Vous êtes sur la page 1sur 5

CURSO DE DIREITO UDC DIREITO CIVIL IV CONTRATOS PROFESSOR: ME.

. LUIS MIGUEL BARUDI DE MATOS ESTRUTURA DO CONTRATO CONCEITO Contrato um negcio jurdico por meio do qual as partes declarantes, limitadas pelos princpios da funo social e da boa-f objetiva, autodisciplinam os efeitos patrimoniais que pretendem atingir, segundo a autonomia de suas prprias vontades. (Pablo Stolze) Manifestao da vontade Negcio jurdico Efeitos patrimoniais Limitado pelos princpios sociais do contrato (art. 421 e 422 CC) NATUREZA JURDICA espcie de negcio jurdico. Negcio jurdico conceituado como a manifestao de vontade, emitida em obedincia aos seus pressupostos de existncia, validade e eficcia, com propsito de produzir efeitos admitidos pelo ordenamento jurdico, pretendidos pelo agente. O aspecto ou caracterstica que o diferencia dos demais negcios jurdicos est na convergncia das manifestaes de vontade contrapostas, que forma o consentimento. O consentimento ou consenso o ncleo do negcio jurdico contratual, sem o qual este inexistente. CONDIES DE VALIDADE DO CONTRATO Para que o negcio jurdico produza efeitos (aquisio, modificao ou extino de direitos), deve preencher determinados requisitos de validade. Se os apresenta vlido. Se no os apresenta nulo ou anulvel.

BIBLIOGRAFIA: - GAGLIANO, Pablo Stolze. Novo curso de direito civil, volume IV: contratos, tomo I: teoria geral. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2006 - GONALVES, Paulo Roberto. Direito civil brasileiro, volume III: contratos e atos unilaterais. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2006

O contrato, como espcie de negcio jurdico, tambm exige uma srie de requisitos, cuja presena lhe do validade. Esses requisitos ou condies de validade so de duas espcies: De ordem geral: comuns a todos os atos e negcios jurdicos (capacidade do agente; objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; forma prescrita ou no defesa).

a)

Art. 104. A validade do negcio jurdico requer: I - agente capaz; II - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; III - forma prescrita ou no defesa em lei. b) De ordem especial: que so especficos dos contratos (consentimento recproco ou acordo de vontades). Os requisitos podem ser ento distribudos em trs grupos: subjetivos, objetivos e formais.

REQUISITOS SUBJETIVOS Os requisitos subjetivos dizem respeito s pessoas dos contratantes e consistem na manifestao de duas ou mais vontades e capacidade genrica dos contratantes; aptido especfica para contratar (legitimidade) e consentimento. Capacidade genrica: primeiro requisito subjetivo de ordem geral para a validade do contrato. Os contratos sero nulos (art. 166, I) ou anulveis (art. 171, I) se a incapacidade, absoluta ou relativa, no for suprida pela representao ou assistncia. No caso das pessoas jurdicas imprescindvel a atuao do representante legalmente institudo para tal fim, seja por indicao do contrato social, estatuto ou por mandato. Aptido especfica para contratar (legitimidade): alm da capacidade genrica, a lei exige capacidade especial para contratar, em especial determinadas espcies de contratos. Exemplos:

1.

2.

3.

doao, alienao, que exige o poder de disposio da coisa ou do direito. outorga uxria. consentimento dos descendentes e do cnjuge para venda a outros descendentes. Consentimento: tpico dos contratos a manifestao do acordo de vontades ou consentimento recproco. Deve abranger trs aspectos: Existncia e natureza do contrato Objeto do contrato Clusulas que compe o contrato O consentimento deve ser livre e espontneo. Ocorrendo os vcios de consentimento ou de manifestao da vontade (erro, dolo, coao, estado de perigo, leso e fraude), o negcio jurdico ser nulo em sua essncia. A manifestao de vontade pode ser tcita quando a lei no exigir forma expressa. Expressa aquela manifestada verbalmente, por escrito, gesto ou mmica. Pode a lei exigir, alm da forma expressa, a manifestao escrita como modo especfico. Tcita aquela que decorre da atuao da parte contratante, sendo que o silncio pode ser interpretado como manifestao tcita.

a) b) c)

Art. 111. O silncio importa anuncia, quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, e no for necessria a declarao de vontade expressa.

Autocontratao:

Art. 117. Salvo se o permitir a lei ou o representado, anulvel o negcio jurdico que o representante, no seu interesse ou por conta de outrem, celebrar consigo mesmo. Pargrafo nico. Para esse efeito, tem-se como celebrado pelo representante o negcio realizado por aquele em quem os poderes houverem sido subestabelecidos.

REQUISITOS OBJETIVOS Esses dizem respeito ao objeto do contrato, que deve ser lcito, possvel, determinado ou determinvel. Licitude do objeto: lcito o objeto que no atenta contra a lei, a moral, ou os bons costumes. Objeto imediato do negcio jurdico sempre uma conduta humana e se denomina prestao (dar, fazer ou no fazer). Objeto mediato so os bens ou prestaes sobre os quais incide a relao obrigacional. Possibilidade fsica ou jurdica do objeto: o objeto deve ser possvel, se no for, o contrato nulo. Impossibilidade fsica a que decorre das leis da fsica ou naturais e deve ser absoluta, atingindo a todos os indivduos indistintamente (retirar areia do fundo do mar sem se molhar). Aquela que atinge apenas a pessoa do devedor no causa de nulidade.

1.

2.

Art. 106. A impossibilidade inicial do objeto no invalida o negcio jurdico se for relativa, ou se cessar antes de realizada a condio a que ele estiver subordinado. Impossibilidade jurdica aquela que decorre de proibio legal expressa para realizao do negcio em questo (bens fora do comrcio, herana de pessoa viva, clusula de inalienabilidade). Determinao do objeto: o objeto deve ser determinado ou determinvel (suscetvel de determinao no momento da execuo). possvel a venda de coisa incerta, indicando-se o gnero e a quantidade, que ser determinada, por escolha ou no, no momento da execuo, ou ainda, a venda alternativa.

3.

Art. 243. A coisa incerta ser indicada, ao menos, pelo gnero e pela quantidade. Art. 252. Nas obrigaes alternativas, a escolha cabe ao devedor, se outra coisa no se estipulou.

Valor econmico: no determinado por lei como requisito de validade mas entendido assim pela doutrina que defende a necessidade de que o objeto tenha algum valor econmico para que interesse juridicamente.

REQUISITOS FORMAIS O terceiro requisito de validade incorre sobre a forma do contrato, que o meio de exteriorizao da vontade das partes. A forma deve ser a prescrita para aquele determinado negcio jurdico ou, em caso de no determinao, a forma escolhida no pode ser proibida por lei. So trs espcies de forma admitidas: livre, especial ou solene e contratual. Livre: predominante no Direito brasileiro (art. 107). Especial ou solene: exigida por lei para determinados negcios jurdicos. Contratual: aquela determinada por escolha das partes.

Art. 166. nulo o negcio jurdico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilcito, impossvel ou indeterminvel o seu objeto; III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilcito; IV - no revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; VI - tiver por objetivo fraudar lei imperativa; VII - a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prtica, sem cominar sano.

Vous aimerez peut-être aussi