Vous êtes sur la page 1sur 2

Apresentao

Citologia

Histologia

Sistemas

Bibliografia

Links

Download do Atlas

Contato

Sistema Circulatrio
Corao: Lmina 29 (HE)
Apresenta-se constitudo por trs tnicas: Endocrdio, Miocrdio e Epicrdio. 1. Endocrdio Tnica que reveste internamente o corao, portanto todas as estruturas que se projetam como: vlvulas, cordas tendneas e msculos papilares. Dessa forma consiste de trs subcamadas embora no sejam visualizadas separadamente: 1. Interna: endotlio associado ao tecido conjuntivo delicado. 2. Mdia (subendocrdio): consiste de tecido conjuntivo denso rico em fibras elsticas. Fibras de purkinje integrantes do sistema de conduo cardaco podem ser vistas como clulas menores com menos miofibrilas e com um halo ao redor do ncleo relativo ao acmulo de glicognio. 3. Externa: nessa regio podem ser encontradas fibras musculares lisas no meio do tecido conjuntivo denso no modelado que contnuo com o endomsio do miocrdio (no identificada nesta lmina). 2. Artria Elstica: Lmina 41 (H.E.) Camada formada por fibras musculares cardacas orientadas em vrios sentidos (transversal, longitudinal e oblqua) envolvidas por endomsio onde passam vasos sanguneos. 3. Epicrdio Folheto visceral do pericrdio. Envolvendo as tnicas anteriores est o tecido conjuntivo tpico que contm vasos sanguneos, linfticos, nervos e com bastante tecido adiposo. Esta camada ligada no endomsio do miocrdio e revestida externamente por mesotlio do pericrdio seroso.

Artria Elstica: Lmina 41 (H.E.)


A parede deste vaso divide-se em trs camadas: Tnica ntima Essa tnica representa 20% da parede total do vaso e encontra-se revestida internamente por endotlio (tecido epitelial plano) apoiado no sub-endotlio (tecido conjuntivo rico em fibras elsticas). Presena da limitante elstica interna no final desta tnica embora no seja distinguida devido grande quantidade de material elstico caracterstico da artria de grande calibre. Tambm pode conter algumas fibras musculares lisas dificilmente visualizadas. Tnica mdia Camada mais espessa formada por fibras musculares lisas entre as muitas lminas elsticas fenestradas concntricas, fibras elsticas e colgenas. No final desta tnica ocorre a presena da limitante elstica externa (difcil visualizao). Tnica adventcia Camada pouco desenvolvida formada por tecido conjuntivo com arranjo irregular, fibras elsticas e colgenas. Presena de vasa vasorum.

Artria Elstica: Lmina 41A (Weigert)


Esta tcnica evidencia o material elstico que compe a parede do vaso mostrando a grande quantidade desse componente que aparece como linhas onduladas em roxo.
antares.ucpel.tche.br/atlas/sistemas/circulatorio/ 1/2

Vasos Linfticos: Lmina 29 (H.E.)


Podem ser observados vasos linfticos no pericrdio visceral (epicrdio) como vasos de parede estreita, luz ampla e apresentam vlvulas.

Artria Muscular: Lmina 39A (H.E.)


Tnica ntima: endotlio apoiado na membrana basal seguido de tecido conjuntivo frouxo limitado pela lmina elstica interna constituda de substncias elsticas (laminina). Em geral ela vista como uma linha cr-de-rosa ondulada e imediatamente abaixo do endotlio. Tnica Mdia: composta por clulas musculares lisas circularmente dispostas nitidamente a tnica mais desenvolvida. Entre as substncias intercelulares produzidas por estas clulas tem lugar a elastina e as fibras reticulares. Tnica Adventcia: de tamanho varivel costuma regular com a tnica mdia e contm colgeno e elastina. Vasos linfticos e sanguineos podem ser vistos na adventcia deste vaso.

Veia de Grosso Calibre: Lmina 43 (H.E.)


Tnica ntima: endotlio Subendotlio no distinguvel Tnica Mdia: apresenta-se muito delgada e podem ser vistas algumas clulas musculares lisas. Tnica adventcia: esta a tnica mais desenvolvida neste vaso apresentando feixes de msculo liso em cortes transversais devido ao arranjo longitudinal apresentado separado por tecido conjuntivo denso.

Feixe Vsculo Nervoso: Lmina 40 (H.E.)


Nesta lmina possvel identificar artria de mdio calibre, veia de mdio, vasos menores e nervo.

Capilares: Lmina 99 (H.E.)


Revestidos internamente por endotlio formado por uma a trs clulas endoteliais que em corte transversais aparecem com seus ncleos salientes na luz dos vasos em meio ao parnquima da glndula pineal que ser posteriormente descrita.

2009 Atlas de Histologia Mdica / UCPel

antares.ucpel.tche.br/atlas/sistemas/circulatorio/

2/2

Vous aimerez peut-être aussi