticamente sem ser pressionada a tecla PTT. O primeiro cdigo, um entre A a F, no ser transmitido. A transmisso do cdigo DTMF comear no segundo cdigo. Aperte [DTMF-S] novamente para desativar a seleo direta de DTMF.

Velocidade DTMF 
A velocidade na qual as memrias DTMF enviam caracteres DTMF individuais pode ser ajustada de acordo com suas necessidades operacionais.

1) Aperte [PWR] por 1 segundo para desligar o transceptor. 2) Enquanto aperta [SET(LOCK)], aperte [PWR] por 1 segundo para ligar o transceptor e entrar no modo de ajuste inicial. 3) Aperte [SET(LOCK)] ou [MW(S.MW)] vrias vezes at aparecer DTD, como na figura acima. 4) Gire o dial para selecionar a velocidade desejada, conforme mostra a tabela a seguir. 5) Aperte [PWR] para sair do modo de ajuste inicial. DISPLAY INTERVALO VELOCIDADE DTD- 1 100 mseg. 5.0 cps DTD- 2 200 mseg. 2.5 cps DTD- 3 300 mseg. 1.6 cps DTD- 4 500 mseg. 1.0 cps cps = caracteres por segundo

54

10 BEEP DE BOLSO E SQUELCH DE TOM


Funo Beep de Bolso 
Esta funo usa tons subaudveis para chamadas e pode ser usada como um pager comum para lhe informar que algum te chamou enquanto voc estava longe do transceptor.

Esperando Pela Chamada de uma Estao Especfica


1) Ajuste a freqncia de operao. 2) Aperte [SET (LOCK)] para entrar no modo de ajuste.

3) Aperte [SET(LOCK)] ou [MW(S.MW)] vrias vezes at aparecer Ct para o squelch de tom ou dt para o squelch de DTCS.

4) Gire o dial para selecionar a freqncia de squelch de tom ou o cdigo e a polaridade de DTCS. 5) Aperte [TONE(T-SCAN)] para sair do modo de ajuste. 6) Aperte [TONE(T-SCAN)] vrias vezes at aparecer ou no display para ativar o beep de bolso com squelch de tom ou o squelch de DTCS, respectivamente.

7) Quando um sinal com o tom compatvel for recebido, o transceptor emitir tons de beep e piscar. parar de piscar. Para interromper os Os tons de beep duraro 30 segundos e beeps e a piscao manualmente, aperte qualquer tecla. Quando os tons de beep no forem interrompidos manualmente, continuar a piscar at que o passo (8) seja executado.

55
8) Aperte [PTT]. desaparecer e a funo beep de bolso ser automaticamente cancelada. 9) Aperte [TONE(T-SCAN)] vrias vezes at ou desaparecer para cancelar a funo de squelch de tom ou squelch de DTCS. Ajuste a freqncia de operao. Programe a freqncia de tom CTCSS ou o cdigo DTCS no modo de ajuste. Aperte [SET B(D-OFF)] para entrar no modo de ajuste. Aperte [SET B(D-OFF)] ou [ENT C(T-OFF)] vrias vezes at aparecer Ct para squelch de tom ou dt para squelch de DTCS. piscar quando for selecionado o squelch de tom (Ct), ou piscar quando for selecionado o squelch de DTCS (dt). Aperte para selecionar a freqncia de tom ou o cdigo DTCS com polaridade. Aperte [CLR A(MW)] para sair do modo de ajuste. Aperte [FUNC], e depois ou para ativar o beep de bolso com squelch de tom ou o squelch de DTCS, respectivamente. Quando for recebido um sinal com tom compatvel, o transceptor emitir tons de beep durante 30 segundos e piscar. Aperte [PTT] para responder ou aperte [CLR A(MW)] para interromper os beeps e a piscao. desaparecer a funo beep de bolso ser automaticamente cancelada. Para cancelar a funo squelch de tom ou squelch de DTCS, aperte [FUNC] e depois [ENT C(T-OFF)]. ou desaparecer.

Relao das Freqncias de Tons Disponveis

OBSERVAO: Este transceptor tem 50 freqncias de tom e conseqentemente seu espaamento estreito comparado ao das unidades com 38 tons. Portanto, algumas freqncias de tons podem receber interferncia de freqncias de tons adjacentes. Para evitar isto, use as freqncias recomendadas na seguinte tabela.

56
Freqncias de Tons Recomendadas

Chamando uma Estao em Espera Usando o Beep de Bolso


necessrio um tom subaudvel compatvel com a freqncia de tom CTCSS da estao, ou o cdigo DTCS de 3 dgitos com polaridade. Use o squelch de tom a seguir ou um codificador de tom subaudvel.

Squelch de Tom/DTCS 
O squelch de tom ou de DTCS abrir apenas quando receber um sinal com o mesmo tom subaudvel ou cdigo DTCS pr-programados, respectivamente. 1) Ajuste a freqncia de operao. 2) Programe a freqncia de tom CTCSS ou o cdigo DTCS no modo de ajuste. Veja detalhes sobre programao no item Beep de Bolso e Squelch de Tom. 3) Aperte [TONE(T-SCAN)] vrias vezes at aparecer ou no display de funes. para operao com squelch de tom; para squelch de DTCS. 4) Quando um sinal com o tom compatvel for recebido, o squelch abrir e o sinal ser ouvido. Quando o sinal recebido incluir um tom no compatvel, o squelch no abrir. Porm, o indicador S/RF mostrar a potncia do sinal recebido. Para abrir o squelch manualmente, aperte [MONI(ANM)]. 5) Opere o transceptor na maneira normal (aperte [PTT] para transmitir; solte [PTT] para receber). 6) Para cancelar o squelch de tom, aperte [TONE(T-SCAN)] vrias vezes at desaparecer ou . Ajuste a freqncia de operao. Programe a freqncia de tom CTCSS ou o cdigo DTCS no modo de ajuste. Veja detalhes sobre programao no item Beep de Bolso e Squelch de Tom. Aperte [FUNC], e depois [SIMP 9(TSQL)] ou [HIGH 4(DTCS)] para ativar o squelch de tom ou o squelch de DTCS. Quando um sinal com o tom compatvel for recebido, o squelch abrir e o sinal ser ouvido. Quando o sinal recebido incluir um tom no compatvel, o squelch no abrir. Porm, o indicador S/RF mostrar a potncia do sinal recebido. Para abrir o squelch manualmente, aperte [MONI(ANM)]. Opere o transceptor na maneira normal (aperte [PTT] para transmitir; solte [PTT] para receber). Para cancelar o squelch de tom, aperte [FUNC] e depois [ENT C(T-OFF)]. ou desaparecer.

Varredura de Tom (Tone Scan) 


Monitorando um sinal que est sendo operado com beep de bolso, squelch de tom ou DTCS, voc pode determinar a freqncia de tom ou o cdigo DTCS necessrio para abrir o squelch. 1) Selecione o canal que ser monitorado em busca de freqncia de tom ou cdigo. 2) Aperte [TONE(T-SCAN)] vrias vezes para selecionar a condio ou o tipo de tom que ser rastreado. ou . Aparecer um dos seguintes: 3) Aperte [TONE(T-SCAN)] por 1 segundo para iniciar a varredura de tom. Para mudar a direo da varredura, gire o dial.

57

OBSERVAO: A freqncia de tom decodificada ser programada temporariamente quando um canal de memria ou de chamada for selecionado. Contudo, ela ser apagada quando o canal de memria ou de chamada for reselecionado.

4) Quando a freqncia de tom CTCSS ou o cdigo DTCS de 3 dgitos for compatvel, o squelch abrir e a freqncia de tom ser programada temporariamente na condio selecionada, no canal de memria ou de chamada. A varredura de tom pausar quando a freqncia de tom CTCSS ou o cdigo DTCS de 3 dgitos for detectado. A freqncia de tom CTCSS ou o cdigo DTCS de 3 dgitos decodificado usado para o codificador de tom ou o codificador/decodificador de tom, dependendo da condio ou do tipo de tom selecionado no passo (2). - Nenhuma indicao : No pode ser usado para operao. : Codificador de tom CTCSS. : Codificador/decodificador de tom CTCSS. : Codificador/decodificador de tom DTCS.

58
5) Aperte [V/MHz(SCAN)] para interromper a varredura. Ajuste o canal que ser verificado em busca de uma freqncia de tom. Selecione a condio e o tipo de tom que ser rastreado. Aperte [FUNC], e depois aperte [DUP- 7(TONE)] para tom de repetidora; [SIMP 9(TSQL)] para squelch de tom; [HIGH 4(DTCS)] para squelch de DTCS. Aperte [FUNC], e depois [SCAN 2(T-SCAN)] para iniciar a varredura de tom. Quando a freqncia de tom for compatvel, o squelch abrir e a freqncia de tom ser programada no modo selecionado, no canal de memria ou de chamada. Aperte [CLR A(MW)] para interromper a varredura.

11 PAGER/SILENCIADOR DE CDIGO (CODE


SQUELCH)

Funo Pager 
Esta funo usa os cdigos DTMF para radio chamadas, e pode ser usada como um pager para identificar a pessoa que te chamou enquanto seu transceptor esteve sozinho.

59

Programando um Cdigo 
Antes de Programar
As funes de pager e silenciador de cdigo precisam de cdigos de identificao (ID) e um cdigo de grupo. Estes so os cdigos DTMF de 3 dgitos, e devem ser escritos nos canais de cdigo antes da operao. 1) Determine o cdigo de identificao (ID) de cada transceptor e um cdigo de grupo para o seu grupo. 2) Decida se voc vai querer voltar operao normal ou operao com silenciador de tom depois que for estabelecida uma conexo. 3) Programe o cdigo de identificao (ID), o cdigo de grupo e transmita cdigos (os da outra estao) de acordo com a tabela baixo.

Designao do Canal de Cdigo

* O canal CP automaticamente memorizar um cdigo de identificao (ID) quando receber uma chamada de Pager. Os contedos do canal CP no podem ser mudados manualmente.

Programao de Cdigo
Um cdigo de identificao (ID) DEVE ser programado no canal de cdigo C0 At 6 cdigos de transmisso podem ser programados nos canais de cdigo, C1 a C6, se necessrio. 1) Aperte [BANK(OPT)] por 1 segundo. O modo de pager ser selecionado. O dgito de 100MHz mostrar P.

2) Aperte [SET(LOCK)]. CP ou C0 a C6 piscar. C0 o cdigo de identificao (ID), e C1 a C6 so os cdigos de transmisso.

60
3) Gire o dial para selecionar o canal de cdigo C0. Um cdigo de identificao (ID) diferente dever ser programado em cada transceptor.

4) Aperte [MW(S.MW)] para ajustar o modo de programao de cdigo. O primeiro dgito piscar, e C0 parar de piscar. 5) Gire o dial para ajustar o cdigo desejado. 6) Aperte [MW(S.MW)] para selecionar o segundo dgito, e depois gire o dial para ajustar o cdigo desejado. O segundo dgito piscar (o primeiro dgito parar de piscar). Repita este passo para programar o terceiro dgito.

7) Aperte [MW(S.MW)] para programar o cdigo de identificao (ID). Voc ouvir longos beeps, C0 piscar. 8) Gire o dial para selecionar um canal de cdigo de transmisso entre C1 e C6. 9) Repita os passos (4) a (7) para ajustar o canal de cdigo de transmisso. 10) Aperte [BANK(OPT0] para ajustar o canal para inibio de recepo ou aceite de recepo. Quando a opo inibio de recepo for ajustada, aparecer SKIP como na figura abaixo. O canal de cdigo C0 no pode ser ajustado na opo inibio de recepo. Veja detalhes sobre aceite de recepo e inibio de recepo na pgina a seguir.

61
11) Aperte [TONE(T-SCAN)] pata voltar condio do passo (1). Aperte [BANK/OPTION] por 1 segundo para selecionar o modo de pager. O dgito de 100MHz mostrar P. Aperte [SET B(D-OFF)] para entrar no modo de ajuste de cdigo. CP ou C0 a C6 piscar. C0 o cdigo de identificao (ID), e C1 a C6 so os cdigos de transmisso. Aperte ou para selecionar o canal de cdigo desejado. Entre com o cdigo de 3 dgitos usando o teclado. Aperte [SET B(D-OFF)] para ajustar o canal para inibio de recepo ou aceite de recepo. Quando a opo inibio de recepo for ajustada, aparecer SKIP O canal de cdigo C0 no pode ser ajustado como na opo inibio de recepo. Veja detalhes sobre aceite de recepo e inibio de recepo abaixo. Repita os passos (3) a (5) para ajustar os canais de cdigo adicionais, se desejado. Aperte [CLR A(MW)] para sair do modo de ajuste de cdigo.

Aceite de Recepo / Inibio de Recepo A opo aceite de recepo (o indicador SKIP no aparecer) aceitar chamadas de pager quando o transceptor receber um sinal com o mesmo cdigo que o do canal de cdigo. A opo inibio de recepo (o indicador SKIP aparecer) rejeitar chamadas mesmo quando o transceptor receber um cdigo igual ao do canal de cdigo. Os cdigos de transmisso devem ser programados para inibio de recepo, seno o transceptor no rejeitar as chamadas desnecessrias.

Operao com Pager/Silenciador de Cdigo Durante Indicao de Canal Para usar estas funes na indicao de canal, o ajuste de pager/silenciador de cdigo deve ser programado com outros contedos de memria antes de ser selecionada a indicao do nmero do canal.

Operao com Pager 


Chamando uma Estao Especfica
1) Primeiro, programe o canal de cdigo desejado. 2) Ajuste a freqncia de operao. Ajuste [VOL] e [SQL] no nvel desejado como numa operao normal. 3) Aperte [BANK(OPT)] por 1 segundo para selecionar o modo de pager. O dgito de 100MHz mostrar P.

62
4) Selecione o canal de cdigo de transmisso desejado: Aperte [SET(LOCK)]. Gire o dial para selecionar o canal de cdigo. Aperte [TONE(T-SCAN)] para voltar condio anterior. 5) Aperte [PTT] para transmitir o cdigo de pager. Transmita automaticamente sua identificao (ID) e os cdigos de transmisso selecionados. 6) Espere por uma resposta. Quando o transceptor receber um cdigo de resposta, o display de funes mostrar a identificao (ID) ou o cdigo de grupo do outro membro. 7) Depois de confirmar uma conexo, aperte [BANK(OPT)] por 1 segundo para selecionar a operao com silenciador de cdigo, ou repita o passo anterior para selecionar o sistema de chamada no seletiva. 8) Comunique-se normalmente: aperte a tecla [PTT] para transmitir; solte-a para receber.

Primeiro, programe o canal de cdigo desejado. Ajuste a freqncia de operao. Aperte [BANK(OPT)] por 1 segundo para selecionar o modo de pager. O dgito de 100MHz mostrar P. Selecione o canal de cdigo de transmisso desejado. Aperte [SET(LOCK)]. Aperte . Aperte [CLR A(MW)] para voltar condio anterior. Aperte [PTT] para transmitir o cdigo de pager. Espere por uma resposta. Quando o transceptor receber um cdigo de resposta, o display de funes mostrar a identificao (ID) ou o cdigo de grupo do outro membro. Depois de confirmar uma conexo, aperte [BANK(OPT)] por 1 segundo para selecionar a operao com silenciador de cdigo, ou repita o passo anterior para selecionar o sistema de chamada no seletiva. Comunique-se normalmente: aperte a tecla [PTT] para transmitir; soltea para receber.

Esperando Por uma Chamada de uma Estao Especfica


1) Ajuste a freqncia de operao. 2) Aperte [BANK(OPT)] por 1 segundo. O dgito de 100MHz mostrar P. 3) Espere por uma chamada. Ao receber uma chamada, a identificao (ID) ou o cdigo de grupo da pessoa que chamou aparecer, como na figura a seguir. 4) Aperte [PTT] para enviar uma chamada de resposta e mostrar no display a freqncia de operao. 5) Depois de confirmar uma conexo, aperte [BANK(OPT)] por 1 segundo para selecionar a operao com silenciador de cdigo, ou repita o passo anterior para selecionar o sistema de chamada no seletiva.

63
Ajuste a freqncia de operao. Aperte [BANK/OPTION] por 1 segundo. O dgito de 100MHz mostrar P. Espere por uma chamada. Ao receber uma chamada, a identificao (ID) ou o cdigo de grupo da pessoa que chamou aparecer, como na figura a seguir. NO aperte nenhuma tecla de dgito enquanto os canais de cdigo C0 a C6 estiverem no display, seno os contedos do canal de cdigo sero mudados. Aperte [PTT] para enviar uma chamada de resposta e mostrar no display a freqncia de operao. Depois de confirmar uma conexo, aperte [BANK/OPTION] por 1 segundo para selecionar a operao com silenciador de cdigo, ou repita o passo anterior para selecionar o sistema de chamada no seletiva.

Silenciador 

64

de

Cdigo

(Code

Squelch)

O silenciador de cdigo permite comunicaes em standby silencioso porque voc receber apenas as chamadas de estaes que saibam seu cdigo de identificao (ID) ou cdigo de grupo. Cada vez que a tecla [PTT] pressionada, envia um cdigo de 3 dgitos par abrir o silenciador de cdigo da estao receptora antes da transmisso de voz. 1) Ajuste a freqncia de operao. Ajuste AF e squelch no nvel desejado como numa operao normal. 2) Aperte [BANK(OPT)] por 1 segundo, 1 ou 2 vezes, para selecionar o modo de silenciador de cdigo. O dgito de 100MHz mostrar C.

3) Selecione o canal de cdigo de transmisso desejado. Aperte [SET(LOCK)]. Gire o dial para selecionar o canal de cdigo. Aperte [TONE(T-SCAN)] para sair do modo de ajuste de cdigo. 4) Opere o transceptor no modo normal (aperte a tecla [PTT] para transmitir; solte-a para receber). 5) Para cancelar o silenciador de cdigo, aperte [BANK(OPT)] por 1 segundo. O dgito de 100MHz mostrar 1 quando a funo for cancelada.

Ajuste a freqncia de operao. Aperte [BANK/OPTION] por 1 segundo, 1 ou 2 vezes, para selecionar o modo de silenciador de cdigo. O dgito de 100MHz mostrar C. Selecione o canal de cdigo de transmisso desejado. Aperte [SET(LOCK)]. Aperte . Aperte [CLR A(MW)] para voltar condio anterior. Comunique-se normalmente: aperte a tecla [PTT] para transmitir; solte-a para receber. Para cancelar o silenciador de cdigo, aperte [BANK/OPTION].

12 OUTRAS FUNES
Modo de Ajuste 
Operao em Modo de Ajuste 1) Aperte [SET(LOCK)] para entrar no modo de ajuste. 2) Aperte [SET(LOCK)] ou [MW(S.MW)] para selecionar o item desejado. 3) Gire o dial para selecionar a condio ou o valor. 4) Aperte [TONE(T-SCAN)] para sair do modo de ajuste.

65
Aperte [SET B(D-OFF)] para entrar no modo de ajuste. Aperte [SET B(D-OFF)] ou [ENT C(T-OFF)] para selecionar o item desejado. Aperte ou para selecionar a condio ou o valor. Aperte [CLR A(MW)] para sair do modo de ajuste. Itens do Modo de Ajuste

Luminosidade do Display
Ajuste de acordo com as condies de iluminao. Voc pode escolher entre os nveis 1 (escuro) e 4 (claro: padro).

Cor do Display
A cor do display pode ser ajustada em laranja (padro) ou verde.

Tom de Repetidora
Ajusta a freqncia de tom subaudvel (apenas codificador) para operao via repetidora. Esto disponveis 50 freqncias de tons (67.0 254.1Hz) (padro: 88.5Hz).

66

Tom de Silenciador de Tom (Tone Squelch)


Ajusta a freqncia de tom subaudvel (codificador e decodificador) para operao com silenciador de tom. Esto disponveis 50 freqncias de tons (67.0 254.1Hz) (padro: 88.5Hz).

Freqncias de Tons Subaudveis Disponveis

Cdigo DTCS e Polaridade


Ajusta o cdigo DTCS (codificador e decodificador) para operao com silenciador de DTCS. Esto disponveis 208 cdigos (104 para cada polaridade normal e inversa) (padro: 023N).

Freqncia de Offset
Ajusta a freqncia de offset para duplex dentro da faixa de 0 a 20MHz. Durante uma operao no modo duplex (via repetidora), a freqncia de transmisso (ou de recepo quando a funo reverso estiver ativada) desviar a freqncia ajustada (o valor padro pode variar dependendo da verso).

Modo Reverso
Ativa e desativa a funo reverso (o padro desativado OFF).

67

Passo de Sintonia
Seleciona o passo de sintonia entre 5 (padro), 10, 12.5, 15, 20, 25, 30 e 50kHz para o dial (sintonizador) ou operao com .

Timer Para Continuao de Varredura


Seleciona o timer para a continuao de varredura entre as opes SCT-15 (padro), SCT10, SCT-5 e SCP-2. SCT-15/10/5 A varredura pausar por 15/10/5 segundos e depois continuar. A varredura pausar em um sinal at que ele desaparea, e SCP-2 continuar 2 segundos depois que o sinal tiver sumido.

Permisso Para Transmisso


Ativa e desativa a permisso para transmisso. Esta funo pode ser independentemente ajustada para cada canal de memria, de chamada e VFO.

Ajuste de Pulo em Canal


Ativa e desativa o pulo de um canal para varredura de memria. Este item aparecer quando o modo de ajuste for acessado s no modo de memria.

Ajuste de Larga/Estreita
Ajusta a largura da banda passante de transmisso e recepo para larga ou estreita. Quando for selecionada estreita, o desvio de transmisso e a largura da banda passante de recepo ficaro na metade do ajuste da larga (aproximadamente). Este ajuste pode ser independentemente feito para cada canal de memria, de chamada e VFO. Este item aparecer em algumas verses dos EUA.

68

Controle de Ventilador
Seleciona o controle de ventilador entre as opes Auto, ON-High, ON-Mid e ON-Low. Auto (aT): O ventilador gira durante a transmisso e por 2 minutos depois da mesma nas velocidades alta, mdia ou baixa, de acordo com a temperatura do transceptor. On-High (OH)/Mid. (OM)/Low (OL): O ventilador gira continuamente nas velocidades alta, mdia ou baixa respectivamente. OBSERVAO: Quando a temperatura interna do transceptor passar de +45 C (aproximadamente +113 F), o ventilador ir girar continuamente nas velocidades mdia ou alta, no importando qual ajuste foi feito.

Alerta de Tempo
Ativa e desativa a funo de alerta de tempo.

Modo de Ajuste Inicial 


O modo de ajuste inicial acessado no momento em que o rdio ligado, e permite que voc faa ajustes que so raramente mudados. Deste modo, voc pode personalizar as operaes do transceptor de acordo com suas preferncias e estilo de operao.

Para Entrar no Modo de Ajuste Inicial


1) Enquanto aperte [SET(LOCK)], aperte tambm [PWR] por 1 segundo para entrar neste modo. 2) Aperte [SET(LOCK)] ou [MW(S.MW)] para selecionar o item desejado. 3) Gire o dial para selecionar a condio ou o valor. 4) Aperte [PWR] para sair do modo de ajuste inicial.

69
Itens do Modo de Ajuste Inicial

Beep de Tecla
O sinal sonoro de beep emitido quando pressionada uma tecla pode ser desativado para que voc opere em silncio (padro: ativado).

Temporizador de Limite de Tempo


Para evitar uma transmisso prolongada acidental, etc., este transceptor tem um temporizador de limite de tempo. Esta funo corta a transmisso depois de 1-30 minutos se ela for contnua. Este timer pode ser cancelado. TOT-OF : O temporizador de limite de tempo desativado (padro). TOT-1-30 : A transmisso ser cortada depois que passar o perodo de tempo ajustado.

70

Auto-Repetidora
A funo auto-repetidora automaticamente ativar e desativar a operao duplex com direo de desvio e codificador de tom especificado quando a freqncia de operao cair dentro ou fora da faixa de 145.200-145.495MHz, 146.610-146.995MHz e 147.000147.395MHz. As freqncias de offset e tom de repetidora no sero mudadas pela funo auto-repetidora, reajuste estas freqncias se necessrio for. : A funo auto-repetidora ser desativada (OFF). OF : Ativa apenas para duplex (padro). R1 : Ativa para duplex e tom. R2

Desligamento Automtico
Este transceptor pode ser ajustado para automaticamente se desligar aps um perodo determinado, emitindo apenas um beep e sem nenhuma operao via tecla. Podem ser selecionadas as opes de 30 minutos, 1 hora e desativado (OFF). O perodo especificado ser mantido mesmo quando o transceptor for desligado pela funo de desligamento automtico. Para cancelar esta funo, selecione OF neste modo de ajuste.

Trava de Repetidora
Seleciona o tipo de trava da repetidora, ocupado (busy) e desativado (OFF). : Nenhuma trava est ativada (padro). OF : A trava de repetidora est ativada (ON). RP : A trava est ativada (ON) na opo de ocupado (busy). BU

71

Retardo de Squelch (Squelch Delay)


Seleciona as opes de retardo curto e longo para o squelch evitando que o mesmo abra e feche repetidamente durante a recepo do mesmo sinal. S : Retardo curto de squelch (padro) L : Retardo longo de squelch

Velocidade de DTMF
A taxa em que as memrias DTMF enviam os caracteres DTMF individuais pode ser ajustada para satisfazer as necessidades operacionais. 1 : Intervalo de 100 mseg; velocidade de 5.0 cps (padro) 2 : Intervalo de 200 mseg; velocidade de 2.5 cps 3 : Intervalo de 300 mseg; velocidade de 1.6 cps 4 : Intervalo de 500 mseg; velocidade de 1.0 cps

Tipo de Display
Seleciona o tipo de indicao de freqncia, nmero e nome de canal para o display de cristal lquido (LCD). : Mostra a freqncia (padro) FR : Mostra o nmero do canal* CH : Mostra os nomes dos canais* NM Somente canais de memria podem ser selecionados.

Atenuador de Squelch
Ativa (ON) e desativa (OFF) o atenuador de squelch. : O atenuador de squelch ser ativado quando o controle [SQL] for ON colocado na posio entre meio dia e total sentido horrio (padro) : O atenuador de squelch no funcionar OF

72

 Canal do Tempo

1) Aperte a tecla [M/CALL(PRIO)] vrias vezes para selecionar o grupo de canal do tempo. 2) Gire o dial para selecionar o canal do tempo. 3) Aperte [M/CALL(PRIO)] para selecionar o modo de memria, ou aperte [V/MHz(SCAN)] para selecionar o modo VFO.

Alerta de Tempo
As estaes emissoras de satlites NOAA transmitem tons de alerta antes de importantes boletins meteorolgicos. Quando esta funo de alerta estiver ativada, o canal do tempo selecionado ser monitorado a cada 5 segundos em busca do boletim. Quando o sinal de alerta for detectado, sero mostrados no display os canais ALT.T e WX alternadamente e um tom de beep soar at que o transceptor seja operado. O canal do tempo selecionado antes (usado) ser verificado periodicamente enquanto estiver em standby ou durante uma varredura. 1) Selecione o canal do tempo desejado. 2) Ative a funo de alerta de tempo no modo de ajuste. Aperte [SET(LOCK)] para entrar no modo de ajuste. Aperte [SET(LOCK)] ou [MW(S.MW)] para selecionar o item de alerta de tempo, e depois gire o dial para ajustar a opo ON. Aperte [TONE(T-SCAN)] para sair do modo de ajuste. 3) Ajuste a condio de standby desejada. Selecione VFO, canal de memria ou de chamada. Varredura ou monitoramento prioritrio tambm podem ser selecionados. 4) Quando o alerta for detectado, soar um beep e a indicao seguinte ser mostrada no display.

5) Desative a funo de alerta de tempo no modo de ajuste. OBSERVAO: Enquanto estiver recebendo um sinal (numa freqncia que no seja a do alerta de tempo ativada), o sinal de recepo ou o udio ser interrompido momentaneamente a cada 5 segundos (aproximadamente) no caso de a funo de alerta estar ativada. Isto acontece por causa da funo de alerta WX. Para evitar que isto ocorra, desative (OFF) o item alerta de tempo no modo de ajuste.

 Teclas do Microfone

73

As teclas [F-1] e [F-2] do microfone HM-133V fornecido (opcional em algumas verses) memorizam as condies do transceptor. As teclas [UP]/[DN] de um microfone padro ou opcional (que no seja o HM-133V) podem ser executar outras funes como as teclas de funo no painel frontal do transceptor.

Teclas [F-1]/[F-2] do HM-133V


As seguintes condies podem ser independentemente memorizadas pelas teclas [F-1] e [F2]. Freqncia de operao Ajuste de repetidora (direo e freqncia de offset, tom ativado (ON) /desativado (OFF) e freqncia) Squelch de Tom/DTCS (ativado (ON) / desativado (OFF) freqncia/cdigo e polaridade) Seleo da potncia de sada de transmisso Ajustes do modo de ajuste Ajustes do modo de ajuste inicial (exceto o item tipo de display)

Programando a condio Ajuste os contedos desejados de cada condio, e depois aperte [F-1]/[F-2] por 1 segundo. Voc ouvir 3 beeps. Re-chamando a condio Aperte [F-1]/[F-2] momentaneamente.

Teclas [UP]/[DN] de um Microfone


(um microfone que no seja o HM-133V) As seguintes funes so executadas pelas teclas [UP]/[DN] de outros microfones (HM118N/TaN, etc) quando o rdio ligado pela primeira vez. [UP] : canal acima: aperte e mantenha pressionada para iniciar a varredura, e aperte novamente para termin-la. [DN] : canal abaixo: aperte e mantenha pressionada para iniciar a varredura, e aperte novamente para termin-la. Programando uma funo 1) Desligue o rdio. 2) Ligue o rdio enquanto voc estiver apertando a tecla desejada no transceptor e uma das teclas [UP]/[DN] no microfone. A funo ser programada na tecla. Apagando uma programao 1) Desligue o rdio. 2) Enquanto voc pressiona a tecla [UP] ou [DN] no microfone, ligue o rdio.

74

Reajuste (Reset) Parcial 


Se voc quiser iniciar as condies operacionais (freqncia e ajustes de VFO, contedos do modo de ajuste) sem apagar os contedos da memria, poder usar a funo de reajuste (reset) parcial do transceptor.

Enquanto voc pressiona [V/MHz(SCAN)], ligue o rdio para executar o reajuste parcial no transceptor.

Reajuste (Reset) Total 


O display de funes poder ocasionalmente mostrar informaes erradas (ex: quando o rdio for ligado pela primeira vez). Isto pode ser causado por eletricidade esttica ou outros fatores. Se este problema ocorrer, desligue o rdio. Depois de esperar alguns segundos, ligue-o novamente. Se o problema persistir, faa o seguinte: Pode ser feito tambm um reajuste parcial. Veja os detalhes acima.

IMPORTANTE! : O reajuste do transceptor APAGA todas as informaes da memria e inicializar todos os valores do mesmo.

Enquanto voc aperta [SET(LOCK)] e [MW(S.MW)], ligue o rdio para reajustar a CPU.

Clonagem de Dados 
A clonagem permite que voc transfira rpida e facilmente os contedos programados de um transceptor para outro; ou dados de um computador pessoal para o transceptor usando o PROGRAMA DE CLONAGEM CS-V8000 opcional.

75

Clonagem Entre Transceptores


1) Conecte o cabo OPC-474 entrada [SP] do transceptor Principal (Master) e do transceptor Secundrio (Slave). O transceptor Principal usado para enviar os dados para o transceptor secundrio.

2) Enquanto voc aperta [M/CALL(PRIO)], ligue o rdio para entrar no modo de clonagem (somente o transceptor fonte ao ligar o rdio s para o transceptor secundrio). CLONE aparecer e os transceptores entraro na condio de standby para clonagem.

3) Aperte [MW(S.MW)] no transceptor principal. CL OUT aparecer no display do transceptor principal e o indicador S/RF mostrar que os dados esto sendo transferidos para o transceptor secundrio. CL IN aparecer automaticamente no display do transceptor secundrio e o indicador S/RF mostrar que os dados enviados pelo transceptor principal esto sendo recebidos. 4) Quando a clonagem estiver terminada, desligue os rdios, e depois os ligue para sair do modo de clonagem.

Clonagem com um Computador Pessoal


Os dados podem ser enviados para um computador pessoal e recebidos pelo mesmo na clonagem (Microsoft Windows 95/98/ME) usando o PROGRAMA DE CLONAGEM CSV8000 e o cabo OPC-478 opcionais. Consulte os detalhes na AJUDA do PROGRAMA DE CLONAGEM CS-V8000.

76

Erro de Clonagem
OBSERVAO: NO aperte nenhuma tecla no transceptor secundrio durante a clonagem porque isto pode causar um erro na mesma.

Quando o display esquerda aparecer, ter ocorrido um erro. Em tal caso, ambos os transceptores automaticamente voltaro condio de standby e a clonagem dever ser repetida.

13 MANUTENO
Problemas e Solues 
Se o seu transceptor funcionar mal, por favor verifique os seguintes pontos antes de envi-lo para conserto. PROBLEMA Sem energia. POSSVEL CAUSA SOLUO O contato do conector de fora est Verifique os pinos do ruim. conector. A polaridade da conexo de fora est invertida. Conecte o cabo de fora novamente observando a polaridade. Fusvel queimado. Verifique a causa, e troque o fusvel. Sem som no Volume baixo demais. Gire o controle [VOL] no alto-falante sentido horrio. O silenciamento de udio est Aperte qualquer tecla ou ativado. controle para desativ-lo. O squelch est ajustado demais. Ajuste o squelch no limiar. Uma funo de chamada seletiva Desative tal funo. ou squelch, tal como beep de bolso ou squelch de tom, est ativada. A sensibilidade est A linha de alimentao da antena Verifique e, se necessrio, baixa, e apenas sinais ou a solda de seu conector est troque a linha de alimentao fortes esto audveis. com defeito no contato ou est com ou solde o conector da antena curto-circuito. novamente. O atenuador de squelch est Coloque o controle [SQL] na ativado. posio entre 10-12 horas. No possvel fazer A outra estao est usando Ative a funo squelch de contato com outra squelch de tom. tom. estao O transceptor est no modo duplex. Ajuste o modo simplex. Repetidora no pode Freqncia de offset errada foi Corrija a freqncia de offset. ser acessada. programada. Freqncia de tom subaudvel Corrija a freqncia de tom errada foi programada. subaudvel. A freqncia no pode A trava de freqncia est ativada. Desative a funo de trava. ser ajustada. O monitoramento prioritrio est Aperte [M/CALL(PRIO)] para pausado na freqncia de cancelar o monitoramento. monitoramento.

77
PROBLEMA POSSVEL CAUSA A freqncia no pode A trava de freqncia est ativada. ser ajustada atravs do microfone. A trava do teclado do microfone est ativada. O monitoramento prioritrio est pausado na freqncia de monitoramento. Alguns canais de O nmero do canal ainda no foi memria no podem programado. ser selecionados atravs do teclado do microfone. A varredura no O squelch est aberto. funciona. Apenas o canal de memria 1 est programado, ou outros canais esto programados para serem pulados na varredura. A transmisso O temporizador de limite de tempo automaticamente est ativado. interrompida. A transmisso A funo de PTT com um toque continua mesmo est ativada. quando a PTT solta. O display de funes A CPU no est funcionando bem. mostra informaes erradas. SOLUO Aperte [SET(LOCK)] por 1 segundo para desativar a funo de trava de freqncia. Aperte [FUNC] e [#(16KEY-L)] para desativar a trava. Aperte [M/CALL(PRIO)] para cancelar o monitoramento. Gire o dial para ver se o canal foi programado ou no.

Coloque o squelch no limiar. Programe outros canais de memria, ou cancele a funo que pula memrias nos canais desejados. Desative o temporizador colocando-o em OFF. Desative a funo. Reajuste (reset) a CPU.

Substituio de Fusvel 
Se o fusvel queimar ou o transceptor parar de funcionar, encontre a origem do problema se possvel, e troque o fusvel danificado por um novo que esteja dentro da especificao (FGB 20A) conforme mostra a figura a seguir.

78

Instalao da Unidade Opcional 


1) Retire os 3 parafusos do painel frontal usando uma chave fixa (2.5mm; 1/10).

2) Remova o painel frontal da unidade principal.

3) Remova o papel protetor colocado no fundo da unidade opcional para expor a fita adesiva. 4) Instale a unidade, conforme mostra a figura abaixo, e a encaixe bem para evitar mal contato.

79
5) Recoloque o painel frontal e os parafusos em seus lugares. OBSERVAO: Ao colocar o painel frontal na unidade principal, verifique se os fios do alto-falante esto na corredia mostrada na figura abaixo para evitar que fiquem presos entre o painel frontal e a unidade principal.

14 ESPECIFICAES E OPCIONAIS
Especificaes 
GERAL Freqncias: (unidade MHz) EUA Tx: 144-148/Rx:136-174* sia, CSA Tx: 144-148/Rx:136-174* (Centro da Amrica do Sul) Austrlia Tx/Rx: 144-148 Taiwan, Korea Tx/Rx: 144-146 *Garantido: somente 144-146 MHz Tipo de emisso: FM Canais de memria: 207 (incluindo 6 com limites de varredura e 1 de chamada) Resoluo de freqncia: 5, 10, 12, 5, 15, 20, 25, 30, 50kHz Temperatura de operao: -10 C a + 60 C; +14 F a + 140 F Estabilidade de freqncia: 10 ppm (-10 C a 60 C) Fornecimento de fora: 13.8 V DC 15% Drenagem de corrente (em 13.8 V DC: aproximadamente): Transmisso em 75W 15A Recepo em standby 0.3 tpico udio mximo 1.0A Conector da antena: SO-239 (50ohms) Dimenses: 150 (largura) x 50 (altura) x 150 (profundidade) mm 5 29/32 (largura) x 2 (altura) x 5 29/32 (profundidade)
polegadas

Peso:

1.1kg; 2 libras 7 onas

80
TRANSMISSO Sistema de modulao: Potncia de sada: Mx. desvio de freqncia: Emisses de esprios: Conector do microfone:

modulao de freqncia de reatncia varivel 75/25/10/5W* (aproximadamente) *apenas 24/10/5W na verso de Taiwan 5.0kHz (largo) / 2.5kHz (estreito) Menor que 60 dB modular de 8 pinos (600ohms)

RECEPO Sistema de recepo: Super heterdino de dupla converso Freqncias intermedirias: 1a.: 21.7MHz, 2a.: 450kHz Sensibilidade (em 12 dB SINAD): 0.15 V tpico Sensibilidade do squelch (limiar): 0.08 V tpico Seletividade (tpico): 75 dB (largo) / 60 dB (estreito) Rejeio de imagem e esprios: 75 dB tpico Potencia de sada de AF: Mais que 2.0W em 10% de distoro com carga de 8ohms Conector do alto-falante externo: 3 condutores 3.5 (d) mm (1/8) / 8ohms Apenas em algumas verses Todas as especificaes esto sujeitas a mudanas sem aviso prvio ou obrigao.

 Opcionais
UT-108 DECODIFICADOR DTMF HM-95/HM-118TAN/TN MICROFONES DTMF HM-118N MICROFONE DE MO HM-133V MICROFONE COM CONTROLE REMOTO SP-10 ALTO-FALANTE EXTERNO OPC-440/OPC-647 CABOS PARA EXTENSO DE MICROFONE OPC-441 CABO PARA EXTENSO DE ALTO-FALANTE OPC-1132/OPC-347 CABOS DE FORA DC OPC-589 CABO PARA ADAPTADOR CS-V8000 PROGRAMA DE CLONAGEM + OPC-478 CABO PARA CLONAGEM OPC-474 CABO PARA CLONAGEM

81

15 ORGANIZAO DE MODO

82

83

Vous aimerez peut-être aussi