Vous êtes sur la page 1sur 15

02

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

a) este caderno, com o enunciado das 60 (sessenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA Questes 1 a 10 1,0 cada MATEMTICA Bloco 1 Questes 21 a 40 Pontuao 1,0 cada CONHECIMENTOS ESPECFICOS Bloco 2 Questes 41 a 50 Pontuao 1,0 cada Bloco 3 Questes 51 a 60 Pontuao 1,0 cada

Pontuao Questes Pontuao 11 a 20 1,0 cada

b) CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

EDITAL No 1 PETROBRAS / PSP RH - 2/2011

LNGUA PORTUGUESA
Texto I
Indstria tem a maior queda desde abril A maior concorrncia com os produtos importados e a desacelerao do consumo no mercado interno fizeram a produo industrial recuar 2% em setembro ante agosto. Foi a maior queda desde abril, quando cara 2,3%. Em relao ao mesmo ms de 2010, a produo industrial ficou 1,6% menor. O resultado veio abaixo das projees de mercado, que esperavam baixas entre 0,6% e 1,5%. De acordo com o IBGE e economistas, a queda se intensificou em setembro. No ms, 16 dos 27 setores produziram menos. O destaque ficou no setor automotivo. Estoques em alta e vendas em baixa derrubaram a produo de carros e caminhes em 11% em relao a agosto. Segundo o gerente da pesquisa, a queda do setor automotivo foi o principal responsvel pelo recuo de 5,5% entre os bens de capital (mquinas e equipamentos) e de 2,9% entre os de consumo. A queda nas exportaes de produtos em geral, fruto das incertezas nos pases desenvolvidos, tambm contribuiu para esse quadro. Economistas tambm citaram a concorrncia com os importados, que ganharam espao com a queda do dlar. Com esse resultado, renomadas consultorias e bancos comeam a revisar a projeo do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. Apesar de outubro j apresentar uma melhora, ainda h um esforo de reduo de estoques por parte da indstria, pois se criou uma expectativa maior do que efetivamente aconteceu.
ROSA, Bruno. Indstria tem a maior queda desde abril. O Globo, Rio de Janeiro, 02 nov. 2011, seo Economia, p. 24. Adaptado.

2
O Texto I faz uma anlise do comportamento da produo industrial. A respeito desse comportamento, considere as afirmativas abaixo. I - A queda da produo industrial em setembro de 2011 foi menor do que as previses dos economistas. II - A produo industrial tem sofrido altas e quedas durante o ano de 2011, sendo que, at outubro, a maior queda foi a do ms de abril em relao a maro, chegando ao ndice de 2,3%. III - O setor automotivo foi o maior responsvel pela queda da produo industrial, porque sofreu reduo de 5,5% de vendas. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. II, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

10

15

3
No Texto I, aparecem substantivos grafados com que so derivados de verbos, como produo, reduo, desacelerao, projeo. Os verbos a seguir formam substantivos com a mesma grafia: (A) (B) (C) (D) (E) admitir, agredir, intuir discutir, emitir, aferir inquirir, imprimir, perseguir obstruir, intervir, conduzir reduzir, omitir, extinguir

20

25

30

4
A seguinte frase do Texto I apresenta concordncia nominal de acordo com as regras da norma-padro da lngua portuguesa, j que o adjetivo anteposto concorda com o primeiro dos dois substantivos que o seguem. Com esse resultado, renomadas consultorias e bancos comeam a revisar a projeo do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. ( . 24-26) No caso de um adjetivo vir posposto a dois substantivos, as seguintes expresses apresentam concordncia de acordo com a norma-padro, EXCETO (A) (B) (C) (D) (E) empresas e consultorias renomadas consultorias e bancos renomadas consultorias e bancos renomados bancos e consultorias renomadas economistas e bancos renomados

1
De acordo com o Texto I, a projeo do Produto Interno Bruto de 2011 sofrer reviso porque (A) a desacelerao da economia reduziu a produo em 1,6% entre janeiro e setembro de 2011. (B) a produo industrial sofreu uma reduo de 2% em setembro em relao ao ms anterior. (C) a queda nas exportaes de produtos em geral foi de 2,9% abaixo das projees de mercado. (D) o consumo de produtos importados provocou queda de 2,3% no mercado interno em abril. (E) as indstrias brasileiras obtiveram resultados superiores aos obtidos em abril de 2010.

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

Texto II
Fbrica de sabores A maior parte dos sabores que sentimos ao provar alimentos industrializados no vm de ingredientes de verdade. Gosto de cogumelos, coco ou morango, nesse caso, resultado de combinaes de cidos, cetonas, aldedos. Alm das substncias qumicas, extratos naturais tambm entram na equao para dar sabor e aroma aos alimentos produzidos nas fbricas. H 3 formas de tudo isso ir parar em um produto. Quando voc l aroma natural, quer dizer que ele foi obtido por meio de processos fsicos que usam matria-prima, retiram sua essncia e aplicam no alimento. Se est escrito idntico ao natural, foi criado sinteticamente em laboratrio para replicar essas molculas encontradas na natureza. Por ltimo, artificial no rtulo significa que os aromistas criaram molculas que no existem na natureza, a partir das substncias de laboratrio. As sintticas so as mais usadas por serem mais baratas. Para se ter uma ideia, necessrio espremer uma tonelada de limes para obter cerca de 3 quilos do leo essencial usado no aroma natural. O processo encarece o produto e, por isso, menos comum nessa indstria. Ser artificial, porm, no significa que o aroma faz mal sade. Antes de enviar as molculas s fbricas de alimentos, elas passam por testes de toxicologia em instituies independentes.
PONTES, Felipe; AFFARO, Victor. Revista Galileu. So Paulo: Globo, out. 2011, p. 74-77. Adaptado.

7
Na frase do Texto II foi criado sinteticamente em laboratrio para replicar essas molculas encontradas na natureza. ( . 13-15), a palavra destacada pode ser substituda, sem alterar o significado do trecho, por (A) reestruturar (B) reproduzir (C) reservar (D) restaurar (E) retirar

8
Considere o comportamento do verbo em destaque, empregado no Texto II, quanto sua regncia, em para dar sabor e aroma aos alimentos. ( . 7-8) O trecho do Texto II cujo verbo apresenta a mesma regncia : (A) Quando voc l aroma natural ( . 9-10) (B) artificial no rtulo significa que os aromistas ( . 15-16) (C) que no existem na natureza, ( . 16-17) (D) O processo encarece o produto ( . 22) (E) enviar as molculas s fbricas de alimentos ( . 24-25)

10

15

20

9
Algumas formas verbais na 3a pessoa do plural terminam com m conforme o exemplo destacado no trecho do Texto II A maior parte dos sabores que sentimos ao provar alimentos industrializados no vm de ingredientes de verdade. ( . 1-3) Um verbo que tambm apresenta essa grafia na 3a pessoa do plural (A) crer (B) ler (C) manter (D) prever (E) ver

25

5
De acordo com o Texto II, produzir um aroma idntico ao natural consiste na (A) criao de substncia qumica que imita molculas presentes na natureza. (B) extrao da substncia principal de plantas para obter um produto natural. (C) manipulao de molculas a partir de substncias no encontradas na natureza. (D) obteno da essncia de certos vegetais por meio de procedimentos naturais. (E) seleo rigorosa de aromas que no sejam prejudiciais sade das pessoas.

10
A forma verbal em destaque no trecho do Texto II poderia estar tanto no singular quanto no plural, conforme a concordncia exigida na norma-padro. A maior parte dos sabores que sentimos ao provar alimentos industrializados no vm de ingredientes de verdade. ( . 1-3) Um outro exemplo dessa dupla possibilidade : (A) A metade dos jovens compareceram ao campeonato no fim de semana. (B) Mais de 80 pases participaram da olimpada de informtica. (C) Muitos de ns gostamos de comidas tpicas de pases orientais. (D) Naquela tarde, menos de cem mil pessoas foram ao estdio de futebol. (E) Os menores preos daquele antivrus esto disponveis na internet.

6
A respeito da formao do plural dos substantivos compostos, quando os termos componentes se ligam por hfen, podem ser flexionados os dois termos ou apenas um deles. O substantivo composto que NO apresenta flexo de nmero como matria-prima, contido no Texto II, (A) gua-benta (B) batalha-naval (C) bate-bola (D) batata-doce (E) obra-prima

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

MATEMTICA
Se P, M e N so conjuntos e x tal que x P M N , ento (A) x P e x M e x N (B) x P ou x M ou x N (C) x P ou x M N (D) x P M e x N (E) x P M ou x N

14

11

12

A figura mostra um quadrado cujos lados medem 2 metros, e uma regio sombreada, na qual a medida do ngulo , em radianos, tal que .

A rea da regio sombreada, dada em m2, igual a


2 tg(a ) 4 tg(a ) 4 tg(a ) 4 tg(a ) 2 tg(a )

(A)

(B)

A figura mostra os grficos das funes f,g: IRIR, definidas por f(x) = a + b.sen(c.x) e g(x) = p + q.sen(r.x), para a, b, p, q IR e c,r IR+ dados. A anlise dos grficos apresentados fornece que (A) b.q < 0 (B) a.p > 0 (C) p < a (D) b > q (E) c > r

(C) 2 +

(D) 4 -

(E) 4 -

13
Se x igual a (A)

15
e x IR+ so tais que xy = 8 , ento Para montar a senha de segurana de sua conta bancria, que deve ser formada por seis dgitos, Joo escolheu 1, 2, 5, 5, 7 e 8. Os dgitos escolhidos no sero dispostos na ordem apresentada, pois, para Joo, importante que a senha seja um nmero maior do que 500.000. Com os dgitos escolhidos por Joo, quantas senhas maiores do que 500.000 podem ser formadas? (A) (B) (C) (D) (E) 720 600 360 240 120

(B) (C) log38 (D) 2 (E) 16

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

16
Um dado no viciado, com a forma de um cubo e com as faces numeradas de 1 at 6, foi lanado por 3 vezes. Sabendo-se que a soma dos resultados obtidos foi igual a 5, qual a probabilidade de o resultado do segundo lanamento do dado ter sido igual a 2? (A)
1 18 1 6 1 5 1 3

18
a11 a12 = a21 a22 a31 a32 a13 a23 a33

A matriz A 3x3

tal que

(B)

a11 a12 a 21 a22 a31 a32

a13 1 0 0 7 -1 0 1 2 3 a23 -2 4 2 = 0 4 -1 2 -4 -1 a33 3 5 4 0 -2 2 3 -2 2

O determinante da matriz A3x3 igual a (A) 6 (B) 0 (C) 6 (D) 10 (E) 42

(C)

(D)

1 (E) 2

19
O preo de um produto sofreu exatamente trs alteraes ao longo do primeiro trimestre de 2011. A primeira alterao foi devida a um aumento de 10%, dado em janeiro, sobre o preo inicial do produto. Em fevereiro, um novo aumento, agora de 20%, foi dado sobre o preo que o produto possua no final de janeiro. A ltima alterao sofrida pelo preo do produto foi, novamente, devida a um aumento, de 10%, dado em maro sobre o preo do final de fevereiro.
60 cm

17

A variao do preo do produto acumulada no primeiro trimestre de 2011, relativamente ao seu preo inicial, foi de (A) (B) (C) (D) (E) 58,4% 45,2% 40% 35,2% 13,2%

A figura mostra um cone e um cilindro que possuem alturas iguais a 60 cm e bases circulares com o mesmo raio. O cone est completamente cheio de gua e o cilindro est vazio, apoiado sobre uma mesa horizontal. Despejando-se toda a gua contida no cone dentro do cilindro, o nvel de gua no cilindro ficar a uma altura, contado a partir de sua base inferior, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 45 cm 30 cm 20 cm 15 cm 10 cm

20
Ao serem divididos por 5, dois nmeros inteiros, x e y, deixam restos iguais a 3 e 4, respectivamente. Qual o resto da diviso de x . y por 5? (A) (B) (C) (D) (E) 4 3 2 1 0

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

R A
TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

S
6

CONHECIMENTOS ESPECFICOS BLOCO 1


21
A quantidade e a espcie dos livros utilizados na escriturao contbil variam em decorrncia do porte, da forma jurdica e do ramo de atividade de cada empresa. Sob o enfoque da utilidade dos livros numa sociedade annima de grande porte que atua na atividade industrial, o Livro Caixa um livro (A) (B) (C) (D) (E) auxiliar cronolgico obrigatrio principal sistemtico

22
A importncia dos livros de escriturao avaliada de acordo com os objetivos de cada um deles e da sua respectiva utilizao pelas empresas. Numa empresa comercial de grande porte, sob o enfoque contbil, o livro mais importante o Livro (A) (B) (C) (D) (E) Caixa Dirio LALUR Razo Registro de Apurao do ICMS

23
Visando a obter um emprstimo para continuar operando, uma empresa que sofreu um incndio em maio de 2010 precisou levantar um Balano Patrimonial especial e entreg-lo ao Banco. O levantamento realizado pelo contador nas dependncias da empresa, aps o incndio, identificou os seguintes elementos: direitos a receber obrigaes a pagar mquinas e equipamentos funcionando lote de estoque destrudo pelo incndio lote de estoque em condies de venda mquinas e equipamentos destrudos no incndio veculo em condies de uso R$ 125.654,00 R$ 101.312,00 R$ 78.500,00 R$ 56.340,00 R$ 71.209,00 R$ 59.431,00 R$ 25.670,00

Com base exclusiva nos dados acima e considerando a boa tcnica contbil, o valor do Patrimnio Lquido da empresa, apurado no Balano Patrimonial de maio/2010, em reais, (A) 83.950,00 (B) 143.381,00 (C) 199.721,00 (D) 301.033,00 (E) 315.492,00

24
Dados extrados do razo de uma sociedade annima, atuando no ramo comercial, em 31/12/2010: Fornecedores Obrigaes sociais e tributrias Adiantamento de clientes Financiamentos bancrios R$ 54.345,00 R$ 25.111,00 R$ 93.200,00 R$ 86.439,00

Alm dos saldos acima, todos de curto prazo, a empresa obteve, em novembro de 2010, um emprstimo bancrio que dever ser pago em 18 parcelas mensais de R$ 10.000,00 cada uma, iniciando em dezembro de 2010. Sabendo-se que o pagamento das parcelas do emprstimo se encontra rigorosamente em dia e com base exclusivamente nos dados acima, o passivo circulante da companhia apurado no Balano levantado em 31/12/2010, em reais, (A) 259.095,00 (B) 285.895,00 (C) 379.095,00 (D) 429.095,00 (E) 439.095,00

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

25
A empresa S Santos Ltda. apresentou o seguinte Balano em 31/01/2011: ATIVO Circulante Caixa Banco Conta Movimento Duplicatas a receber Estoques Total Circulante No Circulante Contas a receber Mquinas e equipamentos Veculos Total no circulante TOTAL DO ATIVO 89.656,00 PATRIMNIO LQUIDO 236.811,00 101.300,00 427.767,00 823.857,00 TOTAL PASSIVO E PL 823.857,00 Capital Total Patrimnio Lquido 522.137,00 522.137,00 12.500,00 65.430,00 130.670,00 187.490,00 396.090,00 PASSIVO Circulante Fornecedores Obrigaes sociais Provises diversas Emprstimos a pagar Total do circulante 125.674,00 74.123,00 12.467,00 89.456,00 301.720,00

Em fevereiro de 2011, ocorreram apenas as seguintes transaes: Recebimento antecipado de R$ 21.200,00 de Contas a Receber, depositados no Banco; Compra de mercadorias, sendo R$ 5.000,00 vista, pagos em cheque, e R$ 25.123,00 a prazo. Com base exclusivamente nessas informaes, o saldo do grupo Ativo Circulante em 28.02.2011, em reais, (A) 442.413,00 (B) 426.213,00 (C) 421.213,00 (D) 417.290,00 (E) 401.090,00

26
O lucro bruto apurado na demonstrao do resultado do exerccio de uma empresa industrial obtido atravs da (A) (B) (C) (D) (E) receita bruta menos dedues da receita bruta receita bruta menos custos dos produtos vendidos receita bruta menos devolues, abatimentos e descontos financeiros receita lquida menos impostos incidentes sobre vendas receita lquida menos custo dos produtos vendidos

27
Uma empresa adquire material de escritrio (clipes, papel, borracha, canetas, envelopes, etc.), para consumo do escritrio num semestre, no valor de R$ 1.200,00 vista, pagando em cheque. O registro contbil dessa operao dever ser: (A) D: Almoxarifado C: Bancos conta Movimento (B) D: Almoxarifado C: Despesa de material de escritrio (C) D: Despesas de material de escritrio C: Bancos conta Movimento (D) D: Despesa de material de escritrio C: Estoque de material de escritrio (E) D: Bancos conta Movimento D: Consumo de material de escritrio 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

28
A Demonstrao do Fluxo de Caixa apresenta as variaes que ocorreram no disponvel em um determinado perodo. Uma transao que aumenta o saldo de Caixa (disponvel) (A) (B) (C) (D) (E) compras vista venda de itens do ativo no circulante proviso para devedores duvidosos aquisio de um bem para o imobilizado acrscimo de um ativo avaliado pelo mtodo de equivalncia patrimonial

29
O valor agregado identificado na Demonstrao do Valor Adicionado (DVA) corresponde, na empresa, (A) (B) (C) (D) (E) ao Capital Circulante Lquido (CCL) ao Capital de Giro Prprio (CGP) ao Produto Interno Bruto (PIB) ao Caixa Gerado Pelas Operaes (CGPO) Necessidade Bruta de Capital de Giro (NBCG)

30
As reservas so recursos acumulados no Patrimnio Lquido. Elas podem ser constitudas pela apropriao de lucros apurados pela companhia ou por valores por ela recebidos que no transitam pelo resultado como receitas. Uma dessas reservas que no transitam pelo resultado da companhia a reserva (A) (B) (C) (D) (E) especial lucros a realizar ajustes de avaliao patrimonial alienao de bnus de subscrio prmio recebido na alienao de debntures

31
As informaes a seguir foram retiradas do livro-razo da companhia antes da elaborao do Balano Patrimonial. Aes em tesouraria Ajustes patrimoniais (saldo credor) Capital Social Proviso para contingncias Reserva Legal Reteno de Lucros 950,00 500,00 5.000,00 350,00 650,00 50,00

Considerando exclusivamente as informaes acima, aps a elaborao do balano patrimonial, o total do patrimnio lquido, em reais, (A) (B) (C) (D) (E) 5.200,00 5.250,00 5.650,00 5.700,00 7.150,00

32
Admita que uma empresa tributada com base no lucro real optou pela apurao do lucro real anual. Em decorrncia da opo feita, a empresa tem a obrigao de recolher o imposto de renda (A) (B) (C) (D) (E) anualmente, em bases reais mensalmente, em bases estimadas mensalmente, em bases reais trimestralmente, em bases estimadas trimestralmente, em bases reais

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

33
Observe as contas apresentadas abaixo. Equipamentos de Informtica Ferramentas Instalaes Obras de arte Terrenos Veculos ferramentas e instalaes ferramentas e veculos terrenos e equipamentos de Informtica terrenos e obras de arte obras de arte e equipamentos de informtica

Dentre elas, as nicas que NO sofrem depreciao so (A) (B) (C) (D) (E)

34
Os dados a seguir foram extrados das operaes da Comercial Tsunami Ltda., em maio de 2011. Itens Estoque inicial de mercadorias Compra de mercadorias a prazo Devoluo de compras (fora das especificaes) Abatimento sobre compras (defeito encontrado nas mercadorias) ICMS incidente sobre compras e vendas A empresa vendeu 80% das mercadorias que possua no ms Com base exclusiva nas informaes acima, o custo das mercadorias vendidas em maio de 2011 foi, em reais, de (A) (B) (C) (D) (E) 252.128,00 254.288,00 257.128,00 186.400,00 152.128,00 Valores em R$ 125.000,00 250.000,00 12.000,00 5.000,00 18%

35
Dados de uma indstria referentes ao processo produtivo do ms de janeiro: Produo 40.000 Vendas 30.000 Valores em reais 150,00 60,00 10,00 2.000.000,00 200.000,00

Quantidade de unidades Contabilidade de custos Preo de venda unitrio Custo varivel unitrio Despesa varivel unitria Custo fixo total Despesas fixas totais

Com base apenas nos dados acima e adotando o mtodo do custeio varivel, a margem de contribuio dessa indstria, no ms de janeiro, em reais, (A) (B) (C) (D) (E) 900.000,00 1.200.000,00 2.400.000,00 2.700.000,00 3.200.000,00

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

10

36
A principal diferena entre o inventrio peridico e o inventrio permanente que, no inventrio (A) peridico, necessrio utilizar fichas de controle de estoque para apurar o custo de cada mercadoria vendida. (B) peridico, no necessria a contagem fsica do estoque final, para apurar o custo de cada mercadoria vendida. (C) peridico, pode-se determinar o valor do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) e o saldo do estoque remanescente em cada operao. (D) permanente, necessria a contagem fsica do estoque final para apurar o custo de cada mercadoria vendida. (E) permanente, pode-se determinar o valor do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) e o saldo do estoque remanescente em cada operao.

39

Quando a avaliao dos estoques realizada pelo mtodo do custo especfico, o custo da mercadoria vendida (A) apurado pela mdia ponderada mvel. (B) apurado pelo primeiro que entra e o primeiro que sai. (C) o valor da ltima compra realizada no ms multiplicado pelo nmero de unidades. (D) o valor da venda deduzido de uma margem de lucro padro. (E) exatamente o custo de sua aquisio.

40

37
Uma empresa comercial teve sua escrita declarada imprestvel pela autoridade fiscal do imposto de renda, mas a sua renda bruta conhecida. Nessa situao, o lucro arbitrado pela autoridade fiscal para essa empresa, para fins de imposto de renda, ser determinado com a aplicao dos percentuais do lucro presumido acrescidos de (A) 5% (B) 10% (C) 15% (D) 20% (E) 25%

Elaborando-se a demonstrao do resultado pelo critrio de custeio direto ou varivel, verifica-se que, se as vendas aumentarem, (A) diminui o estoque. (B) diminui o custo varivel unitrio. (C) aumenta o custo fixo. (D) aumenta o estoque. (E) aumenta o lucro.

BLOCO 2
41
da competncia da assembleia geral dos acionistas a deliberao sobre a reteno de parcela do lucro lquido do exerccio. Essa reteno deve ser prevista em oramento de capital previamente aprovado pela assembleia geral dos acionistas. Se tal oramento de capital no apresentar um prazo especfico para a execuo do projeto de investimento, a aludida execuo poder ter o prazo de at (A) dois exerccios (B) trs exerccios (C) cinco exerccios (D) sete exerccios (E) dez exerccios

38
As operaes a seguir foram extradas da contabilidade da empresa Alaustral Ltda., em maro de 2011. Estoque inicial de mercadorias totalmente quitado em fevereiro de 2011 no valor de R$ 90.000,00. Venda do estoque total de mercadorias a prazo, com recebimento previsto para 15 de abril de 2011, no valor de R$ 126.000,00. Compra de mercadorias a prazo, a ser paga em 25 de abril de 2011, no valor de R$ 98.000,00. Venda de mercadorias vista, recebida em cheque, no valor de R$ 63.000,00, com a mesma margem de lucro das vendas a prazo. Despesa de salrios a ser paga em 05 de abril de 2011, no valor de R$ 22.600,00. Despesas gerais pagas no ms, no valor de R$ 22.345,00. Considerando exclusivamente as informaes acima, e desconsiderando a incidncia de qualquer tipo de imposto, o resultado do ms, pelo regime de caixa, foi, em reais, (A) 40.655,00 de lucro (B) 18.055,00 de lucro (C) 9.055,00 de lucro (D) 4.345,00 de prejuzo (E) 26.945,00 de prejuzo

42

Nos termos da legislao societria vigente, em uma sociedade annima, o somatrio dos saldos das reservas de lucros, exceto as reservas para contingncias, de incentivos fiscais e de lucros a realizar, no poder ser maior que o capital social. Se tal somatrio ultrapassar o capital social, a assembleia geral tem a competncia para deliberar sobre as alternativas de aplicao do valor excedente. Analise as afirmativas abaixo referentes s alternativas de aplicao de tal valor excedente. I - O valor excedente pode ser utilizado na aquisio das prprias aes. II - O valor excedente pode ser utilizado no aumento do capital social. III - O valor excedente pode ser utilizado na distribuio de dividendos. IV - O valor excedente pode ser utilizado na integralizao do capital social. Est correto o que se arma em (A) I e II, apenas. (B) I e III, apenas. (C) II e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

11

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

43
Em termos tcnico-conceituais, proviso para contingncias e reservas para contingncias no podem ser confundidas, uma vez que as mesmas decorrem de razes tcnicas diferenciadas. A diferena bsica entre elas reside no fundamento tcnico de a (A) proviso atender formalizao de direito potencial futuro. (B) proviso cobrir perdas ou despesas a incorrer, j desembolsadas. (C) proviso cobrir perdas ou despesas incorridas, a desembolsar. (D) reserva cobrir despesas incorridas a desembolsar. (E) reserva cobrir perdas j incorridas e j desembolsadas.

44
Uma companhia de grande porte tem em andamento, contra ela, quatro processos trabalhistas, pleiteando a reparao do mesmo direito ferido, tramitando em Juntas de Conciliao e Julgamento diferentes, portanto, submetidas ao julgamento de juzes tambm diferentes. Os advogados da companhia admitem a probabilidade da necessidade de realizao de desembolsos futuros, conforme previso apresentada na tabela a seguir. Processos em andamento Um Dois Trs Quatro Valor do desembolso estimado (em reais) 150.000,00 100.000,00 130.000,00 120.000,00 Probabilidade de Ocorrncia 60% 45% 80% 35%

Considerando exclusivamente as informaes recebidas, a mensurao da adequada proviso a ser realizada, em reais, (A) 104.000,00 (B) 194.000,00 (C) 280.000,00 (D) 281.000,00 (E) 500.000,00

45
Em 14 de junho de 2011, a companhia WW adquiriu uma participao societria de 40% do patrimnio lquido da companhia YY, pagando por ela R$ 10.000,00. No mesmo dia da realizao da operao, sabe-se, ainda que: a investidora ter forte influncia na investida; o Patrimnio Lquido da investida YY R$ 20.000,00; na avaliao de ativos e passivos a valor justo, foi apurado que no h diferena no valor justo dos passivos contabilizados, o imobilizado vale mais R$ 2.800,00 que seu valor lquido contabilizado, e existe patente criada pela companhia YY, portanto no contabilizada, que pode ser negociada normalmente no mercado por R$ 1.200,00. Considerando exclusivamente as informaes apresentadas acima, e desconsiderando a incidncia de impostos de qualquer natureza, o valor do Fundo de Comrcio (goodwill) pago pela investidora por conta de expectativa de rentabilidade futura, a ser contabilizado separadamente no registro contbil do investimento, em reais, (A) 400,00 (B) 1.200,00 (C) 1.600,00 (D) 2.000,00 (E) 2.800,00

46
Os custos fixos podem ser repetitivos e no repetitivos em valor. Um item classificado como custo fixo repetitivo a(o) (A) depreciao (B) energia eltrica (C) manuteno (D) mo de obra direta (E) material de consumo

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

12

47
Os custos que representam o valor do esforo da prpria empresa no processo de elaborao de um determinado item so identificados como custos (A) primrios (B) de oportunidade (C) apropriados (D) de transformao (E) imputados

48
O custo que, por natureza, fixo, mas, caso sejam adotados controles individuais para verificao da participao em cada produto, pode ser classificado como custo direto, passando assim a ter uma parte direta e outra indireta (A) o material de consumo (B) o aluguel (C) a mo de obra (D) a matria-prima (E) as embalagens

49
A contabilidade de custos de uma indstria, em abril de 2011, informou que tal indstria opera com departamentalizao; rateia o custo de aluguel da fbrica de R$ 12.000,00, entre os departamentos, por rea ocupada; possui 6 departamentos cuja distribuio da rea ocupada Departamentos de servios Administrao geral Engenharia Almoxarifado Departamento de produo Usinagem Pintura Montagem TOTAL de m
2

Base de rateio em m2 30 12 28 Base de rateio em m2 50 80 100 300

Com base exclusivamente nas informaes apresentadas, o custo rateado com o departamento de pintura foi, em reais, de (A) 4.000,00 (B) 3.200,00 (C) 2.000,00 (D) 1.200,00 (E) 1.120,00

50
Os dados a seguir foram extrados da contabilidade de custos de uma indstria, em junho de 2011. Inventrios Matrias-primas Produtos em processo Produtos acabados Mo de obra direta Mo de obra indireta Energia eltrica Manuteno Depreciao das mquinas Custos dos produtos vendidos R$ 25.000,00 R$ 18.500,00 R$ 3.000,00 R$ 2.000,00 R$ 1.200,00 R$ 81.500,00 1 de junho 10.000,00 6.000,00 6.000,00 30 de junho 8.000,00 8.000,00 5.000,00

Com base exclusivamente nas informaes acima, e desconsiderando a incidncia de impostos de qualquer tipo, o valor das compras de matrias-primas foi, em reais, de (A) 82.500,00 (B) 80.500,00 (C) 57.800,00 (D) 32.800,00 (E) 30.800,00

13

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

BLOCO 3
O Sistema Pblico de Escriturao Digital (SPED), que foi institudo pelo Decreto no 6.022, de 22 de janeiro de 2007, consiste, de modo geral, na modernizao do cumprimento das obrigaes acessrias transmitidas pelos contribuintes administrao tributria e aos rgos fiscalizadores. No contexto do SPED, o conjunto de escriturao de documentos fiscais e de outras informaes de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como no registro de apurao de impostos referentes s operaes e prestaes praticadas pelo contribuinte.
Disponvel em: <http://www.sped.fazenda.pr.gov.br/modules/ contedo.php?contedo=3>. Acesso em: 21 nov. 2011.

51

designa a definio tcnico-conceitual do(a) (A) (B) (C) (D) (E) conhecimento de transporte eletrnico validao do arquivo digital de escriturao Escriturao Fiscal Digital Escriturao Contbil Digital Nota Fiscal Eletrnica

52
Nos termos dos pronunciamentos tcnicos do CPC, as aplicaes em participaes no capital de outras sociedades, em geral, devem ser contabilizadas, pela investidora, de acordo com o(a) (A) (B) (C) (D) (E) tipo de aes da investida adquiridos pela investidora essncia do relacionamento entre investidor e investida valor total da participao societria da investidora na investida forma contratual da participao societria da investidora na investida percentual do patrimnio lquido da investidora invertido na participao societria

53
O CPC 37, do Comit de Pronunciamentos Contbeis, aprovado em 2009 pela CVM e pelo CFC, considerado a Adoo Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade tido como a IFRS 1, vertida para a lngua portuguesa, para atender s necessidades das companhias no mercado brasileiro, face s normas brasileiras adotadas antes da passagem para IFRS. A orientao na migrao do sistema brasileiro para o GAAP (Generally Accepted Accounting Principles) internacional visa preferencialmente s demonstraes consolidadas. Perante as dificuldades naturais dessa migrao, o CPC 37 objetiva definir as regras que permitam garantir 5 aspectos bsicos das informaes contbeis, sendo 4 desses aspectos os seguintes: 1. 2. 3. 4. Tenham alta qualidade Sejam transparentes Sejam comparativas Proporcionem um ponto de partida adequado para a adoo das IFRS

Complementando esses quatro aspectos, o quinto aspecto bsico estabelece que as informaes contbeis devem ser geradas (A) (B) (C) (D) (E) a um custo que no supere os benefcios. priorizando, na sua aplicao, a formalidade das operaes. atendendo preferencialmente s normas tributrias brasileiras. contemplando, a partir da sua implantao, as regras contidas no CPC 37. sem preocupao em definir o momento preciso da aplicao das novas regras.

54
No estudo da estrutura de capitais, conhecida internacionalmente como Weighted Average Cost of Capital (WACC), e no Brasil como Custo Mdio Ponderado de Capital (CMPC), h uma teoria que admite existir uma estrutura tima de capital, a qual minimizaria seu custo e maximizaria a riqueza de seus acionistas. Esta teoria denominada (A) custo timo (B) exponencial (C) dinmica (D) estrutural (E) convencional

TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

14

55
Numa empresa, que levanta periodicamente o ndice de alavancagem financeira, foram apurados os seguintes indicadores: custo da dvida (CD) 8,0 % retorno sobre o ativo (RsA) 12,5 % retorno sobre o patrimnio lquido (RsPL) 14,0 % alquota do imposto de renda 25,0% Com base exclusivamente nas informaes acima, o Grau de Alavancagem Financeira (GAF) da empresa foi de (A) 1,75 (B) 1,56 (C) 1,19 (D) 1,12 (E) 0,89

59
Uma pessoa pagou um ttulo que venceria em 5 meses. A taxa de desconto comercial simples de 1,2% ao ms. Se o valor do desconto foi de R$ 300,00, quantos reais essa pessoa pagou? (A) 5.700 (B) 5.300 (C) 5.000 (D) 4.700 (E) 3.000

60
Uma mercadoria vendida por R$ 95,00 vista ou em duas parcelas de R$ 50,00 cada uma: a primeira no ato da compra, e a segunda um ms aps a compra. Qual , aproximadamente, a taxa de juros mensal cobrada na venda em duas parcelas? (A) 5% (B) 5,26% (C) 10% (D) 11,11% (E) 15%

56
Num processo oramentrio, para o estabelecimento do custo de mo de obra direta, os aspectos fundamentais que precisam ser determinados so (A) a quantidade de materiais que ser utilizada na produo e o nmero de operrios envolvidos na produo. (B) o saldo inicial de produtos em processo e a quantidade de produtos que ficaro em processo de fabricao. (C) o volume dos produtos fabricados e os custos necessrios para produzi-los. (D) o nmero de unidades a serem produzidas e as horas de mo de obra consumidas com cada produto. (E) os custos dos materiais a serem utilizados na produo e a quantidade de horas disponveis para atender s necessidades de produo.

57
Uma das vantagens do oramento que ele (A) aumenta a possibilidade de a empresa obter um lucro maior. (B) aumenta a liquidez da empresa. (C) fora os administradores a refletir sobre o futuro e planej-lo. (D) reduz a chance de a empresa entrar em prejuzos. (E) retm os melhores talentos nos quadros da empresa.

58
Ao saber que seu cantor favorito estaria na cidade em maro, Carlos decidiu guardar o dinheiro da compra do ingresso. Para tanto, Carlos aplicou R$ 500,00 em janeiro, ou seja, uma aplicao de dois meses, a uma taxa de juros compostos de 5% ao ms. Em fevereiro, um ms antes do show, seu irmo Henrique resolveu ir tambm apresentao, e Carlos sugeriu que ele fizesse uma aplicao de R$ 500,00, como ele. A taxa de juros mensal que far com que Henrique consiga o mesmo montante que Carlos no ms de maro de (A) 10% (B) 10,25% (C) 10,5% (D) 11% (E) 11,25%

15

A
TCNICO(A) DE CONTABILIDADE JNIOR

S C

Vous aimerez peut-être aussi