Vous êtes sur la page 1sur 6

ATENO: Esta apostila uma verso de demonstrao, contendo 6 pginas.

. A apostila completa contm 29 pginas e est disponvel para download aos usurios que participarem da promoo em

http://www.acheiconcursos.com.br

APOSTILA PARA CONCURSOS PBLICOS

REDAO DISCURSIVA

Encontre o material de estudo para seu concurso preferido em

www.acheiconcursos.com.br

Contedo: 1. A redao discursiva; 2. O perodo adequado; 3. O pargrafo adequado; 4. Modelos para organizar pargrafos dentro de um texto; 5. Defeitos do texto; 6. Tipologia textual; 7. Temas de provas e concursos.

www.acheiconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA - REDAO DISCURSIVA

REDAO DISCURSIVA PARA CONCURSOS

REDAO DISCURSIVA A produo de texto traz em si as bases de qualquer tipo de composio. Como, no entanto, ela se encontra a servio de um objetivo prprio e bastante especco, seu estilo apresenta caractersticas peculiares, que a distinguem da redao literria, tcnica ou rotineira. O texto para um concurso tem funo primordial de desenvolver ideias, sejam informativas, argumentativas, narrativas ou descritivas. Nosso objetivo assim que voc adquira capacidade de expressar com competncia suas ideias em redaes organizadas, objetivas, claras e corretas gramaticalmente. Linguagem oral e linguagem escrita Comunicar-se ao de tornar comum uma ideia. Ela ocorre de vrias formas. Basicamente, nosso interesse neste livro diferenciar bem a comunicao realizada por texto oral e por texto escrito. comum o candidato levar para a prova caractersticas orais indesejadas. Em contato direto com o falante, a lngua falada mais espontnea, mais viva, mais concreta, menos preocupada com a gramtica. Conta com vocabulrio mais limitado, embora em permanente renovao. J na linguagem escrita o contato entre quem escreve e quem l indireto. Por isso, exige permanente esforo de elaborao com maior preocupao em relao correo gramatical, clareza, objetiva e estrutura textual. A Escolha da Palavra A palavra o incio da expresso. Nosso objetivo prepar-lo de forma adequada em todos os sentidos. No queira escrever textos longos de forma adequada sem antes observar o uso dos termos em seu texto. A escolha da palavra o incio de um bom texto. O termo exato a ser empregado deve levar em conta o leitor. Imagine o seu leitor. Trata-se de um desconhecedor do assunto a ser escrito, um especialista, uma pessoa com conhecimentos limitados de vocabulrio etc. A palavra adequada depende da capacidade de compreenso do leitor. O primeiro passo para expressar uma ideia a escolha do termo adequado para indicar sua ideia de forma clara e objetiva. D sempre preferncia ao termo menor e mais fcil de ser compreendido pelo leitor. Em geral, os concursos esperam do candidato uma prova com palavras pequenas, objetivas e em sentido denotativo. Em provas tcnicas e especcas, necessrio muitas vezes recorrer ao uso especco. Por exemplo, em texto jurdico, certamente a banca examinadora observar

www.acheiconcursos.com.br

a diferena de sentido entre domiclio, residncia e habitao assim como em posse, domnio ou propriedade. No entanto, isso ocorre em provas tcnicas e no de maneira geral. Evite expresses como a seguir. Estribado no esclio do saudoso mestre baiano, o pedido contido na exordial no logrou agasalho. A perorao do discurso do advogado foi clara ao pedir a absolvio por legtima defesa. Procura o ru escoimar-se da Jurisdio Penal, por suas pueris alegaes. Todas essas aes e querelas judiciais s tm por consequncia mangrar o desenvolvimento da sociedade. Sentido Denotativo e Conotativo Saiba bem a diferena entre sentido denotativo e conotativo. Evite de toda forma o segundo caso em sua redao. Sentido denotativo: o uso de um termo em seu sentido primeiro, real, do dicionrio. Ao pensarmos em joia, logo nos vem ao pensamento uma pedra preciosa ou algo semelhante. Sentido conotativo: o uso de um termo em seu sentido gurado. Ao caracterizar algum como uma pessoa joia, houve uma transferncia de sentido facilmente compreensvel, mas inadequada para um concurso. Evite tambm palavras que possam apresentar polissemia (vrios sentidos no contexto), neologismos (criaes artsticas ou inovadoras), arcasmos (palavras em desuso) ou grias. Nossa preocupao apresentar uma ideia de forma clara e no produzir um texto literrio. O PERODO ADEQUADO Construa sempre frases curtas. Escreva, no mximo, trs oraes por perodo sinttico. A frase curta tem vrias vantagens. A primeira diminuir o nmero de erros, principalmente em pontuao. A segunda tornar o texto mais claro. A terceira apresentar a ideia de forma mais objetiva. Vincius de Moraes armava que uma frase longa no mais que duas curtas. Perodos longos geralmente esto associados a ideias incertas e facilitam falhas na compreenso. Qualidades de um bom perodo: seja direto ao apresentar a ideia; busque ser claro; procure usar a ordem direta (sujeito-verbo-complemento); d preferncia voz ativa; construa seu texto com armativas;

www.acheiconcursos.com.br

evite gerndio; use at trs verbos para formar seu perodo. Seja Direto ao Apresentar a Ideia O texto abaixo apresenta a primeira falha de um perodo: falta objetividade. O autor escreveu de tal forma que o leitor tem diculdade para entender o sentido exato. indispensvel que se conhea o critrio que se adotou para que sejam corrigidas as provas que se realizaram ontem, a m de que se tomem as providncias que forem julgadas necessrias, onde procuraremos solucionar os problemas que podem decorrer daquilo que for considerado obscuro, desde que de difcil soluo, no entanto, duvidosos. Busque ser Claro O exemplo a seguir foi uma circular interna do Banco Central. Observe a falta de clareza do autor ao desejar apresentar a ideia. Os parentes consanguneos de um dos cnjuges so parentes por anidade do outro; os parentes por anidade de um dos cnjuges no so parentes do outro cnjuge; so tambm parentes por anidade da pessoa, alm dos parentes consanguneos de seu cnjuge, os cnjuges de seus prprios parentes consanguneos. Recebi, h poucos dias, uma mensagem eletrnica com exemplos do assunto que tratamos agora. Algum coletou falhas de clareza na parquia da cidade. Observe. Para todos os que tenham lhos e no o saibam, temos na parquia uma rea especial para crianas. Quinta-feira, s cinco da tarde, haver uma reunio do grupo das mes. As senhoras que desejem formar parte as mes, devem dirigir-se ao escritrio do proco. Na sexta-feira, s sete, os meninos do Oratrio faro uma representao da obra Hamlet, de Shakespeare, no salo da igreja. Toda a comunidade est convidada para tomar parte nessa tragdia. Prezadas senhoras, no esqueam a prxima venda para benecncia. uma boa ocasio para se livrar das coisas inteis que h na sua casa. Tragam seus maridos.

www.acheiconcursos.com.br

Por favor, coloquem suas esmolas no envelope junto com os defuntos que desejem que sejam lembrados. Procure usar a Ordem Direta (sujeito-verbo-complemento) A ordem direta facilita o entendimento. Certamente, voc no a usar em todos os perodos. Em alguns momentos, importante intercalar uma ideia ou antecipar um adjunto adverbial, por exemplo. No entanto, procure escrever em ordem direta, principalmente no incio do pargrafo. Evite iniciar a redao com: Nos dias de hoje...; Atualmente...; No Brasil.... Evite tambm orao intercalada logo no incio: O governo Lula como todos sabem demonstra insegurana.... D Preferncia voz Ativa As construes em voz ativa demonstram que o sujeito o agente da ao e do rmeza ao pensamento. Adequado: O governo adotou a medida. Inadequado: A medida foi adotada pelo governo. Adequado: O cidado deve combater a violncia. Inadequado: A violncia deve ser combatida pelo cidado. Voc deve usar voz passiva quando o sujeito paciente mais importante do que o agente da passiva. Adequado: O Congresso foi invadido por manifestantes. Inadequado: Manifestantes invadiram o Congresso. Adequado: O Supremo decidiu o assunto. Inadequado: O assunto foi decidido pelo Supremo. Construa seu Texto com Afirmativas Apresente sua ideia com armativas sobre o tema. Diga o que . No o que no . Evite usar o no em redaes. Inadequado: Ele no acredita que o ministro chegue a tempo. Adequado: Ele duvida que o ministro chegue a tempo. Inadequado: O presidente diz que no far alteraes na poltica econmica. Adequado: O presidente nega alteraes na poltica econmica.

www.acheiconcursos.com.br

Evite Gerndio Voc consegue substituir o gerndio por ponto em quase todas as situaes. Observe o exemplo a seguir: Funcionrios contratados pela empresa chegaro podero cursar universidade no segundo semestre podendo, se forem estudiosos, concluir o curso em quatro anos, fazendo em seguida um curso de ps-graduao. Observe como ca melhor: A empresa contratou funcionrios que podero cursar universidade no segundo semestre do ano. Se forem estudiosos, concluiro o curso em quatro anos e, em seguida, fazer uma ps-graduao. Embora o gerndio seja correto em diversas situaes em nossa lngua, procure evitar seu uso em redao. A tendncia o uso incorreto. Alm do erro gramatical que geralmente provoca, o gerndio costuma alongar as frases. O publicitrio Ricardo Freire escreveu um manifesto antigerundista. Este artigo foi feito especialmente para que voc possa estar recortando, estar imprimindo e estar fazendo diversas cpias, para estar deixando discretamente sobre a mesa de algum que no consiga estar falando sem estar espalhando essa praga terrvel da comunicao moderna, o gerundismo. Use at Trs Verbos para Formar seu Perodo O perodo longo o principal erro em redao. Acredito que com prtica e dedicao voc perceber como ele impede o bom texto. Observe o exemplo com perodo longo: Mesmo fervidas diariamente, as lentes de contato gelatinosas cam impregnadas de sujeira, o que pode at causar conjuntivite, mas, desde o comeo do ano, os mopes da Califrnia podem resolver o problema jogando as lentes no lixo pois l acabam de ser lanadas lentes descartveis que custam apenas 2,5 dlares cada, que s em julho estaro disponveis no Brasil.
(...)

Veja como ca melhor: Mesmo fervidas diariamente, as lentes de contato gelatinosas cam im-

ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA pregnadas de sujeira, o que pode causar conjuntivite. Desde comeo do E CONTM APENAS UM TRECHO DO CONTEDO ORIGINAL. ano, porm, os mopes da Califrnia podem resolver o problema. Acabam O DESENVOLVIMENTO DA MATRIA CONTINUA POR MAIS de ser lanadas lentes descartveis que custam apenas PGINAS NA APOSTILA COMPLETA, QUE VOC PODER2,5 dlares cada. OBTER Em julho, elas estaro disponveis tambm no Brasil. EM http://www.acheiconcursos.com.br .

Vous aimerez peut-être aussi