Vous êtes sur la page 1sur 25

1Economia - 10 ano

Mdulo Inicial
2. Atividades de diagnstico e de integrao dos alunos
Valores absolutos: so dados numricos que medem uma grandeza em determinada unidade. Por exemplo: 19 milhes de pessoas. Populao ativa: populao ativa (apresentada em valores absolutos): diz respeito ao conjunto de habitantes de um determinado pas que se encontra a exercer uma profisso remunerada ou que procura emprego. constituda pelos empregados, desempregados e pessoas que se encontram a prestar servio militar. Populao inativa: donas de casa, estudantes e reformados. Movimentos migratrios emigrao e imigrao: os movimentos migratrios correspondem aos movimentos de populao verificados em determinado territrio num determinado perodo de tempo. Emigrao: sada de populao de um pas para outro com carter de permanncia. Imigrao: entrada de populao, proveniente de outro pas, num pas com carter de permanncia. Populao Total: define-se como toda a populao determinado pas, num determinado perodo de tempo. existente em

Importao de bens e servios (apresentada em valores absolutos): corresponde ao valor (em u.m.) de todos os bens e servios adquiridos a outros pases. Exportao de bens e servios (apresentada em valores absolutos): corresponde ao valor (em u.m.) de todos os bens e servios vendidos a outros pases. Populao total = crescimento natural + saldo migratrio Uma descida da Taxa de Variao (mantendo-se esta sempre positiva) no significa que o valor em anlise se tenha reduzido,

2Economia - 10 ano

mas sim que houve um abrandamento ou uma desacelerao do seu crescimento. Apenas se verifica um decrscimo do valor quando a Taxa de Variao negativa.

Mostra-nos o n de nascimentos por cada 1000 habitantes em determinado ano. Mostra-nos o n de bidos por cada 1000 habitantes em determinado ano. Mostra-nos o n de bidos entre 0 e 1 anos de idade por cada 1000 nascimentos em determinado ano. Crescimento natural da populao = nascimentos bidos Corresponde ao acrscimo natural da pop. por 100 habitantes num determinado ano. Significa que uma determinada pop. cresceu, em mdia, por cada 100habitantes num determinado ano.

3Economia - 10 ano

Mdulo I - Introduo
Unidade 1 - Atividade Econmica e a Cincia Econmica
1.1. Realidade social e Cincias Sociais
Economia: analisa a dimenso social, tendo como objeto de estudo os fenmenos econmicos (produo, consumo) A Economia uma Cincia social e como todas as outras cincias sociais preocupa-se com a identificao e explicao dos fenmenos sociais. So exemplos de cincias sociais ligadas economia: Psicologia, Histria, Direito, Antropologia, Sociologia e Poltica. Os Fenmenos sociais ou realidades sociais (que decorrem da vida em sociedade, como por ex. o desemprego, o casamento e a educao) so os objetos de estudo das cincias sociais. Os Fenmenos sociais so fenmenos complexos, pelo que todas as Cincias Sociais se debruam sobre o mesmo fenmeno, mas com olhos diferentes, de modo a estud-lo por completo. A este mtodo que procura integrar os contributos das vrias Cincias Sociais ou disciplinas no sentido de encontrar uma explicao e um entendimento mais profundo da realidade social chamamos interdisciplinaridade. Qualquer fenmeno da realidade social tem implicaes em vrios nveis ou dimenses do real social devendo, por isso, ser objeto de estudo das vrias Cincias Sociais. Isto d-se uma vez que a atividade humana pluridimensional ( estudada pelas vrias cincias).

1.2. Fenmenos sociais e fenmenos econmicos

4Economia - 10 ano

Os fenmenos Econmicos so o objeto de estudo da Economia. Este resulta da diviso da dimenso social pelas diferentes Cincias Sociais. Para tratamento dos dados a Economia recorre Matemtica e Estatstica.

1.3. A Economia como cincia e o seu objeto de estudo

O objeto da Cincia Econmica Para que uma disciplina possa ser considerada uma cincia, dever-se-o verificar quatro condies: - ter um campo de estudo especfico, isto , ter um objeto de estudo; - ter uma terminologia prpria, isto , possuir um corpo de conceitos prprios; - utilizar o mtodo cientifico na pesquisa; - ter uma teoria prpria. O problema econmico Encontramo-nos perante uma situao contraditria: de uma lado, a multiplicidade das nossas necessidade, que so ilimitadas; do outro, a escassez dos recursos capazes de as satisfazer. aqui que reside o problema fundamental da economia A Racionalidade Econmica consiste na gesto eficaz dos recursos de modo a obter-se o mximo benefcio. O custo de oportunidade Custo de oportunidade: custa da alternativa que tem de ser sacrificada para se obter um bem ou benefcio.

5Economia - 10 ano

1.4. A atividade econmica e os agentes econmicos

Agentes econmicos Agente econmico todo o interveniente na atividade econmica, desempenhando, pelo menos, uma funo com autonomia de decises. Agentes econmicos Famlias Empresas no financeiras Instituies financeiras Administrao Pblica Resto do mundo Principais funes Consumir Produzir bens e servios no financeiros Prestar servios financeiros Garantir a satisfao das necessidades coletivas e redistribuir o rendimento Trocar bens, servios capitais

6Economia - 10 ano

A atividade Econmica

A atividade econmica o conjunto de produo, distribuio, repartio dos rendimentos e a sua utilizao em consumo e na poupana.

Mdulo II Aspetos fundamentais da atividade econmica


Unidade 2 Necessidades e consumo
2.1. Necessidades noo e classificao 2.1.1. Noo de necessidades

Necessidade: um estado de carncia que urge ser ultrapassado ou satisfeito.

7Economia - 10 ano

O ser humano tem mltiplas necessidades, isto , passa por estados de carncia que representam mal-estar e que ele precisa de resolver. Dar resposta s constantes solicitaes e problemas que vamos encontrando , afinal, satisfazer necessidades um dos objetivos prioritrios da Economia.

2.1.2.

Caractersticas das necessidades

As necessidades humanas so mltiplas e variam no tempo e no espao. Existe uma enorme diversidade de necessidades que apresentam as seguintes caractersticas: Multiplicidade: diz respeito ao facto do indivduo sentir necessidades ilimitadas (mltiplas). Segundo o psiclogo americano Maslow, as necessidades podem ser hierarquizadas em nveis diferentes, desde as fundamentais, como a alimentao, s de nvel superior, onde se inclui a realizao pessoal.

Substituibilidade: significa que as mesmas necessidades podem ser satisfeitas por bens alternativos (que se substituem uns aos outros). Sociabilidade: significa que a intensidade de uma necessidade vai diminuindo medida que a vamos satisfazendo, acabando por desaparecer. Relatividade: enquanto factos sociais, as necessidades variam temporal e geograficamente, isto , so relativas ao tempo e ao espao.

2.1.3.

Classificao das necessidades

Podemos classificar as necessidades quanto importncia, ao custo e ao facto de vivermos em coletividade.

Importncia
Primrias Secundrias So prioritrias , como por exemplo: a alimentao, a sade. So aquelas cuja no realizao no

8Economia - 10 ano

Tercirias

ameaa de imediato a vida da populao, como por exemplo: vesturio, transporte. So as consideradas suprfluas ou de luxo, cuja satisfao poder ser considerada dispensvel, como por exemplo: roupa de alta-costura, joias.

Custo
Econmicas No Econmicas Somos obrigados a despender moeda ou outra riqueza para a satisfazer, como por exemplo: alimentao. No somos obrigados a despender qualquer quantia de moeda ou de outra riqueza para a satisfazer, por exemplo: respirao.

Vivermos em coletividade
Individuais Coletivas So aquelas que dizem respeito prpria pessoa So aquelas que atingem toda a comunidade e resultam da vida social

2.2. Consumo noo e tipos de consumo 2.2.1. Noo de consumo

So necessrios meios, materiais e imateriais para suprir os estados de carncia que os indivduos sentem. Esses meios, bens e servios, so a chave para a satisfao do indivduo.

2.2.2.

Consumo ato econmico e ato social

Consumo: o ato de utilizar um bem ou servio com vista satisfao de necessidades. Consumo ato econmico O consumo representa um ato econmico porque para satisfazermos determinadas necessidades em vez de outras e ao decidirmos consumir

9Economia - 10 ano

certos bens e servios, estamos a efetuar escolhas com implicaes em toda a economia Ato Econmico: comportamento relativo s funes estudadas pela cincia econmica produo, consumo, acumulao, repartio de rendimentos, etc. Consumo ato social Ato social: ao consumirmos estamos a dar origem a consequncias que podem ser benficas ou prejudiciais para ns, mas tambm para a atividade coletiva mais prxima ou para o Mundo.

Assim, se, por um lado, o consumidor deve reconhecer a sua fora econmica e exigir que os seus direitos sejam respeitados, por outro lado, ele tem obrigaes a cumprir, tais como: Optar pelos bioprodutos Preferir produtos reciclados Rejeitar bens que utilizem recursos no renovveis Rejeitar bens nocivos para o ambiente No comprar produtos testados em animais Separar os lixos para reciclagem Colaborar na defesa das espcies No consumir bens produzidos cm base no trabalho infantil

2.2.3.

Tipos de Consumo

Consumo Essencial: consumo de bens e servios indispensveis sobrevivncia do indivduo.

10Economia - 10 ano

Consumo suprfluo: consumo de bens e servios dispensveis Consumo privado: consumo dos particulares. Consumo pblico: consumo do Estado ou da Administrao Interna. Consumo Individual: consumo realizado por cada um de ns, impedindo o consumo desse bem por outros em simultneo. Consumo Coletivo: conjunto de servios gratuitos ou fornecidos a preo simblico, de que toda a coletividade goza por ao da Administrao Pblica ou das Administraes Privadas. Consumo Final: consumo de bens e servios pelas famlias. Consumo Intermdio: consumo de bens para posterior transformao pelas empresas, at se transformarem em bens de consumo final.

2.3. Padres de consumo diferenas e fatores explicativos 2.3.1. Noo de padro de consumo

So modelos especficos a que o consumo obedece consoante a poca, a localizao geogrfica, a cultura dos povos, o rendimento das famlias, etc.

2.3.2.

Fatores de que depende o consumo

O consumo um fenmeno social complexo, condicionado por mltiplos fatores e, como j vimos, com influncia sobre a vida humana e a do Planeta.

Rendimento dos consumidores O consumo d-se em funo do rendimento. Isto significa que uma alterao no nvel de rendimentos dos consumidores reflete-se, em princpio, no nvel do consumo.

Nvel dos Preos

11Economia - 10 ano

O consumo liga-se diretamente preo dos bens, dado que dele depende a capacidade aquisitiva dos consumidores: - uma subida generalizada dos preos dos bens pressupe uma diminuio na capacidade aquisitiva das famlias, se os respetivos rendimentos se mantiverem. - pelo contrrio, uma descida generalizada dos preos supe um aumento da capacidade aquisitiva dos consumidores, mesmo que se mantenha o nvel dos respetivos rendimentos. Um aumento dos preos, no acompanhado da elevao proporcional dos rendimentos, obriga os consumidores a abdicarem de consumos no essenciais, atribuindo assim, uma maior parcela do seu rendimento satisfao das necessidades bsicas. A diminuio generalizada dos preos dos bens equivale possibilidade de as famlias utilizarem uma maior parte do seu rendimento na aquisio de bens no essenciais, melhorando assim o seu padro de vida. Quando a subida dos preos no abrange a totalidade dos bens ou dos servios natural que a procura dos consumidores se desloque para aqueles bens ou servios que apresentam preos mais baixos e satisfaam as mesmas necessidades. Inovao Tecnolgica A inovao tecnolgica produz efeitos: - Ao nvel dos processos produtivos: produzir com novas tecnologias (mquinas, energias, matrias-primas) permite obter custos mais baixos, maior rapidez na produo, maiores quantidades, melhor qualidade, por exemplo, o que se traduz em bens mais acessveis para o consumidor. - Ao nvel da natureza dos bens: os novos bens, tecnologicamente mais sofisticados, tm outras funes, outra apresentao, maiores potencialidades. Tudo isto constitui mais-valias, e consequentemente, um aumento da apetncia para o consumo. Outros fatores econmicos O crdito bancrio influencia, de alguma forma, o comportamento do consumidor. O crdito bancrio um adiantamento que os bancos concedem aos seus clientes mediante o pagamento de um juro, para que estes adquiram bens dos quais necessitam e para os quais no tm dinheiro disponvel naquele momento. O crdito praticado a juros baixos, como os verificados nos finais dos anos 90, permitiu s famlias melhorar o seu nvel de vida, adquirindo casas,

12Economia - 10 ano

automveis entre muitos outros bens. Mas, sendo o consumo um ato de responsabilidade pessoal e social, necessrio exercer este comportamento de uma forma racional para evitar o endividamento excessivo. Fatores Extra-Econmicos So inmeros os fatores extraeconmicos que influenciam o consumo. Assim acontece, por exemplo, com a moda, a publicidade, as tcnicas de venda, o meio social, a tradio, a idade dos consumidores, a localizao geogrfica e o meio social. O marketing nasceu nos anos 60 da necessidade das empresas escoarem a sua produo. A criao de clientes e a sua fidelizao passa a ser a finalidade da empresa, que ir desenvolver vrias atividades: servios de vendas e publicidade, estudos do mercado, definio de preos, promoes, testes de novos produtos. Estas atividades baseiam-se no conhecimento dos clientes: os seus valores, atitudes, desejos e comportamentos. Exemplos dessas atividades so: a publicidade, a cor e a forma das embalagens ou seja, coisas que chamem a ateno dos consumidores. A publicidade cria no utente a necessidade de utilizar os produtos. Esta joga com a necessidade de se aceite pela coletividade, levando os consumidores a consumirem superfluamente.

2.3.3.

Estrutura do consumo

a forma como as despesas de consumo das famlias so repartidas pelos diferentes grupos de bens de consumo. Lei de Engel De acordo com a LEI DE ENGEL, quanto menor for o rendimento de uma famlia, mais elevada ser a proporo do rendimento gasto em despesas de alimentao. Coeficiente Oramental: representa a percentagem de uma classe de despesas de consumo em relao ao total das despesas de uma famlia ou de um agrupamento social.

2.4. Evoluo da estrutura do consumo em Portugal e na Unio Europeia


Em termos gerais da evoluo da estrutura das despesas de consumo dos portugueses demonstra um aumento do seu rendimento disponvel e, consequentemente, do seu nvel de bem-estar.

13Economia - 10 ano

A mesma concluso se pode tirar da evoluo das despesas de consumo das famlias dos pases membros da EU.

2.5. A sociedade de consumo 2.5.1. Sociedade de consumo

A sociedade de consumo : - Uma sociedade em que a oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratgias de marketing para escoar a produo. - Uma sociedade de oferta de bens normalizados, produzidos a baixos custos que resultam da produo em srie, atrativos e de durao efmera pois as necessidades de produzir e escoar so permanentes. - Uma sociedade com padres de consumo massificados devido ao tipo de oferta (bens padronizados) e tipo de presses exercidas sobre o consumidor (a publicidade sugere modelos de comportamento a seguir). Esta sociedade nasceu na sequncia da expanso da industrializao. As empresas passam a produzir bens em srie e o consumidor torna-se o destinatrio passivo de uma produo estandardizada. O progresso das tcnicas de produo e o desenvolvimento econmico permitiram o fabrico em grandes escalas, originando assim a sociedade de consumo. Nos finais dos anos 50, o poder de compra da populao dos pases industrializados era tal que o acesso ao consumo deixou de ser um fator de diferenciao social. Estvamos ento na era do consumo de massas. O consumo de massas leva o consumidor aos produtos de hoje, visto que o consumo uma forma de integrao social consome-se o que est na moda para se ser um elemento aceite na sociedade de consumo. Era a era do usar e deitar fora.

14Economia - 10 ano

2.5.2.

Consumismo

Consumismo: o conjunto dos comportamentos e atitudes suscetveis de conduzir a um consumo sem critrio, compulsivo, irresponsvel e perigoso. O consumismo, a que a sociedade portuguesa no alheia, tem causado problemas econmicos e sociais s famlias. O endividamento um desses problemas.

2.6. O consumismo e a responsabilidade social dos consumidores


Consumerismo: atitude de cidadania que se caracteriza por um consumo racional, responsvel, que tem em conta as consequncias econmicas, sociais, culturais e ambientais do ato de consumir. O consumerismo pretende: Criar o equilbrio entre consumidores, produtores e distribuidores; Participar nas decises econmicas e sociais que afetam os consumidores; Intervir no sentido da preservao do meio ambiente; Informar e proteger o consumidor. A ao consumerista implica o consumidor na defesa dos seus direitos. Mas essa ao tambm lhe traz deveres.

15Economia - 10 ano

2.7. A defesa dos consumidores em Portugal e na Unio Europeia


Em Portugal, as iniciativas de defesa do consumidor cabem ao Instituto Nacional de Defesa ao Consumidor INDC, Associao de Defesa do Consumidor DECO e Unio Geral dos Consumidores UGC. Tm vindo a ser adotadas medidas de defesa ao consumidor, tias como: Indicao obrigatria, em lugar ntido, do limite de validade do produto em questo; Indicao da composio e qualidade do produto, no sendo legal a utilizao de certos termos como so e saudvel na publicidade; Impedimento de registos publicitrios sobre alguns produtos, como lcool, na TV, antes das 22horas; Campanhas antitabaco Divulgao de listas de bens ou de elementos seus constituintes, suscetveis de causarem danos no organismo do consumidor; Denncia de situaes de agresso ecolgica. Os consumidores europeus esto representados atravs de organizaes de defesa dos consumidores em vrias instituies europeias, tais como: Comit

16Economia - 10 ano

Econmico Social, Comit dos Consumidores, Comisso Europeia, Tribunal de Justia

Unidade 3 A produo de bens e servios


3.1. Bens noo e classificao
Bens: so os meios atravs dos quais os indivduos podem satisfazer as suas necessidades.

Bens Livres e bens econmicos Bens livres: bem pelo qual no necessrio qualquer dispndio de moeda para o utilizar. Bens econmicos: bem pelo qual necessrio o dispndio de moeda para a sua utilizao. Bens materiais e servios (quanto natureza) Bens materiais: meio fsico ou material capaz de satisfazer uma necessidade. Servios: meio no material capaz de satisfazer uma necessidade.

Bens de consumo e bens de produo (quanto funo) Bens de consumo: bem que se destina a ser consumido. Bens de produo: bens utilizados nas empresas na produo de outros bens. Entre os bens de produo podemos distinguir: Bens de equipamento: mquinas, Matrias-primas: gua, laranjas Matrias Subsidirias: energia eltrica, Para as empresas as matrias-primas e as matrias subsidirias constituem consumo intermdio, mas para os consumidores, as famlias, constituem sempre consumos finais. Bens duradouros e bens no duradouros (quanto durao)

17Economia - 10 ano

Bem duradouro: bem que perdura aps mais de uma utilizao. Bens no duradouros: bem com uma durao limitada (passvel de uma utilizao). Bens Sucedneos e bens complementares (quanto s relaes recprocas) Bens sucedneos: bens que se podem substituir entre si por terem propriedades ou caractersticas semelhantes. Bens complementares: bens em que o consumo de um implica o consumo de outro para a finalidade com que so utilizados.

3.2. Produo e processo produtivo. Setores de atividade econmica


Produo: a atividade do Homem sobre a Natureza com vista obteno dos bens e dos servios necessrios satisfao das suas necessidades. Processo produtivo: sequncia de etapas atravs das quais as matriasprimas so transformadas em produtos finais.

Setores de atividade econmica Setor primrio: inclui as atividades relacionadas com a extrao de produtos do mar, do solo e do subsolo, ou seja, a pesca, a agricultura, a pecuria, a silvicultura e a indstria extrativa. Setor secundrio: abrange as indstrias transformadoras, isto , as atividades que transformam as matrias-primas fornecidas pelo setor primrio em produtos utilizveis. Inclui, tambm, a construo e produo e distribuio de gs, a silvicultura e a indstria extrativa. Relacionando o investimento necessrio para a sua montagem e o nmero de postos de trabalho usual distinguirem-se:

18Economia - 10 ano

Industrias Ligeiras: nestas predomina usualmente o fator trabalho, sendo designadas como trabalho-intensivas (indstrias alimentares, de vesturio, de calado, de eletrodomsticos, ) Indstrias pesadas: nestas predomina o fator capital e so designadas, por isso, de indstrias capital-intensivas (indstria metalrgicas, e cimento, de construo naval, de produo de energia, de metalomecnica, ) Tendo em conta a natureza da tecnologia utilizada fala-se em: Indstrias tradicionais: utilizadoras de tecnologia (alimentar, txtil, calado, metalrgica, metalomecnica, ) Indstrias modernas: utilizadoras da tecnologia (tecnologias avanadas da comunicao e informao) de arcaica

ponta

Setor tercirio: corresponde aos servios. Este um setor residual onde se incluem todas as atividades que no cabem nos outros dois setores. (comrcio, bancos, seguros, transportes, comunicao social, educao, defesa, turismo, justia, ) A classificao da atividade econmica permite: - ter uma perspetiva da importncia de cada setor de atividade na economia - verificar o contributo de cada setor de atividade para a realizao do produto - analisar a evoluo quantitativa e qualitativa da economia, verificando os ramos de atividade que so mais dinmicos; - realizar comparaes com outros pases no sentido de situar a economia em anlise no contexto econmico internacional.

3.3. Fatores de produo - noo e classificao

Fatores de produo: os fatores de produo so os elementos indispensveis produo dos bens e servios. Englobam a fora de trabalho, o capital e os recursos naturais.

19Economia - 10 ano

Fatores de produo ou foras produtivas: Fora de trabalho: entende-se por ser a capacidade do ser humano para trabalhar, o que lhe permite, portanto, produzir os bens e servios de que precisa para satisfazer as suas necessidades. Meios de produo ou capital: Objetos de trabalho: tudo aquilo que alvo do trabalho humano. Entre os objetos de trabalho, podemos considerar dois tipos de matrias: matrias-primas e matrias subsidirias. Meios de trabalho: so usados pelo ser humano na transformao dos objetos de trabalho a fim de obter produtos utilizveis.

3.3.1.

Os recursos naturais

Recursos Naturais: so bens que a Natureza oferece ao ser humano e que este utiliza para satisfao das suas necessidades, diretamente como matrias-primas ou como matrias subsidirias na produo de outros bens. Existem dois tipos de recursos naturais: Recursos renovveis: quando um recurso suscetvel de ser renovado num perodo de tempo relativamente curto, ex: madeira Recursos No Renovveis: se a explorao de um recurso provoca inevitavelmente a sua destruio, ex: petrleo A Revoluo Industrial e o consumo de massas dos nossos dias tm levado a um desgaste excessivo dos recursos naturais o que pode causar a destruio de importantes fontes de energia e de matrias-primas. Desenvolvimento sustentvel: um modelo de desenvolvimento que no pe em causa a vida das geraes futuras.

3.3.2.

O trabalho. A situao de Portugal e na Unio Europeia

Populao ativa Taxas de atividade e de desemprego Populao ativa: formada pelos indivduos que tm um emprego ou uma ocupao remunerada, os que cumprem servio militar e os que se encontram desempregados.

20Economia - 10 ano

Populao inativa: populao residente que no ativa e constituda pelos reformados, pelos invlidos, pelos jovens, estudantes e pelas donas de casa, entre outros. Para conhecer a situao de uma populao face atividade produtiva usual calcular-se a taxa de atividade.

Todavia, porque na populao ativa se inclui a populao desempregada, o conhecimento mais objetivo de uma populao, em termos econmicos, exige que se determine, tambm, a respetiva taxa de desemprego.

O trabalho das mulheres

Desenvolvimento tecnolgico e emprego e informao, automao e terciarizao As mudanas tecnolgicas que tm ocorrido, em especial no mbito do processamento da informao, atingem o seu ponto alto na informatizao dos processos produtivos, tendo-se concretizado em situaes de automao da produo. Todos so consequncias do desenvolvimento tecnolgico. A automao consiste na utilizao de tecnologia capaz de executar as tarefas num processo de produo sem a interveno direta do homem. A informao a difuso dos computadores nos servios. A terciarizao da economia designa a importncia crescente das atividades do setor tercirio no conjunto das atividades econmicas. Causas e tipos de desemprego Desemprego tecnolgico: resulta da evoluo da tecnologia. Os trabalhadores em reciclagem profissional so incapazes de se adaptar s novas tecnologias, acabando por engrossar as fileiras do desemprego. Desemprego repetitivo: o desemprego resultante da no adaptao a sucessivos postos de trabalho normalmente de baixo nvel de qualidade profissional.

21Economia - 10 ano

Desemprego de longa durao: o desempregado que procura emprego h mais de um ano. Formao ao longo da vida O mercado de trabalho, em resultado do desenvolvimento tecnolgico, exige mais e melhores qualificaes aos trabalhadores. Assim, estes devem atualizar os seus conhecimentos e as suas competncias iniciais. Podemos distinguir dois tipos de qualificao: -O individuo ocupa um emprego de acordo com a sua qualificao individual e preparao previa ao desenvolvimento de um conjunto de tarefas. -O individuo, j no local de trabalho, recebe formao que o torna mais apto s exigncias do processo produtivo desenvolvendo na empresa, qualificao profissional. O desenvolvimento tecnolgico obriga as empresas a contratarem trabalhadores com novas qualidades e/ou com melhores qualificaes individuais. A busca de melhores salrios leva os jovens a retardar a sua entrada no mercado do trabalho e realizao de formaes acadmicas cada vez mais longas. Os jovens procuram responder s exigncias do mercado de emprego, tornando-se mais aptos no desempenho de diferentes tarefas atravs do prolongamento das suas funes individuais.

3.3.3.

O capital noo e tipos de capital

Capital e Riqueza Capital Riqueza: quem proprietrio possui riqueza, no entanto, essa riqueza s capital se estiver ao servio do processo produtivo. Tipos de capital Capital financeiro: representa todos os meios financeiros de que uma unidade produtiva pode dispor e constitudo pelo capital prprio e pelo capital alheio. Capital prprio: conjunto dos valores constitudos pelo financiamento dos proprietrios da unidade produtiva. Capital alheio: conjunto dos valores que constituem o financiamento de terceiros, isto , o conjunto dos valores de que a empresa dispe, mas que no lhe pertencem. Capital Tcnico: todos os bens que possibilitam a produo de outros bens, divide-se em capital fixo e capital circulante:

22Economia - 10 ano

Capital fixo: meios de produo que permanecem por perodos de laborao, embora se desgastem ao longo do processo produtivo; exemplo: mquinas, edifcios, meios de transporte, computadores Capital circulante: meios de produo (matrias-primas e subsidirias) que desaparecem no processo; exemplo: matrias-primas, energia eltrica. Capital natural: todos os recursos naturais de que a sociedade dispe e que utiliza na satisfao das suas necessidades. Os recursos naturais encontram-se numa situao de escassez. Aqui voltamos a deparar-nos com o problema econmico segundo o qual: de um lado a multiplicidade das nossas necessidades e do outro, a escassez de recursos capazes de as satisfazer. Capital Humano: fora do trabalho suscetvel de, atravs de diversos tipos de investimento como a formao especializada e superior, poder contribuir de forma produtiva para a economia.

3.4. A combinao dos fatores de produo. Substituibilidade dos fatores de produo


A produtividade a relao estabelecida entre a produo obtida e os fatores de produo utilizados, nesse processo, num determinado perodo de tempo. Aumentar a produtividade consiste em: produzir mais com a mesma quantidade de fatores de produo produzir o mesmo com uma menor quantidade de fatores e produo Caractersticas dos fatores de produo Adaptabilidade: caracterstica que permite o ajustamento das suas quantidades quantidade de produo pretendida, em funo do tempo disponvel para a realizar (ex: acontece uma avaria numa mquina, o trabalhador tem que saber adaptar essa situao) Complementaridade: dizem-se complementares na medida em que s a presena (e combinao) do trabalho com o capital permite realizar a produo. Substituibilidade: embora no possam ser utilizados isoladamente podem, dentro de certos limites, substiturem-se uns pelos outros, dando origem a diferentes combinaes produtivas.

23Economia - 10 ano

Produtividade Produtividade: relao entre o que se gasta e o que se produz Produtividade total: relao entre o valor total da produo e o valor total de recursos utilizados para a obter.

(1) Pode vir expressa em n de trabalhadores ou horas de trabalho

A determinao dos valores da produtividade de especial importncia, uma vez que nos ajudam a decidir sobre o nvel timo de investimento. O investimento s compensador se o resultado obtido for superior, a prazo, ao valor do investimento efetuado. Produtividade marginal do trabalho: indica o aumento da produo decorrente de um investimento unitrio (mais um trabalhador, uma hora de trabalho), em termos do fator trabalho.

Produtividade marginal do capital: indica o aumento de produo decorrente de um investimento unitrio, em termos do fator capital.

Combinao dos fatores produtivos Rendimentos Decrescentes

curto

prazo.

Leio

dos

O facto de um dos fatores produtivos ser fixo permite determinar a quantidade tima de uma fator a utilizar, para, em cada momento, maximizar a produo. Esta relao permitiu enunciar a Lei dos Rendimentos Decrescentes. Lei dos Rendimentos Decrescentes

24Economia - 10 ano

Lei dos Rendimentos Decrescentes: a partir de um determinado nvel de produo, mantendo fixa a quantidade de um dos fatores produtivos, iro verificar-se acrscimos de produo resultantes da utilizao de unidades sucessivas do outro fator produtivo (produtividade marginal) cada vez menores. A Lei dos Rendimentos Decrescentes afirma que a partir de uma dada combinao dos fatores produtivos, como um dele fixo, a produo vai aumentando cada vez menos a produtividade marginal vai diminuir e os rendimentos vo decrescer. O estudo sobre o decrscimo da produtividade marginal dos fatores de produo de extrema importncia, pois mostra-nos que a partir de uma certa altura no vale a pena utilizar-se mais uma unidade de um fator produtivo sem se utilizar mais quantidade de outro. Deste modo, pode dizer-se que existe uma combinao tima dos fatores produtivos que se situar, exatamente, na altura em que os acrscimos de rendimento, obtidos por acrscimo unitrios de um fator da produo varivel, comecem a decrescer, tornando mais caro o custo de cada unidade de produto e pondo em risco o equilbrio geral, pois corresponde a produo com subutilizao e eventual desperdcio de algum dos fatores de produo.

Combinao dos fatores produtivos a longo prazo Os custos de produo As economias e deseconomias de escala A Lei das Economias de Escala, para alm da questo da combinao tima dos fatores produtivos, leva-nos a considerar a dimenso tima das unidades produtivas. Contrariamente situao de que se parte para o estudo da Lei dos Rendimentos Decrescentes variao de um dos elementos da produo mantendo-se invariveis os restantes coloca-se a hiptese de podermos fazer variar alguns ou todos os elementos produtivos simultaneamente, e, a partir das alternativas possveis, encontrar a dimenso tima da unidade produtiva. A dimenso tima ser aquela em que se atinjam os menores custos por cada unidade de produto produzida, com evidentes vantagens para a empresa e para a coletividade menores custos significam melhor produtividade, poupana de recursos, menores preos. Economias de escala

25Economia - 10 ano

Economia de escala: uma diminuio do custo unitrio mdio de um bem resultante do aumento das quantidades produzidas (a quantidade de bens produzidos a que corresponder o menor custo unitrio ser a dimenso tima da produo). Pode dizer-se que o custo de produo tem dois elementos distintos, dois tipos de custo: -custos fixos (matrias-primas, matrias subsidirias) -custos variveis (juros dos emprstimos contrados, rendas, alugueres) Os custos fixos (Cf) representam despesas que uma unidade de produo tem de realizar, independentemente das quantidades produzidas, dentro da dimenso para que a empresa foi projetada. Os custos variveis (Cv) variam com a quantidade produzida, como por exemplo, os custos das matrias-primas. Naturalmente, os custos totais (Ct) sero o somatrio dos custos fixos com os custos variveis.

Ao calcularmos os custos totais mdios em cada combinao de fatores produtivos iremos saber se o aumento da capacidade produtiva ter vantagens econmicas a nvel de custos.

Verificamos deseconomias de escala quando, aps atingir a dimenso tima, o preo unitrios dos bens produzidos volta a aumentar.

Vous aimerez peut-être aussi