Vous êtes sur la page 1sur 7

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS

Secretaria Judiciria Eleies 2012

Orientaes sobre PROPAGANDA ELEITORAL


O Tribunal Superior Eleitoral publicou a Resoluo n 23.370/2011, com as regras sobre propaganda eleitoral a serem seguidas nas eleies de 2012. Esto relacionados abaixo os tipos de propaganda mais comuns utilizados por partidos polticos e candidatos em suas campanhas eleitorais, com informaes sobre o que pode ou no ser feito. Ressalte-se que estas orientaes tm o carter apenas informativo, no sendo dispensvel, portanto, a leitura integral da legislao sobre o tema. LEMBRE-SE: A propaganda eleitoral ser permitida somente a partir do dia 6 de julho e no poder ser cerceada, desde que realizada em obedincia legislao aplicvel.

Comcio

Pode
A partir do dia 6 de julho at 48h antes do dia das eleies, das 8h s 24h. Tambm pode ser utilizada aparelhagem de sonorizao fixa e trio eltrico, desde que este permanea parado durante o evento, servindo como mero suporte para divulgao de jingles e mensagens do candidato.

No Pode
Com a realizao de show ou de evento assemelhado e apresentao, remunerada ou no, de artistas com a finalidade de animao. No necessria a licena da polcia para a realizao deste tipo de propaganda. Entretanto, as autoridades policiais devem ser comunicadas em, no mnimo, 24h antes de sua realizao.

Alto-falantes ou amplificadores de som

Pode
A partir do dia 6 de julho, entre 8h e 22h, desde que observadas as limitaes descritas ao lado.

No Pode
A menos de 200 metros das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, das sedes dos Tribunais Judiciais, dos quartis e de outros estabelecimentos militares, dos hospitais e casas de sade; das escolas, bibliotecas pblicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento.

Caminhada, carreata e passeata

Pode
A partir do dia 6 de julho at as 22h do dia que antecede as eleies. Tambm so permitidos a distribuio de material grfico e o uso de carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos. No dia das eleies: permitida apenas a manifestao individual e silenciosa da preferncia do eleitor por determinado partido ou candidato, revelada pelo uso exclusivamente de bandeiras, broches, dsticos e adesivos.

No Pode
A utilizao dos microfones do evento para transformar o ato em comcio. Alm disso, as vedaes sobre distncia mnima de rgos pblicos so as mesmas para alto-falantes e amplificadores de som.

Cavaletes, bonecos, cartazes e bandeiras mveis

Pode
Ao longo das vias pblicas, desde que no dificultem o bom andamento do trnsito de pessoas e veculos. Mas devem ser colocados e retirados diariamente, entre 6h e 22h.

No Pode
Nos bens cujo uso dependa de cesso ou permisso do poder pblico, ou que a ele pertenam, e nos de uso comum, inclusive postes de iluminao pblica e sinalizao de trfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de nibus e outros equipamentos urbanos, nas rvores e nos jardins localizados em reas pblicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisrios, mesmo que no lhes cause dano. Esta vedao tambm vale para qualquer outro tipo de propaganda. ATENO: Bens de uso comum, para fins eleitorais, so aqueles a que a populao em geral tem acesso, tais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginsios, estdios, ainda que de propriedade privada.

Camisetas, chaveiros, bons, canetas e brindes

Pode
A comercializao pelos partidos polticos e coligaes, desde que no contenham nome ou nmero de candidato nem especificao de cargo em disputa. Esta restrio tambm vale para qualquer outro material de divulgao institucional.

No Pode
A confeco, utilizao ou distribuio realizada por comit de candidato ou com a sua autorizao durante a campanha eleitoral. Esta vedao tambm vale para quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

Faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscries

Pode
Apenas em bens particulares, independentemente de autorizao da Justia Eleitoral, observado o limite mximo de 4m e desde que no contrariem outras disposies da legislao eleitoral.

No Pode
Em troca de dinheiro ou de qualquer tipo de pagamento pelo espao utilizado. A propaganda deve ser feita espontnea e gratuitamente.

Distribuio de folhetos, volantes e outros impressos (santinhos)

Pode
At as 22h do dia que antecede as eleies e no depende da obteno de licena municipal e de autorizao da Justia Eleitoral.

No Pode
Apenas com estampa da propaganda do candidato. Todo material impresso de campanha dever conter tambm o nmero de inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ) ou o nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) do responsvel pela confeco, bem como de quem a contratou, e a respectiva tiragem. No dia das eleies: vedada a arregimentao de eleitor ou a propaganda de boca-de-urna (distribuio de santinhos) e a divulgao de qualquer espcie de propaganda de partidos polticos ou de seus candidatos.

Outdoor

No Pode
Independentemente do local, sujeitando-se a empresa responsvel, os partidos, as coligaes e os candidatos s penalidades cabveis (retirada imediata e pagamento de multa).

Jornais e revistas

Pode
At a antevspera das eleies, para divulgao paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita. ATENO: permitida a divulgao de opinio favorvel a candidato, a partido poltico ou a coligao pela imprensa escrita, desde que no seja matria paga.

No Pode
Para publicao de propaganda eleitoral que exceda a 10 anncios, por veculo, em datas diversas, para cada candidato, num espao mximo, por edio, de 1/8 (um oitavo) de pgina de jornal padro e 1/4 (um quarto) de pgina de revista ou tablide. Tambm no pode deixar de constar no anncio, de forma visvel, o valor pago pela insero.

Rdio e Televiso

Pode
Apenas para a propaganda eleitoral gratuita, veiculada nos 45 dias anteriores antevspera das eleies (em 2012, este perodo corresponder ao intervalo entre os dias 21 de agosto e 04 de outubro, inclusive).

No Pode
A partir de 1 de julho. Desta data em diante, as emissoras no podero, em sua programao normal e noticirio, transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalstica, imagens de realizao de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possvel identificar o entrevistado ou em que haja manipulao de dados, entre outras vedaes.

Internet

Pode
Aps o dia 5 de julho, em sites de partidos e candidatos, desde que comunicados Justia Eleitoral e hospedados em provedores estabelecidos no Brasil. Aps essa data permitida tambm a veiculao de propaganda eleitoral por meio de blogs, sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Twitter, etc) e sites de mensagens instantneas. As propagandas eleitorais veiculadas por e-mail so permitidas, mas devero conter mecanismo que possibilite ao destinatrio solicitar seu descadastramento. permitida ainda a reproduo do jornal impresso na internet, desde que seja feita no stio do prprio jornal, respeitado integralmente o formato e o contedo da verso impressa.

No Pode
Qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. Nem propaganda em sites de pessoas jurdicas, com ou sem fins lucrativos, e em sites oficiais ou hospedados por rgos ou entidades da administrao pblica. Sero aplicadas aos provedores de contedo ou de servios multimdia as penalidades previstas em lei, caso no cumpram, no prazo estipulado, a determinao da Justia Eleitoral para cessar a divulgao de propaganda irregular veiculada sob sua responsabilidade, desde que comprovado seu prvio conhecimento.

Diogo M. Cruvinel Assistente de Apoio Propaganda Eleitoral TRE/MG propaganda@tre-mg.jus.br

_____________________________
Legislao relacionada ao tema:
Cdigo Eleitoral (Lei n 4.737/65) Lei dos Partidos Polticos (Lei n 9.096/95) Lei das Eleies (Lei n 9.504/97)

(31) 3307-1163

Resoluo TSE n 23.370/2011 Propaganda Eleitoral e condutas vedadas Resoluo TSE n 23.367/2011 Reclamaes, Representaes e pedidos de resposta Resoluo TRE/MG n 876/2011 Poder de polcia
* A divulgao deste material por outros meios autorizada, desde que citada a fonte.

Vous aimerez peut-être aussi