Vous êtes sur la page 1sur 8

Apostila de Redao Discursiva Professora: Zlia Ribas

Redao: o ato de escrever corretamente e bem, com coeso e lgica. Aspectos: do emprego dos elementos na frase; da observao semntica no contexto; da aplicao gramatical no perodo. A redao tem que ter: - sentido completo; -verbo; -princpio ( introduo), meio( desenvolvimento) e fim( concluso). Um conjunto de linhas escritas de forma coesa e coerente = um pargrafo redacional; Um conjunto de pargrafos ordenados texto redacional. Segundo Othon Marques Garcia, o pargrafo uma unidade de composio constituda por um, ou mais de um perodo, em que se desenvolve determinada idia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundrias, internamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela. Ttulo(Quando exigido pela Banca): uma referncia vaga do assunto; uma expresso mais curta que o tema; na maioria das vezes, no contm verbo. Tema: uma afirmao com incio, meio e fim sobre determinado assunto, onde se percebe tomada de posio; um perodo(simples ou composto); Tema=perodo=frase Frase declarao com sentido completo Orao declarao com verbo Fazer uma dissertao consiste em defender uma idia, argumentar de modo subjetivo ou objetivo de acordo com o que lhe foi proposto; atendendo para a delimitao do tema e a fixao do Objetivo. Elaborao de pargrafos: A unidade de composio do texto o pargrafo Idia-ncleo/frase-ncleo/ tpico-frasal/ tema=pargrafo-padro Pargrafo-fragmento discursivo que contempla uma unidade de idia no desdobramento temtico observe: quando as frases se agrupam e se ordenam, logicamente, para uma mensagem mais ou menos ampla, dizemos que elas formam um pargrafo. E esse pargrafo gira em torno de uma idia-ncleo /tpico-frasal/frase-ncleo, formando o pargrafo-padro.

Assunto: idia central Delimitao do assunto: fragmentao, diviso do assunto em partes e/ou idias. Objetivo: o porqu da criao do texto/TESE. Fixao do Objetivo: com a delimitao do assunto, torna-se fcil fixar o objetivo. A fixao facilita a seleo das idias e a ordenao. Determinar para que se vai escrever, com que finalidade, para atingir quais objetivos; uma etapa indispensvel no planejamento do ato de escrever. Delimitao do tema: Delimitar, dividir em partes, ou seja, passar do amplo para o mais restrito. Por exemplo, imagine o ttulo: Poluio. um assunto muito amplo que ser delimitado em: poluio sonora, poluio no ar, poluio nos rios, poluio poltica, poluio social, causas e conseqncias da poluio no ar e outros.

Toda dissertao obedecer estrutura padro do texto:

Introduo> (comeo): contm o TEMA escolhido e o problema, a ser analisado:

Desenvolvimento> (argumentao): a exposio objetiva ou subjetiva dos argumentos, de raciocnios que devem fundamentar o ponto de vista, da posio adotada diante do assunto. Concluso (fecho)que a resposta ao problema levantado. Essas trs partes devem estar relacionadas entre si para que haja coerncia, clareza e coeso, qualidades essenciais a qualquer texto escrito. Uma vez que as idias j esto organizadas, selecionadas e separadas em introduo, desenvolvimento concluso, voc dever delimitar o TEMA. Estrutura da dissertao:

A dissertao deve apresentar a seguinte estrutura: 1)- INTRODUO:( ambientao acerca do tema+apresentao da tese). *no existe Introduo sem tema( tpico frasal=idia central) *Pargrafo (Padro), isto , o tema faz parte da Introduo. *Tema: sempre o primeiro pargrafo da dissertao. *O tema contm princpio , meio e fim, isto , encerra um pensamento completo e sempre tem verbo; *O tema dever ser: **Correto: isto , com incio ( primeiro elemento) =fato(assunto geral); Meio(ao e/ou Equivalncia)=verbo e Fim(segundo elemento)=resultado/objetivo(tese); **Completo, isto , com ampliao. *O tema pode vir ampliado com: uma explicao, exemplos, comentrios, ou citao de argumentos para serem explicados, exemplificados, defendidos ou expostos no desenvolvimento da dissertao( redao discursiva). *O tema pode ser: **uma definio: O homem um ser racional; ou um conceito, isto , uma definio mais abrangente: O homem um ser racional que age por instinto, pela razo e por sentimentos; (funo metalingstica). **uma proposta a ser defendida: com a entrada do Milnio, o Brasil ainda apresenta problemas se soluo; **uma pergunta: o que se espera com a chegada da virada do sculo, quartel, dcada, anos, meses?

Na INTRODUO: *Deve-se evitar conjunes subordinativas; -Use: preferencialmente, conjunes coordenativas ( pois, porque, ou, mas, porm, todavia, j, j, portanto, logo, e , nem, que , contudo); pronomes relativos(oraes subordinadas adjetivas); oraes reduzidas. *Poder usar ganchos, como: alm do mais, assim, dessa forma, alm disso. *Poder usar verbos de ligao, principalmente, o verbo ser (equivalncia). *No use: na introduo, nem no desenvolvimento e muito menos na concluso: abreviaes, siglas, as expresses: etc...reticncias(...), aspas(). *Na Introduo, basta apenas um pargrafo bem elaborado. A nica exigncia que a Introduo nunca poder ser maior que o desenvolvimento. *No tema voc dever amarrar a tese, isto , especificar o que ir defender em seu desenvolvimento. 2)-Desenvolvimento: Confirmao da idia-ncleo; - apresentao de idias complementares (argumentao) . Desenvolvimento: a parte maior da Dissertao, a parte em que o redator explica, comenta, exemplifica, argumenta, expe, ou defende o Tema. O desenvolvimento dever conter, pelo menos, dois pargrafos ou mais. A soma dos pargrafos do desenvolvimento dever conter o dobro ou mais de linhas que a introduo. Desenvolvimento varia de acordo com o tema sugerido. No desenvolvimento poder usar: *Oraes subordinadas e/ou coordenadas entre si, porm procure, na medida do possvel evita-las, substituindo-as por: *Substantivos abstratos(ex:que devolvesse= a devoluo) *Por oraes reduzidas: -de particpio(verbos em ado/ido), ex: quando acabou o mandato=acabado o mandato); -ou reduzidas de infinitivo(verbos em R), ex:quando saiu=ao sair). -ou eliminando oraes desenvolvidas, ex:o livro que me fora emprestado= o livro emprestado. *EVITE: locues verbais(dois ou mais verbos funcionando como um s), troque-as pelo verbo principal, ex:haverei de vencer= vencerei,/ estou estudando=estudo,/tenho sonhado=sonho,/ havia falado=falava. *Use voz ativa(sujeito que pratica ao), ou a voz passiva com agente indeterminado; ex: A Sndrome da Imunodeficincia Adquirida alastra-se em todas as regies brasileiras, devido falta de esclarecimento da populao de classe mdia-baixa que apesar dos esforos das Instituies de Sade em combate-la, por meio da Mdia, o resultado no tem sido satisfatrio.

3) Concluso: *corroborao fortalecimento da tese- apresentao de soluo. * a parte final da dissertao, dever conter apenas um pargrafo, preferencialmente, s se for restritamente necessrio, podem-se usar dois pargrafos, desde que no fique maior que o desenvolvimento. 1 parte: volta ao tema(voc colocar, se quiser, na primeira linha de sua concluso um gancho como: dessa forma, em virtude dos argumentos apresentados, ou em vista dos argumentos mencionados, ou levando-se em conta o assunto observado,ou por tudo isso, ou dado o exposto) mais a referncia ao tema, escrito com outras palavras.

2 parte: contribuio acerca do tema ou proposta de soluo ou posicionamento (voc poder propor solues suas, e/ou jogar a soluo para quem de direito: governantes, instituies, empresrios, congressos, escolas, diretores, mdia impressa, televiso, famlia, pas, comunidade, organizaes no-governamentais-ongs, ou qualquer entidade ou rgos responsveis, dependendo do tema proposto. Obs.:posicionar-se estabelecer, de forma coletiva e universal, o ponto de vista debatido, exposto, defendido, discutido, argumentado. No mude a pessoa verbal ao posicionar-se. 3 parte: Eplogo( o fechamento, comentrio final) procure sempre dar um final esperanoso, voltado para o futuro e sempre com otimismo. Busque qualidade em seu contedo, no seja bvio. preciso planejar o texto, mesmo que seja pelo esqueleto. necessrio que o autor tenha clareza da seqncia de idias que vai desenvolver antes de iniciar a redao . O contedo envolve dados, informaes e idias selecionadas e organizados de forma a expressar a viso crticoanaltica de quem redige. A linguagem, em especial, nos momentos de demarcao das partes- introduo, desenvolvimento e concluso, deve ser adequada quanto ao contedo, como tambm sua funo estrutural, evitando chaves, lugares-comuns e redundncias. Evite julgamentos. Nunca use: importante, fundamental, crucial, muito importante, o melhor, mais, o pior, o menos, o maior. So destaques, so expresses subjetivas e desnecessrias ao texto objetivo. O que colocar no lugar? Nada; no faz falta ao texto; s vezes voc dever fazer substituies. Evite usar: advrbios(so subjetivos, conotativos, literrios, s vezes, populares); Evite usar: adjetivo conotativo(semntica pessoal, subjetiva; posiciona-se antes do substantivo) Na Introduo, delimite o tema. Inicialmente, apresente uma afirmativa suficientemente definida e limitada, sem nenhum argumento, prova ou razo. Depois, faa um breve comentrio do tema, que servir de apoio para sua argumentao. No Desenvolvimento, siga o roteiro apresentado pela Banca, d consistncia aos seus argumentos e observe o princpio da sequncia lgica do pensamento e da progressividade textual. Na formulao dos argumentos, explicite fatos, exemplos, ilustraes, dados estatsticos, dados legais, comparaes adequadas e elucidativas, aluses histricas pertinentes. Lembre-se de partir das provas mais frgeis para os mais fortes, mais irrefutveis. Frise, em cada argumento, os pontos principais de sua tese. Preveja as possveis objees do opositor ou leitor e refute-as a seu tempo. No Fechamento, reforce o pressuposto orientador do seu texto. Como iniciar uma Introduo: voc deve ser bsico e simples: consiste na apresentao sucinta da tese a ser defendida ou do pressuposto sobre o qual vai se expor. Introduo roteiro ou plano de desenvolvimento: alm da apresentao da tese ou do pressuposto orientador, enumeram-se os argumentos ou as bases expositivas que constituiro o desenvolvimento da prova discursiva. Nesse tipo de introduo, necessrio respeitar os argumentos ou as bases expositivas enumeradas e tratar de cada um deles no desenvolvimento. Lembre-se de observar o critrio da progressividade textual. Se enumerar dois argumentos ou bases expositivas, o desenvolvimento ter, pelo menos, dois pargrafos. Se enumerar trs, o desenvolvimento ter trs pargrafos. Introduo bsica parafraseada: quando o tema da prova uma afirmao, o candidato pode utilizar-se da parfrase (reescreve-se o tema com outras palavras e mantm-se original). Introduo bsica definidora ou conceitual: nesse caso, a apresentao do ponto de vista ou do pressuposto orientador d-se por meio da definio de um vocbulo, geralmente a palavra-chave do tema a ser tratado. Questes Discursivas

Questo 1 Entre os fatores que caracterizam um pas subdesenvolvido, est o contraste clamoroso nos nveis de vida da populao. O exemplo das famlias que habitam em cavernas, na fronteira do Piau com o Cear, mostra que subdesenvolvido e injusto so conceitos suaves para definir a nao. O fato de famlias viverem, h mais de uma gerao, quase como homens do perodo paleoltico desafia qualquer aspecto que possa sustentar um perfil minimamente moderno e igualitrio da sociedade. Para esses poucos lavradores, o fogo ainda uma arma vital. Enquanto alguns reclamam do exguo espao dos apartamentos

modernos, estes moram entre fendas de rochas, encolhidos pelo teto baixo, ameaados por desabamento e sem o menor instrumento que permi ta identificar traos do que a civilizao denomina habi tao. No dormem sobre camas, mas sobre jiraus. Caneta, xampu e sabonete so seus objetos de desejo. Para um pas que enfrenta srias contradies sociais, os habitantes das serras da Ibiapaba e Grande retratam de maneira mais impressionante o quanto so profundas as disparidades nacionais. No se trata de tornar esse caso, chocante mas localizado, um emblema nacional. Ainda assim, ele lembra o quanto ainda tem de ser feito para se chegar modernidade. Folha de S. Paulo, 22/2/1996 (com adaptaes). Tomando por estmulos o fragmento e a ilustrao acima bem como o texto de abertura da prova objetiva de Conhecimentos Bsicos, redija um texto dissertativo que apresente seu posicionamento acerca do seguinte tema: O auxlio das telecomunicaes no combate s diferenas sociais.

Questo 2 Metfora do Liquidificdor O atual estgio de profundos avanos tecnolgicos e acelerao contempornea no campo da informao 13 (ciberntica, informtica e eletrnica) seguidos pela dinmica das relaes sociais em escala mundial so os eixos temticos que me alimentam de preocupaes em querer entender melhor esse rico estgio de incertezas do humano, muito recheado de representaes e discursos divergentes. Estou entre a metfora do liquidificador e a ps-modernidade como sendo esse grande liquidificador. Assim vejo que na idia de globalidade componho-me, decomponho-me e recomponho-me em fractais de uma totalidade com-nexa e des-com-nexa, em meio a unicidade e a totalizante fragmentao liquidificaste do lugar e do nolugar, das pessoas e das no-pessoas, enquanto indivduos, comunidades e sociedades. Sejam secretas, annimas, virtuais ou simplesmente tribais. No conceito mais atual de tribo, gueto e linguagens que o mundo da informao e lingstica nem sempre conseguem decifrar com facilidade, mas que j so identificadas como comunidades virtuais. Expresses, impresses e revelaes com sentidos que nem mesmo estas palavras conseguem dizer. O universo de informaes que foi sendo aprendido, apreendido e compreendido no convvio, nos contatos e re-viver dos relatos e experincias lidas ou de fato experimentadas em meu cotidiano foram fundamentais para o que reflito agora. Um filme sem roteiro prvio e definido se desenrola dentro de mim. Meu caderno de capa preta e pginas numeradas vo ficando repletas de aspas (" ") e fragmentos plurais do dizer e do pensar. Um texto descom- nexo, apenas um pr-texto para este texto que no deixa de ser tambm um pretexto de minhas apreenses. Como a temtica muito instigante, me sinto um pouco no "olho de um furaco" , mesmo sabendo que esse debate todo sobre ps-modernidade em meio ao lido, extremamente introdutrio de outras profundidades a posteriori. Sem esquecer de um rebuscar da importncia em trabalhar a lingstica, hermenutica e a informao para a construo da subjetividade, o que me deixa de olhos "esbugalhados" (arregalados), mesmo sabendo que olhos so pontos de vistas, imagens do olhar ou espiar, viso reflexiva da exterioridade interior, para alm do simples olhar, seja do olho dgua ou do olho do furaco. Esse olhar ps-moderno como um olhar de deciso provisria e em infinitas direes. Nesse jogo de palavras o brilho solar engravida a lua em fases meio cheias, meio nuas, enquanto minha identidade vai sendo propositadamente perdida, roubada, desencontrada em sua digital e imagem fotogrfica, agora colorida pelo artifcio da tecnologia. Sem identidade me sinto engolido pelas digitais dos cdigos de barras em branco e preto e cartes magnticos multicoloridos que alimentam sonhos da era digital, que estava na digital de minha identidade roubada. Sem digital, mas com a ris dos olhos digitalizada e lida pelo caixa-rpido 24 horas da esquina, sinto o tempo ritmado pela ps-modernidade marcando meu corpo com seu lazer/flesh em arco e flecha a flechar a ris do meu olhar de arco-ris. Enquanto busco um amadurecimento de minhas sementes nos esconderijos profundos da alma, tambm busco um viver mais tranqilamente o sentido e o dizer as coisas. Mas, a velocidade supersnica e seus pacotes tecnolgicos ignoram minha razo inocente, dizendo que no ando apenas HERECTUS. Vivo o estgio do andar sentado e em alta velocidade, sobre duas rodas, quatro rodas, ou sobre asas. Ando sentado, me deslocado em tempo real pela net world (sistema htt// e www) com capacidade para resoluo de milhares de problemas que levariam muito tempo e que necessitariam do deslocamento fsico em muito espao. Estes pacotes tecnolgicos me deixam perplexo, fascinado, encantado e apreensivo diante de um mundo virtual de informaes com imagem, som e texto em uma velocidade tempo14

real com direito a incurses de terceira dimenso. Um desafio para um olhar ainda centrado no ato de ver com as mos do tocar, que apalpam o objeto observado. O Agora um tocar digital recheado de virtualidades to reais e objetivos quanto a subjetividade da lingustica. Este o tempo e o lugar da GLOBALIDADE, em que o contemporneo ou o ps-moderno nesse debate representa uma longa transio para o que estou nomeando de IDADE GLOBAL ou GLOBALIDADE. Este presente-presente da era informacional que requer da linguagem novos significados e alegorias. Talvez o que (FOUCAULT: ),( DELEUZE: ), (PIERRE LEVY: ), (BOAVENTURA: ), (CASTELLS: ), (LEVI STRAUSS: ), (LAYTARD: ), entre outros, levantaram em suas interpretaes e nos sentidos que deram as coisas, as palavras, smbolos, signos, significados, imagens representadas ou contextualizadas pela filosofia da diferena e pela forma de dize-la. No inteno criar ou continuar com uma classificao, mas, apenas dizer que em meio aos diferentes e aceitos sistemas, organizaes, redes, associaes e sociedades como ordem aceitas pela cincia e pela sociedade, sinto um certo delinear de global-idade ou idade global, da chamada contemporaneidade e ou ps-modernidade; da modernidade e ou idade moderna; da medieval-idade e ou idade medieval; da antiguidade e ou idade antiga, bem como dos estgios mais distantes do desenrolar das sociedades humanas em diferentes espaos e tempos. No significa que esteja querendo voltar ao essencialismo e ao revelacionismo da mitologia do encantamento. Ou melhor, no estou querendo voltar para lugar nenhum ou tempo sem linearidade, mas apenas sentir e refletir sobre este presente-presente que se afutura a cada instante em sistemas cada vez, mais complexos. Sistemas que fogem da lgica dual (metade deus, metade diabo), que questiona a exata medida das coisas e da vida num nico espao/tempo provisrio. Um Ciberespao (LVY, 2000:31). A vida cotidiana vai sendo vivida aos bilhes nos quatro cantos do planeta, em meio a tudo isso, estou a tentar compreender os fios que tecem a subjetividade humana, e tambm suspeitar de sua existncia e de sua importncia para estes dias. As contradies e embaraos marcam este estgio em que o natural e o artificial permeiam os seres, sujeitos ou no de uma condio humana de ser. A humanidade em questo se alimenta de alimentos geneticamente modificados. Hbridos e clones so cada vez mais comuns em nosso presente-presente que se a futura enquanto me choco com a totalidade do verbo que se faz e desfaz em cada palavra, ato ou pensar. A natureza do humano j mquina em diferentes estgios de desenvolvimento e agora de evoluo. O organismo humano e todo o ambiente no qual ele estar envolvido se reveste de elementos artificiais ao ponto de no se identificar mais dicotomias do ser e do no ser. A experincia dos implantes, transplantes, enxertos, prteses e rgos artificiais engendram uma gerao 15 de seres em estados artificiais que colocam em xeque a originalidade ou naturalidade do humano . Estas so algumas das preocupaes apresentadas por (DONNA, in.: TADEU, 2000:131) em seu tratado sobre ciborgue. Estes elementos vo para alm da cincia e tecnologia, para alm da biologia e da mquina e se encontram com a prpria lgica do divino no humano e os valores ticos da sociedade. Do p nuclear a engenharia gentica; dos hbridos aos clonados. Estes paradoxos esto todos conectados 16 ao chamado ciberespao e a cibercultura controladas por um rigoroso sistema de informaes e capitais que seguem a lgica do simulacro a nos encantar apenas pela ma, esquecendo a rvore do conhecimento. o que DONNA, 2000:133) identifica como C-3 (Comando-controle-comunicaointeligncia). Elementos conectados a teoria da linguagem, do controle e suas contradies identitrias como construo social e poltica da linguagem.

Questo 3 Da linguagem banal a informao ambiental

A idia relacionar a linguagem como elemento envolvente dos sistemas de informaes e da prpria cincia que at certo ponto se torna refm do discurso e da representao. A informao ambiental como banalidade do discurso uma tentativa de conectar os limiares da ps-modernidade com a super informao, seus veculos em rede e todo o emaranhado de contradies do presente-presente. Incio, meio e fim. Estou aqui diante de trs coisas. Tendo que comear a dizer sobre um tema que vem se tornando cada vez mais banal; no meio de um verdadeiro bombardeio de informaes sobre a importncia de preservar a natureza e muito preocupado com o fim de tudo isso, pois enquanto as pessoas falam ou discutem o meio ambiente, muitos esto com o cigarro aceso ou acabaram de jogar o papel do bombom pela janela. Vivo o paradoxo da ps-modernidade em que a linguagem, a informao ou o discurso ocupam o centro da cincia. A linguagem a ponte na criao das relaes. A teia com os outros mundos e o espao do dizer e da produo cultural. A informao passou a ser o elemento de maior importncia para o mundo contemporneo. Um mundo visual que produz a conscincia da sensibilidade, o conhecimento dos primrdios e as imagens construdas pela vida de cada pessoa.

A linguagem constri cincia, (des)constri o censo de verdade ou de realidade alimentando idias e utopias. A linguagem cria condies, quebra fronteiras e desafia a constante idia de ponto final. A capacidade cultural e tecnolgica de dizer, de falar, de escrever, de informar e de estabelecer conexes intervencionando a lgica do tempo e do espao, abrindo portas para a tele-distncia na arte da idia do humano como sendo um programa de palavras ditas, no ditas e por dizer, imagens e representaes ensaiadas em cada ato do cotidiano. "Se a espcie humana ainda precisa de uma alavanca para modificar o mundo. Modificar, no. Para salvar o mundo, ela j reencontrou. Essa ferramenta, usada e demonstrada com competncia pelos cinco mil jornalistas que fizeram a cobertura da Cpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentvel, a Rio+10, em Johannesburgo, na frica do Sul, tem um novo nome: informao ambiental". (Cf. FIRMINO, Hiram. Pp. 06:2002). A grande questo : at que ponto a totalidade da informao ambiental tem surtido algum efeito real nas atitudes humanas, em seus Estados, Governos, Sociedades e Empresas? Sem sombra de dvidas, a informao ambiental foi totalmente democratizada. Internet, televiso, vdeos, rdios, revistas, jornais, folhetos, etc. So produzidos diariamente com temas que esto relacionados com o meio ambiente e sua preservao. J so mais de 6,8 bilhes de seres humanos, e de um jeito ou do outro a informao ambiental chega at as pessoas. A questo em que condies de vida est a grande maioria da sociedade humana para transformar informao em prtica cotidiana para preservar o meio. "A tirania da informao e do dinheiro so apresentadas como pilares de uma situao em que o progresso tcnico aproveitado por um pequeno nmero de atores globais em seu benefcio exclusivo". (SANTOS, 2001:38) Assim, o discurso do sustentvel se torna insustentvel para a grande maioria das pessoas aparentemente inseridas na globalizao do planeta. Mas, at que ponto as pessoas se importam com estas questes a ponto de mudarem de atitudes? claro que a conscincia no se faz num dia, mas no dia da conscincia de cada um e estas so questes relevantes para o momento pelo qual passa a humanidade. Estou percebendo que o problema no de (cons)cincia - conhecimento. A questo maior que existe uma poluio da informao em todos os sentidos. A massificao da informao ambiental acompanhada de uma massificao ainda maior do consumismo. Ao lado de uma informao do tipo defenda a natureza, so produzidas dezenas de informaes sobre compre, compre, compre, consuma, consuma, consuma, compre, consuma, compre, consuma, compre. A sociedade de mercado monopolista e de consumismo a qualquer preo j descobriu as marcas ecolgicas, que geralmente tambm so dezenas de vezes mais caras. J existe nos supermercados, sees inteiras de produtos ecologicamente corretos: caf ecolgico, acar demerrio e mascavo, acar orgnico claro, arroz integral e ecolgico, verduras orgnicas e sem agrotxicos, etc. Estas marcas disputam espao com os ligthes, dietticos, transgnicos, enlatados, estabilizados, e todas as "marcas envenenadas e turbinadas" do mercado tecnolgico dos alimentos. Se as pessoas continuarem pensando globalmente, mas no fizerem nada localmente, enquanto indivduo, comunidade, cidado e nao, o fim no ser surpresa. A situao do planeta de alto risco, mas as prticas da superproduo capitalista despreocupada dos efeitos sobre o meio ambiente me deixa perplexo, impotente de qualquer ao efetiva contra este estado e velocidade destrutiva. A aparente ao de muitas empresas que esto investindo em defesa do meio ambiente, principalmente empresas com elevado nvel de poluio. Fazendo uma meia culpa. Mas no geral continuam com suas atividades a todo vapor. Ou seja, no basta um programa paliativo. preciso de uma radical mudana de atitudes. Uma sociedade ecolgica, uma humanidade ecolgica precisa ser pensada e praticada em todos os sentidos. Mas o que ser esta tal sociedade e humanidade ecolgica? Ser s mais um emaranhado de palavras tpicas da ps-modernidade? At que ponto os alimentos e agrotxicos combinam? O humano avanar ao ponto de dispensar o ar, alimento e gua? Ou ter que criar as condies para garantir a natureza dessa necessidade bsica do ser vivo. A explorao abusiva dos recursos naturais coloca a humanidade diante de uma natureza fnebre. A natureza como ambiente dos lugares estragados, a natureza como um depsito de lixo a cu aberto. (MARIANO NETO, 2000:73). A informao ambiental uma prtica que comea a ser espacializada pela mdia a partir da reunio do Clube de Roma, anos 70, primeiro passo para a percepo de que os recursos naturais no so renovveis, e que a super explorao dos recursos renovveis coloca em risco a vida na Terra. Desse encontro tira-se o documento que aponta para o Crescimento Zero. Em que os pases ricos alertam o mundo para os problemas ambientais globais, causados pela sociedade urbano-industrial e crescente dinmica demogrfica dos pases subdesenvolvidos, colocando em risco o desenvolvimento econmico e o meio ambiente, especialmente para as naes com dependncia tecnolgica e atraso econmico que propagam "o desenvolvimento a qualquer custo" (Brodhag, 1997:49-55).

Em 1972, a Organizao das Naes Unidas - ONU, convoca a Conferncia de Estocolmo (Sucia), que marcou a mundializao das questes ecolgicas. (Sene & Moreira, J. C. 1998:407) Nessa "Declarao do Ambiente", so perpassados os primeiros acordes para as preocupaes com o desenvolvimento sustentvel, com um forte apelo aos direitos fundamentais do homem - vida, liberdade e igualdade de condies em um ambiente racionalmente protegido, em que o desenvolvimento deve ser planejado pelo Estado no sentido de melhorar o ambiente em benefcio das populaes; fazer uma gesto dos recursos, preservar e melhorar o ambiente, assegurando s geraes atuais e vindouras uma melhor qualidade de vida. Foram aprovados 26 princpios gerais e pouca ao por parte dos diferentes pases. O importante que Estocolmo marcou a viso ecolgica global, tendo sido, de fato, uma conferncia de carter planetrio. Na sequncia, acontece Rio 92, (Brasil) Conferncia Internacional da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, com a presena de 106 chefes de Estados ou representantes e mais de 35 mil pessoas. Este encontro resultou na "Agenda 21", com quarenta captulos, 800 pginas, muitas sugestes e poucos compromissos firmes. Pois este documento no fixou objetivos, estimativas, custos, nem modalidades. Estes so os fios invisveis que manipulam as contradies de uma poltica ecolgica mundial. As ONGs e outros se contrapuseram ao encontro patrocinado pela ONU, 17 mas o que prevaleceu foram as decises do G-7 (o grupo dos sete pases mais ricos) e suas instituies financeiras. Os crimes ecolgicos e o modelo de desenvolvimento continuam, apesar do compromisso das naes em gradualmente diminuir tais crimes (Brodhag, 1997:61). O desperdcio da sociedade de consumo forma esse novo caldo de cultura, que no total, mas fragmentado nos indivduos de cada canto do mundo como em um processo sem fim. Incorporadores de valores, rugosidades, sentidos e ritmos do existir. Se a Rio 92 deixou claro que a natureza finita, limitada e que funciona dentro de um sistema interdependente e que precisa do princpio do equilbrio, pergunto o que de fato os governos, empresas e sociedade civil fizeram para reverter a velocidade de suas prticas econmicas anti-ecolgicas? J se passou uma dcada da Rio-92. Naquele perodo vrios ecologistas apontavam para esta situao de descaso com o meio ambiente. (FREIRE:1992) divulgou um manifesto intitulado a FARSA ECOLGICA. A ECO-92, Encontro Ecolgico paralelo ao Rio-92, foi fortemente criticado como divisionismo de radicais, mesmo assim e com a participao de ONG,s e outras entidades polticas e ambientais, produziram uma verso crtica ao encontro oficial das Naes Unidas. Do dia 26 de agosto a 04 de setembro de 2002, em Johannsburgo, na frica do Sul, foi realizada a Rio + 10. Uma Reunio da Cpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentvel. Reuniu mais de 160 chefes de estados, 45 mil delegados 18 e 7 mil ONGs representantes de 185 pases. Em nvel de representao internacional, essa foi sem dvidas a maior conferencia mundial sobre o tema. Hoje entendo porque a Rio+10 foi um fracasso frustrante. No s a Rio+10. Mais o Protocolo de Kyoto, e outros foruns menores promovidos pela ONU. A guerra Anglo-americana contra o Iraque e o descompromisso do Governo Bush e dos seus colaboradores em relao ao meio ambiente so os melhores exemplos de desrespeito a tudo que natural e humano. Isto , as potncias que controlam o mundo, usam o discurso para justificar seus interesses, mas no efetivam uma preocupao sustentvel para a humanidade e para o planeta. Para o Greenpeace, o Rio + 10 pode ter sido a 2 chance. Ser que existir uma terceira, quarta, quinta chance? Com esse capitalismo turbinado, os impactos locais, regionais, nacionais e globais j esto totalmente sistematizados. O pequeno Rio de minha cidade estar cheio de pneus pirelle, farestone, garrafas pet de coca-cola, latas de leo da Texaco, Shell e todas as grandes marcas, mundiais. O Rio 92, dez anos depois, encontra-se mais poludo, mais violento, mais pobre. A frica 92, dez anos depois, apresenta uma situao bem pior. O Rio+10 a pura constatao de que a agenda 21 foi mais gasto de papel, energia e utopias de um mundo ambientalmente vivel, socialmente justo e economicamente sustentvel. Para concluir esse quase manifesto, deixo aqui registrado a denncia de que no Brasil j existe uma nova indstria parecida com aquela da seca. a "Indstria Ambiental". Os recursos para salvar os rios, as florestas, os animais, a quase uma dcada aparecerecem nas placas dos governos federal/estadual e local, mas o ambiente continua degradado. Entidades esto sendo criadas para defender o meio ambiente com recursos estrangeiros, mas muitas so escritrios para carrear recursos para fins ilcitos e de particulares. Tanto os problemas ambientais, quanto as questes sociais, esto na mira de uma verdadeira indstria de manipulao das vontades e anseios de um humano enquanto senhor do seu destino. Questo 4 Democracia e Direitos Humanos Questo 5 Rede de corrupo: uma realidade brasileira.

Questo 6 O pas est mudando? Questo 7 Temos o dever de adaptar as estruturas do pas s exigncias necessrias para sua insero soberana na economia globalizada. Questo 8 Contribuio ou imposto? Questo 9 Para onde vai o dinheiro pblico? Questo 10 As mulheres na poltica A participao feminina no Parlamento, em diferentes partes do mundo(mdia dos pases por regio): Europa 16% Amrica 15% sia 15% Sul da frica 12% Brasil 7% Pases rabes 4% Questo 11:

"O meio ambiente , atualmente, um dos poucos assuntos que desperta o interesse de todas as naes, independentemente do regime poltico ou sistema econmico. que as conseqncias dos danos ambientais no se confinam mais nos limites de determinados pases ou regies. Ultrapassam as fronteiras e, costumeiramente, vm a atingir regies distantes. Da a preocupao geral no trato da matria que, em ltima anlise, significa zelar pela prpria sobrevivncia do homem." (Vladimir Passos de Freitas, na obra "Direito Administrativo e Meio Ambiente, p. 7) Questo 12:

A propriedade intelectual atingiu sua atual conotao aps uma srie de evolues em seus conceitos. Atualmente, permite a recompensa como fruto de um trabalho, o que constitui a base do direito moderno. Dois fatores principais tm atribudo maior valor propriedade intelectual no mundo hodierno. O primeiro sua visibilidade poltica, devido grande importncia econmica para os pases. O segundo que os bens imateriais superaram a tradicional estimativa concedida aos bens materiais e imveis. Assim, no raro, os bens imateriais de uma indstria so mais valiosos que o conjunto de seus ativos materiais. Em no mximo 30 linhas, comente os seguintes institutos, que abrangem parte da riqueza das naes: patente, marca, desenho industrial, indicao geogrfica, direitos autorais e direitos conexos.

Vous aimerez peut-être aussi