Vous êtes sur la page 1sur 3

Parte II - Captulo 5 Aspectos fisiolgicos e Nutricionais na Gestao Perodo que dura em torno de 40 semanas, divididos em 3 trimestres.

. 1 trimestre: Ocorrem grandes modificaes biolgicas. Onde a sade do embrio depende da condio pr-gestacional da me (reserva energtica + vitaminas, minerais e oligoelementos). 2 e 3 trimestes: Fase em que o meio externo exerce influncia direta na condio nutricional do feto. Ganho de peso de peso adequado, ingesto de energia e nutrientes, fatores emocionais e o estilo de vida sero determinantes para o crescimento e desenvolvimento normais do feto. Tabela I: Diferenciao celular de acordo com o perodo gestacional: Idade Gestacional Tipo de Crescimento Velocidade Hiperplasia Lenta 1 trim. (12 sem) Hiperplasia + Acelerada 2 trim. (13 a 27 hipertrofia sem) Mxima 3 trim. (> 28 sem) Hipertrofia Placenta: rgo de alta complexidade metablica, que tem com funo principal o transporte de O2 e nutriente3s da me para o feto, e eliminar os produtos do metabolismo fetal, alm de produzir hormnios necessrios para o crescimento e desenvolvimento fetal. Ex: Substancia com funo semelhante insulina produzida at a 14 semana. Principais hormnios e funes: - Gonadotrofina Corinica Humana (GCH) Fundamental no incio da gravidez enquanto a placenta ainda no produz progesterona e estrgeno suficiente para promover a evoluo fisiolgica dessa fase. - Progesterona Principal ao relaxar a musculatura lisa do tero. Interfere tambm no intestino, reduzindo sua motilidade. Favorece a absoro de nutrientes; a deposio de gordura; aumenta a excreo de sdio; reduz PCO2 arterial e alveolar; interfere no metabolismo de cido flico. - Estrgeno Principal ao aumentar a elasticidade da parede uterina e do canal cervical. Tambm reduz as protenas sricas; afeta a funo tireoidiana; interfere no metabolismo do cido flico.

Peso do feto 300 g 1.000 g 3.000 g

- Hormnio Lactognio Placentrio Antagoniza a ao da insulina pela deposio de glicose a partir de glicognio. Inicia a lactognese. - Insulina (Pncreas) A medida que a gestao avana, torna-se necessria mais insulina para transportar a mesma quantidade de glicose. Por isso, a gestao considerada um estado hiperinsulinmico, provocado pelos hormnios antagonistas da insulina (progesterona, cortisol, prolactina, hormnio lactognio placentrio). - Tiroxina Regula as reaes oxidativas envolvidas na produo de energia. A hiperventilao promovida pela progesterona aumenta o suprimento de O2 para a produo de energia sem sobrecarregar a funo da tireide. Adaptaes Fisiolgicas: - Aumento de 50% na expanso do volume plasmtico com 20% de aumento de hemoglobina; - Aumento dos nveis de estrognio e progesterona; - Aumento do dbito cardaco de 30% para 40% devido a circulao placentria; - Aumento do metabolismo basal de 15 a 20% at o final da gestao em funo do aumento de peso; - Progesterona e Estrgeno promovem hiperventilao para suprir o aumento de 20% das necessidades; - Aumento da filtrao glomerular e velocidade do sangue pelos rins em conseqncia da diluio da albumina srica, o que permite melhor excreo de metablitos fetais; - No 1 trimestre ocorrem alteraes nas funes gustativas e olfativas, com o aumento no consumo de sal, pela reduo na sensibilidade a essa substncia; a maior capacidade olfativa responsvel por hipermese, nuseas e vmitos. Parte II Captulo 9 Recomendaes Nutricionais para Gestantes - Protena: As necessidades proticas so encontradas pela determinao da quantidade de nitrognio retida no corpo para utilizao metablica. Um grama de nitrognio equivale a 6,25g de protena. Estima-se que 925g de protena so depositados nos tecidos maternos e em um feto com ganho de peso adequado (425g na me + 100g na placenta + 440g no feto). Dividindo-se esse valor por 280 dias de gestao encontra-se uma mdia de 3,3g de protena, quantidade adicional diria necessria gestao. Entretanto, sabe-se que a eficincia da utilizao protica depende de fatores como velocidade da sntese de tecidos, que varia durante toda a gestao. Os valores

vo de 0,6g de protena no 1 trimestre a 6,1g no terceiro. A recomendao, portanto, de 60g/ dia, considerando-se que pelo menos 50% seriam de alto valor biolgico. J foi demonstrado que a ingesto de 100 kcal extras, provenientes de carboidratos e lipdios potencializa a reteno de nitrognio e essa seria a justificativa para que haja limitao na ingesto protica, caso a ingesto calrica esteja adequada. A FAO/OMS (1995) recomenda a ingesto de 0,75g/ kg de peso a 1,0g/kg + adicional de 6g dirios. J para adolescentes, a ADA (1989) recomenda: 15 anos 1,7g/kg ou 15 anos 1,5g/kg. MICRONUTRIENTES - Clcio: As modificaes hormonais presentes na gestao promovem ajustes no metabolismo de clcio, incluindo da taxa de utilizao pelos ossos, do processo de reabsoro ssea e na absoro intestinal. Estes ajustes possibilitam o aproveitamento de Ca ingerido durante a gestao. Durante as 40 semanas, o feto acumula 30g de clcio, sendo a maior parte obtida no 3 trimestre, quando 300mg/dia so transportados para o feto pela circulao placentria. Apesar das necessidades de Clcio estarem aumentadas na gestao, as recomendaes dietticas para mulheres adultas, adolescentes (19 anos) e gestantes a mesma: 1.000mg/dia. Enquanto adolescentes 18 anos necessitam de 1.300mg/dia (IOM, 1997). Isso se justifica pelo maior aproveitamento biolgico que os hormnios promovem durante a gestao. VITOLO, M. R. Nutrio da Gestao ao Envelheciemento. Rio de janeiro: Ed. Rubio, 2008.

Vous aimerez peut-être aussi