Vous êtes sur la page 1sur 6

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PEDRGO GRANDE ESCOLA EB23/S MIGUEL LEITO DE ANDRADA ANO LECTIVO 2011/2012

CURSO DE EDUCAO E FORMAO DE ELETRICISTA DE INSTALAES


TESTE DIAGNSTICO DE INSTALAES ELTRICAS DE FORA MOTRIZ

NOME DO FORMANDO________________________________ N ____, DATA___/___/___ AVALIAO ________________________ PROFESSOR ____________________________ ENCARREGADO DE EDUCAO ______________________________________________

A presente prova constituda por 30 questes, cada uma com 5 alternativas de escolha, num total de 150 alternativas possveis. O nmero de alternativas corretas varia de questo para questo. Assinala com um crculo todas as alneas que consideres corretas. Tem em conta que se existir uma alternativa de escolha mais abrangente (que englobe outra ou outras alternativas), apenas vlida a mais abrangente. Neste caso, as outras alternativas so consideradas incorretas. H 53 alternativas corretas, descobre-as! Boa sorte. ATENO: Para cada questo, qualquer alnea incorretamente assinalada anula uma alnea corretamente assinalada.

NOTA: Podes utilizar mquina de calcular.


1) Os fenmenos magnticos e electromagnticos assumem uma grande importncia no estudo da eletricidade porque: a) Neles assenta o princpio de funcionamento de muitos aparelhos e mquinas eltricas. b) Neles assenta o princpio de funcionamento de campainhas, motores, alternadores, transformadores, etc.. c) Deles depende a eletrlise. d) Neles assenta o princpio da conservao de energia. e) Todas as alternativas so corretas. 2) O magnetismo manifesta-se atravs da propriedade que alguns corpos possuem de: a) Atrair pequenas partculas de madeira, vulgarmente designadas por serradura. b) Atrair outros corpos ferromagnticos. c) Atrair outros corpos de policloreto de vinilo (PVC). d) Atrair outros corpos de natureza metlica. e) Atrair pequenas bolas de vidro.
Pgina 1 TA

3) A magnetite um minrio de ferro designado: a) man artificial. b) man natural. c) man paralelepipdico. d) man toroidal. e) man em forma de U. 4) O campo magntico de um man caracteriza-se por linhas imaginrias chamadas: a) Linhas cruzadas. b) Linhas paralelas. c) Linhas de fora. d) Linhas concorrentes. e) Linhas rectas. 5) As linhas de fora do campo magntico orientam-se: a) Do polo sul para o polo norte. b) Do centro para as extremidades. c) Das extremidades para o centro. d) Do polo norte para o polo sul. e) Todas as alternativas so corretas. 6) O fluxo magntico: a) uma grandeza que tem como unidade de medida o Weber (Wb). b) o conjunto de linhas de fora que abandonam o polo norte em direo ao polo sul. c) o conjunto de linhas de fora que abandonam o polo sul em direo ao polo norte. d) o conjunto de linhas capaz de influenciar o estado do tempo. e) Todas as alternativas so corretas. 7) A corrente elctrica cria: a) Depresses atmosfricas. b) Campos magnticos. c) Campos hidrostticos. d) Campos hidrotermais. e) Todas as alternativas so correctas. 8) O campo magntico de uma bobina ser tanto maior, quanto: a) Mais espiras tiver a bobina e mais curta ela for. b) Mais espiras tiver a bobina e mais longa ela for. c) Menos espiras tiver a bobina e mais longa ela for. d) Menos espiras tiver a bobina e mais curta ela for. e) Todas as alternativas so incorretas. 9) A lei da induo electromagntica diz que: a) Um campo magntico pode originar uma corrente eltrica. b) Uma corrente eltrica pode criar um campo magntico. c) Um campo magntico pode atrair partculas metlicas. d) Um campo magntico comporta-se como uma lmpada. e) Todas as alternativas so corretas.
Pgina 2 TA

10) A lei de Faraday diz que: a) Toda a variao de fluxo magntico, atravs de um circuito fechado, d origem a uma corrente induzida. b) Toda a variao de fluxo magntico, atravs de um circuito aberto, d apenas origem a uma fora eletromotriz (f.e.m.) induzida. c) Toda a variao de fluxo magntico, atravs de um circuito fechado, d origem a uma tenso induzida. d) Toda a variao de fluxo magntico, atravs de um circuito aberto, d origem a uma corrente induzida. e) S as alternativas c) e d) so corretas. 11) O Artigo 32 do RSIUEE, define aparelho de comando como: a) O que destinado a modificar o regime de funcionamento de um motor ou de um aparelho de utilizao. b) O que destinado a modificar o regime de funcionamento de uma instalao ou de um aparelho de utilizao. c) O que destinado a modificar o regime de funcionamento de uma instalao. d) O que destinado a modificar o regime de funcionamento de um aparelho de utilizao. e) Todas as afirmaes esto corretas. 12) Regulao : a) Um processo manual que mantm varivel a sada de um sistema, independentemente das perturbaes que tendem a alter-la. b) Um processo automtico que altera a sada de um sistema, independentemente das perturbaes que tendem a alter-la. c) Um processo automtico que mantm constante a entrada de um sistema, independentemente das perturbaes que tendem a alter-la. d) Um processo automtico que mantm constante a sada de um sistema, independentemente das perturbaes que tendem a alter-la. e) Um processo automtico que altera a entrada de um sistema, independentemente das perturbaes que tendem a alter-la. 13) A regulao contnua: a) Actua de forma intensa. b) Actua em duas posies. c) Actua de forma permanente. d) Mantm constante a sada do sistema. e) Todas as afirmaes esto corretas. 14) Os sensores so: a) Dispositivos destinados amplificao de sinal. b) Dispositivos destinados deteo de alteraes de comportamento de grandezas variveis. c) Dispositivos destinados transformao de grandezas no eltricas em grandezas eltricas. d) Dispositivos destinados a obter sinais eltricos. e) Dispositivos destinados ao controlo automtico de volume.
Pgina 3 TA

15) O dispositivo auxiliar de um elemento de comando constitudo por: a) Invlucro. b) Dispositivo de comando. c) Contactos. d) Bia. e) Todas as afirmaes esto corretas. 16) Os principais critrios de escolha dos auxiliares de comando por interveno humana so: a) As condies de utilizao. b) O local de utilizao. c) As caratersticas do circuito controlado. d) As caratersticas do invlucro. e) Todas as afirmaes esto corretas. 17) Os tipos de dispositivos de comando por interveno humana so: a) Botoneiras de encastrar. b) Botoneiras pendentes. c) Combinadores. d) Pedais. e) Todas as afirmaes esto corretas. 18) Os dispositivos de comando automtico so: a) Interruptores de fim de curso e interruptores de bia. b) Detetores fotoeltricos. c) Manostatos e vacuostatos. d) Termostatos. e) Comutadores cclicos. 19) O Artigo 40 do RSIUEE define contactor como: a) Um aparelho capaz de executar elevado nmero de manobras. b) Um aparelho de comando concebido para executar elevado nmero de manobras. c) Um aparelho de corte, accionado em geral por meio de um electroman, concebido para executar elevado nmero de manobras. d) Um aparelho de corte e comando, accionado em geral por meio de um electroman, concebido para executar elevado nmero de manobras. e) Todas as afirmaes esto erradas. 20) Os contactores de rotao so: a) Geralmente utilizados com correntes nominais na ordem das dezenas de amperes. b) Mais frgeis do que os contactores de translao. c) Pouco utilizados quando a frequncia de manobras elevada. d) Pouco utilizados em circuitos indutivos. e) Todas as afirmaes esto erradas.

Pgina 4

TA

21) Os componentes essenciais de um contactor so: a) Contactos principais ou polos. b) Sistema de extino de arco eltrico. c) Electroman. d) Contactos auxiliares. e) Todas as afirmaes esto correctas. 22) A cmara de grelhas de extino de um contactor: a) constituda por um conjunto de lminas finas de fibrocimento. b) Utiliza-se quando h grandes intensidades de corrente a cortar. c) Utiliza-se para grandes frequncias de corte. d) Contribui para diminuir a resistncia do arco. e) Todas as afirmaes esto erradas. 23) A bobina de "sopro magntico" de um contactor: a) colocada em paralelo com o circuito cuja corrente se pretende cortar. b) Tem grande aplicao nos contactores que cortam correntes de valor elevado. c) colocada em srie com o circuito cuja corrente se pretende cortar. d) Produz um fluxo magntico que levado at zona do arco eltrico. e) Todas as afirmaes esto erradas. 24) A fora eletromagntica por polo de um eletroman em que a induo (B) no entreferro de 0,1T (Tesla) e a rea da seco por polo de 4 cm2, de: a) 0,01592 N. b) 0,1592 N. c) 1,592 N. d) 15,92 N. e) 159,2 N. 25) A espira de Frager utilizada nos contactores de translao, destina-se a: a) Combater o rudo intenso e desagradvel devido vibrao da armadura do eletroman em corrente alternada. b) Combater o rudo intenso e desagradvel devido vibrao da armadura do eletroman em corrente contnua. c) Combater o rudo intenso e desagradvel devido vibrao da armadura do eletroman em corrente contnua e em corrente alternada. d) Combater o rudo intenso e desagradvel devido intensidade da corrente eltrica. e) Todas as afirmaes esto corretas. 26) Os contactos auxiliares instantneos de um contactor: a) Destinam-se a assegurar a auto-alimentao do contactor. b) Destinam-se a assegurar os encravamentos. c) Destinam-se a assegurar as sinalizaes. d) Destinam-se principalmente ao arranque automtico de motores. e) Todas as afirmaes esto corretas.

Pgina 5

TA

27) A categoria AC1: a) Aplica-se a todos os aparelhos de utilizao em corrente alternada (receptores) cujo factor de potncia pelo menos igual a 0,95 (cos 0,95), (cargas capacitivas ou fracamente capacitivas). b) Aplica-se a todos os aparelhos de utilizao em corrente alternada (receptores) cujo factor de potncia pelo menos igual a 0,8 (cos 0,8), (cargas indutivas ou fortemente indutivas). c) Aplica-se a todos os aparelhos de utilizao em corrente alternada (receptores) cujo factor de potncia pelo menos igual a 0,8 (cos 0,8), (cargas no indutivas ou fracamente indutivas). d) Aplica-se a todos os aparelhos de utilizao em corrente alternada (receptores) cujo factor de potncia pelo menos igual a 0,95 (cos 0,95), (cargas no indutivas ou fracamente indutivas). e) Aplica-se a todos os aparelhos de utilizao em corrente alternada (receptores) cujo factor de potncia pelo menos igual a 0,9 (cos 0,9), (cargas resistivas ou pouco indutivas). 28) A robustez eltrica de um contactor depende: a) Da categoria de emprego. b) Da corrente nominal de emprego. c) Da tenso nominal de emprego. d) Da tenso mnima de atuao. e) Da tenso de abertura. 29) O interruptor de presso: a) mais fcil de cablar do que o interruptor de posio. b) Tem a vantagem de permitir o comando de locais diferentes. c) Permite paragem automtica. d) Permite ligao manual. e) S religa o circuito depois de ser novamente ativado. 30) Os tipos mais vulgares de sinalizao de defeito so: a) Sinalizao de disparo de rel eletromagntico. b) Sinalizao de disparo de fusvel (por curto-circuito). c) Sinalizao de disparo de rel trmico (por sobrecarga). d) Sinalizao de disparo de fusvel e de rel trmico. e) Sinalizao de disparo de rel eletromagntico e de fusvel.

FIM
COTAO: Cada item vale 3,33 pontos
Pgina 6 TA

Vous aimerez peut-être aussi