Vous êtes sur la page 1sur 5

15/09/2012

1. Motivao
O SNMP no adequado gerncia de redes corporativas; Fornecimento de informaes gerais da rede; Taxas de transmisso em redes de longa distncia so inferiores s das LANs. Uso da maior parte da banda de transmisso com informaes de gerncia em redes de longa distncia; Diminuio do trfego de informaes de controle na rede;

RMON (Remote MONitoring)


Monitoramento remoto de redes

Equipe: Hlio Soares Ananias Celso Fernando

Disciplina: Protocolo de Gerenciamento de Redes Professora: Nadilma

2. Remote Monitoring - RMON


Padro desenvolvido pelo IETF; Oferece uma arquitetura de gerncia distribuda, possibilitando a anlise, soluo de problemas, gerenciamento proativo de redes em geral, entre outros; No um protocolo; uma extenso da MIB-II para gerncia; Tem objetivo de definir padres de monitorao e interfaces para a comunicao entre agentes/gerentes SNMP.

3. Elementos do gerenciamento RMON


Gerente central; Monitores RMON so agentes SNMP especiais, tambm conhecidos como sondas RMON; Agente RMON

Figura 1. Arquitetura simples utilizando RMON Fonte: Data Communications Magazine, 1992

15/09/2012

3.1 Monitores
So dispositivos utilizados para estudar o trfego da rede como um todo; Opera em modo promscuo observando cada pacote na rede; Geralmente necessrio um monitor pro subrede; Inicialmente, tem a mesma funo do de um agente SNMP, porm, ele possui a capacidade de monitoramento remoto que os agentes no possuem.

3.1.1 Informaes monitoradas


Podem ser aplicadas filtragens;
Tipo de pacote, protocolo, origem, destino, etc.

Produo de dados estatsticos: estatsticas de erro, desempenho...


Percentual de colises, taxas de transferncia, etc.

Podem armazenar partes dos pacotes ou pacotes inteiros para anlises posteriores.

3.1.2 Monitoramento de mltiplas redes


Monitores remotos: se comunicam com uma estao central de gerenciamento da rede; Um monitor por sub-rede;

3.2 Agentes
o software executado no monitor RMON que consegue ler dados da MIB RMON (RFC 1757); A implementao de um agente RMON em um dispositivo exige que ele seja capaz de operar no modo promscuo; Algumas funes do agente: operaes offline, monitorao pr-ativa, deteco e registro de problemas, anlise dos dados coletados, entre outras.

Figura 2. Monitores Fonte: http://www.quixada.ufc.br/atslands/wp-content/uploads/2010/11/plano_SIN061-Ger%C3%AAncia-de-Redes-A_100185.pdf

15/09/2012

4. Necessidades

5. Objetivos
Operao off-line;

Estao gerente com TCP/IP; Ferramenta de gerenciamento com suporte RMON; Agentes RMON instalados em dispositivos que implementam a MIB-RMON.

Reduo do trfego da rede.

Monitoramento preventivo; Deteco de problemas e gerao de relatrios; Anlise de dados; Envio de informaes para mltiplas estaes gerentes; Compatibilidade com padro SNMP
Informao na forma de MIBs; Acesso via protocolo SNMP;

5. MIB RMON
Grupo

5.1 Grupos da MIB RMON


#Objeto 1 2 3 4 5 Descrio Estatsticas bsicas para cada subrede monitorada Define as funes padres para uma ou mais interface do monitor Define um conjunto de limites para o desempenho da rede Coleta estatsticas sobre hosts especficos em uma LAN Estatsticas sobre um conjunto de hosts em uma subrede que esto no topo de uma lista baseada em algum parmetro Armazena informaes sobre o trfego entre pares de hosts em uma subrede Permite que o monitor observe pacotes que atendem a um filtro. Statistics History Alarm Host HostTopN

A MIB organizada em grupos funcionais; Todas as MIBs so opcionais, porm h casos em que um grupo depende de outro;

Matrix Filter
Figura 3. Grupos da MIB RMON FONTE Fonte: Mariz e Sadok, 2003

6 7

15/09/2012

5.1 Grupos da MIB RMON


Grupo Capture Event #Objeto 8 9 Descrio Usado para befferizar pacotes capturados de um ou mais canais no filter group Definio dos eventos gerados pelo agente RMON a partir da observao de valores de outros objetos daMIB Define extenses para a MIB RMON a fim de gerenciar redes 802.5, token ring.

6. Vantagens
Reduo de trfego no gerente; Possibilidade de identificar e corrigir as causas do erro pela anlise dos dados coletados antes e aps o disparo do alarme; Prov informaes estatsticas e de diagnstico; Reduz o impacto de perda de conectividade; Serve vrias estaes gerentes simultaneamente.

TokenRing

10

7. Desvantagens
Poucos recursos de configurao; S opera at a camada MAC, RMON no tem a capacidade de distinguir o trfego originado atravs de um roteador; Essa deficincia no existe no RMONv2. Preo dos monitores autnomos.

8. Verses
O RMONv1 opera apenas na camada MAC; No permite obteno de estatsticas com relao s camadas de rede e superiores; O RMONv2 surge em 1997 (RFCs 2021 e 2074) para suprir as necessidades da verso anterior;

Figura 4. Operao do RMON e RMONv2 no modelo OSI Fonte: http://www.di.ufpe.br/~flash/ais98/gerrede/gerrede.html

15/09/2012

8. Verses
O RMONv2 suporta as demais camadas OSI (3 a 7); Coleta informaes estatsticas e monitora comunicao fim-a-fim; Gerencia trfego gerado por diferentes tipos de aplicao; Possui capacidade de filtro aumentada; Implementa outros grupos que permitem monitoramento em todas as camadas de rede.

9. Concluses
O RMON uma tima opo para realizar o gerenciamento da rede; A empresa que quer implement-lo deve fazer um investimento significativo inicialmente; As deficincias encontradas na primeira verso foram sanadas na verso 2.

Referncias
Olavo P. Filho (2012)Gerenciamento e Monitoramento de Rede II Disponvel em: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialgmredes2/pagina_2.asp Acessado em: Setembro de 2012 Pedro L., et al. (1998) Gerenciamento de Redes: Estudos de Protocolos Disponvel em: http://www.di.ufpe.br/~flash/ais98/gerrede/gerrede.html Acessado em: Setembro de 2012 Marino, D. Gerncia de redes de computadores Disponvel em: http://xa.yimg.com/kq/groups/21677002/1037010315/name/RDC+135++Ger%C3%AAncia+de+Redes+-+Transpar%C3%AAncias.pdf Acessado em: Setembro de 2012 Zart, M. RMON Disponvel em: http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/rmon.html Acessado em: Setembro de 2012 Djamel, S., et al., Gerenciamento de redes Disponvel em: www.di.ufpe.br/~dmts/rmon/rmon.ppt Acessado em: Setembro de 2012

Vous aimerez peut-être aussi