Vous êtes sur la page 1sur 8

Direo Pedaggica OAB - Setembro de 2012 Prof.

Darlan Barroso FUNDAMENTOS PARA RECURSOS 1 FASE DO VIII EXAME UNIFICADO OAB/FGV Orientaes de interposio do recurso O prazo para a interposio dos recursos ser das 12h do dia 19/09 s 12h do dia 22/09 (horrio de Braslia). Acompanhe o site FGV para eventual mudana de prazo. O recurso dever ser interposto por meio eletrnico, no site da FGV, com uso da senha de acesso pessoal. O recurso ser interposto por questo objetiva, limitado a at 5.000 caracteres cada um. Ao elaborar o recurso o candidato no poder criar nenhum dado de identificao, sob pena de ser liminarmente indeferido. Ao redigir os argumentos, mesmo utilizando os fundamentos disponibilizados pela Coordenao, redija o texto com suas palavras, evitando padronizao ou modelos. No texto, tenha clareza e objetividade, requerendo ao final de cada item a anulao da questo com o deferimento da pontuao respectiva. Alm do texto escrito, sugerimos que assistam ao vdeo de orientaes gerais disponibilizado no Canal Damsio no Youtube: www.damasio.com.br/oab Importante: no caso de anulao de questo da prova objetiva, a pontuao correspondente ser atribuda a todos os examinandos indistintamente, inclusive aos que no tenham interposto recurso. Caso o candidato tenha acertado a questo e, consequentemente, j tenha ocorrido o cmputo da nota, no haver a atribuio de nova pontuao em caso de anulao. A equipe de professores OAB do Complexo Damsio de Jesus analisou todas as questes da prova, bem como aquelas comentadas nas redes sociais como passveis de recursos e, deliberou pela fundamentao e pedido de anulao das questes seguintes (prova branca): 18 Constitucional 20 Direitos Humanos 32 Direito Administrativo 55 Direito Processual Civil 61 e 64 Direito Penal 66 e 68 Processo Penal

Complexo Damsio de Jesus Razes de recurso 1 Fase VIII Exame Unificado

FUNDAMENTOS Para os fundamentos, observe o nmero da questo e a respectiva prova (utilizada prova TIPO BRANCO - 1) faa a correspondncia com a sua prova.

DIREITO CONSTITUCIONAL Questo 18


Prof. Erival da Silva Oliveira
Questo 18 Pode o Presidente da Repblica editar medida provisria contrria smula vinculante editada pelo STF? A-) No, pois o STF o guardio da Constituio. B-) No, pois a smula vincula todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judicirio). C-) Sim, pois a smula vincula a Administrao Pblica, mas no o chefe do Poder Executivo. D-) Sim, pois o Presidente da Repblica estaria, nesse caso, exercendo funo legislativa.

Fundamentos recursais Existe deciso do STF admitindo que o Poder Legislativo em sua funo tpica possa descumprir smula vinculante. Neste sentido: Reclamao n 2617/2005. Crtica: o Chefe do Poder Executivo (Presidente da Repblica) faz parte da administrao pblica direta e deve respeitar smula vinculante: art. 103-A, caput, da CRFB. Doutrina: Pedro Lenza. Direito Constitucional Esquematizado, 16 edio, pg. 807.

DIREITOS HUMANOS Questo 20


Prof. Erival da Silva Oliveira
Questo 20 A Conveno sobre os Direitos da Criana estabelece que os Estados-partes reconheam a importncia da funo exercida pelos rgos de comunicao social, devendo assegurar o acesso da criana informao. Do mesmo modo o Estatuto da Criana e do Adolescente assegura que a informao um direito da criana e do adolescente. Acerca da poltica de informao envolvendo menores, assinale a afirmativa correta. A) No que concerne s Medidas Especficas de Proteo, incabvel, qualquer que seja o estgio de compreenso da criana, prestarlhe informaes sobre os motivos que determinam a interveno, o que ser informado apenas aos pais e responsveis. B) Deve haver o encorajamento dos rgos de comunicao social a levar em conta as necessidades lingusticas das crianas indgenas ou que pertenam a um grupo minoritrio. C) Os proprietrios das lojas que explorem a locao de fitas de programao respondem pela falta de informao no invlucro sobre a natureza da obra e faixa etria a que se destinam, isentando os funcionrios e gerentes. D) A criana tem direito liberdade de expresso, que compreende, inclusive, liberdade de procurar, receber e expandir informaes e ideias, sem restries, de forma oral ou por qualquer outro meio escolha da criana.

Fundamentos recursais O fundamento encontra-se inserido no art. 17, caput e alnea a, da Conveno sobre os Direitos da Criana Decreto 99.710/1990, a saber: Complexo Damsio de Jesus Razes de recurso 1 Fase VIII Exame Unificado

Art. 17 Os Estados Partes reconhecem a funo importante desempenhada pelos meios de comunicao e zelaro para que a criana tenha acesso a informaes e materiais procedentes de diversas fontes nacionais e internacionais, especialmente informaes e materiais que visem a promover seu bem-estar social, espiritual e moral e sua sade fsica e mental. Para tanto, os Estados Partes: a) incentivaro os meios de comunicao a difundir informaes e materiais de interesse social e cultural para a criana, de acordo com o esprito do artigo 29.

DIREITO ADMINISTRATIVO
Prof. Celso Spitzcovsky
Questo 32 Com a finalidade de minimizar as consequncias dos problemas de trnsito na cidade X, o Prefeito estabeleceu, por meio de decreto de natureza genrica e abstrata, restries circulao de veculos na regio central, proibindo a circulao de veculos na regio central, proibindo a circulao de veculos e as operaes de carga e descarga no perodo compreendido entre 6h e 22h, de segunda a sexta-feira, em dias teis, na rea de abrangncia especificada. Face a esse fato, a Associao Empresarial do ramo de transporte de mercadorias procura um advogado para orient-la na proteo de seus interesses. Com base na hiptese apresentada, assinale a alternativa que indica a linha de atuao mais apropriada proposta pelo advogado. A-) Impetrao de mandado de segurana contra o Decreto, ao argumento de que faltaria ao Municpio competncia normativa para estabelecer a referida restrio. B-) Ajuizamento de ao de conhecimento com pedido de antecipao dos efeitos da tutela jurisdicional com a finalidade de suspender os efeitos do Decreto, ao argumento de vcio de razoabilidade/ proporcionalidade. C-)Impetrao de mandado de segurana contra o Decreto, ao argumento de vcio de razoabilidade/ proporcionalidade. D-) Ajuizamento de ao de conhecimento com pedido de antecipao dos efeitos do Decreto, ao argumento de que faltaria ao Municpio competncia normativa para estabelecer a referida restrio.

Fundamentos para recurso

A questo proposta induz candidato a erro uma vez que trata se de situao concreta e j foi objeto de apreciao pelo Poder Judicirio inmeras vezes em que se concluiu pela inexistncia de qualquer direito a ser resguardado. Isto porque ao restringir o horrio de circulao de caminhes o Municpio atua legitimamente no exerccio do poder de policia para a preservao do interesse publico segundo informao oferecida pelo prprio enunciado da questo. Confirma o equivoco praticado pelo examinador, a titulo de exemplo, a deciso proferida pelo Superior Tribunal de Justia no recurso em mandado de segurana n. 31732, julgado em 06.09.2011. Importante tambm mencionar a existncia de precedentes no STF atravs da sumula 645, que estabelece a competncia do Municpio para fixar o horrio de funcionamento de estabelecimento comercial. Por fim, importante tambm relembrar que com base no mesmo poder de policia, Municpios j estabeleceram rodzio de veculos. Estas situaes todas mencionadas mostram que o Municpio em todas elas agiu dentro das competncias que lhe foram atribudas pela Constituio e que em consequncia no se apresenta situao em que Complexo Damsio de Jesus Razes de recurso 1 Fase VIII Exame Unificado

direitos de terceiros tenham sido atingidos de forma indevida. Sendo assim, no existindo direito ilegalmente atingido, no se poderia cogitar da propositura de nenhuma ao. Importante ainda salientar uma vez mais, que se trata de situao concreta em que para alguns municpios o poder judicirio j concluiu pela legitimidade da medida restritiva e como consequncia pela sua manuteno.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL


Prof. Darlan Barroso
Questo 55 A uniformizao de jurisprudncia um instituto jurdico que tem por objetivo diminuir os impactos das divergncias entre julgamentos do mesmo assunto. A respeito da uniformizao de jurisprudncia, assinale a afirmativa correta. A) A uniformizao de jurisprudncia um recurso capaz de provocar a votao acerca do melhor entendimento sobre determinado assunto a ser utilizado, quando houver no tribunal dois ou mais precedentes divergentes sobre o tema em questo. B) A uniformizao de jurisprudncia um procedimento que s ser instaurado, levando suspenso do processo que est no tribunal at sua resoluo, se houver expresso requerimento das partes nesse sentido. C) A divergncia que permite a instaurao da uniformizao de jurisprudncia sempre verificada entre rgos diversos do mesmo tribunal. D) A deciso do rgo fracionrio que reconhece a existncia de divergncia acerca da matria ou deixa de fazlo pode ser impugnada por agravo de instrumento. Fundamentos para recurso

A questo versa sobre o incidente de Uniformizao de Jurisprudncia, conceituando o instituto e requerendo a alternativa correta sobre o tema. O gabarito admitiu a letra C como correta, no entanto, no traduz a previso legal ou a manifestao da doutrina. O incidente de Uniformizao de Jurisprudncia, previsto no artigo 476 do Cdigo de Processo Civil, tem cabimento em duas hipteses, nos seguintes termos:
Art. 476. Compete a qualquer juiz, ao dar o voto na turma, cmara, ou grupo de cmaras, solicitar o pronunciamento prvio do tribunal acerca da interpretao do direito quando: I - verificar que, a seu respeito, ocorre divergncia; II - no julgamento recorrido a interpretao for diversa da que Ihe haja dado outra turma, cmara, grupo de cmaras ou cmaras cveis reunidas.

O inciso II limita o cabimento quando a divergncia for entre rgos distintos do tribunal, no entanto, o inciso I apenas faz referncia divergncia. A alternativa dada como correta est errada, contrariando o inciso I, pois afirma que A divergncia que permite a instaurao da uniformizao de jurisprudncia sempre verificada entre rgos diversos do mesmo tribunal. A expresso sempre ignora a existncia do inciso I que previso genrica de cabimento da uniformizao de jurisprudncia. Complexo Damsio de Jesus Razes de recurso 1 Fase VIII Exame Unificado

A esse respeito, inclusive, a posio do professor Humberto Theodoro Junior que ensina (Curso de direito processual civil, Volume I, 52 ed., Editora Forense, 2011, p. 469): O inciso I do art. 476 genrico e de aplicao, inclusive, aos casos de competncia originria. Refere-se divergncia jurisprudencial em torno do direito a ser aplicado na causa ainda pendente de julgamento perante a cmara, turma ou grupo, como, por exemplo, pode se dar nas aes rescisrias. Trata-se de frmula ampla. O Cdigo nem sequer indica quais as decises a confrontar para cogitar da divergncia na aplicao do direito. A palavra sempre prevista na alternativa incompatvel com a previso legal e a disposio da doutrina, razo pela qual a questo deve ser anulada.

DIREITO PENAL
Professora Patrcia Vanzolini
Questo 61 Analise detidamente as seguintes situaes: Casustica 1: Amarildo, ao chegar a sua casa, constata que sua filha foi estuprada por Terncio. Imbudo de relevante valor moral, contrata Ronaldo, pistoleiro profissional, para tirar a vida do estuprador. O servio regularmente executado. Casustica 2: Lucas concorre para um infanticdio auxiliando Julieta, parturiente, a matar o nascituro o que efetivamente acontece. Lucas sabia, desde o inicio, que Julieta estava sob a influncia do estado puerperal. Levando em considerao a legislao vigente e a doutrina sobre o concurso de pessoas (concursus delinquentum) correto afirmar que: A-) no exemplo 1, Amarildo responder pelo homicdio privilegiado e Ronaldo pelo crime de homicdio qualificado por motivo torpe. No exemplo 2, Lucas e Julieta respondero pelo crime de infanticdio. B-) No exemplo 1, Amarildo pelo homicdio privilegiado e Ronaldo pelo crime de homicdio simples (ou seja, sem privilgio pelo fato de no ter imbudo de relevante valor moral). No exemplo 2, Lucas, que no esta influenciado pelo estado puerperal, responder pelo homicdio, e Julieta pelo crime de infanticdio. C-) No exemplo 1, Amarildo responder pelo homicdio privilegiado e Ronaldo pelo crime de homicdio simples (ou seja, sem privilgio pelo fato de no estar imbudo de relevante valor moral). No exemplo 2 tanto Lucas quanto Julieta respondero pelo crime de homicdio (ele na modalidade simples, ela na modalidade privilegiada em razo da influncia do estado puerperal). D-) No exemplo 1, Amarildo responder pelo homicdio privilegiado e Ronaldo pelo crime de homicdio qualificado pelo motivo ftil. No exemplo 2, Lucas, que no est influenciado pelo estado puerperal, responder por homicdio e Julieta pelo crime de infanticdio. Fundamentos para recurso

A alternativa lanada como correta considerava que o mandante responderia por homicdio privilegiado, enquanto o executor deveria responder por homicdio qualificado. Ocorre que . atualmente pacfico no STJ que a qualificadora da PAGA OU PROMESSA DE RECOMPENSA COMUNICA-SE AO MANDANTE, havendo inclusive farta jurisprudncia a respeito. De acordo com esse entendimento correto dizer que ambos respondem por homicdio de qualificado. Dessa forma a questo deve der anulada
Questo 64 Jaime, conhecido pelos colegas como Jaiminho mo de seda, utilizandose de sua destreza, consegue retirar a carteira do bolso traseiro da cala de Ricardo que, ao perceber a subtrao, sai ao encalo do delinquente. Ocorre que, durante a perseguio, Ricardo acaba sendo atropelado, vindo a falecer em

Complexo Damsio de Jesus Razes de recurso 1 Fase VIII Exame Unificado

decorrncia dos ferimentos. Nesse sentido, com base nas informaes apresentadas na hiptese, e a jurisprudncia predominante dos tribunais superiores, assinale a afirmativa correta. A) Jaime praticou delito de furto em sua modalidade tentada. B) Jaime consumou a prtica do delito de furto simples. C) Jaime consumou a prtica do delito de furto qualificado. D) Jaime consumou a prtica de latrocnio. Fundamentos para recurso A alternativa considerada correta afirmava que o punguista deveria responder por furto simples. Ocorre que o problema no esclarece em que momento a vtima se apercebeu da subtrao. Se o fez durante o ato, realmente o furto simples, pois no houve destreza. Mas se foi depois, incide a qualificadora ( a posio de FERNANDO CAPEZ). Portanto, havendo insanvel dubiedade no enunciado a questo deve ser anulada.

DIREITO PROCESSO PENAL


Prof. Flvio Martins
Questo 66

O deputado M um famoso poltico do Estado Y, e tem grande influncia no governo estadual, em virtude das posies que j ocupou, como a de Presidente da Assembleia Legislativa. Atualmente, exerce a funo de Presidente da Comisso de Finanas e Contratos. Durante a reunio semestral com as empresas interessadas em participar das inmeras contrataes que a Cmara far at o final do ano, o deputado M exigiu do presidente da empresa Z R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) para que esta pudesse participar da concorrncia para a realizao das obras na sede da Cmara dos Deputados. O presidente da empresa Z, assustado com tal exigncia, visto que sua empresa preenchia todos os requisitos legais para participar das obras, compareceu Delegacia de Polcia e informou ao Delegado de Planto o ocorrido, que o orientou a combinar a entrega da quantia para daqui a uma semana, oportunidade em que uma equipe de policiais estaria presente para efetuar a priso em flagrante do deputado. No dia e hora aprazados para a entrega da quantia indevida, os policiais prenderam em flagrante o deputado M quando este conferia o valor entregue pelo presidente da empresa Z. Na qualidade de advogado contratado pelo Deputado, assinale a alternativa que indica a pea processual ou pretenso processual, exclusiva de advogado, cabvel na hiptese acima. A) Liberdade Provisria. B) Habeas Corpus. C) Relaxamento de Priso. D) Reviso Criminal.
Fundamentos para recurso

Na questo em tela, embora a posio majoritria entenda que a priso em flagrante foi ilegal, haja vista que o crime ocorreu no momento da exigncia, h posicionamento minoritrio na jurisprudncia de que essa forma de priso seria legal. Isso porque, no crime de concusso, a exigncia perdura at o momento em que a vtima efetua o pagamento da vantagem. Outrossim, segundo jurisprudncia minoritria, a priso em flagrante no momento da entrega no seria ilegal, por tratar-se de flagrante esperado, e no preparado. Complexo Damsio de Jesus Razes de recurso 1 Fase VIII Exame Unificado

Alis, foi o que disse o Tribunal de Justia do Paran: Concusso. Crime formal. Consumao com a simples exigncia da vantagem indevida pelo funcionrio pblico em razo da funo. Priso em flagrante do agente. Irrelevncia da interveno da atividade policial, avisada pela vtima, por se ter dado concidentemente com o exaurimento do delito. Hiptese em que no houve provocao ou induzimento ao seu cometimento. Flagrante esperado e no preparado. Constrangimento ilegal inexistente (RT 628/343 TJPR) grifamos. Da mesma maneira, j decidiu o Tribunal de Justia do Estado de So Paulo: Priso em Flagrante. Flagrante preparado. Descaracterizao. Concusso. Interveno policial apenas na fase de pagamento da vantagem indevida, quando j consumado o delito pela simples exigncia daquela. Inaplicabilidade da Smula 145 do STF. Inteligncia do artigo 316, do CP. No h caracterizao do flagrante preparado no crime de concusso quando a interveno policial ocorre apenas na fase de pagamento da vantagem indevida, quando j consumado o delito pela simples exigncia daquela (RT 691/314 - TJSP) Por fim, tambm j decidiu nesse sentido o Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul: No ocorre nulidade quando se trata do chamado flagrante esperado, tendo a polcia sido previamente informada pelo lesado da exigncia feita pelo servidor pblico, chegando ao local do fato, no momento em que as notas marcadas eram entregues. () 2. Oficial de Justia que exige o pagamento de conduo alm do valor previsto no respectivo regimento. Crime de concusso caracterizado, tendo ocorrido, inclusive, o exaurimento do delito, em face da entrega da quantia exigida, momento em que foi flagrado pela autoridade policial, previamente informada. Autoridades da polcia e do Judicirio, pelas especificidades das funes, infundem de logo o metus publicae potestatis, elemento caracterstico do delito de concusso. Condenao mantida unanimidade. (Apelao Crime N 70012871372, Quarta Cmara Criminal, Tribunal de Justia do RS, Relator: Gaspar Marques Batista, Julgado em 27/10/2005) Diante desse cenrio, havendo jurisprudncia minoritria o sentido de que o flagrante efetuado teria sido legal, cabendo requerimento de liberdade provisria, h duas alternativas corretas, devendo a questo ser anulada.
Questo 68 Paulo reside na cidade Y e la resolveu falsificar seu passaporte . Aps a falsifica o, pegou sua moto e viajou ate a cidade Z , com o intuito de chegar ao Paraguai . Passou pela cidade W e pela cidade K , onde foi parado pela Poli cia Militar . Paulo se identificou ao policial usando o documento falsificado e este, percebendo a fraude, encaminhou Paulo a delegacia . O Parquet denunciou Paulo pela pratica do crime de uso de documento falso. Assinale a afirmativa que indica o o rgao competente para julgamento. A) Justia Estadual da cidade Y. B) Justia Federal da cidade K. C) Justia Federal da cidade Y. D) Justia Estadual da cidade K.

Complexo Damsio de Jesus Razes de recurso 1 Fase VIII Exame Unificado

Fundamentos para recurso

A presente questo trata do crime de USO DE DOCUMENTO FALSO, consistente em passaporte, que teria sido apresentado a um Policial Mulitar da cidade K. Em princpio, o crime de uso de passaporte falso de competncia da Justia Federal, pois resta violado interesse da Unio, nos termos do artigo 109, da Constituio Federal. Outrossim, no h dvida que, na questo em tela, a competncia ser da cidade K, tendo em vista que l se deu o uso do documento falso ( o que diz a Smula 200, do STJ: o Juzo Federal competente para processar e julgar acusado de crime de uso de passaporte falso o do lugar onde o delito se consumou. No obstante, a natureza do documento ou do seu rgo omissor no pode, por si s, caracterizar qual a justia competente para julgar o crime de USO (ao contrrio do crime de falsificao). O uso de documento federal falso s ser crime federal se houver leso a bem jurdico da UNIO. O uso de documento falso ser crime federal quando ocorrer alguma hiptese como essa, mencionada pela doutrina: na hiptese de o agente, brasileiro, ter embarcado na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, com destino a Nova Iorque nos Estados Unidos da America, com a respectiva apresentao do passaporte falso no embarque, tendo sido constatada a falsidade pelos agentes da imigrao americana e posterior deportao do agente para o Brasil, que acabou desembarcando na cidade do Rio de Janeiro, onde foi preso pela policia federal (Competncia Criminal da Justia Federal, Roberto da Silva Oliveira. Ed. Revista dos Tribunais, 2002, p. 73). Assim, se no restou abalado interesse da unio no uso do documento, a competncia da Justia Estadual. Em caso semelhante, j disse a jurisprudncia: Anotaes falsas quanto ao contrato de trabalho. Ofensa a bem jurdico que ficou na esfera particular. Patrimnio Federal no afetado. Processo e julgamento afetos Justia Estadual (RT 691/374 e 745/657). Alis, quanto ao uso do documento falso, j se pronunciou o STJ: Em consequncia, compete Justia Federal o processo por uso de passaporte falso perante autoridade policial federal (STJ, Conflito de Competncia 106631/SP 2009). Se interpretarmos essa deciso, contrariu sensu, chegaremos concluso de que se o documento falso (de emisso federal) no for usado perante autoridades federais, estaramos diante de um crime estadual. No mesmo diapaso, j decidiu o TRF da 3a Regio, ao dizer que A apresentao de passaporte estrangeiro falso junto a funcionrio de empresa area privada no afeta bem, interesse ou servio da Unio, de autarquia federal ou de empresa pblica federal. II - Competncia da Justia Estadual. Precedentes desta E. Turma (TRF3 - APELAO CRIMINAL: ACR 3524 SP 0003524-10.2010.4.03.6119). Portanto, essa questo deve ser anulada, pois admite duas respostas corretas, em razo da sua peculiar formulao (apresentao do documento a uma autoridade estadual).

Complexo Damsio de Jesus Razes de recurso 1 Fase VIII Exame Unificado

Vous aimerez peut-être aussi