Vous êtes sur la page 1sur 9

ITEM 1.

O DESIGN
Inicialmente temos que abordar sobre o conceito de Design propriamente dito antes de
introduzirmos a temtica central, ou seja, o Design Grfico que ser apoiado nos fundamentos da obra Design Para Quem No Designer do autor Robin Willians 8 edio e outras bibliografias disponveis. Denomina-se Design qualquer processo criativo que se utiliza as mais variadas tcnicas para conceber algum artefato atravs da elaborao e concepo de um projeto. As razes deste projeto so fundamentadas em:

1.
2.

Um objetivo. Soluo de um problema.

Entende-se objetivo neste contexto como uma meta para de uma idia construir-se algum tipo de artefato ou servio que propicia a divulgao deste. Quanto ao termo problema, define-se Design o processo pela qual uma anlise, um estudo realizado para facilitar ou suprir as necessidades ou as deficincias de um artefato criado por um determinado projeto mal sucedido. Existe uma gama de especializaes dentro do Design de acordo com o artefato a ser elaborado, concebido e desenvolvido. As mais comuns so: Design do produto; Design da moda; Design grfico; Design de interiores; Design Visual; Design tipogrfico; Design editorial; Design de embalagens; Design institucional; Design de jogos; Design digital; Design de hipermdia Web Design

Entre outros

O termo Design deriva do Latim designare, sendo mais adiante adaptado para o ingls design. Quando foi incorporado ao portugus, os profissionais queriam que o termo fosse relacionado prtica profissional, o que eu pessoalmente concordo e defendo. Existe toda uma questo etimolgica que no cabe a mim ressaltar, afinal isto um Post que considero lbero - cultural, ou seja, aborda o assunto de forma a informar o contedo de alguma temtica, mas deixa um espao aberto a opinies, afinal cada um tem a sua. Portanto Design o evento cujo objetivo a criao de algo, que pode ser um utenslio domstico interface de navegao de um software, que se d atravs de um projeto especfico e que depende do tipo de especialidade em Design que o mesmo est sendo empregado. O USO DO TERMO EM OUTROS CONTEXTOS. Para Vidal Negreiros, renomado professor de Design na UFPE, o termo proposto para substituir Design desenhismo, ttulo de sua obra literria Desenhismo de 1996. O conceito de Design para o professor Vidal todo o tipo de desenho que tem o objetivo de saciar os desejos da indstria. De certa forma, sem querer parecer pretensioso julgar um profissional de renome, existe em minha opinio certa lgica quando Vidal relaciona o desenho como Design e ainda como fonte de preenchimento das necessidades da indstria, afinal uma indstria fabrica um determinado produto e este necessita de uma boa elaborao visual e funcional para ser bem aceito e comercializado e a que o termo Design pode ser contextualizado em uma associao com desenho, que segundo o Dicionrio de Lngua Portuguesa Aurlio, em sua primeira edio de 1988 defini o termo como: Representao de formas sobre uma superfcie, por meio de linhas, pontos e manchas, com o objetivo ldico, artstico, cientfico ou tcnico. J para Gui Bonsiepe, a denominao Design como um tipo de interface, display entre indivduos, produtos ou informaes. Atualmente a definio para Design segundo o catlogo de conceitos da lngua portuguesa, que o termo propriamente dito no significa desenho em si, mas comporta, abriga e associa o sentido de desenho como elemento de um processo criativo aplicado em um determinado fator. Portanto atualmente desenho no seno uma das variveis que constituem um projeto em Design. J na lngua espanhola Design se refere a diseo, enquanto dibujo refere-se a sim ao desenho propriamente.

Ento veja voc, como o termo Design amplamente diversificado, ou seja, quantas culturas tm um conceito prprio e aplicado ao mesmo. Este fator, muitas vezes e no raras poder gerar conflitos quando uma equipe de Designers formada por indivduos de nacionalidades e culturas diferentes. Por este motivo, que a compreenso dos assuntos bsicos em Design se torna importante fonte e instrumento que possibilita uma generalizao etimolgica, mas com um s entendimento e aplicao. Em uma das Escolas mais renomadas a nvel internacional (mais adiante falaremos sobre um post especfico desta), Bauhaus, adotou-se para o termo a expresso Gestaltung que significa o ato de lidar com as formas em um desenho ou uma formatao em algum tipo de projeto. Na dcada de 50 no Brasil, quando ocorrera a criao em nvel acadmico para o curso de Design, o termo adotado para tal foi desenho industrial, porque na poca era proibido o uso de termos em outras lnguas para conceituar o nome de um curso de nvel universitrio, como fora exposto neste pargrafo. Atualmente, por definies do prprio Ministrio da Educao, o termo Design usado para definir melhor a prtica do exerccio profissional, bem como ser de mais fcil emprego e leitura, o que eu piamente concordo. J o ttulo de desenhista industrial est caindo em desuso dando origem ao termo mais adiante comentado que Designer em ingls.

TYLING

Styling uma das filosofias do design com nfase em tornar um produto atraente para o consumidor a fim de vend-lo. Tal filosofia oposta ao. Funcionalismo seu maior representante foi Raymond Loewy. O Styling surgiu nos EUA aps a quebra na bolsa de valores de 1929, com o intuito de incrementar as vendas e segundo Toms Maldonado, corresponde a uma modalidade de design industrial que procura fazer o modelo superficialmente atraente, para disfarar eventuais falhas na qualidade. Segundo Heskett (1997), o styling est associado expanso da profissionalizao do design nos EUA e responsvel pela consolidao da figura do designer como consultor de empresas, firmando parcerias importantes com a indstria norte-americana.

ESPECIALIDADES DO DESIGN E SUA RELAO COM O DESIGN GRFICO

1. Design de Comunicao
o tipo de Design que se aplica construo de mensagens, com o objetivo de atribuio comercial para as mesmas. Este tipo abrange vrios modelos de comunicao, aproximando-se por vezes do marketing. Todavia o que o diferencia do marketing propriamente dito, no eleger o corporativismo* como fonte de seus argumentos contextualizados em algum tipo de referncia comunicacional. * Segundo o Dicionrio De Lngua Portuguesa Aurlio de 1988, corporativismo significa Doutrina que prega a reunio das classes produtoras em corporaes (associao de pessoas de mesmo credo ou profisso, sujeitas a conduta por estatutos, regras ou normas), sob a fiscalizao do Estado. Exemplos deste tipo de Design podem ser encontrados nas artes de rua, em anncios ou locues de carter publicitrio enquanto projeto e veculo de publicidade exatamente. O Design Grfico aplicado nesta especialidade, quando, por exemplo, anncios precisam ser diagramados ou at mesmo quando uma campanha publicitria de carter no sindical ou trabalhista necessita da criao ou edio de elementos visuais para posterior emprego em cartazes (pster) ou outras mdias impressas.

2. Design de Embalagem
uma atribuio dada ao Designer oriunda do Design Grfico e do Design de Produto. A caracterstica ou a funo do profissional inserido neste contexto de criar e dar forma a embalagem de algum produto, preocupando-se com itens como ergonomia (aes que facilitam o manusear de um determinado produto ou tipo de invlucro que o mantm acondicionado - mais adiante teremos um post especfico a Ergonomia) e esttica visual do mesmo. A embalagem dentro deste contexto vista atravs de uma maneira que a entende como uma fonte de ligao entre o produto, o produtor e o consumidor, estabelecendo uma relao muito especfica e pessoal, onde alm de servir de invlucro tem a funo de veicular informao de carter publicitrio ou no. Pode ser vista muitas vezes, como o nico meio de comunicao de uma Marca, de uma empresa. Desta maneira v-se a ntegra responsabilidade de um Designer desta rea, incluindo o Designer Grfico, que o integrante de uma equipe que vai projetar e diagramar os elementos visuais que sero colocados no rtulo. Veja voc que mesmo o Design abrangendo vrias vertentes globais, sempre est associado a um nico objetivo, que rene em uma s funo, todas as outras das diferentes reas. Este

objetivo visto na contextualizao de um projeto, quando vincula a campanha publicitria necessidade do cliente e do consumidor, isto , facilitar o cmbio visual de informaes, formas e cores caractersticas. De acordo com estudos, a embalagem para o consumidor o que define um produto, um nome ou uma Marca, visto que no raro a esttica da mesma mais valorizada que o tipo de contedo. Se pensarmos caro internauta na variedade de produtos acolhidos pelo mercado com a mesma finalidade, o Design de uma caixa de suco, por exemplo, poder refletir um ganho ou uma queda em sua venda, pois quem faz uma Marca crescer no mercado o consumidor, que na realidade serve de medida ou termostato para conceber bem ou no um Design de algum produto. Sendo assim a embalagem ao mesmo tempo expresso e atributo do contedo. Exemplos disto o frasco de perfume, o extintor de incndio, a caixa de lenos de papel, a caixa de fsforos, dentre outros, como a garrafa da Coca-Cola, a lata do Leite Moa e o frasco do perfume Chanel n 5, que tm suas formas patenteadas. Atualmente a ligao entre esta rea do Design e o marketing to intrnseca, que cursos de formao superior ministram a disciplina relacionada a esta para o prprio curso de Design e mais, para o curso de Marketing. Um exemplo cone a garrafa de Coca-cola, um clssico do Design pela sensualidade da forma, projetada por Earl R. Dean. Logo, vejo que importante definirmos o termo Marketing, pois sua associao com quase todas as reas do Design uma regra. Vejo a importncia aqui de definirmos quatro termos antes de prosseguirmos, pois os mesmos iro aparecer com freqncia sobre a temtica abordada nesta postagem. So os termos: 1. MARKETING: Conjunto das atividades empresariais destinadas descoberta conquista manuteno e expanso de mercados para as empresas e suas Marcas. O Marketing est mais relacionado com as tarefas que visam promover o produto ou o servio e a poltica de preos, rea que no cabe ao Designer desenvolver. 2. PUBLICIDADE: a arte de exercer sobre um determinado grupo, aes que incitem este a consumir determinado produto ou servio atravs de tcnicas de propaganda com fins comerciais ou polticos. Veja que o Design no incorpora fatores associados ao corporativismo como analisamos acima.

3. PROPAGANDA: Veiculao em atravs de meios de comunicao de ideais, teorias, idias, servios, produtos, Marcas e poltica partidria sob um pretexto de acolher um determinado grupo, que pode ser um grupo de bens de consumo, um grupo sindicalista, um grupo vinculado a algum partido poltico entre outros. Observe bem, que o Design apenas ir entrar como fonte de formalizar um projeto visual ou de um artefato, desvinculado totalmente das questes cujos objetivos so de ordem corporativista como vimos. um modo especfico de se apresentar uma informao com o objetivo de conquistar novos adeptos, partidrios ou clientes. Que fique claro! A propaganda para divulgar o produto e a publicidade se ocupa de vend-lo

3. Design de Informao ou InfoDesign


uma especialidade do Design Grfico que lida especificamente com o projeto da informao visual. Seu objetivo principal facilitar o acesso e a compreenso de informaes analgicas e digitais.

4. Design Editorial
Assim como o InfoDesign, esta rea uma especialidade do Design Grfico, que se ocupa de realizar o projeto grfico na editorao* * Editorao o ato de reunir, organizar e anotar os textos de um determinado autor para posterior exposio. Este tipo de profissional est sempre vinculado ao Jornalismo e por este motivo que o prprio Designer Grfico mantm uma relao intrnseca com o jornalista. Especialidades do Design Editorial - Design de Livros Ocupa-se da estruturao grfica e visual quando de um projeto de edio de um livro. Segundo fatos, a base determinante para o surgimento do Design Grfico. - Design de Revistas uma das reas do Design Grfico mais ativo e influente atualmente. - Design de Jornal O profissional desta rea, que pode ser um Designer Grfico, se ocupa da hierarquia diagramadora no processo de editorao, selecionando os campos por ordem e seqncia a um valor atribudo para a posterior impresso.

5. Design Tipogrfico
A tipografia um dos pilares do Design Grfico, pois a mesma de relevante importncia nos processos grficos de diagramao ou a relao texto imagem. considerada um dos aspectos mais sofisticados e especficos do Design Grfico. Tipografia o evento na qual o Designer Grfico ou tipogrfico utiliza como ferramenta para criao de novos estilos de fontes (letras), smbolos ou nmeros, bem como o processo que agrega quando da diagramao o correto emprego das fontes para uma sincronia editorial e visual mais homognea. A tipografia clssica baseia-se em pequenas peas de madeira ou metal com relevos de letras e smbolos os tipos mveis. Tipos rudimentares foram inventados inicialmente pelos chineses. Mas, no sculo XV, foram redescobertos, por Johann Gutenberg, com a inveno da prensa tipogrfica. A diferena entre os tipos chineses e os de Gutenberg que os primeiros no eram reutilizveis. A reutilizao dos mesmos tipos para compor diferentes textos mostrou-se eficaz e utilizada at aos dias de hoje, constituindo a base da imprensa durante muitos sculos. Essa revoluo que deu incio comunicao em massa foi cunhada pelo terico Marshall McLuhan como o incio do homem tipogrfico. Mesmo com o advento dos computadores e da edio eletrnica de texto, a tipografia permanece viva nas formataes, estilos e grafias. Tipografias famosas As seguintes so famlias tipogrficas clebres na histria do design grfico. Arial Bodoni Frutiger Futura Garamond Gill Sans Helvetica Times new roman Univers.

6. Design Visual
o Designer que atua em qualquer mdia ou suporte de comunicao visual. O profissional que atua nesta rea abrange uma totalidade de canais de informaes como meio de transmisso de dados comunicativos, corporativos, tipogrficos, o prprio Designer Grfico, impressos, programao visual, editorial entre outros. Dentre as especializaes do design visual mais comuns na atualidade se encontram: Design visual independente do suporte aplicado Identidade Visual Design visual na mdia grfica (impresso) - Design Grfico Design tipogrfico Design editorial Design de embalagem Design de cartaz Design visual na mdia eletrnica (interface) - Design Digital Design de hipermdia Web design Design de jogos eletrnicos

Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0

Unportedhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0
A OBRA DISPONIBILIZADA DE ACORDO COM OS TERMOS DESTA LICENA PBLICA CREATIVE COMMONS ( "LPCC" OU "LICENA"). A OBRA EST PROTEGIDA POR DIREITOS DE AUTOR E / OU OUTRA LEGISLAO APLICVEL. QUALQUER USO DA OBRA QUE NO O AUTORIZADO SOB ESTA LICENA OU PELA LEGISLAO AUTORAL PROIBIDO. AO EXERCER QUAISQUER DOS DIREITOS OBRA AQUI CONCEDIDA, VOC ACEITA E CONCORDA EM FICAR VINCULADO AOS TERMOS DESTA LICENA. O LICENCIANTE CONCEDE A VOC OS DIREITOS AQUI CONTIDOS EM CONTRAPARTIDA SUA ACEITAO DESTES TERMOS E CONDIES.

ITEM 2. O DESIGNER O designer o profissional habilitado a efetuar atividades relacionadas ao


design. Normalmente o termo se refere ao desenhista industrial, habilitado em programao visual e projeto de produto, uma srie de tipos diferentes de designers e ainda de projetista (termo genrico para quem projeta). Em ingls, o termo se refere a qualquer indivduo que esteja ligado a alguma atividade criativa ou de projeto.

Esse anglicanismo foi adotado, no final do sculo XX (no Brasil), na tentativa de universalizar as profisses ligadas ao projeto. At certo ponto isso tem ocorrido e a maioria das universidades preferem o termo "designer" a"desenhista industrial". Mas como o termo "projeto" j existia e um sinnimo, muito prximo, do termo "design". At hoje os termos "design" e "designer" tem causado confuso entre no designers. A Profisso No Brasil atualmente a profisso de Designer no regulamentada, o que significa que no existe uma autarquia, um conselho como CREA ou a OAB para fiscalizar, embora esta profisso se encontre no Catlogo Nacional De Profisses do Min. do Trabalho. Eu passo a ver neste momento a regulamentao da profisso de outra forma, pois se existe catalogado dados sobre a mesma, porque ser que no existe um rgo para represent-la diante de um Conselho Legislativo. de se imaginar os ps e contras, afinal ser que uma mudana no acarretaria benefcios para alguns profissionais e prejuzos a outros? Pense nisso! Existem organizaes de carter no governamental, mas sim cultural e representativo, mas que no monitoram legalmente as reas do Design. O que existe so Associaes de Designers que figuram hipoteticamente uma fiscalizao mais seletiva. Apesar de a legislao permitir que qualquer cidado exera a atividade, normalmente isto feito por profissionais formados em cursos superiores de Desenho Industrial ou escolas tcnicas de Design.

Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unportedhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0


A OBRA DISPONIBILIZADA DE ACORDO COM OS TERMOS DESTA LICENA PBLICA CREATIVE COMMONS ( "LPCC" OU "LICENA"). A OBRA EST PROTEGIDA POR DIREITOS DE AUTOR E / OU OUTRA LEGISLAO APLICVEL. QUALQUER USO DA OBRA QUE NO O AUTORIZADO SOB ESTA LICENA OU PELA LEGISLAO AUTORAL PROIBIDO. AO EXERCER QUAISQUER DOS DIREITOS OBRA AQUI CONCEDIDA, VOC ACEITA E CONCORDA EM FICAR VINCULADO AOS TERMOS DESTA LICENA. O LICENCIANTE CONCEDE A VOC OS DIREITOS AQUI CONTIDOS EM CONTRAPARTIDA SUA ACEITAO DESTES TERMOS E CONDIES.

Copyright 2009 Antnio Picoral - Todos Direitos Reservado


Estudo - Edio e Aplicao Bibliogrfica feita por: Antnio Picoral Caia, tomando como referncia as disposies normativas de licenciamento Creative Commons, onde todo crdito dado ao acervo encontrado sobre o tema no site: http://www.wikipedia.pt.com segundo seus prprios autores citados nas referncias bibliogrficas, bem como outros que por ventura colaboraram para disponibilizarem a ttulo de estudo e consulta um banco de dados embasados direta e indiretamente na Temtica. Logo a obra acima, reitero segue os critrios estabelecidos pela Licena Creative Commons Share Alike 3.0

Vous aimerez peut-être aussi