Vous êtes sur la page 1sur 8

IBP1606-08 MODELO DE VALORAO DE BLOCOS EXPLORATRIOS Thiago Neves de Campos1, Vanderlei Sartori 2

Copyright 2008, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2008, realizada no perodo de 15 a 18 de setembro de 2008, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas na sinopse submetida pelo(s) autor(es). O contedo do Trabalho Tcnico, como apresentado, no foi revisado pelo IBP. Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, seus Associados e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2008.

Resumo
No ano passado completou-se 10 anos da promulgao da Lei do Petrleo. Esta lei veio regulamentar a abertura do setor de explorao e produo de petrleo e gs natural no Brasil, permitindo que essas atividades fossem concedidas a empresas privadas ou estatais, desde que precedidas de licitao. Desde 1998, essas licitaes vm sendo realizadas pela ANP, tendo no julgamento das ofertas os seguintes critrios: Programa Exploratrio Mnimo, Contedo Local e Bnus de Assinatura. O objetivo desse trabalho apresentar um modelo de valorao dos blocos em oferta, mostrando um modelo no qual se pode estimar o valor monetrio do bloco.

Abstract
Last year completed 10 years of the promulgations of the Brazilian Petroleum Act. This act has regulated the of the sector of exploration and production of oil and natural gas in Brazil, enabling these activities were granted to private or state companies, preceded by a bidding round. Since 1998, ANP have been doing these bids, using in the judgment of offers the following criteria: Minimum Exploration Program, Local Content and Bonuses of Signature. The objective of this article is to present a model of valuation of the blocks on offer, showing a model of estimation of the monetary value of the block.

1. Introduo
O setor de explorao e produo de petrleo brasileiro sofreu profundas mudanas a partir da segunda metade da dcada de 90. A emenda constitucional n 9, de 1995, manteve como monoplio da Unio a pesquisa e lavra de jazidas de petrleo e gs natural, mas permitiu que essas atividades fossem contratadas de empresas estatais ou privadas. Posteriormente a Lei do Petrleo reafirmou que todos os direitos de explorao e produo de petrleo e gs natural em territrio nacional pertencem Unio, cabendo sua administrao a ANP. Ainda segundo essa lei as atividades de explorao, desenvolvimento e produo de petrleo e gs natural s podem ser exercidas mediante contratos de concesso, precedidos de licitao. Desde 1998, anualmente a ANP realizou rodadas de licitaes de blocos exploratrios. A concesso dessas reas trouxe resultados positivos para o setor de E&P no Brasil, como a atrao de volumosos investimentos, aumento das reservas e da produo, gerao de empregos e a entrada de novos concessionrios. Na primeira parte deste trabalho vamos apresentar o modelo de seleo das propostas vencedoras nas rodadas de licitaes de blocos exploratrios da ANP, os critrios de julgamento das ofertas e suas principais implicaes. No segundo capitulo ser apresentada a definio de reservas e recursos adotada internacionalmente pelos principais organismos internacionais da rea de explorao e produo de petrleo. No terceiro captulo demonstraremos o processo de interpretao de dados geolgicos e geofsicos na avaliao de prospectos, necessrios para identificao dos alvos exploratrios, seu potencial e sua probabilidade de sucesso.

______________________________ 1 Economista, Especialista em Regulao ANP 2 Economista, Especialista em Regulao ANP

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2008 O ultimo captulo se concentrar na elaborao do modelo de avaliao de blocos exploratrios, ou seja, o clculo da sua viabilidade econmica. Por fim, temos a concluso do trabalho.

2. O Modelo de Licitao da ANP


De acordo com o artigo 40 da Lei do Petrleo, o julgamento das ofertas na licitao deve identificar a proposta mais vantajosa para a Unio de acordo com critrios objetivos estabelecidos no Edital da Rodada. Nas rodadas de licitaes realizadas os critrios adotados foram: o bnus de assinatura, o contedo local e o programa exploratrio mnimo. O bnus de assinatura corresponde ao pagamento ofertado na proposta para obteno da concesso, devendo ser pago no ato da assinatura do contrato1. Representando, portanto, o primeiro custo efetivo associado a um bloco exploratrio, com significativo efeito na anlise prvia de viabilidade da atividade exploratria. Ele significa o valor monetrio oferecido pelas empresas na licitao, sendo uma frao da percepo do potencial dos recursos (existentes ou a descobrir), indicando um possvel valor do bloco, considerados os fatores de risco existentes. Cramton (2007) observa que em razo de ser considerado um custo afundado aps a licitao, ele funciona como um incentivo adicional aos investimentos exploratrios das empresas. O contedo local corresponde porcentagem de aquisio de bens de produo nacional e servios prestados no Brasil que as empresas concessionrias se comprometem a contratar durante as atividades de explorao e produo, agindo com uma proteo para a indstria parapetrolfera nacional. J o programa exploratrio mnimo (PEM) corresponde ao conjunto mnimo de atividades de explorao que a empresa se compromete a executar no decorrer na fase de explorao. Durante a rodada de licitao, o PEM ofertado em Unidades de Trabalho (UTs)2, e deve ser cumprido integralmente at o final do primeiro perodo exploratrio fixado no Edital da Rodada. Da primeira quarta rodada, o bnus de assinatura representava 85% do total da oferta, os 15% restantes eram calculados com base no contedo local ofertado. Na Quinta Rodada (2003), foi includo o programa exploratrio mnimo como o terceiro critrio de avaliao das ofertas. Desta forma o peso do bnus de assinatura foi reduzido de 85% para 30%, enquanto a representatividade do contedo local aumentou de 15% para 40%, ficando o PEM com os 30% restantes. Seguindo o mesmo procedimento da quinta rodada, o critrio de julgamento das ofertas das rodadas seguintes avaliou a proposta mais vantajosa considerando o bnus de assinatura (com peso de 30% na Sexta Rodada e 40% nas seguintes), o contedo local (de 40% na Sexta Rodada passou para 20%) e o PEM (que aumentou seu peso de 30% na Sexta Rodada para 40% nas rodadas posteriores).

3. Definio de Reservas e Recursos


Reservas e recursos so estimativas da quantidade de hidrocarbonetos que podem ser potencialmente recuperados, isto , produzidos e comercializados de forma economicamente vivel. Para o governo a estimativa do volume de reservas e recursos existentes de grande importncia para o planejamento estratgico do pas pois ncora das estimativas de produo e de arrecadao no segmento, alm de uma melhor valorao de reas a serem concedidas. No caso das empresas de explorao e produo, as reservas e recursos so seus ativos mais importantes, sendo determinantes na tomada de deciso na alocao de investimentos e na percepo de seu valor de mercado pelos acionistas. Por se tratar de um tema de grande importncia e envolver interesses diversos, os principais organismos internacionais da rea de explorao e produo de petrleo3 decidiram se unir para elaborar um padro internacional de mensurao de reservas e recursos petrolferos. Essa definio e classificao atualmente comumente usadas por toda a industria petrolfera internacional, assim como por governos e agncias reguladoras e serviro como base para esse trabalho. Os primeiros esforos para normatizar as definies de recursos e reservas aconteceram nos anos 30, do sculo passado, concentrando-se no conceito de reservas provadas. Em 1987 a Society of Petroleum Engineers (SPE), baseada em um trabalho da Society of Petroleum Evaluation Engineers (SPEE) publicou a primeira definio para todas as Artigo n 46 da Lei do Petrleo. Essas UTs podem ser convertidas nas seguintes atividades: ssmica 2D e 3D, reprocerssamento PSDM 2D e 3D, mtodos potenciais, geoqumica, eletromagnetismo com fonte controlada e perfurao de poo exploratrio. 3 Society of Petroleum Engineers (SPE), American Association of Petroleum Geologists (AAPG), World Petroleum Council (WPC) e Society of Petroleum Evaluation Engineers (SPEE).
2 1

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2008 categorias de reservas. No mesmo ano a World Petroleum Council (WPC) trabalhou em paralelo, mas de uma forma bastante similar. Dez anos mais tarde essas organizaes uniram-se para produzir o primeiro documento em conjunto. Em 2000 a American Association of Petroleum Geologists (AAPG) veio se unir a esse grupo. Desde ento essas quatro instituies tm trabalhado em conjunto na elaborao de definies e classificaes para as reservas e recursos, buscando sempre se manter atualizadas com os avanos tecnolgicos aplicados nas atividades de explorao, desenvolvimento e produo de hidrocarbonetos. No Brasil, a classificao de reservas e recursos este definida na Portaria ANP n 9, de 21/01/00. Observando a Figura 1 verificamos a existncia de trs grupos principais: Reserva, Recurso Contingente e Recurso Prospectivo. Cada um deles est associado a um status do projeto, e tambm separado entre descoberto e no descoberto.

Figura 1. Quadro de Classificao de Reservas e Recursos (SPE et al, 2006) Entre os recursos j descobertos encontramos as Reservas e os Recursos Contingentes. Reserva o volume de hidrocarboneto que pode ser comercialmente recupervel. Ele de divide em reserva provada, provvel e possvel, de acordo com a certeza, ou probabilidade, com que pode ser desenvolvido. Para um recurso ser classificado como reserva o projeto j deve estar na fase de desenvolvimento ou produo. Recurso Contingente o volume estimado de hidrocarbonetos em reservatrios conhecidos, mas que sua efetiva produo ainda no era economicamente vivel na poca da avaliao, em funo questes tcnicas, econmicas ou contratuais. J os Recursos Prospectivos, que ser o objeto desse estudo, definido como o volume de hidrocarbonetos potencialmente recuperveis de reservatrios no descobertos. Ele definido quando o projeto ainda est na fase inicial, onde s possumos dados de plays, leads e prospectos, ou seja, ainda no foi perfurado nenhum poo pioneiro.

4. Avaliao de Prospectos
Aps a abertura do mercado, as bacias sedimentares brasileiras foram um dos principais alvos das aquisies ssmicas especulativas mundiais. De 1999 at 2006 aproximadamente 366 mil km e 245 mil km de ssmica 2D e 3D foram adquiridos, respectivamente. Nas rodadas de licitaes, aps as empresas apresentarem os documentos necessrios para a manifestao de interesse e pagaram a taxa de participao, elas tem acesso a um pacote de dados fornecido pela ANP, contendo sumrios geolgicos, dados pblicos de ssmica 2D e 3D, dados pblicos de poos e dados pblicos de mtodos 3

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2008 potenciais. Alm disso, as empresas interessadas em obter dados em maior quantidade podem recorrer ao Banco de Dados de Explorao e Produo (BDEP) e s empresas de aquisio de dados (EAD)4. Com base nos dados presentes nos pacotes de dados e nos demais dados adquiridos pela empresa, os gelogos e geofsicos responsveis iniciam o trabalho de interpretao desses dados e identificao de prospectos. A avaliao dos possveis volumes de hidrocarbonetos com razovel probabilidade de descoberta nos blocos em oferta seguem as seguintes etapas: Estudo dos levantamentos ssmicos 2D e 3D disponveis, tanto pblicos como especulativos.; Estudo da base de dados disponvel sobre os campos de leo e/ou gs natural, existentes na rea alvo ou em reas adjacentes, dos poos perfurados na rea em anlise e nas reas adjacentes; Mapeamento das oportunidades exploratrias da rea; Estimativa dos volumes de hidrocarbonetos na rea; Determinao dos fatores de risco geolgico e do fator de chance de ocorrncia dos prospectos identificados; e Transformao dos dados levantados em probabilidades de ocorrncia. No processo de avaliao do valor do bloco em oferta adota-se uma abordagem probabilstica, para estimativa dos volumes de recursos presentes. A partir dos levantamentos ssmicos acima mencionados, migrado em tempo e em profundidade, de dados de poos perfurados no bloco proposto e nas reas perifricas, como tambm, a partir do conhecimento dos horizontes produtores nos campos de petrleo concedidos pela ANP, busca-se mapear as estruturas propcias ao acmulo de leo e/ou gs. Com isso, sero identificadas as possveis jazidas (prospectos). Alm disso, as caractersticas conhecidas de rochas e fluidos nas reas em estudo e nas reas vizinhas foram utilizadas como referncia para o clculo dos volumes potencialmente recuperveis de cada bloco. A confirmao da existncia do sistema petrolfero deve levar em conta a identificao dos seguintes parmetros: (i) rocha geradora; (ii) rocha reservatrio; (iii) migrao; (iv) trapa estrutural ou estratigrfica e rocha selante (Rose, 2001). A partir da multiplicao das probabilidades de ocorrncia desses parmetros podemos calcular o fator de sucesso geolgico do prospecto. Conforme a equao abaixo: Psg = Pger x Pt x Pres x Pmig Psg probabilidade de sucesso geolgico Pger - probabilidade de gerao Pt - probabilidade da existncia de trapa Pres - probabilidade da existncia de reservatrio Pmig - probabilidade de migrao A estimao do volume de leo a ser recuperado (Voer) vai depender das seguintes variveis: rea de acumulao (A); espessura do reservatrio (h); porosidade efetiva (), saturao de leo (So), fator volume de formao do leo (Bo) e fator de recuperao (Fr). Voer = A x h x x So x Fr / Bo Como a incerteza em relao s variveis acima elevada, determina-se um intervalo de observao e diferentes graus de certeza para cada parmetro, distribudos conforme a sensibilidade do gelogo para a rea e anlise dos campos vizinhos. A tcnica de simulao de Monte Carlo5 utilizada para estimar a probabilidade de distribuio dos possveis volumes recuperveis. Por meio deste mtodo a frmula do Voer aplicada sucessivas vezes, sorteando um valor de cada parmetro de acordo com sua distribuio de probabilidade. O resultado dessa simulao uma distribuio probabilstica dos volumes recuperveis traduzidas em trs hipteses: pessimista (P10), moderada (P50) e otimista (P90). Um exemplo desse mtodo pode ser observado na figura 2 abaixo: EAD so as empresas especializadas em aquisio, processamento, interpretao e venda de dados exclusivos e no exclusivos referentes s atividades de E&P, sendo uma atividade autorizada e regulada pela ANP (Portaria ANP n 188, de 18/12/98). O mtodo de Monte Carlo (MMC) consiste em simular um experimento com a finalidade de determinar propriedades probabilsticas de uma populao, a partir de uma nova amostragem aleatria dos componentes dessa populao.
5 4

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2008


Assumptions Assumption: rea (km) P50 Triangular distribution with parameters: Minimum 70,00 Likeliest 150,00 Maximum 280,00 Assumption: Espesura (m) Triangular distribution with Minimum Likeliest Maximum parameters: 25,00 36,00 48,00
rea (km) P50

Mapeamento dos Leads em Estao UNIX rea (km) Min rea (km) Med rea (km) Max
Mean = 166,67

70 150 280 166,6666667 25 36 48 36,33333333 15,0% 14,8% 60,0% 70,0% 75,0% 70,0% 1,55 1,65 1,7 1,633333333 16,0% 19,0% 22,0% 0,19 458

rea (km) P50


227,50 280,00

70,00

122,50

175,00

B14

Espessura (m) Min Espessura (m) Med Espessura (m) Max Espessura (m) P50

Mean = 36,33 25,00 30,75 36,50 42,25 48,00

Porosidade (%) Med

Assumption: Porosidade (%)


Porosidade (%) P50

Porosidade (%) P50 Saturao Mdia de HC Equivalente (%) MIN Saturao Mdia de HC Equivalente (%) MED Saturao Mdia de HC Equivalente (%) MAX Saturao Mdia de HC Equivalente (%) P50 Fator Volume de Formao OLEO (Bo inicial) MIN Fator Volume de Formao OLEO (Bo inicial) MED Fator Volume de Formao OLEO (Bo inicial) MAX Fator Volume de Formao OLEO (Bo inicial) P50 Fator de Recuperao (%)Min Fator de Recuperao (%) Med Fator de Recuperao (%) Max Fator de Recuperao (%) P50 Volume Recupervel (milho de barris)

Lognormal distribution with parameters: Mean 15,0% Standard Dev. 4,0%


Mean = 14,8%

Selected range is from 5,0% to 25,0%

6,6%

12,9%

19,2%

25,5%

31,8%

Assumption: Saturao Mdia de HC Equivalente (%)


Saturao Mdia de HC Equivalente (%) P5

Uniform distribution with parameters: Minimum 60,0% Maximum 80,0%


Mean = 70,0% 60,0% 65,0% 70,0% 75,0% 80,0%

Assumption: Fator Volume de Formao OLEO (Bo inicial) Triangular distribution with parameters: Minimum 1,55 Likeliest 1,65 Maximum 1,70 Selected range is from 1,55 to 1,70 Assumption: Fator de Recuperao (%) Triangular distribution with parameters: Minimum 0,16 Likeliest 0,19 Maximum 0,22
0,16 1,55

Fator Volume de Formao OLEO (Bo inicia

Forecast: Volume Recupervel (milho de barris)


Mean = 1,63 1,59 1,63 1,66 1,70

10.000 Trials
,023 ,017

Frequency Chart

192 Outliers
228 171 114 57 0

Fator de Recuperao (%) P50

,011 ,006
Mean = 0,19 0,18 0,19 0,21 0,22

,000 92,21 303,80 515,38 726,97 938,55

Figura 2. Aplicao da simulao de Monte Carlo na determinao do Voer (10.000 interaes).

5. Modelo de Avaliao de Blocos Exploratrios


Dado os volume recupervel identificado no bloco ser suposto, pela ANP, o projeto de desenvolvimento do futuro campo. Neste momento adotado um projeto tpico baseado em projetos anlogos e calculado seu Valor Presente Lquido (VPL). O valor monetrio esperado de um projeto de explorao de hidrocarbonetos est diretamente relacionado com o valor presente lquido do projeto tpico adotado, incluidas as previses de receitas, custros e participaes governamentais. A estimativa dos preos do barril de petrleo leva em conta a atual estrutura do mercado internacional. De acordo com Lodi O preo do petrleo no tem sido, historicamente, determinado num contexto de equilbrio entre a oferta e a demanda e, sim, tem estado atrelado a uma estrutura (...) [que reflete] o poder e o grau de controle dos agentes intervenientes no mercado petrolfero internacional, guardando uma relao bem pouco ntida com seus custos de produo (Lodi, 1998, apud, Pertusier, 2004, p.5). Podemos considerar que a estrutura do mercado vigente teve incio com o triunfo do Acordo de Teer, em 1971, representando o fim da definio unilateral dos preos do petrleo pelas companhias e estabeleceu o princpio de negociaes bilaterais com os pases produtores (Pertusier, 2004).

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2008

Figura 3. Preo do barril de petrleo atualizado pelo IPC-EUA (1970-2006) e mdia do perodo. Atualmente, temos os seguintes fatores conjunturais de manuteno dos elevados preos diversos: desvalorizao do dlar, forte crescimento da demanda, baixa capacidade ociosa de produo e refino, concentrao das reservas e instabilidade politica. Esse fatores tem influenciado a elevao do preo de curto prazo, fazendo com que a mdia estimada se encontre bem abaixo do preo atual. Mas como o tempo de maturao desses investimentos de dcadas, variaes no curto prazo podem ser pouco significativas. Em seguida necessrio estimar os custos relacionados com o projeto, entre eles o custo de capital (CAPEX), custo operacional (OPEX) e custo de abandono (ABEX). O CAPEX respresenta os investimentos realizados durante a fase de desenvolvimento do campo, incluindo os custos em perfurao de poos, instalaes de superfcie e vias de escoamento da produo. O OPEX engloba os custos incorridos para manter a produo, tais como custos manuteno e tratamento do leo e gs natural produzidos. Esse custo se estende por toda a fase de produo. O ABEX representa os custos necessarios para a retirada dos equipamentos e abandono de poos ao final do projeto. Uma caracteristica da industria do petroleo so os grandes ganhos de escala obtidos com o tamanho das jazidas, isso significa que quanto maior a reserva recuperavel menores sero os custos operacional e de capital por barril extraido. Isso pode ser observado na figura 4 abaixo que apresenta a reduo do CAPEX e OPEX com o aumento das reservas recuperdas, mantida as mesmas premissas do campo do projeto hipottico.

Figura 4. Estimativas de custos de capital e operacional por barril (base: 2005). Alm de uma boa estimativa dos custos, a definio do valor dos impostos e participaes governamentais de grande importncia na elaborao do fluxo de caixa de um projeto de explorao e produo de hidrocarbonetos. O artigo 45 da Lei do Petrleo (9.478/97) instituiu as seguintes participaes governamentais, posteriormente regulamentadas pelo decreto 2.705/98, da ANP: (i) Royalties pago mensalmente no valor de 10% da receita bruta, podendo ser reduzida pela ANP at um mnimo de 5%; 6

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2008 (ii) Taxa de Reteno de rea valores pagos anualmente por quilometro quadrado ou frao da superfcie da rea do bloco; (iii) Participao Especial compensao financeira extraordinria devida pelos concessionrios nos casos de grande volume de produo ou grande rentabilidade, deve ser paga trimestralmente sobre o valor da recita bruta da produo, deduzidos os royalties, investimentos, custos operacionais, depreciao e tributos; (iv) Bnus de Assinatura pagamento ofertado pela empresa no momento da licitao, devendo ser pago antes da assinatura do contrato. Fora a participaes governamentais acima, as empresas de E&P devem pagar os diversos impostos diretos e indiretos obrigatrios para todas as empresas com atividade no Brasil. Para fins de elaborao do nosso fluxo de caixa apenas consideraremos os impostos diretos que incidem sobre o lucro (IRPJ e CSLL) e tambm sobre as receitas sobre a venda domstica do petrleo e gs (PIS e COFINS). Os impostos indiretos so cobrados em todo o projeto sobre os gastos de explorao, os investimentos no desenvolvimento do campo e nos custos operacionais. Compem os impostos indiretos o Imposto sobre Servios (ISS), Imposto sobre Circulao sobre Mercadorias (ICMS) e o Imposto sobre Movimentaes Financeiras (IOF). J o Regime Aduaneiro Especial para a Indstria do Petrleo (REPETRO) institui um tratamento especial aplicvel aos bens de origem estrangeira utilizados pela indstria do petrleo e gs. Este tratamento especial permite que certos equipamentos da indstria do petrleo (equipamentos de servio de geofsica, plataformas de perfurao, etc.) sejam admitidos temporariamente no Brasil e permaneam no pas ao longo da durao do especfico contrato de concesso (que pode ser correspondente ao perodo de vida til do campo) sem o pagamento dos impostos aduaneiros indiretos, como I.I., IPI e ICMS e deve ser considerado na anlise. Por se tratar apenas de recursos prospectivos, ou seja, volumes potencialmente recuperveis ainda no descobertos, os riscos envolvidos no projeto so altos, e estes sero mensurados atravs probabilidade de sucesso geolgico (Psg) calculado para a oportunidade exploratria identificada, determinando o valor monetrio esperado (VME) do bloco exploratrio de acordo com a seguinte frmula bsica6: VME = (VPL Cexp) x Psg + (Cexp) x (1-Psg) VME = Valor monettio esperado Cexp = Custo exploratrio Psg = Probabilidade de sucesso geolgico VPL = Valor presente lquido

6. Concluso
As rodadas de licitaes tm apresentado grande sucesso nos seus objetivos de atrao de novos investimentos exploratrios e aumento das reservas recuperveis nas bacias sedimentares brasileiras. At o momento foram realizadas nove rodadas de blocos exploratrios, com a atrao de mais de 60 grupos econmicos para atuao no Brasil, sendo cerca da metade de origem nacional. Nos ltimos anos a ANP vem buscando aprimorar seus mtodos de analise e avaliao do potencial das bacias sedimentares brasileiras. Este trabalho demonstrou os passos utilizados pela ANP para determinar o valor monetrio esperado dos blocos a serem colocadas em oferta nas rodadas de licitaes. importante ressaltar que o modelo do valor monetrio esperado apenas um dos mtodos pelo qual possvel identificar o potencial econmico das reas. Contudo, cada empresa deve elaborar sua prpria anlise, pois apresentam estrutura de custos diferenciados, assim como diferentes expectativas de preos futuros e de sensibilidade ao risco. Deste modo, aplicao deste modelo deve ser calibrado de acordo o perfil de cada empresa.

7. Referncia
CRAMTON, P. How Best to Auction Oil Rights. Em Macartan Humphreys, Jeffrey D. Sachs, Joseph E. Stiglitz (eds.), Escaping the Resource Curse, Chapter 5, 114-151, New York: Columbia University Press, 2007. ROSE, P.R., Risk Analysis and Management of Petroleum Exploration Ventures. AAPG Methods in Exploration Series, n 12, 2001. O Valor Monetrio Esperado tambm pode ser determinado a partir de um modelo mais complexo, realizando diversos teste em funo de estimativas de volumes e poos perfurados (appraisal), por meio da tcnica de rvore de deciso. 7
6

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2008 PERTUSIER, R.R. Sobre a Eficcia da OPEP como Cartel e de suas Metas como Parmetro de Referncia para os Preos do Petrleo. Dissertao de Mestrado em Economia, UFRJ, 2004. SPE, AAPG, WPC & SPEE. Petroleum Reserves and Resources Classification, Definitions and Guidelines. 2006.

Vous aimerez peut-être aussi