Vous êtes sur la page 1sur 12

Diretor Tcnico Mauro Srgio Fernandes da Silva CRM 8789 - Pediatra RQE 4329

A sade de sua criana merece a ateno de um especialista

Dr. Mauro Srgio Fernandes da Silva


CRM 8789 - Pediatra

Agora em novo endereo px. a Colnia de Pescadores

Temos sala de Vacinas

Fone: 3646-2488
Rua. Voluntrio Fermiano. 60 Laguna SC

O Senhor meu pastor, nada me faltar

LAGUNA/SC - ANO XVIII - EDIO 880 - LAGUNA/SC 15/09/2012 - R$ 2,00 - JORNAL BISSEMANAL

BR 101: Trfego ser interrompido


Sero instaladas 12 vigas para compor a pista elevada da futura ponte, que ter 48 metros de extenso.

uem pretende viajar neste fim de semana d e ve s e p ro g ra m a r. O f l u xo d e ve c u l o s , n o s d o i s sentidos de trfego da BR-101, ser interrompido neste fim de semana, das 8 s 11 horas, para o iamento e instalao de vigas na ponte sobre o Rio Capivari, na divisa com Tubaro. Ainda que incmoda, a manobra de extrema necessidade para a continuidade da construo da passagem. As vigas sero colocadas sobre os pilares construdos nas cabeceiras do rio. A interrupo necessria para garantir a segurana dos motoristas. Como so materiais imensos, o transporte exige uma certa

logstica. As vigas sero levadas de caminho at a atual ponte, onde sero depositadas e iadas. Um desvio para veculos leves e de transporte coletivo de passageiros ser feito durante a operao. A passagem altern a t iva ser exclusivamen te para estes dois tipos de veculos. Caminhes e outros tipos de carros de transporte de cargas tero que aguardar a finalizao do trabalho. A Polcia Rodoviria Federal far o monitoramento no local. preciso que os motoristas que circulam nas ruas urbanas de Capivari de Baixo e Tubaro respeitem a sinalizao e, principalmente, os espaos destinados aos pedestres.

TRE/SC GARANTE REGISTRO DE

TANARA E EVERALDO
Mais uma etapa do processo eleitoral em Laguna foi vencida ontem com deciso unanime dos juzes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

or unanimidade, os juzes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aceitaram o recurso da candidata a prefeita de Laguna Tanara Cidade de Souza (PT). Ela tinha sido impugnada em primeira instncia, aps representao da coligao Laguna pra frente, liderada pelo PMDB. O indeferimento do recurso na Justia de Laguna se deveu ao fato de Tanara figurar na lista de contas rejeitadas do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ela teve as contas do Fundo Municipal de Sade reprovadas em 2006 por pagamento de uma multa de trnsito de R$ 574,61, em uma infrao cometida por um veculo da secretaria de Sade. Aps a deciso de primeira instncia, Tanara recorreu ao TRE. O parecer da procuradoria regional eleitoral (PRE) foi de reformar a sentena, assim

Co da Polcia Militar de Laguna vem passando por uma adaptao para integrar as atividades de polcia
Co Urso da Polcia Militar de Laguna vem passando por uma serie de atividades e treinamentos de adaptao com um policial militar que ser seu condutor no policiamento em operaes policiais. O animal da raa Labrador, doado por um morador de Laguna, foi encaminhado para o canil central da Polcia Militar de Florianpolis para passar por um perodo de treinamento at a concluso do canil da polcia militar de Laguna. O Urso foi treinado como cachorro de faro, destacando-se em seu treinamento por seu olfato aguado mostrando na prtica o timo desempenho da raa no encontro de entorpecentes.

como o posicionamento do relator, Luiz Henrique Portelinha. O argumento de que no houve dolo, nem ato de improbidade administrativa no pagamento da multa. Everaldo dos Santos Tambm foi julgado pelo TRE na sesso de quinta-feira (13) o recurso da coligao Pra Laguna seguir mudando, liderada pelo PT, contra o deferimento do registro do candidato a prefeito Everaldo dos Santos (PMDB). Ele e outros ex-vereadores foram condenados a devolver recursos Cmara referentes a sesses extraordinrias pagas indevidamente entre 1993 e 1994. Os juzes decidiram, por unanimidade, no prover o recurso, mantendo o registro, por entenderem que no houve dolo e nem ato de improbidade administrativa.

Laguna: 3646-5123 / 9926-6333 Brao do Norte: 3658-2446 / 9627-3120

LAGUNA/SC 15/09/2012

O CORREIO P. 02

O PODER DA PALAVRA
atanaziolameira@brturbo.com.br

artigo

Reinventando o Profissional
Mais uma vez o atendimento a grande vedete nos debates sobre vendas. Lembro que anos atrs existiam alguns treinamentos focados em atendimento e outros em vendas, mas, hoje entendemos que no podemos desvincular uma coisa da outra e por isso tratamos em conjunto; um complementando o outro nos diversos momentos que estamos com o cliente. Parece ttulo de filme famoso: esqueceram de mim quatro. Quando no se atinge as metas surgem vrios culpados, preos, concorrncia, prazos, garantias, qualidade etc, menos o atendimento. O conceito de atendimento que trabalhamos liga todos esses culpados diretamente ao atendimento. Voc discorda? Ento vejamos! Negociar preos, prazos, garantias, qualidade e mostrar que sua empresa, produ-

Atanazio Lameira

Esqueceram do atendimento

A marca do dono

Umpoucodeisenonapalavratalvezsejaaelegnciaquedeveria reinarnestapocadedisputadeespaopolticopartidrio.Explico. Alguns boca alugada vivem elogiando o governo vigente sem a iseno devida por uma razo muito simples fazem parte do jogo poltico atual portanto deveriam ficar calados posto que sua opinio mesmo legtima - traz em seu bojo a marca do dono.

Compaixo pelo ser humano

Meus carssimos irmos de luta este perodo de eleies e disputas so passageiros importantssimos, mas passaro como tantos outroseoquefica?Pergunta-se.Porissodevemostercalmaeexerceracidadaniadaformamaisdemocrticapossvelsemretornar a poca do lutar e fugir sem uso s vezes da inteligncia e a razo para pensar e tomar as decises de forma pacfica e ordeira cumprindoasregraspreestabelecidas,afimdequeasociedadesetorne mais humana e tenha na essncia, a compaixo pelo ser humano.

As regras bsicas do discurso

Os candidatos nos respectivos comcios se limitam em repetir frasesdeefeitosemanunciarnadadenovoaopovoqueestvido na platia da vida. Por favor, tenham um pouco de amor prprio e se preparem antes e subir no palanque ningum obrigado nascer um exmio orador ou em outras palavras ter o dom de falar em pblico, mas mesmo assim existem regras bsicas que devem sob pena de inviabilizar todo o discurso serem cumpridas.

Mello Jr - www.gmtreinamentos.com.br - mello@gmtreinamentos.com.br

tos ou servios so melhores que os da concorrncia fazem ou no parte integrante do atendimento e da performance de quem est atendendo o cliente? Cuidado: exatamente por no acreditar que isso atender que algumas empresas esto perdendo bons negcios. Antigamente encantar o cliente era sorrir e estar disponvel, mas, hoje se voc no conhece produtos, perfil de clientes, mercado, formao de preos, estoques, compras e conhecimentos gerais, com certeza no atender bem seus clientes. Imaginem as cenas: o atendente diz bom dia sorrindo, enche o cliente de perguntas, no deixa o cliente falar, irrita-se com a calma do mesmo, perde a venda; ser que atendeu bem? Outro d bom dia sorrindo, coloca-se disposio do cliente, este pergunta pra que serve determinado boto

do controle remoto; o vendedor reconhece que no sabe e sugere que o cliente leia o manual de orientaes. Atendeu bem? Situaes como estas continuam acontecendo todos os dias e encontram-se vrios culpados, menos o atendimento. Sugiro que ao trabalhar os atendentes e vendedores a empresa integre uma coisa na outra, ou seja, alm de discutir e apresentar preos, metas e concorrncia tambm apresente e teste as novidades, importante o conhecimento dos produtos para atender e vender bem. Hoje percebemos a eficincia e a necessidade do trabalho com sistemas integrados, por isso, integre em seus treinamentos os conhecimentos de vendas e atendimento, pois, a sacada atender bem para vender bem!!! Pensem nisso!!!

A arrogncia no combina com a democracia

Digasimoudigano.Escolhacompacinciaseucandidato.Aoferta grande. A sociedade precisa de homens srios e humanos para dirigirosdestinosdetodos.Afinalnossademocraciarepresentativanohcomoresolverascoisaschamandosempre,porexemplo, o instituto do plebiscito. Votamos em algum para nos representar. Este algum precisa ter discernimento disto e no ignorar este mandamento e sair por a achando que o dono da cidade.

Hora do cafezinho
Paulo Srgio Silva

Exerccio de felicidade

Por que os braos no se abraam mais? Por que as bocas no se beijam mais? Por que a vida no pode ser uma verdadeira maravilha? Por que no beijar a mulher na esquina? Por que no viver sorrindo com a cara de tolo esbanjando felicidade? Por que no pode ser a cidade mais linda do mundo a minha Laguna?

A soluo fcil para tudo

A palavra chave no momento prometer. Eles sabem tudo o que fazer. Antes no fizeram, no sabemos a razo. O negcio que essa gente indecente quer se eleger a todo custo. Vale tudo. Sorriso amarelo. Olhar de vampiro. Mos de estivador. E a cara de pau de no parar de falar bagagens at a exausto, no rdio e na televiso.
Visite o meu: Blog: athanaziolameira.blogspot.com

A produo dos materiais eleitorais que sero utilizados no pleito deste ano no estado est quase concluda. "Mais de 90% deles j foram produzidos, o restante deve estar pronto na semana seguinte", afirmou o coordenador de eleies do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Paulo Dionsio Fernandes. Itens como requerimentos de justificativa, cartazes indicativos, crachs e envelopes de segurana so indispensveis para garantir o sucesso do processo eleitoral e, por isso, j foram definidos pela Coordenadoria de Eleies do TRESC no ano passado.

Governo do estado finalizar todas as obras e estruturao do Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna. A licitao para a administrao do empreendimento prevista para ser lanada na prxima semana. O edital de licitao oara efetivar a administrao do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, ainda no est liberado. A previso era lanar a concorrncia esta semana, mas o prazo foi adiado devido a uma reviso do documento. Aps a abertura da licitao, as empresas interessadas em administrar o empreendimento tero prazo de 30 dias para a inscrio. vencedora, caber a contratao das companhias areas que iro operar no local. Segundo o secretrio estadual de infraestrutura, Valdir Cobalchini, tercerizar a gesto do aeroporto necessrio, j que tanto o governo quanto a prefeitura de Jaguaruna no tm condies de fazer isso. A nova previso de Cobalchini lanar a licitao na prxima semana.

Advocacia & Assessoria

Dr. Victor Baio Pereira


OAB/SC 15.896

Neste domingo (16.09) a Unisul TV realizar, ao vivo, direto dos estdios da emissora em Tubaro, o debate com os candidatos a prefeitura de Laguna. Os quatro candidatos confirmaram a participao. Horrio: 21h com transmisso conjunta da Rdio Garibaldi. A populao de Laguna, Imaru e Imbituba podero assistir o debate atravs do canal 26... (basta selecionar sua tv na busca automtica e confirmar).
Quem pretende viajar neste fim de semana deve se programar. O fluxo de veculos, nos dois sentidos de trfego da BR-101, ser interrompido neste fim de semana, das 8 s 11 horas, para o iamento e instalao de vigas na ponte sobre o Rio Capivari, na divisa com Tubaro.

Causas cveis: aes possessrias, indenizatrias e de famlia.


Rua Raulino Horn - Centro - Fone 3644-6882 LAGUNA/SC

Fundado em 29.07.1995 Direo Geral: PAULO SRGIO SILVA JORNAL O CORREIO. LTDA. ME. C.G.C. 03.002.178/0001-60 Insc. Mun. 54.0375 Redao e Administrao: Rua Voluntrio Fermiano, 52 - Centro Fone: (48) 3644-3959 - Laguna/SC Nmero Avulso: R$ 2,00 Assinatura Semestral (Bissemanal) R$ 100,00 Tiragem: 1.000 exemplares Os artigos assinados so de responsabilidade de seus autores. Circulao quartas e aos sbados : Laguna, Capivari de Baixo, Tubaro, Garopaba, Imbituba, Paulo Lopes, Imaru e Jaguaruna. E-mail: ocorreio@ocorreio.net hp:http://www.ocorreio.net Este jornal filiado:

EXPEDIENTE

LAGUNA/SC 15/09/2012

O CORREIO P. 03

VIUQREPRTER
A entrevistada desta edio a nossa assdua leitora : NGELA NOGUEIRA SABINO. Ento vamos l para o VAPT VUPT desta semana: FRUSTRAO: Pessoas sem carter. PRATO PREFERIDO: Lasanha. UMA ALEGRIA: Meus filhos. TIME DE FUTEBOL: Flamengo. ADORA: Louvar ao Senhor. DETESTA: Falsidade, mentira. POLTICO: Rogrio Medei ros (mais que um amigo um irmo). UM FILME: Prova de Fogo. PERFUME: Kriska. UMA CIDADE: A minha (Laguna). U M H O M E M B O N I TO : M e u esposo. UMA FRASE: Ame seus inimigos, faa o bem para aqueles que odeiam, abenoe aqueles que te amaldioam, ore por aqueles que te maltratam. Se algum te bater no rosto, oferea a outra face.

VAPT VUPT

Costumo dizer, ver e conversar com o Delegado de Polcia Civil, JOS DAVID MACHADO, assim como o conceituado advogado JLIO WILLEMANN, alm de ambos terem uma viso de sensibilidade e preocupao aos mais complexos problemas das mais diversas ordens que surgem e afligem em toda parte

JLIO WILLEMANN E JOS DAVID MACHADO

nossa comunidade, espalhando a tristeza, criando a orfandade dos mesmos, alterando a harmonia social em nosso meio, onde no raras vezes nos sentimos impotentes, o nosso temperamento de solidariedade nos induz a apreciarmos as suas sofridas colocaes que, em ltima anlise, servem de um poderoso antdoto para a nossa reflexo.

PARABNS, D. ALADE DA ROSA OLIVEIRA


Vim a saber, por intermdio do nosso amigo e assduo leitor ADLCIO, que a sua simptica e distinta esposa D. ALADE, neste sbado (15/09), completa mais um ano da sua feliz existncia. E eu, pegado de surpresa diante deste fato to importante na venturosa unio deste sorridente e distinto casal, seria imperdovel de minha parte no registrar significativa data. Neste mundo em que vivemos, diferente, profundo, humano, em pouco espao de tempo, onde tive a grata felicidade de conhecer o venturoso casal, a presena de ambos magnetizou a minha admirao e respeito. Aproveito o ensejo para transmitir ao distinto casal, em especial, a nossa estimada aniversariante D. ALADE, votos de inmeras felicidades, rogando a Deus que os

proteja infinitamente, assim como Cristo haver de guiar eternamente seus passos neste Planeta de provas e expiaes.

Feliz aniversrio!

AUTO POSTO BELA IGUABA


Atendimento de alta qualidade

(48) 3644-0381 / 9109-1803 / 105-4040


Avenida Getlio Vargas, 381 Magalhes - Laguna / SC

As nuances da poltica lagunense assomaria uma atmosfera de irremedivel tragdia, mormente nas mesas dos nossos bares e ruas em Laguna, se no contssemos com a presena c a r i s m t i c a e , s o b re t u d o , d a mente prodigiosa do mais profundo conhecedor da maquinaria poltica lagunense -, PEDRO PAULO MENDONA. Ele, PEDRO PAULO, acompanhado da nossa assdua leitora BIA BARZAN (estonteante beleza de tirar o flego do mais desavisado ser mortal), homem modesto, simples, enfim, uma criatura dotada de uma generosidade simplesmente admirvel, re c o n h e c e n d o o s m r i to s d e todos os candidatos sucesso munic-

BIA BARZAN E PEDRO PAULO MENDONA CONVERSANDO SOBRE POLTICA

ipal lagunense, conhecedor do carter e atitude de ambos, deixou claro o seguinte: Os debates que superabundam os devidos candidatos, onde, no raras vezes em que adversrios escancaram suas bocarras em arengas, uma coisa certa: multiplica a nossa natural ateno e, sobretudo, nos credencia melhor na hora de depositarmos o nosso consciente voto nas urnas, concluiu o guru da poltica lagunense, PEDRO

LAGUNA/SC 15/09/2012

O CORREIO P. 04

O que tratamento de canal?


Dr Cleber Guedes Mattos

cgmattos@hotmail.com
O tratamento do canal da raiz dentria consiste na retirada da polpa do dente, que um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta removida, o espao resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal. Alguns anos atrs, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extrados. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos. Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta so: Dente quebrado; Crie profunda; Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo. stando a polpa infeccionada ou morta, se no for tratada, pode se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor. Como tratado o canal? O tratamento de canal feito em vrias etapas, realizadas em vrias visitas ao consultrio, dependendo do caso. So elas: Primeiramente, feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pr-molar. Em seguida a polpa infeccionada removida (pulpectomia), o espao pulpar e os canais so esvaziados, alargados e limados, em preparao para o seu preenchimento. Se mais de uma visita for necessria, uma restaurao temporria colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas. A restaurao temporria removida e a cavidade da polpa e canal so preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexvel) inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posio com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plstico ou metal colocado no canal para se conseguir maior resistncia. Na etapa final, uma coroa geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparncia natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destrudo pode ser necessrio colocar um pino cimentado no canal antes da confeco da coroa. Qual a durabilidade de um dente restaurado? Os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Devido ao fato de ainda ser possvel o aparecimento de crie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e exames dentrios regulares se fazem necessrios, a fim de evitar problemas futuros. Como no h mais uma polpa viva que mantenha o dente hidratado, os dentes com raiz tratada podem se tornar quebradios e mais sujeitos fratura. Este um importante aspecto a ser levado em conta quando for optar entre uma coroa ou restaurao aps o tratamento de canal. Para se determinar o sucesso ou fracasso do tratamento de canal, o mtodo mais confivel comparar novas radiografias com aquelas tiradas antes do tratamento. Esta comparao mostrar se o osso continua sendo destrudo ou se est sendo regenerado.

O que tratamento de canal?

Debate na TV Escola de gastronomia Debate na TV Unisul, canal 26, entre os candidatos Prefeito de Laguna, Embora a escola de gastronomia tenha em tempos eleitorais sido amanh (16/09), s 21h00min, apontada como obra concluda, promete ser interessante, embora a no h como aceitar. Tem at uma grande maioria dos eleitores daqui casa edificada toscamente atrs j tenham se posicionado a favor e que est sendo indevidamente de um dos quatro candidatos. O ocupada. Ainda bem que bens encontro poder esclarecer ainda pblicos no podem ser requerialgumas questes e definir o posidos atravs da ao de usucapio. cionamento do eleitorado. Mas enfim, inaceitvel. Parintins em Capivari Eterna dica Em Capivari de Baixo as casas esto praticamente todas enfeitadas ou sempre bom repetir aos candidatos algumas questes. O eleitor com a cor azul ou com a vermelha. quer ouvir propostas, quer escutar Se fosse na ilha amazonense no planos de governo, promessas tamhaveria surpresa alguma, pois so bm so aceitas, porque no?Ficar as cores do Garantido e do Caprisomente batendo em teclas do que choso. Na vizinha cidade, porm, no foi feito no adianta, querea questo tem conotao poltica, mos saber o que se far! mas no deixa nada a desejar no quesito rivalidade. Futebol BR-101 BR-101 fechada hoje (15/09) e Na Srie A do Brasileiro os quatro times mais bem colocados amanh (16/09) das 8h00min s praticamente no esto perdendo 11h00min para obras para a connenhum ponto. Atltico Mineiro struo da ponte sobre o Rio Capie Fluminense, lder e vice-lder, vari de Baixo e Tubaro. s e e n f re n t a r o s o m e n te n o d i a 24/10. L embaixo j a situao diferente, praticamente nenhum Asfalto soma pontos, com exceo do Figueirense das ltimas rodadas. Esquecendo as eleies, no h Para o Figueirense de Mauro Silva como negar o orgulho de transitar sair do grupo do descenso quem por uma rua com asfalto novo. Esentra outro time o qual torce o tou falando das ruas Cel. Fernandes flamengo. Martins e a Arcngelo Bianchini.

No hesite em esclarecer suas dvidas conosco!


Cirurgio Dentista CRO/SC 6109 ESPECIALIZANDO EM PRTESE DENTRIA - Florianpolis ESPECIALISTA em IMPLANTES DENTAIS UNIVALI APERFEIOAMENTO em CIRURGIA e IMPLANTES DENTAIS - EAP/ABO/PG/PR MEMBRO DO C.C do HOSPITAL N.S.B.J.P, de Laguna GRADUADO em ODONTOLOGIA UFSC

Dr Cleber Guedes Mattos

Diretor Tcnico Dr. Mauro Srgio Fernandes da Silva CRM 8789 - Pediatra RQE 4329

Dr. Mauro Srgio Fernandes da Silva

Fone 3646-2488

Rua Voluntrio Fermiano 60 - Centro - Laguna / SC

LAGUNA/SC 15/09/2012

O CORREIO P. 05

Foi entregue nesta quarta-feira, dia 12, novo caminho de combate ao incndio do Corpo de Bombeiro. O prefeito Clio Antnio entregou ao comandante da guarnio de Laguna, Diogo de Souza Clarindo, as chaves do veculo. A s m e l h o r i a s s o re s u l tados do convnio entre

Novo equipamento para o Corpo de Bombeiro


o municpio e o Corpo de B o m b e i ro , o Fu n re b o m . Foi adquirido um chassi de caminho, no valor de R$ 168 mil, que ir receber adaptaes para combate ao fogo. Tambm foram apresentadas o material doado pela Defesa Civil do Estado guarnio de Laguna como lanternas, moto bomba, macas envelope entre outros. Saiba mais: Os recursos vieram do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (Funrebom), arrecadado atravs de inspees obrigatrias prevista em lei em prdios e edificaes do municpio por bombeiros.

A avaliao feita anualmente p e l a Editora Abril e ser publicada no "GE Profisses Vestibular 2013 Foi divulgada na ltima semana a lista de cursos superiores qualificados pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. Vinte e sete cursos da Unisul receberam estrelas o indicativo utilizado pelos avaliadores para medir a qualidade. A relao com todos os que receberam qualificao ser publicada no GE Profisses Vestibular 2013, que estar nas bancas a partir do dia 25 de outubro. Os cursos de Administrao das Unidades de Tubaro, Palhoa e Ararangu, de Naturologia da Unidade de Palhoa, e de Direito e Pedagogia da Unidade de Tubaro receberam 4 estrelas o mximo 5. As avaliaes dos cursos do

Guia do Estudante qualifica 27 cursos da Unisul


GE so feitas por professores de universidades de todo o pas. Eles observam aspectos como qualificao do corpo docente, desenvolvimento de pesquisa e extenso e estrutura fsica, a partir de um questionrio respondido pelos coordenadores dos cursos avaliados. A diretora do Campus Tubaro, professora Milene Pacheco Kindermann, ressalta o esforo dos profissionais da Unisul no trabalho de facilitar o conhecimento para os acadmicos. Parabenizamos os cursos pela boa performance apresentada. As estrelas refletem a dedicao de professores, coordenadores e gestores na construo de projetos que oferecem excelncia no ensino, na pesquisa e na extenso, afirma. Para o coordenador do curso de Administrao da Unisul de Tubaro, professor Marcelo Miguel, o reconhecimento do GE indica que os professores esto qualificados e que os trabalhos tericos e prticos tm representado bons resultados. Ele destaca, ainda, as atividades e estrutura oferecidas pelo curso aos alunos, como laboratrios com softwares avanados, seminrios, palestras e visitas de campo. Isso demonstra que os alunos esto recebendo uma boa formao, analisa. Esta foi a primeira vez que o curso de Design de Florianpolis foi reconhecido pelo guia da Editora Abril, com 3 estrelas. Para a coordenadora, professora Karla Coelho Grillo, o reconhecimento resultado do esforo e do trabalho. extremamente gratificante. Essas 3 estrelas vieram coroar o movimento de transformao, permitindo a alunos e professores se sentirem valorizados e, ainda, estimulados a buscarem mais, diz. Veja abaixo a lista com todos os cursos da Unisul qualificados no Guia do Estudante da Editora Abril: Administrao - Ararangu - 4 estrelas Administrao - Brao do Norte - 3 estrelas Administrao - Palhoa - 4 estrelas

Administrao - Tubaro - 4 estrelas Cincias Contbeis - Ararangu - 3 estrelas Cincias Contbeis - Palhoa - 3 estrelas Cincias Contbeis - Tubaro - 3 estrelas Cincias da Computao - Tubaro - 3 estrelas Design - Florianpolis - 3 estrelas Direito - Ararangu - 3 estrelas Direito - Florianpolis - 3 estrelas Direito - Palhoa - 3 estrelas Direito - Tubaro - 4 estrelas Educao Fsica - Palhoa - 3 estrelas Educao Fsica - Tubaro - 3 estrelas Engenharia de Produo - Palhoa - 3 estrelas Engenharia Eltrica - Palhoa - 3 estrelas Fisioterapia - Palhoa - 3 estrelas Naturologia - Palhoa - 4 estrelas Odontologia - Tubaro - 3 estrelas Pedagogia - Tubaro - 4 estrelas Psicologia - Palhoa - 3 estrelas Psicologia - Tubaro - 3 estrelas Publicidade e Propaganda - Palhoa - 3 estrelas Relaes Internacionais - Florianpolis - 3 estrelas Relaes Internacionais - Tubaro - 3

estrelas

Sistemas de Informao - Florianpolis - 3 estrelas

LAGUNA/SC 15/09/2012

O CORREIO P. 06

Maria Izabel Siqueira

Certa vez, um homem tinha que fazer uma viagem, transportando uma grande cruz, que se arrastava pelo cho. No incio j percebeu as dificuldades que iria ter e seguiu desanimado. Quase no meio do caminho ele se sentiu triste e contrariado, pois estava muito difcil de transport-la. Foi ento que teve uma idia. Arranjou um serrote, cortou a cruz pela metade e seguiu seu caminho. Agora, carreg-la tinha se tornado uma tarefa mais fcil. Andando alguns quilmetros, deparouse com um abismo que atravessava o caminho. Para chegar ao seu destino, teria que ultrapass-lo. Como no havia ponte, a nica maneira de chegar ao outro lado era usando sua cruz para a travessia. Ao tentar, porm, constatou que ela agora era muito curta e no alcanava o outro lado. Ento o homem sentou-se e chorou amargamente por ter cortado a cruz. Anteriormente, ela tinha a medida exata para a travessia. E assim ele ficou beira do caminho. Moral da histria: No devemos tentar nos livrar do sofrimento a qualquer custo, pois ele servir de ponte, tendo a medida exata para alcanarmos novos caminhos. Faa do sofrimento uma ponte para melhores caminhos! Nunca se esquea de que precisamos sofrer para conquistarmos o cu! Nada acontece por acaso. Tudo tem uma razo de ser. Agradea sempre a DEUS e confie em toda e qualquer situao. Tudo passa! Diga sempre: JESUS eu confio em Vs!

A Cruz

O livro est para todo leitor e para todo escritor como o

alimento est para aquele que tem fome e sede: ele sacia. Tambm o livro a chave que abre portas antes talvez nem sequer imaginadas. Atravs de personagens, de palavras, viajamos e conhecemos mundos inteiros tanto quanto nos atualizamos sobre o mundo em que vivemos. O livro, j h tanto tempo companheiro de jornada em minha vida, me fez ser quem eu sou. E por isto que fosse apenas, eu j lhe seria agradecida pois me considero uma pessoa feliz. Mas os livros fizeram mais por mim: me levaram para perto de pessoas maravilhosas que leem e escrevem. Pessoas estas que tm feito parte do Varal h quase trs anos circulando pelo vasto mundo virtual. Conheo uma expresso que rato de biblioteca. E quando penso nesta expresso duas pessoas em particular vm minha cabea e corao: minha me, que lia tudo o que caa em suas mos, de revistas livros que incansavelmente ela devorava! E minha amiga de infncia, Marilene Remor Mattar, por muitos anos dedicada funcionria e diretora da Biblioteca Pblica da cidade de Laguna, Santa Catarina. E graas a ela, posso dizer com orgulho, que aquele recinto dedicado aos livros e aos leitores funcionou to bem durante tantos anos. Marilene lutou contra monstros, moinhos de vento e ideologias para manter aberta a sua amada biblioteca. Hoje chegaram tambm os livros eletrnicos. No os menosprezemos, eles j esto presentes e esto conseguindo um lugar pela internet e nas estantes virtuais dos internautas. o futuro coabitando com aquele que sempre, ou desde tanto tempo que quase sempre, existiu. Ficaramos aqui a falar de livros, de sua origem, de seus objetivos, do que eles proporcionam e aqui teramos no uma revista, mas um livro. Ou talvez mais de um, talvez mesmo vrios volumes, pois que o assunto vasto, caloroso, desperta paixes e discusses amistosas. Deixemos quem aceitou o convite com a palavra. Falemos de livro! Leia o livro, link em -

AOS AMIGOS DO VARAL, VARAL ESTENDIDO!

Com cerca de 500 participantes entre alunos e professore, a Udesc Laguna realizou a 4 Semana de Arquitetura e Urbanismo, que reniu trs palestras, 23 oficinas e seis exibies de filmes e documentrios. A semana, que foi realizada no Centro Cultural, comeou segunda-feira, 10, com a palestra sobre projeto e civilizao do arquiteto Ciro Pirondi, diretor da Escola de Cidade de So Paulo. Na manh desta tera-feira, 11, o engenheiro civil Pedro Bastos, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, falou sobre resduos de construo civil e a busca por solues sustentveis para obras e cidades. Quinta-feira, 13, o programa foi palestra com o tema arquitetura e fotografia, ministrada por Guilherme Llampada, arquiteto de Florianpolis. As oficinas abordaram temas como pintura, ecoefetividade, diagrama de pranchas, textura de parede, fotoshop, reciclagem, porta para pequenos espaos, rosa de ventos, customizao de mveis e mandala. Durante a semana, alunos do Ceres, que participaram do programa Mobilidade Acadmica da Udesc e Projeto Rondon, vo relatar suas experincias. Segundo uma das coordenadoras do seminrio, a professora Adriana Fabre Dias a outra a tambm professora Renata Rogowski , a maioria dos participantes da semana, que realizada anualmente, composta por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Alm da Udesc, outras duas entidades auxiliam na organizao da semana. As oficinas so coordenadas pelo Centro Acadmico de Arquitetura e Urbanismo - CAU. Alm de Arquitetura e Urbanismo, que passou a funcionar no primeiro semestre de 2008, o Centro de Educao Superior da Regio Sul (Ceres) da Udesc, em Laguna, oferece tambm o curso de Engenharia da Pesca, que comeou no segundo semestre de 2010.

4 Semana de Arquitetura e Urbanismo - Udesc Laguna

aulo Sergio Santos pintor e pedreiro e esta desempregado, pai de quatro filhos a espera do quinto, sua esposa Maria Aparecida Cardoso dos Santos esta grvida de 5 meses, so muito carentes e precisam de nossa ajuda. o carrinho ja foi entregue doado por Magali Moraes e bero doado por (Annimo) ser entregue em breve e o enxoval ser doado pelo grupo Mame e Beb Agora o que eles vo p rec isar d e f ra l d a s descartveis, vamos ajudlos? Interessados, contato (48) 99280202

LAGUNA/SC 15/09/2012

O CORREIO P. 07 Um cara chegou no trabalho todo de porre e trocando as pernas, o chefe dele chegou e falou pra ele: Droga que estria esta que te aconteceu pra voc estar neste estado?... E o bbado respondia: - A culpa do Doutor... Foi o Doutor que fez isso... - Mas como assim? o medico? - Eu fui no doutor, e ele me examinou, e disse pra eu comprar uns negcios... Escreveu num papel... Eu no entendi muita coisa... era uma letra ruim... Mas li l embaixo... dos garranchos... E pinga 3 vezes ao dia..... Antes de ir embora ele pede um mao de cigarros, que traz escrito na lateral: 'O MINISTRIO DA SADE ADVERTE: Cigarro pode causar impotncia se*xual'. Assustado, gritou pro garom: -NO. Esse aqui no!!! Me d aquele que causa cncer.

As boas do Fernandinho
O Padre estava passeando pela floresta quando viu uma ona que corria em sua direo. O Padre comeou a correr e quando ela estava quase alcanando-o, ele teve uma idia brilhante. Parou, ajoelhou-se, ergueu os braos para o cu e comeou a rezar: Senhor, faa com que essa ona tenha princpios cristos! Ento, a ona parou abruptamente, tambm ergueu as mos para o cu e disse: Senhor, abenoai esse alimento que

REIVINDICAES DO
- Considerando que cerca de 87% dos pacientes atendidos pelo Hospital da Laguna so usurios do Sistema nico de Sade - SUS; - Considerando os baixos valores pagos pela Tabela de Procedimentos do SUS, que, de modo geral, cobrem apenas cerca de 60% do custo real de cada atendimento prestado, ocasionando importante dficit financeiro mensal e, por consequncia, crescente endividamento; - Considerando que o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos mantenedor de si mesmo, no contando, portanto, com o suporte financeiro de uma outra entidade mantenedora; - Considerando a importante fase de revitalizao que a instituio vem vivenciando, atravs da implantao de servios tais como assistncia psiquitrica, captao e transplante de crneas, tomografia computadorizada, entre outros; - Considerando a implantao da sua Unidade de Terapia Intensiva, graas a recursos do Governo do Estado, o que vir a aumentar significativamente sua resolutividade, mas que tambm trar novas despesas instituio; - Considerando a importncia do Hospital no contexto social, turstico e econmico do municpio, j que, alm de prestar atendimento nas 24 horas do dia, ele faz parte da infra-estrutura turstica ofertada aos milhares de turistas visitantes e uma das maiores empresas da cidade; e - Considerando que, durante mais de 70% do tempo, o Hospital o nico servio de sade que funciona no municpio. Considerando todas estas razes, a direo, mdicos, funcionrios, voluntrios e usurios do Hospital da Laguna vm, por meio desta, apresentar aos senhores candidatos Prefeitura da Laguna suas reivindicaes: 01) Que a Prefeitura da Laguna passe a destinar ao Hospital valores per capita semelhantes aos repassados pelas prefeituras vizinhas aos hospitais dos seus territrios, conforme demonstra a planilha seguinte. Repasses financeiros mensais das prefeituras da regio aos hospitais das suas cidades

HOSPITAL AOS CANDIDATOS PREFEITURA DA LAGUNA

Na delegacia, aparece um cidado e diz que quer confessar ... O delegado pergunta: - O que aconteceu? E o homem: - Doutor eu matei minha sogra! - Bem meu filho, voc cometeu esse crime mas deveria estar muito alterado - disse o delegado - no se importe, v pra casa e descanse. Est tudo bem.... - Mas doutor eu enterrei a velha! - Ah meu filho viu que boa alma voc ? Enterrou sua sogra . As sim j evitou toda aquela burocracia... - Doutor!!! Mas quando eu estava enterrando ela gritava que ainda estava viva! - meu filho e voc no sabe que toda a sogra mentirosa?

Um playboy muito do beberro estava num cruzeiro pelo mundo quando o barco afundou. Depois de nadar muito (e estar com muita sede) chegou numa ilhazinha deserta. Logo encontrou uma garrafinha, a qual abriu vido, mas ao invs de usque encontrou um gnio. Tens direito a trs desejos, meu amo (J esperavam isto, no!!!) - Quero uma garrafa do melhor usque, que nunca esvazie!!! - disse o cara sem pestanejar. PLUFF - apareceu a garrafa. S que o cara no acreditava em gnios, e comeou a beber para ver se era verdade. S que por mais que bebesse a garrafa continuava cheia. - POXA, no acredito. verdade mesmo. (e bebia mais, a garrafa cheia) Depois de muito provar, disse: - Zao he gue e verdade, funziona memo. O gnio j cansado de esperar, diz zangado: - Faca logo seus outros dois desejos, para que eu possa ser livre!!! - Endao me ve mais duas desas, que da boa...

Texto e fotos DALMO FASCA

Navios e canoas de poro adornavam o atracadourodo centro histrico em 1930 na festa de Navegantes.

Fone: 3644-3959 Leia e assine

SALGADOS TPICOS GRAA RODRIGUES


Salgados tpicos aorianos de Laguna, Casquinha de Siri, Camares Recheados . Tratar: Av. Joo Pinho, 756 Mar Grosso Fones: 3647-1710 e 9986-1141.

Aceitamos pedidos para pronta-entre-

LAGUNA/SC 15/09/2012

O CORREIO P. 08

Parceria entre FECAM, EGEM e FNDE possibilita cursos sobre Prestao de Contas dos Recursos Recebidos do Fundo

or meio de uma parceria firmada entre Federao Catarinense de Municpios - FECAM, Escola de Gesto Pblica Municipal - EGEM e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE sero realizadas na prxima semana, trs edies do curso Prestao de Contas dos Recursos Recebidos pelo FNDE. As edies ocorrem em Xaxim (17/09), Blumenau (19/09) e Cricima (21/09) e tm por objetivo orientar os participantes sobre as novas regras para a movimentao financeira de acordo com o decreto 7.507/2011 e a correta utilizao dos recursos distribudos pelo Fundo. Secretrios municipais de Educao, contadores pblicos, controladores internos e outros servidores municipais envolvidos com a movimentao de recursos do FNDE tero a oportunidade de sanar dvidas diretamente com tcnicos do FNDE. O tema da palestra ser "Prestao de contas dos recursos recebidos do FNDE, em face da Resoluo n 02 de 18/01/2012, e o Sistema de Gesto de Prestao de Contas (SIGPC)". As inscries so gratuitas.
ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIRIO Comarca de Laguna / 2 Vara Cvel Rua Arcngelo Bianchini, n 69, Centro - CEP 88.790-000, Laguna-SC - E-mail: laguna.civel2@tjsc.jus.br Juiz de Direito: Paulo da Silva Filho Chefe de Cartrio: Gizele de Souza Molon Medeiros EDITAL DE CITAO - USUCAPIO - RUS INSCRITOS EM LUGAR INCERTO E EVENTUAIS INTERESSADOS - COM PRAZO DE 30 DIAS Usucapio n 040.09.004473-8 Autor: MHS Administradora de Bens Citando(a)(s): Intererssados incertos, ausentes e desconhecidos. Descrio do(s) Bem(ns): Um terreno localizado no Farol de Santa Marta, neste municpioe comarca, com rea total de 8.185,90m2, e as seguintes metragens e confrontaes:Ao NORTE extremando com Paulo OrvalParticheli Rodrigues, Rosinha MariaValmorbida e Miguel Ximenes de Mello Filho em 301,56 metros; ao SUL extremandocom Manoel Bernardo Silveira e Lgia Motta Silveira em 290,61 metros, e ainda comHerdeiros de Jorge Cechinel Filho em 22,08 metros, totalizando 312,69 metros; aoLESTE extremando com herdeiros de Jorge Cechinel Filho em 37,46 metros, e aindacom a Estrada Geral do Farol de Santa Marta e acesso aos imveis da requerente e doSr. Paulo OrvalParticheli em 4,82 metros, totalizando 42,28 metros; e finalizando aOESTE extremando com Herdeiros de Miguel Boabaid num total de 25,00 metros. PrazoFixado para a Resposta: 15 dias. Por intermdio do presente, a(s) pessoa(s) acimaidentificada(s), atualmente em local incerto ou no sabido, bem como seu(s) cnjuge(s), secasada(o)(s) for(em), confrontante(s) e aos eventuais interessados que, fica(m) ciente(s) deque, neste Juzo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para responder(em) ao, querendo, no lapso de tempo supra mencionado, contado dotranscurso do prazo deste edital. ADVERTNCIA: No sendo contestada a ao no prazomarcado, presumir-se-o aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petioinicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes eterceiros, foi expedido o presente edital, o qual ser afixado no local de costume e publicado1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei.Laguna (SC), 24 de agosto de 2012.fls. 1

Saneamento bsico: Falhas na concluso de obra e atraso na recolocao de lajotas levam Governo Municipal alertar Casan
O Governo Municipal, atravs do prefeito Clio Antnio, ir entregar ao presidente da Casan, Dalrio Jos Beber, solicitao de reposio de pavimentao nas ruas atendidas pelas obras do saneamento bsico, tambm a maior fiscalizao. Moradores esto, constante m e n te , q u e s t i o n a n d o a demora e o surgimento de buracos nas pistas, onde a empresa responsvel pelo saneamento bsico atuou. Nas ruas Oscar Guimares e Pedro Rosa, ambas no bairro Magalhes, os tcnicos da Secretaria de Planejamento Urbano, apontaram problemas na execuo dos servios de colocao de asfalto. No est sendo colocado material consistente sobre a superfcie, antes de colocar o concreto asfltico, explicou o prefeito. Resultado do problema tcnico a no aderncia entre a b a s e e o r e ve s t i m e n t o asfltico, ocasionando rachaduras e buracos ao longo das vias. Nos trechos com lajotas, o relatrio aponta que a pavimentao logo aps a passagem do sistema de esgoto, no est sendo executada nos prazos estabelecidos. A Casan precisa tomar providncias, ela a responsvel pela prestao dos servios e a fiscalizao. Principalmente, defina os procedimentos t c n i c o s a s e re m a d o t a d o s nos servios de engenharia, salientou o prefeito.

Que a primavera traga muitas flores a todos os coraes e que o canto dos pssaros alegre cada amanhecer e faa o amor florescer cada vez mais

40 anos convivendo com a na-

Uma mensagem ... MAGAPAVI

www.campingmolhesdabarra.com.br

LAGUNA/SC 15/09/2012

O CORREIO P. 09

Artigo do Senador
Luiz Henrique da Silveira
No Governo do Estado, desenvolvi a poltica poliporturia, ou seja: a viabilizao de vrios Portos. Dentro dessa diretriz, concedi incentivos financeiros e tributrios construo dos modernos terminais da Babitonga, de Navegantes e Itapo; intervi na modernizao de Imbituba, e participei, com o Governo Federal, nas reformas modernizadoras que foram feitas em Itaja e So Francisco do Sul. Com isso, colocamos Santa Catarina frente dos demais Estados da Federao. Em geral, cada Estado tem um porto. Ns temos seis ancoradouros martimos, cada qual com sua caracterstica. No que diz respeito ao calado , que o tem mais importante para o transporte martimo dos nossos dias Itapo lidera com 14,5 metros de profundidade, seguido de Imbituba, com 14,2 metros; So Francisco do Sul, com 13; e Itaja, com 11,4. Esse requisito muito importante, porque so cada vez maiores os navios que vem sendo fabricados, para disporem de maior volume de carga. Isso tem relao direta com a reduo do custo do frete, principalmente nas exportaes e importaes para o Oriente e outras regies mais distantes. Quanto maior o calado do porto maior a chance de receber navios de maior porte, como os post-panamax (aqueles que superam a profundidade do Canal do Panam).
Quando o Senado aprovou, contra os nossos votos (CasildoMaldaner, Paulo Bauer e eu) o Projeto de Resoluo nmero 72, igualando em 4% a alquota do ICMS nas transferncias interestaduais de produtos importados, achamos que isso iria conduzir a uma concentrao , ainda mais brutal, no Porto de Santos. Aquela Resoluo foi aprovada por presso de lideranas polticas, empresariais e laborais de So Paulo com esse objetivo. Sob a falsa alegao de que os incentivos que concedemos s importaes estava provocando a desindustrializao do Pas, criaram uma clima exorcizante de uma pseudo guerra dos portos, que levou uma maioria esmagadora dos Senadores a aprovarem aquela Resoluo. O tempo demonstrou que as reais causas do fraco desempenho da indstria nacional so outras: elevada carga fiscal; alta burocracia; juros ainda muito altos; corredores de transporte; ciclotimia do cmbio e baixo investimento na infraestrutura e na inovao. Congestionado como nenhum, o Porto de Santos no est resistindo nova demanda criada pela citada Resoluo. E, como nos preparamos melhor do que qualquer outro Estado, nossos seis terminais no sofreram tanto como se imaginava. Pois, em termos de movimentao, outros fatores acabam anulando a vantagem fiscal de que desfrutar, a partir de 1 de Janeiro de 2013, o Estado de So Paulo, cujos reflexos j se fizeram sentir neste ano. A nosso favor, militam a modernidade dos nosos Portos, sua profundidade e capacidade de carregar e descarregar os navios mais rapidamente, pois a estadia das embarcaes nos portos, esperando para atracar, receber e desovar a carga custa, no mnimo, 50 mil dlares norte-americanos, ao dia. Dependendo do tamanho do navio, pode chegar a 200 mil!!! verdade que temos portos de modernidade avanada, mas carecemos, ainda, de corredores de transporte eficientes., como a duplicao das BRs 280 e 470, que o Governo da Presidente Dilma Roussef est por licitar, e a duplicao da BR 282, ainda distante de acontecer. Alm disso, temos que partir para a ainfra-estrutura ferroviria, ligando So Francisco do Sul a Imbituba (a FerociaInter-Portos); entre Dourados e Chapec (a Ferrovia do Gro); e entre o litoral e o Oeste Catarinense ( a Ferrovia do Frango). As exportaes e importaes triplicaram, nos oito anos do meu Governo. E vo continuar crescendo. Precisamos desses seis atuais e de mais portos! E de rodovias duplicadas e trens velozes, correndo em trilhos de bitola larga!

7 DE SETEMBRO, NO CEAL FOI UMA FESTA DE GENTE BONITA.

A LOGSTICA DOS PORTOS

Agora com buffet variado e a tradio dos melhores pes e salgados da cidade.
Rua Raulino Horn Centro Laguna/SC

(48)8427-2567

Luiz Henrique da Silveira Senador da Repblica

LAGUNA/SC 15/09/2012

O CORREIO P. 10

Viviany Fernandes

E-mail: vivy@ocorreio.net

Aos aniversariantes da semana os nossos votos de muitas felicidades!


14- Ingrid Silva 16- Nelma Honorato Viana 16- Maurina Rocha de Souza 16- Luiz Carlos Mello de Oliveira 16- Kamila dos Santos Souza 18- Natrcia Faria Ferreira 18- Alexandre Jos Martins

Parabns

D. AMLIA DE SOUZA GABRIEL


Pois bem, completando dia 11/09, 85 anos de venturosa existncia, tendo 9 filhos, 15 netos e 5 bisnetos possuindo um imenso senso de humor e disposio para enfrentar qualquer tarefa a ela confiada, a aniversariante D. AMLIA DE SOUZA GABRIEL um exemplo de vida, ou seja, quando normalmente, pessoas com idade bem inferior a sua se en c on t ra m a caminho do declnio, emocionadamente, daqui da coluna, transmito a aniversaria n te vo to s de inmeras felicidades, rogando a Deus que a proteja infinitamente.

Para comemorar os 3 anos do Cineclube Laguna acontecer a 1 Festa do Cineclube Laguna Vai ser Dia: 21/09/12 - Sexta. Local: Garibaldi Arte Caf. Horrio: 20:30 Vamos ter no dia 2 curtas mudos com a sonoplastia feita na hora por alguns msicos. Alm das 4 atraes Ricardo Vieira e Heleine Brasil Vanildo Machado Fabian Giese Banda Husumano + Surpresas. 70 ingressos, ento corra e garanta o seu. R$ 10,00antecipado R$ 15,00na Hora. (se disponvel) Ponto de venda: IPHAN Laguna: Praa Vidal Ramos, N 118 Centro Histrico

3 anos do Cineclube Laguna

Candidatos podem realizar inscrio at o dia 11 de outubro O Programa de PsGraduao em Msica (PPGMUS) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) est com inscries abertas, at o dia 11 de outubro deste ano, para seleo de alunos regulares ao mestrado. Sero ofer-

Mestrado em Msica da Udesc est com inscries abertas


ecidas at 30 vagas no programa, distribudas entre as trs sub-reas em que est estruturado: educao musical, musicologia-etnomusicologia e prticas interpretativas (piano e violino). Os alunos selecionados faro parte da turma com incio no primeiro semestre de 2013. O programa teve sua primeira turma no ano de 2007, e no processo seletivo deste ano oferece pela primeira vez a opo violino na subrea prticas interpretativas, alm do piano. As inscries podem ser realizadas pessoalmente na secretaria do PPGMUS localizada no Centro de Artes (de segunda a quinta-fei-

arabns a dupla Souza e Fafa pela iniciativa de promover mais um evento visando o carnaval 2013. Que esse exemp l o s i r va para demais escolas de samba de laguna visando o fortalecimento e o engrandecimento do campeonato de samba.

COMPLETA 85 ANOS

a ltima semana, mais precisamente nos dias 10 e 12/09, tivemos a oportunidade de registrar o aniversrio do casal Mauro e Riso, respectivamente. Com o a presena dos filhos Mauro Srgio e Caroline, alm do carinho de parentes e amigos, as datas foram ruidosamente comemoradas. Parabns!
Em virtude do pouco nmero de inscritos na especializao em ENSINO DE CINCIAS, O IFSC reabriu o processo seletivo. As inscries vo de 01 a 16 de setembro. Mesmo que vocs no sejam da rea, mas querem ou precisam de um curso de especializao gratuito e de qualidade, no percam essa oportunidade.

ra, das 14h s 18h), ou por procurao simples, ou, ainda, via SEDEX. As inscries por correio devero ser postadas at o ltimo dia do perodo de inscrio e endereadas secretaria do PPGMUS, conforme endereo disponvel no edital.

Inscries abertas

LAGUNA/SC 15/09/2012

O CORREIO P. 11

ESPORTES E EVENTOS

Cludio Tato
da rea, ele chutou forte, mas Vanderson fez grande defesa. Aos 15, em outro contragolpe, Max invadiu a rea e marcou mais um. Seis minutos depois, o mesmo Max, o nome do jogo, aproveitou a oportunidade e anotou seu terceiro gol no jogo, fechando a goleada juventina. Com o resultado, a maior goleada desta Diviso Especial, o Atltico Tubaro, alm de piorar bastante seu saldo de gols, terminou a rodada na lanterna da competio. No prximo domingo, o Peixe tentar a recuperao diante do Guarani, seu algoz na final do turno, novamente em Palhoa, s 15h30, no Renato Silveira.

expectativa do torcedor tricolor era de iniciar o returno com o p direito. No entanto, logo aos 5 minutos de jogo, o Moleque Travesso aprontou das suas com Max, que abriu o placar. Trs minutos depois, Gizo recebeu sem marcao e chutou forte para ampliar. Quando o Atltico Tubaro esboava uma reao, em um contra-ataque Paulinho chutou forte, sem chance de defesa para Giovanni, e aumentou a contagem. O terceiro gol juventino fez alguns torcedores do Peixe deixarem o Domingos Gonzalez. No incio da segunda etapa, o atacante Selmir desperdiou uma das raras chances de gol do Tricolor. De dentro
Entidade enviou ofcio Federao Catarinense de Futebol neste incio de semana A Federao Catarinense de Futebol recebeu ofcio enviado pela Confederao Brasileira de Futebol anuncia a criao da Copa do Brasil Sub-20. A competio ter sua primeira edio ainda em 2012, entre os meses de outubro e dezembro, e ter o objetivo de promover o trabalho que os clubes realizam nas categorias de base por todo o pas. Segundo a comunicao, assinada pelo Presidente da CBF, Dr. Jos Maria Marin, estima-se que cerca de mil atletas participaro da competio, que contar com 32 clubes. dito ainda que a Copa do Brasil Sub-20 no servir apenas para as observaes dos clubes, mas tambm para que a prpria CBF analise jovens talentos para as prximas convocaes das selees de base. O Presidente da FCF, Dr. Delfim Pdua Peixoto Filho, parabeniza e apoia a CBF e o Presidente Jos Maria Marin pela iniciativa, que com certeza ser um sucesso e dar mais oportunidades ainda para que os jovens atletas mostrem seu talento e despontem no futebol brasileiro.

Atltico Tubaro perdeu por5 x 0 do Juventus


Dos ltimos quinze pontos disputados, o Cricima conquistou apenas quatro. bvio que isto muito ruim e sabemos que se continuar assim no conquistar a almejada vaga na Srie A do Brasileiro de 2013. Mas, os adversrios deste incio de returno foram do estilo casca grossa e agora vm quatro jogos estilo mamo com acar, tem que aproveitar, seno a coisa fica feia! Entra jogo, sai jogo e a gente no v esperana em vir o Ava deslanchar de vez no campeonato. Agora ter uma partida chave contra o Amrica-MG que tem a mesma pontuao que a Azurra onde uma vitria daria nimo para a chegada no G4. No mesmo momento, a notcia que Cleber Santana no deve jogar, pois o p continua muito inchado, pelo menos, no fratura. Time de futebol tudo a mesma coisa, s muda de endereo. Valeu a pena vender o Tiago Real? Tanto fez para segurar o Eduardo e agora o deixa sem companhia de criao? Era o Tiago quem fazia a dobradinha pela direita que infernizava as defesas adversrias. Parece incrvel, mas todo mundo sabe que sem uma pea o quebra cabea no fecha! Hoje com o Cear, no nordeste. Sempre achei que Cristvo Borges no estava altura do Vasco da Gama. Tomava algumas decises a meu vir equivocadas e faltava cancha nas substituies. Mas, o atual momento do Gigante da Colina est relacionado ao desmanche que a diretoria fez. Ningum consegue seguir jogando o mesmo bom futebol perdendo quatro titulares: Allan, Fagner, Rmulo e Diego Souza.

CBF anuncia criao da Copa do Brasil Sub-20

SC leva 6 equipes semi das Olimpadas Escolares

Poos de Caldas - A primeira fase de disputa das modalidades coletivas das Olimpadas Escolares 12 a 14 anos chegou ao fim, e seis equipes catarinenses conseguiram avanar para as semifinais da competio. Os dois times de futsal e basquete e as equipes de vlei feminino e handebol m a s c u l i n o c o n s e g u i ra m a classificao e esto na briga por medalhas. Q u e m ve n c e r a p rx i m a partida garante, no mnimo, a prata; quem perd e r d i s p u t a r o b ro n z e . As Olimpadas Escolares - 1 2 a 1 4 a n o s o c o r re m at este sbado (15), em Poos de Caldas (MG).

Mais uma vitria fora de casa. Algum ainda duvida do poder do Fluminense? Mas, diro os pessimistas que a vitria foi contra a Portuguesa, time pequeno. S que a Lusa no perdia em casa h 6 partidas, sendo 4 vitrias. Hoje o Tricolor recebe o Atltico-GO, que o lanterna da competio, mas merece respeito. Nesta fase do campeonato, os debaixo tambm so perigosos. Felipo no mais treinador do Palmeiras. Quem s a i r ga n h a n d o s e r o prprio Felipo. Em trs rodadas j estar todo mundo sentindo saudades. No Palestra, o problema institucional, o buraco, mais embaixo! A situao hoje catica, como j foi uma vez para o Fluminense, Conca e Fred deram a volta por cima. Resta saber se Bascos e Valdvia tero o mesmo poder.

No porque venceu que o Figueirense passou a ser o melhor time do mundo, mas a disposio e alegria dos jogadores outra. Quando escrevi que deixar de contratar o Adilson Batista era uma grande burrada, muitos disseram que no, que Hlio dos Anjos daria jeito. Agora se v o mesmo time, mas com um tcnico alinhado com torcida e atletas dando a resposta em campo.

O Flamengo resolveu fazer a feira aqui em Santa Catarina. Zinho procurou a diretoria do Ava com interesse no zagueiro Renato Santos e no meia Cleber Santana. Sem dvida alguma, so posies extremamente necessitadas no Rubro Negro e so jogadores, que hoje na Azurra, vem jogando muito. Difcil acreditar na liberao, pois dinheiro na Gvea, sempre um problema.

Vanderlei Luxemburgo vem se consagrando a cada jogo do Grmio. Mais uma vez o Imortal Tricolor deve muito a sua vitria ao dedo do profex. Entrou Leandro, que melhorou muito o time dando uma nova dinmica ao ataque gacho e Marco Antnio. Agora tenho at que dar uma pausa para respirar, pois vou elogiar Marco Antnio, quem diria? Bons passes e um gol! O Botafogo perdeu a grande chance de continuar colado no G4 e abrir de vez do Internacional e So Paulo, mas no conseguiu. Para sermos bem sinceros, tem que dar graas a Deus por chegar ao empate. Os Colorados tinham uma lucidez maior no meio de campo, onde a falta de Seedorf contundido ficou evidente. Domingo o desafio fora de casa contra a regular Ponte Preta.

LAGUNA/SC 15/09/2012

O CORREIO P. 12

Sbado legal do ms de Setembro contou com varias atraes

A Associao Empresarial de Laguna ACIL e o Ncleo do Jovem Empreendedor, empenhados em participar do cenrio poltico atual e contribuir com melhorias de polticas pblicas, realizaram o Voz nica no dia 10 de setembro, na Mini Paty Eventos, na oportunidade foi entregue aos candidatos os pleitos elencados pela classe empresarial. O P ro j e t o Vo z n i c a f o i criado pela FACISC - Federao das Associaes Empresariais de SC e institucionalizado pelo CEJESC Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC, teve incio nas eleies de 2010 e agora o foco so as eleies municipais. A ao visa unificar a voz do empresariado em torno das mesmas questes e das mesmas bandeiras e, com isso, mostrar as necessidades do municpio na tica

Voz nica foi realizado no dia 10 de setembro


empresarial. O evento, que j foi realizado em vrias outras cidades do estado, proporcionou um encontro com os candidatos municipais, onde foram ouvidas as propostas de trabalho de cada um e respostas de questionamentos feitos.

O comrcio de Laguna contou com um horrio especial no dia 08 de setembro. No Sbado Ecolegal, alm de acontecer o recolhimento de Lixo Eletrnico tambm tiveram muitas outras atraes em parceria com o SESC, como servios de sade

e recreaes. A ACIL agradece a todos que participaram e prestigiaram o comrcio lagunense, e aos lojistas que abriram suas portas para seus clientes, pois mantendo nossas lojas abertas que fortalecemos o comercio e nossa economia.

Constru amigos, enfrentei derrotas, venci obstculos, bati na porta da vida e disse-lhe: No tenho medo de viv-la. (Augusto Cury)

Frase da semana:

CASA DOS PRESENTES


Rua Gustavo Richard, 484 - Fone: (048) 3644-0106 - LAGUNA - SC

Vous aimerez peut-être aussi