Vous êtes sur la page 1sur 5

1. QUE A ANTROPOLOGIA?

A Antropologia tem dimenses biolgicas, scio culturais e filosficas, tendo toda investigao valendo-se do mtodos comparativos em busca de respostas a uma infinidade de perguntas, na tentativa de compreender as semelhanas e as diferenas fsicas, psquicas, nas manifestaes culturais do comportamento e da vida social entre grupos humanos (o indivduo pode ter um comportamento individual, mas o mesmo indivduo pode ter outro comportamento em grupo), isto porque o homem diferente da natureza. Como cincia do biolgico e do cultural tem como objeto de estudo o homem e suas obras. Ex: O estudo do homem fssil, suas mudanas evolutivas, sua anatomia e suas produes culturais.

A palavra antropologia deriva das palavras gregas logos (estudo) e anthropos (humanidade) e significa, literalmente, estudo da humanidade. Porm, a antropologia, na poca antiga, no era exactamente o que actualmente. Para os gregos e romanos, a antropologia era uma cincia dedutiva, isto , uma discusso baseada em dedues abstractas sobre a natureza dos seres humanos e o significado da existncia humana. O seu mtodo de verificao do conhecimento era o mtodo dedutivo, que consistia em chegar a uma concluso particular, partindo de premissas universais. Tratava-se, portanto, de um caminho que ai do geral ao particular. A verdade radicava no facto do particular ser uma parte mais do geral. Partia-se de uma teoria geral para testar hipteses (propostas de relaes entre variveis dados que variam caso a caso) derivadas dessa teoria.

A antropologia hoje
Podemos afirmar que a antropologia hoje: 1. O estudo dos seres humanos enquanto seres biolgicos, sociais e culturais. 2. Uma forma de olhar a diversidade, uma atitude tica de sensibilidade e empatia face os outros. 3. Uma profisso na qual se aplicam conhecimentos, mtodos, tcnicas, sensibilidades e olhares para melhor compreender e lidar com o mundo. Na profisso de antroplogo um dos seus exerccios fundamentais a traduo intercultural e entre sistemas sociais. Em primeiro lugar, a antropologia uma cincia indutiva que formula concluses e abstraes sobre a natureza humana, tendo como base um conhecimento derivado da observao sistemtica da diversidade cultural humana. Este conhecimento serve, assim, para a construo de teorias que interpretam os fenmenos socioculturais. Estes conhecimentos, tal como os mtodos e as teorias da antropologia, servem para ser aplicados na melhoria das condies de vida das populaes estudadas. Em segundo lugar, a antropologia actual uma forma de olhar/perspectivar o outro, estudar as diferentes racionalidades (Gondar e outros, 1980) e respeitar a diversidade sociocultural. Essa forma de olhar/perspectivar implica pensar a convivncia intercultural e lutar contra a excluso, a desconexo e a discriminao social. A antropologia desenmascara e desconstri a realidade para olhar desde o outro lado do espelho. A antropologia falar dos outros a outros depois de percorrer a distncia que nos separa deles, percebe-los, conhece-los,

compreende-los, por-se no seu lugar e respeita-lo. A antropologia uma forma de conhecernos a ns prprios atravs dos outros (Bestard e Contreras, 1987: 5). Em terceiro lugar o antroplogo um profissional ...que estuda as culturas das diversas populaes em todas as suas manifestaes (tecnologia, sistemas de valores e crenas, organizao social) e as estruturas e modelos culturais em geral, com um mtodo interdisciplinar... (De la Fuente, 1998).

O objecto de estudo da antropologia


Os modos de vida de outras partes do mundo costumam fascinar, estranhar ou gerar uma viso extica. A antropologia oferece um conhecimento humano e comparativo do mundo e da sua diversidade cultural. Podemos estabelecer, relativamente ao seu objecto de estudo, os seguintes tipos de definies a antropologia: 1. Estuda os seres humanos em geral, e estabelece leis vlidas para o conjunto da humanidade. 2. Estuda os produtos e as aces dos seres humanos: comportamento social, costumes, cultura, rituais, parentesco, vida quotidiana, cultura material, tecnologia, etc. 3. Estuda grupos humanos ou culturas de todas as pocas e partes do mundo. 4. Estuda alguns tipos de sociedades: primitivas, pr-industriais, simples, complexas, tradicionais, industriais, ps-industriais, no ocidentais, ocidentais...

A crise do objecto de estudo da antropologia


Anteriormente, a antropologia era pensada como o estudo das sociedades sem escrita, etiquetadas, sob uma perspectiva evolucionista, como sociedades primitivas. Nesta perspectiva, essas sociedades coincidiam basicamente com as sociedades no ocidentais. O termo de primitivo foi, no entanto, abandonado devido sua notao pejorativa e ao falso binmio selvagem / civilizado. A partir de ento, a antropologia foi pensada como o estudo de pequenas comunidades camponesas, nas quais as relaes interpessoais e a falta de especializao econmica eram muito importantes, assim como a sua homogeneidade e o seu equilbrio internos. A antropologia virou-se assim para Ocidente. Posteriormente, a antropologia dos primitivos e dos camponeses passou a ser uma antropologia no e do espao urbano e do urbanismo. Desta forma, a antropologia passou a ser uma cincia que estuda qualquer problema sociocultural, em qualquer parte do mundo.

Em sntese, atualmente, podemos pensar a antropologia como uma disciplina que:


Estuda a cultura inserida num contexto social. Estuda a conduta humana e o seu pensamento, no seu contexto social e cultural.

Estuda as semelhanas e as diferenas entre as culturas: o que nos faz iguais e o que nos faz diferentes, relativamente ao(s) outro(s). Estuda as formas de pensar, perceber e lidar com os mltiplos outros.

Exemplo etnogrfico: Existe um mito cherokee que descreve, da seguinte forma, a origem dos seres humanos: O criador pegou num pedao de barro, fez uma figura e meteu-a no forno. Pouco tempo depois, tirou-a do forno. Uma vez que a figura tinha assado pouco tempo, saiu um ser humano branco com a face plida os rostos plidos. De seguida, o criador fez outra figura e meteu-a, igualmente, no forno, deixando-a a muito tempo. Dessa figura saiu um ser humano preto. Finalmente, voltou a fazer outra figura e meteu-a no forno o tempo justo, criando, assim, os cherokee.

A antropologia como espelho para a humanidade


A antropologia um espelho para a humanidade, isto uma cincia das semelhanas e das diferenas humanas (Kluckhon 1944: 9), que da resposta ao dilema da convivncia intercultural entre pessoas com modos de vida diferentes. Esta preocupao pela diversidade humana uma das chaves da antropologia, pois ao observarmos os outros podemos ver-nos, mais claramente, a nos prprios. 2. A ANTROPOLOGIA E OS SEUS CAMPOS DE CONHECIMENTO |CAMPOS DA ANTROPOLOGIA |As diferenas entre os vrios campos da antropologia baseiam-se, essencialmente, nos objectos de estudo e problemticas de anlise, mas tambm no que concerne s teorias, mtodos de estudo e tradies acadmicas concretas. |A. Antropologia Filosfica. O seu objecto de estudo a pessoa humana como ser genrico; aquilo que as pessoas tm em comum. |Estuda generalidades e utiliza conceitos muito abstractos. O seu mtodo geralmente introspectivo: dedica-se ao interior da pessoa humana e trabalha sobre o conceito do conceito. |B. Antropologia Fsica. Estuda a evoluo biolgica humana, isto , a relao entre a evoluo biolgica e a cultural; utiliza mtodos como a paleoantropologia (estudo dos antepassados humanos; uma tentativa de desvelar a evoluo biolgica dos humanos, desde o primeiro momento do aparecimento dos primatas at aos nossos dias), a antropometria (medies anatmicas), a anatomia comparativa (estudo comparativo de fsseis humanos) ou a raciologia (classificao das raas humanas). Actualmente, utilizam mtodos prprios da gentica molecular para distinguir aos primates dos humanos. Nos E.U.A., e relativamente a este uso da gentica molecular, os antroplogos fsicos preferem ser chamados antroplogos biolgicos. C. Antropologia Sociocultural. Estuda as diferenas entre humanos e animais (os humanos criam e tm culturas).

|C.1. Antropologia Cultural. uma terminologia norte-americana. O seu fundador Franz Boas, um alemo emigrado aos E.U.A. que converteu a musestica (etapa prvia antropologia cultural) norte-americana em cincia. Boas formou-se numa escola neokantista e o seu esquema terico de referncia o da Ilustrao. A Ilustrao da Alemanha reage, teoricamente, ao mundo medieval (teocentrismo: Deus centro de todo), e prope como alternativa o antropocentrismo (o humano como centro do mundo). O objectivo era ultrapassar os esquemas das crenas para chegar aos esquemas da razo. preciso converter o ser humano num ser cientfico.

ANTROPOLOGIA CULTURAL
Antropologia Cultural ou Social - estudo diferencial das crenas e das instituies de um grupo, concebidas como fundamento das instituies sociais e consideradas em suas relaes com a personalidade. Estudo do homem como fazedor de cultura, investigando suas culturas no tempo e espao, origens e desenvolvimento. Como cincia social seu objetivo consiste nos modos de comportamento hereditrio e por aprendizagem. o homem criando seu meio cultural mediante formas diferenciadas de comportamento, e evidenciando o carter biocultural do desenvolvimento humano. O homem possui certas caractersticas que o distingue dos outros animais, tornando-o diferente em relao ao resto da natureza, um ser inventivo e progressivo, usa linguagem profissional (escrita e oral), um animal pensante, criatura que possui senso tico com uma conscincia moral (certo/errado), ser reflexivo, religioso, dotado de emoes esttica, animal social e poltico, criatura finita e inacabada. Para responder o que o homem, a antropologia tem dimenso biolgica, scio cultural, filosfica.

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinria, manifestaes religiosas, tradies, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso territrio, apresenta diferenas climticas, econmicas, sociais e culturais entre as suas regies. DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL A cultura brasileira uma sntese da influncia dos vrios povos e etnias que formaram o povo brasileiro. No existe uma cultura brasileira perfeitamente homognea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, aps mais de trs sculos de colonizao portuguesa, a cultura do Brasil , majoritariamente, de raiz lusitana. justamente essa herana cultural lusa que compe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser um mosaico tnico, todos falam a mesma lngua (o portugus) e, quase todos, so cristos, com largo predomnio de catlicos. Esta igualdade lingustica e religiosa um fato raro para um pas de grande tamanho como o Brasil, especialmente em comparao com os pases do Velho Mundo. Embora seja um pas de colonizao portuguesa, outros grupos tnicos deixaram influncias profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indgenas, os africanos, os italianos e os alemes. As influncias indgenas e africanas deixaram marcas no mbito da msica, da culinria, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de emprstimos lngua portuguesa. evidente que algumas

regies receberam maior contribuio desses povos: os estados do Norte tm forte influncia das culturas indgenas, enquanto algumas regies do Nordeste tm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no serto, h uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitanos e indgenas, com menor participao africana. No Sul do pas as influncias de imigrantes italianos e alemes so evidentes, seja na lngua, culinria, msica e outros aspectos. Outras etnias, como os rabes, espanhis, poloneses e japoneses contriburam tambm para a cultura do Brasil, porm, de forma mais limitada. Antropologia Fsica ou biolgica
A Antropologia Fsica ou Biolgica e a Cultural recorrem a mtodos (conjunto de regras para investigao) e tcnicas (uso do conjunto de normas para levantamento de dados) para atender a seus objetivos de maneira fcil e segura.

BIBLIOGRAFIA -BERNARDI, B. (1974): Introduo aos estudos etno-antropolgicos. Lisboa: Edies 70. -BESTARD, J. E CONTRERAS, J. (1987): Brbaros, paganos, salvajes y primitivos. Una introduccin a la Antropologa. Barcelona: Barcanova. -DE LA FUENTE GMEZ, C. (1998): Todos los estudios y carreras. Barcelona: Planeta. -GATES, B. (1999): El maestro y el ordenador, em http://www.elmundo.es/navegante/99/octubre/03/entrevista.gates.html -GEERTZ, C. (1989, or. 1983): El antroplogo como autor. Barcelona: Paids. -GONDAR, M. e outros (1980): Antropologa y Racionalidad. Santiago de Compostela: Slvora. -GONZLEZ ECHEVARRA, A. (1987): La construccin terica en Antropologa. Barcelona: Anthropos. -HARRIS, M. (1995, or. 1983): Antropologa Cultural. Madrid: Alianza.

Vous aimerez peut-être aussi