Vous êtes sur la page 1sur 7

08/09/2012

GESTO DE RESDUOS DA CONSTRUO CIVIL


Antonio Fernando Navarro 2002

RESOLUO CONAMA 307, de 5 / 7 /2002


Estabelece diretrizes, critrios e procedimentos para a gesto dos resduos da construo civil. Atribui aos geradores de RCC a responsabilidade pelos resduos das atividades de construo, reforma, reparos e demolies de estruturas e estradas, bem como aqueles resultantes da remoo de vegetao e escavao de solos.

RESOLUO CONAMA 307 (continuao)


Classifica os RCC em: Classe A: so os resduos reutilizveis e reciclveis como agregados (tijolos, argamassa, concreto, blocos, meios-fios, etc.); Classe B: resduos reciclveis para outras destinaes (plsticos, papel, papelo, metais etc.); Classe C: resduos para os quais no foram desenvolvidas tecnologias viveis para sua reciclagem (componentes de gesso) Classe D: resduos perigosos oriundos do processo de construo (tintas, solventes etc.

08/09/2012

RESOLUO CONAMA 307 (continuao)

Os RCC no podero mais ser dispostos em aterros de resduos domiciliares; Estabelece o Plano Integrado de Gerenciamento de RCC composto por: 1- Programa Municipal de Gerenciamento de RCC (BH: Aperfeioamento); 2- Elaborao do Projeto de Gerenciamento de RCC para os grandes geradores.

Plano Integrado de Resduos de Construo Civil


1. A elaborao e regulamentao da Poltica

Municipal de Gesto dos Resduos da Construo Civil;


2. As diretrizes tcnicas e procedimentos para o

Programa Municipal de Gerenciamento dos Resduos da Construo Civil Gerenciamento de RCC; e para os Projetos de

Plano Integrado de Resduos de Construo Civil


3O estabelecimento de Termo de

Referncia para a elaborao dos Projetos de Gerenciamento de Resduos da por como

Construo Civil pelos responsveis empreendimentos enquadrados

grandes geradores de resduos.

08/09/2012

DEFINIO DE GRANDES GERADORES


1 Lei N. 7.277, de 17 de janeiro de 1997 Institui a Licena Ambiental e d outra providncias. Art 2o Empreendimentos de impacto so aqueles, pblicos ou privados, que venham a sobrecarregar a infra-estrutura urbana ou a ter repercusso ambiental significativa.

DEFINIO DE GRANDES GERADORES


Lei N. 7.277 (continuao)
&1o Empreendimentos de impacto: I- os destinados a usos no residencial nos quais a rea edificada seja igual ou superior a 6.000 m2;
II- os destinados a uso residencial que tenham mais de

150 unidades.

DEFINIO DE GRANDES GERADORES


Proposta Progressiva: 1o ano empreendimentos com mais de 24.000 m2 ou sujeitos licenciamento ambiental; 2 ano empreendimentos com mais de 18.000 m2 ou sujeitos licenciamento ambiental; 3 ano empreendimentos com mais de 12.000 m2 ou sujeitos licenciamento ambiental; 4 ano empreendimentos com mais de 6.000 m2 ou sujeitos licenciamento ambiental.
o o o

08/09/2012

Projeto de Gerenciamento de Resduos de Construo Civil - PGRCC


TERMO DE REFERNCIA 1 - Informaes Gerais
1.1 Identificao do Empreendedor a) Pessoa Jurdica: Razo Social, Nome Fantasia, endereo, CNPJ, responsvel legal pela empresa (nome, CPF, telefone, fax, e-mail); b) Pessoa Fsica: Nome, endereo, CPF, documento de identidade. 1.2 Responsvel Tcnico pela Obra: - nome, CPF, endereo, telefone, fax, e-mail e CREA.

Projeto de Gerenciamento de Resduos de Construo Civil - PGRCC


1.3 - Responsvel Tcnicoelaboraoelaborao do 1.1 Responsvel Tcnico pela pela do PGRCC: PGRCC: endereo, telefone, fax , e-mail e inscrio no nome,
Conselho Profissional;

nome, endereo, telefone, fax, e-mail e inscrio no 1.2 Equipe ConselhoPGRCC: nome, tcnica responsvel epela elaborao do Profissional; profissional formao original da inscrio em conselho profissional. Anotao de Responsabilidade Tcnica 1.3 Caracterizao do Empreendimento: ART no respectivo Conselho Profissional
a) localizao: endereo completo e indicao do local, utilizando base cartogrfica em escala 1:10.000.

original da Anotao de Responsabilidade Tcnica ART no respectivo Conselho Profissional

1.4 - Equipe tcnica responsvel pela elaborao do PGRCC nome, formao profissional e inscrio em Conselho Profissional.

caracterizar o sistema construtivo;

Projeto de Gerenciamento de Resduos de Construo Civil - PGRCC


1.5 - Caracterizao do Empreendimento: a) localizao: endereo completo e indicao do local, utilizando base cartogrfica em escala 1:10.000.
b) caracterizao do sistema construtivo; c) apresentar planta arquitetnica de implantao da obra, incluindo o canteiro de obras, rea total do terreno, rea de projeo da construo e rea total construda; d) nmero total de trabalhadores, incluindo os terceirizados; e) cronograma de execuo da obra

1.6 Apresentar Licena de Demolio, se for o caso.

08/09/2012

Projeto de Gerenciamento de de Projeto de Gerenciamento Resduos de Construo Civil - PGRCC Resduos de Construo Civil - PGRCC 2- Elementos do Projeto de Gerenciamento de Resduos de Construo Civil PGRCC
2.1- Caracterizao dos resduos slidos:
2.1.1 - Classificar os tipos de resduos slidos produzidos pelo empreendimento, adotando a classificao da Resoluo CONAMA 307/02: Classes A, B, c e D, acrescida da Classe E: resduos comuns considerados rejeitos

Projeto de Gerenciamento de Resduos de Construo Civil - PGRCC


2.1.2 Estimar a gerao mdia semanal de resduos slidos por classe e tipo de resduo (em kg ou m3). 2.1.3 - Descrever os procedimentos a serem adotados durante a obra para quantificao diria dos resduos slidos gerados, por classe/tipo de resduo.

2.2 - Minimizao dos Resduos


Descrever os procedimentos a serem adotados para minimizao da gerao dos resduos slidos, por Classe.

Projeto de Gerenciamento de Resduos de Construo Civil - PGRCC


2.3 - Segregao dos Resduos
2.3.1 - na origem : descrever os procedimentos a serem adotados para segregao dos resduos slidos por Classe e tipo. 2.3.2 - nas reas de Triagem e Transbordo - ATT: identificar a rea e o responsvel.

08/09/2012

Projeto de Gerenciamento de Resduos de Construo Civil - PGRCC


2.4 Acondicionamento/Armazenamento 2.4.1 - Descrever os procedimentos a serem adotados para acondicionamento dos resduos slidos, por Classe/tipo, de forma a garantir a integridade dos materiais. 2.4.2 Identificar, em planta, os locais destinados armazenagem de cada tipo de resduo. 2.4.3 - Informar o sistema de armazenamento dos resduos identificando as caractersticas construtivas dos equipamentos e/ou abrigos (dimenses, capacidade volumtrica, material construtivo etc).

Projeto de Gerenciamento de Resduos de Construo Civil - PGRCC


2.5 Transporte
Identificar o(s) responsvel(is) pela execuo da coleta e do transporte dos resduos gerados no empreendimento (nome, CGC, endereo, telefone): os tipos de veculos e equipamentos a serem utilizados, bem como os horrios de coleta, frequncia e itinerrio. No caso de transporte de terra e entulho, apresentar a Licena de Trfego de Veculo, conforme art. 220, da Lei 8616, de 14/07/2003, Cdigo de Posturas.

Projeto de Gerenciamento de Resduos de Construo Civil - PGRCC


2.6 Transbordo de Resduos
Localizar em planta a(s) unidade(s) de transbordo, em escala 1:10.000.

2.7 Destinao dos resduos


2.7.1 Indicar a(s) unidade(s) de destinao para cada classe/tipo de resduo. Todas as unidades devem ser autorizadas pelo poder pblico para essa finalidade. 2.7.2 Indicar o responsvel pela destinao dos resduos (prprio gerador, municpio ou empresa contratada).

08/09/2012

Projeto de Gerenciamento de Resduos de Construo Civil - PGRCC

3 Comunicao e Educao Ambiental


3.1 Apresentar o Plano de Comunicao e Educao Ambiental Descrever as aes de sensibilizao, mobilizao e educao ambiental para os trabalhadores da construo, visando atingir s metas de minimizao, reutilizao e segregao dos resduos slidos na origem bem como seus corretos acondicionamento, armazenamento e transporte.

4 Apresentar cronograma de implantao do PGRCC, para todo o perodo da obra

Vous aimerez peut-être aussi