Vous êtes sur la page 1sur 4

Consumismo: felicidade maquiada Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, no qual a dinmica de informaes intensa e constante.

. A troca de idias e mercadorias entre os mais distantes lugares tornou-se ainda mais freqente e rpida aps o advento da internet. Dentro desse contexto, h um importante fator que deve ser levado em considerao: a mdia como um mecanismo de manipulao das massas. Atravs de inmeros meios de comunicao como rdio, televiso, jornais, revistas, outdoors, internet, entre outros, a mdia tem realizado o seu trabalho de convencer as pessoas a consumir. Para isso utiliza-se de algumas artimanhas, como artistas famosos e queridos que incitam o pblico a comprar os produtos divulgados. O ser humano nasce e cresce vivenciando esse mundo manipulado pela mdia, e acreditando que a felicidade possa ser encontrada quando se adquire determinada marca de roupa, calado, carro, jia, celular ou qualquer outro produto. Divulga-se constantemente a idia da felicidade comprada. O individuo que nasce nesse ambiente consumista dificilmente aprende valores interiores e subjetivos, como a amizade, o amor ao prximo, o companheirismo, o respeito, a dignidade, a honestidade que o edificam como ser pensante e emotivo. Decorre disso a dificuldade de se preencher o vazio interior, o que comumente buscado no consumo de bens concretos e superficiais. No h como afirmar que tais bens so dispensveis felicidade, porm estes no esto capacitados a trazer a realizao pessoal buscada pelo homem. A partir das idias discutidas, podemos concluir que uma das melhores maneiras de garantir a realizao pessoal combatendo o consumismo incitado pela mdia uma vez que este proporciona uma felicidade maquiada e momentnea que no caracteriza uma realizao pessoal plena e slida e educando nossas crianas com base em valores como a solidariedade, o amor e o respeito. Autor: Natalia Yumi Yamamoto (adaptado do original)

A Busca Jonh Locke, em um de seus escritos, disse que, ao vivermos em sociedade, somos de certa forma obrigados a nos moldar a seus contornos. Vivemos em uma sociedade capitalista, uma sociedade em que o consumo desenfreado parece ser a cada dia mais comum, seguindo uma lgica como: "compro, logo existo". As pessoas perderam sua individualidade, so tratadas agora simplesmente como consumidores. Esse fato muito preocupante. As pessoas so levadas a acreditar que s podero ser plenamente felizes se consumirem cada vez mais e mais, no percebem que felicidade e realizao pessoal nada tem a ver com dinheiro ou com o prprio consumo.

At hoje nenhum cientista conseguiu desvendar os mistrios que cercam os sentimentos humanos. Talvez seja isso que nos diferencie tanto. O sentimento de realizao pessoal est ligado ao fato de nos sentirmos felizes como pessoas, como individuos, com aquilo que somos por dentro, com nossas potencialidades, com nossa capacidade transformadora, e tudo isso no est ligado ao consumo. O consumismo no faz com que nos sintamos realizados pessoalmente; ao contrrio, esse utilizado na maioria das vezes para tapar as carncias internas. Mesmo nos moldando, seja de forma consciente ou de forma inconsciente, s caractersticas de nossa sociedade, no podemos nos alienar, no podemos perder nosso senso crtico. Temos que ter a idia clara de que a realizao pessoal algo que vem de dentro para fora, e, sendo assim, no iremos encontr-la se o nico caminho em que a procurarmos for o do consumismo. Autor: Michelle Cavalari Camargo (adaptado do original)

A Venda da Felicidade A era industrial aumentou consideravelmente a produo de bens de consumo. Agora, na era da informtica, esse consumo foi at facilitado, atravs da internet. No quotidiano, o consumismo estimulado e vendido como felicidade. Seria verdadeira essa relao? Com as altas taxas de desemprego e a coisificao do homem, a populao fica emocionalmente fragilizada. Essa fragilidade fruto da excluso social e da concepo de homem como ser descartvel. Em uma sociedade com uma cultura descartvel, representada pela cultura de massa, o homem tambm o . Alm de sofrer com estressantes jornadas de trabalho, transporte longo e demorado, o homem tambm sofre em seu tempo livre. Ele anseia por tempo livre, mas no sabe o que fazer com ele at o seu tempo livre alienado. Esse o momento oportuno para as campanhas de marketing. Impossibilitado (financeiramente) de se desenvolver pessoalmente atravs de estudo ou com o uso qualificado de seu tempo livre, o homem passa horas na frente da TV. Assim, o carro representa a liberdade, a cerveja representa a alegria, o remdio representa a paz. As campanhas padronizam os sentimentos e os oferecem personificados em produtos. E ainda estimulam a troca desses mesmos produtos, pouco tempo depois, por outros melhores e mais modernos. O grande erro das pessoas que se entregam ao consumismo desenfreado sem refletir que, apesar de inmeras tentativas, o mal-estar causado pela excluso social, pela alienao do tempo, no pode ser aliviado pelos produtos consumidos. A felicidade e a realizao pessoal no vm embaladas e prontas para o consumo; so frutos de equilbrio

emocional, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Caractersticas que so alcanadas, gradualmente, no decorrer da vida. Autor: Anderson Ramos Sousa (adaptado do original) Felicidade Venda H, ainda, nos dias de hoje, pessoas que acreditam que a felicidade est relacionada s posses materiais. A sociedade atual parece viver um escurecimento progressivo de suas idias, crenas e valores, numa jornada inversa da busca da Humanidade pela luz, descrita no mito da caverna de Plato. As pessoas parecem distanciar-se dela cada vez mais, investindo sua energia em conceitos que exigem pouqussimo esforo intelectual, porm boa capacidade econmica: a valorizao da posse em detrimento do valor humano. Um artista popular de grande sucesso, em especial entre as camadas mais simples e pobres da populao, Odair Jos, j cantava nos anos 70 (seria mera coincidncia ser essa a poca dos "milagres econmicos" anunciados de peito estufado pela ditadura militar?): "(...) A felicidade no existe, o que existe na vida so momentos felizes (...)". Trs dcadas depois do lanamento dessa msica, temos o consumo como sinnimo de felicidade, levando-nos a crer que o que existe na verdade so momentos de consumismo. Podemos possuir o ltimo modelo, a tecnologia de ponta e a moda mais atual, mas, assim como a felicidade da msica citada, tudo efmero. Muito em breve o guarda-roupa estar ultrapassado e a tecnologia defasada. O dinheiro se vai, os objetos se quebram, se acabam, se desgastam, e a falsa felicidade no dura muito mais que as suas representaes fsicas. Porm, ao observarmos a Natureza, aprendemos que a mudana algo positivo; a adaptao a novas condies essencial para a continuidade da vida. Facilidades do mundo moderno devem ser aproveitadas, por questo de praticidade, conforto, necessidade, e no como meios ordinrios de preencher o espao da insatisfao pessoal ou da vaidade do ser humano. Autor: Aline Regina Canhassi Hernandes (adaptado do original) "Felicidade fast-food" Assim como a Pscoa associa o acar felicidade, os meios de comunicao, por meio dos signos de consumo, relacionam realizao pessoal ao consumismo. Segundo a filosofia, isso se denomina "fetichismo de mercadoria" e , atualmente, o principal "protagonista" das economias em escala global.

A felicidade no se limita a frmulas prontas. Cada indivduo dotado de senso critico, que, aliado a suas experincias, possibilita-lhe moldar sua viso de mundo e, conseqentemente, determinar os caminhos de sua felicidade. Contudo, a mdia torna-se ditatorial ao eleger o consumismo como meio de obter a realizao pessoal, pois infringe o livre arbtrio-humano. Alm disso, esse conceito torna-se cruel, pois a felicidade somente seria possvel a aqueles que detm poder aquisitivo. Se o caminho proposto pela publicidade fosse eficiente, os consultrios psiquitricos no teriam um aumento no nmero de clientes, que elegem o Prozac como ilusria via de felicidade. Isso est relacionado ao crculo vicioso de aquisio de bens, proposto pela mdia, que favorece uma viso distorcida e efmera de alegria. Alm disso, o estado de permanente alegria ilusrio, j que a vida pontuada de momentos felizes. A questo est na forma como cada ser humano lida com essa situao. A felicidade no um produto que se escolhe na prateleira do supermercado e aps o seu uso substitui-se por um novo. Da mesma maneira, o ser humano no uma massa homognea, qual pode ser ditado um nico caminho para a felicidade. Autor: Evelyn Yoshizato dos Santos (adaptado do original)

Vous aimerez peut-être aussi