Vous êtes sur la page 1sur 15

VALERIA MARIA DE CAMPOS RA 2011.

952-26
Turma P 28.010.2

DA AO CIVIL PBLICA NA ESFERA TRABALHISTA

TRABALHO SEMESTRAL CURSO DE PS-GRADUAO EM PROCESSO CIVIL E DO TRABALHO

EPD - ESCOLA PAULISTA DE DIREITO SO PAULO Julho/2012

Da Ao Civil Pblica na esfera trabalhista

1. Do conceito de Ao Civil Pblica. Natureza Jurdica e aplicabilidade no Processo do Trabalho


As aes coletivas so muito peculiares no mbito trabalhista, e, historicamente, influram no prprio surgimento do Direito do Trabalho. So exemplos evidentes a greve e o direito de associao.

O acesso justia no pode ficar limitado tutela do interesse individual, pois abrange, necessariamente, a tutela dos interesses coletivos, pertencentes ao grupo.

Vivemos hoje uma sociedade de massas, onde os conflitos se propagam em diversas regies a tingem muitas pessoas ao mesmo tempo. Isso se deve, em muito, ao prprio sistema capitalista e propagao intensa da comunicao e da informao. Inegavelmente, estamos na sociedade de informao, onde as pessoas parecem estar ligadas a uma rede comum.

Diante da multiplicidade de conflitos de origem comum ou que atingem um nmero indeterminado de pessoas, ou at mesmo um agrupo determinado, h necessidade de se criar mecanismos para o acesso coletivo justia, como forma de garantir a efetividade dos direitos fundamentais.

A tutela dos direitos coletivos perante o Poder Judicirio representa, segundo Mauro Cappelletti e Bryant Garth1, a segunda onda do acesso justia. Dizem os juristas:
(...) O segundo grande movimento de esforo de melhorar o acesso justia enfrentou o problema da representao dos interesses difusos, assim chamados os interesses coletivos ou grupais, diversos daquele dos pobres. Nos Estados Unidos, onde esse mais novo movimento de

Acesso Justia. Traduo e reviso de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Srgio Fabris, 2002. p. 49 apud in SCHIAVI, Mauro. Manual de Processo de Trabalho. 4 Ed. So Paulo: Ltr, 2011, p. 1195.
2

reforma ainda provavelmente mais avanado, as modificaes acompanharam o grande quinqunio de preocupaes e providncias na rea da assistncia jurdica (1965-1970). Centrando seu foco de preocupao especificamente nos interesses difusos, esta segunda onda de reformas forou a reflexo sobre noes tradicionais muito bsicas do processo civil e sobre o papel dos tribunais. Sem dvida, uma verdadeira revoluo est se desenvolvendo dentro do processo civil (...). A concepo tradicional do processo civil no deixava espao para a proteo dos interesses difusos. O processo era visto apenas como um assunto entre duas partes, que se destinava soluo de uma controvrsia entre as mesmas partes a respeito de seus prprios interesses individuais. Direitos que pertencessem a um grupo, ao pblico em geral ou a um segmento do pblico que no se enquadravam bem nesse esquema. As regras determinantes da legitimidade, as normas de procedimento e a atuao dos juzes no eram destinadas a facilitar as demandas por interesses difusos intentadas por particulares (...). A proteo de tais interesses tronou necessria uma transformao do papel do juiz e de conceitos bsicos como citao e o direito de ser ouvido. Uma vez que nem todos os titulares de um direito difuso podem comparecer em juzo por exemplo, todos os interessados na manuteno da qualidade do ar, numa determinada regio preciso que haja um representante adequado para agir em benefcio da coletividade, mesmo que os membros dela no sema citados individualmente. Da mesma forma, para ser efetiva, a deciso deve obrigar a todos os membros do grupo, ainda que nem todos tenham tido a oportunidade de ser ouvidos. Dessa Maneira, outra noo tradicional, a de coisa julgada, precisa ser modificada, de modo a permitir a proteo judicial efetiva dos interesses difusos. A criao norte-americana da class action, abordada a seguir, permite que, em certas circunstncias, uma ao vincule os membros ausentes de determinada classe, a despeito do fato de eles no terem tido qualquer informao prvia sobre o processo. Isso demonstra as dimenses surpreendentes dessa mudana no processo civil. A viso individualista do devido processo judicial est cedendo lugar rapidamente, ou melhor, est fundindo com uma concepo social, coletiva.

Atualmente, diante da necessidade de se garantir o acesso justia, bem como de tutela dos direitos difusos, coletivos e individuais homogneos, a moderna doutrina vem sustentando a existncia do chamado devido processo legal coletivo que disciplina o conjunto de regras para a tutela processual desses direitos.
3

Nesse sentido, destaca Raimundo Simo de Melo2:


O processo, como no se pode negar, um instrumento de aplicao do direito material violado, o qual, no cumprindo o seu papel, torna-se um instrumento intil e at odiado pelo jurisdicionado, que v o seu direito tornar-se algo ineficaz. A soluo, portanto, a aplicao da jurisdio coletiva como corolrio do princpio do devido processo do trabalho, para prevenir a defesa dos direitos metaindividuais e buscar coletivamente as reparaes consequentes.

A ao civil pblica consiste numa ao prevista em lei especial, de natureza condenatria, destinada tutela dos interesses transindividuais. Para o professor Carlos Henrique Bezerra Leite3, a ao civil pblica o meio constitucionalmente assegurado ao Ministrios Pblico, ao Estado ou a outros entes coletivos autorizados por lei, para promover a defesa judicial dos interesses ou direitos metaindividuais.

Como destaca Raimundo Simo de Melo4, a ao civil pblica como


gnero das aes coletivas, tem por finalidade proteger os direitos e interesses metaindividuais difusos, coletivos e individuais homogneos de ameaas e leses.

Assim dispe o art 1. Da Lei 7.347/85:


Art. 1 Regem-se pelas disposies desta Lei, sem prejuzo da ao popular, as aes de responsabilidade por danos morais e patrimoniais causados: l - ao meio-ambiente; ll - ao consumidor; III a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; IV - a qualquer outro interesse difuso ou coletivo. V - por infrao da ordem econmica; VI - ordem urbanstica. Pargrafo nico. No ser cabvel ao civil pblica para veicular pretenses que envolvam tributos, contribuies previdencirias, o Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS ou outros fundos de natureza institucional cujos beneficirios podem ser individualmente determinados .

A natureza jurdica da ao civil pblica condenatria, pois tem por objeto repara a leso dos interesses que transcendem aspecto individual, por meio de imposio de obrigaes de fazer, no fazer e pecunirias ao causador do dano. Nesse diapaso, dispe o art 3, da lei 7.347/85 e 129, III da CF. Vale consignar que a
2

MELO, Raimundo Simo de. Ao civil pblica na Justia do Trabalho. So Paulo. 3 ed. So Paulo: Ltr, 2008. p. 42-43. 3 BEZERRA LEITE, Carlos Henrique. Ao civil pblica: nova jurisdio trabalhista metaindividual. Legitimao do Ministrio Pblico. So Paulo: Ltr, 2001.p.97. 4 MELO, Raimundo Simo de. Ao civil pblica na Justia do Trabalho. So Paulo. 2 ed. So Paulo: Ltr, 2004. p. 87-88.
4

ao civil pblica pode ter natureza cautelar, como medida destinada a prevenir ou evitar o dano, desde que presentes o fumus boni iuris e o periculum in mora. Nesse sentido dispe o art 4 da lei 7347/85:
Art. 4. Poder ser ajuizada ao cautelar para os fins desta Lei, objetivando, inclusive, evitar o dano ao meio ambiente, ao consumidor, ordem urbanstica ou aos bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico.

Em nosso sentir, a ao civil pblica de natureza cautelar pode ter carter satisfativo quando a pretenso posta em juzo seja apenas a preveno do dano ou minorar sua dimenso. Por exemplo, o Ministrio Pblico do Trabalho poder ingressar com ao civil pblica cautelar objetivando o bloqueio de transferncia do patrimnio da empresa que ao vem cumprindo direitos trabalhistas, defendendo, desse modo, direito coletivo do trabalhadores, mas seu interesse se exaure em tal bloqueio. Cumprir a cada trabalhador postular individualmente, ou por meio do seu Sindicato, o ressarcimento de suas pretenses violadas, mas no ao Ministrio Pblico.

O art. 81 da lei n. 8.078/90, que aplicvel ao processo do Trabalho ( art. 769, CLT), define, por meio de interpretao autntica, os interesses transindividuais. Com efeito, aduz o referido dispositivo legal:
Art. 81. A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vtimas poder ser exercida em juzo individualmente, ou a ttulo coletivo. Pargrafo nico. A defesa coletiva ser exercida quando se tratar de: I - interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato; II - interesses ou direitos coletivos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica base; III - interesses ou direitos individuais homogneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum.

Os interesses difusos so transindividuais de natureza indivisvel, cujos titulares so indeterminados e ligados entre si por uma situao ftica. Ensina Nelson Nery Junior se referindo aos direitos difusos5: so direitos cujos titulares no se pode determinar. A ligao entre os titulares se d por circunstncias de fato. O objeto desses direitos indivisvel, no pode ser cindido. difuso, por exemplo: o Direito de respirar ar puro; o Direito do consumidor de ser alvo de publicidade no enganosa e no abusiva.

NERY JUNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria. Cdigo Civil comentado e legislao estravagante. 3. Ed. So Paulo: Saraiva, 2005, p. 1.011.
5

Como exemplos de interesses difusos na esfera trabalhista temos a greve em servios essenciais que pode colocar em risco toda a populao, o meio ambiente do trabalho, contratao de servidores pblicos sem concurso, combate discriminao no emprego, etc. Seguindo Nelson Nery Junior6:
Os direitos coletivos, so, assim como so difusos, transindividuais e indivisveis, mas seus titulares so grupo, classe ou categoria de pessoas ligadas entre si ou com a parte contraria por uma relao jurdica base ) CDC, art 81, pargrafo nico, II). coletivo, por exemplo, o direito dos alunos de determinada escola de ter assegurada a mesma qualidade de ensino em determinado curso. Os direis individuais homogneos so os direitos individuais , divisveis, de que so titulares pessoas determinadas, mas que podem ser defendido coletivamente em juzo em razo de serem direitos que tm origem comum ( CDC, art 81, pargrafo nico, III). No se trata de pluralidade de demandas ( litisconsrcio), mas de uma nica demanda, coletiva, objetivando tutela dos titulares do direito individual homogneo. a class action brasileira. So Individuais homogneos, por exemplo, os direitos de proprietrios de automveis que foram produzidos com defeito de fbrica, de obter indenizao quanto ao prejuzo que tiveram com o defeito. (...) O que qualifica o direito como difuso, coletivo ou individual homogneo o conjunto formado pela causa de pedir e pelo pedido deduzido em juzo. O tipo da pretenso material, juntamente com o seu fundamento que caracterizam a natureza do direito.

A aes civis pblicas, frequentemente, , na defesa de interesses difusos e coletivos, buscam a imposio de obrigaes de fazer ou no fazer ao causador do dano. J na ao coletiva para a defesa de interesses individuais homogneos a pretenso de ressarcimento pecunirio para as vtimas.

No que toca ao interesse coletivo para fins trabalhistas, entendemos que refere-se ao que transcende o aspecto individual para irradiar efeitos sobre um grupo ou categoria de pessoas, sendo uma espcie de soma de direitos individuais, mas tambm um direito prprio do grupo, cujos titulares so indeterminados, mas que podem ser determinados, ligados entre si, ou com a parte contrria, por uma relao
6

Op. cit., p. 155


6

jurdica base. Em razo disso, no Direito do Trabalho, cada categoria pode defender o prprio interesse e tambm, por meio de negociao coletiva, criar normas a viger no mbito da categoria.

So exemplos de interesses coletivos na esfera trabalhista, conforme enumera Raimundo Simo de Melo7:eliminao dos risco no meio ambiente de

trabalho, no interesse exclusivo dos trabalhadores da empresa; demisso coletiva de trabalhadores convencional. durante a greve; descumprimento generalizado de clusula

O interesse individual homogneo, no nosso sentir, o que tem origem comum, envolvendo diversas pessoas determinadas, interligadas entre si por uma relao ftica, buscando a mesma pretenso. Trata-se de interesse divisvel e disponvel, entretanto a soma dos interesses individuais adquire feio coletiva, configurando uma espcie de feixe de direitos individuais.

Como exemplos de interesse ou direitos individuais homogneos na esfera trabalhista temos pedidos de pagamentos de adicionais de periculosidade, insalubridade a trabalhadores de uma empresa, pagamento de horas extras, etc... Nos interesses individuais homogneos, a pretenso posta em juzo tem natureza condenatria pecuniria.

Conforme o Cdigo de Defesa do Consumidor, a defesa dos interesses individuais homogneos se faz por meio da chamada Ao Civil Pblica Coletiva, que segue o procedimento fixado nos arts 91 a 100 do Cdigo de Defesa do Consumidor, que no difere substancialmente da Ao Civil Pblica, sendo esta ltima destinada defesa de interesse difuso e coletivo.

Na Justia do Trabalho, a Ao Civil Pblica ser processada pelo rito da CLT, pois a lei 7.347/85 no disciplina rito especial. Entretanto, o rito ser ordinrio, pois a lei 9.957/00 somente se aplica aos conflitos individuais trabalhistas.

Se a ao civil pblica for de rito cautelar, ser observado o rito do Cdigo de Processo Civil que trata das aes cautelares. No mesmo sentido o art. 1, da Instruo Normativa n. 27/05 do TST.

Op. cit., p. 32
7

Nas aes civis pblicas no haver adiantamento de custas, despesas processuais e honorrios periciais, e no haver condenao da associao autora em custas ou honorrios advocatcios, salvo na hiptese de litigncia de m-f ( art 18 da lei 7.347/85). A finalidade da iseno de despesas processuais e nus de sucumbncia para o legitimado que, de boa-f, busca a defesa de interesses difusos, coletivos e individuais homogneos estimular a utilizao das aes coletivas e facilitar o acesso justia. Em razo de existir norma especfica regendo a matria para as aes coletivas, no se aplicam as regras do CPC ou da CLT no aspecto.

2. Competncia para as aes coletivas na Justia do Trabalho

Sendo os interesses difusos ou coletivos oriundos ou decorrentes da relao de trabalho ou relacionado com os incisos do art. 114, da Constituio Federal, a competncia material para a ao civil pblica ser da Justia do Trabalho. Como bem adverte Carlos Henrique Bezerra Leite8, a nica condio par a sua adequada utilizao da Ao Civil Pblica no processo do trabalho que a matria nela tratada tenha contedo trabalhista, pois somente assim poder adequarse moldura do art. 114 da CF, que trata da competncia da Justia do Trabalho.

A competncia funcional para a Ao Civil Pblica que envolve matria trabalhista do primeiro grau de jurisdio, ou seja: das Varas do Trabalho, uma vez que, embora a pretenso tenha natureza coletiva, no se equipara a um dissdio coletivo de natureza jurdica. Alm disso, no se trata de criar uma norma aplicvel ao mbito das categorias profissional ou econmica e sim aplicar o direito preexistente.

O C. Tribunal Superior do Trabalho fixou entendimento no sentido de que a Ao Civil Pblica para a defesa de direitos coletivos e difusos, tambm deve seguir a mesa regra do art 93, da Lei n. 8.078/90, conforme se extrai da OJ n. 130, da SDI-II, do TST:
AO CIVIL PBLICA. COMPETNCIA TERRITORIAL. EXTENSO DO DANO CAUSADO OU A SER REPARADO. APLICA-O ANALGICA DO ART. 93 DO CDIGO DE DEFESA DO CON-SUMIDOR (DJ 04.05.2004) Para a fixao da competncia territorial em sede de ao civil pblica, cumpre tomar em conta a extenso do dano causado ou a ser reparado, pautando-se pela incidncia analgica do art. 93 do Cdigo de Defesa do Consumidor. Assim,
8

BEZERRA LEITE, Carlos Henrique. Curso de Direito Processual do Trabalho 6,. ed. So Paulo: Ltr, 2008, p. 1201.
8

se a extenso do dano a ser reparado limitar-se ao mbito regional, a competncia de uma das Varas do Trabalho da Capital do Estado; se for de mbito suprar-regional ou nacional, o foro o do Distrito Federal.

No obstante as ponderaes da Oj supra mencionada, ousamos divergir, pois a Lei 7.347/85 tem regra prpria sobre o foro competente par asa coes coletivas em que se busca a tutela de direitos difusos e coletivos. Com efeito, diz o art. 2 DA LEI 7.347/85:
Art. 2 As aes previstas nesta Lei sero propostas no foro do local onde ocorrer o dano, cujo juzo ter competncia funcional para processar e julgar a causa. Pargrafo nico A propositura da ao prevenir a jurisdio do juzo para todas as aes posteriormente intentadas que possuam a mesma causa de pedir ou o mesmo objeto.

Deve ser destacado, tambm, que a regra de competncia fixada no art. 93 da lei 8.078/90 teve vista a ao civil coletiva para a defesa de interesses individuais homogneos, e no a defesa de direitos difusos e coletivos, a serem defendidos pela Ao Civil Pblica que tem regramento prprio de competncia no referido art 2 da Lei 7.347/85. Por ser especfica a regra da Lei 73.47/85, esta prevalece sobre a lei 8.078/90.

Portanto, entendemos que as aes coletivas para a defesa de direitos difusos e coletivos devem ser propostas no foro do local do dano, a dim de facilitar o acesso Justia dos lesados e onde h melhores possibilidade para a produo de provas. No mesmo sentido, assevera Ronaldo Lima dos Santos9:
a competncia territorial para julgamento da ao civil pblica na Justia do Trabalho da Vara do Trabalho ou do Juiz de Direito investido na jurisdio trabalhista (art da 668 da CLT) da do local aos do dano,

independentemente

extenso

leso

interesses

transindividuais; h hiptese em que esta leso ultrapasse a rea de jurisdio da Vara do Trabalho que conheceu a demanda, o primeiro juzo que recebeu a ao est prevento (...) Consideramos no aplicvel analogicamente a regra do inciso II do art. 93 da lei 8.078/90; primeiro porque o caput deste dispositivo excepcionou a competncia da Justia Federal e, em sendo as aes civis pblicas para a tutela de direitos transindividuais trabalhistas de competncia da Justia do Trabalho, a
9

SANTOS, Ronaldo Lima dos. Sindicatos e aes coletivas. 2. Ed. So Paulo: Ltr, 2008. p. 371-372.
9

especificidade da matria suscita a mesma exceo, pois inegvel o interesse pblico no resguardo das competncias especficas; segundo, por que a regra do art. 2. Da lei 7.347/85, ao aproximar o juzo competente do local dos fatos, traou os mesmo objetivos almejados pelo legislador trabalhista ao editar as regras de competncia do art 651 da CLT local da prestao de servios -, consistentes na facilitao da produo probatria e na abertura dos canais de acesso justia.

A competncia territorial fixada no art. 2 da lei 7.347/85, segundo a melhor doutrina, tem status de competncia funcional e, portanto, absoluta. Se mais de uma Ao Civil Pblica com o mesmo objeto forem propostas pelos legitimados legais, aplica-se a regra da competncia pela preveno, prevalecendo aquela que foi proposta em primeiro lugar.

3. Da legitimidade para a propositura da Ao Pblica Tm legitimidade ativa para a Ao Civil Pblica, os entes mencionados nos art 5 da lei 73.47/85 e no art. 82 do Cdigo de Defesa do Consumidor ( lei 8.078/90), respectivamente:
Art. 5 - Tm legitimidade para propor a ao principal e a ao cautelar: I - o Ministrio Pblico; II - a Defensoria Pblica; III - a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; IV - a autarquia, empresa pblica, fundao ou sociedade de economia mista; V - a associao que, concomitantemente: a) esteja constituda h pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteo ao meio ambiente, ao consumidor, ordem econmica, livre concorrncia ou ao patrimnio artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico. 1 O Ministrio Pblico, se no intervier no processo como parte, atuar obrigatoriamente como fiscal da lei. 2 Fica facultado ao Poder Pblico e a outras associaes legitimadas nos termos deste artigo habilitar-se como litisconsortes de qualquer das partes. 3 Em caso de desistncia infundada ou abandono da ao por associao legitimada, o Ministrio Pblico ou outro legitimado assumir a titularidade ativa. 4. O requisito da pr-constituio poder ser dispensado pelo juiz, quando haja manifesto interesse social evidenciado pela dimenso ou caracterstica do dano, ou pela relevncia do bem jurdico a ser protegido. 5. Admitir-se- o litisconsrcio facultativo entre os Ministrios Pblicos da Unio, do Distrito Federal e dos Estados na defesa dos interesses e direitos de que cuida esta lei. 6 Os rgos pblicos legitimados podero tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta s exigncias legais, mediante cominaes, que ter eficcia de ttulo executivo extrajudicial. Art. 82. Para os fins do art. 81, pargrafo nico, so legitimados concorrentemente: I - o Ministrio Pblico, II - a Unio, os Estados, os Municpios e o Distrito Federal; III - as entidades e rgos da Administrao Pblica, direta ou indireta, ainda que sem personalidade jurdica, especificamente destinados defesa dos interesses e direitos protegidos por este cdigo; IV - as associaes legalmente constitudas h pelo menos um ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos protegidos por este cdigo, dispensada a autorizao assemblear. 1 O
10

requisito da pr-constituio pode ser dispensado pelo juiz, nas aes previstas nos arts. 91 e seguintes, quando haja manifesto interesse social evidenciado pela dimenso ou caracterstica do dano, ou pela relevncia do bem jurdico a ser protegido.

A legitimidade para a defesa dos interesses difusos e coletivos na esfera trabalhista autnoma e concorrente dos entes mencionados no art. 82 da lei 8.078/90, das quais destacamos a legitimidade tanto do Ministrio Pblico do Trabalho (art. 129, III, da CF/88, art 82 da Lei 8.078/90 e LC 75/93) e tambm dos Sindicatos (art. 8, III da CF/88 e IV do art 82 da lei 8.078/90). J para a defesa de interesse individual homogneo a legitimidade dos entes mencionados no art. 82 se d sob a modalidade de substituio processual ( art. 6. Do CPC), j que o direito no lhes pertence sim aos substitudos. Quanto legitimidade do Ministrio Pblico do Trabalho para a defesa de direitos individuais homogneos na esfera trabalhista, h certo dissenso na doutrina e jurisprudncia, uma vez que o interesse divisvel e, em regra, disponvel. Alm disso, h uma tendncia doutrinria de se prestigiar a tutela do direito individual homogneo na esfera trabalhista, a cargo dos Sindicatos ( art 8, III da CF/88). Entretanto, entendemos que o interesse individual homogneo uma subsespcie de interesse transindividual arrolado no art 81 da lei 8.078/90, tendo, portanto, feio coletiva. Alm disso, o art 129, III da Constitui Federal atribuiu legitimidade ao Ministrio Pblico para promover o inqurito civil pblico e a ao civil pblica, par a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos (grifo nosso). Ora, outros interesses coletivos somente podem ser os interesses individuais homogneos. Em resumo, quando h leso individual homognea, h o interesse social que justifica a legitimidade do Parquet. o caso, por exemplo, quando a ao coletiva busca a reparao dos danos individualmente causados aos trabalhadores reduzidos a condio anloga de escravo, pleiteando o pagamento dos direitos trabalhistas sonegados durante a relao de emprego e a indenizao pelos danos morais individuais.

No mesmo sentido, o Enunciado n. 75 da 1 Jornada de Direito Material e Processual do Trabalho, realizada no TST, in verbis:

11

AAO CIVIL PBLICA. INTERESSES INDIVIDUAIS HOMOGNEOS. LEGITIMIDADE DO MINISTRIO PBLICO. I O Ministrio Pblico do Trabalho detm legitimidade para defender direitos ou interesses individuais homogneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum, nos exatos termos do art. 81, inciso III, do CDC. II Incidem na hiptese os arts 127 e 129, inciso III da Consittuio Federal, pois a defesa de direitos individuais homogneos quando coletivamente demandada se enquadra no campo dos interesses sociais previstos no art 127 da Magna Carta, constituindo os direitos individuais homogneos em espcie de direitos celetivos lato sensu.

Outrossim, ainda em se tratando de reduo condio anloga de escravo, vale destacar que h defesa de interesses difusos quando a ao civil pblica almejar a condenao do ru ao cumprimento de obrigaes de fazer ou no fazer, visando a obter uma providncia jurisdicional preventiva, no sentido de se evitar a continuidade da conduta lesiva do ru (perpetuao da prtica do trabalho anlogo ao de escravo) ou a ocorrncia de novos danos10. No mesmo sentido, o Professor Marcelo Ribeiro Silva, defende que ocorrer a tutela de interesses difusos na hiptese de a ao civil pblica buscar a condenao do ru na obrigao de indenizar pelos danos morais coletivos oriundos do trabalho em condies anlogas de escravo, quando a tutela ser nitidamente repressiva11. Em ambas as hipteses, o MPT ter legitimidade para propor a ao perante a Justia do Trabalho, com base no art. 129, III, da CF; art. 83, III, da LC n 75/1993; e art. 1 da Lei n 7.347/1985. Por outro lado, no polo passivo da Ao civil Publica pode figurar qualquer pessoa, fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado.

4. Sentena e coisa julgada na Ao Civil Pblica Conforme leciona o professor Mauro Schiavi
12

a sentea, aes coletivas

para a defesa de interesses difusos e coletivos, certa e, havendo condenao, a obrigao imposta ao demandado ser de fazer ou no fazer (arts 3. c/c 11 da lei
10

SILVA, Marcelo Ribeiro. Trabalho anlogo ao de escravo rural no Brasil do sculo XXI: novos contornos de um antigo problema. Dissertao apresentada como requisito parcial para obteno do grau de Mestre em Direito Agrrio, junto ao Programa de Mestrado em Direito, rea de concentrao em Direito Agrrio, da Pr-Reitoria de Pesquisa e Ps-Graduao PRPPG da Universidade Federal de Gois UFG, sob a orientao da Professora Doutora Silzia Alves Carvalho Pietrobom. Disponvel em http://portal.mpt.gov.br/wps/wcm/connect/891076004718e581a769b7d4a4a2297f/Disserta%C3%A7%C3%A3o+Trabalh o+An%C3%A1logo+ao+de+escravo.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=891076004718e581a769b7d4a4a2297f> acesso em 11.07.2012.
11 12

Idem. SCHIAVI, Mauro. Manual de Processo de Trabalho. 4 Ed. So Paulo: Ltr, 2011, p. 1210.
12

73.47/85), podendo haver, tambm condenao no pagamento de indenizao que revertida, em regra, ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), conforme previso do art. 13, da lei 7.347/85. De outro lado, havendo condenao, a sentena deve fixar multa pecuniria (astrientes art 84 da lei 8.078/90 e arts. 461 e seguintes do CPC) para o efetivo cumprimento e mxima efetividade da jurisdio coletiva. A coisa Julgada, conforme os pargrafos do art. 103 da Lei 8078/90, pode ser erga omnes (direitos difusos); ultra partes (direitos coletivos) e erga omnes no caso de procedncia do pedido ( direitos individuais homogneos secundum eventum litis, ou seja, conforme o resultado da lide). Assim, didaticamente destacamos: 1) Interesse difuso - No caso de procedncia da ao, far coisa julgada material, com eficcia erga omnes. No caso de improcedncia por insuficincia de provas, a coisa julgada ocorrer secundum eventum probationis e haver possibilidade de propositura de nova demanda com mesmo objeto e causa de pedir, baseada em novas prova. 2) Interesse coletivo Se a ao for procedente, ter irradiar eficcia ultra partes. E no caso de improcedncia por insuficincia de provas, a coisa julgada tambm ser secundum eventum probationis, com possibilidade de nova propositura da demanda com mesmo objeto e cuas ade pedir, baseada em novas provas. 3) Interesse individual homogneo Semelhante aos interesses difusos, se procedente o pedido, a coisa julgada material ter eficcia erga omnes. A execuo poder ser individual ou coletiva. Contudo, a sentena coletiva no beneficia o autor da ao individual que no requereu a sua suspenso, nos termos do art 104 do CDC. Caso a ao seja julgada improcedente por insuficincia de provas, ocorrer a coisa julgada material, ficando

impossibilitada a propositura de nova demanda com mesmo objeto e causa de pedir, com exceo daqueles interessados individuais que no interviram no processo, os quais podero pleitear seus direitos em aes individuais. O art 16 da lei 7.347/85 diz que a coisa julgada proferida em aes civil pblicas no tem efeito somete no limite da competncia territorial do rgo julgador, pois da essncia dos interesses difusos e coletivos gerarem consequncias em limite territorial indeterminado. Portanto, entendemos que a coisa julgada na ao civil pulica produz efeitos em todos os lugares onde houve a ecloso dos danos de ordem
13

difusa ou coletiva. Nesse sentido, so os incisos I e II do retro mencionado art 103 do Cdigo de Defesa do Consumidor.

5. Concluso Tecemos algumas breves consideraes sobre o manejo da ao civil pblica na esfera trabalhista, considerando seu foco principal que a defesa dos interesse metaindividuais, sendo elevada garantia fundamental na defesa desses direitos. Esse perfil leva em conta no apenas a reparao, mas acima de tudo a proteo daqueles importantes interesses (CF, 129, III). Assim, a expresso vocbulo tem significado amplo, nele se compreende na preveno e reparao, como o fez de forma explcita, o art. 25, IV,a da Lei Orgnica do Ministrio Pblico ( Lei 8.625/93). Assim, notamos harmonia da justia especializada com o instituto da ao civil pblica, considerando apenas, como bem asseverou o professor Carlos Henrique Bezerra Leite13, que o fator determinante da competncia da Justia Laboral tanto em razo da matria como da pessoa ser o pedido e a causa de pedir contidos na ao civil pblica, de modo a adequar-se competncia elencada no art. 114 da Constituio Federal.

13

Op. cit. p. 1201


14

REFERNCIAS

LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho. 6 ed. So Paulo: Ltr, 2008. MELO, Raimundo Simo de. Ao civil pblica na Justia do Trabalho. 2 ed. So Paulo: Ltr, 2004. NERY JUNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria. Cdigo Civil comentado e legislao estravagante. 3 ed. So Paulo: Saraiva. SANTOS, Ronaldo Lima dos. Sindicatos e aes coletivas. 2 ed. So Paulo: Ltr, 2008. SCHIAVI, Mauro. Manul de Processo de Trabalho. 4 ed. So Paulo: Ltr, 2011. SILVA, Marcelo Ribeiro. Trabalho anlogo ao de escravo rural no Brasil do sculo XXI: novos contornos de um antigo problema. Dissertao apresentada como requisito parcial para obteno do grau de Mestre em Direito Agrrio, junto ao Programa de Mestrado em Direito, rea de concentrao em Direito Agrrio, da Pr-Reitoria de Pesquisa e Ps-Graduao PRPPG da Universidade Federal de Gois UFG, sob a orientao da Professora Doutora Silzia Alves Carvalho Pietrobom. Disponvel em
http://portal.mpt.gov.br/wps/wcm/connect/891076004718e581a769b7d4a4a2297f/Disserta%C3%A7%C3%A3o+Trabalho+An%C3%A1lo go+ao+de+escravo.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=891076004718e581a769b7d4a4a2297f>

acesso em 11.07.2012.

15

Vous aimerez peut-être aussi