Vous êtes sur la page 1sur 5

ANTICOAGULANTES

Conceito:so agentes que prolongam o tempo de coagulao do sangue.So usados em diversos distrbios cardiovasculares,tais como infarto do miocrdio,embolia pulmonar,doena vascular cerebral, perifrica e trombose. EXEMPLO:

A heparina um anticoagulante natural extrado originalmente do fgado, produzida por basfilos e mastcitos, descoberta em 1916. um anticoagulante que atua na trombina, impedindo a transformao do fibrinognio em fibrina. Torna o sangue mais fluido e aumenta as concentraes de lipdios no sangue. muito utilizada em casos de sndrome coronariana aguda,

A Varfarina tambm um anticoagulante muito utilizado em forma de comprimido. Foi inicialmente comercializada como pesticida contra ratos e camundongos e ainda popular para este fim. Descobriu-se alguns anos aps a sua introduo que a varfarina era tambm eficaz para prevenir a trombose e embolia pulmonar. Em 1950 foi aprovada para uso como medicamento e manteve-se popular desde ento. A varfarina um derivado sinttico da cumarina, substncia encontrada naturalmente em muitas plantas, que diminui a coagulao do sangue, interferindo com o metabolismo da vitamina K. prescrita principalmente para pessoas com maior tendncia para trombose ou como profilaxia secundria (preveno de novos episdios) em indivduos que j formaram um cogulo sanguneo (trombo).

Outros anticoagulantes, utilizados em laboratrios so:


EDTA: o melhor anticoagulante utilizado em hematologia para realizao de vrios exames. Oxalatos: Este anticoagulante usado em estudos de coagulao, contagem de GB, GV, Ht, Hb, em dosagens bioqumicas. Citratos: Usados em estudos de coagulao e em VHS (Velocidade de hemossedimentao sangunea). Fluoretos: Usados para exames de glicemia. um inibidor enzimtico e conservador de glicose.

ANTI-HERPTICOS
CONCEITO:medicamento de ao paliativa usados para diminuir os sintomas do herpes.O herpes uma

doena sem cura causada pelo o vrus herpex,muito comum no ser humano,mas que s se manifesta com baixa resistncia imunolgica.Caracteriza-se por leses da pele e mucosas. EXEMPLOS:
VALACICLOVIR (Valtrex) [comprimidos de 500mg] Ao: crise aguda de Herpes Zoster. Dose: ADULTO: 2 comprimidos 3x/dia por 7 a 14 dias. HERPES GENITAL: 1 comprimido 2x/dia. FAMCICLOVIR (Famvir) [comprimidos de 125 e 250mg] Ao: tratamento de herpes zoster e herpes genital. Dose: - HERPES GENITAL - (1 infeco): - 250mg 3x/dia, por 5 dias. - (demais infeces recorrentes): 125mg 2x/dia, por 5 dias. - HERPES ZOSTER: 500mg a 750mg 3x/dia, por 7 dias. Observaes: no usar em grvidas ou nutrizes. Efeitos adversos: cefalia e nuseas. PENCICLOVIR (Famvir P) [creme a 1%] Ao: tratamento do herpes simplex (herpes labial) Dose: (adultos e maiores de 16 anos) aplicar de 2/2 horas , por 4 dias. Observaes: no usar em grvidas ou nutrizes.

ANTIDEPRESSIVOS
CONCEITO:So medicamentos que melhoram o humor. EXEMPLOS:

senso comum que qualquer tipo de medicamento s deve ser administrado sob orientao mdica. Entretanto, os brasileiro tem o pssimo hbito de se auto-medicarem e pior, sem saber os efeitos colaterais e as dosagens corretas de ingesto dos mesmos. Para tentar suprir, de certa forma, a falta de conhecimento de quem ir ingerir a droga, obrigatrio o acompanhamento de bula na caixa do produto, com informaes acerca da composio, posologia, efeitos colaterais, contra-indicaes, entre outros dados fundamentais

ANTINEOPLSICOS
CONCEITO:So quimioterpicos usados no tratamento de cncer.O objetivo do seu emprego a destruio seletiva das clulas tumonaris. EXEMPLOS:

Zoladex: indicada para controle de cncer prosttico passvel de manipulao hormonal. - controle de cncer de mama passvel de manipulao hormonal, em mulheres na pr- e peri-menopausa. - controle da endometriose, aliviando os sintomas - inclusive a dor - e reduzindo o tamanho e o nmero das leses endometriais. - controle de leiomioma uterino, reduzindo o seu volume na maioria dos casos, melhorando o estado hematolgico da paciente e reduzindo os sintomas, inclusive a dor. utilizado como adjuvante cirurgia para facilitar as tcnicas operatrias e reduzir a perda sangnea intra-operatria. A melhora dos sintomas observada durante o tratamento.

Vous aimerez peut-être aussi