Vous êtes sur la page 1sur 3

CONTEDO ESTOMACAL DE Astropecten cingulatus (ECHINODERMATA:ASTEROIDEA) CAPTURADAS ENTRE ITACAR E CANAVIEIRAS (BAHIA), A 15 E 35 METROS DE PROFUNDIDADE

Sampaio1, F. L. M.; Pelaes2, M.; Couto3, E. C. G.


1 2 3

Universidade Estadual de Santa Cruz, nixampaio@hotmail.com Universidade Estadual de Santa Cruz, marcospelaes@yahoo.com.br Universidade estadual de Santa Cruz, minda@uesc.br

RESUMO
Os Echinodermata so importantes elementos marinhos, desempenhando um papel fundamental na caracterizao das comunidades bentnicas e ativa participao nas relaes trficas. Os Asteroidea predadores atuam como reguladores em determinadas comunidades bnticas. Os asterides do gnero Astropecten engolem as presas inteiras e estas so digeridas lentamente. O objetivo desse trabalho foi identificar os principais grupos de animais ingeridos pela espcie Astropecten cingulatus capturada entre Itacar e Canavieiras, a 15 e 35 metros de profundidade. As estrelas foram cortadas aboralmente e seu contedo estomacal foi retirado, triado e identificado. Os principais grupos encontrados no contedo da espcie foram Gastropoda, Bivalvia, Crustacea, Polychaeta e escamas de peixes, sendo o grupo dos gastrpodes o predominante a 15 m de profundidade e o dos bivalves a 35 m. No houve diferena significativa na quantidade de presas entre as duas profundidades.
Palavras chave: dieta alimentar, estrelas-do-mar, gastrpodes.

INTRODUO
Os Echinodermata so importantes elementos do bntos marinho, desempenhando um papel fundamental na caracterizao das comunidades bentnicas e ativa participao nas relaes trficas (HADEL et al.,1999). As espcies sedimentvoras, como muitos Echinoidea e Holothuroidea, participam ativamente na modificao do substrato, devido ingesto e modificao do sedimento. Algumas espcies de Holothuroidea e Asteroidea so necrfagas, reciclando uma parcela da matria orgnica que, de outra forma, estaria perdida para as cadeias alimentares. Os Asteroidea predadores atuam como reguladores em determinadas comunidades e tm sido alvo de projetos de manejo faunstico (HADEL et al.,1999). O sistema digestivo dos asterides radial, estendendo-se entre os lados oral e aboral do disco. A boca localiza-se no meio da regio aboral. A maioria deles consumidor de carnia e carnvoros, e se alimentam de todos os tipos de invertebrados, especialmente de gastrpodes, bivalves, crustceos, poliquetas, outros equinodermos e at mesmo peixes. Alguns tm dietas muito restritas; outros utilizam uma larga variedade de presas, mas podem exibir preferncias, dependendo da disponibilidade (BARNES & RUPPERT, 1996). Algumas estrelas de substrato incosolidado, tais como as espcies de Luidia e Astropecten podem localizar a presa enterrada e depois escavar o substrato para alcan-la (BARNES & RUPPERT, 1996). O gnero Astropecten considerado um grupo primitivo que no pode everter seu estmago e por isso as espcies desse grupo engolem as presas inteiras e estas so digeridas lentamente dentro das estrelas. Alm disso, as Astropecten so predominantemente carnvoras e utilizam a alimentao ciliar como mtodo auxiliar para obter o alimento (BARNES & RUPPERT, 1996). O objetivo desse trabalho foi identificar, os principais grupos de animais ingeridos pela espcie Astropecten cingulatus capturadas entre Itacar e Canavieiras, a 15 e 35 m de profundidade.

MATERIAIS E MTODOS
A anlise do contedo estomacal das estrelas foi realizada com indivduos coletados no perodo de inverno em 2006. Foram realizados cortes na regio aboral de 11 asterides da espcie Astropecten cingulatus para a retirada do contedo estomacal. O material retirado foi

triado, contado e identificado ao nvel de grande grupo, sob microscpio esteroscpico. As presas encontradas foram separadas nos grupos Gastropoda, Bivalvia, Crustacea e Polychaeta e ainda em escamas. Foi feito um grfico do tipo pizza para mostrar a proporo das presas encontradas no contedo estomacal da espcie. Os grupos encontrados em estrelas capturadas a 15 e 35 metros de profundidade foram comparados e foi aplicado o teste t de Student, com 5% de significncia, para verificar a diferena na quantidade de presas no contedo das espcies de diferentes profundidades.

RESULTADOS E DISCUSSES
A dieta da Astropecten cingulatus, foi composta principalmente pelo grupo Gastropoda (49%). Outros grupos frequentemente encontrados foram: Polychaeta tubculas (20%), Bivalvia (17%), Crustacea (7%), e escamas de peixes que corresponderam a 7% (Fig. 1). QUEIRZ (2006) tambm verificou que a dieta de A. cingulatus (no litoral de Ilhus) foi composta principalmente por gastrpodes (56%), tendo como demais grupos em sua dieta, bivalves, crustceos, escafpodes e ainda escamas, as quais ela incluiu no grupo micelnia, junto a vrtebras de peixe, tubos de poliquetas e itens no identificados ou ingeridos junto ao sedimento.

Poliquetas 20%

Escama 7%

Bivalve 17%

Crustceos 7% Gastrpode 49%

Figura 1: Distribuio da freqncia dos grupos de presas da A. cingulatus. Os indivduos capturados a 15 m de profundidade apresentaram na dieta o predomnio de gastrpodes (57%) e poliquetas (26%), enquanto que nas estrelas capturadas a 35 m foram encontrados entre os moluscos, mais bivalves (49%) que gastrpodes (29%) e no foram encontrados poliquetas (Tab. 1). Contudo no houve diferena estatisticamente significativa na quantidade de presas encontradas nas estrelas capturadas em diferentes profundidades. Tabela 1: Quantidade de itens encontrados em A. cingulatus capturadas a 15m e 35m de profundidade. Contedo Frequncia (15m) Frequncia (35m) Bivalvia 9% 43% Gastropoda 57% 29% Crustacea 4% 14% Polychaeta 26% 0% Escamas de peixes 4% 14% Total 100% 100% Soto (2000) analisando o contedo estomacal de trs espcies de Astropecten (A. riensis, A. articulatus e A. marginatus), verificou que as espcies apresentaram uma dieta muito similar em relao a gastrpodes, poliquetas, crustceos e escafpodes, mas diferem quanto proporo de consumo de cada grupo. A variao e a sobreposio do nicho praticamente linear. Esses resultados sugerem que as espcies de Astropecten estudadas por ele, poderiam ter nichos trficos complementares.

CONCLUSES

Foi possvel concluir que a Astropecten cingulatus, assim como outras Astropecten, tem uma dieta com base em gastrpodes, bivalves, poliquetas e crustceos, sendo que h predomnio de gastrpodes em seu contedo estomacal. O fato de vrias espcies desse gnero apresentarem uma dieta similar, significa que seus nichos podem ser complementares. Concluiu-se ainda, que no houve diferena estatsticamente significativa do contedo para estrelas capturadas em diferentes profundidades, embora tenha sido possvel verificar que a 15 m predominou gastrpodes e a 35 m bivalves.

REFERNCIAS
BARNES, R.D.; RUPPERT, E.E. 1996. Zoologia dos invertebrados. So Paulo: Editora Roca, 6 ed., 1029 pp. HADEL, V.F.; MONTEIRO, A.M.G.; MITADI, A.S.F.; TIAGO, C.G.; TOMMASI, L.R. 1999. Echinodermata. In: Migotto, A. & Tiago, C.G. (eds.) Biodiversidade do Estado de So Paulo, Brasil: sntese do conhecimento ao final do sculo XX. Parte 3: Invertebrados marinhos, p. 261-271. QUEIRZ, A.C.M. 2006. Dinmica populacional de Astropecten brasiliensis Mller & Troschel, 1842, Astropecten cingulatus Sladen, 1889 e Luidia senegalensis (Lamarck, 1816) (Echinodermata:Asteroidea) presentes na fauna acompanhante da pesca do camaro no litoral de Ilhus (Bahia). Dissertao de Mestrado, Departamento de Sistemtica e Ecologia - Universidade Federal da Paraba. 92 pp. SOTO, R.B. 2000. Nicho complementario em trs espcies de asteroideos de gnero Astropecten. Croizatia, 1(1): 8pp.

Vous aimerez peut-être aussi