Vous êtes sur la page 1sur 3

O jogo de xadrez O xadrez um jogo fascinante.

. Rainhas, torres, bispos, pees, cavalos, todos se movem, coordenadamente, seguindo os passos da mesa, procurando caminhos secretos e escondidos, a fim de achar em si um nico objetivo, enquanto peas desse jogo: encurralar o rei, colocando-o em xeque, ou aniquil-lo, no caso do xeque-mate, destruindo por completo suas chances de escapar. E aquelas duas pessoas, no cair da noite, faziam justamente isso: jogavam xadrez, at altas horas. - Sua vez. A torre move-se perigosamente em direo ao bispo adversrio. Torres, no entender da dialtica que rege o jogo, so princesas, que, encarceradas, no tem outro remdio seno andar, para a frente ou para os lados, em busca de salvao. Bispos, por sua vez, so peas ariscas, ora pendendo de um lado, ora do outro - andando sempre em diagonal, procura do momento certo para atacar. - Sua vez. Um peo se move frente. Pea desnecessria, apenas morre por seu lder. No sabe porque est l, ou o que vir a fazer depois. Apenas move-se, uma casa por vez, procurando apenas um caminho para vencer - e talvez escapar de sua sina. - Sua vez. O cavalo se move. Garboso, imponente, age na socapa, atacando de frente, para ir depois de lado. Corre pelos prados, ataca os flancos, abrindo caminhos em seu movimento, estranho, porm eficaz. - Sua vez. O jogo torna-se tenso, frentico, compulsivo. - Sua vez. Move-se a rainha, a pea mais importante do jogo, aquela que pode destruir o rei atacando-o por suas costas. J foi um vizir, o amigo do rei, conselheiro talvez, mas em todos os casos, a mesma funo: eminncia parda, aquele que se mexe em todas as direes, de todas as formas, pronto para destruir, e induzir ao erro, e proteger o rei. Ou, talvez, mat-lo.

- Sua vez. Mais tenso se sente no ar. - Sua vez. Os jogadores suam, desesperados, procura de um movimento fatal. Peas vo sendo retiradas, uma a uma, do jogo, ora um bispo morto em combate, ora uma torre destruda, ou mesmo um peo que se foi, sem saudades. - Sua vez. Movimentos anunciam que o jogo est por terminar. Mas algo paira no ar: por que esse jogo seria to importante? - Sua vez. Por que uma simples partida de xadrez valeria tanto? - Sua vez. ] Por que tanto ... - Sua vez. ... por to pouco? ... Movimentos fatais, um erro e um descuido, e um deles coloca o rei por perto. De um lado, um bispo, do outro, uma torre, e ao lado a rainha, a lhe ameaar. - Xeque! - No, amigo ... Tira do bolso uma arma, e aponta ao outro. - O que isso, meu velho? Bebeu? O que ... No h tempo de saber o que pensava, ou mesmo o que faria. Pois antes que pudesse dizer qualquer coisa, a arma cuspia, o fogo saia, e um corpo jazia, estendido no cho. O vivo olhou em volta. Um sorriso sarcstico lhe vinha aos lbios, lembrando-se de quanto tempo esperara por aquele momento. Enfim, tudo estava acabado, consumatum est, em latim bem escrito.

Olhou para o morto, que segurava ainda o rei branco (o do suposto perdedor), e, tranquilo, disse-lhe a ltima coisa antes de estourar lhe definitivamente os miolos: - Mate.

Omar O. Sirep

Vous aimerez peut-être aussi