Vous êtes sur la page 1sur 25

20/08/2012

PROF.: RAULL CHAGAS - ARQUITETO

Luminotcnica

Radiao eletromagntica capaz de produzir uma sensao visual. Aspecto de energia radiante que um observador humano constata pela sensao visual

FLUXO LUMINOSO ( F ): a potncia de radiao total emitida por uma fonte de luz, ou a potncia de energia luminosa de uma fonte percebida pelo olho humano. a grandeza

caracterstica do fluxo energtico

As lmpadas conforme seu tipo e potncia apresentam fluxos luminosos diversos: - lmpada incandescente de 100 W: 1000 lm; - lmpada fluorescente de 40 W: 1700 a 3250 lm; - lmpada vapor de mercrio 250W: 12.700 lm; - lmpada multi-vapor metlico de 250W: 17.000lm

20/08/2012

Simbolo: Unidade: lmen (lm)

a potncia luminosa irradiada por uma fonte luminosa em todas as direes, ou ainda, a quantidade total de luz emitida por uma fonte, em sua tenso nominal de funcionamento. Um lmen a energia luminosa irradiada por uma candela sobre uma superfcie esfrica de 1 m2 e cujo raio de 1 m. Assim o fluxo luminoso originado por uma candela igual superfcie de uma esfera unitria de raio (r = 1 m).

o fluxo luminoso da luminria em servio dividido pelo fluxo luminoso da(s) lmpada(s). Este um importante critrio na economia de energia e fundamental para os clculos luminotcnicos, sob condies especficas: posio de funcionamento da luminria e temperatura ambiente padro.

EFICINCIA LUMINOSA: a relao entre o fluxo luminoso emitido por uma lmpada e a potncia eltrica desta lmpada. til para averiguarmos se um determinado tipo de lmpada mais ou menos eficiente do que outro. - lmpada incandescente de 100W: 10 lm/W - lmpada fluorescente de 40 W: 42,5 lm/W a 81,5 lm/W - lmpada vapor de mercrio de 250W: 50lm/W - lmpada multi-vapor metlico de 250W: 68 lm/W.

INTENSIDADE LUMINOSA: ( I ): a potncia da radiao luminosa numa dada direo. A intensidade luminosa a grandeza de base do sistema internacional para iluminao, e a unidade a candela (cd). Simbolo: I Unidade: candela (cd) a quantidade de luz que uma fonte emite por unidade de ngulo slido (lmen/esferorradiano) projetado em uma determinada direo. Este valor est diretamente ligado direo desta fonte de luz.

20/08/2012

TEMPERATURA DE COR (K)


Relao entre a temperatura de corpo negro radiador, e a distribuio de energia da sua luz emitida medida que a temperatura elevada do zero absoluto at temperaturas cada vez mais elevadas. Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara a tonalidade. Luz com tonalidade de cor mais suave torna-se mais aconchegante e relaxante, luz mais clara mais estimulante. Ex.: uma lmpada de temperatura de cor de 2.700 K tem tonalidade suave, j uma outra de 6.500 K tem tonalidade clara. O ideal em uma residncia variar entre 2.700 K e 5.000 K,conforme o ambiente a ser iluminado. J para trabalhos com alto IRC deve se buscar uma iluminao de 6.500 K (equivalente a luz natural).

Converso de

para

Frmula

1 C = 274 K 1 K = -272 C

a grandeza que indica a aparncia de cor de luz. A luz quente, de aparncia amarelada, tem baixa temperatura de cor (inferior a 3000K), enquanto a luz fria, de aparncia azul violeta, possui temperatura de cor maior (em torno de 6000K). J, a luz branca emitida pelo sol em cu aberto ao meio dia, possui temperatura de cor em torno de 5800K. Onde K=Kelvin

grau Celsius grau Fahrenheit grau Celsius kelvin grau celsius rankine

grau F = C 1,8 + Fahrenheit 32

grau Celsius
kelvin grau Celsius rankine grau celsius

C = (F 32) / 1,8 K = C + 273,15 C = K 273,15 R = (C + 273,15) 1,8 C = (R 1,8) 273,15

20/08/2012

EQUAO COR X LUZ


1. A COR CERTA, MAS A INTENSIDADE ERRADA. 2. A LUZ CERTA, MAS O NVEL LUMNICO ERRADO. 3. O NVEL LUMINOSO E A INTENSIDADE CERTA, MAS O TIPO DE LUZ ERRADA.

ILUMINAO MBAR RELAXANTE E ESTIMULA A SONOLNCIA. ILUMINAO BRANCA ESTIMULANTE. TEMPERATURA DE COR QUENTE LEVA AS PESSOAS A TEREM REAES MAIS POSITIVAS DO QUE QUANDO EXPOSTAS A TEMPERATURA DE COR FRIA.

As cores quentes so empregadas quando se deseja uma atmosfera ntima,socivel, pessoal e exclusiva (residncias, bares, restaurantes, mostrurios de mercadorias); as cores frias so usadas quando a atmosfera deva ser formal, precisa, limpa (escritrios, recintos de fbricas). Seguindo esta mesma linha de raciocnio, conclui-se que uma iluminao usando cores quentes reala os vermelhos e seus derivados; ao passo que as cores frias, os azuis e seus derivados prximos. As cores neutras ficam entre as duas e so, Em geral, empregadas em ambientes comerciais.

20/08/2012

Normalmente especifica-se a vida mdia ou vida til vlida para um lote de lmpadas,funcionando em perodos contnuos de 3 h, quando 50% do lote est morto.Considera-se morta a lmpada que no mais se acende, ou simplesmente definida pela mdia aritmtica do tempo de durao de cada lmpada ensaiada e dado em horas.

NDICE DE REPRODUO DE COR IRC baseado em uma tentativa de mensurar a percepo da cor avaliada pelo crebro. O IRC o valor percentual mdio relativo sensao de reproduo de cor, baseado em uma srie de cores padres. Para indicar de forma consistente as propriedades de reproduo de cor de uma fonte de luz, idealizou-se um ndice de reproduo de cores padres (no caso 8) sob diferentes iluminantes.

ILUMINNCIA OU ILUMINAMENTO (E): a relao entre o fluxo luminoso incidente numa superfcie e a superfcie sobre a qual este incide; ou seja a densidade de fluxo luminoso na superfcie sobre a qual este incide. A unidade o LUX, definido como o iluminamento de uma superfcie de 1 m2 recebendo de uma fonte puntiforme a 1m de distncia, na direo normal, um fluxo luminoso de 1 lmen, uniformemente distribudo. EXEMPLOS DE ILUMINNCIA Dia ensolarado de vero em local aberto 100.000 lux Dia encoberto de vero 20.000 lux Dia escuro de inverno 3.000 lux Boa iluminao de rua 20 a 40 lux Noite de lua cheia 0,25 lux Luz de estrelas 0,01 lux.

Simbolo:

(lx) o fluxo luminoso que incide sobre uma superfcie situada a uma certa distncia da fonte, ou seja, a quantidade de luz que est chegando em um ponto. Esta relao dada entre a intensidade luminosa e o quadrado da distncia, ou ainda, entre o fluxo luminoso e a rea da superfcie. A iluminncia pode ser medida por um luxmetro, porm, no pode ser vista. O que visvel so as diferenas na reflexo da luz. A iluminncia tambm conhecida como nvel de iluminao.

Unidade: lux

20/08/2012

LUMINNCIA: um dos conceitos mais abstratos que a luminotcnica apresenta. atravs da luminncia que o homem enxerga. Por definio luminncia a razo da intensidade luminosa

Simbolo: L Unidade: cd/m2 a intensidade luminosa de uma fonte de luz produzida ou refletida por uma superfcie iluminada. A luminncia depende tanto do nvel de iluminao ou iluminncia quanto das caractersticas de reflexo das superficies A luminncia de uma fonte luminosa ou de uma superfcie luminosa estabelece a reao visual da vista. Quando a luz de uma fonte ou de uma superfcie que reflete a luz, atinge a vista com elevada luminncia, ento ocorre o ofuscamento, sempre que a luminncia superior a 1 sb.

( dI ), incidente num elemento de superfcie que contm o ponto dado, para a rea dA aparente vista pelo observador, quando esta rea tende a zero.

a diferena entre zonas claras e escuras que permite que se aprecie uma escultura; que se aprecie um dia de sol. As partes sombreadas so aquelas que apresentam a menor luminncia em oposio s outras mais iluminadas.

Indica a eficincia luminosa do conjunto lmpada, luminria e ambiente, ou seja, o fluxo luminoso til que incidir sobre o plano de trabalho. Este fator obtido multiplicando-se o rendimento da luminria pelo valor da eficincia do ambiente. Em alguns casos, os fabricantes informam esse dado em catlogos.

20/08/2012

a relao entre as dimenses do local, tanto para iluminao direta como indireta.

A CDL mostra a distribuio espacial da intensidade luminosa de uma lmpada refletora ou de uma luminria. Tais curvas indicam se a lmpada ou luminria tm uma distribuio de luz concentrada, difusa, simtrica, assimtrica, etc.

a relao entre o fluxo luminoso refletido e o incidente, ou ainda, a porcentagem de luz refletida por uma superfcie em relao a luz incidente. Devem ser considerados os ndices de reflexo do teto, paredes e cho.

a relao entre o fluxo luminoso refletido e o incidente, ou ainda, a porcentagem de luz refletida por uma superfcie em relao a luz incidente. Devem ser considerados os ndices de reflexo do teto, paredes e cho.

20/08/2012

PROF.: RAULL CHAGAS - ARQUITETO

Com o tempo, paredes e tetos ficaro sujos. Os equipamentos de iluminao acumularo poeira. As lmpadas fornecero menor quantidade de luz. Alguns desses fatores podero ser eliminados por meio de manuteno. Na prtica, para amenizar-se o efeito desses fatores e admitindo-se uma boa manuteno peridica, pode-se adotar os valores de depreciao constantes na tabela abaixo.

FONTES de LUZ Sol LMPADAS ELTRICAS Lmpadas incandescentes Lmpadas de descarga Lmpadas LEDs

AMBIENTE
2.500 h 0,95 0,91 0,80

Perodo de Manuteno
5.000 h 0,91 0,85 0,66 7.500 h 0,88 0,80 0,57

Limpo Normal Sujo

LMPADAS
Lmpadas Incandescentes Incandescncia - brasa, ardente. Imitam o sol H lmpadas infravermelhas, germicidas, para iluminao geral ou refletoras, com as mais diversas aplicaes. constituda por um filamento de tungstnio alojado no interior de um ampola de vidro preenchida com gs inerte. Quando da passagem da corrente elctrica pelo filamento, os electrons chocam com os tomos de tungstnio, liberando energia que se transforma em luz e calor. Temperatura do filamento:Superior a 2 000 C. Vida til: Em mdia 1 000 horas de funcionamento. ndice de restituio de cor: Possui geralmente um IRC de 100. Rendimento luminoso (lm/w): Tm o menor rendimento luminoso de todas as lmpadas (cerca de 17 lm/W) Temperatura de cor: 2.700 K 5% da energia transformada em luz, e 95% em calor. Abolidas na unio europia a partir de 2012, e no Brasil desde 2010.

LMPADAS

Lmpadas Incandescentes Base, bulbo e filamento. As bases podem ser do tipo rosca ou baioneta, Os bulbos : globular comum, pra, parablico entre outros Filamento de tungstnio, que o material que mais se adaptou s elevadas temperaturas que se verificam no interior das lmpadas, onde existe vcuo ou um gs raro.

20/08/2012

LMPADAS INCANDESCENTES HALGENAS Filamento de tungstnio +gs halgeno (Iodo ou bromo) possibiltando temperaturas maiores (3200 a 3400K) aumentando o IRC Maior eficincia luminosa, fluxo luminoso de maior temperatura de cor, no ocorre escurecimento do bulbo, durabilidade (entre 2000 e 4000h) Bulbo de quartzo para resistir a temperaturas maiores que o vidro Quando ligadas em srie reduzem eficincia e vida til. Maior versatilidade de uso em luminrias devido ao seu tamanho reduzido Operam em baixa tenso precisando de transformador, salvo as excees

LMPADAS INCANDESCENTES HALGENAS Cuidados: No tocar no bulbo (gordura) Aquecimento da base Fusveis paras as de maior potencia por conta dos arcos eltricos internos

Lapiseiras ou palito

Tipos de halogenas Lapiseiras Bipinos Halopin Dicricas Halospot AR 11, AR 70, AR 48 Halopar 20, Halopar 30, Halopar 38 PAR - Refletor Parablico aluminizado PAR 20 / 38 Energy saver: Tendncia em eficincia e economia.

Ideal para iluminao de outdoors, grandes reas internas, auditrios, estacionamentos, luz de segurana, canteiros de obras, jardins pblicos, fachadas etc. No necessitam de reatores; Ideal para iluminao projetada.

20/08/2012

Bipinos Ideal para iluminao decorativa de residncias, hotis, estabelecimentos comerciais e para luminrias de mesa. Tamanho reduzido. Podem ser usadas em luminrias super compactas.

Halopin

HALGENAS DICROICOS

COM

REFLETORES

As dicricas so lmpadas halgenas compactas dimerizveis Refletores Dicricos transmitem o calor para trs da lmpada e absorvem maior parte a radiao Infravermelha (70%). Usam transformadores por trabalharem sob tenso de 12V. Utiliza tecnologia de baixa presso para utilizao tanto em luminrias fechadas quanto em luminrias abertas Alta eficincia luminosa, temperatura de cor de 3.000K. (IRC=100) Modelo com refletor titan=4.000h e no altera a colorao ao longo do tempo.

Halopar So indicativas para iluminao, comercial, residencial, hotis, restaurantes, paisagismo etc. Podem ser coloridas, ou usadas em seqenciais luminosos; So dimerizveis e dispensam transformadores, tambm conhecidas como plugue e use.

Autor do projeto: minha ex-aluna Dinah Fernandes paisagista

10

20/08/2012

Halospot AR Direcionam toda a radiao para a frente da luminria. Deixam o ambiente mais cnico. Ideal para obras de arte devido ao facho de luz concentrado . As AR 48 podem as vezes substituir as dicricas dependendo do efeito AR70: p-direito comum, AR111:p-direito alto Todas as AR so 12V, com uso de transformador.

BAIXA PRESSO

Fluorescentes comuns tubulares de 20/40W Fluorescentes T-8 , mais modernas 16/18/32/36W. Fluorescentes T-5, ainda mais eficientes 14/28/54/80W Fluorescentes T-2 para pequenos espaos Fluorescentes compactas convencionais 9 at 120W Fluorescentes compactas eletrnicas de 5 at 25W Fluorescentes circulares Lmpadas a vapor de mercrio puro Lmpadas de luz mista

ALTA PRESSO

Lmpadas de vapor de sdio


Lmpadas de multi-vapores metlicos Com tubo de quartzo Com tubo cermico tubular Com tubo cermico esfrico Power Ball

FLUORESCENTES Tubular,compacta,germicida, luz negra Revestidas internamente com fsforo (absorver UV do vapor de mercrio er converter em luminescncia) Nomenclatura das tubulares: T+dimetro As Modernas possuem Tri fsforo (cor) 5 W at 215 W Vida mdia de 7500 h a 25000 h Rendimento :64 lm/W a 75 lm/W + consumo do reator 15% Reator e starter Efeito estroboscpico reatores duplos em srie ou reatores eletrnicos J existem modelos com sensor de presena e dimmerizaveis.

FLUORESCENTES

11

20/08/2012

PROF.: RAULL CHAGAS - ARQUITETO

Exemplo de iluminao na fachada com fluorescente T5.

MULTIVAPOR METLICO

PROF.: RAULL CHAGAS - ARQUITETO

PROF.: RAULL CHAGAS - ARQUITETO

VAPOR DE SDIO

OUTROS TIPOS DE LMPADA DE DESCARGA - lmpadas de luz mista - lmpadas de vapor de sdio - lmpadas de xennio = 25 lm/W = 130 lm/W = 100 lm/W

12

20/08/2012

LEDs

Lighting emitting diodo (Diodo emissor de luz) Produzem iluminao por fotoluminescncia (um material absorve photons atravs de uma pequena quantidade de energia, e reemite os photons de maneira ampliada)

FUNES PRINCIPAIS

modificar a distribuio do fluxo luminoso diminuir o ofuscamento da fonte de luz proteger a fonte de luz permitir a conexo eltrica importante saber os tipos de luminrias para fazer a especificao correta, hoje nada tem muita regra restrita na escolha do tipo de luminria, desde que no prejudique no efeito luminotcnico. Verificar na obra, ou no projeto se o teto ser laje ou gesso, o que ir facilitar a escolha da luminria certa. importante tambm considerar se ambiente interno ou externo, e consultar com o fornecedor do produto se o mesmo adequado ou no para o local desejado

PLAFON

/ SOBREPOR

PLAFON

Luminria que geralmente instalada bem prxima ao teto e serve como pea central do ambiente. Temos dois tipos de efeitos de iluminao causados pelo plafon, dependendo do material ele produz um efeito de luz indireta ou difusa.

Plafon com luz indireta, ou seja, a luz irradia diretamente no teto (recomenda-se que seja de cor clara) e posteriormente reflete no ambiente criando menos sombra e uma luz agradvel aos olhos. Lumininria ideal para quartos e salas.

13

20/08/2012

PLAFON

EMBUTIDO

Plafon com luz difusa, o vidro permite uma luz geral no ambiente, deixando-o todo iluminado sem efeitos de luz e sobra.

Esse tipo de luminria uma pea para embutir no gesso. Os tipos de embutidos so diversos, existem com fechamento em vidro ou acrlico para lmpadas fluorescentes compactas ou incandescentes; embutidos sem fechamento para lmpadas halgenas; e embutidos direcionveis ou no. A grande vantagem dessas luminrias a sensao de ambiente mais limpo e clean, pois o teto fica mais liso.

EMBUTIDO

PENDENTE

uma pea funcional, mas s vezes pelo seu design pode ser uma pea mais decorativa. Esta luminria fica pendurada por fios eltricos ou algumas vezes acompanhada de cabo de ao em funo do peso da pea. Essas peas so usadas geralmente em bancadas, mesas de refeies, laterais de camas, mezaninos e etc.

Embutido no gesso, o acabamento fica rente ao forro.

14

20/08/2012

PENDENTE

LUSTRE Pea

Pendente Big Flower Pot (1971) por Verner Panton, pendente decorativo, funcional e estcico com com luz indireta. A inspirao de Verner para essa pea o movimento Op Art e da Arte Cintica, um estilo um tanto psicodlico de grande popularidade no final dos anos 60

Pendente XXL Dome (1998) por Ingo Maurer, com estrutura de fibra de vidro, metal e ao inoxidvel, 180 cm de dimetro. O interior do refletor esmaltado de rosa, laranja, vermelho ou verde fluorescente.

decorativa, geralmente o centro de interesse de algum ambiente, como sala de jantar, hall de acesso ou mesmo mezanino. Dependendo do modelo do lustre pode ser a iluminao geral do ambiente, mas na maioria das vezes uma pea complementar na decorao.

LUSTRE

Lustre Light Shade Shade (1999) por Jurgen Bey da Moooi. Uma luminria que brinca com o estilo clssico (com lustre dourado e cristais pendurados) e com o estilo moderno (com a cpula semitranslcida).

Spot uma luminria com aspecto mais funcional, pois uma pea direcionvel, mas temos de tomar cuidado ao usar essa pea para que tenha seu uso adequado. Pois esse tipo de luminria no ilumina um ambiente inteiro como luz geral, como dito anteriormente ele focal, ideal para quadros ou objetos de artes. Outro detalhe importante o uso adequado das lmpadas, se for para quadros usar dicrica, ou se for escultura, por exemplo, usar lmpadas da famlia AR. Outro cuidado com a esttica, no colocar lmpadas que fiquem para fora da luminria, a no ser que o design da pea permita essa ousadia, pois acaba dando destaque para a Lmpada e no para a pea. Existem alguns spots com design bem diferenciado.

15

20/08/2012

TRILHO

o trilho na verdade no a luminria propriamente dita, ela uma barra eletrificada que permite o uso dos spots direcionveis (mencionados acima). Esse tipo de pea ideal para galerias , pois permite uma linha nica de luminrias sendo que cada ponto tem flexibilidade de locomoo e redirecionamento. Cuidado ao usar esse tipo de pea em closets, pois como uma luz focal, ela tem maior efeito de luz e sombra, e isso prejudica na escolha das roupas no closet. Por outro lado, em galerias de artes o tipo de iluminao mais usado, pela funcionalidade e o efeito cnico.

Spot com trilho, uma calha eletrificada que permite a locomoo e direcionamento do spot.

LUMINRIA DE MESA uma pea muito funcional, de design bem variado. Sua principal funo ser uma luminria de leitura apoiada nas mesas de trabalho, laterais de cama, ou em uma mesa lateral de sof.

Tolomeo de mesa (1987) por Michele de Lucchi & Giancarlo Fassina, umas das luminrias de design de maior sucesso. Essa pea permite uma boa articulao e giro da cpula, deixando a pea mais funcional e sua esttica compe super bem nos ambientes.

LUMINRIA

DE P Tem o mesmo objetivo da luminria mesa, mas esta por ter sua prpria base, no depende de uma mesa para apoi-la. Pode ser com finalidade de leitura ou apenas decorativa.

Arco Floor (1962) por Achille & Pier Giacomo Castiglioni. Luminria com base de mrmore Carrara, com haste tipo telescpia com regulagem em trs alturas diferentes. Uma pea de design que cria centro de interesse, fcil de compor com outros elementos e funcional, pois pode ser usada ao lado de uma poltrona ou mesmo na mesa de jantar, direcionando o facho de luz conforme adequao do local.

ABAJUR Pea muito cobiada pelo designers , pois j foi uma pea muito usada em ambientes residncias ou comerciais. Permite uma luz ambiente que cria um clima mais aconchegante e um elemento decorativo tambm.

Abajur Panthella (1970) por Verner Panton

16

20/08/2012

ARANDELA Esse tipo de pea sempre ser instalado na parede, dependendo do material que produzido causa efeitos diferentes. Se for elaborada com cpula, por exemplo, ela deixa o ambiente mais aconchegante; se for com vidro ou policarbonato ser uma luz mais difusa. Existem tambm outros modelos que permitem um desenho de luz na parede, transformando a luz numa escultura.

REFLETOR

uma luminria um pouco mais tcnica as vezes usadas nos jardins, fachadas ou mesmo como elemento de segurana da residncia. Essa luminria como o prprio nome j diz, um refletor, e contm uma luz forte e reflete para uma rea mais ampla. Refletor Lingotto Wall Light (1990) por Renzo Piano.

Arandela Dress da Vistosi.

UP-LIGHT Luminria para jardim ou para vasos com plantas. Seu facho de luz de baixo para cima, mas para um bom efeito temos de saber que tipo planta ser usada para ento especificar o tipo de lmpada. Essa luminria muito indicada tambm para fachadas de residncias, prdios comerciais e pilares, valorizando assim sua verticalidade.

POSTE O objetivo dos postes de luz no especificamente criar efeitos ou destacar alguma rea externa. Eles devem ser colocados em locais onde se pretenda ter uma iluminao intensa e por isso no so indicados para pequenos espaos, j que seu foco, bastante aberto, ofuscaria a viso da rea externa nos espaos menores, no permitindo que os moradores aproveitem a viso do jardim.

17

20/08/2012

BALIZADOR Muito usado para iluminar caminhos marcar passagens. E orientar acessos em reas com pouca iluminao. Em reas externas so quase sempre colocados em seu contorno, do luz suficiente ao espao. 0s balizadores tambm possuem foco amplo, mas por serem de pequeno porte sua iluminao perifrica e menos intensa que a dos postes de luz. Assim, este tipo de equipamento pode ser utilizado em reas de qualquer tamanho, podendo at substituir os postes de luz em reas grandes. Tendo menor potncia, eles clareiam sem ofuscamento, sendo uma tima opo para quem gosta de admirar o cu noite, ao que um equipamento mais potente poderia atrapalhar. Para quem gosta de equipamentos mais sofisticados e modernos, j existem balizadores com alto falantes, ideais para quem gosta de ouvir boa msica enquanto curte a beleza do jardim.

BALIZADOR

BALIZADOR

BALIZADOR

18

20/08/2012

BLINDAGEM

Aquticas

e subaquaticas

Aquticas

e subaquaticas

ILUMINAO

DE PISCINAS

19

20/08/2012

FIBRA TICA A, transmisso da luz pela fibra segue um princpio nico, independentemente do material usado ou da aplicao: lanado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas caractersticas pticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexes sucessivas.

FIBRA TICA Uma das maiores invenes do sculo XX


VANTAGENS

A fibra possui no mnimo duas camadas: o ncleo e o revestimento. No ncleo, ocorre a transmisso da luz propriamente dita. A transmisso da luz dentro da fibra possvel graas a uma diferena de ndice de refraco entre o revestimento e o ncleo, sendo que o ncleo possui sempre um ndice de refrao mais elevado, caracterstica que aliada ao ngulo de incidncia do feixe de luz, possibilita o fenmeno da reflexo total. As fibras pticas so utilizadas como meio de transmisso de ondas electromagnticas (como a luz uma vez que so transparentes e podem ser agrupadas em cabos. Estas fibras so feitas de plstico ou de vidro. O vidro mais utilizado porque absorve menos as ondas electromagnticas. As ondas electromagnticas mais utilizadas so as correspondentes gama da luz infravermelha. O meio de transmisso por fibra ptica chamado de "guiado", porque as ondas eletromagnticas so "guiadas" na fibra, embora o meio transmita ondas omnidirecionais, contrariamente transmisso "sem-fio", cujo meio chamado de "no-guiado". Mesmo confinada a um meio fsico, a luz transmitida pela fibra ptica proporciona o alcance de taxas de transmisso (velocidades) elevadssimas, da ordem de dez elevado nona potncia a dez elevado dcima potncia, de bits por segundo (cerca de 40Gbps), com baixa taxa de atenuao por quilmetro. Mas a velocidade de transmisso total possvel ainda no foi alcanada pelas tecnologias existentes. Como a luz se propaga no interior de um meio fsico, sofrendo ainda o fenmeno de reflexo, ela no consegue alcanar a velocidade de propagao no vcuo, que de 300.000 km/segundo, sendo esta velocidade diminuda consideravelmente. Para transmitir dados pela fibra ptica, necessrio equipamentos especiais, que contm um componente fotoemissor, que pode ser um diodo emissor de luz (LED) ou um diodo laser. O fotoemissor converte sinais eltricos em pulsos de luz que representam os valores digitais binrios (0 e 1). Tecnologias como WDM (CWDM e DWDM) fazem a multiplexao de vrias comprimentos de onda em um nico pulso de luz chegando a taxas de transmisso de 1,6 Terabits/s em um nico par de fibras.

Dimenses Reduzidas Capacidade para transportar grandes quantidades de informao( Dezenas de milhares de conversaes num par de Fibra) Atenuao muito baixa, que permite grandes espaamentos entre repetidores, com distncia entre repetidores superiores a quilmetros. algumas centenas de

Imunidade s electromagnticas;

interferncias

Matria-prima muito abundante; Custo ainda manuteno; elevado fibras de compra pticas e sem

DESVANTAGENS

Fragilidade das encapsulamento; Acopladores grandes; tipo

Dificuldade de conexes das fibras pticas; T com perdas muito

Impossibilidade de alimentao remota de repetidores; Falta de padronizao dos componentes pticos.

CLASSIFICAO / DISTRIBUIO LUMINOSA

PRINCPIOS BSICOS

Direta - muita sombra - maior rendimento Semi-direta - sombra atenuada - acolhedor Difusa - iluminao mais homognia Semi-indireta - sombras atenuadas Indireta - sem sombras - baixo rendimento

Baseada fundamentalmente no mobilirio e na arquitetura Predominantemente corrigida: aconchegante Atividades de trabalho intenso e manuseio de pequenos objetos : luz branca Evitar luzes com alto ndice de radiao sobre pessoas e objetos delicados ou com tendncia a desbotar. Garantir o equilbrio entre luz geral, luz de foco, luz de correo, luz de efeito, luz funcional, luz de orientao, o layout e vistas orientam neste sentido. Evitar lmpadas de alta presso: Sdio, mercrio e multivapor metlico. Tendncia sustentabilidade e aproveitamento da luz natural (inclusive pela questo da economia relacionada ao consumo e vida til) observar os parmetros estudados na aula de lmpadas. Observar a quantidade de lux (lumens/m) adequada para cada tipo de atividade Evitar halgenas para luz geral

20

20/08/2012

Adequar o projeto luminotcnico s sensaes psicolgicas objetivadas. Ter cuidados com os parmetros indiretos ocasionados pela iluminao: sombra, ofuscamento(direto da lmpada ou refletido em objetos brilhantes), contraste / destaque de volumetrias (positivo e negativo). Observar se os aparatos tcnicos ficaro dispostos ou embutidos de maneira tal a no causar problemas estticos (cuidado com espelhos) Acomodar o projeto de luminotcnica ao projeto de forro Observar a orientao geogrfica para compensar a falta de luz natural onde necessrio. Alterar quantidade e intensidade da luz de acordo com cores, texturas e dimenses do ambiente e do mobilirio (Altura, largura e comprimento do ambiente) Proporcione a condio de cenas luminotcnicas (interruptores ou painel eletrnico)

QUARTO

Luz suave, preferencialmente indireta Iluminao especfica para as reas de leitura: luminrias de mesa, de cho ou pendentes caso estejam muito prximas da rea de dormir. Mudar o design do quarto de acordo com o incomodo (quem dorme) com a luz (quem l) Evitar lmpadas aparentes Iluminao prxima das portas dos armrios ou embutidas nos mesmos Evitar exposio de luz direcionada ao rosto de quem deita Luzes acima da cabeceira tem de ser direcionadas para o teto, ou inclinadas em direo parede quando vem do teto. Luzes no meio do ambiente podem ser dispensadas Sensaes desejadas, aconchego e sensualidade No quarto do beb a luz mais intensa onde se troca fraldas, no restante ela mais suave que num quarto normal. Na dvida use dimmer Lustres so condenados pelo Feng Shui Ao escolher luminarias para perto da cama considere o aquecimento Tendencia do uso de leds no cabideiro Iluminncia mdia: 50 lux (geral) a 200 lux (localizada).

QUARTO

QUARTO

21

20/08/2012

Corredor

Cozinha

Uniforme, em geral luz fria - Fluorescentes Cuidados com sombras nos locais onde se realizam as atividades (posio relativa da iluminao) Tendncia contempornea do uso de iluminao embutidas por baixo de armrios bancadas e dentro de gavetas. Luz de foco na rea de comida - cor corrigida. Corrida ou distribuida ao longo do ambiente e/ou focada nas bancadas de atividades. Sensao desejada: estmulo laboral nas bancadas, estmulo ao apetite na copa/bar. Algumas coifas dispensam iluminao para fogo Se pretende fazer rasgos proteja-os da gordura A luz sobre a geladeira pode ser mais fraca e a nica que pode vir por trs Iluminncia mdia: 300 a 500 lux.

Sala

Sala

Cuidado com reflexo de pendentes em tampos brilhosos Ambiente com alta tendncia a cenas de luz Ambiente dado s luminrias decorativas e de efeito Caso possua hall e/ou obras de arte onde as luzes de foco e de efeito sero mais destacadas. Na rea de jantar preferir pendentes com altura adequada de acordo com a posio da lmpada. Proporcione a possibilidade de mais luz na rea externa ao hall/sala por motivo de segurana Use pendentes ou luz reforada em ps-direitos duplos. Iluminao mdia: 50 a 150 lux. 500 lux para atividades

Cuidado com reflexo de pendentes em tampos brilhosos Ambiente com alta tendncia a variadas cenas de luz Ambiente dado s luminrias decorativas e de efeito Caso possua hall e/ou obras de arte onde as luzes de foco e de efeito sero mais destacadas. Na rea de jantar preferir pendentes com altura adequada de acordo com a posio da lmpada. Na rea de TV utilize a luz mais fraca possvel (circular e ver objetos) e evite colocar as fontes de luz em posio frontal tv evitando reflexos (50 a 100 lux). Iluminao mdia: 50 a 150 lux. 500 lux para atividades

22

20/08/2012

Banheiros

Banheiros

Correo da iluminao do rosto:


1. 2. 3.

Ideal=camarim Lmpadas superiores e laterais Pelo menos duas correes superiores

Luz geral nica pode atender box, mas para banheiros grandes necessrio o uso de luz auxiliares Evite halgenas sobre a cabea na banheira ou no vaso Luzes por trs do espelho iluminam pouco ou quase nada Existem chuveiros com luz Iluminnica mdia: 150 lux

Banheiros

Banheiros

23

20/08/2012

Sala

Sala

Quartos

Quartos

24

20/08/2012

Cozinhas

25

Vous aimerez peut-être aussi