Vous êtes sur la page 1sur 8

ISSN 2176 - 2864

Nematides em Soja: Identificao e Controle

76

Mais de 100 espcies de nematides, envolvendo cerca de 50 gneros, foram associadas a cultivos de soja em todo o mundo. Entretanto, no Brasil, os nematides mais prejudiciais cultura tm sido os formadores de galhas (Meloidogyne spp.), o de cisto (Heterodera glycines), o das leses radiculares (Pratylenchus brachyurus) e o reniforme (Rotylenculus reniformis).

Nematides de Galhas
Entre os nematides de galhas, Meloidogyne incognita e M. javanica so as espcies mais importantes para a cultura da soja no Brasil. M. javanica tem ocorrncia generalizada, enquanto M. incognita predomina em reas cultivadas anteriormente com caf ou algodo.

Diagnose
Nas lavouras de soja atacadas por nematides de galhas, geralmente, observam-se manchas em reboleiras, onde as plantas ficam pequenas e amareladas (Figura 1a). As folhas das plantas afetadas s vezes apresentam manchas clorticas ou necroses entre as nervuras, caracterizando a folha carij Pode no ocorrer reduo no tamanho das plantas, mas, por ocasio . do florescimento, nota-se intenso abortamento de vagens e amadurecimento prematuro das plantas. Em anos em que acontecem veranicos na fase de enchimento de gros, os danos tendem a ser maiores. Nas razes das plantas atacadas observam-se galhas em nmero e tamanho variados (Figura 1b), dependendo da suscetibilidade da cultivar e da densidade populacional do nematide no solo. No interior das galhas, esto localizadas as fmeas do nematide (Figura 2). Estas possuem colorao branco-prola e tm o formato de pra.

Londrina, PR Abril, 2010

Autores
Waldir Pereira Dias Eng. Agrnomo, D.Sc. Embrapa Soja Cx Postal 231 86001-970, Londrina, PR wdias@cnpso.embrapa.br Antnio Garcia Eng. Agrnomo, M.Sc. pesquisador da Embrapa Soja aposentado desde setembro/09 antoniogarcia@sercomtel.com.br Joo Flvio Veloso Silva Eng. Agrnomo, D.Sc, Embrapa Mato Grosso Av. dos Jacarands, n 2639 78550-000, Sinop, MT joaoflavioembrapa@gmail.com Geraldo E. de Souza Carneiro Eng. Agrnomo, M.Sc, Embrapa Soja Cx Postal 231 86001-970, Londrina, PR estevam@cnpso.embrapa.br

Controle
Para culturas de ciclo curto, todas as medidas de controle devem ser executadas antes da semeadura. Ao constatar que uma lavoura de soja est atacada, o produtor nada poder fazer naquela safra. Nesse caso, todas as observaes e cuidados devero estar voltados para os prximos cultivos na rea. O primeiro passo a identificao da espcie de Meloidogyne predominante na rea.
Arquivo Embrapa Soja

Figura 1. Sintomas causados pelo nematide de galhas (Meloidogyne spp.) em soja: lavoura (a) e razes (b).

Nematides em soja: identificao e controle

de ambas, M. javanica e M. incognita. Em reas infestadas por M. javanica, indica-se a rotao da soja com amendoim, algodo, mamona ou milho, sorgo e milheto resistentes. Quando M. incognita for a espcie predominante, podero ser semeados o amendoim ou milho, sorgo e milheto resistentes. Atualmente, cerca de 80 cultivares de soja resistentes ou moderadamente resistentes a M. incognita e/ou M. javanica esto disponveis no Brasil. Quase todas so descendentes de uma nica fonte de resistncia, a cultivar norteamericana Bragg. Como os nveis de resistncia dessas cultivares no so altos, em condies de elevadas populaes do nematide no solo, a utilizao da cultivar resistente dever ser precedida de rotao com uma cultura no ou m hospedeira.

Foto: JJ Silva

Figura 2. Fmeas do nematide de galhas (Meloidogyne spp.) dentro das razes.

Amostras de solo e razes de soja com galhas devem ser coletadas, em pontos diferentes da reboleira, at formar uma amostra composta de cerca de 200 g de solo e de, pelo menos, cinco sistemas radiculares. A amostra, acompanhada de um histrico da rea, deve ser encaminhada, o mais rpido possvel, a um laboratrio de Nematologia. A partir do conhecimento da espcie de Meloidogyne, deve-se, ento, estabelecer um programa de controle. Podem ser utilizadas, de modo integrado, vrias estratgias. Entretanto, as mais eficientes so a rotao/sucesso com culturas no ou ms hospedeiras, como por exemplo algodo (exceto para M. incognita), amendoim e milho resistente, e a utilizao de cultivares de soja resistentes. A rotao de culturas deve ser bem planejada, uma vez que a maioria das espcies cultivadas multiplica os nematides de galhas. O cultivo prvio de espcies hospedeiras aumenta os danos na soja semeada na seqncia. Da mesma forma, a presena de plantas daninhas na rea tambm possibilita a reproduo e a sobrevivncia do parasita. A escolha da rotao deve se basear tambm na viabilidade tcnica e econmica da cultura na regio, sendo bastante varivel de um local para outro. Para recuperao da matria orgnica e da atividade microbiana do solo e possibilitar o crescimento da populao de inimigos naturais do nematide, tambm importante incluir, na rotao/sucesso, adubos verdes resistentes. A adubao verde com Crotalaria spectabilis, C. grantiana, C. mucronata, C. paulinea, mucuna preta, mucuna cinza ou nabo forrageiro contribui para a reduo populacional

Nematide de Cisto da Soja


O nematide de cisto da soja (NCS), Heterodera glycines, foi detectado pela primeira vez no Brasil na safra de 1991/92. Atualmente, est presente em cerca de 150 municpios de 10 Estados (MG, MT, MS, GO, SP PR, RS, BA, TO e MA). Estima-se que a , rea com o nematide seja superior a 3,0 milhes de ha. Entretanto, existem muitas propriedades isentas do patgeno, localizadas em municpios considerados infestados. Assim, a preveno ainda importante.

Diagnose
O NCS penetra nas razes da planta de soja e dificulta a absoro de gua e nutrientes, resultando em porte reduzido das plantas e clorose na parte area, da a doena ser conhecida como nanismo amarelo da soja. Os sintomas aparecem em reboleiras (Figura 3a), geralmente, prximo de estradas ou carreadores. Em muitos casos, as plantas de soja acabam morrendo. Por outro lado, em regies com solos mais frteis e boa distribuio de chuva, os sintomas na parte area podem no se manifestar. Assim, o diagnstico definitivo exige sempre a observao do sistema radicular. Na planta parasitada, o sistema radicular fica reduzido e apresenta, a partir dos 30-40 dias aps a semeadura da soja, minsculas fmeas do nematide, com formato de limo ligeiramente

Nematides em soja: identificao e controle

alongado e colorao branca (Figura 3b). Com o passar do tempo, a colorao vai mudando para amarelo, marrom claro e, finalmente, a fmea morre e seu corpo se transforma em uma estrutura dura de colorao marrom escura, denominada cisto (Figura 3c), que se desprende da raiz e vai para o solo.
Fotos: Arquivio Embrapa Soja

Cada cisto contm, em mdia, cerca de 200 ovos (Figura 4a). Por ser muito leve e apresentar alta resistncia deteriorao e dessecao, o cisto constitui-se numa unidade muito eficiente de disseminao e sobrevivncia. Cada ovo tem no seu interior um juvenil de segundo estdio (Figura 4b), que a forma infectante do nematide e para a qual devem estar voltadas todas as medidas de controle. A disseminao do NCS se d, principalmente, pelo transporte de solo infestado. Isso pode ocorrer por meio dos equipamentos agrcolas, das sementes mal beneficiadas que contenham partculas de solo, pelo vento, pela gua e at por pssaros que, ao coletar alimentos do solo, podem ingerir junto os cistos.
Fotos: Arquivio Embrapa Soja

Figura 4. Ovos (a) e juvenis de segundo estdio (b) do NCS (Heterodera glycines).

Figura 3. Sintomas na lavoura (a), fmeas nas razes (b) e cistos (c) do NCS (Heterodera glycines).

Nematides em soja: identificao e controle

Controle
Em reas onde o NCS j foi identificado, o produtor tem que conviver com o mesmo, uma vez que sua erradicao praticamente impossvel. Algumas medidas ajudam a minimizar as perdas, destacando-se a rotao de culturas com plantas no hospedeiras e o uso de cultivares resistentes, sendo o ideal a combinao dos dois mtodos. O planejamento da rotao relativamente simples, em funo da limitada gama de hospedeiros do NCS. Entretanto, a adoo desta prtica , muitas vezes, limitada pela viabilidade econmica das culturas em determinadas regies. Avaliaes sobre o impacto do cultivo de espcies botnicas, de vero, no hospedeiras de H. glycines (arroz, algodo, sorgo, mamona, milho e girassol) na populao do nematide, mostraram que a substituio da soja por uma delas, por uma safra, reduz a populao a nvel que permite o retorno da soja na safra seguinte, na maioria das condies. Com um nico cultivo de soja suscetvel, a populao do NCS volta a crescer, havendo necessidade de, na safra seguinte, retornar rotao com a espcie no hospedeira ou, ento, semear uma cultivar de soja resistente. Por sua vez, com dois ou trs anos seguidos de milho, se pode, na maioria das situaes, voltar com a soja suscetvel por dois anos seguidos, sem riscos de perda. Essas indicaes so vlidas para condies em que o solo esteja com o pH e a saturao por bases nos nveis recomendados, conforme a regio. O cultivo de plantas no hospedeiras na entressafra (maio a agosto) no mostrou ser boa opo para reduo da populao do nematide. Assim, a rotao de culturas no deve ser substituda pela sucesso de culturas. Por outro lado, a presena de soja voluntria (tigera) ou de espcies hospedeiras na rea durante a entressafra, contribui para aumentar o inculo para a safra de vero seguinte. A utilizao da resistncia gentica o mtodo de controle do NCS mais econmico e de melhor aceitao pelo produtor. Contudo, a semeadura de cultivares resistentes no deve ser a nica opo. Em razo da sua elevada diversidade gentica, sob presso de seleo, o nematide pode desenvolver novas raas. No Brasil, essa variabilidade parece ser ainda maior, pois, apesar do histrico da utilizao de cultivares resistentes no pas ser

recente, j foram encontradas 11 raas (1, 2, 3, 4, 4+, 5, 6, 9, 10, 14 e 14+). As raas 4+ e 14+ diferem das raas 4 e 14 clssicas, respectivamente, por apresentarem habilidade em parasitar a cultivar Hartwig. Estas diferenas tambm foram verificadas ao nvel molecular. A resistncia da PI 437654, um dos parentais de Hartwig, a estas raas foi mantida. Entretanto, a forte ligao dos alelos de resistncia com o loco i (cor preta do tegumento da semente) tem impedido a transferncia da resistncia para cultivares elite de soja. Uma estratgia que tem funcionado relativamente bem combinar a resistncia da PI 437654 com a moderada resistncia da PI 88788. Existe no Brasil grande carncia de cultivares de soja resistentes ao NCS. A quase totalidade das cerca de 50 cultivares resistentes disponveis, atualmente, so adequadas apenas para as raas 1 e 3. Mesmo para estas duas raas, ainda no existe material adaptado para todas as regies de cultivo. Outra dificuldade que, para facilitar o manejo da ferrugem asitica, o agricultor passou a optar por semear cultivares de soja precoces, o que no o caso da maioria das cultivares resistentes ao NCS liberadas. A enorme variabilidade gentica do patgeno tambm tem contribudo para que a vida til das cultivares resistentes seja diminuda. Para amenizar o problema, os programas de melhoramento de soja precisam diversificar as fontes de resistncia e os agricultores devem evitar o monocultivo de materiais com resistncia oriunda de uma mesma fonte. A adoo de um esquema de rotao que envolva culturas no hospedeiras, cultivar suscetvel e cultivar resistente, por exemplo, milho-soja resistente-soja suscetvel, o ideal. Possivelmente, isso evitaria que houvesse seleo de novas raas e, assim, a resistncia da cultivar seria preservada.

Nematide Reniforme
O algodo a cultura mais afetada por Rotylenchulus reniformis. Entretanto, dependendo da cultivar e da populao do nematide no solo, tambm podem ocorrer danos na cultura da soja. A partir do final da dcada de noventa, o nematide reniforme vem aumentando em importncia na cultura da soja, em especial no Centro-Sul de Mato

Nematides em soja: identificao e controle

Grosso do Sul. J considerado um dos principais problemas da cultura em Maracaju e Aral Moreira e est disseminado em outros 19 municpios daquele estado. Estima-se que, atualmente, o nematide ocorra em altas densidades populacionais em municpios que respondem por 29% da rea cultivada com soja no Mato Grosso do Sul. Na safra 2006/07, tambm houve relatos de danos em propriedades dos municpios de Bela Vista do Paraso e Cornlio Procpio, no norte do Paran.

Diagnose
Os sintomas nas plantas de soja parasitadas por R. reniformis diferem um pouco daqueles causados por outros nematides. Lavouras de soja cultivadas em solos infestados caracterizamse pela expressiva desuniformidade (Figura 5a), com extensas reas de plantas subdesenvolvidas (Figura 5b) que, em muito, assemelham-se a problemas de deficincia mineral ou de compactao do solo. Tampouco h ocorrncia de reboleiras tpicas. No h formao de galhas, o sistema radicular se apresenta mais pobre e, em alguns pontos da raiz, possvel observar uma camada de terra aderida s massas de ovos do nematide, que so produzidas externamente. As fmeas de R. reniformis so ectoparasitas sedentrias, formando massas de ovos (50 a 120 por massa) sobre a superfcie das radicelas. Fmeas sexualmente imaturas, ainda vermiformes, constituem a forma infectante. Estas migram no solo procura das razes da soja ou de um outro hospedeiro, penetrando-as at atingir a regio anterior ao periciclo. Ali, aps incitarem o aparecimento de clulas nutridoras na regio do periciclo, passam a se alimentar e tornamse sedentrias. Seus corpos vo se avolumando gradualmente e, ao alcanarem a maturidade sexual, a poro que ficou fora da raiz adquire conformao semelhante de um rim (Figura 5c), donde advm a denominao nematide reniforme . Ainda, diferentemente das demais espcies que ocorrem na soja, o nematide reniforme no parece ter sua ocorrncia limitada pela textura do solo, ocorrendo tanto em solos arenosos quanto em argilosos. Nestes ltimos, normalmente a espcie de nematide predominante.

Figura 5. Figura 5. Sintomas na lavoura (a), plantas sadia e parasitada (b) e fmea com o formato de rim do nematide reniforme (Rotylenchulus reniformis) aderida nas razes (c).

Foto: Pedro M. Soares

Foto: Guilherme L. Asmus

Foto: Guilherme L. Asmus

Nematides em soja: identificao e controle

Controle
As principais alternativas de controle do nematide reniforme so a rotao/sucesso com culturas no hospedeiras e a utilizao de cultivares resistentes. A patogenicidade desse nematide ao algodoeiro, ao qual muito danoso, limita os programas de rotao de culturas. O milho, o arroz, o amendoim e a braquiria, esta com potencial de utilizao num esquema de integrao lavoura/ pecuria, so resistentes e podem ser utilizados em rotao com a soja ou o algodo. Das plantas cultivadas no outono/inverno e utilizadas como coberturas em sistemas de semeadura direta, so resistentes a braquiria, o nabo forrageiro, o sorgo forrageiro, a aveia preta, o milheto e o capim p de galinha. Por outro lado, deve-se evitar o cultivo de amaranto e quinoa, ambas suscetveis. Como pode existir variao entre os cultivares/hbridos das diferentes espcies vegetais, testes prvios de hospedabilidade so sempre necessrios. Pelo fato de o nematide reniforme ser muito persistente no solo, dependendo da densidade populacional, pode haver necessidade de, pelo menos, dois anos de cultivo com espcie no hospedeira. Com relao ao uso da resistncia gentica, normalmente, as principais fontes de resistncia ao nematide de cisto da soja (NCS), exceto a PI 88788, tambm conferem resistncia a R. reniformis, portanto, devem ser exploradas nos programas de melhoramento visando resistncia ao mesmo. As cultivares de soja resistentes ao NCS j liberadas no Brasil, especialmente, aquelas derivadas de Peking (Custer, Forrest, Sharkey, Lamar, Pickett, Gordon, Stonewall, Thomas, Foster, Kirby e Padre, dentre outras), da PI 90763 (Cordell) ou da PI 437654 (Hartwig) tm grande chance de tambm serem resistentes ao nematide reniforme. No entanto, isso precisa ser comprovado experimentalmente.

safras. O nematide foi beneficiado por mudanas no sistema de produo e a incorporao de reas com solos de textura arenosa (<15% de argila) aumentou a vulnerabilidade da cultura (Figura 6a).

Diagnose
Embora a intensidade dos sintomas apresentados pelas lavouras de soja atacadas por P brachyurus . seja dependente de alguns fatores, como por exemplo a textura do solo, em geral o que chama a ateno a presena, ao acaso, de reboleiras onde as plantas ficam menores mas continuam verdes (Figura 6b). As razes das plantas parasitadas apresentam-se, parcial ou totalmente, escurecidas (Figura 7). Isso se deve ao ataque s clulas do parnquima cortical, onde o patgeno injeta toxinas durante o processo de alimentao. A movimentao do nematide na raiz tambm desorganiza e destri clulas.
Fotos: Arquivo Embrapa Soja

a) arenosa

b) mdia

Nematide das Leses Radiculares


O nematide das leses radiculares, Pratylenchus brachyurus, amplamente disseminado no Brasil. Contudo, quase no existem estudos sobre os efeitos do seu parasitismo nas diversas culturas. No caso da soja, especialmente no Brasil Central, as perdas tm aumentado muito nas ltimas

Figura 6. Sintomas causados pelo nematide das leses radiculares (Pratylenchus brachyurus) em lavouras de soja: solos com texturas arenosa (a) e mdia (b).

Nematides em soja: identificao e controle

em programas de melhoramento gentico. Considerando que na maioria das lavouras afetadas, normalmente, as populaes do parasita so muito elevadas, o uso da cultivar de soja mais resistente deve ser sempre precedido de, pelo menos, um ano de rotao com uma espcie vegetal no hospedeira.

Foto: Arquivo Embrapa Soja

Referncias
ABDELNOOR, R. V.; DIAS, W. P SILVA, J. F V.; MARIN, .; .
Figura 7. Sintomas causadospor P brachyurus nas razes da soja: . plantas sadia (a) e parasitada (b).

S. R. R.; KIIHL, R. A. S. Caracterizao molecular de populaes do nematide de cisto da soja com diferentes ndices de parasitismo na cultivar Hartwig. Pesquisa Agropecuria Brasileira, v.36, p.331-337, 2001. AGRIOS, J.N. Plant Pathology. New York: Academic Press, 1988. 803p. BARKER, K.R. Introduction. In: BARKER, K. R.; PEDERSON, G. A.; WINHAN, G.L. (Ed.) Plant and nematodes interactions. Madison: American Society of Agronomy, 1998. p.1-120. DIAS, W. P SILVA, J. F V.; KIIHL, R. A. S.; HIROMOTO, D. .; . M.; ABDELNOOR, R. V. Quebra da resistncia da cv. Hartwig por populao de campo do nematide de cisto da soja (Heteroodera glycines). Pesquisa Agropecuria Brasileira, V.33, P .971-973, 1998. DIAS, W.P CAMPOS, V.P ARIAS, C.A.A.; KIIHL, R.A.S.; .; .; SILVA, J.F Identificao de marcadores SSR associados .V. a locos de resistncia raa 4+ do nematide de cisto da soja. Nematologia Brasileira, v.28, p.63-75, 2004. DIAS, W.P SILVA, J.F GARCIA, A.; CARNEIRO, .; .V.; G.E.S. Biologia e controle do nematide de cisto da soja (Heterodera glycines Ichinohe). In: Embrapa Soja (Londrina, PR). Resultados de pesquisa da Embrapa Soja 2003: ecofisiologia, biologia molecular e nematides. Londrina:, 2004. p.32-37. DIAS, W. P RIBEIRO, N.R.; HOMECHIN, M.; LOPES, I.O.N.; .; GARCIA, A.; CARNEIRO, G.E.S.; SILVA, J.F Manejo .V. de nematides na cultura da soja In: CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 27, 2007, Goinia, GO. Resumos... Goinia, GO: Sociedade Brasileira de Nematologia, 2007. p-26-30. DIAS, W.P SILVA, J.F GARCIA, A.; CARNEIRO, G.E.S. .; .V.;

Controle
Pratylenchus brachyurus tambm pode parasitar a aveia, o milho, o milheto, o girassol, a canade-acar, o algodo, o amendoim, etc, alguns adubos verdes e a maioria das plantas daninhas, o que dificulta a escolha de espcies vegetais para incluso na rotao/sucesso com a soja. Contudo, estudos em casa de vegetao tm mostrado a existncia de diferena, entre e dentro das espcies vegetais, com relao capacidade de multiplicar o nematide. Espcies resistentes, ou seja com fatores de reproduo (FR)<1,0, como verificado para algumas crotalrias, devem ser preferidas para semeadura nas reas infestadas. Na ausncia de espcies vegetais resistentes, o agricultor deve optar por semear gentipos com FR menores, ou seja, que multipliquem menos o nematide, como por exemplo alguns hbridos de milheto. Como a interao de P brachyurus com a soja . menos complexa, no havendo a necessidade de formao de nenhuma clula especializada de alimentao, como ocorre com os nematides de cisto (H. glycines) e de galhas (Meloidogyne spp.), as chances de se encontrar fontes de resistncia so menores. O comportamento das cultivares brasileiras de soja em reas infestadas tambm no tem indicado a existncia de materiais resistentes ou tolerantes. Todavia, avaliaes em casa de vegetao mostraram que as mesmas diferem bastante com relao capacidade de multiplicar o nematide. Cultivares com FR menores so as mais indicadas para semeadura em reas infestadas e para uso, como parentais,

Nematide de importncia para a soja no Brasil. In: Boletim de Pesquisa de Soja 2007. Rondonpolis: FUNDAO MT- Fundao de Apoio Pesquisa Agropecuria de Mato Grosso, p.173-183, 2007.

GOOD, J. M. Nematodes. In: CALDWELL, B. E. (Ed.). Soybeans: improved, production and uses. Winconsin: American Society of Agronomy, 1973. p.527-543. MOORE, W. F BOST, S. C.; BREWER, F L.; DUN, R. A.; .; .

DIAS, W.P SILVA, J.F CARNEIRO, G.E.S.; GARCIA, A.; .; .V.; ARIAS, C.A.A. Nematides de cisto da soja: biologia e manejo pelo uso da resistncia gentica. Nematologia Brasileira, 33 (1):1-16. 2009. EMBRAPA 2008. Tecnologias de produo de soja regio central do Brasil - 2009 e 2010. Londrina: Embrapa Soja: Embrapa Cerrados: Embrapa Agropecuria Oeste, 2008. 262p. FERRAZ, L. C. C. B. As meloidogynoses da soja: passado, presente e futuro. In: SILVA, J.F (Org.) .V. Relaes parasito-hospedeiro nas meloidogynoses da soja. Londrina: Embrapa Soja/Sociedade Brasileira de Nematologia, 2001. p-15-38. FERRAZ, S.; MENDES, M.L. O nematide das galhas. Informe Agropecurio, v.172, p.37-42, 1992. GARCIA, A.; SILVA, J.F PEREIRA, J.E.; DIAS, W.P .V.; . Rotao de culturas e manejo do solo para controle do nematide de cisto da soja. In: Sociedade Brasileira de Nematologia (Ed.) O Nematide de cisto da soja: a experincia brasileira. Jaboticabal: Artsigner Editores, 1999. p-55-70. GARCIA, A.; SILVA, J. F V.; LONIEN, G.; PEREIRA, J. E. . Avaliao de perdas causadas pelo nematide de cisto atravs da comparao de rendimentos entre cultivares resistentes e suscetveis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, 25, 2005, Piracicaba, SP Anais... . Piracicaba, SP: ESALQ/USP 2005. p.109. , Circular Tcnica, 76
Exemplares desta edio podem ser adquiridos na: Embrapa Soja Rod. Carlos Joo Strass - Acesso Orlando Amaral Cx. Postal: 231 Distrito de Warta 860001-970 Londrina - PR Fone: (43) 3371 6000 - Fax: 3371 6100 Home page: www.cnpso.embrapa.br e-mail: sac@cnpso.embrapa.br 1a edio Verso Eletrnica

ENDO, B. Y.; GRAU, C. R.; HARDMAN, L. L.; JACOBSEN, B. J.; LEFFEL, R.; NEWMAN, M. A.; NYVALL, R. F .; OVERSTREET, C.; PARKS, C. L. Soybean cyst nematode. Washington: Soybean Industry Resource Committee, 1984. 23p. PALM, E. W.; BALDWIN, C. H.; SCOTT, J. T.; LUEDDERS, V. D.; SHANON, G. The soybean cyst nematode. Science and Technology Guide. Missouri: University of Missouri/ Columbia Science and Technology Guide Division, 1978. 4p. RIGGS, R. D.; SCHMITT, D. P Soybean cyst nematode. . In: SINCLAIR, J. B.; BACKMAN, P A. (Ed.). Compendium . of soybean diseases. 3. ed. St. Paul: The American Phytopathological Society, 1989. p.65-67. SCHMTT, R. D.; BARKER, K. R. Plant-parasitic nematodes on soybean in North Carolina. The North Carolina Agricultural Extension Service. 1985. 8p. SCHMTT, R. D.; RIGGS, R. D. Populations dynamics of Heterodera glycines in the southeastern United States. In: variability and population dynamics or root-knot and cyst nematodes in the southern region of the United States. The Texas A & M University-System, 1989. p.1-7 (Southern Cooperative Series Bulletin, 336). TAYLOR, A. L. Introductions to research on plant nematology. Rome: FAO, 1971.133 p.

Comit de Publicaes

Expediente

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

Presidente: Jos Renato Bouas Farias Secretria Executiva: Regina Maria Villas Bas de Campos Leite Membros: Adeney de Freitas Bueno, Adilson de Oliveira Junior, Francismar Correa Marcelino, Jos de Barros Frana Neto, Maria Cristina Neves de Oliveira, Maringela Hungria da Cunha, Norman Neumaier. Coordenador de editorao: Odilon Ferreira Saraiva Normatizador bibliogrfico: Ademir Benedito Alves de Lima Editorao eletrnica: Vanessa Fuzinatto DallAgnol

Apoio: Embrapa Transferncia de Tecnologia


Parque Estao Biolgica - PqEB s/n. Av. W3 Norte (final) - Edifcio Sede , Trreo CEP 70770-901 - Braslia, DF Tel: (61) 3448 4522 / Fax: (61) 3347 9668 www.embrapa.br/snt

CGPE 8430

Vous aimerez peut-être aussi