Vous êtes sur la page 1sur 3

III SIMULADO DE LNGUA PORTUGUESA 5 ANO ESCOLA_______________________________________ ALUNO (A) ______________________________________

Leia este texto: Cajus maduros Reparto com os meninos Meu lanche da escola (Haicai. Teresa Cristina Cerqueira de Sousa). 1. No texto, a palavra reparto tem o mesmo sentido de (A) racional. (B) divido. (C) identifico. (D) recurso. ________________________________________________________________________________________ Texto para as questes de 2 a 3. As Duas Minhocas Duas minhocas saindo um pouco da terra mida em que moravam, perceberam um menino sentado beira de um rio. A mais nova, talvez por se achar infantil, tal o menino, resolveu verificar o que ele fazia ali to sozinho. A outra, suspeitando que pudesse ser algo perigoso, foi logo advertindo: _ No chegue muito perto dessa criatura que voc pode ser pega. E sem curiosidade de ver o que acontecia, puxou uma folha seca para cima do corpo rrec! com a clara inteno de se esconder. Mas passados uns minutos, descobriu-se que de fato era tambm curiosa, pois comeou a se arrastar na mesma direo que a amiga tinha seguido. E quem poderia imaginar que o menino tinha uma garrafa com areia? As duas minhocas descobriram ento que h dias que no se deve sair de casa. (Teresa Cristina Cerqueira de Sousa). 2. No texto, h um ensinamento na passagem (A) de fato era tambm curiosa. casa. (C) talvez por se achar infantil. (D) um pouco da terra mida. (B) que h dias que no se deve sair de

_________________________________________________________________________________ 3. A minhoca mais velha advertiu a mais nova porque (A) a mais nova era muito infantil. (B) os meninos pescam com minhocas. (C) suspeitou que houvesse um perigo. (D) a mais nova era muito curiosa.

________________________________________________________________________________________

Texto para as questes de 4 a 6. Um Pssaro Querido Dirio, Eu nunca fui de subir em rvores, porm, nesta manh no resisti. Tudo me chamava: o cheiro dos cajus maduros, o vento batendo nas folhas grandes e abertas do cajueiro, meu corao batendo acelerado... os pssaros voando no cu muito azul. Meus olhos ficaram menores devido ao brilho (minha me costuma dizer que isso me faz especial). At meus lbios finos ganharam um tom rosa quando subi apressada. Sou daquelas meninas que no ligam para maquiagem. Bem, muitas vezes penso em usar um batom claro quando vou escola. Sei que gosto do sabor de uva, mas s me lembro de passar na hora das brincadeiras de boneca. Ser que tem batom com sabor de caju? Nem no Natal me senti mais em casa que naquela hora. verdade que minha av faz meus bolos preferidos quando venho visit-la nos feriados. E, meus pais sempre vm tambm (hum, que hoje estamos todos juntos aqui na fazenda!). _ Aninha, deixe-me lhe segurar para voc descer? Eu me joguei nos braos de meu pai, rindo e dizendo que era um pssaro. _ Eu o teria convencido de s-lo de tanto que abri os braos para cair nos dele. Mas voc sabe que eu sou muito gordinha para voar. Um cheiro sabor de caju, Aninha.
(Teresa Cristina Cerqueira de Sousa).

4. No trecho Tudo me chamava: o cheiro dos cajus maduros, o vento batendo nas folhas grandes e abertas do cajueiro, meu corao batendo acelerado... os pssaros voando no cu muito azul., o uso dos dois pontos indica (A) uma enumerao. (C) uma apresentao. (B) uma introduo. (D) o incio de um pensamento.

_________________________________________________________________________________
5. No trecho quando venho visit-la (l. 10) nos feriados, o enunciado destacado refere-se

(B) casa da av.

(B) me da menina. (C) fazenda. (D) av da menina.

_____________________________________________________________________________ 6. O texto trata, PRINCIPALMENTE, (A) de um passeio no feriado. (B) de um passeio com a famlia.

(C) de uma menina que gosta de cajus. (D) de um dia de uma menina. _____________________________________________________________________________ Texto para as questes de 7 a 8. O exrcito da natureza As armas dos guerreiros (Em tamanho natural) So o atrativo da rua: Muitos deles usam baldes, Outros sacos plsticos E alguns, sobre o peito, Um adesivo: No jogue lixo no cho! Os soldados tm no mximo Uns trs ou quatro anos de idade E esto escoltados pela professora. Representam uma tropa De guerreiros da natureza E, com isso, eles criam Conscincia ecolgica!

(Teresa Cristina Cerqueira de Sousa). 7. H uma semelhana com campanha ambiental no trecho

(A) No jogue lixo no cho!. (B) Outros sacos plsticos. (C) guerreiros da natureza. (D) Conscincia ecolgica!. _________________________________________________________________________________
8. A expresso dentro do parntese (Em tamanho natural) (l. 2) esclarece que (A) os meninos so de verdade. (B) os baldes, os sacos plsticos so de verdade.

(C ) que a rua existe realmente.

(D) que o exrcito da natureza.

_________________________________________________________________________________ Texto para as questes de 9 a 10. O presente de aniversrio No seu aniversrio de seis anos, a menina pediu de presente uma boneca. Mas a me comprou um caderno. Como a menina no gostou, foi falar com a me. Foi nesse dia que a menina descobriu que a me no sabia ler.
(Teresa Cristina Cerqueira de Sousa). 9. Em Mas a me comprou um caderno (l. 1), traz uma ideia de (A) igualdade. (B) contrria. (C) explicao. (D) simulao.

________________________________________________________________________________. 10. Esse texto


(A) uma fbula. (B) um poema. (C) um miniconto. (D) um bilhete.

________________________________________________________________________________. Este material de Teresa Cristina Cerqueira de Sousa, formada em Letras Portugus pela UESPI. Poetisa e contista da CBJE. Natural de Piracuruca PI Brasil. Professora de escola pblica. GABARITO: 1 - B , 2 - B, 3 - C , 4 - A, 5 - D , 6 - D , 7 - A, 8 - B, 9 - B, 10 - C.

Vous aimerez peut-être aussi